[ANPPOM-Lista] Diálogos MusiMid, com Susana Sardo - São Paulo, 18 de outubro, 14h

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Qui Out 5 17:14:11 BRT 2017


Caros colegas,

 

Convido a todos a participarem do Debate com a Profª Drª Susana Sardo, da
Universidade de Aveiro.

Em anexo, o convite detalhado.

 

Data: 18/10/2017, às 14h00

Local: UNIP- Campus Indianópolis (São Paulo): Rua Dr. Bacelar 1212, 4º
andar, sala 401

Inscrições (gratuitas):musimid em gmail.com

Será emitido certificado de participação.

 

Promoção: 

Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid

            Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática –
UNIP

 

Coordenação geral: Heloísa de A. Duarte Valente e  Simone Luci Pereira

 

 

 

 

Tema: Para descolonizar o arquivo colonial: Música e lusofonia em acervos de
78 rpm.

 

Resumo: Os estudos sobre a música e o fenómeno do colonialismo têm sido
abordados, no caso português, a partir de duas perspectivas: a da história,
identificando e mapeando a circulação de estruturas musicais em busca da
presença portuguesa no mundo, e a da etnomusicologia mais interessada nos
estudos de práticas contemporâneas resilientes, que se mantêm na oralidade
em territórios pós-coloniais e suas diásporas. No entanto, pouca atenção tem
sido dada aos primeiros registos fonográficos guardados em discos comerciais
da primeira metade do século XX (1900 – c.1960) onde está encerrada uma
história individual, coletiva e performativa que importa recuperar
criticamente e devolver à história. Frequentemente estes discos são
classificados nos catálogos das editoras como “música portuguesa” obedecendo
a um registo colonial que submetia os territórios colonizados à
nacionalidade do colonizador. Importa, portanto, reavaliar este arquivo
profundamente fragmentado e, sobretudo, repensar a partir dele o conceito de
lusofonia como categoria simultaneamente imperialista e excludente porque
não incorpora a música nem os territórios que, não sendo nações nem
lusófonos, guardam um arquivo musical veicular ou silenciado no disco que
apela a uma suposta origem portuguesa: os territórios da lusofonia.

Susana Sardo é etnomusicóloga, Professora Associada na Universidade de
Aveiro e Professora Visitante na Cátedra Cunha Rivara da Universidade de
Goa. Desde 1987 tem desenvolvido trabalho de investigação sobre Goa num
quadro de pesquisa mais vasto associado à música e lusofonia. Os seus
interesses de investigação incluem música em Goa e nas comunidades
diaspóricas, música e pós-colonialismo, música no espaço lusófono, incluindo
Portugal onde tem igualmente desenvolvido trabalho de investigação sobre
processos de folclorização e sobre música e pós-ditadura. É autora do livro
Guerras de Jasmim e Mogarim: Música, Identidade e Emoções em Goa (Leya
2011), que foi Prémio Cultura da Sociedade de Geografia de Lisboa, e
coordenadora da colecção Viagem dos Sons (Tradisom 1998), entre outras
publicações discográficas e artigos. É, desde 2007, coordenadora do polo da
Universidade de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos
em Música e Dança. 

 

 



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L