[ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2

Maria Lucia Pascoal mlpascoal em gmail.com
Qui Out 1 00:12:33 BRT 2015


Adriana, vc nos deixa orgulhosos e cheios de esperanças  com esse trabalho
na OPUS!!! Parabéns!!!!
Gde abraço, extensivo a todos da equipe!!!
Bjos,

Maria Lúcia


Em 30 de setembro de 2015 10:13, <ms.eliana em usp.br> escreveu:

> Parabéns Adriana!
> Foi um lindo trabalho, que inspira uma continuação primorosa!
> Sucesso sempre,
> Abs
> Eliana (Monteiro da Silva)
>
> ------------------------------
>
> *De: *"Adriana Lopes Moreira" <adrimauricio em uol.com.br>
> *Para: *anppom-l em iar.unicamp.br
> *Enviadas: *Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015 6:44:23
> *Assunto: *[ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2
>
> Prezados membros da ANPPOM,
>
>
>
>
>
> Despeço-me da editoria com a OPUS tendo recebido o Qualis CAPES A1 e
> lançando dois números do periódico, disponíveis no endereço <
> http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/archive>.
>
>
>
> Meu discurso de despedida será meio longo, porém indolor.
>
>
>
> Em nossa gestão, a OPUS passou a usar o OPEN JOURNAL SISTEM (OJS), ter as
> informações disponíveis em 4 idiomas e contar com uma equipe e apoio
> (formatador, normatizadora, tradutora e webmaster) formada por conhecedores
> de música e pessoas da área de humanas. A notícia do *Qualis CAPES A1*
> muito nos honra e temos comemorado esse reconhecimento pelo nosso trabalho.
> Mas há uma ressalva a ser feita. Os periódicos que tradicionalmente eram
> veiculados em versão impressa e passaram e sê-lo em versão *online* têm
> atualmente dois números de ISSN registrados no IBICT e este órgão tem nos
> orientado a priorizar o número de ISSN da versão *online*. Entendemos
> que, quando periódicos são avaliados, o correto é delegar a mesma nota aos
> dois números de ISSN, porque referem-se ao mesmo objeto. No entanto, na
> avaliação Qualis CAPES de 2012 houve um erro: o ISSN 0103-7412 (versão
> impressa) havia ficado com nota A2 e o ISSN 1517-7017 (versão *online*)
> havia ficado com B2; na avaliação atual, ao ISSN da versão impressa foi
> delegada a nota A1 e a outra nota foi mantida. Entramos em contato com a
> CAPES em ambas as vezes e o erro é reconhecido por eles, mas ainda não pôde
> ser reparado. Assim, solicito aos nossos autores, pareceristas e
> conselheiros que fiquem atentos ao desdobramentos dessa questão e reforço
> que a nota válida para documentações é a A1.
>
>
>
> Sobre a *OPUS 21-1* (de junho de 2015). *Renato Castro*desvela valores
> sociais e culturais da viola e do violão, através de uma aprofundada
> abordagem antropológica, literária e musical. *Heidi Monteiro*, *Ney
> Fialkow* e *Regina Antunes* voltam-se à comunicação de estados emocionais
> através da *performance *musical ao vivo (nossa capa remete a essas
> questões). *Raphael Rodrigues* e *Paulo Ronqui* destacam o *buzzing *como
> um valoroso recurso para a prática de instrimentos de metal. *Amanda Goes*
> lança um olhar sobre a percepção corporal do *performer*. *Rita Gomes*
> propõe um acolhimento das complexidades da realidade cotidiana no ambiente
> educacional musical. *Ernesto Hartmann* revela-nos procedimentos
> característicos do estilo maduro de Webern na análise de *Kinderstück*
> (1924). *William Teixeira* e *Silvio Ferraz* desvelam traços de práticas
> retóricas latentes no interior da estética contemporânea, através de
> análises da *Sequenza XIV*, de Berio e de *Maknongan*, de Scelsi.*Antenor
> Corrêa*resenha o livro *Unsayable Music*, de *Paulo Chagas*.
>
>
>
> Até o final desta semana será lançada a *OPUS 21-2. *Esta é *primeira
> Edição Especial da nossa revista*. Assim, além dos números semestrais com
> artigos selecionados a partir de submissões espontâneas, passamos a ter
> esta opção de publicação periódica científica de estudos sobre música, em
> eventuais terceiros números anuais que agrupem artigos concernentes a um
> assunto específico, considerado de interesse para a área pela editoria.
> Organizado pela compositora *Michelle Agnes*, os artigos e entrevistas de*Nicolas
> Donin*, *Jonathan Harvey*, *Pierluigi Billone*, *Laurent Feneyrou*, *François-Xavier
> Féron* e *Jacques Theureau* que formam a OPUS 21-2 trazem uma variedade
> de metodologias e perspectivas do processo de criação musical,
> privilegiam o olhar do compositor, a diretriz investigativa pela motriz
> criativa.
>
>
>
> Agradeço aos membros da ANPPOM pela oportunidade de aprendizado e aos que
> publicaram, avaliaram, aconselharam e trabalharam junto à OPUS, pela
> parceria durante os últimos quatro anos. E desejo ao meu amigo Marcos
> Holler uma excelente gestão!
>
>
>
> Adriana Lopes Moreira
>
>
> Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira
> Dep. Música, USP
> Vice-coordenadora do PPGMUS-ECA-USP
>
>
>
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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