[ANPPOM-Lista] XII Congresso da IASPM-AL - 7 a 11 de março de 2016 - Casa de las Americas, Havana, CUBA

Martha Ulhôa mulhoa1 em gmail.com
Sáb Nov 14 19:52:54 BRST 2015


FAVOR DIVULGAR


XII Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular

Seção Latino-americana

7 a 11 de março de 2016

Havana, Cuba



Visões da América, Sonoridades da América


*Prazo para envio de resumos*: *25 nov. 2015*


As propostas de comunicação para os simpósios deverão ser submetidas, para
avaliação, diretamente aos coordenadores de cada um deles, ao passo que as
propostas de comunicação para os eixos temáticos deverão ser enviadas ao
endereço iaspm.al2016 em casa.cult.cu. Só será admitida UMA PROPOSTA de
comunicação por participante, salvo o caso em que uma segunda proposta seja
em coautoria e ambas encaminhadas aos simpósios. O tempo de exposição das
comunicações para todos os participantes será de 20 minutos.



Todas as propostas de comunicação deverão conter entre 450 e 500 palavras,
incluindo quatro referências bibliográficas e uma clara hipótese de
trabalho. Deve-se incluir o nome completo dos autores, suas filiações
institucionais e e-mails. Deve-se utilizar a fonte Times New Roman tamanho
12. Ao enviar a proposta por e-mail, deve ter no "assunto" da mensagem se
vai a um simpósio (Simp1_, Simp2_, Simp3_…) ou a um eixo (Eixo1_, Eixo2_,
Eixo3_...) e incluir as primeiras quatro palavras do título da comunicação.



É importante ressaltar que para participar do congresso é obrigatório ser
associado à IASPM-AL e estar em dia com o pagamento das anuidades. NÃO
HAVERÁ COMO SE ASSOCIAR À IASPM-AL DURANTE O CONGRESSO, sendo possível
somente efetuar pagamento de inscrição junto ao comitê organizador local.
“Estar em dia” significa ter pago a cota anual de 2015. A data limite para
se associar e pagar o ano de 2015 é 31 de dezembro próximo. Para efetuar o
pagamento, escreva para o endereço tesoreria.iaspm.al em gmail.com, pelo qual
serão fornecidas as informações completas.



SIMPÓSIOS [EMENTAS NO ANEXO]:



1) “Música popular do Brasil e da Hispanoamérica: diálogos, trânsitos,
interações”

Coordenadoras: CLÁUDIA NEIVA DE MATOS (Universidade Federal Fluminense y
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) y MARÍA EUGENIA
DOMÍNGUEZ (Universidade
Federal de Santa Catarina, Brasil)

Correios eletrônicos: laparole em terra.com.br y eugison em yahoo.com



2) “A música da diáspora africana na América Latina”

Coordenadoras: MARIA XIMENA ALVARADO BURBANO (Universidad del Valle,
Colombia) y DENISE BARATA (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)

Correios eletrônicos: mximena.alvarado em gmail.com y baratadenise em yahoo.fr



3) “Sobre héroes y tumbas: Historias hegemónicas e historias alternativas
de la música popular latinoamericana”

Coordenadores: MARITA FORNARO (Departamento de Musicología, Centro de
Investigación en Artes Musicales y Escénicas del Litoral Noroeste de la
Universidad de la República, Uruguay) y JULIO MENDÍVIL (Center for World
Music, Universidad de Hildesheim, Alemania)

Correios eletrônicos: diazfor em adinet.com.uy y mail em juliomendivil.de



4) “Historia y memoria de la música popular en América Latina”

Coordenadores: VÍCTOR RONDÓN (Facultad de Artes, Universidad de Chile)
y JULIANA
PÉREZ G. (Departamento de Historia Social, Universidad de São Paulo, Brasil)

Correios eletrônicos: rondon.victor em gmail.com y julianabe em gmail.com



5) “Música y Política”

Coordenadores: TÂNIA GARCIA (Universidade Estadual Paulista, São Paulo,
Brasil) y ADALBERTO PARANHOS (Universidade Federal de Uberlândia, Minas
Gerais, y Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil)

Correios eletrônicos: garcosta em uol.com.br y akparanhos em uol.com.br



6) “Música e identidades regionales: transformaciones, contraposiciones y
desafíos a las identidades nacionales latinoamericanas”

Coordenadores: ANA ROMANiUK (Universidad Nacional de Cuyo, IESH-Universidad
Nacional de La Pampa) y MARÍA LUISA DE LA GARZA (Centro de Estudios
Superiores de México y Centroamérica, Universidad de Ciencias y Artes de
Chiapas)

Correios eletrônicos: anaromaniuk em gmail.com y mluisa_delagarza em yahoo.es



7) “A obra dos compositores/criadores da música popular latino-americana
sob o enfoque do hibridismo”

Coordenadores: PAULA MESA (Facultad de Bellas Artes, Universidad Nacional
de La Plata, Argentina) y HEROM VARGAS (Universidade Municipal de São
Caetano do Sul, Brasil)

Correios eletrônicos: paumesa71 em gmail.com y heromvargas em terra.com.br



8) “Jazz e outras músicas na América Latina: o jazz na encruzilhada”

Coordenadores: BERENICE CORTI (Instituto de Investigaciones en
Etnomusicología de Buenos Aires y Universidad de Buenos Aires,
Argentina); ALVARO
MENANTEAU (Escuela Moderna de Chile); MIGUEL VERA CIFRAS (Radio Universidad
de Chile y Universidad Alberto Hurtado) y MARILIA GILLER (Universidade
Estadual do Paraná, Brasil)

Correios eletrônicos: berenice.corti em gmail.com, almenanteau em gmail.com),
magiller em gmail.com y veracifras em hotmail.com



9) “Gênero, corpo e pós-colonialidade na música popular”

Coordenadoras: ISABEL NOGUEIRA (Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Brasil), LAILA ROSA (Universidade Federal da Bahia, Brasil) y SUSAN
CAMPOS FONSECA
(Universidad de Costa Rica)

Correios eletrônicos: isabel.isabelnogueira em gmail.com,
lailarosamusica em gmail.com y susanconductor em gmail.com



10) “Fazer e Aprender. As Performances de Gênero na e com a Música”

Coordenadores: THIAGO SOARES (Universidade Federal de Pernambuco,
Brasil), MERCEDES
LISKA (Universidad de Buenos Aires, Argentina), CAROLINA SPATARO (Universidad
de Buenos Aires, Argentina) y MALVINA SILVA (Universidad de Buenos Aires,
Argentina)

Correios eletrônicos: thikos em gmail.com, mmmliska em gmail.com,
carolinaspataro em yahoo.com.ar y malvina.silba em gmail.com



11) “A produção e o arranjo: composições estéticas, técnicas e sociais”

Coordenadores: Frederico Machado de Barros (Universidade Federal do Rio de
Janeiro, Brasil), Jonas Soares Lana (Pontífica Universidade Católica do Rio
de Janeiro, Brasil) y Vassili Rivron (Université de Caen-Basse Normandie /
Institut de Recherche en Informatique et Automatique, Francia)

Correios eletrônicos: frederico.mb em gmail.com, jonaslana em gmail.com y
vassili.rivron em unicaen.fr



12) “Alejo Carpentier e o estudo das paisagens (sonoras) midiáticas: de Visão
da América à contemporaneidade”

Coordenadoras: MARITA FORNARO (Universidad de la República, Uruguay); HELOÍSA
VALENTE (Universidade Paulista, Brasil) y MARTHA ULHÔA (Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)

Correios eletrônicos: diazfor em adinet.com.uy, whvalent em terra.com.br y
mulhoa em unirio.br



EIXOS TEMÁTICOS:



1) A América Latina e sua relação musical com o mundo

2) Música popular e pedagogia musical na América Latina

3) Músicas populares subalternas ou marginalizadas

4) Cancioneiros, gêneros musicais e complexos genéricos na América Latina


Abs,


Martha Tupinambá de Ulhôa
PPGM - UNIRIO
+55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775

http://lattes.cnpq.br/5378800627543781
https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20151114/083629bf/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Segunda Circular_IASPM-AL 2016_PORT.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 267834 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20151114/083629bf/attachment.pdf>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L