[ANPPOM-Lista] RES: Avaliando a ANPPOM

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Dom Set 17 11:13:45 BRT 2017

Desculpem o parcelamento dessa (auto)avaliação em duas mensagens. Me ocorre
que pode ser interessante desenvolver dois pontos. Primeiro, de minha
experiência de 16 anos como membro de comitês científicos dos Congressos,
me fica a impressão de que haja a preocupação de dar vazão à produção dos
PPGMs e assim justificar-lhes a existência e a da própria Anppom. Essa
preocupação me parece supérflua visto que hoje boa parte dos PPGMs organiza
eventos que podem cumprir essa função. Depois, a organização das áreas
obedece critérios mistos, que incluem metodologias e referências teóricas;
objetos de estudos; nem um nem outro; os dois. Se o Congresso deseja manter
sua abrangência, me parece desejável que as sub-áreas se organizem em
termos mais amplos a fim de evitar a fragmentação e dúvidas dos
participantes quanto a se propõem seus trabalhos para esta ou aquela
sub-área. Assim, por exemplo, musicologia pode (e a meu ver deve) ser
entendida em sentido aberto, e não como musicologia histórica. No limite,
ela pode abarcar musicologia histórica, teoria da música, análise musical,
crítica, estética e etnomusicologia. Sei perfeitamente que ao dizê-lo
provoco *frissons* nos ímpetos identitários dos representantes de cada uma
dessas áreas, mas como conceber um congresso que inclua sub-comitês e
sessões para cada uma delas mais sonologia, educação musical, musicoterapia
e música e interfaces, de 1 a X? Isso é possível, mas, em meu entendimento,
a combinação de grande número de trabalhos e grande número de sub-áreas
dilui o congresso enquanto evento científico, pois o que se vai encontrar
ali é grande número de pessoas de grande número de sub-áreas remotamente
relacionadas às preocupações de participantes individuais, que tenderão a
preferir eventos menores e mais especializados nos quais terão maiores
oportunidades de diálogos relevantes e suas participações serão mais
valorizadas.