[ANPPOM-Lista] 12º Encontro Internacional de Música e Mídia: "Viversua música" - CALENDÁRIO

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Qua Maio 18 11:12:50 BRT 2016


Prezados colegas,

 

Conforme anunciei há dias, a chamada está aberta para trabalhos. 

Ocorre que um imprevisto nos levou a um atraso na abertura da página do
evento- o que deve ocorrer até o final desta semana.

Em nome da equipe organizadora, peço desculpas pelo incidente. Enquanto
isso, sintetizo os requisitos para submissão do resumo (texto escrito,
audiovisual, pôsteres). Ao final, reproduzo a chamada para trabalhos.

Grata pela compreensão, 

 

Heloísa de A. Duarte Valente

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Instruções para a apresentação de TODOS trabalhos: 


 

Serão aceitos trabalhos em três modalidades: textos escritos, pôster e
audiovisual (formato DVD). Para todos eles, será necessário o envio de
resumo, como indicado, a seguir:

O resumo, contendo entre 200 e 250 palavras, deve incluir: entre 5 a 10
referências bibliográficas, utilizando o sistema Chicago (autor/data), 3 a 5
palavras-chave, além do título. O corpo do texto deverá mencionar a)
justificativa; b) objetivos; c) marco teórico; d) metodologia; e)
resultados. Formatação: arquivo em Word (.doc) ; Times New Roman; Tamanho:
11; Espaçamento: simples. Anexar uma nota biográfica resumida (máximo 4
linhas). 

 

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12º Encontro Internacional de Música e Mídia

Viver sua música

São Paulo

14 a 16 de setembro, 2016

 

 

Viver sua música... De quantas maneiras é possível? Do acalanto da primeira
infância à escuta ambulante com fones de ouvido, há uma longa história de
maneiras como se vive a música: cantando, escutando, tocando um instrumento,
compondo... Com o advento da mediatização tecnológica, outras maneiras de
viver a música foram surgindo. 

Viver a música implica, frequentemente, o uso de acessórios materiais que,
na falta de outro nome, podemos chamar de instrumento musical. Ainda que
existam até hoje aperfeiçoamento em materiais ditos “tradicionais”, o que
tem ganhado muita atenção é o uso da eletrônica em geral e suas aplicações
digitais em particular. 

No que diz respeito à performance, verifica-se que, inicialmente a
fonografia elegeu a voz como fonte privilegiada das primeiras gravações,
criando o hábito de escuta da performance sem a presença direta do corpo.
Como consequência imediata, passou-se a escutar a voz a partir de um corpo
imaginado. Não obstante, na performance, a voz realiza a transmissão
emoções. 

Vive-se a música de acordo com os estágios da vida: o bebê percebe de
maneira diferente da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. E também
vivem a música, de maneira singular, as pessoas que, por razões diversas,
fogem ao padrão: cegos, surdos, deficientes intelectuais, físicos e também
pessoas que sofrem alterações de ordem psíquica. 

Viver a música também é estudar o papel da música na sociedade, sua relação
com outras artes, sua relação com as instituições, seu papel na construção
de conhecimento, nas formas de agir no mundo, seu papel na vida das pessoas,
bem como as suas formas de apropriação: questões de gênero, seu uso
político, até como arma guerra (etc.) Enfim, vivemos nossa música de várias
maneiras e em diferentes graus de proximidade: da escuta atenta a qual
dirigimos nossa atenção de maneira intensa, à mais despretensiosa. 

Este 12º Encontro dedica especialmente sua edição à memória do compositor
Gilberto Mendes, incentivador desta reunião científica desde sua primeira
edição, em 2005. Por isso, tomamos o título de seu segundo livro de memórias
como motivação para os debates que se desenrolarão ao longo de três dias.
Dividido em quatro eixos temáticos: Viver a música, na diferença; Ouvivendo
a música: voz, corpo e emoção; Viver a música, no uso de instrumentos
musicais, Os poderes da música e a música do poder , a organização do 12º
Encontro convida os interessados a participarem das discussões, como
ouvintes ou propondo comunicações, pôsteres ou audiovisuais.

 

Convidados internacionais: 

 

Philippe Le Guern (Universidade de Nantes/ Musimorphoses), 

Sophie Maisonneuve (Universidade Paris Descartes- IUT; Musimorphoses) e

Rubén López-Cano (Escola Superior de Música da Catalunha)

 

Local: cidade de São Paulo (local a ser divulgado em breve)

Data: 14 e 16 de setembro.

 

Datas importantes:

 

Chamada para trabalhos: 5 de maio a 10 de junho

Envio das propostas de trabalho: 15 de maio a 5 de junho

Resultado da seleção: 20 de junho

Envio dos trabalhos completos: 8 de agosto

 

Maiores informações (em breve), na página do MusiMid:
www.musimid.mus.br/12encontro.

 

 

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