[ANPPOM-Lista] Música e Dança : espetáculo "Caprichosa Voz que Vem do Pensamento", música e dança, com Tato Taborda e Maria Alice Poppe
Janete El Haouli
janete.haouli em hotmail.com
Seg Fev 23 09:36:39 BRT 2015
Car em s amig em s e colegas de Curitiba (e arredores) e de Londrina (e arredores) !
Peço a gentileza, se possível, de divulgarem o espetáculo 'caprichosa voz que vem do pensamento' com nosso querido Tato Taborda (piano preparado) e Maria Alice Poppe (dança).
Em CURITIBA, dia 25 de fev, às 20:00, no Espaço Regina Vogue (Shopping Estação, 2o. piso).
Em LONDRINA, dias 27, 28 de fev (20:00) e 01 de março (19:00), na FUNCART.
Mais informações abaixo e a filipeta anexa.
Muitíssimo grata !
Abraços,
Janetewww.facebook.com/janete.el.haouli
CAPRICHOSA VOZ QUE VEM DO
PENSAMENTO
Música e Dança
Em Londrina, dias
27 e 28 de fevereiro e 01 de março
Em Curitiba, dia
25 de fevereiro
O espetáculo
Caprichosa Voz que vem do Pensamento foi contemplado com o Prêmio Funarte de
Dança Klauss Vianna 2013 para realizar a circulação pelos estados do Acre,
Paraná e
Rio Grande do Sul.
Com Maria Alice Poppe (dança) e Tato
Taborda (piano preparado). Direção de Aderbal Freire-Filho
O que acontece quando uma bailarina, um
músico e um diretor de teatro ocupam por algumas semanas uma sala de ensaio de
grandes janelas abertas, levam para lá um piano despido de suas tampas, alguns
garfos e outros objetos, um conto de Felisberto Hernandez, um poema de Walt
Whitman, memórias de outros escritos, outras memórias, coreografias contidas no
corpo, sons e dissonâncias, segredos de outros palcos?
... o resto é silêncio.
Quase tudo sobre o espetáculo
(dito de um jeito)
1. Maria Alice Poppe e Tato Taborda
concebem as bases de um espetáculo descarnado. A dança original do esqueleto e
os sons de um piano também no esqueleto, nu e ferido em seu romantismo por
lanças de natureza variada.
2. Ensaiam uma conversação: a dança que
provoca, a música que provoca, a dança que reage, a música que reage.
3. Maria Alice Poppe e Tato Taborda
marcam um encontro com Aderbal Freire-Filho, que apresenta aos dois um pianista
e escritor uruguaio e viaja.
4. Quando Aderbal volta de viagem começam
os encontros na sala de ensaio de grandes janelas abertas invadidas pelo sol e
pelo vento do mar.
5. O vento tira tudo do lugar: o diretor
coreografa, a bailarina toca, o pianista dança, o piano fala e sonha.
(ou em outras
palavras)
O espetáculo Caprichosa Voz que vem do Pensamento é uma
conversa franca e fluente entre dança e música, entreouvida e amplificada por um
experiente encenador. A idéia inicial surgiu de uma série de exercícios de
escuta desenvolvidos pela bailarina Maria Alice Poppe e pelo compositor Tato
Taborda, a partir dos conceitos de consciência corporal e sonora, comuns
aos dois artistas em suas respectivas formações. Esses exercícios que, partindo
da idéia da escuta como símbolo de receptividade irrestrita, exploram os
diferentes modos de relação entre música e movimento, naturalmente
levaram os dois ao cruzamento das fronteiras que separam o gesto musical do
gesto coreográfico.
Com a entrada no processo do diretor
teatral Aderbal Freire-Filho, pela primeira vez atuando em um espetáculo de
dança, esses jogos de improvisação (ou de composição em tempo real) foram sendo
organizados em uma dramaturgia abstrata, quase delirante, ao longo de um
processo extremamente rico onde os papéis da bailarina, músico e encenador foram
se entrelaçando ao ponto de dissolverem-se e perderem-se uns nos outros,
incorporando nesse fluxo referências à literatura, mágica, pintura, circo e
rádio-teatro. O resultado é um espetáculo que ocupa um território original na
interseção das suas três áreas principais, com uma combinação de inventividade,
humor e poesia que irradiam a curiosidade típica de crianças que brincam com os
brinquedos umas das outras.
Em seus 18 anos de carreira como
bailarina e professora, Maria
Alice é reconhecida como intérprete de referencia na dança contemporânea
brasileira, desde sua participação na criação da companhia Staccato no início
dos anos 90, às parcerias com coreógrafos como Maurício de Oliveira e João
Saldanha.
Ex-aluno de H. J Koellreutter, Tato
Taborda é compositor, pianista, professor e pesquisador musical elogiado por
suas experimentações sonoras, como o multi-instrumento
Geralda, orquestra eletro-acústica criada por ele com mais de 70 fontes sonoras
diferentes, acionadas por mãos, cotovelos, joelhos, cabeça e pés do
compositor-homem-banda.
Assim, após uma exitosa temporada em
teatros como o Poeira e o Carlos Gomes no Rio de Janeiro, o espetáculo tem
circulado amplamente por espaços cênicos de diferentes naturezas, em diversas
cidades brasileiras de diversas regiões sudeste e nordeste, com excelente
acolhida de público e crítica. A circulação de CAPRICHOSA por estados do Norte e
Sul do Brasil busca, portanto, ir de encontro a novos olhos e ouvidos e da
chance de trocar com essas plateias, tão sensíveis quanto ávidas, os frutos de
um processo tão intenso e profícuo.
http://vimeo.com/41155137
Londrina
Local: FUNCART
Rua Souza Naves, 2380 - Londrina -
PR
Datas: 27, 28 de fevereiro e 01 de
março
Horário: sex e sab 20h e domingo
19h
Valor do Ingresso: Entrada
Franca
Curitiba
Local: Tetaro Regina Vogue
Shopping Estação - 2 piso
Endereço: Av. Sete de setembro,
2755
Data: 25 de fevereiro de 2105
Horário: 20h
Valor do Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$
10,00 (meia)
Tel.: (41) 2101 8292
FICHA
TÉCNICA COMPLETA:
Concepão e Interpretação
Maria Alice Poppe (dança) e Tato
Taborda (piano preparado)
Direção
Aderbal Freire-Filho
Cenário
Fernando Mello da Costa
Figurino
Ticiana Passos
Iluminação
Luiz Paulo Nenen
Fotos
Renato Mangolin
Programação Visual
Raul Taborda
Produção
Fernanda Vogas e Xabier
Monreal
CURRÍCULOS:
Maria Alice
Poppe é bailarina e
professora, mestra em Artes Visuais (PPGAV/UFRJ), formada em balé clássico e
graduada em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Atuou por 4
anos como professora de expressão corporal no curso de teatro da Universidade e
por 15 anos na Escola e Faculdade Angel Vianna. Atualmente é professora
efetiva do Departamento de Arte Corporal (EEFD?UFRJ) de técnica de dança e
composição coreográfica.
Juntamente com
o coreógrafo Paulo Caldas, fundou a Staccato Dança Contemporânea onde, desde
1993, apresentou-se em inúmeros festivais no Brasil e no exterior: Panorama
RioArte de Dança, Dança Brasil, Japan International Competition, Wettbewerb für
Choreographen Hannover, Costante Cambiamento, AmericArtes/ J.F.Kennedy
Center e Bienalle de la Danse de Lyon, entre outros. Em 1995 recebeu o
prêmio de melhor execução na Mostra para Novos Coreógrafos (RioArte), recebeu os
prêmios RioDança (RioArte 1998) e Mambembe (Funarte/Minc 1998) como melhor
bailarina pelo espetáculo “LightMotiv”, dirigido por Paulo Caldas Em 2002 também
realizou um solo de sua autoria no Circuito Carioca de Dança e trabalhos com os
coreógrafos Paulo Mantuano, e com Alexandre Franco no duo com Angel Vianna
estreado no Panorama RioArte de Dança de 2002. Em 2003 participou como bailarina
convidada do espetáculo “Tempo de Valsa, Moderado com Elegância” dirigido por
Márcia Rubim, estreado no CCBB, e participou na concepção coreográfica e como
intérprete no Espetáculo Tao Sertão do músico Tato Taborda. Em 2005 participou
do projeto Multimúsica,, apresentado em diversas unidades do Sesc Rio de
Janeiro, dirigido por Tim Rescala. Em 2006 estreou o solo Tempo Liquido
coreografado por Mauricio de Oliveira nos Solos de Dança do Sesc apresentado
também em festivais no Brasil e no exterior. Tempo Liquido foi indicado pelos
jornais do Brasil e o Globo como os melhores da dança de 2006 e foi
apresentado no Danse a Lille (França) e move Berlim (Alemanha) em 2007. Em 2006
ganhou o Prêmio Funarte / Klauss Vianna com o projeto de pesquisa A Tempo e em
2007 para a produção do mesmo espetáculo. O espetáculo A Tempo estreeou no final
de 2007 no Espaço Sesc com coreografia de Alexandre Franco e direção geral de
Tato Taborda. Em 2009 apresentou o trabalho Ela, ela também na X
edição dos solos de dança do sesc com Esther Weitzman e Frederico Paredes e
ganhou o edital de fomento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
para montagem do espetáculo Código: Fonte apresentado em setembro desse
ano com a bailarina Pim Boonprakob. Em 2010 estreou no Sesc Copacabana o
espetáculo “3 Mulheres e um Café: uma confereência dançada com o pensamento em
Pina Bausch”, um trabalho em colaboração com Thereza Rocha que foi contemplado
com o prêmio Funarte / Klauss Vianna 2008. Em outubro estreou “Qualquer coisa a
gente muda” em parceria com Angel Vianna com direção e coreografia de João
Saldanha. no FID (Forum Internacional de Dança em BH). Em 2011 dançou o
espetáculo “Núcleos” também de João Saldanha. Em 2012 estreou o espetáculo
“Caprichosa” em parceria com o músico Tato Taborda e com direção de Aderbal
Freire-Flho.
Tato Taborda
- Compositor, pianista, professor e curador de ações
artísticas dedicados à experimentação sonora. Estudos musicais com Esther
Scliar, H.J.Koellreutter e Cursos Latino-Americanos de Música Contemporânea. Tem
obras encomendadas por entidades como Pro-Música Nova Bremem, Donaueschinger
Musiktage, Bienal de Munique, ZKM-Karlsruhe, Podewil-Berlin, Berliner Fespiele
(Alemanha), Fundación Teatro Colón de Buenos Aires, Ressonance Contemporaine
(França), Festival de Perth (Austrália), OSESP, entre outros. Estreou em Maio de
2010 a ópera multimídia A Queda do Céu, uma encomenda da Bienal de Munique, com
récitas nessa cidade, em São Paulo, Roterdam e Viena. Compôs para mais de 40
espetáculos de teatro e dança, recebendo o Troféu Mambembe em 1996, o Prêmio
Coca-Cola em 1998 e o Premio Klauss Vianna em 2007 e 2009. Tem obras gravadas
pelos selos Col Legno, Fundación Arca-Ira e ABM-Digital. Lançou em
2008 o CD Tato Taborda e Geralda - Música para Orquestra. A partir de 1992,
apoiado por uma bolsa da Fundação Vitae, dá início, em parceria com o tecnólogo
Alexandre Boratto, à construção do multi-instrumento Geralda, uma orquestra
eletro-acústica com mais de 70 fontes sonoras em contínuo processo de
desenvolvimento, com a qual tem realizado concertos no Brasil, America de Sul e
Europa. Idealizador dos ciclos Música de Invenção (1995), Fronteiras (2000) e
Diálogos (2002) no CCBB do Rio de Janeiro e Escuta! (1998/2000), dedicados à
música de invenção em suas interfaces com a música popular, erudita e com
estudos sobre a paisagem sonora. Em parceria com a bailarina Maria Alice Poppe,
desenvolve o projeto Pensamentos Cruzados, dedicado à investigação da relação
entre a música e movimento. Concluiu em 2004 o Doutourado na Unirio com o
projeto Biocontraponto, onde aproxima as estratégias de comunicação de criaturas
de hábitos noturnos, como sapos, grilos e vagalumes com as técnicas de polifonia
e contraponto. Professor visitante da Universität der Kunste em Berlim,
atualmente é professor do Curso de Artes e da Pós-graduação Estudos
Contemporâneos das Artes da UFF, na cadeira de Experimentalismo
Sonoro.
-----------------------------------------------------------
Este e-mail tem por finalidade principal a comunica��o profissional. A mensagem contida � de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). As opini�es emitidas n�o exprimem necessariamente o ponto de vista oficial do Grupo Folha de Comunica��o. A mensagem, incluindo seus anexos, cont�m informa��es confidenciais, protegidas por sigilo profissional.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150223/88b76c45/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: CAPRICHOSA VOZ QUE VEM DO PENSAMENTO-2.docx
Tipo: application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
Tamanho: 80859 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150223/88b76c45/attachment.bin>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Filipeta_Londrina_OK.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 409327 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150223/88b76c45/attachment.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Filipeta_Curitiba.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 392808 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150223/88b76c45/attachment-0001.jpg>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L