[ANPPOM-Lista] Música e Dança : espetáculo "Caprichosa Voz que Vem do Pensamento", música e dança, com Tato Taborda e Maria Alice Poppe

Janete El Haouli janete.haouli em hotmail.com
Seg Fev 23 09:36:39 BRT 2015


Car em s amig em s e colegas de Curitiba (e arredores) e de Londrina (e arredores) !
Peço a gentileza, se possível, de divulgarem o espetáculo 'caprichosa voz que vem do pensamento' com nosso querido Tato Taborda (piano preparado) e Maria Alice Poppe (dança). 
Em CURITIBA, dia 25 de fev, às 20:00, no Espaço Regina Vogue (Shopping Estação, 2o. piso).
Em LONDRINA, dias 27, 28 de fev (20:00) e 01 de março (19:00), na FUNCART. 
Mais informações abaixo e a filipeta anexa. 
Muitíssimo grata !
Abraços,
Janetewww.facebook.com/janete.el.haouli


CAPRICHOSA VOZ QUE VEM DO 
PENSAMENTO
 
Música e Dança
 
Em Londrina, dias 
27 e 28 de fevereiro e 01 de março
Em Curitiba, dia 
25 de fevereiro
 
O espetáculo 
Caprichosa Voz que vem do Pensamento foi contemplado com o Prêmio Funarte de 
Dança Klauss Vianna 2013 para realizar a circulação pelos estados do Acre, 
Paraná e 
Rio Grande do Sul.
 
Com Maria Alice Poppe (dança) e Tato 
Taborda (piano preparado). Direção de Aderbal Freire-Filho
 
O que acontece quando uma bailarina, um 
músico e um diretor de teatro ocupam por algumas semanas uma sala de ensaio de 
grandes janelas abertas, levam para lá um piano despido de suas tampas, alguns 
garfos e outros objetos, um conto de Felisberto Hernandez, um poema de Walt 
Whitman, memórias de outros escritos, outras memórias, coreografias contidas no 
corpo, sons e dissonâncias, segredos de outros palcos?
... o resto é silêncio.
 
Quase tudo sobre o espetáculo
 
(dito de um jeito)
 
1. Maria Alice Poppe e Tato Taborda 
concebem as bases de um espetáculo descarnado. A dança original do esqueleto e 
os sons de um piano também no esqueleto, nu e ferido em seu romantismo por 
lanças de natureza variada.  
 
2. Ensaiam uma conversação: a dança que 
provoca, a música que provoca, a dança que reage, a música que reage.
 
3. Maria Alice Poppe e Tato Taborda 
marcam um encontro com Aderbal Freire-Filho, que apresenta aos dois um pianista 
e escritor uruguaio e viaja. 
 
4. Quando Aderbal volta de viagem começam 
os encontros na sala de ensaio de grandes janelas abertas invadidas pelo sol e 
pelo vento do mar.  
 
5. O vento tira tudo do lugar: o diretor 
coreografa, a bailarina toca, o pianista dança, o piano fala e sonha. 

  
(ou em outras 
palavras)
 
O espetáculo Caprichosa Voz que vem do Pensamento é uma 
conversa franca e fluente entre dança e música, entreouvida e amplificada por um 
experiente encenador. A idéia inicial surgiu de uma série de exercícios de 
escuta desenvolvidos pela bailarina Maria Alice Poppe e pelo compositor Tato 
Taborda, a partir  dos conceitos de consciência corporal e sonora, comuns 
aos dois artistas em suas respectivas formações. Esses exercícios que, partindo 
da idéia da escuta como símbolo de receptividade irrestrita, exploram os 
diferentes modos de relação entre  música e movimento,  naturalmente 
levaram os dois ao cruzamento das fronteiras que separam o gesto musical do 
gesto coreográfico. 
Com a entrada no processo do diretor 
teatral Aderbal Freire-Filho, pela primeira vez atuando em um espetáculo de 
dança, esses jogos de improvisação (ou de composição em tempo real) foram sendo 
organizados em uma dramaturgia abstrata, quase delirante, ao longo de um 
processo extremamente rico onde os papéis da bailarina, músico e encenador foram 
se entrelaçando ao ponto de dissolverem-se e perderem-se uns nos outros, 
incorporando nesse fluxo referências à literatura, mágica, pintura, circo e 
rádio-teatro. O resultado é um espetáculo que ocupa um território original na 
interseção das suas três áreas principais, com uma combinação de inventividade, 
humor e poesia que irradiam a curiosidade típica de crianças que brincam com os 
brinquedos umas das outras.
Em seus 18 anos de carreira como 
bailarina e professora, Maria 
Alice é reconhecida como intérprete de referencia na dança contemporânea 
brasileira, desde sua participação na criação da companhia Staccato no início 
dos anos 90, às parcerias com coreógrafos como Maurício de Oliveira e João 
Saldanha.
Ex-aluno de H. J Koellreutter, Tato 
Taborda é compositor, pianista, professor e pesquisador musical elogiado por 
suas experimentações sonoras, como o multi-instrumento 
Geralda, orquestra eletro-acústica criada por ele com mais de 70 fontes sonoras 
diferentes, acionadas por mãos, cotovelos, joelhos, cabeça e pés do 
compositor-homem-banda.
Assim, após uma exitosa temporada em 
teatros como  o Poeira e o Carlos Gomes no Rio de Janeiro, o espetáculo tem 
circulado amplamente por espaços cênicos de diferentes naturezas, em diversas 
cidades brasileiras de diversas regiões sudeste e nordeste, com excelente 
acolhida de público e crítica. A circulação de CAPRICHOSA por estados do Norte e 
Sul do Brasil  busca, portanto, ir de encontro a novos olhos e ouvidos e da 
chance de trocar com essas plateias, tão sensíveis quanto ávidas, os frutos de 
um processo tão intenso e profícuo.
 
 
 
http://vimeo.com/41155137

Londrina
 
Local: FUNCART
Rua Souza Naves, 2380 - Londrina - 
PR
Datas: 27, 28 de fevereiro e 01 de 
março
Horário: sex e sab 20h e domingo 
19h
Valor do Ingresso: Entrada 
Franca
 
Curitiba
Local: Tetaro Regina Vogue
Shopping Estação - 2 piso
Endereço: Av. Sete de setembro, 
2755
Data: 25 de fevereiro de 2105
Horário: 20h
Valor do Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 
10,00 (meia)
Tel.: (41) 2101 8292
 
FICHA 
TÉCNICA COMPLETA:
Concepão e Interpretação 
Maria Alice Poppe (dança) e Tato 
Taborda (piano preparado)
Direção
Aderbal Freire-Filho 
Cenário 
Fernando Mello da Costa
Figurino 
Ticiana Passos
Iluminação 
Luiz Paulo Nenen
Fotos 
Renato Mangolin
Programação Visual 
Raul Taborda
Produção
Fernanda Vogas e Xabier 
Monreal
 
 
CURRÍCULOS:
 
Maria Alice 
Poppe é bailarina e 
professora, mestra em Artes Visuais (PPGAV/UFRJ), formada em balé clássico e 
graduada em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Atuou por 4 
anos como professora de expressão corporal no curso de teatro da Universidade e 
por 15 anos na Escola e  Faculdade Angel Vianna. Atualmente é professora 
efetiva do  Departamento de Arte Corporal (EEFD?UFRJ) de técnica de dança e 
composição coreográfica.
Juntamente com 
o coreógrafo Paulo Caldas, fundou a Staccato Dança Contemporânea onde, desde 
1993, apresentou-se em inúmeros festivais no Brasil e no exterior: Panorama 
RioArte de Dança, Dança Brasil, Japan International Competition, Wettbewerb für 
Choreographen Hannover, Costante Cambiamento, AmericArtes/ J.F.Kennedy 
Center  e Bienalle de la Danse de Lyon, entre outros. Em 1995 recebeu o 
prêmio de melhor execução na Mostra para Novos Coreógrafos (RioArte), recebeu os 
prêmios RioDança (RioArte 1998) e Mambembe (Funarte/Minc 1998) como melhor 
bailarina pelo espetáculo “LightMotiv”, dirigido por Paulo Caldas Em 2002 também 
realizou um solo de sua autoria no Circuito Carioca de Dança e trabalhos com os 
coreógrafos Paulo Mantuano, e com Alexandre Franco no duo com Angel Vianna 
estreado no Panorama RioArte de Dança de 2002. Em 2003 participou como bailarina 
convidada do espetáculo “Tempo de Valsa, Moderado com Elegância” dirigido por 
Márcia Rubim, estreado no CCBB, e participou na concepção coreográfica e como 
intérprete no Espetáculo Tao Sertão do músico Tato Taborda. Em 2005 participou 
do projeto Multimúsica,, apresentado em diversas unidades do Sesc Rio de 
Janeiro, dirigido por Tim Rescala. Em 2006 estreou o solo Tempo Liquido 
coreografado por Mauricio de Oliveira nos Solos de Dança do Sesc apresentado 
também em festivais no Brasil e no exterior. Tempo Liquido foi indicado pelos 
jornais do Brasil e o Globo  como os melhores da dança de 2006 e foi 
apresentado no Danse a Lille (França) e move Berlim (Alemanha) em 2007. Em 2006 
ganhou o Prêmio Funarte / Klauss Vianna com o projeto de pesquisa A Tempo e em 
2007 para a produção do mesmo espetáculo. O espetáculo A Tempo estreeou no final 
de 2007 no Espaço Sesc com coreografia de Alexandre Franco e direção geral de 
Tato Taborda.  Em  2009 apresentou o trabalho Ela, ela também na X 
edição dos solos de dança do sesc com Esther Weitzman e Frederico Paredes e 
ganhou o edital de fomento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 
para montagem do espetáculo Código: Fonte  apresentado em setembro desse 
ano com a bailarina Pim Boonprakob. Em 2010 estreou no Sesc Copacabana o 
espetáculo “3 Mulheres e um Café: uma confereência dançada com o pensamento em 
Pina Bausch”, um trabalho em colaboração com Thereza Rocha que foi contemplado 
com o prêmio Funarte / Klauss Vianna 2008. Em outubro estreou “Qualquer coisa a 
gente muda” em parceria com Angel Vianna com direção e coreografia de João 
Saldanha. no FID (Forum Internacional de Dança em BH). Em 2011  dançou o 
espetáculo “Núcleos” também de João Saldanha. Em 2012 estreou o espetáculo 
“Caprichosa” em parceria com o músico Tato Taborda e com direção de Aderbal 
Freire-Flho.
 
Tato Taborda 
- Compositor, pianista, professor e curador de ações 
artísticas dedicados à experimentação sonora. Estudos musicais com Esther 
Scliar, H.J.Koellreutter e Cursos Latino-Americanos de Música Contemporânea. Tem 
obras encomendadas por entidades como Pro-Música Nova Bremem, Donaueschinger 
Musiktage, Bienal de Munique, ZKM-Karlsruhe, Podewil-Berlin, Berliner Fespiele 
(Alemanha), Fundación Teatro Colón de Buenos Aires, Ressonance Contemporaine 
(França), Festival de Perth (Austrália), OSESP, entre outros. Estreou em Maio de 
2010 a ópera multimídia A Queda do Céu, uma encomenda da Bienal de Munique, com 
récitas nessa cidade, em São Paulo, Roterdam e Viena. Compôs para mais de 40 
espetáculos de teatro e dança, recebendo o Troféu Mambembe em 1996, o Prêmio 
Coca-Cola em 1998 e o Premio Klauss Vianna em 2007 e 2009. Tem obras gravadas 
pelos selos Col Legno, Fundación Arca-Ira e ABM-Digital. Lançou em 
2008 o CD Tato Taborda e Geralda - Música para Orquestra. A partir de 1992, 
apoiado por uma bolsa da Fundação Vitae, dá início, em parceria com o tecnólogo 
Alexandre Boratto, à construção do multi-instrumento Geralda, uma orquestra 
eletro-acústica com mais de 70 fontes sonoras em contínuo processo de 
desenvolvimento, com a qual tem realizado concertos no Brasil, America de Sul e 
Europa. Idealizador dos ciclos Música de Invenção (1995), Fronteiras (2000) e 
Diálogos (2002) no CCBB do Rio de Janeiro e Escuta! (1998/2000), dedicados à 
música de invenção em suas interfaces com a música popular, erudita e com 
estudos sobre a paisagem sonora. Em parceria com a bailarina Maria Alice Poppe, 
desenvolve o projeto Pensamentos Cruzados, dedicado à investigação da relação 
entre a música e movimento. Concluiu em 2004 o Doutourado na Unirio com o 
projeto Biocontraponto, onde aproxima as estratégias de comunicação de criaturas 
de hábitos noturnos, como sapos, grilos e vagalumes com as técnicas de polifonia 
e contraponto. Professor visitante da Universität der Kunste em Berlim, 
atualmente é professor do Curso de Artes e da Pós-graduação Estudos 
Contemporâneos das Artes da UFF, na cadeira de Experimentalismo 
Sonoro.
 







-----------------------------------------------------------



Este e-mail tem por finalidade principal a comunica��o profissional. A mensagem contida � de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). As opini�es emitidas n�o exprimem necessariamente o ponto de vista oficial do Grupo Folha de Comunica��o. A mensagem, incluindo seus anexos, cont�m informa��es confidenciais, protegidas por sigilo profissional.




 		 	   		   		 	   		   		 	   		   		 	   		   		 	   		   		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150223/88b76c45/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: CAPRICHOSA VOZ QUE VEM DO PENSAMENTO-2.docx
Tipo: application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
Tamanho: 80859 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150223/88b76c45/attachment.bin>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Filipeta_Londrina_OK.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 409327 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150223/88b76c45/attachment.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Filipeta_Curitiba.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 392808 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150223/88b76c45/attachment-0001.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L