[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] atribuição de "mulato calado"

Carlos Sandroni carlos.sandroni em gmail.com
Ter Fev 17 14:56:48 BRST 2015

Oi Carlos (e demais colegas eventualmente interessados neste assunto),

Eu andei às voltas com esta mesma pergunta para o artigo que publiquei na
Revista USP em 2010 (creio que vc já conhece):

http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13836

Para elucidar este ponto, escrevi um email para a Daniella Thompson, cujo
site sobre música popular brasileira está cheio de informações
interessantes e raras:

http://daniellathompson.com/

Ela me respondeu dizendo que a fonte que havia usado para atribuir a
autoria de "Mulato calado" a Wilson Batista havia sido o pesquisador da MPB
Paulo César de Andrade. Escrevi pra ele que me respondeu o seguinte, num
email do dia 2 de fevereiro de 2010:

"Alô Carlos.

Wilson Batista várias vezes usou em sua carreira outros nomes, parece que
para driblar obrigações contratuais com as editoras e gravadoras de
músicas. Benjamin Batista, Marina Batista (sua mulher por um tempo) e J.
Batista foram os mais usados. Isso em torno da virada das décadas de 1930 /
1940. MULATO CALADO é de autoria exclusiva de Wilson Batista.
Qualquer problema, continuo a seu dispor.
Um abraço"

Ele também não diz de onde obteve estas informações. Fala como se soubesse
disso por experiência direta... Mas foi o melhor que consegui como
esclarecimento.
Abraço grande,
Sandroni

--