[ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2

Zelia Maria Marques Chueke zchuekepiano em ufpr.br
Qui Out 1 13:34:09 BRT 2015


Faço minhas as palavras da Maria Lucia. Parabéns! 
Zelia Chueke 

----- Mensagem original -----

De: "Maria Lucia Pascoal" <mlpascoal em gmail.com> 
Para: "ms eliana" <ms.eliana em usp.br> 
Cc: "anppom-l" <anppom-l em iar.unicamp.br> 
Enviadas: Quinta-feira, 1 de outubro de 2015 5:12:33 
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2 

Adriana, vc nos deixa orgulhosos e cheios de esperanças com esse trabalho na OPUS!!! Parabéns!!!! 
Gde abraço, extensivo a todos da equipe!!! 
Bjos, 

Maria Lúcia 

Em 30 de setembro de 2015 10:13, < ms.eliana em usp.br > escreveu: 



Parabéns Adriana! 
Foi um lindo trabalho, que inspira uma continuação primorosa! 
Sucesso sempre, 
Abs 
Eliana (Monteiro da Silva) 



<blockquote>
De: "Adriana Lopes Moreira" < adrimauricio em uol.com.br > 
Para: anppom-l em iar.unicamp.br 
Enviadas: Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015 6:44:23 
Assunto: [ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2 



Prezados membros da ANPPOM, 





Despeço-me da editoria com a OPUS tendo recebido o Qualis CAPES A1 e lançando dois números do periódico, disponíveis no endereço < http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/archive >. 



Meu discurso de despedida será meio longo, porém indolor. 



Em nossa gestão, a OPUS passou a usar o OPEN JOURNAL SISTEM (OJS), ter as informações disponíveis em 4 idiomas e contar com uma equipe e apoio (formatador, normatizadora, tradutora e webmaster) formada por conhecedores de música e pessoas da área de humanas. A notícia do Qualis CAPES A1 muito nos honra e temos comemorado esse reconhecimento pelo nosso trabalho. Mas há uma ressalva a ser feita. Os periódicos que tradicionalmente eram veiculados em versão impressa e passaram e sê-lo em versão online têm atualmente dois números de ISSN registrados no IBICT e este órgão tem nos orientado a priorizar o número de ISSN da versão online . Entendemos que, quando periódicos são avaliados, o correto é delegar a mesma nota aos dois números de ISSN, porque referem-se ao mesmo objeto. No entanto, na avaliação Qualis CAPES de 2012 houve um erro: o ISSN 0103-7412 (versão impressa) havia ficado com nota A2 e o ISSN 1517-7017 (versão online ) havia ficado com B2; na avaliação atual, ao ISSN da versão impressa foi delegada a nota A1 e a outra nota foi mantida. Entramos em contato com a CAPES em ambas as vezes e o erro é reconhecido por eles, mas ainda não pôde ser reparado. Assim, solicito aos nossos autores, pareceristas e conselheiros que fiquem atentos ao desdobramentos dessa questão e reforço que a nota válida para documentações é a A1. 



Sobre a OPUS 21-1 (de junho de 2015). Renato Castro desvela valores sociais e culturais da viola e do violão, através de uma aprofundada abordagem antropológica, literária e musical. Heidi Monteiro , Ney Fialkow e Regina Antunes voltam-se à comunicação de estados emocionais através da performance musical ao vivo (nossa capa remete a essas questões). Raphael Rodrigues e Paulo Ronqui destacam o buzzing como um valoroso recurso para a prática de instrimentos de metal. Amanda Goes lança um olhar sobre a percepção corporal do performer . Rita Gomes propõe um acolhimento das complexidades da realidade cotidiana no ambiente educacional musical. Ernesto Hartmann revela-nos procedimentos característicos do estilo maduro de Webern na análise de Kinderstück (1924). William Teixeira e Silvio Ferraz desvelam traços de práticas retóricas latentes no interior da estética contemporânea, através de análises da Sequenza XIV , de Berio e de Maknongan , de Scelsi. Antenor Corrêa resenha o livro Unsayable Music , de Paulo Chagas . 



Até o final desta semana será lançada a OPUS 21-2. Esta é primeira Edição Especial da nossa revista . Assim, além dos números semestrais com artigos selecionados a partir de submissões espontâneas, passamos a ter esta opção de publicação periódica científica de estudos sobre música, em eventuais terceiros números anuais que agrupem artigos concernentes a um assunto específico, considerado de interesse para a área pela editoria. Organizado pela compositora Michelle Agnes , os artigos e entrevistas de Nicolas Donin , Jonathan Harvey , Pierluigi Billone , Laurent Feneyrou , François-Xavier Féron e Jacques Theureau que formam a OPUS 21-2 trazem uma variedade de metodologias e perspectivas do processo de criação musical, privilegiam o olhar do compositor, a diretriz investigativa pela motriz criativa. 



Agradeço aos membros da ANPPOM pela oportunidade de aprendizado e aos que publicaram, avaliaram, aconselharam e trabalharam junto à OPUS, pela parceria durante os últimos quatro anos. E desejo ao meu amigo Marcos Holler uma excelente gestão! 



Adriana Lopes Moreira 


Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira 
Dep. Música, USP 
Vice-coordenadora do PPGMUS-ECA-USP 

________________________________________________ 
Lista de discussões ANPPOM 
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l 
________________________________________________ 



________________________________________________ 
Lista de discussões ANPPOM 
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l 
________________________________________________ 

</blockquote>



________________________________________________ 
Lista de discussões ANPPOM 
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l 
________________________________________________ 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20151001/dd5ae28a/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L