[ANPPOM-Lista] "Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica [e artística]"

Camila Zerbinatti camiladuze em gmail.com
Qua Fev 24 11:48:10 BRT 2016

Olá para todas e todos,

Compartilho aqui um texto que, para mim, é no mínimo muito corajoso,
lúcido, urgente e transformador, ao abordar com franqueza situações
recorrentes em nosso cotidiano artístico e acadêmico brasileiro. O texto
"Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica", de Rosana
Pinheiro-Machado, cientista social e antropóloga, professora do
departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford,
foi publicado hoje na revista Carta Capital. Poderia ou deveria, penso eu,
estar também em muitas revistas/ periódicos/ boletins/ informativos
acadêmicos.

*"Seria automático reproduzir os mecanismos que me podaram. É a vingança do
oprimido. A única forma de cortamos isso é por meio da autocrítica
constante. É preciso apontar superficialidade, mas isso deve ser um convite
ao aprofundamento. Esquece-se facilmente que, em uma universidade, o
compromisso primordial do professor é pedagógico com seus alunos, e não
narcisista consigo mesmo.Quais os valores que imperam na academia?
Precisamos menos de enrolação, frases de efeitos, jogo de palavras, textos
longos e desconexos, frases imensas, “donos de Foucault” [e de tantas
outras coisas]. Se quisermos que o conhecimento seja um caminho à
autonomia, precisamos de mais liberdade, criatividade, objetividade,
simplicidade, solidariedade e humildade. (...) Tudo depende em quem
queremos nos espelhar. A perversidade dos pequenos poderes é apenas uma
parte da história. (...)" Rosana Pinheiro-Machado*

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica

Saudações cordiais*,
Camila Durães Zerbinatti

*aprendi com a Luciana Del Ben. Adorei e peguei pra mim também. ��