[ANPPOM-Lista] Revista da Tulha, vol. II, n. 2

Marcos Camara de Castro mcamara em usp.br
Qua Jul 5 19:44:57 BRT 2017


Caras e caros colegas,

É com satisfação que anunciamos a publicação do volume II, número 2, da
Revista da Tulha.
Agradecemos a divulgação entre os pares, colegas e amigos.

http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/issue/view/9298


Abraços,

Marcos



"Neste fascículo, concluímos a seleção de conferências, artigos e
comunicações do VII Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, do Núcleo de
Pesquisa em Ciências da Performance, do Departamento de Música da Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São
Paulo, realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2016, no campus de
Ribeirão Preto, que contou com o apoio da FAPESP. Aqui são tratados os
aspectos universais da moda de viola (Faustino), através da análise das
narrativas literárias de suas letras, da reflexão sobre a estrutura geral
da sua forma musical e de seus aspectos regionais e históricos. Ruas Jr
ressalta os aspectos pertinentes às práticas socioculturais elementares, a
espacialidade e a temporalidade entre Brasil e Portugal durante a
colonização. Llanos analisa parte da literatura sobre a história do violão
no Brasil nas primeiras décadas do século XX, no contexto das relações
sociais e políticas da Primeira República na cidade de Rio de Janeiro.
Refletir sobre a estética da viola instrumental no Brasil nas últimas
décadas é o que propõe a comunicação de Cury. Serpe apresenta novas
possibilidades sonoras e composicionais para a viola caipira, de modo a
ampliar o seu repertório. Resende busca refletir acerca da cultura de viola
na região de São João Del-Rei, na segunda metade do século XX. Almeida e
Barbeitas tentam compreender quais os elementos que, atualmente, se fazem
presentes e atuantes para a construção da viola caipira, ou viola de dez
cordas. Corrêa investiga o Projeto Dandô — Circuito de Música Dércio
Marques, buscando compreender seus significados, bem como o papel da Viola
Caipira nesse contexto. Pedrosa traz um estudo sobre o fandango no
município de Morretes, no Paraná, tendo como marco teórico a obra A arte de
pontear viola (2002), de Roberto Corrêa. E, por fim, Ferrer traz um estudo
sobre o Choro para viola e um arranjo da obra Carinhoso, de Pixinguinha".

-- 
Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
Chefe do Departamento de Música
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo
http://portal.ffclrp.usp.br/pagpessoal/
http://lattes.cnpq.br/8866596468646798
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397
http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/


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