From camiladuze em gmail.com Thu Feb 1 04:36:18 2018 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Thu, 1 Feb 2018 04:36:18 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?VI_Ciclo_de_Debates_Peri=C3=B3dicos_UFSC?= =?utf-8?q?_+_I_Encontro_Nacional_de_Portais_de_Peri=C3=B3dicos?= Message-ID: Olá, encaminhando divulgação. saudações, camila. *- - - - - * *Evento sobre gestão editorial de periódicos científicos está com inscrições abertas* De 2 a 4 de maio de 2018, ocorrerá em Florianópolis, o *VI Ciclo de Debates Periódicos UFSC*, que abarcará também o *I Encontro Nacional de Portais de Periódicos,* com o objetivo de proporcionar aos participantes o acesso as principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo a troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados. Promovido pela Biblioteca Universitária da UFSC, em parceria com docentes, bibliotecários, técnicos administrativos e pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e de Gestão da Informação da UDESC, e os Portais de Periódicos da FURG, UFG e UFPR, o evento abordará a temática *?Gestão Editorial: tendências e boas práticas?*. A temática foi construída com base no resultado das avaliações aplicadas aos participantes dos Ciclos realizados em 2015 e 2017, que mostraram o interesse em uma programação voltada a aspectos práticos da gestão editorial, com ênfase em desafios da área da comunicação científica que necessitam de orientação de especialistas. Desse modo, a programação busca atender a um público alvo envolvido com essas questões e já fiel a eventos realizados anteriormente, ampliando a abrangência para além da região sul, com interesse nacional. O evento é gratuito e aberto ao público, com expectativa de 200 participantes. Os palestrantes previstos para a participação do evento estão vinculados a instituições públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos internacionais e apresentarão conhecimentos e informações que são frutos de suas pesquisas ou atuações profissionais. Com a realização de oficinas, os ministrantes poderão contribuir de forma prática à formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas a gestão editorial como um todo. O impacto do VI Ciclo tem ênfase na qualificação de periódicos científicos e a prestação de serviços em Portais de Periódicos para as equipes editoriais, coadunando para o desenvolvimento da melhoria da qualidade e sustentabilidade dos periódicos, bem como a implementação e institucionalização de novos serviços por meio dos Portais, a criação de parcerias entre docentes e indexadores internacionais, melhorando a visibilidade da produção científica do país, favorecendo a discussão sobre o Acesso Aberto, fomentando a colaboração entre redes de pesquisadores, possibilitando novas descobertas e evidenciando um impacto no desenvolvimento social, científico e econômico. O evento terá exposição de trabalhos, homenagens as pessoas que fizeram parte da história dos 10 anos do Portal de Periódicos UFSC e dos periódicos científicos que celebram aniversários. Mais informações sobre inscrições, submissão de trabalhos e programação preliminar podem ser obtidas no site oficial do evento : http://cicloperiodicos.bu.ufsc.br/ From guilherme_goldberg em hotmail.com Sat Feb 3 21:42:00 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Sat, 3 Feb 2018 23:42:00 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?Banco_de_dados_prim=E1rios=3A_M?= =?windows-1252?q?=FAsica_em_peri=F3dicos_oitocentistas_=96_um_convite_par?= =?windows-1252?q?a_pesquisadores_que_utilizam_peri=F3dicos_em_suas_pesqui?= =?windows-1252?q?sas_sobre_m=FAsica_no_s=E9culo_XIX?= In-Reply-To: References: Message-ID: Olá Martha e demais colegas, Muito ótima iniciativa! Aproveito para divulgar que, durante o I Simpósio Internacional Música e Crítica, ocorrido em outubro do ano passado no Centro de Artes da UFPel, divulgamos o lançamento dos 2 primeiros volumes das críticas de Oscar Guanabarino para O Paiz, de um total de 4 volumes, que abrangem o período de 1895-1917. Em breve os 4 volumes estarão disponíveis gratuitamente. Em tempo: embora concluídos, os 2 primeiros volumes (1895-1889 e 1890-1899) ainda não estão disponíveis por questões burocráticas. Abraços Guilherme Goldberg ________________________________ De: Anppom-L em nome de Martha Tupinambá de Ulhoa Enviado: quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 21:06:59 Para: ANPPOM lista (novo) Assunto: [ANPPOM-Lista] Banco de dados primários: Música em periódicos oitocentistas ? um convite para pesquisadores que utilizam periódicos em suas pesquisas sobre música no século XIX Pesquisadores sobre música urbana nos oitocentos que trabalham com periódicos, coletam uma quantidade muito grande de notícias, anúncios e comentários que utilizam de forma sintética nos seus artigos ou livros com os resultados de pesquisa. Aquilo que é recolhido aparece na forma de uma ou outra transcrição destacada, ou, ainda, na forma de quadros descritivos ou estatísticos; a grande maioria dos trechos coletados fica arquivado localmente nos computadores pessoais dos pesquisadores ou, eventualmente aparece nos anexos às teses e dissertações produzidas. A possibilidade de alimentar um banco de dados de forma remota via internet, com consultas abertas ao público em geral, possibilita a formação de uma rede de pesquisa, onde dados primários sobre música no século XIX possam ser compartilhados de forma gratuita e investigadores em qualquer parte do mundo possam ter acesso a esses dados, a fim de reutilizá-los em suas pesquisas. Música em periódicos oitocentistas é um banco de dados online contendo notícias e comentários sobre música em periódicos do século XIX. Iniciado em 2002, tem servido de suporte para pesquisas sobre gêneros musicais tais como a modinha, o lundu e a valsa, bem como sobre músicos, a imprensa musical, o teatro musical e a opera nos 1800s. Até o momento o banco tem abrigado transcrições coletadas em periódicos do século XIX disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira (HDB) da Fundação Biblioteca Nacional (aberta para consulta a partir de julho de 2012). É chegado o momento de adequar o banco aos critérios e padrões de compartilhamento de dados em rede - a chamada e-Science ou ciência aberta. Nesse sentido, pesquisadores sobre música do século XIX, que estejam utilizando periódicos como fonte de pesquisa, são convidados a compartilhar as informações primárias coletadas no banco de dados Música em periódicos oitocentistas. Para isso, o banco está sendo atualizado para incluir um campo de identificação do(a) pesquisador(a) responsável pela pesquisa ou coleta de dados. Na página inicial do banco, onde hoje somente aparecem informações coletadas por ou sob a responsabilidade de Martha Ulhôa, irão estar inscritos os nomes daqueles que forem aderindo ao projeto de desenvolvimento. Pesquisadores interessados em participar dessa rede favor entrar em contato com Martha Ulhôa no e-mail mulhoa at unirio.br. Cordialmente, Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. ________________________________________ anppom-l em listas.unicamp.br Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. From cpalombini em gmail.com Mon Feb 5 21:24:21 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 5 Feb 2018 21:24:21 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] convocatoria: arte sonoro Message-ID: Convocatoria: 'Arte Sonoro' Editor Invitado: Juan Reyes Cierre de convocatoria: 30 de abril de 2018 Una definición dogmática de arte sonoro relaciona expresiones que aproximan el sonido como objeto y materia en obras que se presentan en galerías y en instalaciones de museo. Pero ¿será esta una definición completa y será que agrupa una variedad de manifestaciones relacionadas con la percepción auditiva o será que las restringe? El propósito de este dosier es generar un estiramiento de lo que podría ser la práctica de una supuesta ?plástica sonora?, término que de momento se está tomando prestado. Sabiendo que las formas de arte se estructuran como reflejo del vaivén entre movimientos socioculturales, lo científico y tecnológico, expresiones relacionadas con lo sonoro ?no? son simplemente un conglomerado de componentes provenientes del caos o el azar. Más bien ejemplarizan muestras actualizadas de posibilidades de creación. Que gracias a sistemas de reproducción, difusión, amplificación, almacenamiento y memorización la disección del fenómeno acústico transpone la imaginación de lo táctil y visual al sentido de la escucha. Pero también por la herencia de estructuras relacionadas con una ?obra abierta? como trabajo con mensaje indirecto, en constante evolución y movimiento, despegan oportunidades de exposición que aprovechan lo sonoro. La presentación de artefactos o de movimientos corporales que suenan hacen referencia a ecos y resonancias que se descifran con símbolos y conexiones que representan imágenes no tan visuales en la mente, siendo en lo concreto no más que espectros de formas de onda y timbres con armónicos o parciales. Si se habla de sonido, se habla de símbolos y gramáticas, siendo la lectura de la manipulación acústica la interpretación de un sinnúmero de posibilidades que se perciben con el oído y a veces con los otros sentidos. Si hay objetos que suenan, el sonido los anima gestando lo espontáneo y trascendiendo de la ejecución en vivo y de la performance, ya que lo acústico emana del transcurrir del tiempo. De ahí que pensar en arte sonoro también es pensar en duraciones y, en consecuencia, su interferencia en el espacio sobrepasando acotamientos de tridimensionalidad. En esta convocatoria, no se ponen a un lado contrastes e intersecciones, superficiales o profundos en lo adjunto a la expresión musical. ¿Cuál es el rol del instrumento en obras abiertas o el de la interfaz gestual? ¿Habrá cabida para una revaluación del proceso de composición en ambas artes? ¿Es el concierto un formato adecuado para presentación de manifestaciones sonoras o inclusive de nuevas músicas? Reflexión sobre arte sonoro Narrativas en referencia a lo histórico Descripciones sobre esculturas, instalaciones, objetos u otras manifestaciones de esta forma de arte Espacio y movimiento con fuentes sonoras Formas de concierto y arquitecturas para la presentación de ejecuciones con sonidos Intersecciones y contrastes entre música y arte sonoro Rol del instrumento o nuevas interfaces El sonido se toca: control del gesto, háptica y lo táctil Aspectos técnicos del fenómeno acústico Performance y espontaneidad con lo que suena Poéticas y estéticas de la expresión aural Poesía y escucha Radio arte Circuitos electrónicos y acústica Mediatización, reproducción, transmisión y difusión de sonidos http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/announcement/view/263 From ms.eliana em usp.br Tue Feb 6 10:29:33 2018 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Tue, 6 Feb 2018 10:29:33 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?VI_Ciclo_de_Debates_Peri=C3=B3dicos_UFS?= =?utf-8?q?C_+_I_Encontro_Nacional_de_Portais_de_Peri=C3=B3dicos?= In-Reply-To: References: Message-ID: Muito interessante esta chamada Camila! Parabéns à UFSC pela iniciativa e obrigada a você pela partilha, Abraços Eliana Monteiro da Silva (ECA USP Sonora) Em quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018, Camila Durães Zerbinatti < camiladuze em gmail.com> escreveu: > Olá, > > encaminhando divulgação. > > > saudações, > camila. > > *- - - - - * > > *Evento sobre gestão editorial de periódicos científicos está com > inscrições abertas* > > > De 2 a 4 de maio de 2018, ocorrerá em Florianópolis, o *VI Ciclo de Debates > Periódicos UFSC*, que abarcará também o *I Encontro Nacional de Portais de > Periódicos,* com o objetivo de proporcionar aos participantes o acesso as > principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e > portais de periódicos, sobretudo a troca de experiência entre editores, > docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados. > > Promovido pela Biblioteca Universitária da UFSC, em parceria com docentes, > bibliotecários, técnicos administrativos e pós-graduandos dos Programas de > Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e de Gestão da Informação da > UDESC, e os Portais de Periódicos da FURG, UFG e UFPR, o evento abordará a > temática *?Gestão Editorial: tendências e boas práticas?*. > > A temática foi construída com base no resultado das avaliações aplicadas > aos participantes dos Ciclos realizados em 2015 e 2017, que mostraram o > interesse em uma programação voltada a aspectos práticos da gestão > editorial, com ênfase em desafios da área da comunicação científica que > necessitam de orientação de especialistas. > > Desse modo, a programação busca atender a um público alvo envolvido com > essas questões e já fiel a eventos realizados anteriormente, ampliando a > abrangência para além da região sul, com interesse nacional. O evento é > gratuito e aberto ao público, com expectativa de 200 participantes. > > Os palestrantes previstos para a participação do evento estão vinculados a > instituições públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos > internacionais e apresentarão conhecimentos e informações que são frutos de > suas pesquisas ou atuações profissionais. > > Com a realização de oficinas, os ministrantes poderão contribuir de forma > prática à formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da > execução de tarefas relacionadas a gestão editorial como um todo. > > O impacto do VI Ciclo tem ênfase na qualificação de periódicos científicos > e a prestação de serviços em Portais de Periódicos para as equipes > editoriais, coadunando para o desenvolvimento da melhoria da qualidade e > sustentabilidade dos periódicos, bem como a implementação e > institucionalização de novos serviços por meio dos Portais, a criação de > parcerias entre docentes e indexadores internacionais, melhorando a > visibilidade da produção científica do país, favorecendo a discussão sobre > o Acesso Aberto, fomentando a colaboração entre redes de pesquisadores, > possibilitando novas descobertas e evidenciando um impacto no > desenvolvimento social, científico e econômico. > > O evento terá exposição de trabalhos, homenagens as pessoas que fizeram > parte da história dos 10 anos do Portal de Periódicos UFSC e dos periódicos > científicos que celebram aniversários. > > Mais informações sobre inscrições, submissão de trabalhos e programação > preliminar podem ser obtidas no site oficial do evento > : > > http://cicloperiodicos.bu.ufsc.br/ > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From edwin.pitre em gmail.com Tue Feb 6 10:39:06 2018 From: edwin.pitre em gmail.com (=?UTF-8?Q?Edwin_Ricardo_Pitre_V=C3=A1squez?=) Date: Tue, 6 Feb 2018 10:39:06 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?VI_Ciclo_de_Debates_Peri=C3=B3dicos_UFS?= =?utf-8?q?C_+_I_Encontro_Nacional_de_Portais_de_Peri=C3=B3dicos?= In-Reply-To: References: Message-ID: Parabéns pela iniciativa, gostaria de participar. Abraços Edwin Pitre-Vásquez PPGMúsica - UFPR Revista Música em Perspectiva Em 6 de fevereiro de 2018 10:29, Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva < ms.eliana em usp.br> escreveu: > Muito interessante esta chamada Camila! > Parabéns à UFSC pela iniciativa e obrigada a você pela partilha, > Abraços > Eliana Monteiro da Silva (ECA USP Sonora) > > Em quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018, Camila Durães Zerbinatti < > camiladuze em gmail.com> escreveu: > > > Olá, > > > > encaminhando divulgação. > > > > > > saudações, > > camila. > > > > *- - - - - * > > > > *Evento sobre gestão editorial de periódicos científicos está com > > inscrições abertas* > > > > > > De 2 a 4 de maio de 2018, ocorrerá em Florianópolis, o *VI Ciclo de > Debates > > Periódicos UFSC*, que abarcará também o *I Encontro Nacional de Portais > de > > Periódicos,* com o objetivo de proporcionar aos participantes o acesso as > > principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos > e > > portais de periódicos, sobretudo a troca de experiência entre editores, > > docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados. > > > > Promovido pela Biblioteca Universitária da UFSC, em parceria com > docentes, > > bibliotecários, técnicos administrativos e pós-graduandos dos Programas > de > > Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e de Gestão da Informação > da > > UDESC, e os Portais de Periódicos da FURG, UFG e UFPR, o evento abordará > a > > temática *?Gestão Editorial: tendências e boas práticas?*. > > > > A temática foi construída com base no resultado das avaliações aplicadas > > aos participantes dos Ciclos realizados em 2015 e 2017, que mostraram o > > interesse em uma programação voltada a aspectos práticos da gestão > > editorial, com ênfase em desafios da área da comunicação científica que > > necessitam de orientação de especialistas. > > > > Desse modo, a programação busca atender a um público alvo envolvido com > > essas questões e já fiel a eventos realizados anteriormente, ampliando a > > abrangência para além da região sul, com interesse nacional. O evento é > > gratuito e aberto ao público, com expectativa de 200 participantes. > > > > Os palestrantes previstos para a participação do evento estão vinculados > a > > instituições públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos > > internacionais e apresentarão conhecimentos e informações que são frutos > de > > suas pesquisas ou atuações profissionais. > > > > Com a realização de oficinas, os ministrantes poderão contribuir de forma > > prática à formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da > > execução de tarefas relacionadas a gestão editorial como um todo. > > > > O impacto do VI Ciclo tem ênfase na qualificação de periódicos > científicos > > e a prestação de serviços em Portais de Periódicos para as equipes > > editoriais, coadunando para o desenvolvimento da melhoria da qualidade e > > sustentabilidade dos periódicos, bem como a implementação e > > institucionalização de novos serviços por meio dos Portais, a criação de > > parcerias entre docentes e indexadores internacionais, melhorando a > > visibilidade da produção científica do país, favorecendo a discussão > sobre > > o Acesso Aberto, fomentando a colaboração entre redes de pesquisadores, > > possibilitando novas descobertas e evidenciando um impacto no > > desenvolvimento social, científico e econômico. > > > > O evento terá exposição de trabalhos, homenagens as pessoas que fizeram > > parte da história dos 10 anos do Portal de Periódicos UFSC e dos > periódicos > > científicos que celebram aniversários. > > > > Mais informações sobre inscrições, submissão de trabalhos e programação > > preliminar podem ser obtidas no site oficial do evento > > : > > > > http://cicloperiodicos.bu.ufsc.br/ > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > da > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > -- -- Prof. Dr. Edwin Pitre Vásquez Departamento de Artes Universidade Federal do Paraná Rua Cel. Dulcídio, 638 Curitiba - PR CEP 80420-170 Brasil (+5541) 9 9684-6444 Curitiba email: edwinpitre em ufpr.br skype: edwinpitre Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3782-1000 visite: https://grupetnoufpr.wordpress.com/pagina-inicial/ Curriculum Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739578D7 Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7368812867544463 Academi.edu: https://ufpr.academia.edu/EdwinPitre From cpalombini em gmail.com Tue Feb 6 14:00:14 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 6 Feb 2018 14:00:14 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Bolsas Gulbenkian Message-ID: Com o objetivo de estimular a difusão da cultura portuguesa em países estrangeiros, a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Serviço de Bolsas Gulbenkian, concede bolsas de investigação em Portugal, no campo das Humanidades, a pós-graduados de nacionalidade estrangeira. As candidaturas estarão abertas de 1 a 28 de fevereiro de 2018. Estas bolsas destinam-se a apoiar a investigação realizada, em Portugal, por indivíduos estrangeiros, no âmbito de um doutoramento ou para a publicação de um livro, sobre temas da Cultura Portuguesa, nas seguintes áreas: Literatura História História da Arte Musicologia Ciência Política Duração As bolsas serão concedidas por um período máximo de 10 meses, de preferência a utilizar entre os meses de setembro e junho, inclusive. Não são renováveis. Só são aceites candidaturas online (de 1 a 28 de fevereiro, até às 18:00 GMT). Mais informações no Regulamento em anexo e no site da Fundação Calouste Gulbenkian. http://plataforma9.com/;jsessionid=E252DDB6AC1D83F78589AC8B5C3A9794/financiamento/fundacao-calouste-gulbenkian-concede-bolsas-de-investigacao-para-estrangeiros-cultura-portuguesa.htm From cpalombini em gmail.com Tue Feb 6 14:02:07 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 6 Feb 2018 14:02:07 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] arsc research grants Message-ID: The Outreach Committee of the Association for Recorded Sound Collections (ARSC) posts the following message. --- ARSC RESEARCH GRANTS PROGRAM --- --- APPLICATION DEADLINE APPROACHING: February 28, 2018 --- The ARSC Research Grants Program supports scholarship and publication in the fields of sound recording research and audio preservation. (This program is separate from the ARSC Preservation Grants Program, which encourages and supports the preservation of historically significant sound recordings of Western Art Music.) Project categories eligible for consideration include: discography, bibliography, historical studies of the sound recording industry and its products, and any other subject likely to increase the public's understanding and appreciation of the lasting importance of recorded sound. ARSC encourages applications from individuals whose research forms part of an academic program at the master's or doctoral level. ARSC members and non-members alike are eligible for grants in amounts up to $1000. Grant funds can be used to underwrite clerical, editorial, and travel expenses. Funds may not be used to purchase capital equipment or recordings, to create recordings (including field recordings), to perform operations on sound recordings, to reimburse applicants for work already performed, or to support projects that form part of a paid job. Grant recipients must submit documentation of their expenses before reimbursement. All grant funds must be disbursed within eighteen months of the grant award. Grant recipients are required to submit brief descriptions of their projects for publication by ARSC, and are encouraged to submit articles about their projects, for possible publication in the Newsletter or Journal. Research Grant Applications shall include: -- a summary of the project (one page maximum), with samples of the work, if possible; -- a budget covering the entire project, highlighting the expenses the ARSC Grant will cover (one page maximum); -- a curriculum vitae; and -- an indication of the prospects for publication or other public dissemination of the project results. Applications may be sent as an e-mail attachment to Grants Committee Chair Suzanne Flandreau: arscgrants em aol.com Applications must be received by February 28, 2018. The current Research Grant guidelines can be viewed at: http://www.arsc-audio.org/committees/researchgrants.html Questions about the Research Grants Program should be directed to Suzanne Flandreau at: arscgrants em aol.com The Association for Recorded Sound Collections is a nonprofit organization dedicated to the preservation and study of sound recordings -- in all genres of music and speech, in all formats, and from all periods. ARSC is unique in bringing together private individuals and institutional professionals -- everyone with a serious interest in recorded sound. From cpalombini em gmail.com Tue Feb 6 20:47:46 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 6 Feb 2018 20:47:46 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: L.I.S. Letra. Imagen. Sonido. Ciudad mediatizada Message-ID: Se encuentra abierta la convocatoria para publicar en L.I.S. N° 19. ? ? Los artículos se recibirán hasta el 19 de marzo a través del sitio web de la revista. Requisitos y normas de publicación disponibles en: revistalis.com.ar L.I.S. Letra. Imagen. Sonido. Ciudad mediatizada es una publicación de periodicidad semestral, cuyo objetivo es la difusión de la producción académica proveniente de las Ciencias Sociales basada en investigaciones que problematicen temas específicos de las relaciones entre ciudad, espacios sociales y mediatizaciones. La revista se ha constituido en un nodo de intercambios entre autores y lectores del campo académico nacional e internacional. Los textos publicados presentan resultados de investigación inéditos y son evaluados por el Consejo Editorial con la intervención de árbitros externos. Se privilegian los artículos con ejemplificaciones y presentaciones de casos. No pasarán a referato aquellos que no se ajusten al formato solicitado. L.I.S. es editada por la Carrera de Ciencias de la Comunicación de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires y el Equipo de investigación UBACyT Letra, imagen y sonido: convergencias y divergencias en los medios y en el espacio urbano, bajo el compromiso académico de un Consejo Editorial integrado por profesores de diferentes unidades académicas argentinas y del exterior. Los invitamos a enviar sus colaboraciones y agradecemos la difusión. José Luis Fernández - Director Equipo editorial de la Revista L.I.S. https://mailchi.mp/dc7b94567da2/call-for-papers-lis-2659285 From camiladuze em gmail.com Thu Feb 8 10:27:39 2018 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Thu, 8 Feb 2018 10:27:39 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?Y2hhbWFkYSAtIERvc3Npw6og4oCcQSBNw7pzaWNh?= =?utf-8?q?_da_Di=C3=A1spora_Africana_na_Am=C3=A9rica_Latina?= =?utf-8?b?4oCdICgyMDE4LjIpLCBSZXZpc3RhIE9SRkVV?= Message-ID: *Olá, * *Repassando. Saudações, Camila. - - - - - - A Revista ORFEU anuncia o lançamento do Dossiê ?A Música da Diáspora Africana na América Latina? (2018.2), coordenado pelas editoras-convidadas Denise Barata (UERJ) e Vânia Müller (UDESC).Este dossiê temático pretende difundir os estudos das práticas musicais desenvolvidas a partir da diáspora africana e que, resignificadas, continuam latentes nas memórias, corpos, vozes e celebrações realizadas na América Latina.Convidamos pesquisadoras e pesquisadores das áreas de Etnomusicologia, Educação Musical, Práticas Interpretativas, Musicologia Histórica, Sociologia da Música, Antropologia da Música, bem como das Ciências Humanas de modo geral, a submeter artigos que estabeleçam um diálogo entre os diferentes repertórios musicais, que evidenciem o aporte artístico-cultural trazido do continente africano e que são parte integrante da cultura latino-americana.Sugerimos abordagens que nos possibilitem conhecer sobre:· as maneiras como foram/são transmitidas e (re) inventadas as práticas artístico-musicais negras na América Latina;· educação musical e as formas de manutenção de memória por meio dos corpos, das vozes e das práticas musicais e celebrações;· os desafios e as práticas de composição em ação (conhecidas como improviso) apresentadas nas celebrações negras latino-americanas;· as relações entre música negra e território;· as formas de difusão da música da diáspora africana na Indústria Cultural;· como se dá, na atualidade, a apropriação de saberes musicais que constituem práticas artísticas da diáspora africana na América Latina;· como se caracterizam mais singularmente suas etno-pedagogias musicais, na interface dos diversos contextos sócio-históricos regionais e de seus respectivos condicionamentos econômicos, geo-políticos e culturais;· como são veiculadas, por meio das práticas musicais, as identidades sociais de raça, classe, gênero, geração e sexualidades e suas intersecções, e também com o sagrado;· o que podemos apreender dos modos negro-latino-americanos de musicar, quanto à produção de subjetividades decoloniais: na sua relação com o conhecimento, com a corporeidade, na configuração de suas visões de mundo;· outras temáticas e abordagens. Os trabalhos devem ter entre 6.000 a 12.000 palavras (sem incluir título geral, resumo, palavras-chave e referências), podem ser escrito em inglês, espanhol ou em português, e abordar um dos tópicos listados acima. As diretrizes para autores estão disponiveis neste link http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions#authorGuidelines . Os pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. A aceitação dos documentos será determinada por análise de pareceristas ad-hoc. A versão final do documento deve seguir as orientações, comentários e feedback sugeridos pelos pareceristas no processo de revisão. Artigos (com temática livre), Traduções, Resenhas e Entrevistas, e Estreias, recebem submissões em regime de fluxo contínuo. Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê : 02 de abril de 2018Link para submissões :http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Caso os autores não estiverem cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento.Link para cadastro http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Em caso de questões ou dúvidas sobre as informações abordadas acima, por favor escrevam para revistaorfeu em gmail.com com o assunto Dossiê ?A Música da Diáspora Africana na América Latina? (2018, n.2). Link para a chamada:http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/announcement Contato: revistaorfeu em gmail.com* From moninhabraga em gmail.com Fri Feb 9 15:46:59 2018 From: moninhabraga em gmail.com (Simone Braga) Date: Fri, 9 Feb 2018 14:46:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o_Concurso_Docente_M?= =?utf-8?q?=C3=BAsica_UEFS?= Message-ID: Prezados, Solicitamos auxílio na divulgação do Concurso Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Vagas para: 1) Composição / Estruturação Musical / Teoria e Percepção; 2) Estágio Supervisionado em Música / Educação Musical; 3) História da Música / Música e Cultura. Maiores informações: http://csa.uefs.br/index.php/professor181/inicial Desde já agradecemos. From moninhabraga em gmail.com Fri Feb 9 15:46:59 2018 From: moninhabraga em gmail.com (Simone Braga) Date: Fri, 9 Feb 2018 14:46:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o_Concurso_Docente_M?= =?utf-8?q?=C3=BAsica_UEFS?= Message-ID: Prezados, Solicitamos auxílio na divulgação do Concurso Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Vagas para: 1) Composição / Estruturação Musical / Teoria e Percepção; 2) Estágio Supervisionado em Música / Educação Musical; 3) História da Música / Música e Cultura. Maiores informações: http://csa.uefs.br/index.php/professor181/inicial Desde já agradecemos. From cpalombini em gmail.com Sat Feb 10 21:11:06 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 10 Feb 2018 21:11:06 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: Music and Musicology in the Age of Post-Truth Message-ID: Music and Musicology in the Age of Post-Truth 7-8 September 2018 University College Dublin In recent months alternative facts, fake news and similar terms have become more and more commonplace among politicians, media and other public influencers alike in what is now often called the age of post-truth. Expertise appears to be discredited, gut feeling at least as important as facts, and facts themselves no longer valid and reliable. Often postmodernism and poststructuralism are blamed for the rise of a relativism that lies at the heart of post-truth attitudes. But is this really the case? And how should an academic subject such as musicology react to this development? Given the impact that postmodernism and post-structuralism have had on our ? ? disciplinary development, do we as academics in general and musicologists in particular have a special responsibility to engage productively with this challenge ? ? ? as researchers, educators and last but not least as citizens? Are there potential music-specific reactions to the post-truther?s mindset? How can / should we adjust our teaching in this environment? And what role does music / do musicians play in the new ?culture war? that we now find ourselves in? How is music utilised by either side? Are there differences in the responses from within popular, traditional and art music (and their respective musicologies)? Is our task as academics to neutrally analyse and describe developments, or rather to try and actively influence them through research, teaching and as public intellectuals ? and if so, how? This conference, jointly hosted by the UCD School of Music and the UCD Humanities Institute, and supported by the Society for Musicology in Ireland, the Irish chapter of the International Council for Traditional Music, and the International Association for the Study of Popular Music (UK and Ireland) will investigate these and similar questions. We invite proposals for papers of twenty minutes? duration to be followed by ten minutes of discussion. Please submit abstracts of up to 250 words, together with a CV of up to 150 words, your contact details and the technical requirements of your presentation in a single, word-compatible file by Friday, 9 March 2018 to wolfgang.marx em ucd.ie. We also invite proposals for themed sessions; in this case there ought to be an additional abstract of 150 words outlining the rationale behind the session. We aim to notify participants within four weeks after the deadline. Conference Committee Wolfgang Marx (University College Dublin) Siobhán Donovan (University College Dublin) Anne Fuchs (University College Dublin) John Millar (University College Dublin) Lonán Ó Briain (University of Nottingham) Caroline O'Sullivan (Dublin Institute of Technology) Timothy Summers (University College Dublin) https://www.ucd.ie/t4cms/Post-Truth%20Call%20for%20Papers.pdf From cpalombini em gmail.com Thu Feb 15 22:32:29 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 15 Feb 2018 22:32:29 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Toda_can=C3=A7=C3=A3o_de_liberdade_vem_d?= =?utf-8?q?o_c=C3=A1rcere=3A_homofobia=2C_misoginia_e_racismo_na_re?= =?utf-8?q?cep=C3=A7=C3=A3o_da_obra_de_M=C3=A1rio_de_Andrade_=28con?= =?utf-8?q?vite_para_defesa_de_tese=2C_26_fev=2E=29?= Message-ID: "Toda canção de liberdade vem do cárcere: homofobia, misoginia e racismo na recepção da obra de Mário de Andrade" ? J ?orge Vergara PPGM-UNIRIO ?S egunda feira ?,? 26 de fevereiro de 2018, 14 ?:00 ?? Resumo No primeiro capítulo, o autor explica como o jornal *Folha da Noite* (1923), a *Revista de antropofagia* (1929) e o jornal* Dom Casmurro* (1939) produziram processos públicos para reprochar Mário de Andrade com ideias racistas, misóginas e homofóbicas. A maior parte dos textos que o autor relaciona para apresentar a campanha da *Folha da Noite* é desconhecida dos pesquisadores de Mário de Andrade. ? ? No segundo capítulo alguns aspectos de *Paulicea desvairada* (1922) implicam a empatia de Mário de Andrade com figuras de homoerotismo e subalternidade. A estilização em *Paulicea* é testemunho de como a sociedade condenou práticas e pessoas à ignomínia e ao silêncio. No terceiro capítulo o autor interpreta alguns discursos sobre música de Mário de Andrade. Esses discursos contestam autoritarismos e preconceitos disseminados no imaginário da época. O autor descobriu a figura dos ?moços bonitos? na poesia, em músicas e em textos de jornais e revistas. A figura implica homossexualidade, efeminação, travestismo e prostituição masculina. Os poemas ?A caçada? e ?Nocturno? de *Paulicea desvairada* e ?Cabo Machado? de *Losango cáqui* (1926) confrontam o leitor com a figura do mulato em composições que fundem subalternidade, música e nacionalidade. As ideias de raça, modernização, masculinidade e nacionalismo têm caráter anti-autoritário em *Paulicea desvairada* e *Losango cáqui*. A pesquisa relaciona textos de revistas, jornais, literatura médica, livros, músicas e a correspondência de Mário de Andrade. Conceitos da teoria *queer*, do feminismo, da musicologia, da história da medicina, da história do Brasil e da crítica literária são confrontados com os textos de Mário de Andrade e de seus contemporâneos. Banca defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO ?, segunda feira ?,? 26 de fevereiro de 2018, 14 ?:00?, na sala Guerra-Peixe no Instituto Villa-Lobos ?, Centro de Letras e Artes ?, Av. Pasteur 436 ?,? fundos, 22290-240 ?, Urca ?, Rio de Janeiro. ? Banca: Adriana Facina (UFRJ); ? ? Adriana Carvalho Lopes (UFRRJ); Carole ? Gubernikoff (UNIRIO); Martha Ulhôa (UNIRIO). ?Suplentes: Mónica Vermes (UFES); Daniel Quaranta (UNIRIO). From lacerda.lacerda em yahoo.com.br Sat Feb 17 14:00:30 2018 From: lacerda.lacerda em yahoo.com.br (Fernando Lacerda) Date: Sat, 17 Feb 2018 16:00:30 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Edital - Processo seletivo do PPG-Artes/UFPA References: <1071891154.428707.1518883230577.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1071891154.428707.1518883230577@mail.yahoo.com> Edital - Processo seletivo do PPG-Artes/UFPA Car em s, Foi publicado o edital do processo seletivo do PPG-Artes/UFPA para diversas diversas linguagens (música, teatro, dança etc.), com vagas para mestrado e doutorado. Uma observação: a proficiência deve ser apresentada na inscrição. Segue o link do edital: http://ppgartes.propesp.ufpa.br/EDITAIS/EDITAL%20DE%20SELE%C3%87%C3%83O%202018%20VAGAS%20POR%20LINHA.pdf At.te, Fernando Lacerda From mulhoa em unirio.br Sun Feb 18 15:15:46 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Sun, 18 Feb 2018 15:15:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Grove_Music_Online_no_Portal_de_peri?= =?utf-8?q?=C3=B3dicos?= Message-ID: Pessoal, não sei o que está acontecendo, mas o Grove (editado pela Oxford) está solicitando um login adicional ao Acesso CAFE no Portal de Periódicos. É bom a CAPES saber que estamos procurando o acesso e sendo impedidos. Já escrevi no Fale Conosco do Portal de periódicos, enfatizando a importância do mesmo para a pesquisa em música no Brasil. Abs, Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From cpalombini em gmail.com Sun Feb 18 18:30:18 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sun, 18 Feb 2018 18:30:18 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Grove_Music_Online_no_Portal_de_peri?= =?utf-8?q?=C3=B3dicos?= In-Reply-To: References: Message-ID: Martha, Tentei agora. O Grove sumiu da lista de bases. Oxford Music Online continua lá, mas, quando clico, só aparece a *Enclyclopedia of Popular Music*, e o acesso está bloqueado. Tentei alguns periódicos de música da OUP (*Music and Letters*, *Musical Quarterly*, *Journal of the RMA*): todos sumiram. Tentei *Organised Sound*, da CUP: sumiu. Tentei *Leonardo Music Journal, Computer Music Journal *e *October*, da MIT Press: sumiram. Abraço, Carlos 2018-02-18 15:15 GMT-03:00 Martha Tupinambá de Ulhoa : Pessoal, não sei o que está acontecendo, mas o Grove (editado pela Oxford) > está solicitando um login adicional ao Acesso CAFE no Portal de Periódicos. > > É bom a CAPES saber que estamos procurando o acesso e sendo impedidos. Já > escrevi no Fale Conosco do Portal de periódicos, enfatizando a importância > do mesmo para a pesquisa em música no Brasil. > > Abs, > > Martha Tupinambá de Ulhôa > PPGM - UNIRIO > From cpalombini em gmail.com Mon Feb 19 14:49:44 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 19 Feb 2018 14:49:44 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Grove_Music_Online_no_Portal_de_peri?= =?utf-8?q?=C3=B3dicos?= In-Reply-To: References: Message-ID: Martha, Consegui acessar o *Grove* hoje, na nova interface da Oxford Music Online, que gerou muitos protestos e críticas na lista da AMS. Abraço, Carlos 2018-02-18 15:15 GMT-03:00 Martha Tupinambá de Ulhoa : > Pessoal, não sei o que está acontecendo, mas o Grove (editado pela Oxford) > está solicitando um login adicional ao Acesso CAFE no Portal de Periódicos. > > É bom a CAPES saber que estamos procurando o acesso e sendo impedidos. Já > escrevi no Fale Conosco do Portal de periódicos, enfatizando a importância > do mesmo para a pesquisa em música no Brasil. > > Abs, > > Martha Tupinambá de Ulhôa > PPGM - UNIRIO > From euridessantos em gmail.com Mon Feb 19 16:24:13 2018 From: euridessantos em gmail.com (eurides santos) Date: Mon, 19 Feb 2018 16:24:13 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_de_M=C3=BAsica_Claves?= Message-ID: REVISTA CLAVES: Convocatória de Trabalhos Acadêmicos A Revista de Música CLAVES - periódico dos PPGM da UFPB, UFPE e UFRN - convoca os interessados na submissão de trabalhos acadêmicos inéditos (artigos, relatos de pesquisa, traduções e resenhas) para o n. 11 (2018), número a ser publicado no primeiro semestre de 2018. Foco do número 11: Música e Estudos de Gênero Período de submissão: de 01 de janeiro a 18 março de 2018. A Revista Claves é uma publicação aberta à produção acadêmica nas várias subáreas do conhecimento musical e permanece com chamada aberta para trabalhos acadêmicos inéditos em fluxo contínuo. Os artigos devem ser submetidos à avaliação na plataforma da Revista, no link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/about/submissions#onlineSubmissions -- *Eurides de Souza Santos*. Universidade Federal da Paraíba. Fone 83 999263560 From camiladuze em gmail.com Mon Feb 19 19:33:34 2018 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Mon, 19 Feb 2018 19:33:34 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Congresso ANPPOM 2018 Message-ID: Olá, Por favor, vocês sabem se já saiu a chamada pro XXVIII Congresso da Anppom, que acontecerá nesse ano de 2018 em Manaus? Procurei aqui na lista e no site mas não encontrei. Encontrei apenas a chamada para simpósios temáticos e a lista de STs aprovados. Agradeço muito se alguém tiver informações e puder ajudar. Saudações, Camila. From cristtourinho em gmail.com Mon Feb 19 20:08:09 2018 From: cristtourinho em gmail.com (Cristina Tourinho) Date: Mon, 19 Feb 2018 20:08:09 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Congresso ANPPOM 2018 In-Reply-To: References: Message-ID: Camila, Faço minha as suas dúvidas. Fui informada que seria em Manaus e no mês de agosto. Só sei isso. Manaus é longe de Salvador e as passagens andam absurdamente caras. Seria bom saber mais detalhes com antecedencia. Muito grata, Cristina Em 19 de fevereiro de 2018 19:33, Camila Durães Zerbinatti < camiladuze em gmail.com> escreveu: > Olá, > > Por favor, vocês sabem se já saiu a chamada pro XXVIII Congresso da Anppom, > que acontecerá nesse ano de 2018 em Manaus? > Procurei aqui na lista e no site mas não encontrei. Encontrei apenas a > chamada para simpósios temáticos e a lista de STs aprovados. > > Agradeço muito se alguém tiver informações e puder ajudar. > > > Saudações, > Camila. > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > -- Cristina Tourinho Escola de Música - UFBA 71- 88959153 (Oi) 71- 81295198 (Claro) *http://lattes.cnpq.br/9544709180409048* From guisauer em gmail.com Tue Feb 20 12:00:50 2018 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Tue, 20 Feb 2018 12:00:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_PRORROGA=C3=87=C3=83O_CHAMADA_Rev?= =?utf-8?q?ista_ORFEU_-_Dossi=C3=AA_Psicologia_da_M=C3=BAsica?= In-Reply-To: References: Message-ID: *REVISTA ORFEU - PPGMUS/UDESC* *Prazo prorrogado até 15 de março de 2018 ? Dossiê Psicologia da Música * DOSSIÊ PSICOLOGIA DA MÚSICA Editores convidados: Dra. Luciana Hamond (pós- doutoranda PPGMUS/UDESC, Brazil) Professor Graham Welch (UCL-Institute of Education, UK) O objetivo do Dossiê é difundir o conhecimento de pesquisas que abordam a interface entre psicologia da música e educação musical. O Dossiê incentiva a divulgação de pesquisas em psicologia da música, no desenvolvimento de metodologias de pesquisa nesta área com implicações práticas na educação musical. Serão recebidos artigos (Português, Espanhol ou Inglês), traduções de artigos, ou traduções comentadas. Os temas sugeridos para o Dossiê são: - Aprendizagem e ensino musical (individual ou coletivo) - Cognição e ensino musical - Comportamento e desenvolvimento musical (infância; adolescência; vida adulta; terceira idade; ou necessidades especiais) - Criatividade e ensino musical - Feedback e ensino musical - Música e cérebro - Música e bem-estar do músico - Performance musical - Tecnologia e educação musical Artigos (com temática livre), Traduções, Resenhas e Entrevistas, e Estreias, recebem submissões *em regime de fluxo contínuo.* ***Prazo prorrogado para **submissão de trabalhos**: 15/03/2018* *Link para submissões* : http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Caso os autores não estiverem cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento. *Link para cadastro* http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Questões ou dúvidas sobre as informações abordadas acima, por favor escrevam para revistaorfeu em gmail.comcom o assunto Dossiê "Psicologia da Música". Atenciosamente, Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Profª Drª Teresa Mateiro *Editores* *English* *deadline extended to 15 March 2018 - Special Issue on the Psychology of Music (open access Orfeu Journal) * *** Reminder and extended submission deadline: 15 March 2018* *Apologies for cross posting - Please forward to your networks* The *ORFEU* *Journal, from PPGMUS / UDESC (BRAZIL),* announces a Call for Papers for a Special Issue on the Psychology of Music, to be released in July 2018. The ORFEU Journal is a publication of the Postgraduate Programme in Music (PPGMUS) of the Centre for the Arts (CEART) of Santa Catarina State University (UDESC). ORFEU welcomes academic work which has national and/or international scope. The Special Issue on the Psychology of Music will be coordinated by the invited editors *Professor Graham Welch (UCL Institute of Education) and Dr. Luciana Hamond (UDESC)*. The aim of this Special Issue is to disseminate knowledge of research studies in the interface between psychology of music and music education. This Special Issue also encourages the dissemination of research in psychology of music which reports research methodologies with practical implications for music education. Articles in English, Spanish and Portuguese are welcome, as well as translations (or commentated versions) of original articles. Suggested topics for this Special Issue are: - Cognition and music education - Creativity and music education - Feedback and music education - Music and the brain - Music and well-being - Musical behaviour and development (childhood; adolescence; adults and older adults; and special needs) - Musical learning and teaching (individual and in groups) - Musical performance - Technology and music education Papers should be between 6,000 and 12,000 words (excluding title, abstract, keywords and references). Submissions can be in English, Spanish or Portuguese, and should address at least one of the topics listed above. Researchers should avoid referring to their own names within the submitted papers. Acceptance of paper submissions will be determined by anonymous peer review. Researchers should pay close attention to proofreading and formatting in order to ensure that the submitted paper is sufficiently well-presented for publishing in the ORFEU?s Special Issue in Psychology of Music. Please also make sure that you address any comments made by the peer reviewers in the review process. *Extended submission deadline: 15 March 2018* **If you are not registered on the ORFEU Journal system, please register yourself as an author before submitting your paper.* Link for registration on the ORFEU Journal system http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Link for author guidelines: http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions Should you have questions about any of the above points, feel free to write to revistaorfeu em gmail.com, by writing on the subject area: ?Psychology of Music?. Kind regards, Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Prof. Dr. Teresa Mateiro *Editors* *Español* *Plazo extendido - **15 de marzo de 2018 - Número especial sobre la psicología de la música (Revista Orfeu de **acceso abierto)* *** Recordatorio y plazo de presentación extendido: 15 de marzo de 2018* *Excusas por las publicaciones cruzadas/ Por favor, reenvía a tus redes* La *Revista ORFEU, periódico del PPGMUS / UDESC* anuncia el lanzamiento del Dossier "Psicología de la Música" (2018.1). El Dossier "Psicología de la Música" será coordinado por el *Profesor Graham Welch (Editor Invitado - UCL Institute of Education) y la Dra. Luciana Hamond (Editora Invitada - UDESC)*. El objetivo del Dossier es difundir investigaciones que abordan las conexiones entre psicología de la música y educación musical. El Dossier incentiva la divulgación de investigaciones en psicología de la música, en el desarrollo de metodologías de investigación en esta área, con implicaciones prácticas en la educación musical. Se recibirán artículos (portugués, español o inglés), traducciones de artículos, o traducciones comentadas. Los temas sugeridos para el Dossier son: - Aprendizaje y enseñanza musical (individual o colectivo) - Cognición y enseñanza musical - Comportamiento y desarrollo musical (infancia, adolescencia, vida adulta, tercera edad, o necesidades especiales) - Creatividad y enseñanza musical - Feedback y enseñanza musical - Música y cérebro - Música y bienestar del músico - Rendimiento musical - Tecnología y educación musical Los trabajos deben tener entre 6.000 a 12.000 palabras (sin incluir título general, resumen, palabras clave y referencias), pueden ser escritos en inglés, español o en portugués, y abordar uno de los temas enumerados arriba. Las directrices para autores están disponibles en este enlace http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/ submissions#authorGuidelines. Los investigadores no deben citar sus propios nombres en los documentos enviados. La aceptación de los documentos se determinará mediante el análisis de los responsables ad-hoc. La versión final del documento deberá seguir las orientaciones, comentarios y feedback sugeridos por los responsables des proceso de revisión. Se reciben Artículos (con temática libre), Traducciones, Reseñas y Entrevistas, y estrenos en régimen de flujo continuo. *** Plazo de presentación extendido: 15/03/2018* Enlace a envíos: http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Si los autores no están registrados en el sistema de la revista Orfeu, es necesario hacer el registro. Enlace a registro http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register En caso de preguntas o dudas sobre las informaciones abordadas arriba, por favor escriba a revistaorfeu em gmail.com con el asunto Dossiê "Psicología de la Música". Saludos, Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Profª Drª Teresa Mateiro *Editores* From guisauer em gmail.com Tue Feb 20 12:00:50 2018 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Tue, 20 Feb 2018 12:00:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_PRORROGA=C3=87=C3=83O_CHAMADA_Rev?= =?utf-8?q?ista_ORFEU_-_Dossi=C3=AA_Psicologia_da_M=C3=BAsica?= In-Reply-To: References: Message-ID: *REVISTA ORFEU - PPGMUS/UDESC* *Prazo prorrogado até 15 de março de 2018 ? Dossiê Psicologia da Música * DOSSIÊ PSICOLOGIA DA MÚSICA Editores convidados: Dra. Luciana Hamond (pós- doutoranda PPGMUS/UDESC, Brazil) Professor Graham Welch (UCL-Institute of Education, UK) O objetivo do Dossiê é difundir o conhecimento de pesquisas que abordam a interface entre psicologia da música e educação musical. O Dossiê incentiva a divulgação de pesquisas em psicologia da música, no desenvolvimento de metodologias de pesquisa nesta área com implicações práticas na educação musical. Serão recebidos artigos (Português, Espanhol ou Inglês), traduções de artigos, ou traduções comentadas. Os temas sugeridos para o Dossiê são: - Aprendizagem e ensino musical (individual ou coletivo) - Cognição e ensino musical - Comportamento e desenvolvimento musical (infância; adolescência; vida adulta; terceira idade; ou necessidades especiais) - Criatividade e ensino musical - Feedback e ensino musical - Música e cérebro - Música e bem-estar do músico - Performance musical - Tecnologia e educação musical Artigos (com temática livre), Traduções, Resenhas e Entrevistas, e Estreias, recebem submissões *em regime de fluxo contínuo.* ***Prazo prorrogado para **submissão de trabalhos**: 15/03/2018* *Link para submissões* : http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Caso os autores não estiverem cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento. *Link para cadastro* http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Questões ou dúvidas sobre as informações abordadas acima, por favor escrevam para revistaorfeu em gmail.comcom o assunto Dossiê "Psicologia da Música". Atenciosamente, Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Profª Drª Teresa Mateiro *Editores* *English* *deadline extended to 15 March 2018 - Special Issue on the Psychology of Music (open access Orfeu Journal) * *** Reminder and extended submission deadline: 15 March 2018* *Apologies for cross posting - Please forward to your networks* The *ORFEU* *Journal, from PPGMUS / UDESC (BRAZIL),* announces a Call for Papers for a Special Issue on the Psychology of Music, to be released in July 2018. The ORFEU Journal is a publication of the Postgraduate Programme in Music (PPGMUS) of the Centre for the Arts (CEART) of Santa Catarina State University (UDESC). ORFEU welcomes academic work which has national and/or international scope. The Special Issue on the Psychology of Music will be coordinated by the invited editors *Professor Graham Welch (UCL Institute of Education) and Dr. Luciana Hamond (UDESC)*. The aim of this Special Issue is to disseminate knowledge of research studies in the interface between psychology of music and music education. This Special Issue also encourages the dissemination of research in psychology of music which reports research methodologies with practical implications for music education. Articles in English, Spanish and Portuguese are welcome, as well as translations (or commentated versions) of original articles. Suggested topics for this Special Issue are: - Cognition and music education - Creativity and music education - Feedback and music education - Music and the brain - Music and well-being - Musical behaviour and development (childhood; adolescence; adults and older adults; and special needs) - Musical learning and teaching (individual and in groups) - Musical performance - Technology and music education Papers should be between 6,000 and 12,000 words (excluding title, abstract, keywords and references). Submissions can be in English, Spanish or Portuguese, and should address at least one of the topics listed above. Researchers should avoid referring to their own names within the submitted papers. Acceptance of paper submissions will be determined by anonymous peer review. Researchers should pay close attention to proofreading and formatting in order to ensure that the submitted paper is sufficiently well-presented for publishing in the ORFEU?s Special Issue in Psychology of Music. Please also make sure that you address any comments made by the peer reviewers in the review process. *Extended submission deadline: 15 March 2018* **If you are not registered on the ORFEU Journal system, please register yourself as an author before submitting your paper.* Link for registration on the ORFEU Journal system http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Link for author guidelines: http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions Should you have questions about any of the above points, feel free to write to revistaorfeu em gmail.com, by writing on the subject area: ?Psychology of Music?. Kind regards, Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Prof. Dr. Teresa Mateiro *Editors* *Español* *Plazo extendido - **15 de marzo de 2018 - Número especial sobre la psicología de la música (Revista Orfeu de **acceso abierto)* *** Recordatorio y plazo de presentación extendido: 15 de marzo de 2018* *Excusas por las publicaciones cruzadas/ Por favor, reenvía a tus redes* La *Revista ORFEU, periódico del PPGMUS / UDESC* anuncia el lanzamiento del Dossier "Psicología de la Música" (2018.1). El Dossier "Psicología de la Música" será coordinado por el *Profesor Graham Welch (Editor Invitado - UCL Institute of Education) y la Dra. Luciana Hamond (Editora Invitada - UDESC)*. El objetivo del Dossier es difundir investigaciones que abordan las conexiones entre psicología de la música y educación musical. El Dossier incentiva la divulgación de investigaciones en psicología de la música, en el desarrollo de metodologías de investigación en esta área, con implicaciones prácticas en la educación musical. Se recibirán artículos (portugués, español o inglés), traducciones de artículos, o traducciones comentadas. Los temas sugeridos para el Dossier son: - Aprendizaje y enseñanza musical (individual o colectivo) - Cognición y enseñanza musical - Comportamiento y desarrollo musical (infancia, adolescencia, vida adulta, tercera edad, o necesidades especiales) - Creatividad y enseñanza musical - Feedback y enseñanza musical - Música y cérebro - Música y bienestar del músico - Rendimiento musical - Tecnología y educación musical Los trabajos deben tener entre 6.000 a 12.000 palabras (sin incluir título general, resumen, palabras clave y referencias), pueden ser escritos en inglés, español o en portugués, y abordar uno de los temas enumerados arriba. Las directrices para autores están disponibles en este enlace http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/ submissions#authorGuidelines. Los investigadores no deben citar sus propios nombres en los documentos enviados. La aceptación de los documentos se determinará mediante el análisis de los responsables ad-hoc. La versión final del documento deberá seguir las orientaciones, comentarios y feedback sugeridos por los responsables des proceso de revisión. Se reciben Artículos (con temática libre), Traducciones, Reseñas y Entrevistas, y estrenos en régimen de flujo continuo. *** Plazo de presentación extendido: 15/03/2018* Enlace a envíos: http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Si los autores no están registrados en el sistema de la revista Orfeu, es necesario hacer el registro. Enlace a registro http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register En caso de preguntas o dudas sobre las informaciones abordadas arriba, por favor escriba a revistaorfeu em gmail.com con el asunto Dossiê "Psicología de la Música". Saludos, Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Profª Drª Teresa Mateiro *Editores* From marcosholler em yahoo.com.br Tue Feb 20 15:36:34 2018 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Tue, 20 Feb 2018 18:36:34 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] XXVII Congresso da ANPPOM - chamada de trabalhos References: <327965941.2152207.1519151794704.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <327965941.2152207.1519151794704@mail.yahoo.com> Car em s usuári em s da lista Informo que a chamada de trabalhos para o XVIII Congresso da ANPPOM já está disponível no site da Associação (http://anppom.com.br/congressos-anppom-e-anais/). Além das subáreas, neste congresso as submissões podem ser feitas em simpósios temáticos, cujas ementas estão disponíveis no mesmo link acima.A chamada também prevê a submissão de propostas de comunicações-recital ou comunicação-difusão, que consistem da apresentação de produção artística em performance ou composição (respectivamente), resultante de pesquisa acadêmica.Se tiverem qualquer dúvida, por favor escrevam para . Abçs Marcos Holler From correamarcioguedes em gmail.com Wed Feb 21 15:17:41 2018 From: correamarcioguedes em gmail.com (Marcio Guedes Correa) Date: Wed, 21 Feb 2018 15:17:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?V_Encontro_Nacional_de_Pesquisadores_em_?= =?utf-8?q?Filosofia_da_M=C3=BAsica_e_do_Congresso_Internacional_?= =?utf-8?b?IkludGVyY8OibWJpb3MgTm9ydGUtU3VsOiBjb2xhYm9yYcOnw7Vlcywg?= =?utf-8?b?dGVuc8O1ZXMsIGhpYnJpZGHDp8O1ZXMiLg==?= Message-ID: Caros: Em nome da Prof.ª Dr.ª Lia Tomás, envio divulgação abaixo. Grato: Marcio. Caros colegas, É com prazer que anunciamos a primeira chamada do V Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música e do Congresso Internacional ?Intercâmbios Norte-Sul: colaborações, tensões, hibridações?. Estes dois eventos ocorrerão em conjunto na UNESP ? Instituto de Artes, São Paulo, entre 19 a 21 de setembro de 2018. Comitê Científico: ? Marita Fornaro Bordolli (Universidad de la República, Uruguay) ? Roberto Illiano (Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini, Italy) ? Fulvia Morabito (Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini, Italy) ? Massimiliano Sala (Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini, Italy) ? Lia Tomás (UNESP - Instituto de Artes, Brasil) ? Mónica Vermes (Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Artes, Brasil) Temas : - A recepção da música europeia e norte-americana na América do Sul - A recepção da música sul-americana na Europa e na América do Norte - Nacionalismos e sua adaptação/rejeição nos modelos estrangeiros da Crítica Musical - A relação Norte-sul na Crítica da Música Popular - A relação Norte-sul na Crítica Musical - Estética, Filosofia da Música e Crítica Musical - Nacionalismos e estéticas: discursos entre fronteiras - Estética e Filosofia da Música na América do Sul - História da Crítica Musical Data de envio dos resumos: até 06 de maio de 2018 Idiomas: português, espanhol e inglês Em breve divulgaremos o site do evento e para demais informações, escreva para o email : conferencecriticism2018 em ia.unesp.br Muito obrigada, contamos com vossa poresença e por favor, divulguem. Lia Tomás From rodolfo.caesar em gmail.com Thu Feb 22 15:04:41 2018 From: rodolfo.caesar em gmail.com (Rodolfo Caesar) Date: Thu, 22 Feb 2018 15:04:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] III JISMA Message-ID: Olás! Peço espaço para divulgação da chamada para a III JISMA. Obrigado! Rodolfo Caesar III Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA) Está aberta a chamada de trabalhos para a III Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA), a ser realizada de 18 a 22 de junho, no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro. Propostas de comunicações a serem apresentadas em mesas-redondas podem ser enviadas por mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e professores que tenham como objeto a música e o som no audiovisual com as seguintes temáticas (mas não exclusivas): - Teoria e estética do som e da música no audiovisual - Aspectos históricos do som e da música no audiovisual - Tecnologia e uso do som e da música no audiovisual - Música, som e educação - Som e música no cinema de ficção - Som e música no documentário - Musicais no cinema - Videoclipe - Som e música em produtos televisivos - Som e música no videogame - Som e música na videoarte - Som e imagem - Arte sonora - Direitos autorais para música no audiovisual Os proponentes deverão se inscrever como autores na página da III JISMA do Portal de conferências da UFRJ: https://conferencias.ufrj.br/index.php/jisma/3jisma. Feito isso, é preciso enviar um resumo de 350 a 500 palavras até o dia 27 de março de 2018. As propostas serão analisadas por pareceristas e os resultados serão divulgados no final de abril. Comissão organizadora: Luíza Alvim (PPGM-UFRJ) Joice Scavone (UFF / FACHA) Caio César Loures (Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ) Débora Taño (UFSCar) Geórgia Cynara (UEG) Rodolfo Caesar (PPGM-UFRJ) Analu Cunha (IA-UERJ) From camiladuze em gmail.com Thu Feb 22 23:53:40 2018 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Thu, 22 Feb 2018 23:53:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_-_ST_=28Anppom=29_=22A_produ?= =?utf-8?q?=C3=A7=C3=A3o_musical_e_sonora_de_mulheres=3A_reflex?= =?utf-8?q?=C3=B5es_sobre_processos_e_pr=C3=A1ticas_a_partir_de_uma?= =?utf-8?q?_perspectiva_decolonial=22?= Message-ID: Olá, Divulgo a chamada para submissão de trabalhos (comunicações orais e pôsteres) para o Congresso da ANPPOM desse ano de 2018. Nesse congresso acontecerá, pela primeira vez na Anppom, um Simpósio Temático dedicado às questões de gênero, feministas e das mulheres na música, em perspectiva decolonial, coordenado por Isabel Nogueira, Laila Rosa e Haruê Tanaka. Seguem links e anexos para infos: "Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música XXVIII CONGRESSO DA ANPPOM 30 anos de ANPPOM: um olhar para o futuro Manaus, 27 a 31 de agosto de 2018 SIMPÓSIOS TEMÁTICOS *9. A produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas a partir de uma perspectiva decolonial * Coord.: Isabel Porto Nogueira, Laila Andresa Cavalcante Rosa, Harue Tanaka" Links para o ST 9: http://anppom.com.br/download/9-producao-musical-e-sonora-de-mulheres-reflexoes-sobre-processos-e-praticas-partir-de-uma-perspectiva-decolonial/ file:///C:/Users/PC/Downloads/ANPPOM%20-%20Simpo%CC%81sio%2009.pdf Links para chamada da ANPPOM: http://anppom.com.br/download/chamada-de-trabalho-xxviii-congresso-da-anppom/ file:///C:/Users/PC/Downloads/ANPPOM%20-%20Chamada%202018.pdf Por favor, agradeço a ajuda na divulgação. Saudações, Camila From cpalombini em gmail.com Fri Feb 23 00:48:28 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 23 Feb 2018 00:48:28 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: Dancecult special issue: ageing with EDM Message-ID: CFP: Ageing with EDM Guest Editor: David Madden, Concordia University Special edition of Dancecult: Journal of Electronic Dance Music Culture http://dj.dancecult.net/ Ageing with EDM aims to contribute to the emerging field of ageing and music studies by advancing the work of EDM theorists and/or practitioners. This scholarship is related to a growing group of researchers undertaking historical cultural studies of popular music, musical heritage, gender, memory and ageing. While youth taste cultures, musical communities and scenes continue to dominate the attention of electronic music, popular music and technology scholarship, very few studies have been devoted to EDM and cultures of ageing. This special edition of Dancecult: Journal of Electronic Dance Music Culture invites contributions from a range of approaches, disciplines and theoretical frameworks to consider ways to think with ageing and electronic dance music culture, broadly defined. The following key questions will be highlighted in the issue: How can stories of older DJs, producers and scene actors contribute to our understandings of ageing studies and EDM? How do EDM practices, instruments and genres grow old together? How might EDM scenes offer critiques of successful ageing and ageing scripts? What are the trajectories of valuations of EDM materials and technologies? And, how do relationships to musical praxis, memory and technique change through the passage of time? Potential themes for articles include (but are not limited to): -Ageing with EDM genres, practices and instruments -Musical memory, ageing and EDM -Ageing scripts and EDM -Critiques of successful ageing vis-à-vis EDM -Ageing histories, cities, places, spaces and producers of EDM -Life course(s) and EDM -Ageing scenes and EDM // Submissions // Feature Articles: Feature Articles will be peer-reviewed and are 6000?9000 words in length (including endnotes, captions and bibliography). For policies, see website. ?From the Floor? Articles: This section hosts imaginative submissions reviewed by Dancecult editors (that is, they are not usually subject to blind peer-review). Submissions include field reports, mini-ethnographies, photo-essays and interviews. Pieces for this section should be between 750-2500 words in length. Rather than written in the style of an article with formal analysis and many citations, FTF pieces are more conversational or blog-like in style, and may consist of experimental and creative reportage styles across the field of EDM. They may include substantive multimedia components. Multimedia Submissions: Dancecult encourages authors to complement their written work with audio and visual material. See the Dancecult Style Guide (DSG) for style and formatting requirements. Submissions must adhere to all style and formatting rules stipulated in the DSG. // DATES AND DEADLINES // This special edition will be published in Dancecult on 1 Nov 2019. If interested, send a 250-word abstract (along with a 100-word maximum author biography) to David Madden (david.madden em concordia.ca) by 1 May 2018. If your abstract is accepted, the deadline for submission of a full article draft to the Guest Editor is 1 Nov 2018. Beyond that, the deadline for online submission to Dancecult (for blind peer-review) is 1 March 2019. All inquiries and expressions of interest about the special edition should be directed to the Guest Editor: David Madden (david.madden em concordia.ca) // Guest Editor Bio // David Madden is a soundmaker, artist and Postdoctoral Fellow with Ageing + Communication + Technologies (ACT), at Concordia University. He conducts research/creation in the areas of sound, ageing studies, electronic and popular music, media and gender and mobilities. Currently he is undertaking a feminist microhistory of the ondes Martenot entitled, Aging Waves, and writing a book on the history of electroclash. -- David Madden, PhD Ageing + Communication + Technologies (ACT) Concordia University From fenerich em gmail.com Fri Feb 23 15:29:36 2018 From: fenerich em gmail.com (Ale Fenerich) Date: Fri, 23 Feb 2018 15:29:36 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_publica=C3=A7=C3=A3o_de_art?= =?utf-8?q?igos=3A_DEBATES_=28N=2E20/maio_2018=29?= Message-ID: *Chamada para publicação de artigos: DEBATES* Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO N.20 (maio / 2018) Foco: *Práticas Interpretativas (atenção, não submeter artigos que não sejam deste foco)* Mês de publicação: maio de 2018 Prazo para envio: 30 de março de 2018 O editor da *Revista DEBATES*, Cadernos do PPGM da UNIRIO, convoca os interessados para publicação de artigos da área da *Práticas Interpretativas.* Os textos devem conter entre 7.000 e 10.000 palavras (sem contar com resumo, abstract, títulos, palavras-chave e keywords) e devem ser enviados por e-mail em doc ou rtf para o editor. Além do texto devem ser enviados: resumo (de 150 a 300 palavras), palavras-chave e título em português e também em inglês ou francês. No final do texto devem ser incluídas as informações sobre o(s) autor(es) (até 15 linhas para cada autor). O texto deve seguir as normas da ABNT nas citações e, no final, nas referencias completas. No texto usar o sistema autor/data e *não o sistema de notas (ou seja, não usar ibid, idem, op.cit, etc)*. Ver nos números anteriores a formatação exigida. Ilustrações, figuras, quadros, tabelas e exemplos musicais podem ser incluídos no texto, com indicações de sua localização e enviados em arquivo separado, numerados de acordo com sua sequencia no texto. As colaborações devem ser enviadas para: fenerich em gmail.com (Editor da DEBATES). http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/index Favor Divulgar! Alexandre Fenerich Editor - Debates -- ------------------------------------------ Alexandre Sperandéo Fenerich prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO Editor da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música http://soundcloud.com/ale_fenerich http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm n-1.art.br http://soundcloud.com/n-1-1 (55 21) 9973-91266 From cpalombini em gmail.com Sat Feb 24 08:17:40 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 24 Feb 2018 08:17:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] interference 2017: special "out of phase" issue Message-ID: We are delighted to present a guest-edited issue of the Interference Journal. The editors Fernando Iazzetta, Lílian Campesato and Rui Chaves present Out of Phase, a selection of papers from the Sonologia 2016: Out of Phase conference. I would like to thank the team of editors at the Interference Journal, Tony Doyle, Rob McKay, Kate Carr, Brian Bridges and Stephen Roddy for finalising this latest issue. Editor in Chief, Linda O Keef http://www.interferencejournal.org From ana.carol.couto em gmail.com Sun Feb 25 14:02:31 2018 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Sun, 25 Feb 2018 14:02:31 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Nota_de_rep=C3=BAdio_da_ABCP?= Message-ID: Nota de repúdio da ABCP à violência contra a liberdade de cátedra: https://cienciapolitica.org.br/noticias/2018/02/nota-repudio-violencia-contra-liberdade-catedra Atc., Ana Carolina Couto -- Depto de Música Universidade Federal de Pernambuco (81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp From ana.carol.couto em gmail.com Sun Feb 25 15:10:40 2018 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Sun, 25 Feb 2018 15:10:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Nota_da_SBS_em_defesa_da_autonomia_unive?= =?utf-8?b?cnNpdMOhcmlh?= Message-ID: Link para acesso: http://www.sbsociologia.com.br/2017/index.php?formulario=noticias&metodo=0&id=104 atc., ana carolina couto -- Depto de Música Universidade Federal de Pernambuco (81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp