[ANPPOM-Lista] ultraje a rigor: o qualis capes

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Set 29 01:04:36 BRT 2015


Martha,

Obrigado pela resposta.

O que não se explica é que o que sirva para justificar o A1 de um periódico
em 2013, nomeadamente, o fato de estar no SciELO, não valha para outro
periódico em 2014. Digo isso porque submeti trabalhos a ambos, ambos
publicados, e conheço perfeitamente a diferença entre os processos
editoriais de um e outro. Levando-os em conta, a classificação é ultrajante.

Isto para não falar do fato de uma picaretagem notória como o *International
Journal of Humanities and Social Science*, discutida no *Times Higher
Education*,

https://www.timeshighereducation.com/news/research/research-intelligence-predators-who-lurk-in-plain-cite/420731.article?storycode=420731

listada entre "Potential, possible, or probable predatory scholarly
open-access journals",

http://scholarlyoa.com/individual-journals/

e cuja editora, o Center for Promoting Ideas, está citada na "List of
Predatory Publishers 2014",

http://scholarlyoa.com/2014/01/02/list-of-predatory-publishers-2014/

receber o qualis (sic) B1.

Basta olhar o layout da publicação para percebê-lo:

http://www.ijhssnet.com/

Na carência completa de sensibilidade visual, o fato de o *IJHSC* ter
publicado 14 (!) números em 2014 não seria o bastante para colocá-lo sob
suspeita?

http://www.ijhssnet.com/index.php/archives.html

Ou seria esse o ideal da Capes?

Afora isso, como explicar que um periódico tenha uma nota na versão
impressa e outra na versão online?

O conjunto desses fatos constitui a meu ver verdadeiro escândalo, agravado
pela autocomplacência dos abraços e parabenizações.





2015-09-25 9:46 GMT-03:00 Martha Ulhôa <mulhoa1 em gmail.com>:

> Caro Palombini, pode haver distorções sim no Qualis periódicos que é
> refeito ano a ano a partir do produção declarada pelos programas de pós.
> Assim, o Leonardo, por exemplo, não aparece porque não deve ter havido
> registro de publicação de autoria de alguém dos PPG em artes em 2013-2014.
>
> O Scielo costuma ser A1 porque, em geral suas normas de *inclusão* são
> severas. Pelo que tenho visto acontecer na área de artes é que, a não ser
> que a revista perca a periodicidade, e aí fica fora da classificação até
> que a tenha recuperado (por exemplo, o ARS da USP foi "rebaixado" para A2,
> mesmo estando no Scielo por este motivo).
>
> Revistas que perdem a periodicidade levam pelo menos três números sem
> atraso para retornar ao sistema de classificação (por exemplo,o Percevejo e
> a Debates da UNIRIO, a ArtCultura, a Revista Brasileira de Música, entre
> outras).
>
> Abs, Martha.
>
> Martha Tupinambá de Ulhôa
> PPGM - UNIRIO
> +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775
>
> http://lattes.cnpq.br/5378800627543781
> https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers
>
> Em 24 de setembro de 2015 19:21, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
> escreveu:
>
>>
>> Há algo de muito errado com o Qualis periódicos em Música.
>>
>> Em mensagem do dia 17 de fevereiro de 2014, que reproduzo abaixo, a Dra.
>> Sonia Ray afirmou que "todas as revistas incluídas no SciELO são
>> consideradas A1".
>>
>> Caro Carlos e colegas da Anppom,
>> Fui membro da comissão do último Qualis Periodicos e esclareço que todas
>> as revistas incluidas no SciELO são consideradas A1 por decisão da
>> comissão. Este é o caso da Permusi.
>> As normas completas para classificação doa períodicos estao nos
>> documentos de área no site da Capes.
>> Sempre vale lembrar que:
>> 1. A Capes avalia periodicos como parte da produção bibliografica dos
>> PPGs apenas;
>> 2. Periodicos nao informados no Datacapes não são avaliados;
>> 3. Não há nada de errado em se publicar em um periodico nao listado no
>> qualis, porém deve-se observar as exigências para o enquadramento deste nos
>> extratos Capes (A1, A2, B1...) conforme documento de área no site Capes.
>> Assim que informado no Datacapes será avaliado e incluido.
>> Boa semana a todos!
>>
>> Sonia
>> A *Revista do Instituto de Estudos Brasileiros* está no SciELO desde
>> 2013, quando os números relativos a 2012 foram publicados. E no entanto,
>> ela foi classificada como A2 na avaliação deste ano (relativa a 2014).
>>
>> Mas há pior: o *International Journal of Humanities and Social Science​*,
>> descrito neste artigo do *Times Higher Education* como  "um periódico
>> predatório", é B1 no último Qualis:
>>
>>
>> https://www.timeshighereducation.com/news/research/research-intelligence-predators-who-lurk-in-plain-cite/420731.article
>>
>> ​Leiam os parágrafos pertinentes, que reproduzo abaixo, e concluam.
>>
>> Dr Beall, who is a member of the editorial board of the subscription
>> journal *Cataloging and Classification Quarterly*, said that mainstream
>> open-access journals were not part of the problem.
>>
>> But he said "predatory" journals exposed the downside of the gold model:
>> namely, that it puts publishers at the service of authors rather than
>> readers. This meant that they had less of an incentive to maintain the
>> integrity of the scholarly record than subscription publishers.
>>
>> "I am overwhelmed by the amount of plagiarism I see in predatory
>> publishers' journals," Dr Beall said. "They are also blurring the line
>> between science and pseudo-science.
>>
>> "It threatens to bring down the entire system of scholarly
>> communication," he warned
>>
>> Even experienced Western academics may not immediately identify
>> "predatory" journals as dubious.
>>
>> Dr Maioli said she knew of colleagues who had published in the *International
>> Journal of Humanities and Social Science*, while both Simon Bell, senior
>> lecturer in design and visual arts at Coventry University, and Simon
>> Huston, lecturer in property studies at the University of Queensland,
>> agreed to an emailed request for reviewers by the *International Journal
>> of Arts and Commerce*. They now find themselves unwitting members of its
>> "editorial board".
>>
>> ​Concluo que o Qualis Capes periódicos em Música tornou-se o equivalente
>> científico ao prêmio de gestão hídrica conferido a Alckmin, e o indicador
>> mais seguro de onde não publicar se você se dá ao respeito.​
>>
>> --
>> carlos palombini, ph.d. (dunelm)
>> professor de musicologia ufmg
>> professor colaborador ppgm-unirio
>> www.proibidao.org
>> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
>> www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
>> scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>



-- 
carlos palombini, ph.d. (dunelm)
professor de musicologia ufmg
professor colaborador ppgm-unirio
www.proibidao.org
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150929/51a2c801/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L