[ANPPOM-Lista] CFP: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ & COLÓQUIO INTERNACIONAL DO INSTITUTO IBERO-AMERICANO DE BERLÍN (IAI) / UNIVERSIDADE DAS ARTES DE BERLIM (UDK) “Trânsitos Culturais: Música entre América Latina e Europa”

Profa. Dra. Maria Alice Volpe volpe em musica.ufrj.br
Ter Jan 27 22:13:35 BRST 2015


​

​

*VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ*


*& cOLÓQUIO INTERNacional do *
*Instituto Ibero-Americano de Berlín (IAI) /
Universidade das artes de berlim (UdK)*



*“Trânsitos Culturais: Música entre América Latina e Europa”*



*Rio de Janeiro, 10 e 15 de agosto de 2015*





*Comissão Organizadora*

André Cardoso (UFRJ) e Ulrike Mühlschlegel (IAI, Berlim), presidentes

Maria Alice Volpe (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Pedro Bittencourt (UFRJ)

Antonio Augusto (UFRJ)

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ)



*Comissão Científica*

Maria Alice Volpe (UFRJ) e Dörte Schmidt (UdK), presidentes

Omar Corrado (Universidade de Buenos Aires)

Christina Richter Ibañez (Universidade de Tübingen / IAI)

Daniela Fugellie (UdK)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (UFPB)


*CHAMADA DE TRABALHOS*

A Escola de Música e o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do
Rio de Janeiro anunciam a realização do VI Simpósio Internacional de
Musicologia da UFRJ em conjunção com o Colóquio Internacional do Instituto
Ibero-Americano de Berlim e da Universidade das Artes de Berlim, a
realizar-se no Rio de Janeiro, de 10 a 15 de agosto de 2015. O evento é
resultado do acordo de cooperação entre as instituições do Brasil e da
Alemanha e sua realização no Rio de Janeiro conta com o apoio da Academia
Brasileira de Música.

O VI SIM_UFRJ “Trânsitos Culturais: Música entre América Latina e Europa”
propõe debater o tema em escopo abrangente das diversas tradições
culturais, contextos e tempos históricos, sendo de especial interesse do
Colóquio Internacional IAI / UdK aprofundar o conhecimento sobre as
“Trajetórias da música erudita entre América Latina e Europa, 1945-1970”. O
evento propicia uma aproximação entre especialistas de diversos países e
convida para a submissão de trabalhos que abordem a música sob os seguintes
enfoques:

·                    diálogos culturais, circulação, transferência e
apropriação de ideias, repertórios, estéticas, estilos, técnicas, práticas
musicais e ideologias

·                    música e rupturas artísticas e culturais

·                    representação e tradução cultural

·                    migração, exílio e viagens

·                    identidade, alteridade, nacionalismo e exotismo

·                    cultura, sociedade e política

·                    estudos interdisciplinares: artes visuais, teatro,
literatura, filosofia, história, sociologia e antropologia cultural

·                    patrimônio e acervos musicais

·                    políticas institucionais de intercâmbio científico,
artístico e cultural entre América Latina e Europa

·                    estratégias discursivas na relação entre arte e ciência

·                    conhecimento e poder



O evento reunirá destacadas personalidades da América Latina, Europa e EUA,
visando intensificar a interlocução entre a comunidade de pesquisadores de
diversos países. Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais,
em formato
impresso e eletrônico, disponibilizados gratuitamente no site da Escola de
Música UFRJ e distribuídos para bibliotecas, instituições de pesquisa e
culturais, do Brasil e do exterior, e programas de pós-graduação.



*CRONOGRAMA*

Prazo para submissão dos trabalhos: 21 de abril de 2015

Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados: 10 de maio de 2015

Envio da versão revisada do trabalho para publicação: 30 de junho de 2015

Realização do evento: 10 a 15 de agosto de 2015



*NORMAS DE SUBMISSÃO*

As propostas devem ser enviadas até 21 de abril de 2015 para o e-mail
sim em musica.ufrj.br e endereçadas à presidente da Comissão Científica,
conforme instruções a seguir.

1. O texto deve ser inédito e enfocar questões relacionadas ao tema do
SIM_UFRJ2015.

2. Cada comunicação terá a duração de 20 minutos para apresentação do
trabalho. Recomenda-se que o texto a ser publicado tenha entre 3.000 e
6.000 palavras e não ultrapasse 15 páginas, incluindo imagens e referências
bibliográficas.

3. O texto em versão integral pode ser apresentado em português, espanhol,
inglês, francês, italiano ou alemão. Recomenda-se, no entanto, que a
comunicação oral seja realizada em português, espanhol ou inglês. Propostas
em português, espanhol, francês, italiano ou alemão devem incluir os
seguintes elementos também em inglês: título do trabalho, resumo,
palavras-chave e breve currículo do(s) autor(es).

4. A redação acadêmica do texto deve seguir as normas ABNT e as citações
pelo sistema autor-data.

5. O texto deve ser enviado em arquivo eletrônico, editorado em Microsoft
Word ou em Rich Text Format. O arquivo em formato *.doc, *.docx ou *.rtf
deve ser nomeado <SobrenomeAutor_submissao>.

6. A página de rosto deve conter o seguinte *cabeçalho*:

*Submeto o trabalho intitulado *“. . .”* para apreciação da Comissão
Científica do VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio
Internacional Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade das Artes
de Berlim. Em caso de aprovação, autorizo a editoria do SIM_UFRJ2015 e
Colóquio IAI/UdK a publicá-lo em formato impresso e/ou digital (on-line) no
sítio eletrônico da instituição. Comprometo-me, ainda, a enviar a versão
integral e revisada do trabalho até 30 de junho de 2015 para publicação.*

*Dados dos autores:*

*1º autor (nome em publicações): ___________________________________*

*Endereço completo: _____________________________________________*

*Telefone: (___) ____________ *

*E-mail: ______________________________*

*2º autor (nome em publicações): ___________________________________*

*Endereço completo: _____________________________________________*

*Telefone: (___) ____________ *

*E-mail: ______________________________*



7. As páginas seguintes devem seguir o Modelo de Submissão abaixo:


*SUBMISSÃO DE TRABALHO AO VI SIM_UFRJ 2015 & COLÓQUIO INTERNACIONAL IAI** /*
* UdK** 2015*



*Título do trabalho em português, espanhol, alemão, francês ou italiano: em
negrito, fonte Times New Roman, 12, centralizado*



Nome do(a) Primeiro(a) Autor(a)

Afiliação Institucional

endereço eletrônico



Nome do(a) Segundo(a) Autor(a), se houver

Afiliação Institucional

endereço eletrônico



*Resumo*

Resumo em português ou espanhol de até 500 palavras. Fonte Times New Roman,
tamanho 10; espaço entrelinhas de 1,0; alinhamento justificado; margem
superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.

*Palavras-chave*

todas em minúscula – até cinco palavras-chave – separadas por travessão –
fonte Times New Roman – tamanho 10 – espaço entrelinhas de 1,0 –
alinhamento justificado – margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.



*Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center*



*Abstract*

Abstract in English up to 500 words. Times New Roman, type size 10; 1.0
line spacing; justified alignment; 3 cm for all margins.

*Keywords*

all in small letters – up to five keywords – separated by dash – Times New
Roman - type size 10 – 1.0 line spacing – justified alignment – 3 cm for
all margins.



Corpo do texto (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado,
sem indentação e recuo de primeira linha de parágrafo de 1,5 cm) texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto.

Texto (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado, sem
indentação e recuo de primeira linha de parágrafo de 1,5 cm) texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto “citações até 3 linhas devem ser
inseridas no corpo do texto, entre aspas” (AUTOR, ano, p. ). Texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.[1]
<file:///C:/Users/ASUS/Documents/UFRJ/Eventos/SimposioMusicologia2015/CFP/UFRJ_SimposioInternacionalMusicologia2015_CFP_port.doc#_ftn1>

Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto.



Citação com mais de 3 linhas em parágrafo próprio, fonte Times New Roman,
tamanho 10, espaço simples, indentação de 4 cm à esquerda e justificado,
citação em parágrafo próprio citação citação citação citação citação
citação citação citação citação citação citação citação citação citação
citação citação em parágrafo próprio. (AUTOR, ano, p. )



Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto text texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto (Figura 1).





Imagens, tais como ilustrações, textos musicais, tabelas, figuras, quadros
etc. devem ser inseridas no corpo do texto como figura e identificadas na
parte inferior com a devida numeração e legenda que expresse sinteticamente
o significado das informações ali reunidas. Após a aprovação do trabalho,
as imagens deverão ser enviadas em arquivos individuais em formato .jpeg ou
.tif (resolução mínima de 300 dpi) e nomeados segundo a ordem de entrada no
texto. Por exemplo: fig_1.jpg; fig_2.jpg; fig_3.jpg; quadro_1.tif;
quadro_2.tif etc.



A obtenção de permissão para reprodução de imagens, tais como ilustrações,
textos musicais, tabelas, figuras etc. é de responsabilidade do autor.



Figura 1. Legenda sintética, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço
simples, centralizado



Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
textexto texto to texto texto texto texto.



*Referências*

Ao final do trabalho, incluir referências (bibliográficas, sites,
documentação histórica, registros audio-visuais etc.). A critério do autor,
documentação histórica e registros etnográficos podem ser listados
separados.



*Exemplos:*



Béhague, Gerard. “Boundaries and Borders in the study of music in Latin
America: a conceptual re-mapping”, *Latin American Music Review*, vol. 21
no. 1, p. 16-30, 2000.

Corrado, Omar. *Música y modernidad en Buenos Aires 1920-1940. *Buenos
Aires: Gourmet Musical, 2010.

Nogueira, Ilza. “Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias”.
In: Volpe, Maria Alice (org.).* Teoria, Crítica e Música na Atualidade. *(Série
Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2). Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de
Pós-graduação em Música, 2012, p. 17-30.







*Breve Currículo do(a/s) Autor(e/a/s)*

NOME DO AUTOR seguido de sinopse da atuação profissional e formação
acadêmica, com até 150 palavras, na seguinte ordem: afiliação
institucional, titulação (da mais alta para a mais baixa), outras
informações relevantes e principais publicações (editora ou periódico,
ano). Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples, justificado. Todas
as informações no mesmo parágrafo, cada item separado por ponto final.



*Short Bio(s) of the author(s)*

AUTHOR’S NAME followed by a short biografical note informing the
author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words
in the following order: institutional affiliation, title (from highest to
lowest), other relevant information and main publications (journal or
publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for
all margins; justified alignment. All information in the same paragraph,
each item separated by dot.





Todas as propostas obterão a confirmação de recebimento por e-mail,
ressalvando-se que não implique em aprovação, a qual será anunciada
oportunamente. Para maiores esclarecimentos sobre submissão, contate
Daniela Fugellie pelo e-mail d.fugellie em udk-berlin.de. Informações
adicionais sobre a programação do evento e acomodações serão
disponibilizadas no site da Escola de Música da UFRJ
http://www.musica.ufrj.br e no site do Programa de Pós-Graduação em Música
da UFRJ

http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php.

------------------------------

[1]
<file:///C:/Users/ASUS/Documents/UFRJ/Eventos/SimposioMusicologia2015/CFP/UFRJ_SimposioInternacionalMusicologia2015_CFP_port.doc#_ftnref1>
Nota de rodapé: utilizar para informações ou comentários adicionais.
Alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 10; espaço
entrelinhas de 1,0.



**************************************


*VI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGÍA DE LA UFRJ*



*& cOLÓQUIO INTERNacional Instituto Ibero-Americano de Berlín (IAI)
Universidad de las artes de berlín (UdK)*



*“Tránsitos culturales: Música entre América Latina y Europa”*



*Rio de Janeiro, 10 al 15 de agosto de 2015*





*Comisión Organizadora*

André Cardoso (UFRJ) y Ulrike Mühlschlegel (IAI, Berlin), presidentes

Maria Alice Volpe (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Pedro Bittencourt (UFRJ)

Antonio Augusto (UFRJ)

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ)



*Comisión Científica*

Maria Alice Volpe (UFRJ) y Dörte Schmidt (UdK), presidentas

Omar Corrado (Universidad de Buenos Aires)

Christina Richter Ibañez (Universidad de Tübingen)

Daniela Fugellie (UdK)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (UFPB)



*CONVOCATORIA*

La Escuela de Música y su Programa de Posgrado anuncian la realización del
VI Simposio Internacional de Musicología de la Universidad Federal de Río
de Janeiro en conjunto con la Conferencia Internacional del Instituto
Iberoamericano de Berlín y la Universidad de Artes de Berlín que tendrá
lugar en Río de Janeiro desde el 10 hasta el 15 de agosto de 2015.

El evento es el resultado del acuerdo de cooperación entre las
instituciones de Brasil y Alemania y su realización en Río de Janeiro
cuenta con el apoyo de la Academia Brasileña de Música.

El VI SIM_UFRJ "Tránsitos culturales: Música entre América Latina y Europa"
propone discutir en toda su amplitud el tema de las diversas tradiciones
culturales, contextos y momentos históricos, siendo de especial interés
para el Coloquio Internacional IAI/ UdK profundizar el conocimiento acerca
de las "Trayectorias de la música erudita entre América Latina y Europa,
1945-1970". El evento promueve un acercamiento entre especialistas de
diferentes países e invita a la presentación de trabajos que traten la
música desde los siguientes enfoques:

·                    diálogos culturales, circulación, transferencia y
apropiación de ideas, repertorios, estética, estilos, técnicas, prácticas
musicales y ideologías

·                    música y rupturas artísticas y culturales

·                    representación y traducción cultural

·                    migración, exilio y viajes

·                    identidad, alteridad, nacionalismo y exotismo

·                    cultura, sociedad y política

·                    estudios interdisciplinarios: artes visuales, teatro,
literatura, filosofía, historia, sociología y antropología cultural

·                    patrimonio y archivos

·                    políticas institucionales de intercambio científico,
artístico y cultural entre América Latina y Europa

·                    estrategias discursivas en la relación entre arte y
ciencia

·                    conocimiento y poder



El evento reúne a destacadas figuras de Latinoamérica, Europa y los Estados
Unidos, con el fin de intensificar un diálogo entre la comunidad de
investigadores de diversos países. Los trabajos seleccionados se publicarán
en los Anales, en formato impreso y electrónico, disponible gratuitamente
en el sitio de la Escuela de Música de la UFRJ y distribuido a bibliotecas,
instituciones culturales y de investigación en Brasil y en el extranjero, y
programas de posgrado.



*CRONOGRAMA*

Plazo para la presentación de los trabajos: 21 de abril de 2015

Divulgación del resultado de los trabajos aprobados: 10 de mayo de 2015

Envío de la versión completa y revisada del trabajo para su publicación: 30
de junio de 2015

Realización del evento: 10 al 15 de agosto de 2015



*NORMAS DE PRESENTACIÓN*

Las propuestas pueden ser enviadas antes del 21 de abril de 2015 a la
dirección de e-mail sim em musica.ufrj.br y dirigidas a la presidenta de la
Comisión Científica, conforme a las instrucciones indicadas.

1. El texto debe ser inédito y plantear cuestiones relacionadas con el tema
del SIM_UFRJ2015.

2. A cada comunicación se le asignará una duración de 20 minutos para la
presentación del trabajo. Se recomienda que, para publicación, el texto
consista de unas 3.000 a 6.000 palabras, sin exceder las 15 páginas,
incluyendo imágenes, ejemplos musicales y referencias bibliográficas.

3. El texto en su versión íntegra puede ser presentado en portugués,
español, inglés, francés, italiano o alemán. Se recomienda, sin embargo,
que la comunicación oral se realice en portugués, español o inglés. Las
propuestas en portugués, español, francés, italiano o alemán también
deberán incluir los siguientes elementos en inglés: título del trabajo,
resumen, palabras clave y breve currículo del (los) autor(es).

4. La redacción académica del texto debe seguir las normas ABNT y las citas
deben adherirse al sistema autor-fecha.

5. El texto debe ser enviado en archivo electrónico, editado en Microsoft
Word o en Rich Text Format. El archivo en formato *.doc, *.docx o *.rtf
debe ser titulado <ApellidoAutor_ presentación>.

6. La primera página debe contener el siguiente *encabezado*:

*Someto el trabajo titulado *“. . .” *a la apreciación de la Comisión
Científica del V Simposio Internacional de Musicología de la UFRJ & &
Colóquio Internacional Instituto Ibero-Americano de Berlín (IAI) y
Universidad de las Artes de Berlín (UDK). En caso de aprobación, autorizo a
la editorial del SIM_UFRJ2015 & Coloquio IAI/UdK a publicarlo en forma
impresa y/o electrónica (on-line) en el sitio electrónico de la
institución. Me comprometo, además, a enviar la versión íntegra y corregida
del trabajo antes del 30 de junio de 2015 para su publicación.*

*Datos del  autor/a:*

*1º autor (nombre en publicaciones):________________________________*

*Dirección completa: ____________________________________________*

*Teléfono: (___) ____________ *

*E-mail: ______________________________*

*2º autor (nombre en publicaciones): ________________________________*

*Dirección completa: ____________________________________________*

*Teléfono: (___) ____________ *

*E-mail: ______________________________*



7. Las páginas siguientes deben seguir el Modelo de Presentación transcrito
abajo:

 *PRESENTACIÓN DE TRABAJO AL *
*VI SIM_UFRJ 2015 **& COLÓQUIO INTERNACIONAL IAI* */* *UdK* *2015*



*Título del trabajo en español: en negrita, fuente Times New Roman, 12,
centralizado*



Nombre del (de la) Primer(a) Autor (a)

Filiación Institucional

Correo electrónico



Nombre del (de la) Segundo(a) Autor (a)

Filiación Institucional

Correo electrónico



*Resumen*

Resumen en portugués o español hasta 500 palabras. Tipo de letra Times New
Roman, tamaño 10; interlineado de 1,0; alineamiento justificado; margen
superior/inferior e izquierda/derecha 3 cm.

*Palabras clave*

todas en minúscula - un máximo de cinco palabras clave - separadas por un
guión - fuente Times New Roman - tamaño 10 - interlineado de 1,0 - alineación
justificada – margen superior/inferior e izquierda/derecha 3 cm.





*Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center*



*Abstract*

Abstract in English up to 500 words. Times New Roman, type size 10; 1.0
line spacing; justified alignment; 3 cm for all margins

*Keywords*

all in small letters – up to five keywords – separated by dash – Times New
Roman - type size 10 – 1.0 line spacing – justified alignment – 3 cm for
all margins.



Cuerpo del texto (tipo de letra Times New Roman, tamaño 12, interlineado
1,5, justificado, sin sangría y la sangría de la primera línea del párrafo
de 1.5 cm) texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

Texto (fuente Times New Roman, tamaño 12, interlineado 1,5, justificado, sin
sangría y la sangría de la primera línea del párrafo 1.5 cm) texto texto
texto texto texto texto “citaciones de hasta 3 líneas deben insertarse en
el texto, entre comillas" (AUTOR, año, p. ). Texto texto texto texto texto
texto texto texto texto.[1]
<file:///C:/Users/ASUS/Documents/UFRJ/Eventos/SimposioMusicologia2015/CFP/UFRJ_SimposioInternacionalMusicologia2015_CFP_esp.doc#_ftn1>

Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto.



Cita con más de tres líneas de un párrafo aparte, fuente Times New Roman,
tamaño 10, interlineado sencillo, con sangría de 4 cm a la izquierda y
justificado, cita en el párrafo propio cita, cita cita cita cita cita cita
cita cita cita cita cita cita cita cita cita en su propio párrafo. (Autor,
año, p.)



Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto text texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto (Figura 1).





Imágenes tales como ilustraciones, textos musicales, tablas, figuras,
cuadros, etc. deben ser insertadas en el texto como figura e identificadas
en la parte inferior con la debida numeración y leyenda que exprese
sintéticamente el significado de las informaciones allí recogidas. Después
de la aprobación del trabajo, las imágenes deben ser enviadas en archivos
individuales en formato .jpeg o .tif (resolución mínima 300 dpi) y
nombradas según el orden de entrada en el texto. Por ejemplo: fig_1.jpg;
fig_2.jpg; fig_3.jpg; cuadro_1.tif; cuadro_2.tif etc.



La obtención del permiso para la reproducción de las imágenes, tales como
ilustraciones, textos musicales, tablas, figuras, etc. es responsabilidad
del autor.



Figura 1. Leyenda sintética, fuente Times New Roman, tamaño 10,
interlineado simple, centrado



Texto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto textexto texto to texto texto texto texto texto texto texto
texto.



*Referencias*

Al final del trabajo, incluir las referencias (bibliográficas, sitios web,
documentación histórica, registros audiovisuales, etc.). A criterio del
autor, documentación histórica y registros etnográficos pueden figurar por
separado.



*Ejemplos:*



Béhague, Gerard. “Boundaries and Borders in the study of music in Latin
America: a conceptual re-mapping”, *Latin American Music Review*, vol. 21
no. 1, p. 16-30, 2000.

Corrado, Omar. *Música y modernidad en Buenos Aires 1920-1940. *Buenos
Aires: Gourmet Musical, 2010.

Nogueira, Ilza. “Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias”.
In: Volpe, Maria Alice (org.).* Teoria, Crítica e Música na Atualidade. *(Série
Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2). Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de
Pós-graduação em Música, 2012, p. 17-30.







*Breve Currículum del (la/s) Autor (a/es/as)*

NOMBRE DEL AUTOR seguido de la sinopsis de la actuación profesional y
formación académica, hasta 150 palabras, en el siguiente orden: filiación
institucional, titulación (de la más alta a la más baja), otra información
relevante y principales publicaciones (editora o periódico, año). Tipo de
letra Times New Roman, tamaño 10, interlineado sencillo, justificado. Todas
las informaciones en un mismo parágrafo, cada item separado por punto final.



*Short Bio(s) of the author(s)*

AUTHOR’S NAME followed by a short biografical note addressing the
author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words
in the following order: institutional affiliation, title (from highest to
lowest), other relevant information, and main publications (journal or
publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for
all margins; justified alignment. All information in the same paragraph,
each item separated by dot.



Todas las propuestas recibirán confirmación de recepción por correo
electrónico, sin que esto implique necesariamente su aceptación, la cual,
en su caso, será comunicada oportunamente. Para mayor aclaración sobre la
presente convocatoria, contactarse con Daniela Fugellie por correo
electrónico d.fugellie em udk-berlin.de. Informaciones adicionales sobre el
programa del evento y el alojamiento estarán disponibles en el sitio web de
la Escuela de Música de la UFRJ http://www.musica.ufrj.br y en el sitio del
Programa de Posgrado en Música de la UFRJ

http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php

------------------------------

[1]
<file:///C:/Users/ASUS/Documents/UFRJ/Eventos/SimposioMusicologia2015/CFP/UFRJ_SimposioInternacionalMusicologia2015_CFP_esp.doc#_ftnref1>
Nota
al pie: utilizar para informaciones o comentarios adicionales. Alineación
justificada; fuente Times New Roman, tamaño 10; interlineado 1,0.



************************************************************


*VI UFRJ INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY*


*& International Coloquium of *
*Ibero-American Institute, BerlIn (IAI) / University of Arts, Berlin (UdK)*



*“Cultural Exchanges: Music Between Latin America and Europe”*



*Rio de Janeiro, August 10–15, 2015*





*General Committee*

André Cardoso (UFRJ) and Ulrike Mühlschlegel (IAI, Berlin), Chair

Maria Alice Volpe (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Pedro Bittencourt (UFRJ)

Antonio Augusto (UFRJ)

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ)



*Program Committee*

Maria Alice Volpe (UFRJ) and Dörte Schmidt (UdK), Chair

Omar Corrado (University of Buenos Aires)

Christina Richter Ibañez (Univeristy of Tübingen)

Daniela Fugellie (UdK)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (Federal University of Paraíba – UFPB)



*CALL FOR PAPERS*

The School of Music and the Graduate Studies Program announce the
VI International Symposium of Musicology of the Federal University of Rio
de Janeiro in conjunction with the Ibero-American Institute-Berlin (IAI)
and the University of Arts-Berlin (UdK), to be held in Rio de Janeiro from
August 10 to 15, 2015. The event is the result of the cooperation agreement
between the institutions of Brazil and Germany, and its realization in Rio
de Janeiro has the support of the Brazilian Academy of Music.

The VI SIM_UFRJ “Cultural Exchanges: Music Between Latin America and
Europe” proposes to approach this theme in broad scope of diverse cultural
traditions, contexts and historical times, and of special interest to the
International Colloquium IAI / UdK is to increase knowledge of the
"Trajectories of art music between Latin America and Europe, 1945-1970."
This Symposium provides an opportunity for scholars to engage in the
discussion of the following issues:

•              cultural dialogues, circulation, transfer and appropriation
of ideas, repertories, aesthetics, styles, techniques, musical practices
and ideologies

•              music and artistic or cultural ruptures

•              representation and cultural translation

•              migration, exile and travels

•              identity, otherness, nationalism and exoticism

•              culture, society and politics

•              interdisciplinary studies: visual arts, theatre, literature,
philosophy, history, sociology and cultural anthropology

•              heritage and collections

•              institutional policies of scientific, artistic and cultural
exchange between Latin America and Europe

•              discursive strategies in the relationship between art and
science

•              knowledge and power



The Symposium will gather prominent specialists from Latin America, Europe,
and the USA, thus furthering the dialogue among communities of scholars
from various countries. The selected papers will be published in the
Proceedings, in printed and electronic formats, and will be available at no
cost on the site of the School of Music of the UFRJ. It will be distributed
to libraries, research and cultural institutions in Brazil and abroad, and
graduate study programs.



*IMPORTANT DATES*

Submission deadline: April 21, 2015

Notification to successful applicants: May 10, 2015

Submission of the full and revised version of the paper for publication:
June 30, 2015

Joint meeting: August 10-15, 2015



*SUBMISSION GUIDELINES*

Proposals must be sent to the e-mail sim em musica.ufrj.br no later than April
21, 2015, and shall be addressed to the Program Committee Chair according
to the instructions below.

1. Proposals must be original works and address issues related to the
conference theme SIM_UFRJ2015.

2. Each paper will have 20 minutes for oral presentation. The full text to
be published should include between 3,000 and 6,000 words and not exceed 15
pages, including illustrations and bibliographic references.

3. Proposals may be written in Portuguese, Spanish, English, French,
Italian or German. It is highly recommended, however, that oral
presentations be in Portuguese, Spanish or English. Proposals in
Portuguese, Spanish, French, Italian or German must include the following
information in English: title of the paper, abstract, keywords, and
author(s)’s short curriculum(a).

4. Academic writing must follow ABNT guidelines, and quotations must be
indicated in the text by the author-date system.

5. Proposals must be sent by e-mail as an attachment in Microsoft Word
*.doc, *.docx or Rich Text Format [*.rtf]. Please, identify the electronic
file name as <LastNameAuthor_ submission>.

6. At the top of the cover page, the author must fill out the following
*header*:

*I submit the paper of my authorship entitled *“. . .”* for consideration
by the Program Committee of the VI UFRJ International Symposium of
Musicology & International Coloquium Ibero-American Institute of Berlin and
University of Arts, Berlin. In case of approval, I hereby authorize
SIM_UFRJ2015 & Coloquium IAI / UdK editor to publish it in print and / or
electronic version (online) at the institution’s site as well as commit
myself to send the full, revised version of the paper until June 30, 2015
for publication.*

*Author(s)’s information: *

*1st author name (as it appears in publications): ___________________*

*Full Address: _______________________________________________*

*Tel.: ________________________ *

*Email: ________________________*

*2nd author name (as it appears in publications): ___________________*

*Full Address: _______________________________________________*

*Tel.: __________________________ *

*Email: ______________________*





7. The following pages should follow the Submission Template below:


 *SUBMISSION TO V SIM_UFRJ 2015*

*& INTERNATIONAL COLOQUIUM IAI** /** UdK** 2015*





*Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center*



Author’s name

Institutional affiliation

e-mail



(and if it applies:)

Second author’s name

Institutional affiliation

e-mail







*Abstract*

Abstract in English up to 500 words. Times New Roman, type size 10; 1.0
line spacing; justified alignment; 3 cm for all margins.

*Keywords*

all in small letters – up to five keywords – separated by dash Times New
Roman - type size 10 – 1.0 line spacing –justified alignment – 3 cm for all
margins.



Text (Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing; justified alignment;
3 cm for all margins) text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text.

Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text “quotation over 3 lines between
quotation marks” (AUTHOR, year, p. ). Text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text ext text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text.[1]
<file:///C:/Users/ASUS/Documents/UFRJ/Eventos/SimposioMusicologia2015/CFP/UFRJ_SymposiumInternationalMusicology2015_CFP_eng.doc#_ftn1>

Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text.



A quotation longer than 3 lines should be blocked in single-spaced and
indented text, Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; justified
alignment. Quotation quotation quotation quotation quotation quotation
quotation quotation quotation quotation quotation quotation quotation
quotation quotation. (AUTHOR, year, p. )



Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text (Figure 1).





Images such as illustrations, musical examples, tables, figures, charts
etc. should be placed in the text as Figure and identified at the bottom
with proper numbering and legend that synthetically explains the
information gathered there. Once the paper has been aproved for
publication, the images should be sent separately in individual files in
.jpeg ou .tif (minimum resolution of 300 dpi) and named according to their
placement in the text. For example: fig_1.jpg; fig_2.jpg; fig_3.jpg;
table_1.tif; table_2.tif etc.



The author is responsible for obtaining copyright permission for
reproduction of all images, such as illustrations, musical texts, tables,
figures, and music examples.



Figure 1. Legend, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples,
centralizado



Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text.



*References*

At the end of the text, include references (bibliographical, sites,
historical documentation, audio-visual records etc.). Historical
documentation and ethnographic records may be listed separatedly at the
discretion of the author.



*Examples:*



Béhague, Gerard. “Boundaries and Borders in the study of music in Latin
America: a conceptual re-mapping”, *Latin American Music Review*, vol. 21
no. 1, p. 16-30, 2000.

Corrado, Omar. *Música y modernidad en Buenos Aires 1920-1940. *Buenos
Aires: Gourmet Musical, 2010.

Nogueira, Ilza. “Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias”.
In: Volpe, Maria Alice (ed.).* Teoria, Crítica e Música na Atualidade. *(Série
Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2). Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de
Pós-graduação em Música, 2012, p. 17-30.







*Short curriculum(a) of the author(s)*

AUTHOR’S NAME followed by a short biographical note describing the
author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words
in the following order: institutional affiliation, title (from highest to
lowest), other relevant information and main publications (journal or
publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for
all margins; justified alignment. All information in the same paragraph,
each item separated by dot.




Acknowledgments of proposals received will be sent by email to all who
submit proposals. For inquiries concerning submissions, please contact Daniela
Fugellie by the e-mail d.fugellie em udk-berlin.de. Further details, including
those concerning the preliminary and final programme and general
information on accommodations, will be made available at the UFRJ School of
Music website http://www.musica.ufrj.br and at the UFRJ Graduate Studies
Program in Music website http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php.




------------------------------

[1]
<file:///C:/Users/ASUS/Documents/UFRJ/Eventos/SimposioMusicologia2015/CFP/UFRJ_SymposiumInternationalMusicology2015_CFP_eng.doc#_ftnref1>
Footnote for additional comments or information. Times New Roman, type size
10; 1.0 line spacing; justified alignment.



************************************************************


*VI INTERNATIONALES MUSIKWISSENSCHAFTLICHES SYMPOSIUM UFRJ *



*& InternationalES KolLoquium DES Ibero-AmeriKanISCHEN
InstitutS, Berlin (IAI) / UNIVERSITÄT DER KÜNSTE, Berlin (UdK)*



*„**Kulturaustausch**: Musik zwischen Lateinamerika und Europa“*



*Rio de Janeiro, 10.–15. August 2015*





*Kongressorganisation*

André Cardoso (UFRJ) und Ulrike Mühlschlegel (IAI, Berlin), Vorsitz

Maria Alice Volpe (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Pedro Bittencourt (UFRJ)

Antonio Augusto (UFRJ)

Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ)



*Programmausschuss*

Maria Alice Volpe (UFRJ) und Dörte Schmidt (UdK), Vorsitz

Omar Corrado (Universidad de Buenos Aires)

Christina Richter Ibañez (Universität Tübingen)

Daniela Fugellie (UdK)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (Bundesuniversität von Paraíba – UFPB)



*CALL FOR PAPERS*

Die Musikschule und das Graduiertenprogramm kündigen das VI Internationale
Musikwissenschaftliche Symposium der Staatlichen Universität von Rio de
Janeiro in Zusammenarbeit mit dem Ibero-Amerikanischen Institut Berlin
(IAI) und der Universität der Künste (UdK) an, das in Rio de Janeiro vom
10. bis 15. August 2015 stattfinden wird.
Die Veranstaltung ist das Ergebnis einer Kooperation von deutschen und
brasilianischen Institutionen. Die Durchführung in Rio de Janeiro wird von
der Brasilianischen Musikakademie unterstützt.

Das VI SIM_UFRJ „Kulturaustausch: Musik zwischen Lateinamerika und Europa“
wird das Thema im Hinblick auf verschiedene kulturelle Traditionen,
Kontexte und historische Ereignisse in ganzer Breite beleuchten, wobei das
besondere Interesse des Internationalen Kolloquiums IAI / UdK darauf
gerichtet ist, das Wissen um die „Flugbahnen der Kunstmusik zwischen
Lateinamerika und Europa 1945-1970“ zu erweitern. Das Symposium ermöglicht
es interessierten Forschern, an der Diskussion folgender Aspekte
teilzunehmen:

•      Kulturelle Dialoge, Verläufe, Transferprozesse und Aneignung von
Ideen, Repertoire, Ästhetik, Stile, Techniken, Musikalische Praxis und
Ideologien

•      Musikalische und künstlerische oder kulturelle Brüche

•      Repräsentation und kulturelle Übersetzung

•      Migration, Exil und Reisen (Gastspiele etc.)

•      Identität, Fremdheit, Nationalismus und Exotismus

•      Kultur, Gesellschaft und Politik

•      Interdisziplinäre Studien: Bildende Künste, Theater, Literatur,
Philosophie, Geschichte, Soziologie und Kulturanthropologie

•      Erbe und Sammlungen

•      Institutionelle Strategien wissenschaftlichen, künstlerischen oder
kulturellen Austauschs zwischen Lateinamerika und Europa

•      Diskursive Strategien in der Beziehung zwischen Kunst und
Wissenschaft

•      Wissen und Macht



Das Symposium wird prominente Spezialisten aus Lateinamerika, Europa, und
den Vereinigten Staaten zusammenbringen, um den Dialog zwischen Forschern
verschiedener Länder voranzubringen. Die ausgewählten Referate werden im
Tagungsband gedruckt und elektronisch publiziert, sie werden kostenlos auf
der Seite des Musikinstituts der UFRJ erhältlich sein. Der Tagungsband wird
Bibliotheken, Forschungsinstituten und kulturellen Institutionen in
Brasilien und im Ausland sowie Graduiertenprogrammen zur Verfügung gestellt.

*Wichtige Daten*

Einsendeschluss: 21. April 2015

Information der erfolgreichen Bewerber: 10. Mai 2015

Einsendung des gesamten und durchgesehenen Textes für die Publikation:
30. Juni 2015

Gemeinsames Treffen: 10.-15. August 2015



*Richtlinien für Einsendungen*

Vorschläge müssen per E-Mail bis 21. April 2015 an sim em musica.ufrj.br
gesandt werden und sollten an die Vorsitzenden des Programmkomitees wie
angegeben adressiert sein.

1. Die Beiträge müssen Originalbeiträge sein und Themen bearbeiten, die dem
Konferenzthema SIM_UFRJ2015 entsprechen.

2. Jeder Beitrag wird 20 Minuten für die mündliche Präsentation haben. Der
ganze zu publizierende Text sollte zwischen 3000 und 6000 Worte umfassen
und nicht länger als 15 Seiten sein, Illustrationen und Bibliografie
eingeschlossen.

3. Die Beiträge können in Portugiesisch, Spanisch, Englisch, Französisch,
Italienisch und Deutsch verfasst werden. Die mündliche Präsentation sollte
in Portugiesisch, Spanisch oder Englisch gehalten werden. Bewerbungen in
Portugiesisch, Spanisch, Französisch, Italienisch und Deutsch müssen
folgende Informationen in Englisch enthalten: Titel des Beitrags, Abstract,
Keywords und Kurzbiografie des Autors.

4. Das wissenschaftliche Schreiben muss den Richtlinien der ABNT
(brasilianische Gesellschaft für technische Normen) folgen und Zitate im
Text müssen mit dem Autor-Jahr-System gekennzeichnet sein.

5. Beiträge müssen per E-Mail als Anhang in Microsoft Word *.doc, *.docx
oder Rich Text Format [*.rtf] versandt werden. Bitte, bezeichnen sie die
Datei mit <Nachname Autor_Beitrag>.

6. Auf der ersten Seite muss der Autor folgenden Text angeben und
vervollständigen:



*I submit the paper of my authorship entitled *“. . .”* for consideration
by the Program Committee of the VI UFRJ International Symposium of
Musicology. In case of approval, I hereby authorize SIM_UFRJ2015 &
International Coloquium IAI / UdK editor to publish it in print and / or
electronic version (online) at the institution’s site as well as commit
myself to send the full, revised version of the paper until June 30, 2015
for publication.*

*Author(s)’s information: *

*1st author name (as it appears in publications): ___________________*

*Full Address: _______________________________________________*

*Tel.: ________________________ *

*Email: ________________________*

*2nd author name (as it appears in publications): ___________________*

*Full Address: _______________________________________________*

*Tel.: __________________________ *

*Email: ______________________*



7. Die weiteren Seiten sollten formal der unten stehenden Vorlage folgen:


 *SUBMISSION TO V SIM_UFRJ 2015*

*& INTERNATIONAL COLOQUIUM IAI* */* *UdK* *2015*



*Title of the paper in German: bold, Times New Roman, size 12, center*



Author’s name

Institutional affiliation

e-mail



(and if it applies:)

Second author’s name

Institutional affiliation

e-mail





*Abstract*

Abstract in German up to 500 words. Times New Roman, type size 10; 1.0 line
spacing; justified alignment; 3 cm for all margins.

*Keywords*

all in small letters – up to five keywords – separated by dash Times New
Roman - type size 10 – 1.0 line spacing –justified alignment – 3 cm for all
margins.



*Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center*



*Abstract*

Abstract in English up to 500 words. Times New Roman, type size 10; 1.0
line spacing; justified alignment; 3 cm for all margins.

*Keywords*

all in small letters – up to five keywords – separated by dash Times New
Roman - type size 10 – 1.0 line spacing –justified alignment – 3 cm for all
margins.



Text in German (Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing; justified
alignment; 3 cm for all margins) text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text.

Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text “quotation over 3 lines between
quotation marks” (AUTHOR, year, p. ). Text text text text text text text
text text ext text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text.[1]
<file:///C:/Users/ASUS/Documents/UFRJ/Eventos/SimposioMusicologia2015/CFP/UFRJ_SymposiumInternationalMusicology2015_CFP_dt.doc#_ftn1>

Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text.



A quotation longer than 3 lines should be blocked in single-spaced and
indented text, Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; justified
alignment. Quotation quotation quotation quotation quotation quotation
quotation quotation quotation quotation quotation quotation quotation
quotation quotation. (AUTHOR, year, p. )



Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text (Figure 1).





Images such as illustrations, musical examples, tables, figures, charts
etc. should be placed in the text as Figure and identified at the bottom
with proper numbering and legend that synthetically explains the
information gathered there. Once the paper has been aproved for
publication, the images should be sent separately in individual files in
.jpeg ou .tif (minimum resolution of 300 dpi) and named according to their
placement in the text. For example: fig_1.jpg; fig_2.jpg; fig_3.jpg;
table_1.tif; table_2.tif etc.



The author is responsible for obtaining copyright permission for
reproduction of all images, such as illustrations, musical texts, tables,
figures, and music examples.



Figure 1. Legend, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples,
centralizado



Text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text text text text text text text
text text text text text text text text text.



*References*

At the end of the text, include references (bibliographical, sites,
historical documentation, audio-visual records etc.). Historical
documentation and ethnographic records may be listed separatedly at the
discretion of the author.



*Examples:*



Béhague, Gerard. “Boundaries and Borders in the study of music in Latin
America: a conceptual re-mapping”, *Latin American Music Review*, vol. 21
no. 1, p. 16-30, 2000.

Corrado, Omar. *Música y modernidad en Buenos Aires 1920-1940. *Buenos
Aires: Gourmet Musical, 2010.

Nogueira, Ilza. “Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias”.
In: Volpe, Maria Alice (org.).* Teoria, Crítica e Música na Atualidade. *(Série
Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2). Rio de Janeiro:
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de
Pós-graduação em Música, 2012, p. 17-30.







*Short curriculum(a) of the author(s) in German*

AUTHOR’S NAME followed by a short biografical note informing the
author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words
in the following order: institutional affiliation, title (from highest to
lowest), other relevant information and main publications (journal or
publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for
all margins; justified alignment. All information in the same paragraph,
each item separated by dot.



*Short curriculum(a) of the author(s) in English*

AUTHOR’S NAME followed by a short biografical note informing the
author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words
in the following order: institutional affiliation, title (from highest to
lowest), other relevant information and main publications (journal or
publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for
all margins; justified alignment. All information in the same paragraph,
each item separated by dot.




Eingangsbestätigungen werden per E-Mail an alle Absender versandt. Für
Fragen zu den Einsendungen steht Daniela Fugellie, d.fugellie em udk-berlin.de,
zur Verfügung. Weitere Details, besonders das vorläufige und endgültige
Programm sowie allgemeine Informationen zur Unterkunft etc. entnehmen Sie
bitte der Website der UFRJ Musikschule http://www.musica.ufrj.br und des
dortigen Graduiertenprogramms der UFRJ

http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php.




------------------------------

[1]
<file:///C:/Users/ASUS/Documents/UFRJ/Eventos/SimposioMusicologia2015/CFP/UFRJ_SymposiumInternationalMusicology2015_CFP_dt.doc#_ftnref1>
Footnote for additional comments or information. Times New Roman, type size
10; 1.0 line spacing; justified alignment.



*****************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************






*Profa. Dra. Maria Alice VolpeUniversidade Federal do Rio de JaneiroEscola
de Música*
*Cadeira de Musicologia*

Coordenadora da Linha de Pesquisa História e Documentação da Música
Brasileira e Ibero-americana
Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ

*Revista Brasileira de Música, Editora-Chefe*
*http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/rbm/
<http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/rbm/>*

*Academia Brasileira de Música*
*Cadeira no. 2*
*Projeto Bibliografia Musical Brasileira, Coordenadora*

*http://www.abmusica.org.br/ <http://www.abmusica.org.br/>*


*http://lattes.cnpq.br/7501189831497890*
<http://lattes.cnpq.br/7501189831497890>


*https://www.researchgate.net/profile/Maria_Volpe5*
<https://www.researchgate.net/profile/Maria_Volpe5>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150127/f6bb9c04/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: UFRJ-logoHorizDourado.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 68109 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150127/f6bb9c04/attachment.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: udk-logo.gif
Tipo: image/gif
Tamanho: 4105 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150127/f6bb9c04/attachment.gif>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: IAI_Logo_PMS_SC_Kopie.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 472018 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150127/f6bb9c04/attachment-0001.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: UFRJ_SimposioInternacionalMusicologia2015_CFP_port.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 571669 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150127/f6bb9c04/attachment.pdf>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: UFRJ_SimposioInternacionalMusicologia2015_CFP_esp.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 753601 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150127/f6bb9c04/attachment-0001.pdf>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: UFRJ_SymposiumInternationalMusicology2015_CFP_eng.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 831555 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150127/f6bb9c04/attachment-0002.pdf>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: UFRJ_SymposiumInternationalMusicology2015_CFP_dt.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 733509 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150127/f6bb9c04/attachment-0003.pdf>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L