[ANPPOM-Lista] Coleção USP de Música

Marcos Camara de Castro mcamara em usp.br
Qui Jul 6 10:39:00 BRT 2017


Obrigado, Marcus.
Abraço

2017-06-20 23:34 GMT-03:00 Marcus S. Wolff <m_swolff em hotmail.com>:

> Que maravilha! Parabéns a todos os envolvidos nos projetos, pesquisas e
> performances! Estou correndo para baixar isso tudo...abraços fluminenses,
>
> Marcus Wolff.
>
>
> Pesquisador PNPD
> Prof Colaborador PPGM UNI-RIO
> Doutor em Semiótica e Comunicação (PUC/SP)
> Mestre em História Social da Cultura (PUC/RJ)
> Graduado em história (PUC/RJ) e música (UNI-RIO)
>
>
> ------------------------------
> *De:* Anppom-L <anppom-l-bounces em listas.unicamp.br> em nome de Marcos
> Camara de Castro <mcamara em usp.br>
> *Enviado:* segunda-feira, 19 de junho de 2017 12:07
> *Para:* ANPPOM lista (novo)
> *Assunto:* [ANPPOM-Lista] Coleção USP de Música
>
> *Coleção USP de Música*
>
> A música enquanto arte não apenas nos dá prazer, mas pode se configurar
> também como caminho para o conhecimento. Desde os tempos homéricos os aedos
> (músicos e poetas) já eram, segundo Luis Krausz, "provedores de prazer e de
> sabedoria". Aquela antiga tradição arcaica se consolida no período clássico
> grego. Segundo Aristóteles "é preciso fazer uso de todas as harmonias, mas
> não de todas do mesmo modo. Os vários tipos de música nos proporcionam
> prazer, incitando à ação e inspirando à comoção, e ainda nos fazem pensar
> enquanto aprendizado". Seguindo estes ensinamentos, o NAP-CIPEM (Núcleo de
> Pesquisa em Ciências da Performance em Música) do Departamento de Música da
> Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade
> de São Paulo (FFCLRP-USP), atrelado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP,
> apresenta a Coleção USP de Música, um novo projeto editorial de livros
> ilustrados com CDs. A Coleção USP de Música é concebida para ser lida e
> ouvida, integrando aspectos da interpretação/execução (performance) em
> música com a pesquisa histórica, envolvendo não só processos inventivos da
> composição e do arranjo musical, mas também contemplando questionamentos
> crítico-filosóficos – estes sempre imprescindíveis em toda boa ciência. E
> na musicologia (pesquisa ou toda possibilidade de ciência em música) não
> pode ser diferente.
>
> Link para baixar os livros gratuitamente:
> http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/livrocd.html
> NAP-CIPEM - sites.ffclrp.usp.br
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/livrocd.html>
> sites.ffclrp.usp.br
> A música enquanto arte não apenas nos dá prazer, mas pode se configurar
> também como caminho para o conhecimento. Desde os tempos homéricos os aedos
> (músicos e ...
>
>
>
> *1) MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ANTIGA (Volumes I e II)
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-I-online.pdf>*
> Música Popular Brasileira Antiga - sites.ffclrp.usp.br
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-I-online.pdf>
> sites.ffclrp.usp.br
> Sumário Prefácio....................................................
> .........................................................7 1) Coleção de
> modinhas e Lundum ...
>
>
>
>
> Contém quatro capítulos com quatro pesquisas distintas - primeiro capítulo:
> Anexo Musical da Viagem no Brasil de Martius & Spix – a contribuição agora
> revelada do músico Theodor Lachner em seu processo editorial –
> concentrando-se na atuação de Theodor Lachner, mas a pesquisa ainda demanda
> uma série de cruzamentos literários, envolvendo outras figuras históricas
> em torno de Martius como Goethe, Manuel de Araújo Portoalegre, Gonçalves
> Dias e os editores irmão Laëmmert (pesquisa de Dorothea Hofmann & Rubens
> Russomanno Ricciardi); segundo capítulo: Lundum de compositor anônimo
> brasileiro; terceiro capítulo: Pensamento Sentimental de José Maria Xavier;
> e quarto capítulo: Valsa-Choro de Edmundo Russomanno, cuja fonte primária
> está depositada no Centro de Memória das Artes (estes três últimas
> pesquisas de Rubens Russomanno Ricciardi).
> Todas as partituras estão sendo editadas pelo Serviço de Edição e Difusão
> de Partituras (SEDP) do NAP-CIPEM.
> Gravação em CD anexo ao livro dos arranjos originais de Theodor Lachner e
> novas versões por José Gustavo Julião de Camargo e Rubens R. Ricciardi.
> Intérpretes: Yuka de Almeida Prado (soprano), Gustavo Silveira Costa
> (violão e viola caipira) e Rubens Ricciardi (piano), todos professores;
> José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira), funcionário; Igor Picchi de
> Toledo (clarineta), Walison Lenon (percussão), Gilberto Ceranto Júnior,
> Ivan Benedito Rodrigues (violinos), Miguel Stamato (viola) e Walisson Higor
> Cruz (violoncelo) – todos alunos de graduação bolsistas da USP-Filarmônica;
> e Lincoln Reuel Mendes (contrabaixo, ex-aluno, atualmente em parceria
> acadêmica com o Projeto ALMA) – Projeto do Prof. Dr. Rubens R. Ricciardi.
> Abra aqui o conteúdo do livro no formato PDF.
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-I-online.pdf>
> Música Popular Brasileira Antiga - sites.ffclrp.usp.br
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-I-online.pdf>
> sites.ffclrp.usp.br
> Sumário Prefácio....................................................
> .........................................................7 1) Coleção de
> modinhas e Lundum ...
>
>
>
> *3) ALMEIDA PRADO- INTEGRAL DOS NOTURNOS PARA PIANO
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-III-online.pdf>*
> Fernando Crespo Corvisier Thiago de Freitas Câmara Costa
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-III-online.pdf>
> sites.ffclrp.usp.br
> Fernando Crespo Corvisier Thiago de Freitas Câmara Costa Almeida Prado -
> Integral dos Noturnos para piano Volume III Coleção USP de Música do
> NAP-CIPEM da FFCLRP-USP
>
>
>
>
> Origem da pesquisa no Departamento de Música da FFCLRP-USP: Iniciação
> Científica do aluno de bacharelado Alexandre Delsin e a dissertação de
> mestrado do aluno Thiago de Freitas (ex-aluno de graduação da USP de
> Ribeirão Preto) junto à ECA-USP: A Edição Crítica e Revisada dos Noturnos
> para Piano de Almeida Prado (2011). Freitas realizou trabalho de correção
> dos manuscritos originais sob a supervisão direta de Almeida Prado. Este
> foi um dos últimos trabalhos de revisão do compositor. Tendo em vista a
> complementação do trabalho de pesquisa, foi feita a gravação da integral
> dos Noturnos por Fernando Corvisier, pois até o momento não havia registro
> sonoro da integral dessas obras. Por meio do NAP-CIPEM foi possível a
> realização deste projeto, importante contribuição para o acervo da música
> brasileira contemporânea. O livro-CD está dividido em três capítulos: A
> obra pianística de Almeida Prado no contexto da sua trajetória, Origens do
> Noturno para Piano e Os 14 Noturnos para piano de Almeida Prado.
> Abra aqui o conteúdo do livro no formato PDF.
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-III-online.pdf>
> Fernando Crespo Corvisier Thiago de Freitas Câmara Costa
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-III-online.pdf>
> sites.ffclrp.usp.br
> Fernando Crespo Corvisier Thiago de Freitas Câmara Costa Almeida Prado -
> Integral dos Noturnos para piano Volume III Coleção USP de Música do
> NAP-CIPEM da FFCLRP-USP
>
>
>
>
>
> *4) OS LUGARES E AS CORES DO TEMPO - MÚSICA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO*
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroIV.pdf>
> Marcos Câmara de Castro - sites.ffclrp.usp.br
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroIV.pdf>
> sites.ffclrp.usp.br
> Marcos Câmara de Castro Os lugares e as cores do tempo: música, sociedade,
> educação Volume IV Coleção USP de Música do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP
>
>
>
> O texto está dividido em duas partes: a primeira, denominada As peripécias
> do idealismo, fala das possibilidades que o idealismo oferece para o
> aproveitamento de toda e qualquer abstração capaz de inspirar uma ideia ou
> um objeto sonoro dignos de serem trabalhados em uma composição musical.
> A segunda parte é um ensaio, denominado O lugar social do compositor, que
> propõe uma discussão a respeito de questões que vêm surgindo com a
> musicologia crítica que tenta aproximar, num único discurso, o texto e o
> contexto das práticas em que se inserem a invenção musical. Neste ensaio
> são abordados conceitos como ideologia do cânone; ideologia do gênio (dom);
> a "grande divisão" entre modernismo e a cultura de massa; o progressismo,
> as práticas amadoras e a ideologia do esnobismo. Desse modo, este livro CD
> traz uma contribuição para as aplicações das hipóteses idealista e
> materialista na práxis, na poética e na teoria musicais. CD com composições
> próprias para piano – Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro.
>
> Link para os áudios:
> https://soundcloud.com/marcos-camara-de-castro/sets/colecao-
> usp-de-musica-faixas
>
>
> *5) OBRAS PARA PIANO 1998-2008*
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroV.pdf>
> Obras para piano solo 1998-2008 - sites.ffclrp.usp.br
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroV.pdf>
> sites.ffclrp.usp.br
> Silvia Maria Pires Cabrera Berg Obras para piano solo 1998-2008 Volume V
> Coleção USP de Música do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP Livro V Obras para piano -
> 31-03-16.indd ...
>
>
>
> A pesquisa deste livro-CD contempla análises dos processos composicionais e
> das ideias musicais que resultaram nas composições apresentadas no CD no
> período de 1998 a 2008. As obras, com forte influência visual, são
> analisadas observando as formas de relacionamento entre Música, Artes
> Plásticas e Fotografia, utilizando como ferramenta analítica uma adaptação
> dos conceitos de Intermidialidade e Multimídia que dizem respeito às
> relações entre diferentes expressões artísticas, assim como às relações de
> comentários com obras musicais de diferentes períodos musicais. Ressaltamos
> ainda a intrínseca relação da invenção, pesquisa e performance, uma vez que
> todas as obras analisadas foram resultado de encomendas para diversos
> projetos e concertos.
>
>
>
> *6) SEIS SOLOS DE JOHANN SEBASTIAN BACH AO VIOLÃO: PARTITAS BWV 1002, 1004
> E 1006* <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroVI.pdf>
>
> O material textual apresentado neste livro-CD é um desenvolvimento da tese
> de doutorado, que sustenta que os Sei solo de Bach deveriam ser adaptados
> para o violão seguindo procedimentos análogos aos que o próprio compositor
> e seus contemporâneos aplicaram em suas transcrições para alaúde e teclado
> feitas a partir de obras para violino e violoncelo: as adaptações incluem
> adições de linhas de baixo, de preenchimentos harmônicos, modificações nas
> articulações e maior aplicação de ornamentos.
> Esta pesquisa é essencial para o repertório didático do violão, favorecendo
> alunos de Bacharelado e Instrumento – Professor responsável: Prof. Dr.
> Gustavo Silveira Costa.
>
>
>
> *7) A MÚSICA PARA TROMPETE E PERCUSSÃO*
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroVII.pdf>
> Carlos A. Sulpício Eliana C. M. Guglielmetti Sulpício
> <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroVII.pdf>
> sites.ffclrp.usp.br
> Carlos A. Sulpício Eliana C. M. Guglielmetti Sulpício A música para
> trompete e percussão Volume VII Coleção USP de Música do NAP-CIPEM da
> FFCLRP-USP
>
>
>
>
>
>
> --
> Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
> Chefe do Departamento de Música
> Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
> Universidade de São Paulo
> http://portal.ffclrp.usp.br/pagpessoal/
> http://lattes.cnpq.br/8866596468646798
> http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397
> http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>



-- 
Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
Chefe do Departamento de Música
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo
http://portal.ffclrp.usp.br/pagpessoal/
http://lattes.cnpq.br/8866596468646798
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397
http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L