[ANPPOM-Lista] "Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia"

Fausto Borem faustoborem em gmail.com
Seg Abr 20 06:00:29 BRT 2015


Bravo, Luiz e Martha!

Fascinante estes primórdios da música afro-brasileira; vou ler
imediatamente.

Descobrimos que o contrabaixista-cantor modinheiro Lino José Nunes, talvez
o compositor mais cromático até o Primeiro Império, era afro-brasileiro e
também faleceu em 1848.

Abc. Fausto.

Atenciosamente,

Prof. Fausto Borém
Editor de PER MUSI

UFMG - Escola de Música
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
31.270-010 Belo Horizonte - MG

Em 19 de abril de 2015 09:57, Luiz Costa-Lima Neto <
costalimaneto.luiz em gmail.com> escreveu:

> Car em s,
>
> Informo a tod em s que disponibilizei online minha tese de doutorado:
> “Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna
> (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia”, defendida em outubro de
> 2014, no Programa de Pós-Graduação em Música/PPGM da Universidade Federal
> do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. A pesquisa contou com a orientação da
> Prof. Dr. Martha Tupinambá de Ulhôa (PPGM/UNIRIO) e co-orientação da Prof.
> Dr. Maria de Lourdes Rabetti (PPGAC/UNIRIO). integraram a Banca Examinadora
> os Profs. Drs. Carlos Alberto Figueiredo (PPGM/UNIRIO), David Cranmer
> (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/FCSH/Universidade Nova de Lisboa)
> e Fernando Mencarelli (Escola de Belas Artes/Universidade Federal de Minas
> Gerais/UFMG).
>
> RESUMO - A tese tem por objetivo esclarecer a *dramaturgia musical* do
> comediógrafo e músico Luiz Carlos Martins Penna (Rio de Janeiro, 1815 -
> Lisboa, 1848) – noção que engloba tanto o texto teatral como sua
> *performance*. O corpus para análise é constituído por doze comédias de
> Martins Penna, escritas entre os anos de 1833 a 1846, subdivididas em três
> grupos, por nós denominados Lundu, Ária e Aleluia. O universo sonoro
> constituído pelo conjunto dos três grupos de comédias abrange gêneros e
> estilos musicais-coreográficos afro-brasileiros (batuque, fado, lundu,
> miudinho), do universo urbano transnacional (lundu, tirana, quadrilha,
> marcha, valsa, caxuxa, polca), das modinhas e da ópera italiana, além da
> música de concerto romântica e do teatro religioso ibérico. Para avaliar
> os significados múltiplos que as alusões musicais inseridas nos textos das
> comédias e as *performances *teatrais adquiriram, a pesquisa desvela a
> rede da qual faziam parte o autor, os atores, empresários teatrais,
> editores e o público, entre outros agentes, como as irmandades católicas de
> negros, a maçonaria e as instituições ligadas ao governo imperial. Utilizamos
> como fontes principais os textos das comédias de Martins Penna, seus
> folhetins escritos e publicados no *Jornal do Commercio* entre 1846 e 1847,
> além de manuscritos autógrafos, relatos de viajantes, iconografia,
> partituras e estudos de historiadores. A pesquisa nos periódicos
> oitocentistas disponibilizada pela Hemeroteca Digital Brasileira da
> Biblioteca Nacional possibilitou extensa coleta de dados sobre artistas,
> gêneros e estilos musicais, danças e instrumentos. Relacionamos o universo
> sonoro (*mousiké*) das comédias de Martins Penna aos polos cômicos da
> tradição teatral Ocidental (*estudo de situações *e *personagens*) e aos
> polos da *performance* (*coro* e *solo*), contemplando a articulação
> entre os repertórios autorais de Martins Penna e os repertórios dos
> artistas brasileiros e portugueses, mistos de atores, cantores e
> dançarinos, que representaram suas comédias. A pesquisa problematiza a
> noção de autoria e revela a importância da parceria entre escritores
> teatrais, artistas e editores, por meio da qual as comédias de Martins
> Penna alcançaram a segunda metade do século XIX e a contemporaneidade..
>
> https://www.academia.edu/11603007
> http://issuu
> .com/luizcosta-limaneto/docs/m__sica__teatro_e_sociedade_nas_com
>
> Att.,
> Luiz Costa-Lima Neto
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150420/00c5c718/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L