[ANPPOM-Lista] CFP: XI Encontro de Musicologia Histórica

Guilherme Goldberg guilherme_goldberg em hotmail.com
Qua Maio 18 23:33:35 BRT 2016




Caros,
Pró-Música/UFJF abre inscrições de trabalhos para XI Encontro de Musicologia Histórica  O Centro Cultural Pró-Música/UFJF abre nesta quinta-feira, 12, prazo de inscrição de trabalhos para comunicação no XI Encontro de Musicologia Histórica - Do colonial à Belle Époque - contribuições para o conhecimento da musicologia luso-brasileira, que será realizado nos dias 21 e 22 de julho no IAD (Instituto de Artes e Design), paralelamente à programação do 27º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.
De acordo com a Chamada de Trabalhos, a submissão de propostas poderá ser feita até o dia 3 de junho. Após os pareceres dos avaliadores, o resultado da seleção será divulgado no dia 17 de junho, ao que se seguirá prazo para revisão e envio da versão final dos trabalhos.Nesta edição do tradicional encontro – realizado pela primeira vez pelo Pró-Música em 1994 – a temática proposta abrange um período da história da música brasileira “costumeiramente tratado de forma seccionada e isolada”, os períodos colonial, imperial e a Primeira República.
O evento busca romper com esse problema, estimulando pesquisas que demonstrem as “interpenetrações e influências que inevitavelmente ocorrem entre épocas cronologicamente próximas” e, sobretudo, “contribuições que, ao abordarem os períodos históricos propostos, contribuam para o estabelecimento de uma musicologia luso-brasileira”.

Programação
Além das comunicações de trabalhos, o XI Encontro de Musicologia Histórica contará com a realização de três mesas redondas, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. Radicado em Portugal desde 1981, o musicólogo e organista inglês David Cranmer, docente da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona no Departamento de Ciências Musicais, participará da mesa-redonda A Construção de uma musicologia luso-brasileira: resultados e perspectivas, no dia 21, ao lado do professor e pesquisador do Instituto de Artes da Unesp Paulo Castagna, coordenador de projetos musicológicos em São Paulo e Minas Gerais.
Ainda no dia 21, o Encontro fará os lançamentos do livro Do cravo ao pianoforte no Rio de Janeiro – Panorama de suas histórias e características até 1830, de Mayra Pereira, e dos Anais do X Encontro de Musicologia Histórica.
No segundo e último dia do evento, serão realizadas duas mesas redondas: O modernismo eclético da Belle Époque musical, com o professor Alberto Pacheco, da UFRJ, e o pesquisador Manoel Aranha Correa do Lago, da Academia Brasileira de Música; e O Lá e cá no século XIX: o legado da circularidade, com os professores Carlos Alberto Figueiredo, da Unirio, e Lutero Rodrigues, da Unesp.
A coordenação geral do XI Encontro de Musicologia Histórica é do supervisor do Centro Cultural Pró-Música, Marcus Medeiros, que conta com o apoio de uma Comissão Organizadora formada por integrantes da UFJF e uma Comissão Científica composta por docentes de diversas instituições de ensino superior do Brasil e da Universidade Nova de Lisboa.

Chamada de Trabalhos para o XI Encontro de Musicologia Histórica
Submissão de propostas de comunicações: de 11/05 a 03/06 (envio das propostas deve ser feito para o e-mail: 11emh.ccpm.ufjf em gmail.com)
Período de avaliação: de 06 a 16/06
Resultado da seleção: 17/06
Revisão e envio da versão final: de 17/06 a 08/07
Inscrição de participantes (ouvintes e autores): 20/06 a 15/07
Realização do XI Encontro: 21 e 22/07

Programação Dia 21 10h - Mesa-redonda 1- A construção de uma musicologia luso-brasileira: resultados e perspectivas  (Prof. Dr. David Cranmer e Prof. Dr. Paulo Castagna) 17h - Lançamento do Livro “Do Cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro – panorama de suas histórias e características até 1830” (Profa. Dra. Mayra Pereira) Lançamento dos Anais do X Encontro de Musicologia Histórica Dia 228h30 - Mesa-redonda 2 - O modernismo eclético da Belle Époque musical  (Prof. Dr. Alberto Pacheco e Dr. Manoel Aranha Correa do Lago)15h40 - Mesa-redonda 3 - O lá e cá no século XIX: o legado da circularidade  (Prof. Dr. Carlos Alberto Figueiredo e Prof. Dr. Lutero Rodrigues) 

Mais informações:
Centro Cultural Pró-Música/UFJF: (32) 3218-0336

Guilherme Goldberg
Coordenação Científica do XI-EMH
 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20160519/60e1f8c1/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L