[ANPPOM-Lista] I Encontro Internacional de Estudos de Gênero, Corpo e Música

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Dom Maio 31 01:43:39 BRT 2015


O LAMUS (Laboratório de Musicologia do DM-FFCLRP/USP); o ECOAR (Estudos em
Corpo e Arte da EACH/USP) e o Grupo de Pesquisa em Musicologia e
Performance do IA-UFRGS convidam para o *I Encontro Internacional de
Estudos de Gênero, Corpo e Música: representações, discursos e práticas*,
que ocorrerá nos dias 5, 6, e 7 de agosto de 2015 na Escola de Artes,
Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP-Leste)

O evento propõe criar um espaço interdisciplinar de reflexão e discussão
sobre as temáticas que envolvem e dialogam com os estudos de gênero, corpo
e música.

Ao lançar um olhar reflexivo sobre as relações entre música e estudos de
gênero compreendemos que gênero relaciona-se diretamente com questões
configuradas por discursos que emergem das expressões e representações de
raça, etnia, corpo e sexualidade.

Inscreve o social no corpo, representando-o.

Sobre estas plataformas de vivências, concretas e/ou imaginadas, o corpo
ganha eloquência e consubstancia-se nas condições críticas das escolhas
dramáticas que o localizam.

Ademais, consideramos que os estudos de gênero não configuram apenas uma
área de interesse temática mas uma lente, uma ruptura epistemológica com a
normalidade e a normatividade presentes em métodos, técnicas, enfoques e
com a documentação tradicionalmente utilizados para pesquisa.

Assim, pretendemos problematizar esta abertura de possibilidades como campo
de reflexão, buscando lançá-la sobre as representações e as relações de
poder geradas e alimentadas por este processo construtivo, questionando a
dualidade de gênero, as normativas sobre práticas e estilos musicais e
refletindo sobre corpo, gênero e sexualidade enquanto performance.
Ambicionamos ainda estabelecer relações entre os grupos incipientes ou
consolidados que desenvolvem trabalhos nesta temática, fomentando a
discussão entre pesquisadores e estudiosos que possam interessar-se pelo
tema, abrangendo áreas afins a partir de uma perspectiva multidisciplinar.
Por fim, o Encontro, através da estrutura de conferências, simpósios
temáticos, sessões de comunicação, mesas de discussão e apresentações
artísticas, busca explorar todos os campos de possibilidades que se abrem a
partir dos estudos de gênero, englobando tanto o trabalho
criativo-interpretativo quanto o trabalho musicológico-analítico.

      Submissão de Propostas



O Encontro está aberto para pesquisadores, artistas, estudantes e
profissionais da música e de áreas afins para apresentar propostas de
simpósios temáticos, artigos, trabalhos artísticos, relatos e resultados de
pesquisas em andamento ou concluídas nas áreas da Musicologia Histórica,
Sistemática, Etnomusicologia, Música Popular, Estudos Culturais,
Investigações Qualitativas, Criação Musical e Artística, Performance e
Pesquisa Artística, e áreas afins que dialoguem com a perspectiva dos
estudos de gênero, corpo e música.

Serão aceitas propostas em português, inglês e espanhol.

As propostas poderão ser enviadas em três categorias: (1) comunicações
individuais; (2) propostas para simpósios temáticos; (3) propostas de
performance.

Os trabalhos individuais enviados para integrar as Sessões de Comunicação
serão enviados diretamente para a Comissão Organizadora (conforme
calendário abaixo), contendo resumos de no máximo 300 palavras, acrescidos
de bibliografia de referência, área temática à qual deseja vincular-se,
nome, instituição, correio eletrônico para contato e um breve currículo de
até 150 palavras.

Os trabalhos devem se ater às áreas temáticas propostas pela Comissão
Organizadora, tanto para trabalhos individuais como para os Simpósios
Temáticos, que serão enviadas como propostas à Comissão pelos pesquisadores
interessados. Ambos serão espaços para a apresentação e debate de
pesquisas, práticas sociais e artísticas e/ou intervenções sobre um mesmo
tema.



*Áreas Temáticas*

Gêneros, etnias e mídias: discursos normativos e representações de poder

Transversalidade, gênero e raça em música

Performance, criação musical, corpo e corporeidade



As apresentações dos trabalhos estarão vinculadas as Sessões de Comunicação
e aos Simpósios Temáticos e terão duração de *vinte minutos, com dez
minutos de debate*.

Para propostas de performance será necessário o envio de um material em
áudio ou vídeo postado na rede de compartilhamento escolhida pelo
proponente, enviando apenas o link para a Comissão Organizadora,
acompanhado de um memorial sobre a proposta de até três laudas, também com
o tempo máximo de vinte minutos para apresentação.

         Simpósios Temáticos



As propostas de Simpósios Temáticos serão organizadas por ao menos duas e
no máximo três pessoas coordenadoras, pelo menos uma doutora ou de notório
saber em sua área, observando que não pertençam à mesma Universidade,
Faculdade, Instituto ou grupo.

A proposta de Simpósio Temático deverá conter: título do Simpósio Temático;
nomes das pessoas proponentes, indicando a instituição, grupo a que
pertencem, grau de titulação, correio eletrônico, endereço completo e
telefones; um resumo da proposta, com até 3000 caracteres com espaço,
abrangendo o tema do simpósio temático, sua relevância e alguns de seus
possíveis desdobramentos.

Caberá aos coordenadores dos Simpósios Temáticos avaliar e selecionar os
textos encaminhados ao seu ST, com a possibilidade de ter até 6
apresentações (uma seção de funcionamento) ou 12 apresentações (duas seções
de funcionamento). Salientamos que é de responsabilidade dos proponentes
dos Simpósios Temáticos a aprovação das propostas enviadas.

As propostas submetidas para os Simpósios Temáticos deverão ser enviadas
para os e-mails dos coordenadores de cada Simpósio (divulgados no site do
Encontro na data estipulada no cronograma), contendo no máximo 300
palavras, acrescidas de bibliografia de referência, correio eletrônico para
contato e um breve currículo de até 150 palavras.





        Instruções de envio



Endereço de submissão das propostas individuais e simpósios temáticos

gresmugen em gmail.com

Data limite de envio das propostas para os simpósios temáticos

15 de junho

Data de divulgação das propostas de simpósios temáticos aprovados

25 de junho

Data limite para envio das propostas de comunicação individual, propostas
artísticas (para o email do congresso) e das comunicações para os simpósios
temáticos (para o email dos coordenadores)

30 de junho

Data de divulgação das propostas aprovadas para comunicação individual,
apresentações artísticas e para comunicações nos simpósios temáticos

10 de julho






        Comissão Científica

 Isabel Porto Nogueira (UFRGS)

Laila Rosa (UFBA)

Catarina Domenici (UFRGS)

Heloísa Duarte (UNIP-SP)

         Lorena Valdebenito (UAH-Chile)

         Diósnio Machado Neto (USP)

         Marília Velardi (USP)







Palestrantes



Susan Campos Fonseca (Universidad de Costa Rica)

Liv Sovik (UFRJ)

Adriana Facina (UFRJ)

  Convidados





 Carlos Palombini (UFMG)

Catarina Domenici (UFRGS)

Heloísa Duarte Valente (UNIP)

Laila Rosa (UFBA)

Lorena Valdebenito (Universidad Alberto Hurtado – Chile)

Luciano Zanata (UFRGS)

Osmundo Pinho (UFRB)

Rafael Noleto (UNESPAR)

   Comissão Organizadora








Diósnio Machado Neto (USP)

Isabel Porto Nogueira (UFRGS)

Marília Velardi (USP)

-- 
carlos palombini
professor de musicologia ufmg
professor colaborador ppgm-unirio
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ
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