From camiladuze em gmail.com Tue Dec 4 18:49:06 2018 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Tue, 4 Dec 2018 18:49:06 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_Simp=C3=B3sios_Tem=C3=A1ti?= =?utf-8?q?cos_-_ANPPOM_2019?= Message-ID: Olá, Vi hoje no site da anppom que já foi lançada a* chamada para Simpósios Temáticos para o Congresso de 2019* da associação, que segue aqui. Caso esse aviso já tenha circulado aqui, peço que desconsiderem a duplicata. Saudações, Camila. - - - - - - - - http://anppom.com.br/wp-content/uploads/2018/11/XXIX-congresso-da-anppom-chamada-para-simposios.pdf Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música XXIX CONGRESSO DA ANPPOM Universidade Federal de Pelotas 26 a 30 de agosto de 201 9 *CHAMADA PARA PROPOSTAS DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS* A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música convida pesquisadores(as) e docentes da área de música para submeterem propostas de simpósios temáticos para o XXIX Congresso da ANPPOM, conforme as especificações desta chamada. *SUBMISSÃO DE PROPOSTAS* As propostas deverão ser apresentadas por 2 ou 3 coordenadores(as); um(a) dele (a)s deve ser o (a) coordenador(a) principal, obrigatoriamente com a titulação de doutor. A temática do simpósio deverá necessariamente ser relacionada à área da Associação. A seleção dos simpósios será realizada por uma comissão designada pela Direção da ANPPOM e será baseada na sua relevância para o congresso; serão selecionados no máximo 10 simpósios. Cada simpósio deverá ter no mínimo 5 e no máximo 18 comunicações aprovadas; caso o número mínimo não seja atingido, as comunicações submetidas serão encaminhadas a outras subáreas do congresso. Os simpósios serão constituídos de uma, duas ou três sessões, dependendo do número de comunicações aprovadas; cada comunicação terá a duração de 25 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação do trabalho, seguida de 10 minutos de discussão, conduzida pelos(as) coordenadores(as) do simpósio. O(A)s coordenadores(as) dos simpósios ficarão responsáveis por designar pareceristas e coordenar o processo de avaliação das submissões, por meio do sistema do Congresso (OCS). As propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio do formulário disponível no seguinte link: https://goo.gl/forms/zdCGfMkkGJ8s39hu2. *A data limite para as propostas é o dia 31 de dezembro de 2018*; os resultados serão divulgados no site da ANPPOM até o dia 31 de janeiro de 2019. Os custos de transporte e hospedagem do(a) coordenador(a) principal serão cobertos pela ANPPOM. Todos(as) os(as) coordenadores(as) deverão ser sócios(as) da ANPPOM e estar em dia com a anuidade no momento da submissão; as propostas que não atenderem a este requisito não serão consideradas para avaliação. Comissão Científica do XXIX Congresso da ANPPOM (cient.anppom2019 em gmail.com) Marcos Holler (UDESC) Luís Fernando Hering Coelho (UFPel) From ms.eliana em usp.br Tue Dec 4 19:35:22 2018 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Tue, 4 Dec 2018 19:35:22 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_Simp=C3=B3sios_Tem=C3=A1ti?= =?utf-8?q?cos_-_ANPPOM_2019?= In-Reply-To: References: Message-ID: Legal Camila!! Obrigada pela partilha! Bjs Eliana Em ter, 4 de dez de 2018 às 18:49, Camila Durães Zerbinatti < camiladuze em gmail.com> escreveu: > Olá, > > Vi hoje no site da anppom que já foi lançada a* chamada para Simpósios > Temáticos para o Congresso de 2019* da associação, que segue aqui. Caso > esse aviso já tenha circulado aqui, peço que desconsiderem a duplicata. > > Saudações, > Camila. > > - - - - - - - - > > http://anppom.com.br/wp-content/uploads/2018/11/XXIX-congresso-da-anppom-chamada-para-simposios.pdf > Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música > XXIX CONGRESSO DA ANPPOM Universidade Federal de Pelotas > 26 a 30 de agosto de 201 9 > > *CHAMADA PARA PROPOSTAS DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS* > A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música convida > pesquisadores(as) e docentes da área de música para submeterem propostas de > simpósios temáticos para o XXIX Congresso da ANPPOM, conforme as > especificações desta chamada. > > *SUBMISSÃO DE PROPOSTAS* > As propostas deverão ser apresentadas por 2 ou 3 coordenadores(as); um(a) > dele (a)s deve ser o (a) coordenador(a) principal, obrigatoriamente com a > titulação de doutor. > A temática do simpósio deverá necessariamente ser relacionada à área da > Associação. > A seleção dos simpósios será realizada por uma comissão designada pela > Direção da ANPPOM e será baseada na sua relevância para o congresso; serão > selecionados no máximo 10 simpósios. > Cada simpósio deverá ter no mínimo 5 e no máximo 18 comunicações > aprovadas; caso o número mínimo não seja atingido, as comunicações > submetidas serão encaminhadas a outras subáreas do congresso. Os simpósios > serão constituídos de uma, duas ou três sessões, dependendo do número de > comunicações aprovadas; cada comunicação terá a duração de 25 minutos, > sendo 15 minutos para a apresentação do trabalho, seguida de 10 minutos de > discussão, conduzida pelos(as) coordenadores(as) do simpósio. > O(A)s coordenadores(as) dos simpósios ficarão responsáveis por designar > pareceristas e coordenar o processo de avaliação das submissões, por meio > do sistema do Congresso (OCS). > As propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio do formulário > disponível no seguinte link: https://goo.gl/forms/zdCGfMkkGJ8s39hu2. > *A data limite para as propostas é o dia 31 de dezembro de 2018*; os > resultados serão divulgados no site da ANPPOM até o dia 31 de janeiro de > 2019. > Os custos de transporte e hospedagem do(a) coordenador(a) principal serão > cobertos pela ANPPOM. > Todos(as) os(as) coordenadores(as) deverão ser sócios(as) da ANPPOM e > estar em dia com a anuidade no momento da submissão; as propostas que não > atenderem a este requisito não > serão consideradas para avaliação. > > Comissão Científica do XXIX Congresso da ANPPOM > (cient.anppom2019 em gmail.com) > Marcos Holler (UDESC) > Luís Fernando Hering Coelho (UFPel) > > -- > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Música, gênero e > decolonialidades na Anppom" dos Grupos do Google. > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie > um e-mail para > musica-genero-e-decolonialidades-na-anppom+unsubscribe em googlegroups.com. > Para postar nesse grupo, envie um e-mail para > musica-genero-e-decolonialidades-na-anppom em googlegroups.com. > Para ver essa discussão na Web, acesse > https://groups.google.com/d/msgid/musica-genero-e-decolonialidades-na-anppom/CAGiY0jTG-jfuaQu06VPU5i32sx3-R11pKRrmXhpusvdAiFQx9w%40mail.gmail.com > > . > Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout. > From cpalombini em gmail.com Wed Dec 5 09:45:37 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 5 Dec 2018 09:45:37 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Universidade de Oxford: bolsas Clarendon Message-ID: Clarendon This unique scheme offers around 130 new, fully-funded scholarships each year to academically outstanding graduate students, as well as providing a lively and stimulating community of scholars. http://www.ox.ac.uk/clarendon/ -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Wed Dec 5 09:51:25 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 5 Dec 2018 09:51:25 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Grawemeyer Award for Music Composition Message-ID: Nominations for the 2020 Grawemeyer Award for Music Composition are now open. See ?The Nomination Process? below for instructions for submitting a nomination. Description Music has the ability to inspire, to bring joy to those who hear it and those who create it. It can convey great emotion in just a few powerful notes. There is, perhaps, no greater expression of the human spirit. For this reason, the Grawemeyer Award for Music Composition honors those who bring beauty and inspiration into the world. The University of Louisville offers an international prize in recognition of outstanding achievement by a living composer in a large musical genre: choral, orchestral, chamber, electronic, song-cycle, dance, opera, musical theater, extended solo work and more. The award will be granted for a work premiered during the five-year period prior to the award deadline (i.e. time period Jan.1, 2014 ? Dec. 31, 2018 for the 2020 award). Prize Amount The Grawemeyer Award for Music Composition is accompanied by a prize of $100,000, which is presented in full during the awards ceremony. Eligibility Musical works including, but not limited to, choral, orchestral, chamber, song-cycle, dance, opera, musical theater, extended solo. http://grawemeyer.org/music-composition/ -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From maurapenna em gmail.com Wed Dec 12 04:07:17 2018 From: maurapenna em gmail.com (Maura Penna) Date: Wed, 12 Dec 2018 04:07:17 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_EDITAL_SELE=C3=87=C3=83O_DE_MEST?= =?utf-8?q?RADO_E_DOUTORADO_DO_PPGM?= In-Reply-To: References: Message-ID: Caros colegas Seguem links para o edital de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba / UFPB, João Pessoa. Abraços, Maura Profa. Dra. Maura Penna Departamento de Educação Musical Programa de Pós-Graduação em Música Universidade Federal da Paraíba ---------- Forwarded message --------- From: Valério Fiel da Costa Date: seg, 10 de dez de 2018 às 22:44 Subject: EDITAL SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO DO PPGM To: CHEFIA DEMUS , , < demus-pleno-departamental em googlegroups.com>, < ppgmprofessores em googlegroups.com> Boa noite a todos(as) Envio, para divulgação, o link dos editais de seleção de mestrado e doutorado do PPGM/UFPB (para a turma de 2019.2). Att VFC DOUTORADO http://www.ccta.ufpb.br/ppgm/contents/noticias/edital-para-o-processo-seletivo-do-programa-de-pos-graduacao-em-musica-stricto-sensu-da-ufpb-2013-2019-doutorado MESTRADO http://www.ccta.ufpb.br/ppgm/contents/noticias/edital-para-o-processo-seletivo-do-programa-de-pos-graduacao-em-musica-stricto-sensu-da-ufpb-2013-2019-mestrado -- Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores PPGM" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ppgmprofessores+unsubscribe em googlegroups.com. Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ppgmprofessores em googlegroups.com. Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ppgmprofessores/CAM1YR5CkUYptnwGqbb5gFhjZ-6AsY42SbaMYkmBZE4yQqLA%2B3w%40mail.gmail.com . Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout. From fabioscarduelli em yahoo.com.br Thu Dec 13 10:42:15 2018 From: fabioscarduelli em yahoo.com.br (Fabio Scarduelli) Date: Thu, 13 Dec 2018 12:42:15 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Mestrado_em_M=C3=BAsica_UNESPAR_=28EMBA?= =?utf-8?b?UCkgLSBFZGl0YWwgZGUgU2VsZcOnw6Nv?= References: <1011846500.3361895.1544704935671.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1011846500.3361895.1544704935671@mail.yahoo.com> UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁCAMPUS DE CURITIBA I (ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ - EMBAP)PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMus)EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES  O Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba I (EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná), torna público o edital que regulamenta as normas de inscrição e de seleção de candidatos(as) para o Mestrado Acadêmico em Música, com ingresso para o segundo semestre letivo de 2019. O período de inscrição vai de 15 de fevereiro a 15 de março, com 13 vagas ofertadas para as duas linhas de pesquisa:  Linha 1: Música e processos CriativosLinha 2: Música, Cultura e Sociedade Para maiores informações sobre o programa e visualização do edital completo acesse  http://ppgmus.unespar.edu.br. ___________________Prof. Dr. Fabio ScarduelliProfessor de Violão - Escola de Música e Belas Artes do Paraná(Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR) - embap.pr.gov.brProfessor Colaborador PPG-Música UNICAMP www.fabioscarduelli.com.br From rosanecardoso em ufpr.br Thu Dec 13 14:22:11 2018 From: rosanecardoso em ufpr.br (Rosane Cardoso de Araujo) Date: Thu, 13 Dec 2018 14:22:11 -0200 (BRST) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_trabalhos_SIMCAM_14_-__XIV_S?= =?utf-8?q?imp=C3=B3sio_Internacional_de_Cogni=C3=A7=C3=A3o_e_Artes_Musica?= =?utf-8?q?is?= In-Reply-To: <1401220978.10000376.1544717967036.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Message-ID: <699945817.10001062.1544718131214.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Prezados colegas Está aberta a chamada de trabalhos para o SIMCAM 14 - XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Informações: http://www.abcogmus.org/ Cordialmente, Rosane Cardoso de Araújo UFPR From marcosholler em yahoo.com.br Thu Dec 13 14:47:54 2018 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Thu, 13 Dec 2018 16:47:54 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Processo Seletivo Aluno/a Regular Mestrado e Doutorado PPGMUS UDESC 2019 References: <828601850.3814848.1544719674113.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <828601850.3814848.1544719674113@mail.yahoo.com> O Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS da UDESC lançou o edital para o Processo Seletivo de alunos regulares para os cursos de MESTRADO e DOUTORADO. As inscrições poderão ser realizadas de 11 a 28 de março de 2019. Com a área de concentração MÚSICA, o programa se estrutura em torno de três linhas de Pesquisa: Educação Musical, Teoria e História e Processos Criativos. Para o Mestrado serão abertas até 14 vagas e para o Doutorado até 12 vagas, sendo cinco vagas de cada um dos cursos reservadas para políticas de ações afirmativas (estudantes oriundos de IES das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou profissionais vinculados a IES dessas regiões; candidatos/as indígenas; negros/as e deficientes. As provas serão realizadas em maio e as aulas iniciam em agosto de 2019. Informações completas sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Programa: www.udesc.br/ceart/ppgmus Edital disponível em: www.udesc.br/ceart/ppgmus/processos_seletivos/selecao_2019 Profa. Dr. Viviane BeinekeCoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUSUniversidade do Estado de Santa Catarina - UDESC https://www.udesc.br/ceart/ppgmus From cpalombini em gmail.com Fri Dec 14 09:06:37 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 14 Dec 2018 09:06:37 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: faire silence / silencing Message-ID: Faire silence: expériences, matérialités, pouvoirs Colloque international, Marseille, 4-7 juin 2019 Appel à communication Date-limite de soumission : 20 décembre 2018 English translation below Présentation Le langage n?est pas notre patrie. Nous venons du silence et nous avons été dévoyés quand nous marchions encore à quatre pattes dans cette terre d?Égypte où nous avons connu l?état des plus indigents des êtres de ce monde. Pascal Quignard Le colloque international Faire silence. Expériences, matérialités et pouvoirs se propose d?envisager le silence dans sa dimension pratique, comme un objet, une conduite, une prise esthétique ou politique. En accueillant et en confrontant les points de vue de plusieurs disciplines universitaires - acoustique, anthropologie, études des sciences, histoire, linguistique, littérature, muséologie, musicologie, sociologie, sciences de l?information et de la communication- et pratiques artistiques - musique, poésie, cinéma, en particulier, ce colloque entend étudier comment se manifeste l?existence d?un faire silenceà travers les modalités matérielles, symboliques et politiques du silence. Les communications s?inscriront dans les axes suivants : 1. La fabrique du silence.Le silence est par essence ce qui fait défaut, et comme le soutient John Cage, le silence n?a pas d?existence ; seules existent des stratégies pour le faire exister. L?architecture a contribué de longue date à favoriser ce silence « dont les hommes ont besoin », comme le rappelle Le Corbusier à propos du couvent de La Tourette, silence qu?il a placé au c?ur de son ?uvre (Formes du silence, 2016). De leur côté, les historiens des sciences ont entrepris d?explorer les techniques qui historiquement ont doté les salles de concert de conditions pour entendre dans le silence (Thompson, 2002). Entre commande de client et techniques de construction, le silence résulte ainsi d?une construction sociale dont le colloque cherchera à déterminer les étapes. Il conviendra, en premier lieu, d?explorer la place que les sciences cognitives laissent au silence et à sa perception depuis son usage métaphorique par Austin de « silence des sens » (Austin, 2007), en saisissant les récentes transformations du champ en ce domaine. D?autres perspectives existent : il faudra analyser comment les études urbaines qui ont développé la notion de paysage sonore ont proposé une interprétation du silence comme ?fait construit? (voir Amphoux & alii, 1996). Matérialisation du silence, sa notation participe de sa construction. Le colloque pourra s?intéresser à toutes formes de notation qui matérialisent le silence dans l?écriture, que celle-ci soit linguistique, théâtrale ou musicale. 2. Les esthétiques du silence. Le silence trouve sa contrepartie graphique dans l?espace vide, le blanc typographique, et bien souvent, « la logique est celle du signe : le vide présent fait signe pour un plein absent » (Dessons, 2005, p.51). Lefaire silencerelève bien des fois d?un acte de création artistique. John Cage, par son « morceau qui ne contien[t] aucun son », usuellement appelé 4?33 pour piano, invite à penser le silence comme un objet musical en soi. En poésiecontemporaine, le faire silenceentre dans la composition de l??uvre, s?incarne dans le vers. Marie-Claire Bancquart insère des blancs qui sont autant de silences « le plus souvent entre les vers, quelquefois dans le vers même » (2010, p. 48). Lorand Gaspar, pour qui « le silence est peut-être une plénitude de la langue » (1978, p.116), place un tiret à la fin de certains vers dans une forme de recueillement de la parole que le silence envahit. James Sacré, lui, intitule son prochain opus Figures de silence, reposant peut-être la question du faire silence en déclinant ses formes d?apparition. Dans l?écriture cinématographique, le silence contribue de façon magistrale à la mise en scènedu propos. Le silence cinématographique peut participer de la « musicalité filmique », il « est (naît de) rencontres, combinaisons, agencements, et bien sûr pas seulement de sons. On le fabrique, on le produit comme et avec le reste des éléments qui font un film, et dans le même mouvement qu?on produit de la durée, de la vie, du réel » (Prenant, 2006, p.84). La finalité artistique du faire silencedans l?écriture cinématographique peut aussi se lire dans l?absence de paroles intradiégétiques ou extradiégétiques. Dans le colloque, chercheurs, artistes et ingénieurs pourront présenter leurs réflexions ou leurs créations sonores faisant la part belle à la fabrique du silence (Capeille, 2017), ainsi que leur choix d?abandonner la voix off, voire la bande son, dans leurs fictions ou documentaires 3. La trame du silence. Faire silence, c?est ne pas vouloir ou ne pas pouvoir dire. Les béances du discours des sciences coloniales sont désormais connus (Stoler, 2009). Le colloque pourra poser la question de la place, du statut à accorder à ces silences volontaires dans la pratique des anthropologues, historien-ne-s et des juristes, à la façon dont ces silences peuvent être instruments de pouvoir, tant « refuser d?entendre et de voir l?autre, l?empêcher de laisser une trace, c?est le condamner à une forme de non-être » (Corbin, 2016 [1994], p.16) et ainsi, en les réduisant au silence, les condamner à une invisibilité sociale et historique (Le Blanc, 2009). Dans une perspective plus testimoniale, faire silencec'est aussi ne pas pouvoir ou ne pas vouloir « faire récit » (Ricoeur), ou faire récit autre. Modèle du genre, la correspondance de Poilus peu-lettrés (Corpus 14, Steuckardt dir.) dans laquelle les récits de bataille s?écrivent peu. Mais le silence (auto-)imposé peut toutefois se rompre, et mener du côté du lapsus linguaeou du lapsus calami (Rossi & Peter-Defare, 1998) ; ces échappés de la langue et du silence représentent alors des « événements d'énonciation » au sens où ils font « effraction dans une chaîne discursive » (Fenoglio, 1997). La parole retranchéepeut donc laisser des traces, et la question de son repérage et de son interprétation s?impose. Il sera à ce titre intéressant de voir comment l?analyse de corpus grâce notamment aux outils de textométrie peut contribuer à définir, circonscrire, mesurer les traces révélatrices d?unfaire silence. Les récits ou absence de récitde certaines expériences traumatiques, tant collectives que personnelles, qu?elles soient objet de témoignage ou mise en mots dans la littérature, n'en sont pas moins pratiques. Les conditions de leurs mises en ?uvre, comme les modalités de recouvrement de la parole, restent à étudier pour comprendre finalement comment on « brise le silence ». 4. La tactique du silence. Considéré du point de vue de ses effets, le silence se fait tactique ou stratégie. Les rhéteurs et les moralistes considèrent le silence comme un art de la parole, l?« art de faire quelque chose à l?autre par le silence » (Dinouart, 1987, introduction par Courtine et Haroche). Dans son Art de se taire(1771), l?abbé Dinouart reconnaît « un silence prudent, et un silence artificieux. / Un silence complaisant, et un silence moqueur. / Un silence spirituel, et un silence stupide. / Un silence d?approbation, et un silence de mépris. / Un silence de politique. / Un silence d?humeur et de caprice (Dinouart, 1987 [1771], p. 69). Dans le cadre des interactions verbales, le silence est envisagé comme un élément structurant des échanges. Il permet l?alternance des tours de paroles (switching pauses, gap ; Larouche-Bouvy, 1984 ; Kerbrat-Orecchioni, 1995). Ses usages sont fortement variables culturellement, par exemple en France, un silence prolongé entre deux tours de parole devient pesant, ?on éprouve alors le besoin de le meubler, ou de le justifier » (Kerbrat-Orecchioni, 1995, p. 163). Le faire silence, quand il mène à l?échec perlocutoire ou à un dysfonctionnement(ne pas répondre volontairement à une question ; des pauses trop longues entre les tours de parole), révéler en filigrane la présence d?une conduite ritualisée que le locuteur transgresse (politesse). Il est aussi possible de faire silence pour inciter l?interlocuteur à prendre la parole (Cheyronnaud, 1997). Ce colloque pourra en outre s?intéresser aux manières dont le silence peut révéler les rapports avec autrui dans l?échange verbal, parfois rapports de pouvoir tels qu?ils s?expriment dans les groupes ou dans les pratiques rituelles(Lakoff, West & Zimmerman, 1975, inégalité de genre; Lazar, 2001, inégalité de génération; Taylor 2017, pratiques culturelles silencieuses des chants magiques Jivaro; Starhawk, 2015, Vercauteren, 2011, micropolitique des groupes). Enfin, il sera possible de définir des usages politiques du silence, par exempleà travers l?analyse de discours politiques (S. Montiglio, 1994; D. Barbet, J.-P. Honoré éd., 2013) ou de politiques environnementales (Carson, 1962; Murphy, 2005; Abram, 2014). 5. L?écologie du silence.S'il peut être un jeu ou une prise pour l'expérience de création, d'écoute ou de lecture, le silence demeure parfois subi et son expérience est alors négociée dans des espacesaux contraintes spécifiques (ou lieux sociofuges, Sommer, 1967). Les salles de la classe, les bibliothèques, certaines salles de spectacle, entre autres lieux, sont bien souvent de ces espaces où est attendu le silence. Si l'historicité du faire silence dans les salles de concert et de théâtre a été largement documenté (Bisaro & Louvat-Molozay, 2017), il convient à présent de comprendre comment se négocient en pratique, et en morale, ses injonctions (plus ou moins contraignantes) et comment elles informent les pratiques quotidiennes des acteurs qui parcourent ces espaces. Les pratiques et les lieux explicitement et volontairement « silencieux » peuvent aussi faire l'objet d'investigations empiriques : les silent parties (ou « soirées-casques »), la retraite ou le silence monastique, les espaces « silence » des trains, méritent d'être étudiés en tant qu'ils constituent des « laboratoires » de la pratique du faire silence et invitent à s?interroger sur la marchandisation du faire silence. Ces espaces constituent par ailleurs un observatoire privilégié des « obstructions au silence »et des réactions qu'elles occasionnent, comme autant de ruptures (bruyantes) de cadre (Goffman, 1991). Un autre angle d?attaque sur l?écologie du silence pourra être de relever ses ambiguïtés, sa réception paradoxale, particulièrement dans les contextes urbains où un mouvement critique semble particulièrement le rechercher, mais où ses apparitions se révèlent régulièrement problématiques; on a ainsi pu parler de « silence potentiellement dangereux » pour les coordinations urbaines dans le cas des voitures électriques (Pecqueux, 2012). Modalités de soumission Les propositions de communication, de 500 mots maximum, comportant un titre provisoire et une bibliographie, devront être adressées, à Stéphanie Fonvielle (stephanie.fonvielle em univ-amu.fr) et à Christelle Rabier ( christelle.rabier em ehess.fr), en précisant dans l?objet: ?AAC Faire silence?. Elles seront rédigées en français ou en anglais et comporteront les informations suivantes: nom prénom affiliation(s) notice bio-bibliographique Date-limite de soumission: 20 décembre 2018 Notification de décision: 20 janvier 2019. ___ Silencing: Experiences, Materiality, Powers International conference, Marseille, 4-7 June 2019 Call for papers Submission deadline: 20 December 2018 Presentation Language is not our homeland. We come from silence, and we have been led astray when we were still crawling in this Land of Egypt, where we have known the state of the most indigent beings of this world. Pascal Quignard The Creating Silence. Experiences, materiality and powers international conference aims at considering silence in its practical dimension, as an object, a conduct, an aesthetic or political hold. In welcoming and confronting viewpoints from several academic fields ? acoustics, anthropology, history, linguistics, literature, museology, musicology, sociology ? and artistic practices ? notably music, poetry, cinema? this conference will study how the existence of a creation of silence manifests, through the material, symbolic and political modalities of silence. The papers should fall within the following themes: 1. The making of silence. In essence, silence stands for what is lacking. As John Cage stated, there is no such thing as silence; there only are strategies to make it being. Architecture has since long contributed to promote silence, as ?needed by humankind?, as Le Corbusier, who put silence at the core of his work, recalled about the La Tourette priory (Formes du silence, 2016).For their part, historians of science started exploring the techniques that have historically provided concert halls with conditions to hear silence (Thompson, 2002). Between orders from clients and building techniques, silence is thus the result of social constructions, whose different stages will be studied in this conference. Firstly, the conference will be to explore the room made for silence and its perception in cognitive sciences since the James Austin?s metaphorical use of ?silence of senses? (Austin, 2007) and will graspthe recent changes in this field. Other perspectives exist: analysing how urban studies, which have developed the concept of soundscape, have proposed an interpretation of silence as a ?built fact? (see Amphoux & alii, 1996). As a significant dimension of the perception of silence, transcribing must be analysed. The conference will focus on all the forms that materialise silence in writing, be it linguistic, theatrical or musical. 2. The aesthetics of silence.Silence finds its graphical counterpart in the empty space, the typographic blank space and, often, ?the logic is that of the sign: the present emptiness signals the absence of a full space? (Dessons, 2005). Silencing is very often about artistic creation. John Cage?s ?piece with no sound?, usually called 4?33??, defined silence as a musical object in itself. In contemporary poetry, creating silence belongs to the composition of the piece, and is embodied in the verse. Marie-Claire Bancquart introduced blank spaces, which represent as many silences, ?often in between the verses, sometimes the verse itself? (2010, p. 48). Lorand Gaspar, for whom ?silence is perhaps the fullness of language? (1978, p. 116), puts a dash at the end of some verses, in a discursive contemplation, invaded by silence. James Sacré called his forthcoming opus Figures of Silence, as he evokes several forms of its coming to being, questions once again the idea of silencing. In screenwriting, silence strongly contributes to the staging of the intention. Cinematic silence can take part in ?film musicality?, it ?is (comes from) encounters, combinations, layouts, not just of sounds, of course. We build it, we produce it like and with the rest of the elements that make a film, at the same time that we are producing time, life, reality.? (Prenant, 2006, p. 84). The artistic purpose behind silencingin screenwriting can also be considered as the absence of intradiegetic or extradiegetic words. In this conference, researchers, artists and engineers will have the opportunity to present their reflections or sound creations with an emphasis on silence in the making (Capeille, 2007), as well as their choice to give up on voiceover, even soundtrack, in their fictions or documentaries. 3. The substance of silence.Creating silence means not telling, or not being able to tell. The hollowness in the argument from colonial sciences is now acknowledged (Stoler, 2009). The conference will be the opportunity to question the concept of place, the status to give the deliberate silences in the practice of anthropologists, historians and lawyers, the way these silences can be instruments of power, since ?refusing to hear and see the other, preventing him to leave a mark, means condemning him to a form of non-existence? (Corbin, 2016 [1994], p. 16), and thus to a social and historical invisibility, as they are silenced (Le Blanc, 2009). In a more testimonial perspective, silencing also means not being able to or not wanting to ?tell? (Ricoeur), or tell the other narrative. One model is that of some ?Poilus?? letters, who were barely literate (Corpus 14, Steuckardt dir.), and in which the tales of battle are not really accounted for. However the (self) imposed silence can break and lead to lapsus linguae or lapsus calami(Rossi & Peter-Defare, 1998). Those breaks from language and silence thus represent ?events of utterance? of meaning, where they ?break into a chain of discourse? (Fenoglio, 1997). The subtracted wordmay leave traces, thus challenging scholars with its spotting and interpreting. Therefore, it would be interesting to study how the analysis of corpora, with the use of textometry tools, can help define, delineate, measure the revealing traces of silencing. As testimonies or literary texts, the narratives (or lack thereof) of trauma, both collective and personal, have practical implications. The conditions for their implementation, as well as the modalities to recover speech, remain to be studied in order to understand how to ?break the silence?. 4. The tactics of silence.Understood through its effects, silence turns into a tactic or strategy. The rhetoricians and moralists consider silence as an art of speech, ?the art of doing something to someone else through silence? (Dinouart, 1987, introduction by Courtine and Haroche). In Art de se taire(1771), Abbott Dinouart identified a ?cautious silence and an artful silence. / A complacent and a mocking silence. / A spiritual silence and a stupid silence. / A silence of approval and a silence of contempt. / A political silence. / A silence of temper and a silence of whim (Dinouart, 1987 [1771], p. 69). As part of verbal interactions, silence may be considered as a defining element of verbal exchange. It allows to alternate speaking turns (switching pauses, gap; Larouche-Bouvy, 1984; Kebrat-Orecchioni, 1995). Its uses vary greatly depending on culture. In France, for example, an extended silent pause between two turns may be resented as unbearable, ?one feel[ing] the need to fill the gap, or to justify it? (Kebrat-Orecchioni,1995, p. 163). When it leads to perlocutory failure or to malfunctions (purposely not answering a question; pauses that are too long between speaking turns), keeping silent can reveal the presence of ritualised conducts that are infringed by the speaker (politeness). It is also possible to create silence to invite the interlocutor to speak (Cheyronnaud, 1997). This conference will also focus on how silence can reveal the relations with other people through verbal exchanges, sometimes turning into power plays, as they are expressed in groups or ritual practices (Lakoff, West & Zimmerman, 1975, gender inequality; Lazar, 2001, generation gap; Taylor, 2017, silent cultural practices of Jivaro?s magic songs; Starhawk, 2015, Vercauteren, 2011, micropolitics of groups). Lastly, it will be possible to define political uses of silence, for example through the analysis of political discourses (S. Montiglio, 1994; D. Barbet, J.-P. Honoré éd., 2013) or environmental policies (Carson, 1962; Murphy, 2005; Abram, 2014). 5. Ecologies of silence.Although silence may result from the experience of creating, listening or reading, silence may sometimes be endured, and its experience is then negotiated within spaces endowed with specific constraints (or sociofugal places (Sommer, 1967)). Classrooms, libraries, concert halls, among others, are often spaces where the possibility of silence is expected. If the historicity of creating silence in concert halls and theatres was largely documented (Bisaro & Louvat-Molozay, 2017), it is now a question of understanding how its (more or less constraining) injunctions are negotiated, in a practical and ethical dimension, and how they inform about the everyday practices of agents moving into the spaces dedicated to silence. The practices and places that are explicitly and purposely ?silenced can also be studied empirically: silent parties, monastic cloisters, silent spaces in trains, may well represent ?laboratories? for the practice of silence. In addition, the conference invites papers that discuss the merchandising around silenced realms. Those spaces may be considered prime observatories of ?obstructions to silence? and of the reactions they induce, as many (sound) fractures of the frame (Goffman, 1991). Another line of investigation on the ecology of silence may highlight its ambiguities, its paradoxical reception, notably in urban contexts, in which a critical movement is specifically looking for it, but whose manifestations may be experienced as a problem. We have thus been led to talk about a ?potentially dangerous silence? for urban coordination, in the case of electric cars for instance (Pecqueux, 2012). Conditions for submission The paper proposals, of maximum 500 words, with a provisional title and a bibliography, should be sent to Stéphanie Fonvielle ( stephanie.fonvielle em univ-amu.fr) and Christelle Rabier ( christelle.rabier em ehess.fr), with ?CFP Silencing? in the subject line. They should be written in French or in English, and should include the following information: Last name First name Affiliation(s) Bio-bibliography Submission deadline: 20 December 2018 Notification of decision: 20 January 2019 Bibliographie / References Amfreville, Marc. 2009. Écrits en souffrance. Figures du trauma dans la littérature nord américaine, Paris: M. Houdiard. Amphoux, Pascal , Thibaud, Jean-Paul , Chelko, Grégoire , Bardyn, Jean-Luc, Leroux, Martine, 1996. Au seuil de l?audible. [Rapport de recherche] 31, CRESSON, Ministère de l?environnement, 2 vol. (101, 139 p.). Austin, John L., 2007, Le langage de la perception, Paris: Vrin. Bancquart, Marie-Claire. 2010. 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Rowley, MA : Newbury House. -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Fri Dec 14 09:28:06 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 14 Dec 2018 09:28:06 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Brazilian composer wins Concorso di Composizione "Michele Novaro" Message-ID: Il compositore brasiliano Sérgio Rodrigo è il vincitore della terza edizione del Concorso "Michele Novaro". Il 9 dicembre presso il Quirinale l'Ensemble 900 dell'Accademia Nazionale di Santa Cecilia ha eseguito le tre composizioni finaliste, in diretta su RAI Radio3. Al termine del concerto, la giuria, presieduta da Ennio Morricone e composta da Claudio Ambrosini, Francesco Antonioni, Michele dall'Ongaro e Günter Neuhold, si è riunita presso il Baglioni Hotel Regina e ha assegnato il primo premio alla composizione "Human Machines" di Sérgio Rodrigo. Il premio speciale "Goffredo Mameli", assegnato da una seconda giuria composta da Lorenzo Becattini (ideatore del Concorso), Piero Ostali (casa musicale Sonzogno) e Giorgio Marino (RAI Radio3) è stato assegnato a Giorgio Francesco Dalla Villa per la sua composizione "Gugliel-motel". http://www.concorsonovaro.it/risultati.php Brazilian composer Sérgio Rodrigo is the winner of Premio Novaro 2018. Sunday December 9 in Rome, after the performance of the three finalist compositions at Quirinale by Ensemble 900 of Accademia Nazionale di Santa Cecilia, the jury composed by Ennio Morricone (president), Claudio Ambrosini, Francesco Antonioni, Michele dall'Ongaro and Günter Neuhold awarded the "Michele Novaro" prize to the composition "Human Machines" by Sérgio Rodrigo. The "Goffredo Mameli" special prize has been given to Giorgio Francesco Dalla Villa for his composition "Gugliel-motel". https://www.facebook.com/concorsonovaro/posts/1217819278374452 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From marcosholler em yahoo.com.br Sat Dec 15 09:39:02 2018 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Sat, 15 Dec 2018 11:39:02 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?XXIX_Congresso_da_ANPPOM_-_Chamada_para?= =?utf-8?q?_simp=C3=B3sios_tem=C3=A1ticos?= References: <266222122.4756860.1544873942282.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <266222122.4756860.1544873942282@mail.yahoo.com> Car em s, Lembro a tod em s que a chamada de propostas para simpósios temáticos a serem realizados no XXIX Congresso da ANPPOM está aberta até o dia 31 de dezembro, o texto pode ser obtido no site da Associação (https://anppom.com.br/congresso-2019-informacoes/). Abçs., Marcos Holler From cpalombini em gmail.com Sat Dec 15 21:20:45 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 15 Dec 2018 21:20:45 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Call for applications: New Music On The Point Festival (composers and performers) Message-ID: Dear Colleagues, I wanted to reach out to you to ask for your help in spreading the word about an exciting new fellowship for a Latin American composer or performer to attend the New Music On The Point Festival in Vermont this summer. The participants must be between 18-35 years old and from a Latin American country?they can be currently studying or living in the US or any other country. This fellowship provides free tuition, housing and 3 meals a day for the 2 weeks of the festival. Travel funds up to $500 will also be available. We are very grateful to our donor for establishing this fellowship, which is in honor of Uruguayan composers Graciela Paraskevaídis and Coriún Aharonián. Applications open tomorrow and the deadline to apply is February 1. It is a truly magical experience for these 55 young musicians and I hope you will share this information with any young musicians who you think might be interested in applying. Thank you for your help. Best wishes for a lovely holiday, Amy https://pointcp.com/new-music-on-the-point -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From guisauer em gmail.com Wed Dec 19 17:15:27 2018 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Wed, 19 Dec 2018 17:15:27 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?LAN=C3=87AMENTO=3A_revista_ORFEU_v=2E3?= =?utf-8?b?LCBuLjI=?= In-Reply-To: References: Message-ID: A revista ORFEU orgulhosamente lança o v.3, n.2, que traz o dossiê A Música da Diáspora Africana na América Latina, coordenado pelas editoras convidadas Dra. Vânia Müller (UDESC) e Denise Barata (UERJ). (acesso: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/issue/view/Orfeu%2C%20v.3%2C%20n.%202%20%282018%29 ) Aproveitamos para reforçar a divulgação da chamada para os dossiês a serem publicados em 2019, cujos temas são Práticas Musicais Coletivas e Música de Câmara (2019/1) e Música e Internacionalização Universitária (2019/2). (acesso: http://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/announcement) Desejamos a todos uma ótima leitura! Atenciosamente, Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Dra. Teresa Mateiro Editores From guisauer em gmail.com Wed Dec 19 17:15:27 2018 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Wed, 19 Dec 2018 17:15:27 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?LAN=C3=87AMENTO=3A_revista_ORFEU_v=2E3?= =?utf-8?b?LCBuLjI=?= In-Reply-To: References: Message-ID: A revista ORFEU orgulhosamente lança o v.3, n.2, que traz o dossiê A Música da Diáspora Africana na América Latina, coordenado pelas editoras convidadas Dra. Vânia Müller (UDESC) e Denise Barata (UERJ). (acesso: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/issue/view/Orfeu%2C%20v.3%2C%20n.%202%20%282018%29 ) Aproveitamos para reforçar a divulgação da chamada para os dossiês a serem publicados em 2019, cujos temas são Práticas Musicais Coletivas e Música de Câmara (2019/1) e Música e Internacionalização Universitária (2019/2). (acesso: http://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/announcement) Desejamos a todos uma ótima leitura! Atenciosamente, Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Dra. Teresa Mateiro Editores From fenerich em gmail.com Wed Dec 19 21:11:51 2018 From: fenerich em gmail.com (Ale Fenerich) Date: Wed, 19 Dec 2018 21:11:51 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_Debates_n=C2=BA21_est=C3=A1_no_?= =?utf-8?q?ar!?= Message-ID: Anuncio a publicação do nº 21 da Revista Debates, da Pós-Graduação em música da Unirio, cujo tema é práticas interpretativas. http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/index Boa leitura e bom fim de ano a tod em s! -- ------------------------------------------ Alexandre Sperandéo Fenerich prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO Editor da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música http://soundcloud.com/ale_fenerich http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm n-1.art.br http://soundcloud.com/n-1-1 (55 21) 9973-91266 From carole.gubernikoff em gmail.com Wed Dec 19 21:41:00 2018 From: carole.gubernikoff em gmail.com (Carole Gubernikoff) Date: Wed, 19 Dec 2018 21:41:00 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?=5BSonologia-l=5D_Revista_Debates_n?= =?utf-8?b?wroyMSBlc3TDoSBubyBhciE=?= In-Reply-To: References: Message-ID: Parabéns ao Ale e equipe! Em qua, 19 de dez de 2018 às 21:11, Ale Fenerich escreveu: > Anuncio a publicação do nº 21 da Revista Debates, da Pós-Graduação em > música da Unirio, cujo tema é práticas interpretativas. > > http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/index > > Boa leitura e bom fim de ano a tod em s! > > -- > ------------------------------------------ > Alexandre Sperandéo Fenerich > prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio > Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO > Editor da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música > > > http://soundcloud.com/ale_fenerich > http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm > n-1.art.br > http://soundcloud.com/n-1-1 > > (55 21) 9973-91266 > > > > _______________________________________________ > sonologia-l mailing list > sonologia-l em listas.unicamp.br > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l > From guisauer em gmail.com Thu Dec 20 10:19:06 2018 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Thu, 20 Dec 2018 10:19:06 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?=5BSonologia-l=5D_Revista_Debates_n?= =?utf-8?b?wroyMSBlc3TDoSBubyBhciE=?= In-Reply-To: References: Message-ID: Parabéns à equipe editorial e aos autores, vida longa à Debates! abraços Guilherme Em qua, 19 de dez de 2018 às 21:41, Carole Gubernikoff < carole.gubernikoff em gmail.com> escreveu: > Parabéns ao Ale e equipe! > > Em qua, 19 de dez de 2018 às 21:11, Ale Fenerich > escreveu: > > > Anuncio a publicação do nº 21 da Revista Debates, da Pós-Graduação em > > música da Unirio, cujo tema é práticas interpretativas. > > > > http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/index > > > > Boa leitura e bom fim de ano a tod em s! > > > > -- > > ------------------------------------------ > > Alexandre Sperandéo Fenerich > > prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio > > Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO > > Editor da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em > Música > > > > > > http://soundcloud.com/ale_fenerich > > http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm > > n-1.art.br > > http://soundcloud.com/n-1-1 > > > > (55 21) 9973-91266 > > > > > > > > _______________________________________________ > > sonologia-l mailing list > > sonologia-l em listas.unicamp.br > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From camiladuze em gmail.com Sun Dec 23 16:43:41 2018 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Sun, 23 Dec 2018 16:43:41 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Boletim_IEG_-_Edi=C3=A7=C3=A3o_E?= =?utf-8?q?special_-_7=C2=BA_Curso_de_Curta_Dura=C3=A7=C3=A3o_em_G?= =?utf-8?q?=C3=AAnero_e_Feminismos?= In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Encaminhando. Saudações, Camila. From marcosholler em yahoo.com.br Wed Dec 26 10:12:51 2018 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Wed, 26 Dec 2018 12:12:51 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Opus v. 24 n. 3 References: <764919842.9231578.1545826371351.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <764919842.9231578.1545826371351@mail.yahoo.com> Caro(a)s membros da lista, Informo que já está online o último número da Opus (set.-dez./2018). A revista pode ser acessada no seguinte link: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/view/46.Classificada no estrato A1 do Qualis Periódicos, da CAPES (quadriênio 2013-2016), a OPUS publica artigos, resenhas, traduções e entrevistas em português, espanhol e inglês. Os textos são publicados em fluxo contínuo, em números de periodicidade quadrienal.  Desejo a todo(a)s uma excelente leitura! Abçs Marcos Holler