[ANPPOM-Lista] FW: Sobre a Cátedra Indiana de Música

Marcus S. Wolff m_swolff em hotmail.com
Qui Mar 3 23:57:39 BRT 2016


Subject: RE: [ANPPOM-Lista] Sobre a Cátedra Indiana de Música
Date: Fri, 4 Mar 2016 02:52:58 +0000




Olá Carlos,deve ter sido uma excelente experiência essa sua de ter ficado em Indiana... e agradeço muito esclarecimentos e incentivos. Mas como nem todos podem passar tanto tempo fora, fico sonhando com o dia em que teremos um instituto de pesquisas inter ou multidisciplinares no Brasil, em que a área de música esteja presente e seja tão prestigiada quanto as outras áreas. Talvez a UFF já tenha iniciado algo nessa direção, mas não tenho visto nenhuma publicação que resulte de estudos e pesquisas interdisciplinares ocorridos nessa instituição....(talvez existam outras que desconheço!) Então, levanto  a questão: até quando a produção científica brasileira na área de artes/ música, sobretudo, vai continuar isolada (em termos institucionais, a despeito dos esforços de muitos de nós) e precisando enviar seus "cérebros" aos centros hegemônicos?! 
abraços,Marcus Wolff. 

Pesquisador PNPDPPGM UNI-RIODoutor em Semiótica e Comunicação (PUC/SP)Mestre em História Social da Cultura (PUC/RJ)

Date: Thu, 3 Mar 2016 18:20:46 -0300
From: mbl em uol.com.br
To: cgerling em ufrgs.br; carlos.sandroni em gmail.com
CC: etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br; anppom-l em iar.unicamp.br
Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Sobre a Cátedra Indiana de Música

 
Olá colegas, não haverá uma cátedra dessas em Fortaleza, Recife ou João Pessoa?

Convenhamos...



Abraço a todos,



Marcos

 

 




De: "Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling" <cgerling em ufrgs.br>

Enviada: 2016/03/03 10:10:07

Para: carlos.sandroni em gmail.com

Cc:  etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br, anppom-l em iar.unicamp.br

Assunto:  Re: [ANPPOM-Lista] Sobre a Cátedra Indiana de Música

 

Olá Sandroni e Colegas,


Concordo muitíssimo, o semestre que passei lá (janeiro a maio de 2014) foi espetacular em todos os aspectos, encorajo a todos que se beneficiem desta oportunidade,


Cordialmente,


Cristina


Em 2016-03-01 21:41, Carlos Sandroni escreveu:



Olá colegas,
Acredito que muitos colegas devem ter visto a chamada da Cátedra Indiana de Música, aberta até o final de março.

Como fui o mais recente beneficiário desta cátedra (agosto-dezembro 2015), resolvi escrever este email para incentivar candidaturas de colegas. A cátedra é uma oportunidade única para a área de música no Brasil, já que é destinada especificamente a professores/as desta área. O email acabou ficando longo, desculpem, a intenção é trazer informações de interesse geral.

Indiana é um estado do chamado Mid-West norte-americano. O campus principal da universidade fica na cidade de Bloomington, uma cidade universitária a duas horas da capital (Indianápolis) e a quatro horas de Chicago (no estado vizinho do Illinois).

Os atrativos da Universidade de Indiana para a área de música são muitos. O primeiro é a própria Jacobs School of Music, considerada uma das três melhores dos Estados Unidos, e segundo alguns, a melhor. A ênfase maior da Jacobs é a performance, sobretudo na tradição clássica Ocidental (incluindo um Instituto de Música Antiga que foi fundado por ninguém menos que Thomas Binkley). A área de composição também é forte. Na parte mais teórica, eles contam com departamentos de Educação Musical, Teoria Musical e Musicologia. Não tem Etnomusicologia na Jacobs, mas nem por isso colegas etnomusicólogos/as devem desanimar, ao contrário!

A Universidade de Indiana tem pelo menos dois pontos fortes para etnomusicólog em s. Um é o Departamento de Etnomusicologia e Folclore, que é separado da escola de música, mas que é muito expressivo também. Basta dizer que a sede oficial da Society for Ethnomusicology funciona neste departamento. E foi em Indiana que Bruno Nettl se tornou etnomusicólogo, sob a orientação de George Herzog. O setor de Etnomusicologia é dirigido hoje por Ruth Stone. A interlocução com os estudos de Folclore é estimulante; foi por exemplo graças à interlocução com folcloristas de lá, como Richard Bauman e outros, que os debates em torno da performance (no sentido antropológico) ganharam muito fôlego na etnomusicologia.

O outro ponto forte para etnomusicólog em s são os Archives of Traditional Music, fundados por Herzog e George List em 1954. É a mais importante coleção de gravações de campo dos Estados Unidos, e uma das maiores do mundo. Foi lá, por exemplo, que Xavier Vatin encontrou em 2014 a gravação da voz do Mário de Andrade, que ninguém no Brasil conhecia. Neste meu semestre lá, encontrei também gravações de xangô de Recife, feitas nos anos 1940, também desconhecidas por aqui. 
Voltando à escola de música, o instituto ao qual o/a beneficiári/a da cátedra fica mais diretamente ligado é o Centro de Música Latino Americana, hoje dirigido pelo etnomusicólogo Javier León (um ex-orientando de Gerard Béhague). O Centro é um ambiente de trabalho excelente, e proporciona condições excepcionais no que se refere a espaço de trabalho e convivialidade.

Finalmente, o/a beneficiário/a da bolsa também será acolhido/a pelo Centro de Estudos do Caribe e da América Latina (CLACS), que é um instituto do que os americanos chamam de "area studies", congregando sociólogos, estudiosos de cultura e literatura, e outros interessados em América Latina/Caribe. A universidade conta também com um importante departamento de Espanhol e Português, com forte interesse pelo Brasil. A conexão com o CLACS e o departamento de Espanhol/Português, ou seja, a possibilidade de relacionar pesquisas musicais com o contexto social e cultural mais amplo, foi muito bem vinda no meu período lá.

Isto é apenas um depoimento pessoal. Espero estar contribuindo para que muit em s colegas, de nossas diferentes sub-áreas, se animem a apresentar suas candidaturas.

Saudações do

Sandroni
--

Carlos Sandroni

Departamento de Música, UFPE

Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE

Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB

Telefones:

(81) 2126 8596 / 8597 (UFPE)

(81) 9811 1473 (Celular)

Endereço:

Rua César Loureiro, 75/103

Casa Forte - 52060-350

Recife - PE





-- 
Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
cgerling em ufrgs.br

________________________________________________

Lista de discussões ANPPOM

http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________

________________________________________________
Lista de discuss�es ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________ 		 	   		   		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20160304/1692a824/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L