From mulhoa em unirio.br Tue Jan 2 21:10:14 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Tue, 2 Jan 2018 21:10:14 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Lembrete=3A_V_SIMP=C3=93SIO_BRASILEIRO_D?= =?utf-8?q?E_P=C3=93S-GRADUANDOS_EM_M=C3=9ASICA_/_V_SIMPOSIO_BRASIL?= =?utf-8?q?E=C3=91O_DE_ESTUDIANTES_DE_POSGRADO_EM_M=C3=9ASICA?= Message-ID: Submissão de trabalhos até 14/01/2018 http://www.unirio.br/ppgm/simpom/2018/chamada-de-trabalhos Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From luhamond em yahoo.com Tue Jan 2 21:26:47 2018 From: luhamond em yahoo.com (luciana hamond) Date: Tue, 2 Jan 2018 23:26:47 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Chamada de trabalhos - Dossie Psicologia da Musica - Revista Orfeu References: <378944399.92135.1514935607754.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <378944399.92135.1514935607754@mail.yahoo.com> Dossiê Psicologia da Música A Revista ORFEU anuncia o lançamento do Dossiê "Psicologia da Música" (2018.1).O Dossiê "Psicologia da Música" será coordenado por Professor Graham Welch (Editor Convidado - UCL Institute of Education) e Dra. Luciana Hamond (Editora Convidada ? UDESC).O objetivo do Dossiê é difundir o conhecimento de pesquisas que abordam a interface entre psicologia da música e educação musical. O Dossiê incentiva a divulgação de pesquisas em psicologia da música, no desenvolvimento de metodologias de pesquisa nesta área com implicações práticas na educação musical. Serão recebidos artigos (Português, Espanhol ou Inglês), traduções de artigos, ou traduções comentadas.Os temas sugeridos para o Dossiê são:- Aprendizagem e ensino musical (individual ou coletivo)- Cognição e ensino musical- Comportamento e desenvolvimento musical (infância; adolescência; vida adulta; terceira idade; ou necessidades especiais)- Criatividade e ensino musical- Feedback e ensino musical- Música e cérebro- Música e bem-estar do músico- Performance musical- Tecnologia e educação musical Data final para submissão de trabalhos: 18/02/2018Link para submissões:http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Caso os autores não estiverem cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento.Link para cadastrohttp://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Em caso de questões ou dúvidas sobre as informações abordadas acima, por favor escrevam para revistaorfeu em gmail.com  com o assunto Dossiê "Psicologia da Música". Atenciosamente,Dra. Luciana Hamond (Editora convidada, pós- doutoranda PPGMUS/UDESC, Brazil)Professor Graham Welch (Editor convidado, UCL-Institute of Education, UK) From cpalombini em gmail.com Wed Jan 3 09:40:08 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 3 Jan 2018 09:40:08 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] IASA Conference 2018 - Call for presentations Message-ID: Dear all, please see below the Call for presentations for the 49th Annual Conference of IASA, from 1-4 October 2018, at the Institute of African Studies (IAS), University of Ghana, Accra, Ghana. Conference theme: Access and Accessibility - Archival Policies and Barriers in the Age of Global Information Exchange Open and equal access to information is in high demand, yet may be impeded by social, cultural, and economic barriers. The question of access at the same time encourages discussions on the technical, legal, and practical modes of accessibility. The programme committee for the IASA 2018 conference invites proposals focused on the prospects and limitations of global and local access and accessibility to audiovisual archives, as well as on issues of discovery, care, preservation and dissemination of our sound and audiovisual heritage. Possible sub-themes include: a.. Connecting users, materials, and communities b.. Using semantic technologies to aid description and access c.. Language diversity and oral history collections ? best practices of accessibility d.. Digital preservation methods for efficient access The programme will include papers, posters, tutorials, and practical workshops. The call for presentations is now open. Please submit your proposal by using the online submission form at: http://2018.iasa-web.org/call-presentations ***The deadline for submissions is 23 February 2018 *** Note: Accommodation, traveling and subsistence costs are the responsibility of the presenters. All attendees, including presenters, are also required to register and pay the registration fee in advance of the first conference day. IASA members may apply for a IASA Travel Award to assist with their travel costs. Visit the IASA 2018 conference website for details and regular updates: http://2018.iasa-web.org/ --Toby Seay, IASA president From cpalombini em gmail.com Wed Jan 3 09:45:08 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 3 Jan 2018 09:45:08 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] ARSC Conference 2018 -- Call for Papers and Posters -- Deadline Extended Message-ID: The Outreach Committee of the Association for Recorded Sound Collections (ARSC) posts the following message. --- 2018 ARSC CONFERENCE, BALTIMORE, MARYLAND --- Proposal deadline extended to January 8, 2018. The 52nd annual ARSC Conference will be held May 9-12, 2018, in Baltimore, Maryland. The conference programs will take place at the Radisson Baltimore Downtown-Inner Harbor, situated near Baltimore's historic seaport. The new deadline for ARSC Conference Papers and Posters Proposals is January 8, 2018. More information about Papers and Posters Proposals can be found at: http://www.arsc-audio.org/conference.html [1] Questions regarding Papers and Posters Proposals should be directed to Patrick Midtlyng, ARSC Program Chair: arscconference2018 em gmail.com The Association for Recorded Sound Collections is a nonprofit organization dedicated to the preservation and study of sound recordings -- in all genres of music and speech, in all formats, and from all periods. ARSC is unique in bringing together private individuals and institutional professionals -- everyone with a serious interest in recorded sound. Links: ------ [1] http://www.arsc-audio.org/conference.html From cpalombini em gmail.com Wed Jan 3 09:50:30 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 3 Jan 2018 09:50:30 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] University of Louisville - Grawemeyer Award for Music Composition 2019 Message-ID: The University of Louisville is a state supported research university located in Kentucky's largest metropolitan area. The University of Louisville pursues excellence and inclusiveness in its work to educate and serve its community through teaching diverse undergraduate, graduate, and professional students in order to develop engaged citizens, leaders, and scholars. The Grawemeyer Award for Music Composition is an international prize in recognition of outstanding achievement by a living composer in a large musical genre: choral, orchestral, chamber, electronic, song-cycle, dance, opera, musical theater, extended solo work. The Award will be granted for a work premiered during the five-year period between January 1, 2013 and December 31, 2017. Data Limite January 16, 2018. Elegibilidade 1. The Award Committee invites the submission of scores by outstanding composers throughout the world; 2. Musical works including, but not limited to, choral, orchestral, chamber, song-cycle, dance, opera, musical theater, extended solo are eligible. Premiação The Award is accompanied by a prize of US$100,000.00, which is presented in full during the awards ceremony. Forma de Solicitação The Nomination Form and required documents must be sent to: University of Louisville Grawemeyer Music Award Committee School of Music, University of Louisville 40292 Louisville-Kentucky - Estados Unidos Note: Applicants must read the Nomination Process for more information. Contatos grawmus em louisville.edu. Home Page http://grawemeyer.org/music-composition/ From cpalombini em gmail.com Wed Jan 3 15:38:23 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 3 Jan 2018 15:38:23 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP (reminder): Women's Impact on Organ, Harpsichord, Carillon and Sacred Music, Univ. of Michigan, Ann Arbor, Sep-Oct 2018 Message-ID: *Trailblazers: Women?s Impact on Organ, Harpsichord, Carillon and Sacred Music* Submission deadline: February 1, 2018 Conference dates: September 30-October 2, 2018 URL: http://smtd.umich.edu/performances_events/organconference/proposals.htm University of Michigan, Ann Arbor - 58th Annual Organ Conference Women have established distinguished careers as performers, composers, educators, and builders of the organ, harpsichord, and carillon. They have faced unique challenges in their professions and forged new paths, from the harpsichord works of Élisabeth Jacquet de La Guerre to the prolific recording career of Jeanne Demessieux to women keyboard builders today. The importance and scope of women's contributions, systematically overlooked, has yet to be adequately reevaluated or put in dialogue with current gender issues in the professions. The University of Michigan invites proposals exploring women?s impact on the disciplines of organ, harpsichord, carillon and sacred music, including both historical studies and the presentation of new works. Proposals for presentations in diverse formats are encouraged, including performances, lectures and lecture-recitals. The conference topic is inclusive of all individuals who identify as female or non-binary. Proposals are invited from persons of all gender identities. Proposed events should be from 50 to 55 minutes in length. A stipend of $700 is available for each presentation selected, which may be shared by collaborating presenters. Presenters will be responsible for their own travel and lodging arrangements. Available performance instruments include the E.M. Skinner/Aeolian-Skinner organ in Hill Auditorium, the Fisk organ in the style of Gottfried Silbermann in Blanche Anderson Moore Hall, the carillons in Burton Tower and Lurie Tower, and a variety of harpsichords. Deadline for proposals: February 1, 2018 Submission guidelines: http://smtd.umich.edu/performances_events/organconference/proposals.htm From ms.eliana em usp.br Thu Jan 4 08:42:10 2018 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Thu, 4 Jan 2018 08:42:10 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP (reminder): Women's Impact on Organ, Harpsichord, Carillon and Sacred Music, Univ. of Michigan, Ann Arbor, Sep-Oct 2018 In-Reply-To: References: Message-ID: Muito interessante esta chamada, Prof. Carlos! Obrigada por compartilhar! Abraço e Bom Ano para todxs, com muita música e diversidade! Eliana Monteiro da Silva (ECA USP Sonora) Em quarta-feira, 3 de janeiro de 2018, Carlos Palombini < cpalombini em gmail.com> escreveu: > *Trailblazers: Women?s Impact on Organ, Harpsichord, Carillon and Sacred > Music* > Submission deadline: February 1, 2018 > Conference dates: September 30-October 2, 2018 > URL: http://smtd.umich.edu/performances_events/ > organconference/proposals.htm > University of Michigan, Ann Arbor - 58th Annual Organ Conference > > Women have established distinguished careers as performers, composers, > educators, and builders of the organ, harpsichord, and carillon. They have > faced unique challenges in their professions and forged new paths, from the > harpsichord works of Élisabeth Jacquet de La Guerre to the prolific > recording career of Jeanne Demessieux to women keyboard builders today. The > importance and scope of women's contributions, systematically overlooked, > has yet to be adequately reevaluated or put in dialogue with current gender > issues in the professions. > > The University of Michigan invites proposals exploring women?s impact on > the disciplines of organ, harpsichord, carillon and sacred music, including > both historical studies and the presentation of new works. Proposals for > presentations in diverse formats are encouraged, including performances, > lectures and lecture-recitals. The conference topic is inclusive of all > individuals who identify as female or non-binary. Proposals are invited > from persons of all gender identities. > > Proposed events should be from 50 to 55 minutes in length. A stipend of > $700 is available for each presentation selected, which may be shared by > collaborating presenters. Presenters will be responsible for their own > travel and lodging arrangements. Available performance instruments include > the E.M. Skinner/Aeolian-Skinner organ in Hill Auditorium, the Fisk organ > in the style of Gottfried Silbermann in Blanche Anderson Moore Hall, the > carillons in Burton Tower and Lurie Tower, and a variety of harpsichords. > > Deadline for proposals: February 1, 2018 > > Submission guidelines: > http://smtd.umich.edu/performances_events/organconference/proposals.htm > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From camiladuze em gmail.com Thu Jan 4 22:08:32 2018 From: camiladuze em gmail.com (=?UTF-8?Q?Camila_Dur=C3=A3es_Zerbinatti?=) Date: Thu, 4 Jan 2018 22:08:32 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP (reminder): Women's Impact on Organ, Harpsichord, Carillon and Sacred Music, Univ. of Michigan, Ann Arbor, Sep-Oct 2018 In-Reply-To: References: Message-ID: Faço minhas as palavras da Eliana. Agradeço muito pela partilha dessa chamada, professor Carlos. Saudações, camila. 2018-01-04 8:42 GMT-02:00 Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva < ms.eliana em usp.br>: > Muito interessante esta chamada, Prof. Carlos! Obrigada por compartilhar! > Abraço e Bom Ano para todxs, > com muita música e diversidade! > > Eliana Monteiro da Silva > (ECA USP Sonora) > > Em quarta-feira, 3 de janeiro de 2018, Carlos Palombini < > cpalombini em gmail.com> escreveu: > > > *Trailblazers: Women?s Impact on Organ, Harpsichord, Carillon and Sacred > > Music* > > Submission deadline: February 1, 2018 > > Conference dates: September 30-October 2, 2018 > > URL: http://smtd.umich.edu/performances_events/ > > organconference/proposals.htm > > University of Michigan, Ann Arbor - 58th Annual Organ Conference > > > > Women have established distinguished careers as performers, composers, > > educators, and builders of the organ, harpsichord, and carillon. They > have > > faced unique challenges in their professions and forged new paths, from > the > > harpsichord works of Élisabeth Jacquet de La Guerre to the prolific > > recording career of Jeanne Demessieux to women keyboard builders today. > The > > importance and scope of women's contributions, systematically overlooked, > > has yet to be adequately reevaluated or put in dialogue with current > gender > > issues in the professions. > > > > The University of Michigan invites proposals exploring women?s impact on > > the disciplines of organ, harpsichord, carillon and sacred music, > including > > both historical studies and the presentation of new works. Proposals for > > presentations in diverse formats are encouraged, including performances, > > lectures and lecture-recitals. The conference topic is inclusive of all > > individuals who identify as female or non-binary. Proposals are invited > > from persons of all gender identities. > > > > Proposed events should be from 50 to 55 minutes in length. A stipend of > > $700 is available for each presentation selected, which may be shared by > > collaborating presenters. Presenters will be responsible for their own > > travel and lodging arrangements. Available performance instruments > include > > the E.M. Skinner/Aeolian-Skinner organ in Hill Auditorium, the Fisk organ > > in the style of Gottfried Silbermann in Blanche Anderson Moore Hall, the > > carillons in Burton Tower and Lurie Tower, and a variety of harpsichords. > > > > Deadline for proposals: February 1, 2018 > > > > Submission guidelines: > > http://smtd.umich.edu/performances_events/organconference/proposals.htm > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > da > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From mulhoa1 em gmail.com Fri Jan 5 13:20:02 2018 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Fri, 5 Jan 2018 13:20:02 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Chamada_de_trabalhos_Revista_ORFE?= =?utf-8?q?U_-_Dossi=C3=AA_Psicologia_da_M=C3=BAsica?= In-Reply-To: References: Message-ID: ---------- Mensagem encaminhada ---------- De: Luciana Hamond Data: 5 de janeiro de 2018 08:36 Assunto: Chamada de trabalhos Revista ORFEU - Dossiê Psicologia da Música Dossiê Psicologia da Música A Revista ORFEU anuncia o lançamento do Dossiê "Psicologia da Música" (2018.1). O Dossiê "Psicologia da Música" será coordenado por Professor Graham Welch (Editor Convidado - UCL Institute of Education) e Dra. Luciana Hamond (Editora Convidada ? UDESC). O objetivo do Dossiê é difundir o conhecimento de pesquisas que abordam a interface entre psicologia da música e educação musical. O Dossiê incentiva a divulgação de pesquisas em psicologia da música, no desenvolvimento de metodologias de pesquisa nesta área com implicações práticas na educação musical. Serão recebidos artigos (Português, Espanhol ou Inglês), traduções de artigos, ou traduções comentadas. Os temas sugeridos para o Dossiê são: - Aprendizagem e ensino musical (individual ou coletivo) - Cognição e ensino musical - Comportamento e desenvolvimento musical (infância; adolescência; vida adulta; terceira idade; ou necessidades especiais) - Criatividade e ensino musical - Feedback e ensino musical - Música e cérebro - Música e bem-estar do músico - Performance musical - Tecnologia e educação musical Data final para submissão de trabalhos: 18/02/2018 *Link para submissões* : http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Caso os autores não estiverem cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento. *Link para cadastro* http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Em caso de questões ou dúvidas sobre as informações abordadas acima, por favor escrevam para revistaorfeu em gmail.com com o assunto Dossiê "Psicologia da Música". Atenciosamente, Dra. Luciana Hamond (Editora convidada, pós- doutoranda PPGMUS/UDESC, Brazil) Professor Graham Welch (Editor convidado, UCL-Institute of Education, UK) From flateb em gmail.com Fri Jan 5 23:34:20 2018 From: flateb em gmail.com (Flavio T. Barbeitas) Date: Fri, 5 Jan 2018 23:34:20 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Publica=C3=A7=C3=A3o_auspiciosa?= Message-ID: Caros colegas, é com grande satisfação que comunico a publicação do livro ?A canção tropicalista - um percurso crítico?, de Pedro Martins. A obra é fruto de brilhante dissertação de mestrado defendida no PPG-Música da UFMG (linha de pesquisa ?Música e Cultura?) e foi contemplada com o Prêmio FUNARTE de Produção Crítica 2016. Abaixo, seguem o link da editora e detalhes do livro. Abraços a todos, Flavio T. Barbeitas Professor Associado Escola de Música - UFMG flaviobarbeitas em ufmg.br Campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6627 Cep: 31270 - 010 - Belo Horizonte - MG Telefone - +55 (31) 3409-4745 (31) 98754-7363 http://www.finotracoeditora.com.br/livros/M53175/9788580543513/cancao-tropicalista-um-percurso-critico.html Sinopse Premiado pela Funarte, A canção tropicalista mostra grande refinamento teórico e analítico, lançando perspectivas interessantes sobre a forma canção na Tropicália, mesmo sendo este um objeto bastante visitado pela academia e pela crítica. O mérito do trabalho, que surge posteriormente a um ótimo enquadramento histórico e social do movimento, é o brilhante manejo analítico, que imbricou os estratos poético e musical das canções ao quadro cultural de maneira realmente rara, iluminando aspectos inusitados das obras e permitindo um novo leque de associações e significados. Assim, é possível que o ensaio firme novo paradigma em termos metodológicos, indicando uma análise de obras musicais que fale para dentro e para fora do campo específico da Música - um imenso desafio para os estudos musicológicos até hoje. Por fim, o trabalho se notabiliza pelo diálogo interdisciplinar, transitando, com igual destaque, por diferentes áreas do conhecimento, a saber: Música, Literatura e História. Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG Sumário PREFÁCIO INTRODUÇÃO 1 ANTROPOFAGIA COMO MÉTODO Premissas literárias Neoantropofagismo musical 2 CATÁLOGO TROPICALISTA Intersemiose da canção Atores e repertório Contradição como conceito Alegria, alegria: uma proposta de análise Condições históricas 3 VANGUARDA, MERCADO E O LUGAR DA TROPICÁLIA Autonomia e comprometimento Bat macumba Parque industrial Panis et circensis Baby REFERÊNCIAS Descrição Editora : FINO TRACO EDITORA LTDA Especialidade : ISBN : 8580543517 ISBN13 :9788580543513 Páginas : 106 Publicação:2017 1º Edição Encadernação : BROCHURA Preço: 35,00 From mulhoa em unirio.br Sat Jan 6 07:26:09 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Sat, 6 Jan 2018 07:26:09 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?TGVtYnJldGU6IFYgU0lNUE9NIOKAkyBjb3JyZcOn?= =?utf-8?q?=C3=A3o_no_modelo_para_apresenta=C3=A7=C3=A3o_de_textos?= Message-ID: Prezad em s, Só para incentivar a participação de pós-graduandos e recém mestres e doutores (a partir de 2015) vejam a programação do V SIMPOM em: http://www.unirio.br/ppgm/simpom/2018/imagens/simpom-programacao-geral. O currículo dos convidados pode ser encontrado aqui . *Notícias Recentes (*04/01/2018) O rodapé do modelo para submissão foi corrigido, para a numeração correta do evento. Por favor, verifique se o rodapé de sua submissão apresenta "ANAIS DO V SIMPOM 2018 - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA". As pessoas que já submeteram comunicações não precisam fazer nada ? nós mesmo faremos a correção. Qualquer dúvida é só entrar em contato com simpomcomitecientifico em gmail.com Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From cpalombini em gmail.com Tue Jan 9 09:00:06 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 9 Jan 2018 09:00:06 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Reminder=3A_Call_for_Performances=2C_AMS?= =?utf-8?q?_2018=2C_San_Antonio=2C_1=E2=80=934_November_2018?= Message-ID: There is still time to submit proposals for performances at the Annual Meeting of AMS in San Antonio. The call is online here: http://www.ams-net.org/sanantonio/cfperfs-sanantonio.php and copied here: Call for Performances Deadline: 5 p.m. EST, 16 January 2018 The AMS Performance Committee invites proposals for concerts, lecture-recitals, and other performances and performance-related events during the 2018 San Antonio Annual Meeting, 1?4 November. We encourage performance proposals that develop a point of view, offer a programmatic focus, or explore new musicological findings. Performances related to the meeting?s venue and/or that demonstrate the Society?s diversity of interests, its range of approaches, and its generic, geographic, and chronological breadth are especially welcome. Freelance artists as well as performers and ensembles affiliated with colleges, universities, or conservatories are encouraged to submit proposals. Available presentation times include lunch hours and afternoons on Friday and Saturday (one-hour slots), and evening on Thursday. Required application materials include: 1) an application cover sheet (available from the AMS office); 2) a proposed program listing repertory, performer(s), and the duration of each work; 3) a list of audio-visual and performance needs; 4) a short (100-word) biography of each participant named in the proposal; 5) for concerts, a one-page explanation of the significance of the program or manner of performance; for lecture-recitals, a description (two pages maximum) explaining the significance of the program and/or manner of performance, and a summary of the lecture component, including information pertaining to the underlying research, its methodology, and conclusions; 6) representative audio or visual materials pertaining to the program and performers (twenty minutes maximum). An individual may not present both a paper and a performance (or lecture-recital) at the meeting. If an individual?s proposals to the Program and Performance Committee are both selected, the applicant will be given an early opportunity to decide which invitation to accept and which to decline. Though the AMS is unable to offer a fee to artists, modest subsidies are occasionally available for performance-related expenses.* Please see the application cover sheet for proposal submission details* . *Materials must arrive at the AMS office* no later than 5 p.m. EST, 16 January 2018. Exceptions cannot be made to this deadline, so please plan accordingly. Receipts will be sent to those who have submitted proposals by the deadline, and the committee will communicate its decisions by 16 April 2018. Regards Laurie -- Prof Laurie Stras Music, Faculty of Humanities / President, Southampton UCU University of Southampton Building 2, Highfield Campus Southampton SO17 1BJ UK From maurapenna em gmail.com Tue Jan 9 23:48:47 2018 From: maurapenna em gmail.com (Maura Penna) Date: Tue, 9 Jan 2018 22:48:47 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Convocat=C3=B3ria_Revista_Claves?= Message-ID: Prezados(as) Pedimos divulgação REVISTA CLAVES: Convocatória de Trabalhos Acadêmicos A Revista de Música CLAVES - periódico dos PPGM da UFPB, UFPE e UFRN - convoca os interessados na submissão de trabalhos acadêmicos inéditos (artigos, relatos de pesquisa, traduções e resenhas) para o n. 11 (2018), número a ser publicado no primeiro semestre de 2018. Foco do número 11 (2018): Música e Estudos de Gênero Período de submissão: de 01 de janeiro a 18 março de 2018. A Revista Claves é uma publicação aberta à produção acadêmica nas várias subáreas do conhecimento musical e permanece com chamada aberta para trabalhos acadêmicos inéditos em fluxo contínuo. Os artigos devem ser submetidos à avaliação na plataforma da Revista, no link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/about/ submissions#onlineSubmissions Conselho Editorial Dra. Eurides de Souza Santos (UFPB) Dr. Amilcar Bezerra (UFPE) Dr. Tarcísio Filho (UFRN) -- *Eurides de Souza Santos*. Universidade Federal da Paraíba. Fone 83 999263560 -- -- Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "PPGM-UFPB". Para postar neste grupo, envie um e-mail para ppgm-ufpb em googlegroups.com Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ppgm-ufpb+unsubscribe em googlegroups.com Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com.br/group/ppgm-ufpb --- Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PPGM-UFPB" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ppgm-ufpb+unsubscribe em googlegroups.com. Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout. From cpalombini em gmail.com Thu Jan 11 09:17:35 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 11 Jan 2018 09:17:35 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: Music & Letters Centenary Prize Competition Message-ID: Music & Letters Centenary Prize Competition Music & Letters was first published in January 1920, under the initiative of its editor-in-chief, A. Fox Strangways. In his editorial for the opening volume, Fox Strangways wrote that ?music expresses, defines and communicates emotions as language does thoughts?; the issue additionally carried a pastel portrait of Elgar by William Rothenstein, and a 2-quatrain poem, entitled ?The Shyness of Beauty?, by Laurence Binyon. Ever since that first issue, Music & Letters has been at the forefront of scholarly and critically engaged writing about music, covering a wide and eclectic range of topics, and with a particular emphasis on encouraging fruitful dialogue between musicology and other disciplines. It is now an internationally leading peer-reviewed journal of musical scholarship. To celebrate the 100th anniversary of the journal?s first appearance, the editors propose to run a prize competition to find the very best original articles in musicology. Submissions will be assessed through double-blind peer review, following which the prize-winning articles will be selected by the Music & Letters Editorial Board. The successful entries will be published in a special anniversary issue of the journal in 2020, and each of the winning authors will additionally receive a prize of £500. The rules of the competition are as follows: 1. Submission must be made via the journal?s online submission system, ScholarOne Manuscripts, at https://mc.manuscriptcentral.com/ml. Entries for the prize competition must be submitted to the marked repository on this website. Please note that retrospective entries will not be accepted. 2. In order to be eligible for consideration, articles need to be suitable for publication in Music & Letters; there are no restrictions on the individuals eligible to make submissions to the competition. The journal publishes scholarly articles of outstanding quality on all aspects of musicology, with a particular emphasis on interdisciplinarity and engagement with the broader cultural contexts in which music is situated. We do not impose a strict word limit on submissions, but published articles generally range from c.8,000 to c.15,000 words. Illustrative material, such as music examples, tables, plates, figures, and multimedia content, may be included provided it serves a specific purpose within the argument of the submission and can be accommodated within the presentation format of the journal. 3. Entries must follow the Instructions to Authors published online here, and must also follow the Music & Letters Style Guide for Authors, found here. 4. Entries will undergo a full process of double-blind peer review, as is usual for submission to the journal. Further details of the journal?s reviewing processes are available here. 5. Entries judged not to be among the prize winners will be considered for publication in the journal in the normal way. 6. Before submission, authors must ensure that the relevant copyright permissions and licenses are obtainable; it is the author?s responsibility to secure and pay for permission to reproduce any material in copyright, and this must be done in a timely manner as soon as a submission is accepted. Successful entries will be published only once these permissions have been obtained. 7. The winning entries will be identified by a panel consisting of the journal?s editors and other members of the Music & Letters Editorial Board, taking into account the views of the external peer reviewers. The decision of the award panel is final and no correspondence can be entered into about the result. 8. No alternative prizes will be offered and OUP reserves the right to make changes to the prize at any time and without advance notice. In the unlikely event that, in the panel?s opinion, the material submitted is not of a suitable standard or too few submissions are received, no prize will be awarded. 9. The competition will open on 1 January 2018, and the deadline for submission is 31 May 2018. Results will be announced in autumn 2018. Publication will take place in 2020 (before the next REF deadline for scholars based in UK HEIs). https://academic.oup.com/ml/pages/centenary_anniversary_prize_competition From cpalombini em gmail.com Thu Jan 11 12:20:54 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 11 Jan 2018 12:20:54 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?as_gravesaner_bl=C3=A4tter_de_herman_sch?= =?utf-8?b?ZXJjaGVuIG9ubGluZSAoMTk1NeKAkzE5NjYp?= Message-ID: O arquivo da Berliner Akademie der Künste, depositário do acervo de Scherchen, disponibilizou na rede, inclusive para download, todos os números das *Gravesaner Blätter ? Gravesano Review*, de julho de 1955 (ano 1, número 1) a junho de 1966 (ano 8, número 29). https://archiv.adk.de/bigobjekt/44596 From cpalombini em gmail.com Thu Jan 11 21:45:36 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 11 Jan 2018 21:45:36 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Ambient@40 - ambient music conference Message-ID: Dear Colleagues, If anyone has not yet registered interest yet in the Ambient em 40 conference, tomorrow is the final day to submit proposals to participate. I hope some of you might do so to add to the great proposals we already have. Ambient em 40 Call for Proposals Deadline: 17.00 (GMT), Friday 12th January 2018. I? n the forty years since the release of Brian Eno?s Music for Airports the concept and aesthetics of ambient music have proliferated, influencing artists as diverse as Taylor Deupree, Steven Wilson, David Lynch and The Orb, infusing drone, microsound, minimalism and experimental electronic music as well as aspects of contemporary instrumental music. The aim of this two-day conference is to re-appraise ambient music in relation to Eno?s milestone release. Ambient em 40 will be hosted in the newly opened Oastler Building at the University of Huddersfield from Friday 23rd to Saturday 24th February. The programme committee invites proposals for: ?- ? individual papers (20 minute presentation with 10 minutes for questions and discussion); ?- ? performance and paper (10 minute per performance, 10 minute presentation with 10 minutes for questions). The committee welcomes proposals from academics, independent scholars, research students and practitioners. The conference will run alongside the Electric Spring Festival ( www.electricspring.co.uk) and an evening concert on Saturday 24th February at the Festival will close the conference. The program committee will also invite a selection of those giving papers to write them up in the months following the conference (deadline June 2018) as book chapters for publication in late 2018 / early 2019. Submission and selection process All proposals should be submitted to Prof. Monty Adkins (m.adkins em hud.ac.uk) by the deadline, Friday 12th January 2018 (17.00, GMT). Individual paper submissions should include an abstract (350 words) and an author biography (200 words). Performance and paper submissions should include a brief overview of the audio presentation including technical resources required (300 words), links to online samples of audio work, an abstract (350 words) and an author biography (200 words). The committee aims to notify proposal authors of its decision by Friday 19th January 2018. Those selected will be asked to confirm their acceptance and technical setup. The full programme will be announced online and booking opened on Monday 22nd January 2018. The Ambient em 40 conference registration fee will be £50 (£30 for students/concessions). Prof. Rupert Till MA PhD FHEA Professor of Music Associate Dean for International School of Music, Humanities and Media Department of Music and Drama University of Huddersfield | Queensgate | Huddersfield | HD1 3DH http://www.hud.ac.uk/ourstaff/profile/index.php?staffuid=smusrt http://rupertchill.wordpress.com From jonufer em globo.com Fri Jan 12 11:49:12 2018 From: jonufer em globo.com (Jose Nunes Fernandes) Date: Fri, 12 Jan 2018 11:49:12 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_publica=C3=A7=C3=A3o_de_art?= =?utf-8?q?igos=3A_DEBATES_=28N=2E20/maio_2018=29?= Message-ID: <024f780245eac0e6b0a7da24e8a82c20@globo.com> CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS: DEBATES Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO N.20 (maio / 2018) Foco: PRÁTICAS INTERPRETATIVAS (ATENÇÃO, NÃO SUBMETER ARTIGOS QUE NÃO SEJAM DESTE FOCO) Mês de publicação: maio de 2018 Prazo para envio: de 12 de janeiro a 30 de março de 2018 O editor da REVISTA DEBATES, Cadernos do PPGM da UNIRIO, convoca os interessados para publicação de artigos da área da PRÁTICAS INTERPRETATIVAS. Os textos devem conter entre 7.000 e 10.000 palavras (sem contar com resumo, abstract, títulos, palavras-chave e keywords) e devem ser enviados por e-mail em doc ou rtf para o editor. Além do texto devem ser enviados: resumo (de 150 a 300 palavras), palavras-chave e título em português e também em inglês ou francês. No final do texto devem ser incluídas as informações sobre o(s) autor(es) (até 15 linhas para cada autor). O texto deve seguir as normas da ABNT nas citações e, no final, nas referencias completas. No texto usar o sistema autor/data e não o sistema de notas (ou seja, não usar ibid, idem, op.cit, etc). Ver nos números anteriores a formatação exigida. Ilustrações, figuras, quadros, tabelas e exemplos musicais podem ser incluídos no texto, com indicações de sua localização e enviados em arquivo separado, numerados de acordo com sua sequencia no texto. As colaborações devem ser enviadas para: fenerich em gmail.com (Editor da DEBATES). http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/index [1] Favor Divulgar! Alexandre Fenerich Editor - Debates Links: ------ [1] http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/index From cpalombini em gmail.com Fri Jan 12 16:37:01 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 12 Jan 2018 16:37:01 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Concurso_Est=C3=ADmulo_ao_Emprego_Cient?= =?utf-8?q?=C3=ADfico_-_Individual?= Message-ID: O Concurso Individual destina-se a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal, integrados em unidades de I&D financiadas pela FCT. Os candidatos identificam previamente a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu plano de investigação. Os doutorados selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT. Consideram-se as seguintes categorias de referência: Investigador júnior: doutorados com reduzida experiência de investigação pós-doutoral ou sem currículo científico após o doutoramento na área científica a que se candidata. Investigador auxiliar: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidata, sem exigência de demonstração de independência científica. Investigador principal: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidata, demonstrando independência científica nos últimos 3 anos. Investigador coordenador: doutorados há mais de 5 anos, detentores do título de habilitado ou agregado, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidata, demonstrando independência científica e com evidência de liderança na área científica a que se candidata. O concurso está aberto de 19 de janeiro de 2018 até às 17:00 (hora de Lisboa) de 12 de fevereiro de 2018. As instituições de acolhimento devem associar-se às respetivas candidaturas entre 13 e 26 de fevereiro de 2018 (até às 17h00, hora de Lisboa). As candidaturas são submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da plataforma eletrónica a disponibilizar oportunamente. Para informação adicional acerca do Concurso de Apoio Individual, contacte-nos através do e-mail info.ec em fct.pt http://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/empregocientifico/ci_dez2017.phtml.pt From cpalombini em gmail.com Sat Jan 13 01:17:40 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 13 Jan 2018 01:17:40 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] resultado preliminar bolsas PQ-CNPq Message-ID: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) divulga nesta sexta-feira (12/01), o resultado das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), das bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) e das Bolsas Especiais do cronograma 3 de 2017 Produtividade em Pesquisa As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5982506 From mulhoa1 em gmail.com Mon Jan 15 18:39:27 2018 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Mon, 15 Jan 2018 18:39:27 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: CFP: Progressive Methods in Popular Music Education In-Reply-To: <70D5B729-387B-48B9-BF39-BB75FBDC6152@cardiff.ac.uk> References: <70D5B729-387B-48B9-BF39-BB75FBDC6152@cardiff.ac.uk> Message-ID: ---------- Forwarded message ---------- From: Sarah Hill Date: 2018-01-15 17:26 GMT-02:00 Subject: CFP: Progressive Methods in Popular Music Education To: IASPMLIST em liverpool.ac.uk Dear all, With apologies for cross-posting: Inaugural Symposium Canadian Popular Music Education Network The Progressive Methods in Popular Music Education Symposium seeks to bring together researchers, practitioners and others concerned with viewing popular music education through a progressive lens. Presentation proposals and workshops on any aspect of popular music progressive methodology are welcome. The conference will be organized under the three strands below: Diversity and Inclusion - Engagement and inclusion of marginalized and at risk youth in popular music education programs (including but not restricted to FNMI and LGBTQ youth) - Avoiding replication of gender role and sexual identity stereotypes, reinforcements and inequities Music education and popular music employment - Preparing young people to work in the popular music industry - School music education - Higher education - Teacher preparation - Digitally mediated musicianship Popular music, culture and society - Considerations for education of popular music?s position as structural, hegemonic, market driven cultural commodity and counter/non hegemonic, agentic expressive medium - Implications for popular music education of concepts such as cultural capital, stratification, omnivorousness and gentrification - Contextualizing concepts of democracy, social justice and egalitarianism within popular music education Formats & Guidelines: Proposals for 20-minute papers or 30-minute workshop presentations will be considered. Abstracts or workshop descriptions of no more than 250 words should be supplied, together with a brief biography of 150 words. Participants are asked to indicate the type of presentation (Paper or Workshop) for which they are applying and which of the conference strands it is intended to fall within. Workshop applicants are requested to indicate in the case that instrumental or technical resources beyond data projection and audio equipment would be required. All submissions must be received by January 31, 2018. Submissions can be sent directly to kbylica em uwo.ca. *** Dr Sarah Hill Senior Lecturer School of Music Cardiff University 33 Corbett Road Cardiff CF10 3EB Tel: +44 (0)2920 870 603 <+44%2029%202087%200603> Ysgrifennwch ataf yn Gymraeg neu Saesneg *** Co-ordinating Editor: Popular Music http://journals.cambridge.org/pmu http://journals.cambridge.org/pmu-alerts @PopularMusicJnl Chair, IASPM-UK/Ireland *San Francisco and the Long 60s* (Bloomsbury, 2016) From mulhoa em unirio.br Mon Jan 15 20:39:03 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Mon, 15 Jan 2018 20:39:03 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?As_inscri=C3=A7=C3=B5es_para_o_V_SIMPOM_?= =?utf-8?q?est=C3=A3o_prorrogadas_at=C3=A9_o_dia_21_jan=2E_2018_-_a?= =?utf-8?q?inda_d=C3=A1_tempo!?= Message-ID: http://www.unirio.br/ppgm/simpom/2018/noticias-recentes 15/01/2018 - *As inscrições para o V SIMPOM estão prorrogadas* até o dia 21 jan. 2018, às 23:59h impreterivelmente. - Lembrem-se de nesta submissão inicial substituir por XXXX qualquer termo ou expressão no corpo do texto que possa identificar autoria, filiação institucional ou auto referência a textos publicados. Inclusive no cabeçalho! - Não enviar pagamento de inscrição, que deve ser feito apenas quando a comunicação for aceita (resultados 12 mar. 2018). O comprovante de matrícula poderá ser entregue também nesta ocasião por aqueles que não estão conseguindo a documentação - Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From mulhoa em unirio.br Tue Jan 16 08:55:37 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Tue, 16 Jan 2018 08:55:37 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] ARTISTIC RESEARCH WILL EAT ITSELF - Message-ID: http://sarconference2018.org/ Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From mulhoa em unirio.br Tue Jan 16 09:33:43 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Tue, 16 Jan 2018 09:33:43 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Copyright=3A_Hist=C3=B3ria=2C_Cultura=2C?= =?utf-8?q?_Ind=C3=BAstria_-_Curso_online_grat=C3=BAito?= Message-ID: https://www.futurelearn.com/courses/exploring-copyright-pt/2 Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From cpalombini em gmail.com Tue Jan 16 22:21:43 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 16 Jan 2018 22:21:43 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] ARTISTIC RESEARCH WILL EAT ITSELF - In-Reply-To: References: Message-ID: 2018-01-16 8:55 GMT-02:00 Martha Tupinambá de Ulhoa : > http://sarconference2018.org/ ?Sem dúvida, a melhor chamada de todos os tempos, Martha, e *long overdue*.? Pena que o prazo tenha expirado. Abraço, Carlos From iazzetta em usp.br Tue Jan 16 22:41:19 2018 From: iazzetta em usp.br (Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta) Date: Tue, 16 Jan 2018 22:41:19 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] ARTISTIC RESEARCH WILL EAT ITSELF - In-Reply-To: References: Message-ID: Concordo plenamente. Carlos! Abraços a todos, Fernando 2018-01-16 22:21 GMT-02:00 Carlos Palombini : > 2018-01-16 8:55 GMT-02:00 Martha Tupinambá de Ulhoa : > > > http://sarconference2018.org/ > > > ?Sem dúvida, a melhor chamada de todos os tempos, Martha, e *long > overdue*.? > Pena que o prazo tenha expirado. > Abraço, > Carlos > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From alexandre.alexbrasa em gmail.com Tue Jan 16 22:53:51 2018 From: alexandre.alexbrasa em gmail.com (Alexandre Brasil) Date: Tue, 16 Jan 2018 22:53:51 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] ARTISTIC RESEARCH WILL EAT ITSELF - In-Reply-To: References: Message-ID: Pensei exatamente a mesma coisa Em 16 de jan de 2018 10:41 PM, "Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta" < iazzetta em usp.br> escreveu: > Concordo plenamente. Carlos! > > Abraços a todos, > Fernando > > 2018-01-16 22:21 GMT-02:00 Carlos Palombini : > > > 2018-01-16 8:55 GMT-02:00 Martha Tupinambá de Ulhoa : > > > > > http://sarconference2018.org/ > > > > > > ?Sem dúvida, a melhor chamada de todos os tempos, Martha, e *long > > overdue*.? > > Pena que o prazo tenha expirado. > > Abraço, > > Carlos > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > da > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > > > > -- > Fernando Iazzetta > Departamento de Música - ECA/USP > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From ryampolschi em gmail.com Wed Jan 17 08:33:50 2018 From: ryampolschi em gmail.com (Roseane Yampolschi) Date: Wed, 17 Jan 2018 08:33:50 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] ARTISTIC RESEARCH WILL EAT ITSELF - In-Reply-To: References: Message-ID: Fantástico! Abraços a todos! Roseane Yampolschi Em 16 de janeiro de 2018 22:53, Alexandre Brasil < alexandre.alexbrasa em gmail.com> escreveu: > Pensei exatamente a mesma coisa > > Em 16 de jan de 2018 10:41 PM, "Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta" < > iazzetta em usp.br> escreveu: > > > Concordo plenamente. Carlos! > > > > Abraços a todos, > > Fernando > > > > 2018-01-16 22:21 GMT-02:00 Carlos Palombini : > > > > > 2018-01-16 8:55 GMT-02:00 Martha Tupinambá de Ulhoa >: > > > > > > > http://sarconference2018.org/ > > > > > > > > > ?Sem dúvida, a melhor chamada de todos os tempos, Martha, e *long > > > overdue*.? > > > Pena que o prazo tenha expirado. > > > Abraço, > > > Carlos > > > ________________________________________ > > > anppom-l em listas.unicamp.br > > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > > 2016, > > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > > da > > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > > > > > > > > > -- > > Fernando Iazzetta > > Departamento de Música - ECA/USP > > NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia > > ________________________________________ > > anppom-l em listas.unicamp.br > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de > 2016, > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento > da > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From mulhoa em unirio.br Sat Jan 20 08:22:15 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Sat, 20 Jan 2018 08:22:15 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Novo_peri=C3=B3dico_de_m=C3=BAsica_-_The?= =?utf-8?q?_International_Journal_of_the_Study_of_Music_and_Music_P?= =?utf-8?q?erformance?= Message-ID: *The International Journal of the Study of Music and Music Performance* advances both a general and professional interest in music and its performance with essays that cover a range of approaches: from discussions of little-known composers and musicians drawing upon primary and secondary sources to more specialized studies of composers, works, instruments, performers, audiences, and institutions. A review section will cover new books, scores, and recordings. Whenever possible, international contributions will be presented in the original language as well as in English. *The International Journal of the Study of Music and Music Performance* promove um interesse geral e profissional na música e as performances dela com discussões de compositores e músicos pouco conhecidos baseados em fontes primárias e secundárias e estudos especializados de compositores, obras, instrumentos, artistas, público e instituições. Uma seção de resenhas considerará novos livros, partituras e gravações. Quando possível, as contribuições internacionais serão apresentadas no idioma original, bem como em inglês. Contatos e submissões: Tom Moore. E-mail: querflote em gmail.com Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From nogueira.ilza em gmail.com Mon Jan 22 09:31:32 2018 From: nogueira.ilza em gmail.com (Ilza Nogueira) Date: Mon, 22 Jan 2018 08:31:32 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?TeMA_lan=C3=A7a_novo_Informativo?= Message-ID: É Prezados colegas da ANPPOM, É com satisfação que anunciamos a publicação do *TeMA Informativo* Ano 2 n.º 1 (jan. 2018), onde recebemos a ?visita virtual? do compositor e musicólogo Celso Loureiro Chaves, concedendo-nos uma interessante entrevista. Além da entrevista, outras notícias de interesse teórico (releases de livros e artigos) se encontram nas seções ?Da Teoria?e ?Da Análise?. Atividades dos associados da TeMA e notícias sobre eventos nacionais e internacionais se encontram na seção ?Em Destaque?. Confiram! ( http://tema.mus.br/publicacoes/tema-informativo/ ) From adelcio.camilo em gmail.com Tue Jan 23 16:07:16 2018 From: adelcio.camilo em gmail.com (Adelcio Camilo Machado) Date: Tue, 23 Jan 2018 16:07:16 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Lan=C3=A7amento_de_M=C3=BAsica_Popular_e?= =?utf-8?q?m_Revista=2C_ano_5=2C_volume_1?= Message-ID: Prezadas e prezados, Em nome dos editores Rafael dos Santos (UNICAMP) e Pedro Aragão (UNIRIO), informo que já está no ar o novo volume do periódico eletrônico *Música Popular em Revista*, que traz o dossiê *Rap: protagonismo musical periférico*, organizado pela pesquisadora Dra. Daniela Vieira dos Santos. O volume pode ser acessado através do endereço: www.publionline.iar. unicamp.br/index.php/muspop/ Segue abaixo o sumário desse volume: ----------------------------- *Música Popular em Revista, ano 5, volume 1* Editorial Editorial Pedro Aragão, Rafael dos Santos PDF Dossiê Rap: protagonismo musical periférico Daniela Vieira dos Santos PDF A presença da fala na melodia do rap Marcelo Segreto PDF Notas sobre o termo e o tema ?menor? presentes em performances de raps paulistanos da década de 1990 Guilherme Botelho PDF Rep e repressão: uma rima quebrada Rôssi Alves Gonçalves PDF Relatos sanguinários e sentimentos indigestos no rap de Facção Central Roberto Camargos PDF Contexto histórico e artístico de produção do fenômeno Racionais MC?s: uma ruptura musical Tiaraju D?Andrea PDF ?Quanto vale o show??: Racionais MC?s e os dilemas do rap brasileiro contemporâneo Acauam Oliveira PDF Traduções Esteroides x Serotonina: o gênero em dois renomados artistas de rap francês dos anos 2000 Karim Hammou, Daniela Vieira dos Santos, Izadora Xavier do Monte PDF Resenhas Vozes periféricas, rimas engajadas no Brasil contemporâneo João Augusto Neves PDF O rap como campo de batalha na representação da periferia francesa Felipe Maia Ferreira PDF ------------------ Espero que os artigos tragam contribuições às suas pesquisas. Na medida do possível, solicito que contribuam com a divulgação do volume, de modo a potencializar sua circulação no meio acadêmico. Att, Adelcio Camilo Machado (UFSCar / assistente editorial de Música Popular em Revista) <#m_-4057591946875937900_m_4044564050435663713_DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> From apacheco em musica.ufrj.br Fri Jan 26 20:08:08 2018 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Fri, 26 Jan 2018 20:08:08 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] Chamada Newsletter Caravelas Fevereiro Message-ID: Caras e caros: Venho mais uma vez pedir por informações a serem divulgadas na Newsletter Caravelas (publicações, eventos, chamadas de trabalho, gravações,resenhas, etc). O prazo para o envio é até o dia 05 de fevereiro próximo. A publicação está prevista para o dia 15 do mesmo mês. As edições anteriores da Newsletter podem ser vistas em: http://www.caravelas.com.pt/newsletter.html Agradeço pela boa vontade. Cumprimentos -- Alberto Pacheco Prof. Adjunto Escola de Música da UFRJ Investigador Integrado do CESEM-Universidade Nova de Lisboa From ms.eliana em usp.br Mon Jan 29 11:23:36 2018 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Mon, 29 Jan 2018 11:23:36 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Lan=C3=A7amento_de_M=C3=BAsica_Popular_?= =?utf-8?q?em_Revista=2C_ano_5=2C_volume_1?= In-Reply-To: References: Message-ID: Parabéns Prof. Adelcio e equipe por mais esta publicação! Abraços Eliana Monteiro da Silva 2018-01-23 16:07 GMT-02:00 Adelcio Camilo Machado : > Prezadas e prezados, > > Em nome dos editores Rafael dos Santos (UNICAMP) e Pedro Aragão (UNIRIO), > informo que já está no ar o novo volume do periódico eletrônico *Música > Popular em Revista*, que traz o dossiê *Rap: protagonismo musical > periférico*, organizado pela pesquisadora Dra. Daniela Vieira dos Santos. O > volume pode ser acessado através do endereço: www.publionline.iar. > unicamp.br/index.php/muspop/ > > Segue abaixo o sumário desse volume: > > ----------------------------- > > *Música Popular em Revista, ano 5, volume 1* > Editorial > > Editorial > > Pedro Aragão, Rafael dos Santos > PDF > article/view/1055/1109> > Dossiê > > Rap: protagonismo musical periférico > > Daniela Vieira dos Santos > PDF > article/view/1001/1108> > A presença da fala na melodia do rap > > Marcelo Segreto > PDF > article/view/1002/1097> > Notas sobre o termo e o tema ?menor? presentes em performances de raps > paulistanos da década de 1990 > > Guilherme Botelho > PDF > article/view/1004/1098> > Rep e repressão: uma rima quebrada > > Rôssi Alves Gonçalves > PDF > article/view/1007/1101> > Relatos sanguinários e sentimentos indigestos no rap de Facção Central > > Roberto Camargos > PDF > article/view/1008/1102> > Contexto histórico e artístico de produção do fenômeno Racionais MC?s: uma > ruptura musical > > Tiaraju D?Andrea > PDF > article/view/1009/1103> > ?Quanto vale o show??: Racionais MC?s e os dilemas do rap brasileiro > contemporâneo > > Acauam Oliveira > PDF > article/view/1010/1104> > Traduções > > Esteroides x Serotonina: o gênero em dois renomados artistas de rap francês > dos anos 2000 > > Karim Hammou, Daniela Vieira dos Santos, Izadora Xavier do Monte > PDF > article/view/1011/1105> > Resenhas > > Vozes periféricas, rimas engajadas no Brasil contemporâneo > > João Augusto Neves > PDF > article/view/1013/1106> > O rap como campo de batalha na representação da periferia francesa > > Felipe Maia Ferreira > PDF > article/view/1014/1107> > > ------------------ > Espero que os artigos tragam contribuições às suas pesquisas. Na medida do > possível, solicito que contribuam com a divulgação do volume, de modo a > potencializar sua circulação no meio acadêmico. > > Att, > > Adelcio Camilo Machado > (UFSCar / assistente editorial de Música Popular em Revista) > <#m_-4057591946875937900_m_4044564050435663713_DAB4FAD8- > 2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Mon Jan 29 15:08:23 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 29 Jan 2018 15:08:23 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Convite_para_defesa=3A_=22Jovens_da_ral?= =?utf-8?q?=C3=A9_em_conflito_com_a_lei_e_o_funk=3A_=28des=29_apren?= =?utf-8?q?dendo_sobre_estudos_culturais_e_educa=C3=A7=C3=A3o_no_De?= =?utf-8?q?gase=22?= Message-ID: Quarta-feira, dia 31 de janeiro, às 15:00, na sala 101 do CCH da UNIRIO, na Praia Vermelha, ocorre a defesa da dissertação de mestrado em Educação de Ralphen Rocca , "Jovens da ralé em conflito com a lei e o funk: (des) aprendendo sobre estudos culturais e educação no Degase", orientada por Claudia Miranda . Convido os interessados (resumo abaixo). Este trabalho se localiza no campo dos Estudos Culturais em interseção com o campo da Educação. Alinhamo-nos às teorias críticas latino-americanas, principalmente a partir das provocações de Anibal Quijano (2005). A centralidade é a produção de conhecimento a partir da crítica decolonial, consistindo em uma ruptura epistemológica. Metodologicamente estamos em diálogo com os pressupostos de Orlando Fals Borda e seu método de Pesquisa-Ação Participativa (PAP). Através de rodas de conversa com jovens que cometeram atos infracionais dentro do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) na cidade do Rio de Janeiro, nosso intuito foi fomentar a composição musical coletiva, a partir da estética do ?proibidão? (subgênero do Funk carioca), como aporte de apoio para discussões mais amplas sobre a realidade que os rodeia. Para interpretação dos dados foi de suma importância o pensamento sociológico de Jessé Souza (2009, 2015, 2017) e suas teorizações sobre a classe social mais desprivilegiada do nosso país, que o autor chama provocativamente de ?ralé brasileira?. From mulhoa em unirio.br Wed Jan 31 19:06:59 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Wed, 31 Jan 2018 19:06:59 -0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Banco_de_dados_prim=C3=A1rios=3A_M=C3=BA?= =?utf-8?q?sica_em_peri=C3=B3dicos_oitocentistas_=E2=80=93_um_convi?= =?utf-8?q?te_para_pesquisadores_que_utilizam_peri=C3=B3dicos_em_su?= =?utf-8?q?as_pesquisas_sobre_m=C3=BAsica_no_s=C3=A9culo_XIX?= Message-ID: Pesquisadores sobre música urbana nos oitocentos que trabalham com periódicos, coletam uma quantidade muito grande de notícias, anúncios e comentários que utilizam de forma sintética nos seus artigos ou livros com os resultados de pesquisa. Aquilo que é recolhido aparece na forma de uma ou outra transcrição destacada, ou, ainda, na forma de quadros descritivos ou estatísticos; a grande maioria dos trechos coletados fica arquivado localmente nos computadores pessoais dos pesquisadores ou, eventualmente aparece nos anexos às teses e dissertações produzidas. A possibilidade de alimentar um banco de dados de forma remota via internet, com consultas abertas ao público em geral, possibilita a formação de uma rede de pesquisa, onde dados primários sobre música no século XIX possam ser compartilhados de forma gratuita e investigadores em qualquer parte do mundo possam ter acesso a esses dados, a fim de reutilizá-los em suas pesquisas. Música em periódicos oitocentistas é um banco de dados online contendo notícias e comentários sobre música em periódicos do século XIX. Iniciado em 2002, tem servido de suporte para pesquisas sobre gêneros musicais tais como a modinha, o lundu e a valsa, bem como sobre músicos, a imprensa musical, o teatro musical e a opera nos 1800s. Até o momento o banco tem abrigado transcrições coletadas em periódicos do século XIX disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira (HDB) da Fundação Biblioteca Nacional (aberta para consulta a partir de julho de 2012). É chegado o momento de adequar o banco aos critérios e padrões de compartilhamento de dados em rede - a chamada e-Science ou ciência aberta. Nesse sentido, pesquisadores sobre música do século XIX, que estejam utilizando periódicos como fonte de pesquisa, são convidados a compartilhar as informações primárias coletadas no banco de dados Música em periódicos oitocentistas. Para isso, o banco está sendo atualizado para incluir um campo de identificação do(a) pesquisador(a) responsável pela pesquisa ou coleta de dados. Na página inicial do banco, onde hoje somente aparecem informações coletadas por ou sob a responsabilidade de Martha Ulhôa, irão estar inscritos os nomes daqueles que forem aderindo ao projeto de desenvolvimento. Pesquisadores interessados em participar dessa rede favor entrar em contato com Martha Ulhôa no e-mail mulhoa at unirio.br. Cordialmente, Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- ------------------------------ (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN) Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation.