[ANPPOM-Lista] sobre a Sonologia

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta iazzetta em usp.br
Qua Mar 22 14:45:12 BRT 2017

Colegas,

Alguns alunos me disseram que não estava clara qual a abrangência do termo
Sonologia no contexto da Anppom. Fico imaginando que essa possa ser uma
dúvida de outras pessoas também.

Como fiquei encarregado da coordenação da Sonologia pare este congresso da
Anppom de 2017 achei que um e-mail de esclarecimento poderia ser útil.

A área de Sonologia nasceu no Brasil a partir da confluência de campos
diferentes ligados à prática musical e a outras práticas apoiadas no uso do
som, como as chamadas "artes sonoras". Sem querer me estender na história
de sua formação, e sem querer também delimitar a área, gostaria de apontar
de modo geral os campos e disciplinas que têm se associado ao termo.

Talvez de maneira muito simplificada, eu diria que há três blocos dentro da
Sonologia. Um mais voltado para questões técnicas e tecnológicas,
envolvendo as práticas de músicas eletroacústicas, computação musical e
acústica.  Outro envolvendo produções no âmbito das músicas experimentais,
arte sonora e da intersecção da música com outras artes. E, finalmente, um
bloco voltado para o que tem se caracterizado em outros países sob o termo
"Sound Studies", que de modo abrangente olha para questões ligadas ao som -
dentro e fora da música - a partir de ferramentas das ciências humanas
(estudos críticos, antropologia, filosofia, etc), fugindo um pouco das
abordagens mais tradicionais da musicologia. Ou seja, a Sonologia é um
campo amplo e transdisciplinar.

Eu quero ressaltar que essa é uma visão particular minha e que talvez não
seja a mesma de outros colegas. Mas queria aproveitar para convidar vocês,
e mesmo incentivá-los, a submeter trabalhos direcionados para a Sonologia
no congresso da Anppom deste ano. E se tiverem qualquer dúvida a esse
respeito, por favor, escrevam.

Abraços,

Fernando Iazzetta
Departamento de Música - ECA/USP
NuSom -  Núcleo de Pesquisas em Sonologia