[ANPPOM-Lista] Coleção USP de Música

Marcos Camara de Castro mcamara em usp.br
Seg Jun 19 09:07:19 BRT 2017


*Coleção USP de Música*

A música enquanto arte não apenas nos dá prazer, mas pode se configurar
também como caminho para o conhecimento. Desde os tempos homéricos os aedos
(músicos e poetas) já eram, segundo Luis Krausz, "provedores de prazer e de
sabedoria". Aquela antiga tradição arcaica se consolida no período clássico
grego. Segundo Aristóteles "é preciso fazer uso de todas as harmonias, mas
não de todas do mesmo modo. Os vários tipos de música nos proporcionam
prazer, incitando à ação e inspirando à comoção, e ainda nos fazem pensar
enquanto aprendizado". Seguindo estes ensinamentos, o NAP-CIPEM (Núcleo de
Pesquisa em Ciências da Performance em Música) do Departamento de Música da
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade
de São Paulo (FFCLRP-USP), atrelado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP,
apresenta a Coleção USP de Música, um novo projeto editorial de livros
ilustrados com CDs. A Coleção USP de Música é concebida para ser lida e
ouvida, integrando aspectos da interpretação/execução (performance) em
música com a pesquisa histórica, envolvendo não só processos inventivos da
composição e do arranjo musical, mas também contemplando questionamentos
crítico-filosóficos – estes sempre imprescindíveis em toda boa ciência. E
na musicologia (pesquisa ou toda possibilidade de ciência em música) não
pode ser diferente.

Link para baixar os livros gratuitamente:
http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/livrocd.html

*1) MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ANTIGA (Volumes I e II)
<http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-I-online.pdf>*


Contém quatro capítulos com quatro pesquisas distintas - primeiro capítulo:
Anexo Musical da Viagem no Brasil de Martius & Spix – a contribuição agora
revelada do músico Theodor Lachner em seu processo editorial –
concentrando-se na atuação de Theodor Lachner, mas a pesquisa ainda demanda
uma série de cruzamentos literários, envolvendo outras figuras históricas
em torno de Martius como Goethe, Manuel de Araújo Portoalegre, Gonçalves
Dias e os editores irmão Laëmmert (pesquisa de Dorothea Hofmann & Rubens
Russomanno Ricciardi); segundo capítulo: Lundum de compositor anônimo
brasileiro; terceiro capítulo: Pensamento Sentimental de José Maria Xavier;
e quarto capítulo: Valsa-Choro de Edmundo Russomanno, cuja fonte primária
está depositada no Centro de Memória das Artes (estes três últimas
pesquisas de Rubens Russomanno Ricciardi).
Todas as partituras estão sendo editadas pelo Serviço de Edição e Difusão
de Partituras (SEDP) do NAP-CIPEM.
Gravação em CD anexo ao livro dos arranjos originais de Theodor Lachner e
novas versões por José Gustavo Julião de Camargo e Rubens R. Ricciardi.
Intérpretes: Yuka de Almeida Prado (soprano), Gustavo Silveira Costa
(violão e viola caipira) e Rubens Ricciardi (piano), todos professores;
José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira), funcionário; Igor Picchi de
Toledo (clarineta), Walison Lenon (percussão), Gilberto Ceranto Júnior,
Ivan Benedito Rodrigues (violinos), Miguel Stamato (viola) e Walisson Higor
Cruz (violoncelo) – todos alunos de graduação bolsistas da USP-Filarmônica;
e Lincoln Reuel Mendes (contrabaixo, ex-aluno, atualmente em parceria
acadêmica com o Projeto ALMA) – Projeto do Prof. Dr. Rubens R. Ricciardi.
Abra aqui o conteúdo do livro no formato PDF.
<http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-I-online.pdf>

*3) ALMEIDA PRADO- INTEGRAL DOS NOTURNOS PARA PIANO
<http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-III-online.pdf>*


Origem da pesquisa no Departamento de Música da FFCLRP-USP: Iniciação
Científica do aluno de bacharelado Alexandre Delsin e a dissertação de
mestrado do aluno Thiago de Freitas (ex-aluno de graduação da USP de
Ribeirão Preto) junto à ECA-USP: A Edição Crítica e Revisada dos Noturnos
para Piano de Almeida Prado (2011). Freitas realizou trabalho de correção
dos manuscritos originais sob a supervisão direta de Almeida Prado. Este
foi um dos últimos trabalhos de revisão do compositor. Tendo em vista a
complementação do trabalho de pesquisa, foi feita a gravação da integral
dos Noturnos por Fernando Corvisier, pois até o momento não havia registro
sonoro da integral dessas obras. Por meio do NAP-CIPEM foi possível a
realização deste projeto, importante contribuição para o acervo da música
brasileira contemporânea. O livro-CD está dividido em três capítulos: A
obra pianística de Almeida Prado no contexto da sua trajetória, Origens do
Noturno para Piano e Os 14 Noturnos para piano de Almeida Prado.
Abra aqui o conteúdo do livro no formato PDF.
<http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-III-online.pdf>



*4) OS LUGARES E AS CORES DO TEMPO - MÚSICA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO*
<http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroIV.pdf>

O texto está dividido em duas partes: a primeira, denominada As peripécias
do idealismo, fala das possibilidades que o idealismo oferece para o
aproveitamento de toda e qualquer abstração capaz de inspirar uma ideia ou
um objeto sonoro dignos de serem trabalhados em uma composição musical.
A segunda parte é um ensaio, denominado O lugar social do compositor, que
propõe uma discussão a respeito de questões que vêm surgindo com a
musicologia crítica que tenta aproximar, num único discurso, o texto e o
contexto das práticas em que se inserem a invenção musical. Neste ensaio
são abordados conceitos como ideologia do cânone; ideologia do gênio (dom);
a "grande divisão" entre modernismo e a cultura de massa; o progressismo,
as práticas amadoras e a ideologia do esnobismo. Desse modo, este livro CD
traz uma contribuição para as aplicações das hipóteses idealista e
materialista na práxis, na poética e na teoria musicais. CD com composições
próprias para piano – Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro.

Link para os áudios:
https://soundcloud.com/marcos-camara-de-castro/sets/colecao-usp-de-musica-faixas


*5) OBRAS PARA PIANO 1998-2008*
<http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroV.pdf>

A pesquisa deste livro-CD contempla análises dos processos composicionais e
das ideias musicais que resultaram nas composições apresentadas no CD no
período de 1998 a 2008. As obras, com forte influência visual, são
analisadas observando as formas de relacionamento entre Música, Artes
Plásticas e Fotografia, utilizando como ferramenta analítica uma adaptação
dos conceitos de Intermidialidade e Multimídia que dizem respeito às
relações entre diferentes expressões artísticas, assim como às relações de
comentários com obras musicais de diferentes períodos musicais. Ressaltamos
ainda a intrínseca relação da invenção, pesquisa e performance, uma vez que
todas as obras analisadas foram resultado de encomendas para diversos
projetos e concertos.



*6) SEIS SOLOS DE JOHANN SEBASTIAN BACH AO VIOLÃO: PARTITAS BWV 1002, 1004
E 1006* <http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroVI.pdf>

O material textual apresentado neste livro-CD é um desenvolvimento da tese
de doutorado, que sustenta que os Sei solo de Bach deveriam ser adaptados
para o violão seguindo procedimentos análogos aos que o próprio compositor
e seus contemporâneos aplicaram em suas transcrições para alaúde e teclado
feitas a partir de obras para violino e violoncelo: as adaptações incluem
adições de linhas de baixo, de preenchimentos harmônicos, modificações nas
articulações e maior aplicação de ornamentos.
Esta pesquisa é essencial para o repertório didático do violão, favorecendo
alunos de Bacharelado e Instrumento – Professor responsável: Prof. Dr.
Gustavo Silveira Costa.



*7) A MÚSICA PARA TROMPETE E PERCUSSÃO*
<http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/LivroVII.pdf>




-- 
Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
Chefe do Departamento de Música
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo
http://portal.ffclrp.usp.br/pagpessoal/
http://lattes.cnpq.br/8866596468646798
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397
http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/


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