[ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 143, assunto 3

mcamara em usp.br mcamara em usp.br
Qui Abr 14 09:06:23 BRT 2016

Caros colegas,

Infelizmente não podemos assumir esses dizeres abaixo como verdade universal, mas é certo que, quando prejudicados, somos os primeiros a admiti-los como verdadeiros. Só quando precisamos é que recorremos ao Direito, pois enquanto privilegiados não precisamos dele. A meu ver, o que se coloca hoje no país é a luta por um estado de Direito que acabe com o estado de Privilégio, de que os ricos (1%?) e as classes médias privilegiadas desfrutam, em favor de um estado de direito. Só cidadãos conscientes e vigilantes 24h por dia podem construir uma sociedade de direito democrático. É bom lembrar também, como disse recentemente Sebastião Salgado, que há treze anos que o país vem sendo governado por quem não é d ono dos meios de comunicação - e isso faz toda a diferença.

"As capitanias passaram a ser as sesmarias que passaram a ser as grandes fazendas de coronéis temidos, mandões que acumulavam cargos militares e políticos que viraram grandes empresas de comunicação. Ou seja, são os mesmos senhores, as mesmas sinhás e sinhazinhas. As charretes são Ferraris. As roupas não são mais enviadas para serem lavadas na Europa, são compradas lá regul armente. Seus filhos continuam estudando na Corte Real. E os negros e negras da terra continuam sendo açoitados diariamente e morrem de fome, de medo, de dores, de vergonha, de falta de educação, de falta de tudo enquanto a Casa Grande ainda é a mesma.
O tempo passa, a tecnologia é outra, as roupas são outras, as personagens são as mesmas".

Não seria a hora de dar um basta nisso?

Abraços,
Marcos