[ANPPOM-Lista] procedimentos em concursos

Dr. K musicoyargentino em gmail.com
Ter Jun 7 12:42:29 BRT 2016

Oi Climério,

Circulou nesta lista um assunto fora de tópico referente a uma
entrevista de uma pesquisadora de outra área. Mudei o título da
mensagem para focar no tema que vc colocou, que é pertinente e
oportuno.

> From: climério de oliveira santos <zabumba2 em gmail.com>
> A leitura pública da prova escrita é um procedimento que melhora a
> transparência dos concursos, não acham? Mas nem todos os editais adotam a
> leitura pública e nós podemos agir no sentido de incluir este procedimento
> na Lei, não podemos?
> Alguém pode sugerir outros procedimentos que podem ser adotados?

Todos os concursos são abertos ao público. Alguns adotam a leitura da
prova escrita, outros não. De todas formas, a documentação deve ficar
disponível para todas as partes interessadas.

Na minha experiência (como candidato e como membro de bancas aqui, nos
EUA e no Canadá), a prova escrita é justamente o único procedimento
isento e claramente documentado. O problema da nossa área é que o
conhecimento prático (importante em subáreas como performance, criação
musical e nas tecnologias musicais) é difícil de aferir numa prova
discursiva.

As causas dos problemas nos concursos não se limitam a atitudes
antiéticas da banca ou da comissão que elabora o edital. O buraco é
mas embaixo. Uma parte do problema é a definição do objeto do
concurso. Em Norte-América, os candidatos fazem atividades durante um
dia inteiro (ou vários dias), convivendo com colegas, chefes e alunos.
Essa é uma boa oportunidade para mostrar a produção própria e para
demonstrar domínio do conhecimento específico. Aqui os procedimentos
são mais engessados, por esse motivo é fundamental que fique claro
desde o início qual é o perfil esperado do candidato.

Eu já vi (e participei em) concursos sem definição de subárea. Alguns
exemplos para ilustrar o problema: harmonia e improvisação, flauta
doce e educação musical, música popular e tecnologia, composição e
improvisação ao piano, etc. etc. Dada a especificidade da pesquisa
musical do século XXI, como pode se pretender que um candidato mostre
resultados de pesquisa em múltiplas subáreas que em alguns casos não
têm nenhuma relação entre si? Essa falta de definição premia os
amadores e pune os pesquisadores sérios.

Outro problema grave é a falta de referencial teórico em alguns
concursos. Durante a elaboração de um edital, eu já fui criticado por
incluir uma lista de publicações recentes em inglês! Se o edital não
inclui publicações recentes em periódicos especializados, como pode se
cobrar conhecimento atualizado dos candidatos?

Talvez o problema maior seja a falta de regulamentação dos prazos.
Esse é provavelmente o mecanismo mais utilizado para favorecer
candidatos "da casa". Tem dois aspectos nisso, a questão financeira e
a restrição do acesso por falta de tempo. Comprar passagens e reservar
hotel nas regiões periféricas não é trivial. Para candidatos
residentes no exterior pode ser ainda mais problemático. Não é raro o
caso de alunos de doutorado que teriam possibilidade de participar em
concursos mas são impedidos porque o período entre a publicação do
edital e a data do concurso é de poucas semanas. Para quem está
vivendo de bolsa em muitos casos é inviável fazer uma reserva de hotel
para ficar mais do que uma semana na cidade do concurso. Eu já vi
datas de provas espalhadas ao longo de um mês!

Concordo em que a questão dos concursos é grave. A falta de
regulamentação federal abre espaço para a manipulação dos
procedimentos e coloca as bancas isentas numa situação problemática.
Por exemplo, um grupo político aqui na UFAC decidiu que não queria
provas práticas nos concursos. Eles aprovaram uma resolução que impede
a realização de concursos em diversas subáreas da música desde o ano
2014. Esse tipo de problema teria menor chance de acontecer se
existisse uma cartilha de procedimentos para a área de música aprovada
pela Anppom. Esse seria um primeiro passo para depois propor
modificações à lei.

Abraços,
Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica