[ANPPOM-Lista] Suzana Herculano-Houzel na BBC Brasil

Jorge L. Santos jorgelsantos02 em gmail.com
Sex Jun 3 14:54:50 BRT 2016

Olá,

Recomendo o artigo dela na Piauí, ele aponta para várias questões, está
aberto no site (http://piaui.folha.uol.com.br/materia/bye-bye-brasil/).
Concordo com vários pontos e discordo de outros tantos.

O primeiro e mais explícito: concurso público para professor é praticamente
"carta marcada". Ela fala isso com certa naturalidade, como um fato
consumado, regras do jogo, mas para o "contribuinte" e para opinião pública
em geral não é isso que se pensa. É um tema tabu que quem está dentro não
fala e quem está fora também não, por medo.

​
Ela explica ao fim como "graças ao lobby de alguns professores influentes"
e o perfil da vaga era o dela, a única candidata inscrita.

​

​Paradoxalmente (ou nem tanto), em outro trecho ela revela que a
estabilidade dela é muito superior a de seus pares estrangeiros .

Outro ponto que ela mesma escreveu, mas parece desconsiderar diante do
momento atual, é a maior facilidade para conseguir financiar pesquisa pura
em relação ao que ocorre nos EUA

​
Ela comenta do aumento de verba crescente como se isso tivesse acontecido
por mágica e não por uma política governamental deliberada

​Daí subitamente tudo mudou. Sim, a crise econômica afetou inevitavelmente,
mas ela não parece estabelecer relação conjuntural

​
Outro tema tabu, e aí concordo com ela, é com relação à produtividade.
Sempre que esse tema aparece é colocado como se fosse apenas uma demanda
neoliberal e utilitarista, desconsiderando que como servidor público, é
legítimo que qualquer setor da sociedade questione isso.

​
Sei que é um assunto que "não é da minha conta", mero doutorando outsider
que sou, mas acho que a reflexão dela, com todas suas contradições, merecia
ser discutida.

Att,

Jorge L. Santos <http://jorgesantosmusica.wordpress.com/>
Rio de Janeiro