[ANPPOM-Lista] presidente da sbpc renunciou ontem, mas retornou hoje a pedido do conselho

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qui Jul 7 16:06:47 BRT 2016

 Helena Nader continua na presidência da SBPC após reunião do conselho
<http://jornalggn.com.br/noticia/helena-nader-continua-na-presidencia-da-sbpc-apos-reuniao-do-conselho>
qui, 07/07/2016 - 15:24

*Jornal GGN - *Depois de reunião de conselheiros da Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, presidente da entidade,
decidiu que continuaria no cargo. Ontem, Nader anunciou que iria renunciar
após ser criticado por defender uma posição neutra da SBPC em relação ao
governo interino de Michel Temer. Na manhã de hoje, o conselho pediu por
unanimidade que ele permanecesse na presidência.

Ontem, durante ato público na reunião anual da SBPC em Porto Seguro (BA),
Helena foi chamada de "pelega" por pessoas que protestavam contra o governo
Temer.  O químico Antonio Carlos Pavão, da Universidade Federal de
Pernambuco, acusou Nader de ficar “em cima do muro” e “negociar com
golpistas", em referência a uma reunião com o ministro Gilberto Kassab.

“Vou continuar, mas com muito sacrifício, pode ter certeza”, disse Helena
para Herton Escobar, do Estadão. “Eu tenho uma história muito clara de luta
contra a ditadura”, ressaltou.  O ato foi convocado para criticar a fusão
do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das
Comunicações e também para pedir a recomposição do orçamento da pasta.

*Do Estadão*
*Presidente da SBPC decide permanecer no cargo*
<http://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/presidente-da-sbpc-decide-permanecer-no-cargo/>

HERTON ESCOBAR

Após ser chamada de “pelega” em protesto, Helena Nader colocou o cargo à
disposição, mas conselheiros da entidade pediram por unanimidade que ela
ficasse; e ela aceitou. “Tenho uma história muito clara de luta contra a
ditadura”, disse em entrevista exclusiva ao Estado.

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),
Helena Nader, colocou seu cargo à disposição do conselho da entidade em uma
reunião hoje de manhã. O conselho
<http://www.sbpcnet.org.br/site/a-sbpc/gestao/conselho/>, porém, solicitou
por unanimidade que ela permanecesse, e Helena aceitou. A decisão foi
comemorada com uma salva de palmas pelos 22 conselheiros presentes.

“Vou continuar, mas com muito sacrifício, pode ter certeza”, disse Helena,
bastante emocionada, em uma conversa exclusiva com o *Estado* após a
reunião. O pedido de renúncia foi motivado por uma agressão verbal sofrida
ontem, durante um ato público na reunião anual da SBPC em Porto Seguro, no
sul da Bahia. Helena foi chamada de “pelega” e “chapa branca” por pessoas
que protestavam contra o governo interino de Michel Temer — entre elas o
químico Antonio Carlos Pavão, da Universidade Federal de Pernambuco, que
acusou Helena ao microfone de ficar “em cima do muro” e “negociar com
golpistas” (*vídeo abaixo*).

“Eu tenho uma história muito clara de luta contra a ditadura”, disse
Helena, de 68 anos, ao *Estado*. “Eu não fui presa; o que é um buraco na
minha formação. Mas eu lutei pela democracia; estive presente em todas as
reuniões. Eu tive amigos que foram presos e torturados; tive professores
que foram violentamente torturados. A palavra ‘pelega’ para mim é muito
forte, muito forte mesmo. E ela foi usada conscientemente, de propósito.”

Abaixo, o vídeo da renúncia:

https://youtu.be/Y1VMOvrtncE

--
carlos palombini, ph.d. (dunelm)