[ANPPOM-Lista] 13º Encontro Internacional de Música e Mídia -Os sons que vemos, as imagens que ouvimos- música e audiovisual: chamada de trabalhos:

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Qua Abr 19 11:51:16 BRT 2017


São Paulo

12 a 15 de setembro, 2017

 

Passados mais de 100 anos do advento das tecnologias do som, ainda há muito
a se conhecer e reconhecer sobre todo o potencial das linguagens sonoras e,
especialmente, a música, na composição semântica, sobretudo de uma obra
audiovisual. A música informa, em forma; é parte constitutiva de diversas
linguagens da mídia. 

A música exerce um papel fundamental, mesmo quando não composta ou
selecionada para ser percebida em primeiro plano. Ainda que o que ela tem a
dizer esteja no próprio som - frequências, ritmos, timbres...- essa mesma
autorreferencialidade a permite estabelecer vínculos semânticos: códigos
específicos apoiando em signos cristalizados pela cultura e apropriados pela
dramaturgia audiovisual: O som atua como (p)arte da narrativa, como já disse
o maestro Julio Medaglia, nas peças publicitárias, longas-metragens, temas
de abertura de programas (televisivos, radiofônicos e outros), spots,
jingles (publicitários, políticos).

No mundo contemporâneo em que a visualidade impera, as imagens técnicas
levam a música a um papel coadjuvante: basta atentar para o apelo dos
espetáculos, de um modo geral e a profusão de aparelhos reprodutores e
fixadores de imagens visuais. Em algumas situações as linguagens sonoras e,
particularmente, a música, atuam para serem percebidas, mas não escutadas de
maneira consciente. 

Em síntese, para além de uma oscilação entre a prevalência de uma linguagem
sobre a outra, o que se poder verificar é a natureza em comum: o visível e o
audível. No domínio destas linguagens – sonoras e visuais - vão surgindo
novas derivações híbridas que exigem, por conseguinte, novas formas de
sensibilidade e aptidão cognitiva, tal é o caso de composições para games. E
estas formas de perceber e assimilar códigos novos demanda novas formas de
consumo, o que supõe a distribuição de conteúdos, formas de circulação etc.

Este 13º Encontro propõe, assim, uma ampla discussão sobre as linguagens
audiovisuais e suas formas de consumo e convida os interessados a
participarem das discussões, como ouvintes ou propondo comunicações, dentro
dos eixos três temáticos, a seguir: 

 

 

1                 Do som que vemos à imagem que ouvimos: Inúmeras
cosmogonias relatam a inauguração do universo a partir de um som poderoso,
relacionado a manifestações da natureza. Essa forma de associação simbólica
foi transferida para a decodificação de outros eventos sonoros, transferidos
para a música: A sinestesia a associação semântica passou a ser uma das
habilidades do compositor, da “teoria dos afetos” à contemporaneidade.
Quanto à imagem, as pinturas rupestres já registram o mundo circundante, mas
mudo. As preocupações entre correspondências entre a música- assim como as
demais linguagens sonoras – e as visuais ganham força com o surgimento das
mídias. Este eixo pretende abordar situações em que a música “quer dizer
algo”, mas relacionada formalmente com as linguagens visuais.

 

2          Música, audiovisualidades e mediações:  Questões que envolvem
mercados e economia política tanto do mainsntream como dos novos arranjos e
novos atores nos processos de produção audiovisuais como videoclipes, peças
publicitárias, telenovelas, cinema, videogames, entre outros produtos da
cultura midiática. Este eixo contempla também estudos de recepção, fãs e
práticas de consumo (material e simbólico) de produtos audiovisuais, bem
como as tecnicidades envolvidas nestes processos.

 

3          Abordagens metodológicas e criação: Este eixo pretende dar voz e
vez aos estudos relativos às linguagens audiovisuais, através de
apresentação de propostas criativas e novas perspectivas teóricas sobre o
tema, além das poéticas da linguagem. Serão aceitas as propostas descritas
em formato texto de sua realização audiovisual, ou mesmo propostas de texto
descrevendo tais formas metodológicas de aproximação às linguagens
audiovisuais. 

 

 

Datas importantes:

 

Chamada para trabalhos: 10 de abril a 5 de maio

Resultado da seleção: 29 de maio

Envio dos trabalhos completos: de 1º a 12 de agosto.

 

Maiores informações (em breve), na página do MusiMid:
www.musimid.mus.br/13encontro.

 

 



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