[ANPPOM-Lista] Reunião do CD - CNPq 23/09

Liane Hentschke liane.hentschke em portoweb.com.br
Dom Set 13 10:50:32 BRT 2015

Prezado Prof. Dr. Luciano,

Até maio de 2014 ocupei o cargo de Diretora de Cooperação Institucional do CNPq. Já no ano passado a situação referente aos recursos para o financiamento de pesquisa era problemática. Este ano a situação foi agravada pelos cortes que as agências sofreram. Tenho apenas três sugestões:

1) Falar com o Dr. Guilherme, que é Diretor da COCHS, para saber como está a situação da manutenção dos recursos para a área através de edital universal (ainda estão pagando os recursos aprovados do ano passado);

2) Tentar dialogar com as outras áreas de conhecimento, principalmente as “prioritárias”, para que não sejamos esquecidos! No CNPq há uma hierarquia muito forte entre as diferentes áreas de conhecimento.

3) Colocar a Educação Musical como uma sub-área dentro do nosso Comitê, uma vez que a pesquisa nesta área está bastante consolidada no Brasil e os técnicos nos enviam processos para parecer ad hoc de qualquer sub-área.

Cabe ressaltar que, com a suspensão do CsF e a passagem de grandes projetos estratégicos que antes estavam no FNDCT, agora estão no PAC, talvez tenhamos algum recurso adicional. Como as nossas áreas funcionam através de edital universal, tentar ver se conseguimos mais um este ano ou 2016.

Estou à disposição.

Cordialmente

Dra. Liane Hentschke
Profa. Titular em Educação Musical