[ANPPOM-Lista] III Encontro Nacional de Piano da EMAC/UFG

Carlos Henrique costacarlosh em yahoo.com.br
Qui Jun 4 20:03:02 BRT 2015


Prezados, 

Favor divulgar a chamada de trabalhos para o III Encontro Nacional de Piano da EMAC/UFG. Agradecido, Carlos Costa III ENCONTRO NACIONAL DE PIANO A PERFORMANCE E PEDAGOGIA DO PIANO NA CONTEMPORANEIDADE Goiânia, 17 a 20 de Agosto de 2015 LOCAL: Escolade Música e Artes Cênicas / UFGCentroCultural da UFG  E-MAIL PARA SUBMISSÕES: encontropiano em gmail.com APRESENTAÇÃOGoiâniaé reconhecida nacional e internacionalmente por sua tradição pianística. Comeste evento pretende-se promover um ambiente propício para o compartilhar deexperiências sobre a pedagogia e performance do piano, resultados de pesquisas,projetos. O tema geral do III ENAPcentra-se na pesquisa, pedagogia e interpretação pianística, com intuito deintegrar docentes, pesquisadores, discentes e artistas que atuam nas diferentesáreas da performance pianística. Através de palestras, mesas redondas,comunicações de pesquisa e apresentações artísticas com renomados professores,pesquisadores e artistas de repercussão nacional e internacional, o eventoproporcionará significativa troca de experiências, contribuindo, assim, para ocrescimento e aprimoramento da performance, pedagogia e pesquisa musical. REALIZAÇÃOEscola de Música e Artes Cênicas –Universidade Federal de Goiás DATAS IMPORTANTESPeríodo para submissão de artigos: até 10 de Julho de2015Divulgação dos artigos aceitos: 31 de Julho de2015Data para envio da versão final do artigo para integrar os Anais: 05 de Agosto 2015Divulgação dos horários das comunicações: 10 de Agosto de 2015 I - INFORMAÇÕES GERAIS:1.  Artigos completos serãopublicados em Anais online (com ISSN), após a realização do evento.2. O texto deve ser inédito (não publicado ou em processo depublicação; não apresentado em outros eventos).3. A língua oficial do evento é o português.4. A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade daComissão Científica, ouvidos os consultores Ad-hoc, não cabendo recurso. II – SUBMISSÃO DE TRABALHOSA proposta deve trazer no alto da página, imediatamente antes dotítulo, em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço simples, justificado àesquerda, as seguintes informaçõesNomeE-mailTelefoneInstituição de origem (se houver alguma)Atuação profissionalTemática escolhidaOBS: Os artigos devem ser enviados para uma das três temáticasabaixo: a- Performance pianística nacontemporaneidade b- Pedagogia do piano c- Formaçãoe atuação do pianista no século XXI  III - NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS: número máximo depáginas: 07 (não incluídas ilustrações e referências) 1. Título: logo abaixo das informações solicitadas no item II 2. Resumo e Palavras-chave: até cinco 3. Introdução: deve conter a contextualização do tema, problematização,objetivos, justificativa. 4. Desenvolvimento: fundamentação teórico-metodológica, discussão, resultados(finais ou parciais). 5. Conclusões: devem responder às questões da pesquisa, corresponder aosobjetivos, apresentar recomendações, se for o caso. 6. Referências: apenas aquelas citadasno corpo do artigo. 7. Autocitações devem ser omitidas no corpo do texto e nas referências, na versãode submissão, para garantir avaliação em caráter imparcial. Para tanto,substitua o(s) nome(s) do(s) autor(es) por “XXXX”. As citaçõesomitidas devem ser revistas e inseridas após aprovação do artigo, se for o caso. 8. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem serinseridos no texto como figura com resolução baixa para internet (.jpg 72dpi),numerados e acompanhados de legenda explicativa clara e objetiva de no máximo 3linhas em fonte Times New Roman tamanho10, espaço simples, e devem também serenviados em arquivos de imagem (.tiff ou .jpeg) separados com resolução de 300dpi.OBS: as propostas devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail:encontropiano em gmail.com III - NORMASPARA FORMATAÇÃO DO TEXTO: O texto deve ser enviado em formatoword. 1. Margens: As margens devem ter 3 cm à esquerda, 2 cm à direita e 3cm na margem superior e 2 cm na margem inferior. 2. Espaçamento: O Resumo deve ser digitado emespaço simples. O texto deve estar em espaço 1,5 e as citações com mais de 3linhas, que devem ser feitas com espaçamento simples e recuo de parágrafo.Asreferências devem ser feitas em espaço simples internamente, com uma linha em brancoentre as entradas e com alinhamento à esquerda. 3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12. IV - NORMAS PARA FORMATAÇÃO DAS REFERÊNCIASSomente as obras citadas no corpo do artigo. Devem serapresentadas em espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo asnormas da ABNT/2000 (NBR 6023) e do Manual da PRPPG (Cegraf, 2005), abaixoexemplificadas.  Livros:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver].Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Número de páginas.MEYER, Leonard B. Music, the Arts, and Ideas:patterns and predictions in twentieth-century culture. 2. ed. Chicago: TheUniversity of Chicago Press, 1994. 235p.COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research Methods in Education. 4. ed. London: Routledge, 1994. 298p. Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da parte.In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se houver].Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Capítulo oupáginas inicial-final da parte.WEBSTER, Peter. R. Research on CreativeThinking in Music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. NewYork: Schirmer Books, 1992. p. 266-280. Artigos em periódicos:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do Artigo. Título doPeriódico,Local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginainicial-final do artigo, data.LOANE, Brian. Thinking About Children’sCompositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, 1984. Trabalhos em anais de eventos científicos:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho.In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação:Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.DELALANDE, François. A Criança do Sonoro ao Musical. In: ENCONTROANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais... Salvador: ABEM, 2000.p.48-51. Dissertações e Teses:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho,ano da defesa, Instituição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Númerode páginas.PRESGRAVE, Fábio S. Aspectos da Música Brasileira Atual:violoncelo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes da Universidade de Campinas,2008. Campinas, 2008. 247p. Partituras publicadas:SOBRENOME, Prenome (s) do Autor do Trabalho. Título daObra. Identificação.Local de publicação: Editora, ano de publicação.MOZART, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Libretto por Lorenzo da Ponte com versão em inglêsde W. H. Auden e Chester Kallman. New York: G. Schimer, 1961. Partituras não publicadas:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título daObra. Identificação.Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra(informar o editor e ano da edição, se houver), ano da composição.VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Casulo. Para violoncelo, piano e soprano. Partitura. SãoPaulo: manuscrito, 1992.CUNHA, Estércio Marquez. Movimento para Contrabaixo e Orquestra. Partitura. Goiânia:Finale (ed. Sonia Ray, 2003), 2000. Gravações em mídias sonoras:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título daGravação.Tipo de gravação. CD número de série (ou informe a origem da gravação. Ex:independente, caseira). Identificação da Gravadora [se houver], ano[obrigatório. Se incerto, acrescente uma interrogação no último dígito. Ex:198?].EVORA, Cesaria. Café Atlantico. CD 74321678022. BMG Brasil, 1999. Gravações em Vídeo:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título doVideo.Produção (direção, regência...) de Nome do Responsável. Tipo de fita, duraçãoda gravação. Local de publicação: Editora ou Gravadora, ano de publicação.PERLMAN, Itzak. Itzak Perlman:in my case music. Produzido e dirigido por Tony DeNonno. Videocassete, 10 min. NewYork: DeNonno Pix, 1985. Entrevistas não publicadas:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Entrevista de Nome eSobrenome do entrevistador em data da entrevista. Cidade. Tipo de registro.Local.NORMAN, Jesse. Entrevista de José da Silva em 20 de novembro de1998. Chicago. Gravação em cassete. Chicago Symphony Hall. Trabalhos em anais Online de eventos científicos:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho.In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação:Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final do trabalho. Disponível em<endereço do sítio>. Data do acesso.NASCIMENTO, Fernanda Albernaz do. Pensamento musical na tramauniversitária. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA, IV., 2014, Pirenópolis,GO. Anais... Goiânia, 2015, 112-116. Disponível em < https://docs.google.com/file/d/0B3zAlRvF1K8fUmR3QWJRbHNVUjQ/edit>. Acesso em 16 mai 2015. Outras fontes pesquisadas na rede:SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver].Disponível em <endereço do sítio>. Data do acesso.ONOFRE, Cíntia C. de. Música por Computador: novas possibilidadesde criação e profissionalização. Disponível em<http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/Cintia_artigo.html>. Acessoem 14 ago 2004. Para notas no corpo do texto com citação direta:Sobrenome (ano de publicação, página) - Neste caso a citação devevir com aspas e traduzida (se em língua estrangeira). EX: De acordo com Silva(2005, p. 47), “o fazer musical está associado…” ou “O fazer musical estáassociado...”, afirma Silva (2005, p. 47).Nota: quando a citação direta é acima de três linhas, destacam-se aspalavras citadas com um espaço duplo antes e depois do texto citado, em fonteTimes, tamanho 10. Não se usa aspas e inclui-se o número de página ao final dacitação. Para notas no corpo do texto com citação indireta(SOBRENOME, ano de publicação. Página de onde foi tirada acitação) – Neste caso o número de páginas opcional, porém, recomendada. Ex: Amúsica de câmera tem recebido significativa atenção de pesquisadores na área depsicologia da performance nos últimos cinco anos. (SILVA, 2005, p. 236). COORDENAÇÃO GERALConsueloQuireze Rosa (UFG) - Presidente COMISSÃO ORGANIZADORA Consuelo Quireze (UFG)Ana Flávia Frazão (UFG)Andrea Luisa Teixeirs(UFG/ PUC)Carlos Henrique Costa (UFG)Denise Zorzetti (UFG)Diones Correntino (UFG)Gyovana Carneiro (UFG /Universidade Nova de Lisboa)Maria Lúcia Roriz (UFG) COMISSÃO CIENTÍFICACarlos Henrique Costa (UFG)Cláudia Regina de Oliveira Zanini (UFG)Custódia Annunziata S. de Oliveira (PUC / GO)Glacy Antunes de Oliveira (UFG)Robervaldo Linhares (UFG) COMISSÃO ARTÍSTICA Ana Flávia Frazão (UFG)Consuelo Quireze Rosa(UFG)Diones Correntino (UFG)Maria Lúcia Roriz (UFG)

Atenciosamente, 

Prof. Dr. Carlos H. CostaProf. de Regência e Piano EMAC/UFG
Coordenador do PPG-Música
Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Caixa Postal 131 - Goiânia-GO - CEP 74001-970
Tel: (62) 3521-1125 Cel: (62) 9292-0307
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150604/f4eefcf8/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L