[ANPPOM-Lista] Fwd: [FAEB] Sobre o Ensino Médio - reflexões

Denise Barata denisebarata em zoho.com
Seg Set 26 21:58:57 BRT 2016


Boa noite.

Não posso concordar com quem acreditar que essa MP está impulsionando o repensar  da educação. Isso seria apagar as contribuições de várias instituições que se dedicam há tempos em executar ações nesse sentido. Creio que só façamos isso por desconhecimento . Além disso, uma MP não tem intenção de discutir co a sociedade, né? Por isso é feita dessa forma. Uma pena...

Ainda no aguardo da carta da ANPPOM.

Denise Barata








---- On Seg, 26 Set 2016 16:59:44 -0300Magali Kleber <magali.kleber em gmail.com> wrote ----




Caros e caras!



Compartilho a analise da Professora Miriam Celeste!



Abcs



Magali 



Enviado do meu iPhone



Início da mensagem encaminhada



> De: "Mirian Celeste Martins mcmart em uol.com.br [faeb]" <faeb em yahoogrupos.com.br>

> Data: 26 de setembro de 2016 20:42:24 GMT+8

> Para: faeb em yahoogrupos.com.br

> Assunto: [FAEB] Sobre o Ensino Médio - reflexões

> Responder A: faeb em yahoogrupos.com.br

> 

> Ensino Médio: esperanças e ...

> 

> Sim, o Ensino Médio precisa de uma reformulação e ela vem em boa hora. Não se pode negar que, como traz a revista Veja neste domingo, “Os educadores concordam que não tem mais propósito fazer o aluno acumular cultura enciclopédica numa era em que o conhecimento está na internet a um clique de distância”. A revista complementa com a voz do físico Andreas Schleicher da OCDE que reúne países desenvolvidos: “O que o jovem precisa é saber juntar as peças disponíveis e formular ideias”. Mas isto é mais do que tornar o sistema atrativo para os estudantes como afirma a revista.

> 

> Tudo parece ainda indefinido e caberá aos Estados e Municípios fazer suas escolhas em um processo de flexibilização que é saudável. Há alguns aspectos preocupantes:

> 

> 1. Sobre as verbas para a educação. O Secretário de Educação do Estado de São Paulo. José Renato Nalini (é mestre e doutor em Direito Constitucional)&n bsp;afirmou em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo em 24/09, que deve usar espaços de escolas privadas: “Vamos poder usar recurso (espaço) de escolas privadas. O Sistema S (formado por Senai e Sesc, entre outros), então, vamos aproveitar tudo.” Usar recursos é bom, mas para onde iriam as verbas? Para a iniciativa privada? E as escolas públicas continuariam com a precariedade em que se encontram?

> 

> 2. Sobre os novos percursos formativos dos estudantes. Trabalhar por áreas é uma solução interessante mas dizem que a gritaria geral contrária é corporativista. Será? Vejamos. Para o referido Secretário, na mesma matéria já citada: “É impossível falar de literatura sem falar em arte. Isso leva você até a despertar a imaginação quando faz uma descrição, enxergando um quadro, por exemplo.” Literatura é uma das linguagens artísticas, ma s a literatura como o Teatro, a Dança, a Música e as Artes Visuais fazem mais do que descrever um quadro. Os jovens vivem imersos no mundo de imagens e não podem ser meros consumidores acríticos. A visão interdisciplinar há de ser construída por um coletivo de professores especialistas e não basta dizer que “pode estar integrada até nas ciências exatas ” como quer Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do MEC em matéria da Folha de São Paulo de 25/09. A dimensão estética amplia a compreensão do mundo e provoca o pensamento criador e sensível necessário para qualquer área do conhecimento, mas exige um docente com formação específica e tempo curricular para isso.

> 

> 3. Sobre a profissão docente. É desalentador o que se vê como perspectiva. O SESI, por exemplo, oferece um Curso de Graduação em Linguagens. Em seu site é possível descobrir que em 4 anos, além de outras funções, “O licenciado em Linguagens estará preparado para atuar como professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.” Há cursos para todas as áreas. Fácil assim.. . E já foi autorizado e publicado no Diário Oficial da União do dia 18 de agosto de 2015. Em quatro anos seria possível habilitar um profissional com conhecimentos tão específicos?

> 

> A MP não foi um bom início, mas desvela que tudo estava engendrado há muito tempo. Menos é mais? Ainda lidamos mais com conteúdos do que com conceitos, mais com objetivos do que propostas que os permitam acontecer... A MP atacou com vara curta e impulsiona o repensar a educação e a profissão docente. E exige de cada um de nós e de nossos secretários de educação muita atenção, sensibilidade, inteligência e tempo para aprofundar os detalhes importantes que parecem apenas esboçados .

> 

> Mirian Celeste Martins

> mcmart em uol.com.br

> https://mackenzie.academia.edu/MirianCelesteMartins

> www.arte-pedagogia-mediacao.com.br

> Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura - Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP

> Grupos de Pesquisa: GPAP - Arte na Pedagogia e GPeMC - Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas

> 

> 

> 

> __._,_.___

> Enviado por: Mirian Celeste Martins <mcmart em uol.com.br>

> Responder através da web    •        •    através de email    •    Adicionar um novo tópico     •    Mensagens neste tópico (1)

> =*=*=*=*=*=*=*=*=* 

> 

> 

> [ FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil ]

> 

> Site da Faeb - http://www.faeb.art.br

> Enviar mensagem:

> faeb em yahoogrupos.com.br 

> 

> Participar da comunidade:

> faeb-subscribe em yahoogrupos.com.br

> 

> Cancelar assinatura:

> faeb-unsubscribe em yahoogrupos.com.br 

> VISITE SEU GRUPO

> • Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso 

> .

> 

> 

> __,_._,___

________________________________________

anppom-l em listas.unicamp.br

Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música

https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l








Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L