From mestrado em musica.ufmg.br Fri Dec 1 08:34:23 2017 From: mestrado em musica.ufmg.br (MUSICA-Mestrado em Musica) Date: Fri, 1 Dec 2017 08:34:23 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?Divulga=E7=E3o=3A_3=BA_Nas_Nuvens?= =?iso-8859-1?q?=2E=2E=2E_Confer=EAncia_de_Abertura=3A_Gesto=2C_Som_e_Imag?= =?iso-8859-1?q?em_por_Jo=E3o_Pedro_Oliveira_=28UFMG=29?= Message-ID: Prezados, Solicitamos, por gentileza, a divulgação do evento abaixo. Atenciosamente, Alan Antunes Gomes Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Música - EM/UFMG Tel.: (31) 3409 4717 ----- Repassado por MUSICA-Mestrado em Musica/ADM/MUSICA/UFMG em 01/12/2017 08:31 ----- De: MUSICA-Colegiado de Pos Graduacao/ADM/MUSICA/UFMG Para: MUSICA-Mestrado em Musica/ADM/MUSICA/UFMG em UFMG Data: 01/12/2017 08:15 Assunto: Enc: 3º Nas Nuvens... Conferência de Abertura: Gesto, Som e Imagem por João Pedro Oliveira (UFMG) ----- Repassado por MUSICA-Colegiado de Pos Graduacao/ADM/MUSICA/UFMG em 01/12/2017 08:15 ----- De: Música Nas Nuvens Para: Data: 01/12/2017 00:21 Assunto: 3º Nas Nuvens... Conferência de Abertura: Gesto, Som e Imagem por João Pedro Oliveira (UFMG) Prezad em s, é com grande alegria que divulgamos o 3º Nas Nuvens... Congresso virtual de Música a decorrer entre os dias 01-08 de dezembro de 2017 ( https://musicanasnuvens.weebly.com), e o convidamos a assistir à conferência de abertura pelo Prof. Doutor João Pedro de Oliveira (compositor e Professor Titular da UFMG), disponível no link abaixo: Gesto, Som e Imagem por João Pedro Oliveira conferência de abertura https://youtu.be/Qlp-i-H4ZPU Ao longo destes dias de congresso, poderão assistir, ler, divulgar, curtir e comentar todos os trabalhos disponíveis no site e redes sociais. Os autores ficarão constantemente atentos a possíveis comentários, pedidos de esclarecimentos, dúvidas etc. que possam surgir sobre os respectivos trabalhos. Não hesitem em participar também do Prêmio 3º Nas Nuvens... Público, apoiando, divulgando e curtindo os videos que considerarem como melhores! Na próxima segunda-feira, dia 04 de dezembro 2017, às 15h horário Brasília, será entretanto transmitido online a conferência da Prof.ª Doutora Luisa Cymbron (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) sobre "?Virtuosismo violinístico e imprensa periódica no espaço Atlântico do século XIX" que tentaremos apresentar em simultâneo através do Youtube Live e Facebook Live do canal do congresso. Não esqueçam de curtir e acompanhar entretanto os nossos posts na página facebook , onde vamos atualizando as informações. Atenciosamente, Comissão Organizadora do 3º Nas Nuvens... Congresso Virtual de Música From lacerda.lacerda em yahoo.com.br Sat Dec 2 19:48:05 2017 From: lacerda.lacerda em yahoo.com.br (Fernando Lacerda) Date: Sat, 2 Dec 2017 21:48:05 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?XXVIII_Congresso_da_ANPPOM_-_Chamada_par?= =?utf-8?q?a_Simp=C3=B3sios_Tem=C3=A1ticos?= References: <1871889319.418430.1512251285525.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1871889319.418430.1512251285525@mail.yahoo.com> Car em s, Escrevo para relembrá-los que está aberta a chamada para simpósios temáticos para nossos congresso de 2018, disponível em: http://anppom.com.br/congresso_2018/XXVIII%20Congr%20da%20ANPPOM%20-%20chamada%20para%20simpo%CC%81sios.pdf . O prazo limite para o encaminhamento de propostas é 15 de dezembro de 2017. Cordialmente, Fernando Lacerda From camiladuze em gmail.com Wed Dec 6 17:55:35 2017 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Wed, 6 Dec 2017 17:55:35 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] International Conference on New Interfaces for Musical Expression Message-ID: http://nime2018.icat.vt.edu/home/ "The International Conference on New Interfaces for Musical Expression gathers researchers and musicians from all over the world to share their knowledge and late-breaking work on new musical interface design. The conference started out as a workshop at the Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI) in 2001. Since then, an annual series of international conferences have been held around the world, hosted by research groups dedicated to interface design, human-computer interaction, and computer music. The theme of the 2018 international conference is ?Mirrored Resonances.? In part, it reflects a shared conference format shared between two institutions seeking to bridge a physical divide through technology. More importantly, it is designed to encourage expressions of human-computer interaction that exceed simply sharing audio-visual content. Similarly, the theme hints at the tighter integration among arts and sciences, music and engineering. We see the theme serving as the foundation for an integrative approach that will engage artists and engineers alike." From cpalombini em gmail.com Thu Dec 7 07:57:54 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 7 Dec 2017 07:57:54 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] ARSC Preservation Grants 2018 -- Deadline Reminder Message-ID: The Outreach Committee of the Association for Recorded Sound Collections (ARSC) posts the following message. --- ARSC PRESERVATION GRANTS PROGRAM --- Deadline for receipt of applications: December 15, 2017 The ARSC Program for the Preservation of Classical Music Historical Recordings was founded by Al Schlachtmeyer and the ARSC Board of Directors to encourage and support the preservation of historically significant sound recordings of Western Art Music by individuals and organizations. (This program is separate from the ARSC Research Grants Program, which supports scholarship and publication in the fields of sound recording research and audio preservation.) The ARSC Program for the Preservation of Classical Music Historical Recordings will consider funding: -- Projects involving preservation, in any valid and reasonable fashion, such as providing a collection with proper climate control, moving a collection to facilities with proper storage conditions, re-sleeving a collection of discs, setting up a volunteer project to organize and inventory a stored collection, rescuing recordings from danger, copying recordings from endangered or unstable media, etc. -- Projects promoting public access to recordings. -- Projects involving commercial as well as private, instantaneous recordings. -- Projects involving collections anywhere in the world. (Non-U.S. applicants are encouraged to apply.) The program is administered by an ARSC Grants Committee including the chair, a member of the ARSC Technical Committee, and an expert on classical music. Grant amounts generally range from $2,000 to $10,000. Grant projects should be completed within 24 months. Written notification of decisions on projects will be made approximately three months after the submission deadline. Applications may be sent as an e-mail attachment to arscgrants em aol.com Applications should be Word documents in Normal formatting, 12-point font, with accompanying letters and other materials scanned into PDF files. For further details, guidelines, and application instructions, visit: http://www.arsc-audio.org/committees/preservationgrants.html Grant applications must be received by December 15, 2017. Questions about the Preservation Grants Program should be directed to Grants Committee Chair Suzanne Flandreau at arscgrants em aol.com The Association for Recorded Sound Collections is a nonprofit organization dedicated to the preservation and study of sound recordings -- in all genres of music and speech, in all formats, and from all periods. ARSC is unique in bringing together private individuals and institutional professionals -- everyone with a serious interest in recorded sound. From mulhoa1 em gmail.com Fri Dec 8 11:32:12 2017 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Fri, 8 Dec 2017 11:32:12 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: New book: Inside the jazzomat In-Reply-To: References: Message-ID: "Inside the Jazzomat. New perspectives for jazz research" is online now (open access): http://schott-campus.com/jazzomat/ A printed version of the book is also available. More information about the Jazzomat Research Project, including free software tools and a database of jazz transcriptions, can be found under http://jazzomat.hfm-weimar.de/ Martin Pfleiderer From eduvisconti em yahoo.com.br Sat Dec 9 10:47:10 2017 From: eduvisconti em yahoo.com.br (edu visconti) Date: Sat, 9 Dec 2017 12:47:10 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o_de_concurso_para_pr?= =?utf-8?q?ofessor_substituto_na_UFPE?= References: <1059707724.1041246.1512823630962.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1059707724.1041246.1512823630962@mail.yahoo.com> Olá a todxs,   Por favor, ajudem a divulgar:Seleçãosimplificada para 2 vagas de professor substituto no Departamento de Música da UniversidadeFederal de Pernambuco (UFPE). Áreas:Instrumento de teclas/Piano e Musicologia/Etnomusicologia/Percussão Popular.     https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/Bp8EpzAbkJj3/content/ufpe-abre-inscricao-para-selecao-simplificada-de-69-professores-substitutos/40615 Att,Eduardo Visconti From marcosholler em yahoo.com.br Sun Dec 10 11:23:47 2017 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Sun, 10 Dec 2017 13:23:47 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Propostas_de_simp=C3=B3sios_tem=C3=A1tic?= =?utf-8?q?os_para_o_XXVIII_Congresso_da_ANPPOM?= References: <2084265850.1834242.1512912227931.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <2084265850.1834242.1512912227931@mail.yahoo.com> Car em s membros da lista, Lembro a tod em s que o prazo para submissão de propostas de simpósios temáticos a serem realizados no próximo Congresso da ANPPOM é o dia 15 de dezembro. A chamada está disponível  no seguinte link: , caso precisem de mais informações, por favor escrevam para . Att., Marcos Holler. From lacerda.lacerda em yahoo.com.br Mon Dec 11 18:39:05 2017 From: lacerda.lacerda em yahoo.com.br (Fernando Lacerda) Date: Mon, 11 Dec 2017 20:39:05 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?SW5kaWNhw6fDo28gZGUgbm9tZXMgLSBPZsOtY2lv?= =?utf-8?q?_Circular_n=2E_06/2017-_DAV/CAPES?= References: <1278136155.3113861.1513024745754.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1278136155.3113861.1513024745754@mail.yahoo.com> Prezadxs, Segue e-mail da presidente: "A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pelo Ofício Circular n. 06/2017- DAV/CAPE requereu a indicação de 5 (cinco) nomes para a constituição dos novos coordenadores de área de avaliação, a ser realizada pelos Programas de Pós-Graduação (PPG), Associações e Sociedades Científicas e de Pós-graduação, sendo que os PPGs não poderão indicar mais de um docente-pesquisador vinculado ao próprio programa. A indicação deverá ser feita unicamente de forma eletrônica até o dia 22 de dezembro, às 18 horas, por meio da Plataforma Sucupira http://sucupira.capes.gov.br, seguindo as orientações constantes no anexo do ofício encaminhado. Os Membros Diretores da ANPPOM indicaram os seguintes nomes: Prof. Dr. Lucas Robatto e Prof. Dr. Sonia Ray, ambos coordenadores ou representantes de área. Pedimos aos Sr. Associados que indiquem mais 3 nomes para a constituição da lista contendo as 5 (cinco) indicações, até o dia 19 de dezembro de 2017. Serão indicados os três nomes mais votados. Caso não haja indicação a ANPPOM encaminhará apenas os nomes acima indicados. Prof. Dr. Sonia R. Albano de Lima Presidente da ANPPOM ? 2017-2019" As indicações deverão ser feitas por meio do link http://anppom.com.br/cadastros/indicacao-capes ou navegando pelo site, em Cadastros > Indicação - Ofício Circular n. 06/2017- DAV/CAPES. Cordialmente, Fernando Lacerda Simões Duarte From cpalombini em gmail.com Tue Dec 12 09:34:03 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 12 Dec 2017 09:34:03 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CFP=3A_Industries_culturelles_dans_les_S?= =?utf-8?b?dWRzIMOgIGwnaGV1cmUgZOKAmWludGVybmV0OiBkaXZlcnNpdMOpIGRl?= =?utf-8?q?s_acteurs_et_des_reconfigurations_locales?= Message-ID: Les industries culturelles ont été marquées par de profondes mutations liées aux développement d?internet et plus largement à celui des technologies de l?information et de la communication (TIC) (Anderson, 2004 ; Benghozi, 2006 ; Bouquillion *et al.*, 2013). Les évolutions dans les modes de création, production et diffusion de contenus culturels locaux et internationaux au c?ur de ces industries (film, musique, arts visuels, arts de la scène, littérature) sont en partie repensées à travers les nouvelles possibilités offertes par les TIC : des outils de production numérique (audiovisuel, graphique, imprimantes 3D, services, ?)*, *aux réseaux sociaux (Facebook, Instagram, Youtube Channel) en passant par les plateformes de streaming et téléchargement (Deezer, Netflix), mais aussi par les blogs personnels, applications pour smartphone, etc. Ces technologies se diffusent rapidement à l'échelle mondiale et avec elles l?idée que les TIC seraient le vecteur d?une mondialisation linéaire et inéluctable, entachée par un processus d?homogénéisation culturelle au profit des pays anglo-saxons. Cette approche est critiquée et nuancée dès les années 1980 à travers des travaux qui insistent sur la diversité des structures industrielles nationales et des choix faits en terme de politiques publiques (Mattelart et Schmucler 1983 ; Delapierre et Zimmermann, 1986). Par ailleurs, comme l'on déjà montré des études sur les configurations industrielles liées aux technologies antérieures ? le disque en Jamaïque (Power et Hallencreutz, 2002), la musique enregistrée en Inde (Manuel, 1991 ; Parthasarathi, 2013), la radiodiffusion au Brésil, (Rivron, 2010) ? les modalités d?appropriation (De Certeau, 1980 ; Appadurai, 1996) des technologies liées au développement d?internet varient elles aussi considérablement d?un pays à l?autre. Cependant, l'étude de la diversité des politiques de transition numérique et des configurations socio-techniques (Flichy, 2001) qui ont contribué aux mutations récentes des industries culturelles dans les Suds, reste relativement marginale et mérite d'être mieux mise en lumière. Dans la continuité de ces réflexions, il apparaît que les nouvelles technologies dessinent dans les Suds des industries culturelles et créatives qui s?ancrent dans des agencements d?acteurs, de services et d?usages qui diffèrent sensiblement de ce que les discours des institutions centrales du marché ou des médias internationaux sur l?innovation peuvent laisser voir (Harker, 1997). Ainsi d?un côté, nous assistons à une consolidation dans l?espace international des représentations des marchés culturels dans les Suds comme étant toujours entachés d?inefficience due au piratage (Liang, 2009 ; Mattelart, 2011), à la faible application des droits économiques et sociaux des artistes, à la domination de l?économie informelle et aux systèmes de clientélisme ou de corruption (Lobato, 2012 ; Forest, 2012). De l?autre, ces espaces se constituent en marchés et en territoires de plus en plus attractifs pour l?organisation de filières d?industries créatives, en raison de mouvements de libéralisation économique successifs, de la croissance du marché de consommation, du réseau de distribution de biens culturels que constitue l?internet, du nombre croissant de créateurs de contenus culturels en ligne ou encore du coût et de la flexibilité du travail. Dans ce contexte, des dynamiques nouvelles sont particulièrement intéressantes à explorer, parmi lesquelles : - l?essor de la production audiovisuelle au Sud : Bollywood et Nollywood, de même que la production musicale ou télévisuelle du Brésil ou de l?Afrique du Sud, partent de la consommation locale et déploient des hégémonies culturelles Sud-Sud ; - le réinvestissement récent des marchés africains ou asiatiques par les opérateurs historiques dominants (Sony Music Entertainment, la Fnac, Newscorp/Murdoch, Bertlesman) ; - la compétition entre les plateformes internationales pour s?associer à des acteurs locaux (en Inde, alliances d?Amazon studio avec Yash Raj Films et de Netflix avec Red Chillies appartenant à la star Bollywood Shah Rukh Khan) ; - l'utilisation des dernières technologies de communication (Facebook, Instagram, Youtube Channel) dans la réinvention de formes visuelles ou musicales traditionnelles ou appartenant à la culture populaire, la circulation et l?acquisition de savoir-faire et la possibilité de faire émerger des discours, des pratiques culturelles et des circuits alternatifs (Rivron, 2014). Ce numéro propose de rassembler des contributions permettant de mieux comprendre l'articulation entre évolutions de l'environnement numérique et reconfigurations locales des industries culturelles dans les Suds. Bien que le terme soit contestable, les Suds, constituent une catégorie d?analyse encore féconde aujourd?hui pour penser un certain nombre d?asymétries et d?inégalités à l?échelle du monde, leur construction à l?échelle du temps long, mais aussi leur traduction à des échelles d?analyse plus fine (Bautès et Chiros, 2012). Une attention particulière sera accordée aux formes de structuration émergentes et novatrices qui, même si elles peuvent être marginales, permettraient de montrer que les Suds sont aussi des territoires pour repenser les liens entre le numérique et les industries culturelles, à la fois dans leur autonomie, mais aussi par reflet, pour mieux envisager les mutations à l'?uvre dans les industries au Nord. S?il n?y a pas une mais de nombreuses définitions des industries dites culturelles, nous nous inscrivons dans une approche qui inclue les secteurs les plus communément reconnus ou appartenant aux "core cultural industries" (Throsby, 2001 ; Unesco 2013) : le cinéma, la musique, la radio, la télévision, les arts de la scène, les arts visuels, l?artisanat d'art, l?édition et la presse. Trois axes de réflexion seront privilégiés dans ce numéro et peuvent éventuellement être combinés : 1. Transitions numériques et politiques de régulation - Quels sont les programmes de transition numérique mis en ?uvre aux échelles nationales ou régionales (Mercosur en Amérique du Sud, BIMSTEC en Asie Pacifique, CEMAC en Afrique Centrale, mais aussi le groupe des puissances émergentes que constitue le BRICS) et leur impact sur les industries culturelles ? Y a-t-il circulation de modèles de politiques culturelles numérique entre les Suds ? - Comment sont gérés les processus de "mise aux normes" internationales (copyrights, royalties) des industries culturelles aux Suds et quels sont les conséquences de ces régulations ? Sont-elles perçues comme des leviers de développement économique ou comme une menace envers la création et circulation de certaines expressions artistiques ? - Quels embrayages technologiques endogènes (Latouche, 1989) peut-on observer et qui permettent l'émergence de nouvelles formes artistiques, pouvant toucher des publics à l?échelle locale ou internationale. 2. Espaces de création et réintermédiation du travail artistique - Comment les mutations liées à l'arrivée d'internet affectent-elles les trajectoires d?artistes et d?intermédiaires ? Comment les réseaux de coopérations anciens participant à la réalisation d'?uvres (visuelles, musicales, audiovisuelles etc.) sont-ils repensés avec l'évolution des TIC ? En d'autres termes, y a-t-il une nouvelle géographie de la production ? Ces configurations permettent-elles une certaine émancipation ou au contraire renforcent-elles la précarisation des travailleurs culturels ? - Les espaces numériques représentent-ils des arènes de légitimation artistique, des espaces où se créent les carrières ? Les artistes sont-ils confrontés à de nouveaux gatekeepers et/ou à de nouveaux droits d?entrée dans la profession ? Quel rôle attribuer plus particulièrement aux plateformes professionnelles et aux médias sociaux dans la chaîne de valeur, les formes de reconnaissance et les circuits de distributions de biens et de messages ? - Quels enjeux soulèvent le déploiement des plateformes locales ou internationales de distribution de films, de musique, ou d?autres biens artistiques, pour les filières des contenus et les acteurs historiques des industries culturelles ? Y a-t-il des évolutions singulières des logiques de financement dans les Suds (logiques de verticalisation, concentration à l?extrême, crowdfunding) ? - Dans quelle mesure les smartphones transforment-ils la façon dont les contenus culturels circulent et se valorisent économiquement ? Quels rôles jouent les opérateurs téléphoniques dans l?offre de contenus et les modes de rémunération de la chaîne de production ? 3. Économies culturelles numériques et transformations des territoires des industries culturelles - Quelles articulations entre économie numérique et informelle observe-t-on ? - Quelles sont les stratégies de territorialisation des acteurs mondiaux (Amazon, iTunes, Deezer etc.) en lien avec de nouveaux publics et nouveaux marchés dans les Suds ? - Quelles sont les nouvelles formes d?asymétries sociales et territoriales (chaînes de valeur, marges des marchés et exclus des politiques de transition numérique) ? Les supports numériques permettent-ils vraiment l'intégration et la visibilité de territoires géographiquement en marge dans les dynamiques culturelles ?mainstream?. - Doit-on considérer ces configurations comme favorables à des formes nouvelles d?autonomie ou de dépendance des périphéries subalternes ? Y a-t-il délocalisation du processus de validation/valorisation par des agences du Nord ou réelle indépendance des industries ? Comment peut-on repenser le modèle classique des oligopoles à frange à l?heure du ?cyber-espace? et de la mondialisation (Bénistant, 2017) ? Ce numéro est ouvert aux contributions originales permettant de mieux répertorier et appréhender la diversité de ces phénomènes à partir de terrains récents et d?analyses qui accordent une attention particulière aux dimensions spatiales et socio-anthropologiques (parcours de vie d'artistes, d'intermédiaires et de startups qui permettent de cartographier les expériences). Une partie comprenant un état de l'art sur l'approche des industries culturelles dans le(s) pays étudié(s) et des principaux enjeux liés à l'arrivée de l'internet sera particulièrement appréciée. Bibliographie - ANDERSON, Chris, ?The Long Tail?. *Wired*, 2004. - APPADURAI, Arjun, *Modernity at large.* *The cultural dimensions of globalization*. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996. - ATERIANUS-OWANGA, Alice et MOULARD Sophie, ?Cherchez le politique? Polyphonies, agencéité et stratégies du rap en Afrique?. *Politique africaine*, vol. 141, no. 1, 2016, pp. 5-25. - BAUTES Nicolas et DIT CHIROT Clement Marie, ?Pour une géographie de l?action sociale?. *Carnets de géographes*, nº 4, septembre 2012 - BECKER, Howard, *Art worlds*. Univ of California Press, 1982. - BENGHOZI, Pierre-Jean, "Mutations et articulations contemporaines des industries culturelles". In GREFFE, Xavier (ed) *Création et diversité au miroir des industries culturelles*, Paris, La Documentation française, 2006, pp. 129-152. - BENISTANT, Alix. "Industrie musicale et (en) jeux d?échelles: les passages du local au global dans la «latin music» produite à Miami." *Revista Pós Ciê**ncias Sociais* 14.28 (2017), pp. 151-166. - BOUQUILLION Philippe, MIEGE Bernard, MOEGLIN Pierre, *L?industrialisation des biens symboliques. Les industries créatives en regard des industries culturelles. *Grenoble, Presses Universitaires de Grenoble, 2013. - DE CERTEAU Michel, *L**?Invention du quotidien*. Paris, 10/18, 1980. - DE MARCHI, Leonardo, ?Structural Transformations of the Music Industry in Brazil?. In *Made In Brazil: Studies In Popular Music*, 20. - DELAPIERRE Michel, ZIMMERMANN Jean-Benoît, *L'informatique du Nord au Sud : un complexe industriel transnationalisé*. Paris, La Documentation française, 1986. - FLICHY Patrice, *L?imaginaire d?**Internet*. Paris, La Découverte, 2001. - FOREST, Claude, ?Le cinéma en Afrique : l?impossible industrie?. In *Mise au point* [En ligne], 4 | 2012. - GERSCHENKRON, Alexander, *Economic backwardness in historical perspective. The sociology of economic life*. Westview Press Boulde, 1992. - HARKER, Dave, ?The Wonderful World of IFPI: Music Industry Rhetoric, the Critics and the Classical Marxist Critique?. *Popular Music*, Vol. 16, No. 1. (Jan., 1997),pp. 45-79. - LATOUCHE Serge, *L'Occidentalisation du monde* *: essai sur la signification, la portée et les limites de l?uniformisation planétaire*, Agalma/la Découverte, Paris 1989. - LAURENT, Jeanpierre, ROUEFF, Olivier (dir.), *La culture et ses intermédiaires. Dans les arts, le numérique et les industries créatives*. Paris, Archives contemporaines, 2014, 267 p. - LIANG, Lawrence, ?Piracy, Creativity and Infrastructure: Rethinking Access to Culture?. Paper July 20, 2009. Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=1436229 - LOBATO, Ramon, *Shadow economies of cinema: Mapping informal film distribution*. Palgrave Macmillan, 2012. - MANUEL, Peter, ?The Cassette Industry and Popular Music in North India?. *Popular Music*, Vol. 10,No. 2. (May, 1991), pp. 189-204. - MATTELART, Armand et Hector Schmucler, *L'Ordinateur et le tiers monde : l'Amérique latine à l'heure des choix télématiques.* Édition. Paris : F. Maspero , 1983 - MATTELART, Armand, *Diversité culturelle et mondialisation*. Edition La Découverte, Paris, 2009. - MATTELART, Tristan (dir.), *Piratages audiovisuels. Les voies souterraines de la mondialisation culturelle*. Ina-De Boeck, Paris-Bruxelles, 2011. - MATTELART, Tristan, PARIZOT Cédric, PEGHINI Julie et al., ?Le numérique vu depuis les marges??. *Journal des anthropologues*, 2015/3 (n° 142-143), pp. 9-27. - MBAYE, Jenny F., ?Musical borderlands: A cultural perspective of regional integration?. In *Africa*. City, Culture and Society, 6(2), 2015, pp. 19-26. - MERCIER, Jeanne. ?Vers un déplacement des réseaux de photographes en Afrique?. In *Africultures*, vol. 88, no. 2, 2012, pp. 106-115. - OLIVIER, Emmanuelle, « Musiques et globalisation : « techno-logiques » de la création musicale ». In *Le Temps des mé**dias* 2014/1 (n° 22), pp. 134-148. - PARTHASARATHI, Vibodh, ?The Evolution of an Early Media Enterprise: The Gramophone Company in India, 1898-1912?. In R.Sundaram (Ed.) *Media Studies from India*, OUP, New Delhi, 2013 - POWER, Dominic et HALLENCREUTZ, Daniel, ?Profiting from creativity? The music industry in Stockholm, Sweden and Kingston, Jamaica?. *Environment and Planning* A, 2002, vol. 34, no 10, p. 1833-1854. - RIVRON, Vassili, ?Social Media and Linguistic Affirmation in Central Africa. Between Cultural Objectification and Cultural Mutation?. In *Linguistic and Cultural Diversity in Cyberspace*, IFAP/UNESCO, Yakutsk, 2015. - RIVRON, Vassili, ?Le goût de ces choses bien à nous: La valorisation de la samba comme emblème national (Brésil, années 1920-1940)?. In *Actes de la recherche en sciences sociales*, 2010, no 181-182. - THROSBY, David, *Economics and Culture*. Cambridge, Cambridge University Press, 2001. - UNESCO, *Creative Economy Report*. United Nations, 2013. Conditions de soumission 1er Mars 2018 : envoi de résumés (500 mots) en français ou en anglais comprenant un titre et 5 mots-clés *1e Mai 2018* : date butoir pour la soumission des textes complets en français ou en anglais. Les textes doivent être au format .doc et à 50 000 signes maximum (comprenant la bibliographie, les résumés, mot clés et présentation du/des auteurs). Plus d?information sur les formats et les recommandations aux auteurs : https://com.revues.org/7501 Procédure d?évaluation des articles soumis : https://com.revues.org/7499 Novembre/Décembre 2018 : date prévisionnelle de la parution du dossier dans les *Cahiers d?Outre-Mer.* Les résumés et articles complets seront conjointement envoyés à vassili.rivron em unicaen.fr et christine.ithurbide em gmail.com Coordination du numéro - Christine ITHURBIDE, postdoctorante au Labex Industries Culturelles et Création Artistique (ICCA), Université Paris 13 et affiliée au Centre de Sciences Humaines (CSH), New Delhi et au Centre d?Etude de l?Inde et de l?Asie du Sud (CEIAS), Paris. - Vassili RIVRON, ?maître de conférences en Sociologie et épistémologie des TIC au Centre de Recherches Risques et Vulnérabilités (CERReV) / ?Université de Caen Normandie, (UNICAEN). http://calenda.org/424308 From camiladuze em gmail.com Thu Dec 14 14:57:00 2017 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Thu, 14 Dec 2017 14:57:00 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Call_for_Papers=3A_Music_as_a_social_phe?= =?utf-8?q?nomenon_=E2=80=93_theoretical_concepts_and_empirical_inq?= =?utf-8?q?uiries?= Message-ID: https://maes-online.com/resources/html/newsDetails?id=756 Call for Papers: Music as a social phenomenon ? theoretical concepts and empirical inquiries ------------------------------ While music has never been a major focus of social sciences, the reflection on its significance in social life has always been present. Music was analyzed, among others, in the context of the social construction of genius (E.Elias, T.DeNora), social movements (R.Eyerman), socio-cultural changes (T.W.Adorno), power and political influence (J.Attali, G.Born) or social stratification (P.Bourdieu, R.A. Petterson, M.Savage). Regardless chosen subjects and perspectives, the researchers are consent that music plays an important role in social relations. As Tia DeNora points out: ?(?) music serves as a medium in, through and against which feeling, perception, attention, consciousness, action and embodied processes are produced. At times, actors may engage in this appropriation process with deliberation, knowing how certain music works on them from past experience. But at other times, music may take actors unaware.? (DeNora 2009: 161-162). Within the special issue on music, we want to present the results of the latest research on social dimensions of music, but also focus on the theoretical and methodological challenges facing socially oriented music investigations. We suggest that the detailed analyzes should concern, among others, topics such as: - Classical vs contemporary theoretical approaches to music research ? raptures or continuation? - Social functions of music; - Music and social, cultural and political changes; - Internet and new technologies in process of transformation of musical worlds (new patterns of participation in music culture; new models of music production and distributions); - Music education (comparative and case studies); - Musical professions ? biographical narratives, career strategies, social and economic status, musical job market; - Music ? identity ? everyday life ? lifestyle orientations. *Deadlines* - *21 December 2017* ? submission of extended abstracts (max 1000 words, in English or in Polish) to Katarzyna Wyrzykowska katarzyna em wyrzykowska.net (the personal information and institutional affiliation should be provided along with the proposal); - 31 December 2017 ? notification of proposal acceptance; - 31 March 2018 ? submission of full papers (in English or in Polish). *Editors*: Katarzyna M. Wyrzykowska, Agata Rozalska, Krzysztof Stachura. - - - - - Miscellanea Anthropologica et Sociologica publishes the high quality original texts of research in sociology and anthropology, as well as review articles, reviews and polemics. Each issue focuses on a selected topic (see the "Call of Papers"), but we also invite you to send texts to the "Varia". https://maes-online.com/resources/html/cms/MYMANUSCRIPTS From mulhoa em unirio.br Fri Dec 15 10:03:33 2017 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Fri, 15 Dec 2017 10:03:33 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Edital de bolsas no exterior CAPES Message-ID: Os editais para os programas de Professor Visitante (PVE) , Pós-doutorado , Doutorado-sanduíche (PDSE) e Doutorado-pleno , todos no exterior, foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11 dez. link: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8676 -programas-internacionais-da-capes-ofertam-mais-de-400-bolsas Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO Secretária, ANPPOM +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From camiladuze em gmail.com Fri Dec 15 19:20:36 2017 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Fri, 15 Dec 2017 19:20:36 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Revista PERMUSI Special Issue on Music and Gender Message-ID: 1. CALL: Call for papers: Revista PERMUSI Special Issue: Music and Gender De: antenorferreira em yahoo.com.br -------------------------------------------------------------------- Guest editors: Antenor Ferreira Corrêa (Universidade de Brasília, Brazil) and Sam de Boise (Örebro University, Sweden) When people hear the word ?gender?, they may think that whatever follows must be about things that affect women, or about differences between males and females. Yet girls and boys act very differently to adult men and women, depending on the cultural context. There are people who do not identify with either binary male or female categories, people who identify with a different category than the one they were assigned at birth, people who identify as intersex, or third or fourth genders, amongst numerous others gender configurations. Thinking only in terms of numbers of ?males? and ?females?, misses a lot of people who experience their gender and gender discrimination in different ways. At the same time, as ethnomusicologists and musicologists have demonstrated that it is possible to ?read? gender in music in different ways. Through adopting queer, feminist and gender-critical perspectives, these have shown that music can be a force for understanding gender differently and for challenging gender inequalities within societies at large. With this in mind, PERMUSI would like to invite contributions from authors who are writing or researching gender in relation to music. We warmly invite contributions on the theme of gender in music which explore, but are not limited to: Gender inequalities in different music contexts Reading gender in music Gender and music performance Gender and music composition Masculinities/femininities in music Postcolonial and/or non-Western approaches to gender in music Queer approaches to gender in music Complete article proposals for this special Issue should be written only in English and submitted through PERMUSI?s online submission system at www.musica.ufmg.br/permusi by January 31st. From ms.eliana em usp.br Sat Dec 16 11:52:52 2017 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Sat, 16 Dec 2017 11:52:52 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Revista PERMUSI Special Issue on Music and Gender In-Reply-To: References: Message-ID: Que maravilha de chamada! Obrigada Camila por compartilhar! Parabéns à Revista PERMUSI pela iniciativa da edição especial, para iniciar 2018 com ânimo renovado! Abraços Eliana Monteiro da Silva (ECA-USP-SONORA) On Fri, Dec 15, 2017 at 7:20 PM, Camila Durães Zerbinatti < camiladuze em gmail.com> wrote: > 1. CALL: Call for papers: Revista PERMUSI Special Issue: Music and > Gender > De: antenorferreira em yahoo.com.br > > > -------------------------------------------------------------------- > > Guest editors: Antenor Ferreira Corrêa (Universidade de Brasília, > Brazil) and Sam de Boise (Örebro University, Sweden) > > When people hear the word ?gender?, they may think that whatever follows > must be about things that affect women, or about differences between > males > and females. Yet girls and boys act very differently to adult men and > women, depending on the cultural context. There are people who do not > identify with either binary male or female categories, people who > identify > with a different category than the one they were assigned at birth, > people > who identify as intersex, or third or fourth genders, amongst numerous > others gender configurations. > > Thinking only in terms of numbers of ?males? and ?females?, misses a lot > of people who experience their gender and gender discrimination in > different ways. At the same time, as ethnomusicologists and > musicologists > have demonstrated that it is possible to ?read? gender in music in > different ways. Through adopting queer, feminist and gender-critical > perspectives, these have shown that music can be a force for > understanding > gender differently and for challenging gender inequalities within > societies > at large. > > With this in mind, PERMUSI would like to invite contributions from > authors who are writing or researching gender in relation to music. We > warmly invite contributions on the theme of gender in music which > explore, > but are not limited to: > > Gender inequalities in different music contexts > > Reading gender in music > > Gender and music performance > > Gender and music composition > > Masculinities/femininities in music > > Postcolonial and/or non-Western approaches to gender in music > > Queer approaches to gender in music > > > Complete article proposals for this special Issue should be written only > in English and submitted through PERMUSI?s online submission system at > www.musica.ufmg.br/permusi by January 31st. > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Sun Dec 17 09:34:14 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sun, 17 Dec 2017 09:34:14 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CFP=3A_GT_Som_e_M=C3=BAsica_COMP=C3=93S?= Message-ID: Gostaríamos de convidá-los a submeterem trabalhos para o GT Estudos de Som e Música da COMPÓS. A edição de 2018 será realizada de 05 a 08 de junho de 2018, em Belo Horizonte, na PUC-MG. Ementa do GT Estudos de Som e Música: Reúne trabalhos de cunho teórico-metodológico e/ou empírico que analisam aspectos estéticos, tecnológicos, econômicos, políticos, subjetivos e de sociabilidade associados ao universo de produção, circulação e consumo sonoro e musical nos ambientes midiáticos. As questões privilegiadas gravitam em torno dos seguintes eixos: a) disputas de valor e rotulações em torno de gêneros, cenas e circuitos musicais; b) cultura de fãs e fandoms musicais; c) a mediação dos formatos, suportes, meios e plataformas musicais; d) o papel do som na cultura audiovisual; e) som, música e política: articulações e tensões na construção de identidades e territorialidades; f) estética e linguagem da canção; g) som, música, corpo, afeto e audibilidades; h) paisagens sonoras, mídias e espaços urbanos; i) estudos de rádio, televisão, cinema, videogames, plataformas digitais, das redes sociais (e, de modo geral, de instituições da indústria fonográfica) que lidam com o universo da música e da sonoridade; j) economia da música no contexto das Indústrias Criativas e da cultura digital. Prazo para submissão de artigos ao evento: de 15 de janeiro a 19 de fevereiro de 2018. Divulgação do resultado do processo de seleção: dia 02 de abril de 2018. Para mais informações sobre taxas, critérios de financiamento, procedimentos de submissão e formatação dos trabalhos conferir o site da Compós http://www.compos.org.br From cpalombini em gmail.com Mon Dec 18 00:19:56 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 18 Dec 2017 00:19:56 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?M=C3=B3nica_Vermes_na_FBN?= Message-ID: ?A Fundação Biblioteca? Nacional publicou, há quase dois meses, uma matéria sobre a pesquisa de Mónica Vermes. Mónica Vermes e a rica cena musical na Belle Époque carioca (1890-1920) ?A? s informações que nos permitem conhecer a história musical, seja de um país, de uma cidade ou de uma comunidade, encontram-se muitas vezes em fontes menos óbvias. Além das partituras musicais, das gravações (em disco, fita, CD ou digitais) e dos programas de shows e concertos, fontes como notícias de jornal, documentos oficiais, crônicas e documentos pessoais podem revelar novas perspectivas sobre determinadas peças musicais, ou mesmo sobre a vida musical de uma sociedade. https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2017/10/monica-vermes-rica-cena-musical-belle-epoque-carioca From cpalombini em gmail.com Mon Dec 18 18:07:33 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 18 Dec 2017 18:07:33 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Novo_corte_do_or=C3=A7amento_para_ci?= =?utf-8?q?=C3=AAncia_em_2018_pode_ruir_o_setor?= Message-ID: SALVADOR NOGUEIRA COLUNISTA DA FOLHA 16/12/2017 17h00 O ano de 2017 levou os cientistas brasileiros a descobrirem que não estão imunes ao tumulto político/policial que envolve o país. O orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sofreu um corte visceral , levando diversas instituições de pesquisa consagradas a se perguntarem como terminariam o ano com a conta de luz paga, que dirá financiar investigações de ponta importantes para o desenvolvimento nacional. Até ameaçado de perder sua capacidade de fazer previsão do tempo o Brasil ficou. A gestão Michel Temer (PMDB) assumiu o país com a promessa de ajustar o gasto público e colocar sob controle o déficit crescente no Orçamento federal. A promessa de cortar despesas, a despeito da aprovação da PEC do Teto , que congelava os gastos do governo por duas décadas, não foi cumprida ?exceto no Ministério da Ciência. Com isso, a trajetória de queda das verbas federais para pesquisa, que já vinha se acentuando desde 2015, atingiu níveis alarmantes. A Lei Orçamentária Anual de 2017 previa recursos da ordem de R$ 5 bilhões, o que já era uma queda brusca em relação a apenas dois anos atrás, quando respondiam por R$ 8,4 bilhões. Para tornar o ruim pior, o governo contingenciou, em março, cerca de 44% do orçamento ligado à ciência , fazendo os R$ 5 bilhões virarem R$ 2,8 bilhões. A medida virou notícia no mundo inteiro . Artigo publicado na revista científica britânica "Nature" indicava que a medida colocava em risco o futuro do país na área, ameaçando inclusive investimentos de monta feitos pelo governo anteriormente, como é o caso do síncrotron Sirius, em construção em Campinas, no interior paulista. Os cientistas brasileiros, liderados pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), tiveram de reagir, promovendo em todo país as Marchas pela Ciência ?embalados por um movimento nascido nos EUA após a eleição de Donald Trump? e marcando presença no Congresso Nacional para apresentar o drama aos parlamentares. Todas as reclamações, até agora, caíram em ouvidos surdos. A proposta de orçamento feita pelo Ministério do Planejamento em 2018 propõe um novo corte de 40% o já esquálido orçamento de 2017 e, se aprovada como está, pode significar a ruína para um setor que já começa a enfrentar fuga de cérebros para o exterior e o esvaziamento das carreiras científicas. http://www1.folha.uol.com.br/cenarios/2017/12/1943267-novo-corte-do-orcamento-para-ciencia-em-2018-pode-ruir-o-setor.shtml From camiladuze em gmail.com Mon Dec 18 19:35:50 2017 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Mon, 18 Dec 2017 19:35:50 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?M=C3=B3nica_Vermes_na_FBN?= In-Reply-To: References: Message-ID: Parabéns professora Mônica Vermes! Reconhecimento merecidíssimo! Abraços, Camila. Em 18 de dezembro de 2017 00:19, Carlos Palombini escreveu: > ?A Fundação Biblioteca? Nacional publicou, há quase dois meses, uma matéria > sobre a pesquisa de Mónica Vermes. > > Mónica Vermes e a rica cena musical na Belle Époque carioca (1890-1920) > ?A? > s informações que nos permitem conhecer a história musical, seja de um > país, de uma cidade ou de uma comunidade, encontram-se muitas vezes em > fontes menos óbvias. Além das partituras musicais, das gravações (em disco, > fita, CD ou digitais) e dos programas de shows e concertos, fontes como > notícias de jornal, documentos oficiais, crônicas e documentos pessoais > podem revelar novas perspectivas sobre determinadas peças musicais, ou > mesmo sobre a vida musical de uma sociedade. > > https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2017/10/monica-vermes-rica-cena- > musical-belle-epoque-carioca > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From guisauer em gmail.com Tue Dec 19 20:12:43 2017 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Tue, 19 Dec 2017 20:12:43 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Lan=C3=A7amento_Revista_Orfeu_V?= =?utf-8?b?LjIsIG4uMSBlIFYyLCBuLjIgKDIwMTcp?= Message-ID: Prezados(as) colegas, A Revista Orfeu, do PPGMUS/UDESC, orgulhosamente lança os dois números do ano de 2017. V.2, n.1 - Dossiê Teoria e Análise Musical V.2, n.2 - Dossiê Música, Crianças e Educação (acesso: http://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/index) Um agradecimento especial aos editores convidados: Viviane Beineke, Acácio Piedade e Norton Dudeque, que tornaram possível essa realização. Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o próximo dossiê, cujo tema é Psicologia da Música, sob a coordenação dos editores convidados Luciana Hamond (UDESC) e Graham Welch (UCL Institute of Education). Lembramos ainda que a Orfeu mantém em regime de fluxo contínuo a chamada para artigos com temática livre. Boas Festas e um excelente 2018! Guilherme Sauerbronn de Barros Teresa Mateiro Editores From marcosholler em yahoo.com.br Wed Dec 20 09:06:30 2017 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Wed, 20 Dec 2017 11:06:30 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Opus v. 23 n. 3 - dezembro/2017 References: <409993911.2119608.1513767990219.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <409993911.2119608.1513767990219@mail.yahoo.com> Caros membros da lista, O volume 23/3 da Opus já está disponível, e pode ser acessado no site http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/. Neste semestre a revista passou a adotar o sistema de pré-publicação (ahead of print), e os artigos estarão online no momento em que forem finalizados, antes do fechamento da revista.Em periodicidade quadrimestral, a Opus publica artigos, resenhas, traduções e entrevistas em português, espanhol e inglês, recebidos em fluxo contínuo, e foi classificada no estrato A1 do Qualis Periódicos, da CAPES (quadriênio 2013-2016). Desejo a tod em s uma boa leitura, e um excelente 2018! Marcos HollerEditor da Opus From alex.za.al em gmail.com Wed Dec 20 17:40:12 2017 From: alex.za.al em gmail.com (Alexandre Zamith) Date: Wed, 20 Dec 2017 17:40:12 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?PUBLICADO_EDITAL_PNPD/CAPES_-_PPGM=C3=9A?= =?utf-8?q?SICA_-_UNICAMP?= Message-ID: Olás, o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp publicou hoje (20/12/2017) Edital para preenchimento de sua cota de bolsa PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado-CAPES). O período de inscrição será de 08/01/2018 a 09/02/2018. Agradeço a divulgação. http://www.iar.unicamp.br/wp-content/uploads/2017/12/ Edital-PNPD_M%C3%BAsica_2018.pdf Abraços Alexandre Zamith From luisotpassos em gmail.com Wed Dec 20 19:35:16 2017 From: luisotpassos em gmail.com (Luis Passos) Date: Wed, 20 Dec 2017 18:35:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Falecimento de Elliott Antokoletz Message-ID: Caros colegas, É com grande pesar que gostaria de compartilhar a triste notícia do falecimento de Elliott Antokoletz. Tive a oportunidade de estudar com ele, durante o doutorado no Texas. Uma mente brilhante, e uma pessoa muito amável, sempre atenciosa com os alunos. Vocês podem ler mais no endereço abaixo https://www.facebook.com/ButlerSOM/?hc_ref=ARRgFQV_ViHXrsdy-zuM8Djy7LBE-Q0tSj3dE4UEe_xBgEK6xzBrON9gvpxUtz80qP4&fref=nf A respeito do trabalho de Antokoletz https://music.utexas.edu/about/people/antokoletz-elliott -- Luís Passos From cpalombini em gmail.com Thu Dec 21 10:37:47 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 21 Dec 2017 10:37:47 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Journal of World Popular Music: publication announcement Message-ID: *PUBLICATION ANNOUNCEMENT* Link to issue 4.2: https://journals.equinoxpub.co m/index.php/JWPM/issue/view/2511 We are pleased to announce the publication of our latest issue 4.2 of the *Journal of World Popular Music*, an academic peer-reviewed journal that welcomes interdisciplinary perspectives and is dedicated to the dissemination of research on popular musics in different international and sociocultural contexts. Over the last four years in its existence, *JWPM* has sought to bring together the critical voices of people from around the world, placing specific emphasis on contemporary, interdisciplinary and international perspectives on international popular musics. The success and popularity of JWPM within and beyond the academic community is evident in our growing subscription rates and its inclusion in RILM Abstracts of Music Literature, Emerging Sources Citation Index (ESCI)/Thomson Reuters, and SCOPUS, which is clear testament to our commitment to the highest possible publishing standards. Issue 4.2 of *JWPM* brings together contributions by outstanding academics and younger scholars for a sustained exploration of popular musics in two South American countries in a special issue entitled *Music and Subalternity in Argentina and Brazil*. Guest-edited by *Pablo Alabarces* and *Felipe Trotta*, the special issue explores the question of ?the aesthetics of the periphery? and, in that regard, provides discussions as to how popular music in countries such as Brazil and Argentina mediates issues of social class, ethnicity and gender. In the second part of issue 4.2 of JWPM, we are pleased to present three *Disciplinary Perspectives on Popular Music*, written by prominent academic colleagues from ethnomusicology and popular music studies. Opening this section is *Michael B. Bakan*?s engaging keynote paper, ?The Moral of the Story: Making Ethnomusicology Matter in the Twenty-first Century?, which he presented at the Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology in April 2017 and kindly agreed to publish in our journal. Following is *Bruno Nettl*?s ?Notes on Popular Music in my (Professional) Life?, which sketches the author?s fifty-something years of experience with popular music as a student of music and ethnomusicology in the United States, and as a professional in this field. The final paper by *Motti Regev*, ?Pop-Rock as Musical Cosmopolitanism?, explores the concept of cultural cosmopolitanism as it manifests itself through the ?pop-rock aesthetic?. To end the issue we present a series of reviews on the theme of *Popular Music and National Identity*, written by *Iván Darías Alfonso, Nabeel Zuberi, Ben Green, Dijana Jela?a*, and *Peter Mills*. We hope you enjoy and learn from this marvellous and rich panorama of papers about a wide range of fascinating and important topics on world popular music. Please consider how you might contribute to future issues of *Journal of World Popular Music*, with articles, interviews, reviews, position papers, audiovisual essays, or else. Our next regular issues will come out in summer 2019, with a double special issue on Global Hip Hop planned in 2018, so please submit material in mid-2018 to allow plenty of time for editing and publication. And as always, please do recommend *JWPM* to your peers, students, librarians, friends, and others with an interest in world popular music. Thank you for your continued interest and support! With best regards, Simone, Sarah and Raphaël From alex.za.al em gmail.com Thu Dec 21 10:38:43 2017 From: alex.za.al em gmail.com (Alexandre Zamith) Date: Thu, 21 Dec 2017 10:38:43 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_PUBLICADO_EDITAL_PNPD/CAPES_-_PPG?= =?utf-8?q?M=C3=9ASICA_-_UNICAMP?= In-Reply-To: References: Message-ID: Olás, algumas pessoas me reportaram dificuldade de acesso ao link, portanto envio outro caminho: http://www.iar.unicamp.br/selecao-pnpd-programa-de-pos-graduacao-musica Abraços Alexandre ---------- Forwarded message ---------- From: Alexandre Zamith Date: 2017-12-20 17:40 GMT-02:00 Subject: PUBLICADO EDITAL PNPD/CAPES - PPGMÚSICA - UNICAMP To: anppom-l em iar.unicamp.br Olás, o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp publicou hoje (20/12/2017) Edital para preenchimento de sua cota de bolsa PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado-CAPES). O período de inscrição será de 08/01/2018 a 09/02/2018. Agradeço a divulgação. http://www.iar.unicamp.br/wp-content/uploads/2017/12/Edital- PNPD_M%C3%BAsica_2018.pdf Abraços Alexandre Zamith From mulhoa em unirio.br Thu Dec 21 14:35:56 2017 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Thu, 21 Dec 2017 14:35:56 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?IASPM=40Journal_-_Muito_legal_-_pesquisa?= =?utf-8?b?IGFydMOtc3RpY2EgZW0gYcOnw6NvIQ==?= Message-ID: Vol 7, No 2 (2017)Practice-Led and Practice-Based Popular Music Studies This special issue focuses on popular music focused practice based and led research. It contains a number of submissions in which the research content consists of submitted audio files and the music they contain. In each case the practice content is accompanied by a written submission that contextualizes the research. Paul Wolinski contributes a paper on algorithmic composition; Peter Long's study explores the manipulation of time and space, presented through composition of ambient electronica; Toby Martin?s research is on songwriting, explored through studio composition, drawing upon the cultural diversity of a suburb of Sydney in Australia; Martin Koszolko?s paper explores the use of software to enhance musical collaboration, presenting the results of a collaborative project; Brendan Anthony examines the role of the third-party mix engineer, describing a mix in which he was involved. In addition to these research contributions, the issue features a number of book reviews. http://iaspmjournal.net/index.php/IASPM_Journal/issue/view/63 Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO Secretária, ANPPOM +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From bernardetecastelan em gmail.com Thu Dec 21 20:34:42 2017 From: bernardetecastelan em gmail.com (=?UTF-8?Q?Maria_Bernardete_Castelan_P=C3=B3voas?=) Date: Thu, 21 Dec 2017 20:34:42 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Lan=C3=A7amento_Revista_Orfeu_V?= =?utf-8?b?LjIsIG4uMSBlIFYyLCBuLjIgKDIwMTcp?= In-Reply-To: References: Message-ID: Parabéns aos colegas pelas importantes contribuições. Bom final de ano para todos. Abraços, Bernardete Em 19 de dez de 2017 20:12, "Guilherme Sauerbronn" escreveu: > Prezados(as) colegas, > > A Revista Orfeu, do PPGMUS/UDESC, orgulhosamente lança os dois números do > ano de 2017. > > V.2, n.1 - Dossiê Teoria e Análise Musical > V.2, n.2 - Dossiê Música, Crianças e Educação > > (acesso: http://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/index) > > Um agradecimento especial aos editores convidados: Viviane Beineke, Acácio > Piedade e Norton Dudeque, que tornaram possível essa realização. > > Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o próximo dossiê, cujo tema > é Psicologia da Música, sob a coordenação dos editores convidados Luciana > Hamond (UDESC) e Graham Welch (UCL Institute of Education). > > Lembramos ainda que a Orfeu mantém em regime de fluxo contínuo a chamada > para artigos com temática livre. > > Boas Festas e um excelente 2018! > > Guilherme Sauerbronn de Barros > Teresa Mateiro > Editores > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From mmarcusmota em gmail.com Thu Dec 21 20:59:43 2017 From: mmarcusmota em gmail.com (marcus mota) Date: Thu, 21 Dec 2017 20:59:43 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Revista Dramaturgias Message-ID: Informo os colegas que a Revista Dramaturgias chegou ao seu segundo ano com artigos dedicados a teatro musical, dramaturgias musical, e outras artes em contato. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias Destacamos dois números especiais: O 2/3, de 2016, dedicado à dramaturgia musical, link: http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/1521 e o 5, de 2007, com artigos sobre som e teatro. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/1793 Atencisamente Marcus Mota Editor-Chefe da Revista Dramaturgias Universidade de Brasília From adelcio.camilo em gmail.com Fri Dec 22 13:49:39 2017 From: adelcio.camilo em gmail.com (Adelcio Camilo Machado) Date: Fri, 22 Dec 2017 13:49:39 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?M=C3=BAsica_Popular_em_Revista=2C_ano_4?= =?utf-8?q?=2C_volume_2?= Message-ID: Prezados membros da lista da ANPPOM, Em nome dos editores Rafael dos Santos (UNICAMP) e Pedro Aragão (UNIRIO), informo que já está no ar o novo volume do periódico eletrônico *Música Popular em Revista*, que traz o dossiê Voz na canção popular brasileira, organizado pela Profa. Dra. Regina Machado, complementado por um artigo da Profa. Dra. Suzel Ana Reily. O volume pode ser acessado através do endereço: www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop/ Segue abaixo o sumário desse volume: ----------------------------- *Música Popular em Revista, ano 4, volume 2* Editorial Pedro Aragão, Rafael dos Santos *Dossiê* Voz na canção popular brasileira: apresentação do dossiê Regina Machado Influência da voz indígena na música brasileira Magda Dourado Pucci Organização prosódica e efeitos de sentido em quatro diferentes interpretações de ?Na Batucada da Vida? Renata Pelloso Gelamo Gritos femininos: performances das cantoras de MPB e suas significações políticas (anos 1960 e 2000) Bruna Queiroz Prado A trajetória vocal de Milton Nascimento Thais dos Guimarães Alvim Nunes Rua, que a nossa voz seja ouvida: uma contribuição fonoaudiológica sobre a voz no Rap nacional Ana Terra Santos Pompeu, Suamit Marques Barreiro A voz que desabrocha, o canto que se constrói: perspectivas para o ensino do canto popular brasileiro Joana Mariz *Artigo* ?O Congado não é Escola de Samba?: a performance e o lúdico no afro-catolicismo mineiro Suzel Ana Reily ------------------ Espero que os artigos tragam contribuições aos estudos de vocês. Att, Adelcio Camilo Machado (UFSCar / assistente editorial de Música Popular em Revista) From mulhoa em unirio.br Fri Dec 22 14:59:50 2017 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Fri, 22 Dec 2017 14:59:50 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Novo_livro_em_pesquisa_art=C3=ADstica?= Message-ID: https://www.routledge.com/Research-Creation-in-Music-and-the-Arts-Towards-a-Collaborative-Interdiscipline/Stevance-Lacasse/p/book/9781472486073 Since the 1970s, the landscape of higher education and research has been considerably altered by the integration of the arts within the university environment. Even though a form of research is inherent to artistic creation, the creative process is not comparable to the established procedures involved in academic research. As such, how can the imperatives of intellectual (and sometimes restrictive) rigour characteristic of scholarly endeavours be reconciled with the more explorative and intuitive approach of artistic creation? The concept of 'research-creation' allows artists and scholars to collaborate on a common project, acknowledging each participant?s expertise in the production of an artistic work that either generates theoretical reflections or has emerged from academic research. This fully revised and updated translation of Sophie Stévance and Serge Lacasse?s original French book offers an overview of the historical, political, social, cultural and academic contexts within which research-creation has emerged in Quebec and Canada, before similar (yet often divergent) conceptions appeared elsewhere in the world. Focussing primarily on the case of music, the book goes on to explore the pedagogical potential of research-creation within a university-based environment and proposes a clear and encompassing definition, as well as a theoretical model, of research-creation supported by concrete examples. By underscoring the reciprocal nature of this approach and the potential benefits of collaborative relationships, the authors? vision of research-creation extends far beyond the field of music and art alone: rather, it has the potential to integrate all approaches and disciplines that seek to combine practice and research. Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO Secretária, ANPPOM +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From carlosmenezesjunior em gmail.com Fri Dec 22 20:31:18 2017 From: carlosmenezesjunior em gmail.com (Carlos Roberto Ferreira de Menezes Junior) Date: Fri, 22 Dec 2017 20:31:18 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?M=C3=BAsica_Popular_em_Revista=2C_ano_4?= =?utf-8?q?=2C_volume_2?= In-Reply-To: References: Message-ID: Maravilha Adelcio! Obrigado por compartilhar. Parabéns para todos que realizaram esse belo trabalho. Um forte abraço e um ótimo final de ano Carlos Menezes Júnior (UFU) Em 22 de dez de 2017 1:49 PM, "Adelcio Camilo Machado" < adelcio.camilo em gmail.com> escreveu: > Prezados membros da lista da ANPPOM, > > Em nome dos editores Rafael dos Santos (UNICAMP) e Pedro Aragão (UNIRIO), > informo que já está no ar o novo volume do periódico eletrônico *Música > Popular em Revista*, que traz o dossiê Voz na canção popular brasileira, > organizado pela Profa. Dra. Regina Machado, complementado por um artigo da > Profa. Dra. Suzel Ana Reily. O volume pode ser acessado através do > endereço: www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop/ > > Segue abaixo o sumário desse volume: > > ----------------------------- > > *Música Popular em Revista, ano 4, volume 2* > > Editorial > > > Pedro Aragão, Rafael dos Santos > > *Dossiê* > > Voz na canção popular brasileira: apresentação do dossiê > > > Regina Machado > > Influência da voz indígena na música brasileira > > > Magda Dourado Pucci > > Organização prosódica e efeitos de sentido em quatro diferentes > interpretações de ?Na Batucada da Vida? > > > Renata Pelloso Gelamo > > Gritos femininos: performances das cantoras de MPB e suas significações > políticas (anos 1960 e 2000) > > > Bruna Queiroz Prado > > A trajetória vocal de Milton Nascimento > > > Thais dos Guimarães Alvim Nunes > > Rua, que a nossa voz seja ouvida: uma contribuição fonoaudiológica sobre a > voz no Rap nacional > > > Ana Terra Santos Pompeu, Suamit Marques Barreiro > > A voz que desabrocha, o canto que se constrói: perspectivas para o ensino > do canto popular brasileiro > > > Joana Mariz > > *Artigo* > > ?O Congado não é Escola de Samba?: a performance e o lúdico no > afro-catolicismo mineiro > > > Suzel Ana Reily > > ------------------ > Espero que os artigos tragam contribuições aos estudos de vocês. > > Att, > > Adelcio Camilo Machado > (UFSCar / assistente editorial de Música Popular em Revista) > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From apacheco em musica.ufrj.br Wed Dec 27 13:45:01 2017 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Wed, 27 Dec 2017 13:45:01 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Concurso para professores de Canto e Trombone In-Reply-To: References: Message-ID: Caras e caros Edital para concurso de professores efetivos de Canto e Trombone para Escola de Música da UFRJ. Segue link abaixo: https://concursos.pr4.ufrj.br/index.php/43-concursos/concursos-em-andamento/edital-n-860-de-20-de-dezembro-de-2017 Por favor, ajudem na divulgação. Abracos From vivibk em gmail.com Sat Dec 30 09:47:45 2017 From: vivibk em gmail.com (Viviane Beineke) Date: Sat, 30 Dec 2017 09:47:45 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?Q09OQ1VSU08gUMOaQkxJQ08gRU0gRURVQ0HDh8OD?= =?utf-8?q?O_MUSICAL_NA_UDESC?= Message-ID: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CONCURSO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO MUSICAL NA UDESC Veja mais detalhes aqui: http://www.udesc.br/ceart/noticia/concurso_publico_da_udesc_para_professor_efetivo_oferece_38_vagas_em_oito_municipios Inscrições: 08/01/2018 a 22/02/2018 As provas escrita, didática e de títulos ocorrerão de 23 a 27 de abril. Ementa: Identidade docente e espaços de atuação profissional na área de educação musical. Papel formador e transformador da educação musical. Investigação e análise de práticas educativas em diferentes contextos de educação musical. Planejamento e prática docente supervisionada. Observação, interação e problematização de situações pedagógicas no âmbito da educação musical escolar e não escolar. Processos criativos e seu papel na educação e no desenvolvimento musical. Registro e reflexão crítica sobre o processo de estágio. Educação Musical na escola regular: políticas públicas, desafios e propostas. Música na escola: educação infantil, fundamental, médio, EJA e educação especial e inclusiva. Profa. Dr. Viviane Beineke http://udesc.academia.edu/VivianeBeineke Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC www.ceart.udesc.br