[ANPPOM-Lista] Fwd: Falecimento Maestro Olivier Toni Hoje 25 mar 2017

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Sáb Mar 25 20:03:04 BRT 2017

Caro Mannis,

Agradeço por transmitir rapidamente a triste notícia.
Como você, também lamento profundamente a morte do mestre. Suas aulas me
deixaram muitas vezes perplexa, diante da sua argumentação poderosa e
envolvente. De alguma forma, ajudaram a desenhar o meu percurso intelectual.
Mas ele também foi o professor de gente notável, como o saudoso Gilberto
Mendes, que sempre se referia a ele com carinho e admiração.
Foi-se o homem, fica a memória e sua obra.
Um abraço fraterno à família,
Heloísa

-----Mensagem original-----
De: Anppom-L [mailto:anppom-l-bounces em listas.unicamp.br] Em nome de José
Augusto Mannis
Enviada em: sábado, 25 de março de 2017 19:21
Para: anppom-l em listas.unicamp.br
Assunto: [ANPPOM-Lista] Fwd: Falecimento Maestro Olivier Toni Hoje 25 mar
2017

Senhoras, Senhores,

Com profunda tristeza informo que faleceu hoje 25 mar 2017 o Maestro Olivier
Toni, grande personalidade musical tendo marcado definitivamente a presença
de sua atuação em todas as instituiçoes, grupos, movimentos nos quais atuou.
Minhas recordações e lembranças do Maestro Toni são tingidas de profunda
emoção e constituem imagens emblemáticas em minha história desde meus
primeiros passos em música na década de 1970. Seu carater justo, sua
integridade sempre defendendo os ideais nos quais se investiu, sua
argumentação usando humor e sarcasmo, mutas vezes eu tinha que pensar se o
que eu estava ouvindo era o que ele estava me dizendo, o odor de seu
cachimbo, a força de sua determinação por tudo aquilo que sempre acreditou
me marcaram profundamente.

Obrigado Maestro Toni, por tudo o que me fez aprender. Um abraço cordial de
luz e energias vibrantes!

Morre Olivier Toni, maestro emérito da Orquestra de Câmara da USP

Professor titular, criou o Departamento de Música da ECA, a Orquestra
Sinfônica e a Orquestra de Câmara da USP Por Redação
<https://jornal.usp.br/author/redacao/> - Editorias:
Universidade <https://jornal.usp.br/editorias/universidade/>
[image: Compartilhar no Facebook]
<http://www.facebook.com/sharer.php?u=https://jornal.usp.br/universidade/mor
re-olivier-toni-maestro-emerito-da-orquestra-de-camara-da-usp/>[image:
Compartilhar no Google+]
<https://plus.google.com/share?url=https://jornal.usp.br/universidade/morre-
olivier-toni-maestro-emerito-da-orquestra-de-camara-da-usp/>[image:
Tweet about this on Twitter]
<http://twitter.com/share?url=https://jornal.usp.br/?p=74903&text=Morre+Oliv
ier+Toni%2C+maestro+em%C3%A9rito+da+Orquestra+de+C%C3%A2mara+da+USP+>[image:
Imprimir esta página]
<https://jornal.usp.br/universidade/morre-olivier-toni-maestro-emerito-da-or
questra-de-camara-da-usp/#>[image:
Enviar por e-mail]
<?subject=Morre%20Olivier%20Toni,%20maestro%20em%C3%A9rito%20da%20Orquestra%
20de%20C%C3%A2mara%20da%20USP&body=%20https://jornal.usp.br/universidade/mor
re-olivier-toni-maestro-emerito-da-orquestra-de-camara-da-usp/>

Morreu no último dia 25 de março, Olivier Toni, professor titular e maestro
emérito da Orquestra de Câmara (Ocam) da USP. Com uma carreira marcada pela
docência, foi responsável pela criação e implantação das mais importantes
iniciativas paulistas na área do ensino da música, como Orquestra de Câmara
de São Paulo (1956), a Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo (1968), o
Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de
São Paulo (1970), a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (1972)
e a Ocam (1995).

Como pesquisador e intérprete, dedicou-se à edição e divulgação de
compositores brasileiros do período colonial e dos autores nacionais
contemporâneos. Apresentou-se como regente junto a diversas orquestras
brasileiras, em especial à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
(OSESP), a convite de Eleazar de Carvalho, e em diversas cidades europeias
divulgando autores brasileiros do século XVIII. Alcançou grande sucesso
dirigindo a Berliner Kammerorchester e o coro da Universidade Humboldt na
estreia, em Berlim, de compositores brasileiros do século XVIII (1991), a
Orquestra de Câmara da Costa Rica no Segundo Festival Internacional de
Música (1992) e a Orquestra Sinfônica de Cuba (1997).

Compositor ativo, foi autor de inúmeras obras para canto, instrumentos
solistas, coro e orquestra, muitas delas premiadas e executadas em festivais
dedicados à música contemporânea. Suas *Três variações para
orquestra* foram executadas pela primeira vez pela Orquestra Sinfônica de
Bochum, Alemanha, em 1963 sob direção de Franz Paul Decker e, no Brasil, em
1970, no Festival Internacional de Música da Guanabara, sob direção de
Eleazar de Carvalho.

A última obra escrita por Olivier Toni foi o *Navio Negreiro* (2016), sobre
trechos do poema homônimo de Castro Alves, que teve suas primeiras audições
realizadas em Ribeirão Preto (2016) e São Paulo (2017).