[ANPPOM-Lista] Banco de dados primários com recortes de jornais sobre música no Oitocentos – um convite

Martha Ulhôa mulhoa1 em gmail.com
Qua Out 18 17:53:49 BRST 2017


Até 22 de outubro as inscrições para o XIII Congresso da IASPM
Latino-Americana – a ser realizado em 11 a 16 de junho de 2018, no
Conservatório de Música de San Juan, Porto Rico.


http://iaspmal.com/index.php/2017/08/10/2a-circular-xiii-
congreso-de-la-iaspm-al/?lang=pt



Prezados,


periódicos são uma fonte riquíssima para a pesquisa sobre música de
entretenimento no século XIX. Digo entretenimento porque se refere a
práticas voltadas para os estratos médios da sociedade – quem tinha acesso
à leitura, podia frequentar o teatro e, talvez, ter um piano em casa. Ao
investigar sobre o lundu – dança estilizada considerada, juntamente com a
modinha, os primeiros gêneros musicais brasileiros – encontrei, no livro do
VEGA sobre *As origens do tango argentino* (que conhecemos graças ao
Coriúm, que Deus o tenha!), anúncios da dança sendo executada em Buenos
Aires publicadas no *Diario de la Tarde*.


Agora estou me dedicando à valsa – sim!


Escolhi o *Diário do Rio de Janeiro* (1821-1878) para ser a fonte principal
para conduzir a investigação. São 928 ocorrências da “valsa” no Diário.


Entre 1821 e 1858 o número foi crescendo cada vez mais, com o auge das
ocorrências nas décadas de 1850-1860. Para lidar com tanta informação só
montando um banco de dados. E, se vou fazer isto por que não disponibilizar
as informações primárias de modo que possam ser usadas por outros
pesquisadores? E SE OUTRAS PESSOAS SE INTERESSAM E CONSEGUIMOS MONTAR UMA
BASE DE DADOS MAIS AMPLA? Com transcrição de anúncios sobre danças, não
somente a valsa, ou vals peruano, a polca, o fandango, o tango, a habanera,
a contradança, a quadrilha, e por aí vai.


Este é apenas um dos assuntos que podem ser discutidos no Simpósio 1 no
Congresso da IASPM-AL em 2018. Alguém que tenha usado periódicos como ponto
de partida para o estudo da música no século XIX? Envie uma proposta! Quem
sabe conseguimos começar uma rede. Já tenho um banco de dados iniciado. É
só abrir para os colegas inserirem seus dados.


*Simpósio 1 - Música popular na América Latina dos 1800s – arquivos,
histórias, tecnologias*


Coordenadores/Coordinadores:

Martha Tupinambá de Ulhôa (Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro) - mulhoa em unirio.br

Juan Francisco Sans (Universidad Central de Venezuela) - jfsans em gmail.com


Referências/Referencias:

CLARKE, Eric; & Nicholas Cook (eds.). *Empirical Musicology. Aims, Methods,
Prospects. *New York: Oxford University Press, 2004.

MACHADO, Cacá. Entre o passado e o futuro das coleções e acervos de música
no Brasil. *Revista de História*. (São Paulo), n. 173, p. 457-484,
jul.-dez., 2015. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.100876

OCHOA GAUTIER, Ana María. *Aurality. **Listening & Knowledge in
Nineteenth-Century Colombia. *Durham & London: Duke University Press, 2014.

SANS, Juan Francisco. *Los bailes de salón en Venezuela. *Caracas:
Fundación Bigott, 2016.

STERNE, Jonathan. *The Audible Past*: Cultural Origins of Sound
Reproduction. Durham, NC: Duke University Press, 2003.

TREITLER, Leo. *Music and the Historical Imagination*. Cambridge, Mass.;
London: Harvard University Press, 1989.

ULHÔA, Martha; COSTA-LIMA NETO, Luiz. Cosmoramas, lundus e caxuxas no Rio
de Janeiro (1821-1850). *Revista  Brasileira de Música* (Rio de Janeiro) v.
28, p. 33-61, 2015. Disponível em: http://rbm.musica.ufrj.br/
edicoes/rbm28-1/rbm28-1-02.pdf.

Martha Tupinambá de Ulhôa
PPGM - UNIRIO
+55 21 2287-3775 <(21)%202287-3775> / cel: +55 21 99993-3775
<(21)%2099993-3775>

http://lattes.cnpq.br/5378800627543781
https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L