From agoncalvesvidigal em ucdavis.edu Thu Mar 2 00:35:17 2017 From: agoncalvesvidigal em ucdavis.edu (Andressa Goncalves-Vidigal) Date: Thu, 02 Mar 2017 03:35:17 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] VG Music In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Sobre música e vídeo game: há o trabalho do William Cheng: *Sound Play: Video Games and the Musical Imagination.* Abraços, Andressa On Tue, Feb 21, 2017 at 11:45 whvalent wrote: > olá a todos > a informação me interessa também!abraçosHeloísa > > > Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy. > -------- Mensagem original --------De: Guilherme Goldberg < > guilherme_goldberg em hotmail.com> Data: 21/02/17 15:31 (GMT-03:00) Para: > ANPPOM Assunto: [ANPPOM-Lista] VG Music > Caros, > > Estou procurando referências musicológica sobre vídeo game music. Alguém > tem alguma dica? Obrigado > > Abraços > Guilherme Goldberg > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > -- Andressa Gonçalves Vidigal Musicology PhD. Student at University of California, Davis From rosanecardoso em ufpr.br Fri Mar 3 14:15:16 2017 From: rosanecardoso em ufpr.br (Rosane Cardoso de Araujo) Date: Fri, 3 Mar 2017 14:15:16 -0300 (BRT) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o=3A_Chamada__de_Trab?= =?utf-8?q?alhos_Art=C3=ADsticos__-_SIMCAM_13?= In-Reply-To: <104341187.41566093.1488560864005.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Message-ID: <872522676.41568201.1488561316911.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Prezados colegas Estamos divulgando a Chamada de Trabalhos Artísticos para o SIMCAM 13 - 13.º Simpósio de Cognição e Artes Musicais O evento será em Curitiba, entre 23 e 26 de maio de 2017. Informações: http://www.abcogmus.org/new_abcm/ http://simcam.wixsite.com/simcam2017 From mulhoa em unirio.br Mon Mar 6 15:16:46 2017 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Mon, 6 Mar 2017 15:16:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Nota de falecimento Message-ID: É com pesar que comunico o falecimento do pai da nossa presidente, Sr. Arnaldo Albano. O enterro será no Cemitério do Araçá, São Paulo. Com votos de pêsames para toda a família. Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO Secretária, ANPPOM +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From mcamara em usp.br Mon Mar 6 16:16:03 2017 From: mcamara em usp.br (Marcos Camara de Castro) Date: Mon, 6 Mar 2017 16:16:03 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Nota de falecimento In-Reply-To: References: Message-ID: Sonia, querida, Meus pêsames por essa tão dolorosa perda. Marcos Livre de vírus. www.avast.com . <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> 2017-03-06 15:16 GMT-03:00 Martha Tupinambá de Ulhoa : > É com pesar que comunico o falecimento do pai da nossa presidente, Sr. > Arnaldo Albano. > > O enterro será no Cemitério do Araçá, São Paulo. > > Com votos de pêsames para toda a família. > > Martha Tupinambá de Ulhôa > PPGM - UNIRIO > Secretária, ANPPOM > > +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 > > http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 > https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers > > -- > > ------------------------------ > (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio > Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia > e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, > cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações > são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os > arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma > instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de > informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou > privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o > destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, > copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação > baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por > favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida > apague-a. Agradecemos sua cooperação. > > (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We > preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting > passwords, banking information, personal information, registration or > re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive > such a message, do not open any attachments, do not activate the links > contained > therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any > information. This message may contain confidential or privileged > information and its confidentiality is protected by law. If you are not the > addressed or authorized person to receive this message, you must not use, > copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If > you have received this message by mistake, please advise the sender > immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your > cooperation. > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > -- Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro Departamento de Música Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo http://portal.ffclrp.usp.br/pagpessoal/ http://lattes.cnpq.br/8866596468646798 http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397 http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/ From mlpascoal em gmail.com Mon Mar 6 16:25:57 2017 From: mlpascoal em gmail.com (Maria Lucia Pascoal) Date: Mon, 6 Mar 2017 16:25:57 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Nota de falecimento In-Reply-To: References: Message-ID: Querida Sonia, Meus sentimentos, orações e um forte abraço, a vc e à sua família. Maria Lúcia Em 6 de março de 2017 16:16, Marcos Camara de Castro escreveu: > Sonia, querida, > Meus pêsames por essa tão dolorosa perda. > > Marcos > > source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail> > Livre > de vírus. www.avast.com > source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>. > <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> > > 2017-03-06 15:16 GMT-03:00 Martha Tupinambá de Ulhoa : > > > É com pesar que comunico o falecimento do pai da nossa presidente, Sr. > > Arnaldo Albano. > > > > O enterro será no Cemitério do Araçá, São Paulo. > > > > Com votos de pêsames para toda a família. > > > > Martha Tupinambá de Ulhôa > > PPGM - UNIRIO > > Secretária, ANPPOM > > > > +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 > > > > http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 > > https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers > > > > -- > > > > ------------------------------ > > (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio > > Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia > > e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, > > cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações > > são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra > os > > arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma > > instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de > > informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou > > privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o > > destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode > usar, > > copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação > > baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por > > favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em > seguida > > apague-a. Agradecemos sua cooperação. > > > > (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We > > preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting > > passwords, banking information, personal information, registration or > > re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you > receive > > such a message, do not open any attachments, do not activate the links > > contained > > therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any > > information. This message may contain confidential or privileged > > information and its confidentiality is protected by law. If you are not > the > > addressed or authorized person to receive this message, you must not use, > > copy, disclose or take any action based on it or any information herein. > If > > you have received this message by mistake, please advise the sender > > immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for > your > > cooperation. > > > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > da > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > > > > -- > Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro > Departamento de Música > Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto > Universidade de São Paulo > http://portal.ffclrp.usp.br/pagpessoal/ > http://lattes.cnpq.br/8866596468646798 > http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397 > http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/ > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From salomea.gandelman em gmail.com Mon Mar 6 18:33:48 2017 From: salomea.gandelman em gmail.com (Salomea Gandelman) Date: Mon, 6 Mar 2017 18:33:48 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] pesar Message-ID: Prezada Sônia é com muito pesar que estamos sabendo do momento difícil e triste que esta vivendo. Receba meu abraço solidário e amigo. Salomea -- Profa. Salomea Gandelman https://unirio.academia.edu/SalomeaGandelman From etearroyo em gmail.com Mon Mar 6 19:08:37 2017 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Mon, 6 Mar 2017 19:08:37 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Nota de falecimento In-Reply-To: References: Message-ID: Cara Sonia, Receba os sentimentos de todos nós do Programa de Pós-Graduação em Música da UNESP e do Instituto de Artes. abraços, margarete arroyo Em 6 de março de 2017 16:25, Maria Lucia Pascoal escreveu: > Querida Sonia, > Meus sentimentos, orações e um forte abraço, a vc e à sua família. > Maria Lúcia > > Em 6 de março de 2017 16:16, Marcos Camara de Castro > escreveu: > > > Sonia, querida, > > Meus pêsames por essa tão dolorosa perda. > > > > Marcos > > > > > source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail> > > Livre > > de vírus. www.avast.com > > > source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>. > > <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> > > > > 2017-03-06 15:16 GMT-03:00 Martha Tupinambá de Ulhoa : > > > > > É com pesar que comunico o falecimento do pai da nossa presidente, Sr. > > > Arnaldo Albano. > > > > > > O enterro será no Cemitério do Araçá, São Paulo. > > > > > > Com votos de pêsames para toda a família. > > > > > > Martha Tupinambá de Ulhôa > > > PPGM - UNIRIO > > > Secretária, ANPPOM > > > > > > +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 > > > > > > http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 > > > https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers > > > > > > -- > > > > > > ------------------------------ > > > (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio > > > Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia > > > e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, > > > cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais > solicitações > > > são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra > > os > > > arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma > > > instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de > > > informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou > > > privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o > > > destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode > > usar, > > > copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação > > > baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, > por > > > favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em > > seguida > > > apague-a. Agradecemos sua cooperação. > > > > > > (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. > We > > > preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails > requesting > > > passwords, banking information, personal information, registration or > > > re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you > > receive > > > such a message, do not open any attachments, do not activate the links > > > contained > > > therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any > > > information. This message may contain confidential or privileged > > > information and its confidentiality is protected by law. If you are not > > the > > > addressed or authorized person to receive this message, you must not > use, > > > copy, disclose or take any action based on it or any information > herein. > > If > > > you have received this message by mistake, please advise the sender > > > immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for > > your > > > cooperation. > > > > > > ________________________________________ > > > anppom-l em listas.unicamp.br > > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > > 2016, > > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > > da > > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > > > > > > > > > -- > > Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro > > Departamento de Música > > Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto > > Universidade de São Paulo > > http://portal.ffclrp.usp.br/pagpessoal/ > > http://lattes.cnpq.br/8866596468646798 > > http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397 > > http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/ > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > da > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From mtclaudiazanini em gmail.com Tue Mar 7 14:48:31 2017 From: mtclaudiazanini em gmail.com (Claudia Zanini) Date: Tue, 7 Mar 2017 14:48:31 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?EMAC_-_Divulga=C3=A7=C3=A3o_de_Concursos?= =?utf-8?q?_para_Professor_Substituto?= Message-ID: Prezados, encaminho abaixo o link para divulgação e inscrição dos concursos para Professor Substituto na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, conforme abaixo: Área: Musicoterapia CH: 40h Titulação Exigida: Graduação em Musicoterapia Inscrição: 07 a 17 de março de 2017 Link: http://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/ concurso/cd_concurso/1791 Área: Música / Regência e Canto CH: 40h Titulação Exigida: Graduação em Música e Mestrado em Música ou áreas afins Inscrição: 07 a 17 de março de 2017 Link: http://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/ concurso/cd_concurso/1792 Informo que nos links acima terão acesso aos editais, normas complementares e anexos (se for o caso). -- Claudia Zanini, MT, MSc, PhD. Profª do Curso de Musicoterapia e do PPG-Música Coordenadora do NEPEV - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento/ Universidade Federal de Goiás Chair, Research and Ethics Commission/World Federation of Music Therapy From cpalombini em gmail.com Wed Mar 8 09:00:25 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 8 Mar 2017 09:00:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Spirito Santo apresenta Africanias em Aula Inaugural da EM-UFRJ Message-ID: No dia 17 de março, às 15h, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, Antônio José do Espírito Santo, mundialmente conhecido por Spírito Santo, proferirá a Aula Inaugural do ano letivo de 2017. Nela, questões relacionadas às Africanias serão expostas à luz dos esclarecimentos. Cunhado por Nina Friedmann, antropóloga colombiana, em acordo a Yeda Pessoa de Castro podemos entender Africania como a bagagem cultural submergida no inconsciente iconográfico do contingente africano trazido para as Américas em escravidão. Ainda em acordo a esta etnolinguista brasileira, esta bagagem se faz perceptível na língua, na dança, na religião, no modo de ser e de se ver o mundo. E no decorrer dos séculos, como forma de resistência e de continuidade na opressão, transformaram-se e converteram-se em matrizes partícipes da construção de um novo sistema lingüístico-cultural que, no Brasil, nos identifica como brasileiros. Quanto ao responsável pela Aula Inaugural, no curriculum-vitae de Spírito Santo, que estudou Teoria Musical e Violão com o maestro Guerra?Peixe, além de outras ocupações especializadas, consta a de músico, compositor de trilhas sonoras de filmes e peças teatrais, ensaísta, articulista dos sites Overmundo (Brasil) e Mwangolé (Angola), a criação e a coordenação, até 2015, do Projeto de Extensão, Musikfabrik, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. No período compreendido entre os anos de 1989 e 1993, trabalhou como professor em Viena, Áustria, transmitindo os conhecimentos por ele acumulados, e, como músico, participou , no norte da Itália, de vários shows que fizeram parte do Festival Internacional de Cultura, promovidos pelo Jornal L?Unitá. Dando prosseguimento ao trabalho de transmissão de seus conhecimentos e experiência, sob a direção de Darcy Ribeiro e Cecília Conde, coordenou nos municípios do Sul do Estado do Rio de Janeiro, a dinamização das ações culturais dos CIEPs- Centros Integrados de Educação Pública-, e foi também o principal orientador dos Cursos de Formação Músico-Artesão no Programa Comunidade Solidária, do Governo Federal, no período de 1998 a 2001. De sua profissão de fé, isto é, da declaração pública de sua convicção política, não é possível omitir que, o fato de ter sido, em fins dos anos 60 do século passado, um artista, ativista e militante do ideário da esquerda, custou a ele quase dois anos de prisão em dependências do DOPS e no extinto Presídio de Segurança Máxima, na Ilha Grande- RJ-. Contudo, independente de sua determinação política e da importância de todo trabalho que Spírito Santo desenvolveu com o domínio das profissões aqui citadas, Andrea Adour, vice- diretora da Escola de Música, faz saber que o convite feito a ele para ministrar a Aula Inaugural deve-se a duas outras razões. Uma é que, Maria José Chevitarese, Diretora da Escola de Música da UFRJ, e ela consideraram ser oportuna a ocasião para que sejam discutidas as políticas públicas pensadas a partir das desigualdades sócio-econômicas, ainda hoje vivenciadas pelos descendentes dos povos africanos que foram escravizados e trazidos para o Brasil. Justaposta a esta razão, a outra circunscreve-se na natureza de uma Aula Inaugural que tem por função contextualizar as questões que atravessam e se relacionam com os conteúdos escolares dos discentes e com os objetos de pesquisas dos docentes, nos diferentes campos dos saberes universitários. E sendo Spírito Santo, não só um notável pesquisador e criador do grupo de pesquisa etnomusical denominado Vissungo, responsável por ampla pesquisa de campo da música negra tradicional em quatro Estados da nossa federação e, também, aquele que, em 2003, com o Projeto Diamante Negro fez com que através de elementos culturais de Angola (música, dança e teatro), seus emigrantes e refugiados, na Vila do João, fossem incluídos socialmente no Brasil, nada mais apropriado que seja ele a iluminar as questões a respeito das africanias na música brasileira. No dia 17 de março, às 15h, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, Antônio José do Espírito Santo, mundialmente conhecido por Spírito Santo, proferirá a Aula Inaugural do ano letivo de 2017. Nela, questões relacionadas às *Africanias* serão expostas à luz dos esclarecimentos.No dia 17 de março, às 15h, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, Antônio José do Espírito Santo, mundialmente conhecido por Spírito Santo, proferirá a Aula Inaugural do ano letivo de 2017. Nela, questões relacionadas às *Africanias* serão expostas à luz dos esclarecimentos.No dia 17 de março, às 15h, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, Antônio José do Espírito Santo, mundialmente conhecido por Spírito Santo, proferirá a Aula Inaugural do ano letivo de 2017. Nela, questões relacionadas às *Africanias* serão expostas à luz dos esclarecimentos.No dia 17 de março, às 15h, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, Antônio José do Espírito Santo, mundialmente conhecido por Spírito Santo, proferirá a Aula Inaugural do ano letivo de 2017. Nela, questões relacionadas às *Africanias* serão expostas à luz dos esclarecimento https://goo.gl/MVEvtn -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor colaborador ppgm-unirio ufmg.academia.edu/CarlosPalombini From bmagalhaescastro em gmail.com Wed Mar 8 13:13:46 2017 From: bmagalhaescastro em gmail.com (=?UTF-8?Q?Beatriz_Magalh=C3=A3es_Castro?=) Date: Wed, 8 Mar 2017 13:13:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] III ARLAC/IMS Regional Association for Latin America and the Caribbean - deadline is this Friday! Message-ID: REMINDER! III ARLAC/IMS Regional Association for Latin America and the Caribbean We invite musicologists and scholars in the Humanities and Social Sciences to participate with free papers, themed sessions, and presentations of books, recordings, and documentary films. The conference welcomes discipline-specific contributions as well as interdisciplinary studies on music, culture and society in Latin America and the Caribbean from a variety of perspectives. Accepted proposals will be grouped according to affinity and thematic relevance in either plenary (mornings) or simultaneous (afternoon) sessions. Submission deadline, *this Friday, March 10th, 2017!* Submittal procedures available here: http://www.arlac-ims.com/?page_id=1307 The event's website is available here: http://3congreso.arlac-ims.com/ ********************************************* ******************************************************* LEMBRETE! III Congresso da ARLAC/IMS Convidamos musicólogos e pesquisadores das ciências humanas e sociais a participar com trabalhos individuais; mesas temáticas; lançamentos de livros, gravações ou documentários. O tema do congresso é livre, acolhendo a variedade de propostas atuais de estudos sobre música, cultura e sociedade na América Latina e no Caribe, em diversas perspectivas disciplinares e interdisciplinares. Prazo é até esta sexta-feira,* 10.03.2017!* Informações completas sobre formatação, aqui: http://www.arlac-ims.com/?page_id=1307 O sítio web do congresso disponível aqui: http://3congreso.arlac-ims.com/ ********************************************* ******************************************************* LEMBRETE! III Congresso da ARLAC/IMS Convocamos a musicólogos e investigadores en humanidades y ciencias sociales a participar con ponencias individuales; mesas temáticas; o lanzamientos de libros, grabaciones o documentales. El tema del congreso es libre, acogiendo la variedad de propuestas actuales de estudios en música, cultura y sociedad en América Latina y el Caribe, desde perspectivas disciplinarias e interdisciplinarias diversas. Las propuestas se dispondrán por afinidad y relevancia en sesiones plenarias matutinas y en sesiones paralelas vespertinas. P ?l? azo ?es hasta viernes, *10.03.2017!* Informa ?ciones? completas sobre ?proceso de submisión? ? , aqui: http://www.arlac-ims.com/?page_id=1307 ?El? sítio web d ?el? congresso ?disponible? aqui: http://3congreso.arlac-ims.com/ From zepadovani em gmail.com Thu Mar 9 07:49:58 2017 From: zepadovani em gmail.com (jose henrique padovani) Date: Thu, 9 Mar 2017 07:49:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Chamada_para_o_EITAM4_=E2=80=93_T?= =?utf-8?q?eoria_e_An=C3=A1lise_Musical?= Message-ID: Chamada para o EITAM4 ? Teoria e Análise Musical http://www2.eca.usp.br/etam/ivencontro/ Prezados pesquisadores da área de Música, Está aberta a chamada para as submissões de trabalhos às Sessões de Comunicações do *IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, EITAM4*. Local de realização: ECA-USP Data de realização: 7, 8 e 9 de junho de 2017 Endereço: http://www2.eca.usp.br/etam/ivencontro/call.html Período de submissões: 05/03 a 05/04/2017 Conferencistas convidados: *Joseph Straus *(City University of New York, CUNY), a grande referência internacional quando se fala em teoria pós-tonal, vozes condutoras, estratégias composicionais de Stravinsky e Modernismo. *Jonathan Dunsby *(University of Rochester), um dos principais ícones dos recentes estudos a respeito da inter-relação entre Análise e Performance Musical. *Cristina Capparelli Gerling* (UFRGS), referência brasileiras aos estudos sobre a inter-relação entre Análise, Performance e Cognição Musical. *Carlos Elias Kater*, grande educador musical brasileiro, que apresentará nesse congresso uma retrospectiva dos estudos em análise musical no Brasil à luz de seus trabalhos educacionais atuais. *Gretchen Horlacher *(Indiana University), cujas pesquisas envolvem questões ligadas a ritmo e metro, filosofia do processo, conceito de devir e seus recursos para a análise projetiva da música ao longo do tempo, prosódia poética e psicologia pós-cognitivista. Palestrantes convidados para as mesas redondas e GTs: Carlos Almada (UFRJ) Cassiano de Almeida Barros (UNIMEP) Guilherme Sauerbronn de Barros (UDESC) Maurício de Bonis (UNESP) Graziela Bortz (UNESP) Rogério Costa (USP) Maurício Dottori (UFPR) Silvio Ferraz (USP) Carole Gubernikoff (UNIRIO) Didier Guigue (UFPB) Fernando Iazzetta (USP) Mônica Lucas (USP) Jônatas Manzolli (UNICAMP) Adriana Lopes Moreira (USP) Marcos Pupo Nogueira (UNESP) José Henrique Padovani (UNICAMP) Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP) Régis Rossi (USP) Paulo de Tarso Salles (USP) Stephan Schaub (NICS-UNICAMP) Mário Videira (USP) Procuraremos estabelecer um intenso contato prévio com os envolvidos em cada atividade, para que a presença de todos junto ao congresso constitua-se enquanto um momento de consolidação do debate em torno de uma ideia muitas vezes visitada nos meses que o antecedem. Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, *Adriana Lopes Moreira (USP)*, Presidente da Comissão Organizadora - adrianalopes em usp.br *Silvio Ferraz (USP)*, Coordenador do site *Paulo de Tarso Salles (USP)*, Coordenador científico *Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)*, Coordenadora de convites e certificados *José Henrique Padovani (UNICAMP)*, Coordenador do site e de materiais gráficos *Marcos Pupo Nogueira (UNESP)*, Coordenador do pessoal de apoio *Carole Gubernikoff (UNIRIO)*, Coordenadora dos grupos de trabalho From cpalombini em gmail.com Thu Mar 9 08:53:09 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 9 Mar 2017 08:53:09 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Nominations open for $250, 000 MIT Media Lab prize for Disobedient Research Message-ID: Last summer, the MIT Media Lab announced its $250,000 prize for Disobedient Research, and now the nominations process has launched. The prize is bankrolled by Linkedin founder Reid Hoffman. It's the largest cash prize being offered at MIT (you don't have to be associated with MIT to enter), and it will go to "responsible, ethical disobedience aimed at challenging the norms, rules, or laws that sustain society?s injustices." You can nominate potential recipients here . Full disclosure: I'm Activist in Residence for the Media Lab; they supply an annual grant to EFF that pays for my work in fighting DRM. We are now accepting nominations for the first-ever MIT Media Lab Disobedience Award, which carries a $250,000 cash prize, no strings attached. This award will go to a person or group engaged in what we believe is an extraordinary example of disobedience for the benefit of society. What does this mean? Societies and institutions lean toward order and away from chaos. While necessary for functioning, structure can also stifle creativity, flexibility, and productive change?and ultimately, society's health and sustainability. This is true from academia, to corporations, governments, the sciences, and our local communities. With this award, we honor work that impacts society in positive ways, and is consistent with a set of key principles. These principles include non-violence, creativity, courage, and taking responsibility for one?s actions. This disobedience is not limited to specific disciplines; examples include scientific research, civil rights, freedom of speech, human rights, and the freedom to innovate. Deadline for submissions is May 1, 2017. Award recipient will be announced live on July 21, 2017. https://boingboing.net/2017/03/08/no-gods-no-masters.html https://youtu.be/75AY40b-GVc https://www.media.mit.edu/disobedience/ -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor colaborador ppgm-unirio ufmg.academia.edu/CarlosPalombini From zchuekepiano em ufpr.br Fri Mar 10 05:27:57 2017 From: zchuekepiano em ufpr.br (Zelia Maria Marques Chueke) Date: Fri, 10 Mar 2017 05:27:57 -0300 (BRT) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Face_=C3=A0_l=27inconnu=2E_Les_pianistes?= =?utf-8?q?_et_la_musique_de_leurs_temps=2E_Anuncio_e_convite=2E?= In-Reply-To: Message-ID: <911900866.42915865.1489134477115.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Anunciando a publicação e convidando para o lançamento : Zélia Chueke, Face à l'inconnu . Les pianistes et la musique de leurs temps . Paris, L'Harmattan, Collection Musiques en question(S), 2017. http://www.editions-harmattan.fr/index.asp?navig=catalogue&obj=livre&no=52833 Soirée de signature chez l'Harmattan, Mercredi 5 avril à 19h00 21 bis, rue des É coles, 75005, Paris Sejam bem vindos! From soniaraybrasil em gmail.com Fri Mar 10 19:23:12 2017 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Fri, 10 Mar 2017 19:23:12 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CDMC Paris: Triste nouvelle Message-ID: Por gentileza, divulguem. Sonia ---------- Forwarded message ---------- From: Cdmc Date: 2017-03-10 13:20 GMT-03:00 Subject: Triste nouvelle To: soniaraybrasil em gmail.com Le Centre de documentation de la musique contemporaine Yves Gérard, président, Laure Marcel-Berlioz, directrice, L?équipe du Cdmc, Les amis et proches collaborateurs Ont la tristesse de vous faire part du décès de *Marianne LYONDirectrice du Cdmc de 1977 à 2007* Survenu le 9 mars, à Paris. Les obsèques auront lieu le mercredi 15 mars à 13 heures, au crématorium du cimetière du Père-Lachaise, Paris 20e. Marianne Lyon a dirigé le Centre de documentation de la musique contemporaine depuis sa création en 1977 jusqu?en 2007. L?équipe du Cdmc tient à saluer son action et son engagement constant pour la musique et la création contemporaines. Centre de documentation de la musique contemporaine Tél : 01 47 15 49 86 / www.cdmc.asso.fr From jamannis em unicamp.br Sat Mar 11 13:47:23 2017 From: jamannis em unicamp.br (=?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Augusto_Mannis?=) Date: Sat, 11 Mar 2017 13:47:23 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CDMC Paris: Triste nouvelle In-Reply-To: References: Message-ID: Agradeço a atençao e sensibilidade de Sonia Ray e Marcos Holler em divulgarem esta nota na lista da Anppom. Gostaria de deixar registrado que é uma noticia que me atingiu fortemente, pois a Marianne Lyon foi a pessoa que acreditou, incentivou e impulsionou a abertura no Brasil de um CDMC e foi gracas a ela que o Governo Frances investiu uma soma financeira muito significativa no Brasil em 16 anos para a música contemporânea. Fomos ainda contemplados com uma cadeira no IAMIC The International Association of Music Information Centers, presentes em mais de 37 países, por intermedio de Marianne Lyon que apoiou ativamente nossa investida. Tive o privilégio de poder trabalhar com ela durante todo esse periodo e com uma equipe de pessoas de competencia excepcional com as quais aprendi muito e devo praticamente meu metier em documentação musical a todas elas (são todas mulheres). Creio que as açoes de Marianne Lyon tiveram no Brasil um certo impacto no campo da documentacao musical, na formatacao de tratamento de dados em música, e na promocao institucional da música contemporânea inclusive com cooperacoes abertas com outros países. Meu grande agradecimento e meu imenso tributo a essa maravilhosa mulher que tanto fez pela musica de hoje, cujas acoes chegaram a beneficiar pessoas que ela nem chegou a conhecer. Obrigado Marianne Lyon por acreditar em Nós e que o CDMC no Brasil seria possivel. Obrigado pelo seu entusiasmo e por sua generosidade Um beijo carinhoso a Vc onde quer que esteja neste momento Jose Augusto 2017-03-10 19:23 GMT-03:00 Sonia Ray : > Por gentileza, divulguem. > Sonia > > ---------- Forwarded message ---------- > From: Cdmc > Date: 2017-03-10 13:20 GMT-03:00 > Subject: Triste nouvelle > To: soniaraybrasil em gmail.com > > > Le Centre de documentation de la musique contemporaine > Yves Gérard, président, > Laure Marcel-Berlioz, directrice, > L?équipe du Cdmc, > Les amis et proches collaborateurs > > Ont la tristesse de vous faire part du décès de > > > *Marianne LYONDirectrice du Cdmc de 1977 à 2007* > > Survenu le 9 mars, à Paris. > > Les obsèques auront lieu le mercredi 15 mars à 13 heures, au crématorium du > cimetière du Père-Lachaise, Paris 20e. > > Marianne Lyon a dirigé le Centre de documentation de la musique > contemporaine depuis sa création en 1977 jusqu?en 2007. > L?équipe du Cdmc tient à saluer son action et son engagement constant pour > la musique et la création contemporaines. > > Centre de documentation de la musique contemporaine > Tél : 01 47 15 49 86 / www.cdmc.asso.fr > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From tadeutaffarello em gmail.com Mon Mar 13 11:07:56 2017 From: tadeutaffarello em gmail.com (Tadeu Taffarello) Date: Mon, 13 Mar 2017 11:07:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CDMC Paris: Triste nouvelle In-Reply-To: References: Message-ID: Caro(a)s colegas integrantes da lista de discussão da ANPPOM: Nós do CDMC/UNICAMP com imenso pesar recebemos a notícia de falecimento da diretora do CDMC/França, Marianne Lyon. Ela teve atuação fundamental na concepção, implementação e consolidação do CDMC no Brasil, estando à frente do órgão francês desde o período em que se discutia a possibilidade da instalação de um braço do Centro no Brasil até o seu afastamento em 2007, apoiando sempre as realizações e projetos artísticos, culturais e de documentação musical que foram implementados. É possível que, sem ela à frente do CDMC/França, o CDMC-Brasil não seria o que é hoje. Dessa forma, com muito carinho, desejamos a ela muita paz e esperamos que ela esteja bem, onde quer que esteja. Atenciosamente, Tadeu Pesquisador CDMC/CIDDIC/UNICAMP 2017-03-11 13:47 GMT-03:00 José Augusto Mannis : > Agradeço a atençao e sensibilidade de Sonia Ray e Marcos Holler em > divulgarem esta nota na lista da Anppom. > > Gostaria de deixar registrado que é uma noticia que me atingiu fortemente, > pois a Marianne Lyon foi a pessoa que acreditou, incentivou e impulsionou a > abertura no Brasil de um CDMC e foi gracas a ela que o Governo Frances > investiu uma soma financeira muito significativa no Brasil em 16 anos para > a música contemporânea. > Fomos ainda contemplados com uma cadeira no IAMIC The International > Association of Music Information Centers, presentes em mais de 37 países, > por intermedio de Marianne Lyon que apoiou ativamente nossa investida. > Tive o privilégio de poder trabalhar com ela durante todo esse periodo e > com uma equipe de pessoas de competencia excepcional com as quais aprendi > muito e devo praticamente meu metier em documentação musical a todas elas > (são todas mulheres). > Creio que as açoes de Marianne Lyon tiveram no Brasil um certo impacto no > campo da documentacao musical, na formatacao de tratamento de dados em > música, e na promocao institucional da música contemporânea inclusive com > cooperacoes abertas com outros países. > Meu grande agradecimento e meu imenso tributo a essa maravilhosa mulher que > tanto fez pela musica de hoje, cujas acoes chegaram a beneficiar pessoas > que ela nem chegou a conhecer. > Obrigado Marianne Lyon por acreditar em Nós e que o CDMC no Brasil seria > possivel. > Obrigado pelo seu entusiasmo e por sua generosidade > Um beijo carinhoso a Vc onde quer que esteja neste momento > > Jose Augusto > > > > > > > 2017-03-10 19:23 GMT-03:00 Sonia Ray : > > > Por gentileza, divulguem. > > Sonia > > > > ---------- Forwarded message ---------- > > From: Cdmc > > Date: 2017-03-10 13:20 GMT-03:00 > > Subject: Triste nouvelle > > To: soniaraybrasil em gmail.com > > > > > > Le Centre de documentation de la musique contemporaine > > Yves Gérard, président, > > Laure Marcel-Berlioz, directrice, > > L?équipe du Cdmc, > > Les amis et proches collaborateurs > > > > Ont la tristesse de vous faire part du décès de > > > > > > *Marianne LYONDirectrice du Cdmc de 1977 à 2007* > > > > Survenu le 9 mars, à Paris. > > > > Les obsèques auront lieu le mercredi 15 mars à 13 heures, au crématorium > du > > cimetière du Père-Lachaise, Paris 20e. > > > > Marianne Lyon a dirigé le Centre de documentation de la musique > > contemporaine depuis sa création en 1977 jusqu?en 2007. > > L?équipe du Cdmc tient à saluer son action et son engagement constant > pour > > la musique et la création contemporaines. > > > > Centre de documentation de la musique contemporaine > > Tél : 01 47 15 49 86 / www.cdmc.asso.fr > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > da > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > -- Tadeu Taffarello *www.tadeutaffarello.com * t adeutaffarello em gmail.com From lacerda.lacerda em yahoo.com.br Mon Mar 13 14:58:02 2017 From: lacerda.lacerda em yahoo.com.br (Fernando Lacerda) Date: Mon, 13 Mar 2017 17:58:02 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Bolsa_de_p=C3=B3s-doutorado_=28Capes/PNP?= =?utf-8?q?D=29_no_PPG_M=C3=BAsica_da_UFMG?= References: <2102208470.4500852.1489427882704.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <2102208470.4500852.1489427882704@mail.yahoo.com> Car em s, Encaminhando: Prezados Colegas, O Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG recebe inscrições para candidatos brasileiros e estrangeiros a uma bolsa de pós-doutorado (Capes/PNPD) até o dia 30 de março de 2017. 1. A inscrição deve ser feita por meio eletrônico: propostas devem ser enviadas para ppgmus em musica.ufmg.br. 2. A proposta deve conter: (1) um projeto de pesquisa a ser desenvolvido em 12 meses (para prorrogações consultar portaria 086 da Capes), que apresente interseções com projetos, linhas ou grupos de pesquisa do Programa (em um máximo de 8 páginas), e (2) proposta de disciplinas a serem ministradas no PPG Música no período de vigência da bolsa. 3. O currículo do candidato deve estar atualizado na plataforma Lattes. 4. Data provável de início: abril de 2017.  5. Valor da bolsa: R$ 4.100,00 6. Sobre elegibilidade, ver página da Capes indicada abaixo. A documentação pertinente a esse programa de bolsas pode ser consultada em: www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes Cordialmente, Ana Cláudia de Assis Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música - EM/UFMG Tel.: (31) 3409 4747 From denisemartins em netsite.com.br Thu Mar 16 23:18:19 2017 From: denisemartins em netsite.com.br (Anppom-L) Date: Thu, 16 Mar 2017 23:18:19 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?lovely_place?= Message-ID: <1476043985.20170317051819@netsite.com.br> Hi, Have you heard anything about that place? They say it's lovely there, check it out http://actual.newyorksstaroftheday.com/f5f4 Sent from my iPhone, Anppom-L From etearroyo em gmail.com Mon Mar 20 11:52:19 2017 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Mon, 20 Mar 2017 11:52:19 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?P=C3=93S-DOUTORADO_EM_M=C3=9ASICA_UNESP_?= =?utf-8?q?1_VAGA?= Message-ID: Olá! No endereço abaixo, e anexado a este e-mail, está disponibilizado o Edital de Seleção para bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado ? PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Música: http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/pos-doutorado/ As inscrições deverão ser realizadas entre 28/3 a 10/4/2017. Atenciosamente, Fábio Akio Maeda Seção Técnica de Pós-Graduação www.ia.unesp.br Tel: (11) 3393-8632 From lelamarques2008 em gmail.com Tue Mar 21 18:20:10 2017 From: lelamarques2008 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Val=C3=A9ria_Cristina_Marques?=) Date: Tue, 21 Mar 2017 21:20:10 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?DIVULGA=C3=87=C3=83O=3A_Concurso_Profess?= =?utf-8?q?or_Efetivo_UFPA_-_Percep=C3=A7=C3=A3o_e_Teclado?= Message-ID: Prezad em s, Solicito ampla divulgação, agradecendo desde já. A Universidade Federal do Pará - UFPA está com inscrições abertas, no período das 14 H. do dia 13/03/2017 às 18 H. do dia 11/05/2017, para Concurso Público ao Cargo de Professor Doutor, Efetivo, Classe A (Adjunto-A), no regime de 40h/DE, para o Curso de Licenciatura em Música. *Tema do Concurso: Percepção Musical e Teclado* Requisitos: Doutorado em Música ou áreas afins. Para informações, consultar o link a seguir: O Edital Nº 108 /2017 e os anexos para o concurso podem ser acessados no endereço: https://www2.ceps.ufpa.br/docentes%20UFPA/todo/aberto/temaConcurso.php?tema=1115&classe=adjunto Atenciosamente, Valéria Cristina Marques Coordenadora - Licenciatura em Música Portaria 5038/2016 From lucnoda em gmail.com Tue Mar 21 18:33:11 2017 From: lucnoda em gmail.com (Luciana N) Date: Tue, 21 Mar 2017 18:33:11 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CHAMADA DE TRABALHOS - I Encontro Internacional de Palhetas Duplas Message-ID: *CHAMADA DE TRABALHOS* A ABPD ? Associação Brasileira de Palhetas Duplas convida pesquisadores e artistas da área de música a submeterem propostas de comunicações e pôsteres para o I Encontro Internacional da ABPD (Joao Pessoa, de 28 de setembro a 01 de outubro 2017) que foca principalmente o compartilhamento de resultados de pesquisas relacionadas aos instrumentos de palhetas duplas. Serão aceitos trabalhos que relatam pesquisas concluídas ou em andamento nas subáreas das Práticas Interpretativas, Musicologia, Composição e Educação Musical. O recebimento e a seleção dos trabalhos ficará a cargo das Comissão Científica que contará com o auxílio de pareceristas convidados da UFPB e outras instituições brasileiras. Mais informações: https://eiabpd.wordpress.com MODALIDADES DE TRABALHOS Comunicação oral ? Resultados de trabalho concluído ou que apresente análise parcial consistente de resultados. O trabalho submetido nesta modalidade deverá consistir em trabalho originado de pesquisa, produção artística ou experiência (de ensino, produção cultural, divulgação científica, por exemplo, ou relato de caso). O texto deverá explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados finais (trabalho concluído), ou análise preliminar consistente dos resultados parciais, e as conclusões obtidas. Cada comunicação terá a duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação do trabalho, seguidos de 5 minutos de discussão. Serão aceitos até 9 (nove) trabalhos desta modalidade. Pôster ? Pesquisa em andamento que apresente análise de resultados parciais. O trabalho submetido nesta modalidade deverá consistir em pesquisa em andamento. O texto deverá apresentar o problema de pesquisa, os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos. Deverá, ainda, destacar as contribuições e os avanços que a pesquisa oferecerá para o conhecimento na área da música. Os pôsteres serão apresentados pelo(a) autor(a), ou, pelo menos, por um(a) dos (as) autores(as) do trabalho, em sessões específicas de pôsteres, em dia, local e horário a serem determinados pela Comissão Organizadora do evento. Os(as) expositores(as) deverão fornecer aos(às) congressistas, por ocasião da sessão em que apresentará(ão) seu trabalho, um folheto contendo o resumo do trabalho e e-mail para possíveis contatos futuros. Os pôsteres deverão ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura por 120 cm de altura, sendo esse material de responsabilidade de cada autor(a). Serão aceitos até 20 (vinte) trabalhos desta modalidade. NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter, no máximo, 2 (dois) trabalhos para avaliação, independente da modalidade (comunicação ou pôster). As submissões dos RESUMOS EXPANDIDOS para pôsteres e comunicac?es devem ser enviados para o email: lucnoda em gmail.com Resumo expandido com até 500 palavras contendo título do trabalho, até 5 (cinco) palavras-chave, objetivos, pressupostos teóricos, procedimentos metodológicos adotados, destacando os resultados parciais (pôster) e/ou discussão de resultados (comunicações) e referências completas. Incluir em página separada do resumo os seguintes dados: modalidade do trabalho (comunicação ou pôster), nome, instituição, titulação e email para contato. Na página do resumo expandido submetido não deve conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as). Caso o trabalho seja aprovado, a versão final deve constar o nome do(a,os,os) autor(a,es,as), instituição de vínculo e e-mail. Um template será fornecido para elaboração da versão final na ocasião da divulgação dos trabalhos aprovados. Período para submissão dos Resumos: de 23/03 de 2017 a 20/06/2017. Divulgação dos resultados: 15/07/2017. Envio da versão completa dos trabalhos aprovados até 01/09/2017. As inscrições para o EBPD serão feitas no endereço: http://ebpd2017.wordpress.com Todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) brasileiros de trabalhos aprovados, deverão ser sócios da ABPD e estar em dia com a anuidade. Autores(as) e coautores(as) não sócios podem submeter trabalhos, porém, caso o trabalho seja aprovado, todos(as) deverão se associar à ABPD e efetuar a inscrição no Encontro, conforme prazos informados, para que sua participação seja confirmada. Autores(as) e coautores(as) não sócios da ABPD que sejam estrangeiros e que residam no exterior poderão solicitar à Comissão Científica isenção de associação à ABPD até dois dias após o recebimento do aceite do trabalho submetido, mediante solicitação enviada para o endereço: abpduplas em gmail.com . Coautores(as) não sócios, atuantes em outras áreas que não a Música, poderão solicitar à Comissão Científica isenção de associação à ABPD e de inscrição no EIABPD/ENPD até dois dias após o recebimento do aceite do trabalho submetido. Para tanto, enviar solicitação para o endereço abpduplas em gmail.com. DATAS IMPORTANTES: Chamada de trabalhos20/03/17 a 20/06/17 Análise dos pareceristas21/06/17 a 14/07/17 Divulgação dos resultados15/07/17 Envio da versão completa dos trabalhos01/09/17 Inscrições para autores17/04/17 a 15/09/17 Inscrições03/04/17 a 15/09/17 Encontro Internacional da ABPD/ II Encontro Nordestino de Palhetas Duplas28/09/17 a 01/10/17 Luciana Noda Coordenadora da Comissão Cientifica do EIABPD/ENPD From iazzetta em usp.br Wed Mar 22 14:45:12 2017 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Wed, 22 Mar 2017 14:45:12 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] sobre a Sonologia Message-ID: Colegas, Alguns alunos me disseram que não estava clara qual a abrangência do termo Sonologia no contexto da Anppom. Fico imaginando que essa possa ser uma dúvida de outras pessoas também. Como fiquei encarregado da coordenação da Sonologia pare este congresso da Anppom de 2017 achei que um e-mail de esclarecimento poderia ser útil. A área de Sonologia nasceu no Brasil a partir da confluência de campos diferentes ligados à prática musical e a outras práticas apoiadas no uso do som, como as chamadas "artes sonoras". Sem querer me estender na história de sua formação, e sem querer também delimitar a área, gostaria de apontar de modo geral os campos e disciplinas que têm se associado ao termo. Talvez de maneira muito simplificada, eu diria que há três blocos dentro da Sonologia. Um mais voltado para questões técnicas e tecnológicas, envolvendo as práticas de músicas eletroacústicas, computação musical e acústica. Outro envolvendo produções no âmbito das músicas experimentais, arte sonora e da intersecção da música com outras artes. E, finalmente, um bloco voltado para o que tem se caracterizado em outros países sob o termo "Sound Studies", que de modo abrangente olha para questões ligadas ao som - dentro e fora da música - a partir de ferramentas das ciências humanas (estudos críticos, antropologia, filosofia, etc), fugindo um pouco das abordagens mais tradicionais da musicologia. Ou seja, a Sonologia é um campo amplo e transdisciplinar. Eu quero ressaltar que essa é uma visão particular minha e que talvez não seja a mesma de outros colegas. Mas queria aproveitar para convidar vocês, e mesmo incentivá-los, a submeter trabalhos direcionados para a Sonologia no congresso da Anppom deste ano. E se tiverem qualquer dúvida a esse respeito, por favor, escrevam. Abraços, Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From cpalombini em gmail.com Wed Mar 22 15:56:50 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 22 Mar 2017 15:56:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] sobre a Sonologia In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Fernando Sobre essa terceira Sonologia, falei em mesa da Anppom, em Florianópolis, em 2010: https://www.academia.edu/5253201 Abraço, Carlos Enviado do meu iPhone > Em 22 de mar de 2017, às 14:45, Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta escreveu: > > Colegas, > > Alguns alunos me disseram que não estava clara qual a abrangência do termo > Sonologia no contexto da Anppom. Fico imaginando que essa possa ser uma > dúvida de outras pessoas também. > > Como fiquei encarregado da coordenação da Sonologia pare este congresso da > Anppom de 2017 achei que um e-mail de esclarecimento poderia ser útil. > > A área de Sonologia nasceu no Brasil a partir da confluência de campos > diferentes ligados à prática musical e a outras práticas apoiadas no uso do > som, como as chamadas "artes sonoras". Sem querer me estender na história > de sua formação, e sem querer também delimitar a área, gostaria de apontar > de modo geral os campos e disciplinas que têm se associado ao termo. > > Talvez de maneira muito simplificada, eu diria que há três blocos dentro da > Sonologia. Um mais voltado para questões técnicas e tecnológicas, > envolvendo as práticas de músicas eletroacústicas, computação musical e > acústica. Outro envolvendo produções no âmbito das músicas experimentais, > arte sonora e da intersecção da música com outras artes. E, finalmente, um > bloco voltado para o que tem se caracterizado em outros países sob o termo > "Sound Studies", que de modo abrangente olha para questões ligadas ao som - > dentro e fora da música - a partir de ferramentas das ciências humanas > (estudos críticos, antropologia, filosofia, etc), fugindo um pouco das > abordagens mais tradicionais da musicologia. Ou seja, a Sonologia é um > campo amplo e transdisciplinar. > > Eu quero ressaltar que essa é uma visão particular minha e que talvez não > seja a mesma de outros colegas. Mas queria aproveitar para convidar vocês, > e mesmo incentivá-los, a submeter trabalhos direcionados para a Sonologia > no congresso da Anppom deste ano. E se tiverem qualquer dúvida a esse > respeito, por favor, escrevam. > > Abraços, > > Fernando Iazzetta > Departamento de Música - ECA/USP > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Wed Mar 22 19:46:07 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 22 Mar 2017 19:46:07 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: twentieth-century music, special issue on "spectral thinking" (15/1, Spring 2018) Message-ID: Call for Papers - Special issue on "Spectral Thinking" (15/1, Spring 2018) *Guest Editor: Jonathan Cross (University of Oxford)* Articles are invited for a special themed issue exploring the idea of spectral music in the widest sense. The terms ?spectral music? and ?spectralism? are now in wide use, but there has been surprisingly little critical discussion (particularly in English) of how the terms are used, and what constitutes spectral music or, more generally, ?spectral thought?. Clearly spectral music exists beyond a particular ?spectral moment? centered on Paris in the 1970s, which has to date been the primary focus of scholarly attention. It is hoped that this Special Issue will address critical, historiographical and hermeneutical issues in order to begin to situate spectral musical developments within the wider contexts of both musical modernism in general, and music and society since the 1960s in particular. Submissions (6,000?12,000 words) are welcomed from any methodological perspective and/or in relation to a wide range of musical repertoires or practices that could be said to engage with the notion of the ?spectrum of sound?. Topics may include (but are not limited to): - historical/historiographical perspectives on spectral music in France (post-1968, etc.) and elsewhere - the institutions of spectral music - philosophical contexts for the ?ideologies? of spectralism - the politics of spectralism - spectral music and modes of listening - spectralism and technology - music spectra, the *corps sonore* and music theory, from Rameau to the present - analytical approaches to spectral music - spectral music and the creative process - spectral music and sound studies - wider ?spectral thinking?, with its origins in Debussy, Partch, Cowell, even Schoenberg, and embracing a diverse host of composers working internationally from the 1960s on For consideration for inclusion in this Special Issue, articles should be submitted to tcm em cambridge.orgby Monday 24 April 2017. It is hoped decisions regarding publication will be made by the end of June 2017. Informal enquiries (including for potential reviews of books on music/issues related to spectral music) may be sent to the Guest Editor: Jonathan.Cross em music.ox.ac.uk *Twentieth-Century Music* (Co-Editors: Julian Johnson and Jason Stanyek) disseminates research on all aspects of music in the long twentieth century to a broad readership. Emphasis is placed upon the presentation of the full spectrum of scholarly insight, with the goal of fostering exchange and debate between disciplinary fields. Individual issues may address a single theme, or encompass diverse topics and musical repertoires of current import. Our reviews section (Reviews Editor: Heather Wiebe) offers agenda-setting responses to newly published work. https://www.cambridge.org/core/journals/twentieth-century-music/information/call-for-papers-special-issue-on-spectral-thinking-15-1-spring-2018 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor colaborador ppgm-unirio ufmg.academia.edu/CarlosPalombini From marcosholler em yahoo.com.br Thu Mar 23 10:14:19 2017 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Thu, 23 Mar 2017 13:14:19 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?QXByZXNlbnRhw6fDtWVzIGFydMOtc3RpY2FzIG5v?= =?utf-8?q?_XXVII_Congresso_da_ANPPOM?= References: <932495269.2187832.1490274859314.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <932495269.2187832.1490274859314@mail.yahoo.com> Car em s,   Informo que já estão abertas as submissões de propostas deapresentações artísticas para o XXVII Congresso da ANPPOM. As modalidades deapresentação são música instrumental/vocal (solo e de câmara), música eletroacústica(acusmática e mista) e audiovisual. A chamada está disponível no site da ANPPOM (http://www.anppom.com.br/congresso-atual/2016-02-13-13-50-13),e as submissões devem feitas através do sistema eletrônico de submissões docongresso (http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/index/index/index/index).   Abçs.,   Marcos Holler From cpalombini em gmail.com Thu Mar 23 10:39:22 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 23 Mar 2017 10:39:22 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] African Studies Centre, Leiden, Visiting Fellowship Programme Message-ID: Visiting Fellowship Programme The ASC Leiden hosts visiting research fellows in the framework of the Leiden African Studies Assembly (Leiden ASA) , a network for cooperation between Leiden based Africanists. Visiting research fellows use their time in Leiden for data analysis and/or writing, often on a joint project with one or more ASCL staff members and with Africanists at other institutes or faculties of Leiden University. A visiting research fellowship is for a maximum of 90 days. On occasion, the ASCL hosts self financed visitors (PhD students or visiting academics). Apart from the regular visiting research fellowship programme, the ASCL also offers a joint fellowship programme with the IIAS (International Institute for Asian Studies). Read more about the fellowship programme with IIAS . The current Call for Applications is for the period January-February-March 2018. The deadline for sending in your application is 1 July 2017. *Requirements for a 90-day visiting research fellowship* - At the time of applying, the applicant must hold a PhD with a focus on Africa. - The applicant has to be fluent in English and/or French. - The applicant must have an active academic career. - The applicant must have recently published books and/or articles that meet international standards (at least three published articles in the past five years). - The research fellowship must contribute to interfaculty collaboration at Leiden University. - Preference is given to candidates employed by an African research institute with which Leiden University already has an MoU or aspires to have an MoU in the framework of the Leiden African Studies Assembly. - In accordance with visa regulations, applicants must be able to return to their country of origin after their fellowship. *How to apply* You can apply for a 90 day visiting fellowship by completing the application form at the bottom of this webpage and returning it, with the requested attachments, to: LeidenASA em asc.leidenuniv.nl *Practical matters* A research fellowship includes: - A return ticket (economy class). - A daily stipend to cover living expenses. - Accommodation in Leiden: a fellow is provided with his/her own bed/sitting room (suitable for one person only). Kitchen and bathroom are to be shared with a maximum of two other fellows (male/female). If the offered accommodation is unaccaptable for the fellow he/she is requested to look for alternative accommodation him/herself. Alternative accommodation will not be paid for by the fellowship. - A medical/liability insurance (please note that this insurance does not cover the cost of treatment of a pre-existing medical condition). - The use of (shared) office facilities and of library facilities. Research fellows are divided over three periods of three months each: January-February-March, April-May-June, September-October-November. *Deadline* The deadline for sending in an application for the period January-February-March 2018 is 1 July 2017. *Self financed visitors* Self financed visitors can request to spend some time at the ASCL for research purposes. They will be offered a desk and computer (depending on availability) and they can make full use of the ASCL's library facilities. The ASCL cannot offer these guests assistance in travel arrangements, visa application and/or finding accommodation. For more information on the regular fellowship programme or on self financed visits, contact Maaike Westra: m.a.westra em asc.leidenuniv.nl [image: File] application_form.docx Posted on 9 November, 2011. Last modified on March 22, 2017 http://www.ascleiden.nl/content/visiting-fellowship-programme -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor colaborador ppgm-unirio ufmg.academia.edu/CarlosPalombini From mulhoa em unirio.br Fri Mar 24 13:31:57 2017 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Fri, 24 Mar 2017 13:31:57 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Lembrete XXVII Congresso da ANPPOM Message-ID: Prezad em s colegas, lembramos que as submissões de trabalhos para o XXVII Congresso da Anppom encontram-se abertas (vide cronograma abaixo). Por favor, contribuam com a divulgação e reforcem junto a seus alunos. A Chamada de Trabalhos pode ser acessada em: http://www.anppom.com.br/congresso-atual/2016-02-13-13-50-13 *Comunicações orais, paineis e pôsteres* Submissão dos trabalhos pelos autores 20/02 a 03/04 Avaliação pela Comissão Científica 04/04 a 04/06 Divulgação dos resultados de trabalhos aprovados, no site da ANPPOM 08/06 Envio da versão final dos trabalhos aprovados (pelo sistema OCS) 08/06 a 19/06 Prazo final para cadastramento como associados(as) da ANPPOM 22/06 Prazo final para inscrição no Congresso de autor(a)/coautor(a) com trabalho aprovado 27/06 Divulgação final, no site da ANPPOM, dos trabalhos aprovados a serem apresentados 11/07 *Apresentações artísticas* Envio de propostas 20/03 a 01/05 Avaliação pela Comissão Científica 02/05 a 08/06 Divulgação dos resultados de propostas aprovadas, no site da ANPPOM 15/06 Prazo final para cadastramento como associados(as) da ANPPOM 22/06 Prazo final para inscrição no Congresso de autor(a)/coautor(a) com trabalho aprovado 27/06 Divulgação final, no site da ANPPOM, das propostas artísticas aprovadas a serem apresentadas Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO Secretária, ANPPOM +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From cpalombini em gmail.com Sat Mar 25 16:03:34 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 25 Mar 2017 16:03:34 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?nota=C3=A7=C3=A3o_microtonal_no_sibelius?= Message-ID: ?Por favor, alguém saberia me dizer como faço para inserir um acidente que represente uma altura a meio? caminho entre um fá e um fá sustenido (i.e., um quarto de tom) no Sibelius, se possível, na forma de um sustenido com apenas uma haste vertical? A nota é o fá meio-sutenido que se encontra notado no primeiro espaço da clave de sol do tenor. Abraços, Carlos From ptsalles em usp.br Sat Mar 25 16:14:45 2017 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Sat, 25 Mar 2017 19:14:45 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?nota=C3=A7=C3=A3o_microtonal_no_sibeliu?= =?utf-8?q?s?= In-Reply-To: References: Message-ID: Olá Carlos No Sibelius há uma paleta, a mesma onde seleciona-se os valores rítmicos, que tem opções de acidentes, entre eles esse de quarto de tom. Abraço Paulo Em sáb, 25 de mar de 2017 às 16:03, Carlos Palombini escreveu: > ?Por favor, alguém saberia me dizer como faço para inserir um acidente que > represente uma altura a meio? caminho entre um fá e um fá sustenido (i.e., > um quarto de tom) no Sibelius, se possível, na forma de um sustenido com > apenas uma haste vertical? A nota é o fá meio-sutenido que se encontra > notado no primeiro espaço da clave de sol do tenor. > > Abraços, > > Carlos > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Sat Mar 25 16:19:19 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 25 Mar 2017 16:19:19 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?nota=C3=A7=C3=A3o_microtonal_no_sibeliu?= =?utf-8?q?s?= In-Reply-To: References: Message-ID: Obrigado, Paulo! Imaginei que fosse muito simples. Desculpe a ignorância. Abraço, Carlos From jamannis em unicamp.br Sat Mar 25 19:21:01 2017 From: jamannis em unicamp.br (=?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Augusto_Mannis?=) Date: Sat, 25 Mar 2017 19:21:01 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Falecimento Maestro Olivier Toni Hoje 25 mar 2017 In-Reply-To: References: Message-ID: Senhoras, Senhores, Com profunda tristeza informo que faleceu hoje 25 mar 2017 o Maestro Olivier Toni, grande personalidade musical tendo marcado definitivamente a presença de sua atuação em todas as instituiçoes, grupos, movimentos nos quais atuou. Minhas recordações e lembranças do Maestro Toni são tingidas de profunda emoção e constituem imagens emblemáticas em minha história desde meus primeiros passos em música na década de 1970. Seu carater justo, sua integridade sempre defendendo os ideais nos quais se investiu, sua argumentação usando humor e sarcasmo, mutas vezes eu tinha que pensar se o que eu estava ouvindo era o que ele estava me dizendo, o odor de seu cachimbo, a força de sua determinação por tudo aquilo que sempre acreditou me marcaram profundamente. Obrigado Maestro Toni, por tudo o que me fez aprender. Um abraço cordial de luz e energias vibrantes! Morre Olivier Toni, maestro emérito da Orquestra de Câmara da USP Professor titular, criou o Departamento de Música da ECA, a Orquestra Sinfônica e a Orquestra de Câmara da USP Por Redação - Editorias: Universidade [image: Compartilhar no Facebook] [image: Compartilhar no Google+] [image: Tweet about this on Twitter] [image: Imprimir esta página] [image: Enviar por e-mail] Morreu no último dia 25 de março, Olivier Toni, professor titular e maestro emérito da Orquestra de Câmara (Ocam) da USP. Com uma carreira marcada pela docência, foi responsável pela criação e implantação das mais importantes iniciativas paulistas na área do ensino da música, como Orquestra de Câmara de São Paulo (1956), a Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo (1968), o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1970), a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (1972) e a Ocam (1995). Como pesquisador e intérprete, dedicou-se à edição e divulgação de compositores brasileiros do período colonial e dos autores nacionais contemporâneos. Apresentou-se como regente junto a diversas orquestras brasileiras, em especial à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a convite de Eleazar de Carvalho, e em diversas cidades europeias divulgando autores brasileiros do século XVIII. Alcançou grande sucesso dirigindo a Berliner Kammerorchester e o coro da Universidade Humboldt na estreia, em Berlim, de compositores brasileiros do século XVIII (1991), a Orquestra de Câmara da Costa Rica no Segundo Festival Internacional de Música (1992) e a Orquestra Sinfônica de Cuba (1997). Compositor ativo, foi autor de inúmeras obras para canto, instrumentos solistas, coro e orquestra, muitas delas premiadas e executadas em festivais dedicados à música contemporânea. Suas *Três variações para orquestra* foram executadas pela primeira vez pela Orquestra Sinfônica de Bochum, Alemanha, em 1963 sob direção de Franz Paul Decker e, no Brasil, em 1970, no Festival Internacional de Música da Guanabara, sob direção de Eleazar de Carvalho. A última obra escrita por Olivier Toni foi o *Navio Negreiro* (2016), sobre trechos do poema homônimo de Castro Alves, que teve suas primeiras audições realizadas em Ribeirão Preto (2016) e São Paulo (2017). https://jornal.usp.br/universidade/morre-olivier-toni-maestro-emerito-da- orquestra-de-camara-da-usp/ From whvalent em terra.com.br Sat Mar 25 20:03:04 2017 From: whvalent em terra.com.br (=?iso-8859-1?Q?Helo=EDsa_e_Wagner_Valente?=) Date: Sat, 25 Mar 2017 20:03:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Falecimento Maestro Olivier Toni Hoje 25 mar 2017 Message-ID: <000501d2a5bb$f82027d0$e8607770$@terra.com.br> Caro Mannis, Agradeço por transmitir rapidamente a triste notícia. Como você, também lamento profundamente a morte do mestre. Suas aulas me deixaram muitas vezes perplexa, diante da sua argumentação poderosa e envolvente. De alguma forma, ajudaram a desenhar o meu percurso intelectual. Mas ele também foi o professor de gente notável, como o saudoso Gilberto Mendes, que sempre se referia a ele com carinho e admiração. Foi-se o homem, fica a memória e sua obra. Um abraço fraterno à família, Heloísa -----Mensagem original----- De: Anppom-L [mailto:anppom-l-bounces em listas.unicamp.br] Em nome de José Augusto Mannis Enviada em: sábado, 25 de março de 2017 19:21 Para: anppom-l em listas.unicamp.br Assunto: [ANPPOM-Lista] Fwd: Falecimento Maestro Olivier Toni Hoje 25 mar 2017 Senhoras, Senhores, Com profunda tristeza informo que faleceu hoje 25 mar 2017 o Maestro Olivier Toni, grande personalidade musical tendo marcado definitivamente a presença de sua atuação em todas as instituiçoes, grupos, movimentos nos quais atuou. Minhas recordações e lembranças do Maestro Toni são tingidas de profunda emoção e constituem imagens emblemáticas em minha história desde meus primeiros passos em música na década de 1970. Seu carater justo, sua integridade sempre defendendo os ideais nos quais se investiu, sua argumentação usando humor e sarcasmo, mutas vezes eu tinha que pensar se o que eu estava ouvindo era o que ele estava me dizendo, o odor de seu cachimbo, a força de sua determinação por tudo aquilo que sempre acreditou me marcaram profundamente. Obrigado Maestro Toni, por tudo o que me fez aprender. Um abraço cordial de luz e energias vibrantes! Morre Olivier Toni, maestro emérito da Orquestra de Câmara da USP Professor titular, criou o Departamento de Música da ECA, a Orquestra Sinfônica e a Orquestra de Câmara da USP Por Redação - Editorias: Universidade [image: Compartilhar no Facebook] [image: Compartilhar no Google+] [image: Tweet about this on Twitter] [image: Imprimir esta página] [image: Enviar por e-mail] Morreu no último dia 25 de março, Olivier Toni, professor titular e maestro emérito da Orquestra de Câmara (Ocam) da USP. Com uma carreira marcada pela docência, foi responsável pela criação e implantação das mais importantes iniciativas paulistas na área do ensino da música, como Orquestra de Câmara de São Paulo (1956), a Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo (1968), o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1970), a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (1972) e a Ocam (1995). Como pesquisador e intérprete, dedicou-se à edição e divulgação de compositores brasileiros do período colonial e dos autores nacionais contemporâneos. Apresentou-se como regente junto a diversas orquestras brasileiras, em especial à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a convite de Eleazar de Carvalho, e em diversas cidades europeias divulgando autores brasileiros do século XVIII. Alcançou grande sucesso dirigindo a Berliner Kammerorchester e o coro da Universidade Humboldt na estreia, em Berlim, de compositores brasileiros do século XVIII (1991), a Orquestra de Câmara da Costa Rica no Segundo Festival Internacional de Música (1992) e a Orquestra Sinfônica de Cuba (1997). Compositor ativo, foi autor de inúmeras obras para canto, instrumentos solistas, coro e orquestra, muitas delas premiadas e executadas em festivais dedicados à música contemporânea. Suas *Três variações para orquestra* foram executadas pela primeira vez pela Orquestra Sinfônica de Bochum, Alemanha, em 1963 sob direção de Franz Paul Decker e, no Brasil, em 1970, no Festival Internacional de Música da Guanabara, sob direção de Eleazar de Carvalho. A última obra escrita por Olivier Toni foi o *Navio Negreiro* (2016), sobre trechos do poema homônimo de Castro Alves, que teve suas primeiras audições realizadas em Ribeirão Preto (2016) e São Paulo (2017). https://jornal.usp.br/universidade/morre-olivier-toni-maestro-emerito-da- orquestra-de-camara-da-usp/ ________________________________________ anppom-l em listas.unicamp.br Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. From yuribaer em gmail.com Sat Mar 25 20:15:26 2017 From: yuribaer em gmail.com (Yuri Baer) Date: Sat, 25 Mar 2017 20:15:26 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Falecimento Maestro Olivier Toni Hoje 25 mar 2017 In-Reply-To: <000501d2a5bb$f82027d0$e8607770$@terra.com.br> References: <000501d2a5bb$f82027d0$e8607770$@terra.com.br> Message-ID: Todos nós ecanos (de qualquer geração) certamente nos lembramos do Prof. Toni e de tudo o que ele construiu. Meus sentimentos à família. Yuri > Em 25 de mar de 2017, à(s) 20:03, Heloísa e Wagner Valente escreveu: > > Caro Mannis, > > Agradeço por transmitir rapidamente a triste notícia. > Como você, também lamento profundamente a morte do mestre. Suas aulas me > deixaram muitas vezes perplexa, diante da sua argumentação poderosa e > envolvente. De alguma forma, ajudaram a desenhar o meu percurso intelectual. > Mas ele também foi o professor de gente notável, como o saudoso Gilberto > Mendes, que sempre se referia a ele com carinho e admiração. > Foi-se o homem, fica a memória e sua obra. > Um abraço fraterno à família, > Heloísa > > > > -----Mensagem original----- > De: Anppom-L [mailto:anppom-l-bounces em listas.unicamp.br] Em nome de José > Augusto Mannis > Enviada em: sábado, 25 de março de 2017 19:21 > Para: anppom-l em listas.unicamp.br > Assunto: [ANPPOM-Lista] Fwd: Falecimento Maestro Olivier Toni Hoje 25 mar > 2017 > > Senhoras, Senhores, > > Com profunda tristeza informo que faleceu hoje 25 mar 2017 o Maestro Olivier > Toni, grande personalidade musical tendo marcado definitivamente a presença > de sua atuação em todas as instituiçoes, grupos, movimentos nos quais atuou. > Minhas recordações e lembranças do Maestro Toni são tingidas de profunda > emoção e constituem imagens emblemáticas em minha história desde meus > primeiros passos em música na década de 1970. Seu carater justo, sua > integridade sempre defendendo os ideais nos quais se investiu, sua > argumentação usando humor e sarcasmo, mutas vezes eu tinha que pensar se o > que eu estava ouvindo era o que ele estava me dizendo, o odor de seu > cachimbo, a força de sua determinação por tudo aquilo que sempre acreditou > me marcaram profundamente. > > Obrigado Maestro Toni, por tudo o que me fez aprender. Um abraço cordial de > luz e energias vibrantes! > > > Morre Olivier Toni, maestro emérito da Orquestra de Câmara da USP > > Professor titular, criou o Departamento de Música da ECA, a Orquestra > Sinfônica e a Orquestra de Câmara da USP Por Redação > - Editorias: > Universidade > [image: Compartilhar no Facebook] > re-olivier-toni-maestro-emerito-da-orquestra-de-camara-da-usp/>[image: > Compartilhar no Google+] > olivier-toni-maestro-emerito-da-orquestra-de-camara-da-usp/>[image: > Tweet about this on Twitter] > ier+Toni%2C+maestro+em%C3%A9rito+da+Orquestra+de+C%C3%A2mara+da+USP+>[image: > Imprimir esta página] > questra-de-camara-da-usp/#>[image: > Enviar por e-mail] > 20de%20C%C3%A2mara%20da%20USP&body=%20https://jornal.usp.br/universidade/mor > re-olivier-toni-maestro-emerito-da-orquestra-de-camara-da-usp/> > > Morreu no último dia 25 de março, Olivier Toni, professor titular e maestro > emérito da Orquestra de Câmara (Ocam) da USP. Com uma carreira marcada pela > docência, foi responsável pela criação e implantação das mais importantes > iniciativas paulistas na área do ensino da música, como Orquestra de Câmara > de São Paulo (1956), a Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo (1968), o > Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de > São Paulo (1970), a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (1972) > e a Ocam (1995). > > Como pesquisador e intérprete, dedicou-se à edição e divulgação de > compositores brasileiros do período colonial e dos autores nacionais > contemporâneos. Apresentou-se como regente junto a diversas orquestras > brasileiras, em especial à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo > (OSESP), a convite de Eleazar de Carvalho, e em diversas cidades europeias > divulgando autores brasileiros do século XVIII. Alcançou grande sucesso > dirigindo a Berliner Kammerorchester e o coro da Universidade Humboldt na > estreia, em Berlim, de compositores brasileiros do século XVIII (1991), a > Orquestra de Câmara da Costa Rica no Segundo Festival Internacional de > Música (1992) e a Orquestra Sinfônica de Cuba (1997). > > Compositor ativo, foi autor de inúmeras obras para canto, instrumentos > solistas, coro e orquestra, muitas delas premiadas e executadas em festivais > dedicados à música contemporânea. Suas *Três variações para > orquestra* foram executadas pela primeira vez pela Orquestra Sinfônica de > Bochum, Alemanha, em 1963 sob direção de Franz Paul Decker e, no Brasil, em > 1970, no Festival Internacional de Música da Guanabara, sob direção de > Eleazar de Carvalho. > > A última obra escrita por Olivier Toni foi o *Navio Negreiro* (2016), sobre > trechos do poema homônimo de Castro Alves, que teve suas primeiras audições > realizadas em Ribeirão Preto (2016) e São Paulo (2017). > > > https://jornal.usp.br/universidade/morre-olivier-toni-maestro-emerito-da- > orquestra-de-camara-da-usp/ > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. From elitonpereira em gmail.com Wed Mar 22 16:01:18 2017 From: elitonpereira em gmail.com (E l i t o n P e r e i r a) Date: Wed, 22 Mar 2017 16:01:18 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] sobre a Sonologia In-Reply-To: References: Message-ID: Olá amigos, Vocês podem me sugerir algum livro ou artigos onde encontro essa classificação de forma mais sistemática? Estou fazendo um estudo sobre tendências musicológicas, mas creio que vocês estão trazendo algo novo ou sob nova abordagem. Se puderem me ajudar, fico grato. Atenciosamente, _________________________ *Prof. Ms. Eliton Pereira* Coordenação - Licenciatura em Música Portaria 681/2016 Rua 75, nº 46, Setor Central, CEP.: 74055-110, Goiânia, GO [image: Teléfono] (62) 3227-2722 [image: Email] eliton.pereira em ifg.edu.br +55 (62) 996-467-329 (WhatsApp) elitonpereira em gmail.com Doutorando em Ciências da Educação: USC - Espanha *?Currículo Lattes: *http://lattes.cnpq.br/7776147593244505 Em 22 de março de 2017 15:56, Carlos Palombini escreveu: > > Olá, Fernando > > Sobre essa terceira Sonologia, falei em mesa da Anppom, em Florianópolis, > em 2010: > > https://www.academia.edu/5253201 > > Abraço, > > Carlos > > Enviado do meu iPhone > > > Em 22 de mar de 2017, às 14:45, Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta < > iazzetta em usp.br> escreveu: > > > > Colegas, > > > > Alguns alunos me disseram que não estava clara qual a abrangência do > termo > > Sonologia no contexto da Anppom. Fico imaginando que essa possa ser uma > > dúvida de outras pessoas também. > > > > Como fiquei encarregado da coordenação da Sonologia pare este congresso > da > > Anppom de 2017 achei que um e-mail de esclarecimento poderia ser útil. > > > > A área de Sonologia nasceu no Brasil a partir da confluência de campos > > diferentes ligados à prática musical e a outras práticas apoiadas no uso > do > > som, como as chamadas "artes sonoras". Sem querer me estender na história > > de sua formação, e sem querer também delimitar a área, gostaria de > apontar > > de modo geral os campos e disciplinas que têm se associado ao termo. > > > > Talvez de maneira muito simplificada, eu diria que há três blocos dentro > da > > Sonologia. Um mais voltado para questões técnicas e tecnológicas, > > envolvendo as práticas de músicas eletroacústicas, computação musical e > > acústica. Outro envolvendo produções no âmbito das músicas > experimentais, > > arte sonora e da intersecção da música com outras artes. E, finalmente, > um > > bloco voltado para o que tem se caracterizado em outros países sob o > termo > > "Sound Studies", que de modo abrangente olha para questões ligadas ao > som - > > dentro e fora da música - a partir de ferramentas das ciências humanas > > (estudos críticos, antropologia, filosofia, etc), fugindo um pouco das > > abordagens mais tradicionais da musicologia. Ou seja, a Sonologia é um > > campo amplo e transdisciplinar. > > > > Eu quero ressaltar que essa é uma visão particular minha e que talvez não > > seja a mesma de outros colegas. Mas queria aproveitar para convidar > vocês, > > e mesmo incentivá-los, a submeter trabalhos direcionados para a Sonologia > > no congresso da Anppom deste ano. E se tiverem qualquer dúvida a esse > > respeito, por favor, escrevam. > > > > Abraços, > > > > Fernando Iazzetta > > Departamento de Música - ECA/USP > > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e > Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. > Horizonte ? Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Mon Mar 27 03:43:56 2017 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 27 Mar 2017 03:43:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] sobre a Sonologia In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Eliton No que concerne à terceira definição, há o *The Sound Studies Reader*, organizado por Jonathan Sterne: https://www.amazon.com/Sound-Studies-Reader-Jonathan-Sterne/dp/0415771315 Abraço, Carlos 2017-03-22 16:01 GMT-03:00 E l i t o n P e r e i r a < elitonpereira em gmail.com>: Olá amigos, > > Vocês podem me sugerir algum livro ou artigos onde encontro essa > classificação de forma mais sistemática? > Estou fazendo um estudo sobre tendências musicológicas, mas creio que > vocês estão trazendo algo novo ou sob nova abordagem. > Se puderem me ajudar, fico grato. > > Atenciosamente, > > _________________________ > *Prof. Ms. Eliton Pereira* > Coordenação - Licenciatura em Música > Portaria 681/2016 > Rua 75, nº 46, Setor Central, CEP.: 74055-110, Goiânia, GO > [image: Teléfono] (62) 3227-2722 > [image: Email] eliton.pereira em ifg.edu.br > > +55 (62) 996-467-329 (WhatsApp) > elitonpereira em gmail.com > Doutorando em Ciências da Educação: USC - Espanha > *?Currículo Lattes: *http://lattes.cnpq.br/7776147593244505 > > From maurapenna em gmail.com Thu Mar 30 00:49:46 2017 From: maurapenna em gmail.com (Maura Penna) Date: Thu, 30 Mar 2017 00:49:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?editais_de_sele=C3=A7=C3=A3o_do_PPGM_da_?= =?utf-8?q?UFPB?= Message-ID: Caros colegas Comunico o lançamento dos editais para o mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba/UFPB (Campus I, João Pessoa). O material a respeito pode ser acessado no site do programa, a partir do link: http://www.ccta.ufpb.br/ppgm/contents/paginas/menu/processo-de-selecao Há vagas nas diversas especialidades da música, nos dois níveis, inclusive práticas interpretativas, educação musical, musicologia/etnomusicologia, composição. As inscrições serão em maio e as provas em junho. Agradecemos se ajudarem na divulgação Abraços, Maura -- Profa. Dra. Maura Penna Departamento de Educação Musical Programa de Pós-Graduação em Música Universidade Federal da Paraíba From whvalent em terra.com.br Thu Mar 30 12:11:24 2017 From: whvalent em terra.com.br (=?iso-8859-1?Q?Helo=EDsa_e_Wagner_Valente?=) Date: Thu, 30 Mar 2017 12:11:24 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?III_Jornada_dos_Grupos_de_Pesquisa_?= =?iso-8859-1?q?em_Semi=F3tica=3A?= Message-ID: <00a001d2a967$e7cfb300$b76f1900$@terra.com.br> Caros colegas, Recebi a nota de divulgação do evento que pode interessar a alguns de vocês. segue o link para o acesso ao site da III Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica: https://jornadadesemiotica.wixsite.com/jornada3 abraço, Heloísa