[ANPPOM-Lista] IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP

Fabio Scarduelli fabioscarduelli em yahoo.com.br
Qui Fev 9 12:22:48 BRST 2017


IX SimpósioAcadêmico de Violão da EMBAP/UNESPAR

(Homenagem a Francisco Mignone)

Curitiba, 01 a 04 de novembro de 2017


 
CHAMADA DE TRABALHOS


 
            A Escola de Música e Belas Artes doParaná – Campus I da UNESPAR convida pesquisadores, docentes, discentes, intérpretese profissionais em geral, de áreas relacionadas ao estudo do violão, parasubmeterem propostas de trabalhos para o IX Simpósio Acadêmico de Violão daEMBAP/UNESPAR, conforme as especificações desta chamada. O evento ocorrerá emCuritiba-PR, de 01 a 04 de novembro de 2017, e está estruturado em umaprogramação que envolve masterclasses, concertos, palestras e seções decomunicações, contando com convidados nacionais e internacionais.

            Este ano estão abertas inscrição para envio de artigos e propostas pararealização de concertos durante o evento.


 
Dúvidas, escreva para:

Coordenação geral:Fabio Scarduelli (fabio.scarduelli em unespar.edu.br)

Coordenação científica:Alisson Alípio (simposiodeviolaodaembap em gmail.com)

Coordenação Artística:Mario da Silva Junior (comissaoartisticasimposioembap em gmail.com)

Coordenação Pedagógica:Orlando Fraga e Erci Moreira.


 

 
CHAMADA PARA ARTIGOS


 
Da Chamada

            Ostrabalhos submetidos nessa modalidade devem ter como temática aspectosrelacionados à performance, história, literatura ou pedagogia do violão. Devem ser enviados em formato DOC ou DOCX para oe-mail simposiodeviolaodaembap em gmail.com no período de 01/05 a 18/08 de 2017.Serão aceitos artigos em português, inglês ou espanhol. A avaliação ocorrerá nosistema duplo cego por três pareceristas. Trabalhos aprovados serão publicadosnos anais do simpósio (ISSN 2317-4862) e seus autores serão informados sobredata, horário, tempo disponível e demais diretrizes para apresentação dacomunicação. Além disso, terão garantida, de forma gratuita, participação ativanas masterclasses e em todas as demais atividades do evento, de acordo cominformações complementares que serão divulgadas posteriormente.

Segue abaixo o calendário com os compromissos aos quais os autoresdeverão seguir:


 
Calendário - Chamadas de Artigos (2015)


|  Datas

  |  Compromisso

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|  01/05 a 18/08

  |  Período para envio de trabalhos pelos autores

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|  19/08 a 19/09

  |  Avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica

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|  20/09

  |  Divulgação dos trabalhos aprovados com o calendário das comunicações

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|  20/09 a 11/10

  |  Período para envio da versão final dos trabalhos pelos autores, com as correções realizadas a partir dos apontamentos dos pareceristas

  |
|  20/09 a 11/10

  |  Período para os autores se inscreverem no Simpósio

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|  01/11 a 04/11

  |  VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP

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Normas para a formatação dos artigos

Terão direito a certificado todos os autores que tiverem seus artigosaprovados, desde que não faltem à apresentação no dia e horário designados pelacomissão científica. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão depareceristas em seu conteúdo, adequação ao tema, relevância, clareza daproposta e da redação em conformidade com as seguintes normas de apresentação:


 
1. Cada trabalhodeve apresentar o mínimo de 5 (cinco) e máximo de 12 (doze) páginas, excluindoa folha de rosto e incluindo a bibliografia.


 
2. Serão aceitosartigos de trabalhos concluídos, resultados parciais e relatos de pesquisa.


 
3. Os trabalhosdevem ser criteriosamente formatados de acordo as normas listadas abaixo,submetidos em arquivo DOC ou DOCX, enviados por e-mail para simposiodeviolaodaembap em gmail.comde acordo com o calendário estabelecido.


 
4. O papel deveser em tamanho A4; margens de 3 cm (esquerda) e 2 cm (superior, inferior edireita); espaço entre linhas 1,5; recuo de primeira linha de parágrafo de 1,25cm; fonte Arial 11 (texto) e Arial 9 (notas de rodapé); texto justificado.


 
5. Na primeirapágina do texto deve constar:

·     Título dotrabalho (fonte Arial, tamanho 12, negrito, centralizado)

·     nome(s)do(s) autor(es), instituição à qual está(ão) vinculado(s) e e-mail. Essestrês dados devem aparecer na mesma linha para cada autor, com o seguinteformato: fonte Arial, tamanho 11, itálico, alinhamento à direita. 

·     resumo dotexto (máximo de 8 linhas) seguido por até quatro palavras-chave separadaspor ponto. (Esses itens devem ter o seguinte formato: fonte Arial, tamanho 10,espaçamento simples, justificado). 

·     Titulo do trabalho em Inglês (fonte Arial,tamanho 10, negrito, centralizado)

·     resumo dotexto em inglês (máximo de 8 linhas), seguido por até quatro palavras-chavetambém traduzidas para o inglês, separadas por ponto. (Esses itens devem ter oseguinte formato: fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, justificado).Artigos em Inglês devem apresentar inicialmente o resumo na língua original,seguido da tradução para o português. Já aqueles escritos em espanhol, devemtrazer a tradução do resumo para o inglês.

6. Caso o textoseja subdividido em seções, seus títulos devem estar em negrito, fonte Arial,tamanho 11.


 
7. As iniciaisde nomes de notas musicais devem vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi, etc.)


 
8. Citaçõescurtas (de até três linhas) devem ser transcritas entre aspas duplas,incorporadas ao texto, sem destaque tipográfico, com indicação das fontes;citações longas (com mais de três linhas) devem ser transcritas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas, espaço simples (entre linhas) e fonte Arial10. Na primeira submissão do trabalho as autocitações devem ser substituídaspor “XXX”, tanto no texto como nas referências, a fim de garantir a avaliaçãoanônima, inseridas apenas na versão final caso o trabalho seja aprovado. 


 
9. Referenciaras citações no sistema autor-data, conforme os casos abaixo:

   
   - Quando o nome do autor estiver incluído na sentença:    


Exemplo: Segundo Fraga (2006: 73) o estudo se caracteriza pelaapresentação longitudinal da mão esquerda, presente em quase sua totalidade.

   
   - Caso o nome do autor não esteja incluído na sentença:   


Exemplo: “Nesse estudo, o trabalho de mão esquerda é facilitado pelaapresentação longitudinal por quase a totalidade da obra” (FRAGA, 2006: 73).


 
10. As notas derodapé devem seguir numeração contínua, utilizadas para comentários, citaçõesno idioma original que forem traduzidas pelo autor ou detalhamento de ideiasque não necessitem constar no texto principal. Não devem ser usadas parainserção de referencias bibliográficas.


 
11. As referências devemser apresentadas no final do artigo (APENAS AQUELAS CITADAS NO TEXTO), em ordemalfabética por sobrenome do autor, em espaçamento simples, alinhadas àesquerda, separadas umas das outras por uma linha em branco, conforme as normasda ABNT agosto/2002 (NBR 6023/02) exemplificadas abaixo:

   
   - Livros: SOBRENOME, Prenome do autor. Título. edição. Local de publicação: Editora, ano.
   


Ex.:ECO, Humberto. Como se faz uma tese.19. ed. São Paulo:Perspectiva,2005.

·     Parte deLivro (capítulo, artigo em coletânea etc.): SOBRENOME, Prenome do Autor daparte da obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome do Autor da obra. Título da obra. edição. Local depublicação: Editora, ano. páginas inicial-final da parte.

Ex.:RIBEIRO, Tânia Cristina Costa Ribeiro. Corpo, imagem, representações. In:SANTANA, Arão Paranaguá de (Coordenação).Visõesda Ilha: Apontamentos sobre teatro e educação. São Luís:UFMA/SEBRAE, 2003.p 105-114.

   
   - Artigo e/ou Matéria de Revista: SOBRENOME, Prenome do Autor. Título do artigo ou matéria. Título da Revista, Local de publicação, volume e/ou ano, fascículo ou número, páginas inicial-final do artigo ou da matéria, data   


ouintervalo de publicação e particularidades que identificam a parte (sehouver).


Ex.:CORDEIRO JUNIOR, Reginaldo de Jesus. O direito de greve. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região. São Luís,v. 10, n. 2, p.159-165, jul./dez. 2000.

   
   - Artigo e/ou Matéria de Jornal: SOBRENOME, Prenome do Autor. Título do artigo ou matéria. Título do Jornal, Local de publicação, data de publicação.
Seção, caderno ou parte do jornal, páginas inicial-final (quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data).    


Ex.:CORRÊA, Larissa. Adeus a Dilú Mello. OEstado do Maranhão, São Luís, 26 abr. 2000. Caderno alternativo, p. 1.

·     TrabalhosAcadêmicos (Monografias, Teses, Dissertações etc.): SOBRENOME, Prenome doAutor. Título. Ano. Número total depáginas. Classificação do trabalho (Nível). Programa, Instituição, Cidade, ano.

Ex.:SILVA,Kátia Maria da. O corpo sentado:notas críticas Sobre o Corpo e o Sentar na Escola. 1994. 150p. Dissertação(Mestrado em Educação) – UNICAMP, 1994.

·     Trabalhosem Eventos Científicos: SOBRENOME, Prenome do Autor do Trabalho. Título dotrabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver), anoe Local (Cidade) de realização do evento. SOBRENOME, Prenome do Editor ouOrganizador do Documento(Função). Títulodo Documento... Local, ano. páginas inicial- final.

Ex.:CARVALHO, Vivian Deotti & RAY, Sonia. Aspectos Psicológicos na Preparaçãopara a Performance Musical. In: ENCONTRO NACIONAL DECOGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS,1., 2006, Curitiba. DOTTORI, Maurício &ILLARI, Beatriz (Organização). Anais...Curitiba: Deartes-UFPR, 2006.

·     Trabalhosobtidos por meio eletrônico: SOBRENOME, Prenome do Autor. Título. Disponível em<www.nomedapágina>. Acesso em: xx/xx/xxxx.

Ex.:PROSSER, Elisabeth Seraphim. Grafite,pichação, lambe-lambe estencil: arte de rua em Curitiba. Disponívelem:<www.elisabethprosser.com.br>. Acesso em: 2 de junho de 2005.

·     Cds: Título. Artista. Número de Registro (sehouver). Gravadora. Local, data.


Ex.: Timbalada. Carlinhos Brown e WesleyRangel. n. 518068-2 Philips /Polygram. s/l, s/d.

·     Parte deum Cd: Título da música. Intérprete. Compositor. Título do Cd. Número da faixa, número de registro. Editora.Gravadora. Local, data.


Ex.:Samba de Orly. Simone. Toquinho, Vinícius de Moraes, Chico

Buarque.


Um Barzinho, um Violão (Ao Vivo). Faixa1, BRMCA- 01/00568. Ed. Cara Nova. Universal Music. Rio de Janeiro, 2001.

·     Filmes:Título. Diretor. País de Produção.Empresa Produtora. Ano de Produção. Distribuidora. Cidade da distribuidora, anoda obtenção dos direitos pela distribuidora. (Gênero).

Ex.: A Viagem de Chihiro. Dir. HayaoMiyazaki. Japão. Studio Ghibli. 2001.Europa Filmes. Barueri-SP, 2003.(Animação).


 
12. Os meiostecnoeletrônicos e informáticos, além de materiais pessoais como cartas e e-mails, só poderão ser usados e citados como fontes de documentação científicaquando produzidos sob forma pública, pois, de outra forma outros pesquisadoresnão têm como localizá-los e acessá-los. Portanto, se for necessária autilização desses meios, o autor deverá anexá-los ao trabalho.


 
13. Exemplosmusicais e figuras devem ser inseridos no texto como figura, preferencialmenteem formato (.tiff) – figuras neste formato tem melhor resolução quando o documentoé transformado em PDF – mas também serão aceitas em formato (.jpg).


 
14. Todas asfiguras devem apresentar legenda logo abaixo, com indicação de suas respectivasfontes, em fonte Arial, tamanho 9, centralizada.


 
15. Os casosomissos nessas normas serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica e ComissãoCientífica.


 
PROPOSTAS PARA REALIZAÇÃO DE CONCERTOS

Da Chamada

1.    O IX Simpósio Acadêmico de Violão daEmbap/Unespar, que se realizará em Curitiba – PR entre os dias 01 e 04de novembro de 2017, abre inscrição para submissão de propostas de concertos. Achamada está aberta a solistas, duos, trios e/ou grupos mistos que contenhampelo menos um violão, alaúde, ou instrumento similar.

2.     As propostas selecionadas farão parte da programaçãooficial do Simpósio, com sua execução nos concertos principais do evento. 

3.     A seleção ocorrerá no sistema duplo cego, por 3pareceristas de diferentes instituições brasileiras.

4.     Não há taxa de inscrição da proposta.

5.    Aspropostas devem ser encaminhadas para o e-mail comissaoartisticasimposioembap em gmail.comentre os dias 01/05  e 18/08/2017.Os selecionados deverão confirmar via e-mail sua participação, de acordo com ocalendário estipulado abaixo.

6.     Serão selecionadas 4 (quatro) propostas.

7.     As propostas deverão ter duraçãoprevista de 30 minutos de música.

8.     Uma vez selecionados, os proponentes deverãoarcar com todas as despesas de custeio e manutenção dos instrumentos musicaisutilizados, não podendo tais despesas serem cobradas dos organizadores doSimpósio.

9.     Não serão disponibilizadas verbas paraviagens, hospedagem ou qualquer outro custo que os artistas venham a ter.Entretanto, a produção do evento oferecerá cartas-convite aos artistasparticipantes, de modo a que obtenham auxílios em suas instituições de origemque cubram tais custos. A produção do evento também poderá auxiliar osparticipantes na busca por opções de hospedagem solidária ou econômica.

10.  Assubmissões deverão conter:

10.1.Formulário (anexo neste documento)

10.2. Uma gravação deaproximadamente 10 minutos de obras do repertório proposto, com os interpretesque a apresentarão no Simpósio, em formato “.mp3”.

11.  As submissões quenão atenderem a esse padrão serão desconsideradas. 

12.  As propostas selecionadas farão parte da programaçãooficial do Simpósio, com sua execução nos concertos principais do evento.  

Da seleção 

1.     As propostas serão avaliadas no sistema duplo cego,por 3 pareceristas de diferentes instituições brasileiras, obedecendo aosseguintes parâmetros:

1.1.  Qualidade técnica do áudio

1.2.   Aspectostécnicos da performance

1.3.   Aspectos interpretativos

1.4.   Aspectosestilísticos 

1.5.   Efetividadeartística da performance

1.6.   Conteúdo eadequação da proposta ao Simpósio de Violão

2.     Cada parâmetro receberá pontuação de 1 a 100, em que:1=insatisfatório; 100=excelente.

3.     As quatro propostas mais bem pontuadas,de acordo com os critérios citados acima, serão convidadas a participar doSimpósio.

4.     O proponente selecionado terá 7 (sete)dias corridos a partir da divulgação do edital para confirmar a participação noevento.

5.     Casos omissos serão resolvidos pelacomissão organizadora


 
Calendário - Chamadas de Concertos (2017)


|  Data

  |  Compromisso

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|  01/05 a 18/08

  |  Período para submissão das propostas artísticas.

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|  19/08 a 19/09

  |  Avaliação das propostas pelos pareceristas.

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|  20/09

  |  Primeira chamada da seleção

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|  20/09 a 27/09

  |  Período para os selecionados confirmarem participação no evento.

 Período para envio material midiático (release, programa, foto) por todos os  proponentes selecionados.

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|  28/09

  |  Segunda chamada da seleção

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|  28/09 a 28/09/2017

  |  Período para os selecionados de segunda chamada confirmarem participação no evento.

 Período para envio material midiático (release, programa, foto) pelos  proponentes selecionados em segunda chamada.

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|  01/11 a 04/11/2017

  |  IX Simpósio Acadêmico de Violão da Embap/Unespar

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ANEXO:

FORMULÁRIO 

Propostas pararealização de concertos


 
·      Nome doProponente:

·      Endereço:

·      E-mail:

·      Telefone:

·      Breve currículoindividual ou do grupo de câmara:

·      Proposta para oprograma do concerto a ser apresentado (autor, obras e formação musical, quandofor o caso) com duração de 30 minutos de música:


 
O acimadescriminado deve ser enviado por e-mail até o dia 18/08/2017, juntamente comuma gravação em formato mp3, contendo 10 minutos, no máximo, de música a serapresentada.


 

 
 
___________________Prof. Dr. Fabio ScarduelliProfessor de Violão - Escola de Música e Belas Artes do Paraná(Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR) - embap.pr.gov.br
www.fabioscarduelli.com.br


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