[ANPPOM-Lista] VÍDEO RARO RECUPERADO

mcamara em usp.br mcamara em usp.br
Qui Jun 30 11:01:11 BRT 2016

É, tem isso...

Aliás, desculpem, mas essa onda de pedidos para sair da lista visa a quê, em última análise? Fugir do debate? Fazer birra? Não é aqui que se deve discutir tudo que nos diz respeito? Peço, por favor, que não me tirem da lista! Peço também que não censurem o que quer que seja. É difícil conviver com as diferentes opiniões, mas é a única maneira de balizarmos nosso trabalho de maneira civilizada. Hoje em dia, é intolerável a objetificação do corpo feminino. Até a Playboy está fechando porque ninguém lia as tais entrevistas. Acho que discutir esse e outros assuntos é o que nos faz crescer como pesquisadores e cidadãos. Quando as ideias não se tornam hegemônicas, é quando se descobre que a diferença é o natural e como tal deve ser respeitada. O Wolff falou recentemente sobre o lugar de quem está falando. Pois é: cada um fala do seu e aprende-se muito com isso. São gratas surpresas. Parabéns à Eliana por sua coragem e perspicácia, com todo respeito ao colega Prof. Dr. Jorge.

O meio acadêmico durante muito tempo sofreu de algo parecido com a sociedade de corte (ELIAS): quem não falava afinado, era rejeitado. Muito melhor assim: todos falam o que pensam e aprendemos a viver democraticamente. Democracia é um processo, não um estado final. Se é que todos querem isso. Na aristocracia, ainda que signifique "poder dos virtuosos", ninguém diz que o rei está nu.

Abraços aos colegas diferentes de mim,
Marcos