From cpalombini em gmail.com Tue Jul 3 23:47:25 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 3 Jul 2018 23:47:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_GT_Culturas_populares=2C_rituai?= =?utf-8?q?s=2C_festas_e_sujeitos_em_performance=3A_diversidade_sex?= =?utf-8?q?ual=2C_racial_e_de_g=C3=AAnero_=2831_RBA=29?= Message-ID: Direitos Humanos e Antropologia em Ação: 31 Reunião Brasileira de Antropologia, 9-12 dez. 2018, Brasília GT ?29. ? Culturas populares, rituais, festas e sujeitos em performance: diversidade sexual, racial e de gênero No campo de estudos sobre rituais, festas, culturas populares e manifestações performáticas há uma discussão consolidada sobre práticas culturais coletivas que conformam estruturas rituais, sociabilidades festivas e pertencimentos identitários. Com muita frequência, entretanto, as abordagens privilegiam a análise de certas manifestações culturais em sua totalidade performática, invisibilizando processos de subjetivação dos sujeitos que as integram. Em detrimento do debate sobre como os sujeitos produzem suas manifestações artístico-culturais, buscaremos discutir como essas manifestações produzem os seus sujeitos e, de outra perspectiva, como os referidos processos de subjetivação por vezes apontam para a subversão e agenciamento de lógicas, dinâmicas e conteúdos simbólicos da tradição. Pensando o desafio da gestão das diferenças sociais e do peso das premissas tradicionais presentes nos contextos rituais, festivos e/ou artísticos, pretendemos reunir pesquisas que discutam tais contextos na interface com os debates antropológicos sobre diversidade sexual, etnicorracial e de gênero, atentando para: os processos através dos quais as pessoas se tornam sujeitos sexualizados, racializados e generificados; e as possibilidades de mudanças de práticas rituais, festivas e/ou artísticas como efeito das atuais discussões políticas sobre a diversidade e a gestão da diferença. https://www.31rba.abant.org.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=45 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From rosemarastaub em gmail.com Wed Jul 4 08:36:56 2018 From: rosemarastaub em gmail.com (Rosemara Staub) Date: Wed, 4 Jul 2018 08:36:56 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Hospedagem Congresso da ANPPOM em Manaus Message-ID: Caros colegas, Saudações amazônicas, O Hotel Intercity, em Manaus é no nosso parceiro no Congresso da ANPPOM. Preços promocionais: R$180,00 - SINGLE (café da manhã, wifi, estacionamento) R$215,00 - DUPLO (café da manhã, wifi, estacionamento) Taxa 2% R$48,00 - self service (almoço ou jantar); https://www.intercityhoteis.com.br/hoteis/manaus/hotel-intercity-manaus/ Estamos preparando um Congresso com muito carinho. Aguardamos a todos em Manaus. abs Rosemara Staub (Organização Local) From etearroyo em gmail.com Wed Jul 4 20:37:48 2018 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Wed, 4 Jul 2018 20:37:48 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Processo_Seletivo_-_MESTRADO_E_DOUTORAD?= =?utf-8?q?O_EM_M=C3=9ASICA_UNESP?= Message-ID: *UNESP - MESTRADO E DOUTORADO EM MÚSICA * *Processo Seletivo para ingresso em 2019 * Inscrições: de 1 de agosto a 14 de setembro de 2018. http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/processo-seletivo/inscricao/ Edital para Mestrado: 25 vagas http://www.ia.unesp.br/Home/Pos-graduacao/Stricto-Musica/edital-mestrado-musica-2019.pdf Edital para Doutorado: 16 vagas http://www.ia.unesp.br/Home/Pos-graduacao/Stricto-Musica/edital-doutorado-musica-2019.pdf Visite nosso site: http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/ *MÚSICA: processos, práticas e teorizações em diálogos * *Linha de Pesquisa - Música, Epistemologia e Cultura* Análise Musical Cognição Musical Educação Musical Estética Musicologia Teoria Musical *Linha de Pesquisa - Criação musical: Composição e Performance* Composição Performance (Contrabaixo, Viola, Órgão, Percussão, Piano, violão) Docentes orientadores: http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/corpo-docente/ Dissertações e Teses defendidas http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/dissertacoes/ Livros publicados de formados em nosso Programa de Pós-Graduação http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/apresentacao/ Bolsas CAPES DS ? Inscrições anuais Mais informações: marroyo em ia.unesp.br posgraduacao em ia.unesp.br (11) 3393-8558 (11) 3393-8633 From figueiredo.edson em outlook.com Thu Jul 5 14:51:38 2018 From: figueiredo.edson em outlook.com (Edson Figueiredo) Date: Thu, 5 Jul 2018 17:51:38 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] Processo seletivo para Professor Substituto de Cordas Friccionadas - UFPI Message-ID: Prezados, A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Direção do Centro de Ciências da Educação (CCE), torna público o processo de seleção para contratação de Professor Substituto para área de Cordas Friccionadas. O edital e o cronograma estão disponíveis neste link: http://ufpi.br/editais-ufpi/23948-cce-processo-seletivo-para-contratacao-de-professor-substituto-para-area-de-cordas-friccionada A ficha de inscrição está disponível neste link: http://www.ufpi.br/editais-ufpi/24027-cce-f Solicito ampla divulgação. Atenciosamente, Prof. Dr. Edson Figueiredo Universidade Federal do Piauí From figueiredo.edson em outlook.com Thu Jul 5 14:51:38 2018 From: figueiredo.edson em outlook.com (Edson Figueiredo) Date: Thu, 5 Jul 2018 17:51:38 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] Processo seletivo para Professor Substituto de Cordas Friccionadas - UFPI Message-ID: Prezados, A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Direção do Centro de Ciências da Educação (CCE), torna público o processo de seleção para contratação de Professor Substituto para área de Cordas Friccionadas. O edital e o cronograma estão disponíveis neste link: http://ufpi.br/editais-ufpi/23948-cce-processo-seletivo-para-contratacao-de-professor-substituto-para-area-de-cordas-friccionada A ficha de inscrição está disponível neste link: http://www.ufpi.br/editais-ufpi/24027-cce-f Solicito ampla divulgação. Atenciosamente, Prof. Dr. Edson Figueiredo Universidade Federal do Piauí From guisauer em gmail.com Thu Jul 5 23:43:53 2018 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Thu, 5 Jul 2018 23:43:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Trabalhos_ORFEU_-_Dossi?= =?utf-8?q?=C3=AAs_2019?= Message-ID: Prezados colegas, A Revista ORFEU anuncia o lançamento da chamada de trabalhos para os Dossiês ?Práticas Musicais coletivas? e ?Música e Internacionalização Universitária?, a serem lançados ambos em 2019. Confira esta notícia no site do PPGMUS-UDESC: http://www.udesc.br/ceart/ppgmus/revistaorfeu e no site da ORFEU: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/announcement *DOSSIÊ PRÁTICAS MUSICAIS COLETIVAS E MÚSICA DE CÂMARA* As práticas musicais coletivas são uma manifestação humana primordial ligada a um rol de práticas sociais: à ritualidade, à comunicação, à política, à religião, ao lazer. Considerando sua natureza coletiva, a música de câmara é proposta neste dossiê como um conceito amplo e nesta perspectiva pode adquirir uma abrangência que se estende para além da música europeia dos séculos XVIII e XIX. Podemos concebê-la atravessando diferentes épocas, estilos e culturas, em manifestações as mais variadas: grupos vocais, instrumentais e mistos, populares e eruditos, improvisados e ensaiados, combinados com outras artes e narrativas. Artigos que reflitam sobre a dimensão pedagógica do fazer musical coletivo e seu papel na educação musical são igualmente bem-vindos. A todos que praticam música coletivamente e refletem sobre esta prática, nosso convite para submeter artigos à ORFEU. *Data final para submissão de trabalhos*: *25 de fevereiro de 2019* *DOSSIÊ MÚSICA E INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA* Desde a década de 1990, com o processo da globalização, a dimensão internacional vem ganhando força na educação superior. O tema é complexo quando associado ao potencial econômico, à responsabilidade do Estado e ao processo de expansão, tanto da pesquisa e do ensino quanto da produção científica da internacionalização universitária. Para este dossiê serão bem-vindos trabalhos que reflitam sobre trocas internacionais na área de música, destacando-se temas como: música na perspectiva intercultural, currículos internacionalizados, pesquisas sobre teorias, metodologias e práticas concebidas em outros países, mobilidade acadêmica, cooperação técnico-científica cultural e políticas públicas educacionais para a área de música. A todos os interessados nesta temática, nosso convite para submeter artigos à ORFEU. *Data final para submissão de trabalhos*: *25 de março de 2019* *Normas de Publicação* Os trabalhos devem conter entre 6.000 a 12.000 palavras (sem incluir título geral, resumo, palavras-chave e referências), podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português, e abordar um dos tópicos listados acima. As diretrizes para autores estão disponiveis neste link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions#authorGuidelines . Os pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. A aceitação dos documentos será determinada por análise de pareceristas ad-hoc. A versão final do documento deve seguir as orientações, comentários e feedback sugeridos pelos pareceristas no processo de revisão. Artigos (com temática livre), Traduções, Resenhas e Entrevistas, e Estreias, recebem submissões *em regime de fluxo contínuo.* *Link para submissões *: http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Caso os autores não estejam cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento. *Link para cadastro * http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Em caso de questões ou dúvidas sobre as informações abordadas acima, por favor escrevam para *revistaorfeu em gmail.com* Atenciosamente, Teresa Mateiro e Guilherme Sauerbronn de Barros Editores da Revista Orfeu ? PPGMUS/UDESC From guisauer em gmail.com Thu Jul 5 23:43:53 2018 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Thu, 5 Jul 2018 23:43:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Trabalhos_ORFEU_-_Dossi?= =?utf-8?q?=C3=AAs_2019?= Message-ID: Prezados colegas, A Revista ORFEU anuncia o lançamento da chamada de trabalhos para os Dossiês ?Práticas Musicais coletivas? e ?Música e Internacionalização Universitária?, a serem lançados ambos em 2019. Confira esta notícia no site do PPGMUS-UDESC: http://www.udesc.br/ceart/ppgmus/revistaorfeu e no site da ORFEU: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/announcement *DOSSIÊ PRÁTICAS MUSICAIS COLETIVAS E MÚSICA DE CÂMARA* As práticas musicais coletivas são uma manifestação humana primordial ligada a um rol de práticas sociais: à ritualidade, à comunicação, à política, à religião, ao lazer. Considerando sua natureza coletiva, a música de câmara é proposta neste dossiê como um conceito amplo e nesta perspectiva pode adquirir uma abrangência que se estende para além da música europeia dos séculos XVIII e XIX. Podemos concebê-la atravessando diferentes épocas, estilos e culturas, em manifestações as mais variadas: grupos vocais, instrumentais e mistos, populares e eruditos, improvisados e ensaiados, combinados com outras artes e narrativas. Artigos que reflitam sobre a dimensão pedagógica do fazer musical coletivo e seu papel na educação musical são igualmente bem-vindos. A todos que praticam música coletivamente e refletem sobre esta prática, nosso convite para submeter artigos à ORFEU. *Data final para submissão de trabalhos*: *25 de fevereiro de 2019* *DOSSIÊ MÚSICA E INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA* Desde a década de 1990, com o processo da globalização, a dimensão internacional vem ganhando força na educação superior. O tema é complexo quando associado ao potencial econômico, à responsabilidade do Estado e ao processo de expansão, tanto da pesquisa e do ensino quanto da produção científica da internacionalização universitária. Para este dossiê serão bem-vindos trabalhos que reflitam sobre trocas internacionais na área de música, destacando-se temas como: música na perspectiva intercultural, currículos internacionalizados, pesquisas sobre teorias, metodologias e práticas concebidas em outros países, mobilidade acadêmica, cooperação técnico-científica cultural e políticas públicas educacionais para a área de música. A todos os interessados nesta temática, nosso convite para submeter artigos à ORFEU. *Data final para submissão de trabalhos*: *25 de março de 2019* *Normas de Publicação* Os trabalhos devem conter entre 6.000 a 12.000 palavras (sem incluir título geral, resumo, palavras-chave e referências), podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português, e abordar um dos tópicos listados acima. As diretrizes para autores estão disponiveis neste link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions#authorGuidelines . Os pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. A aceitação dos documentos será determinada por análise de pareceristas ad-hoc. A versão final do documento deve seguir as orientações, comentários e feedback sugeridos pelos pareceristas no processo de revisão. Artigos (com temática livre), Traduções, Resenhas e Entrevistas, e Estreias, recebem submissões *em regime de fluxo contínuo.* *Link para submissões *: http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors Caso os autores não estejam cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento. *Link para cadastro * http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register Em caso de questões ou dúvidas sobre as informações abordadas acima, por favor escrevam para *revistaorfeu em gmail.com* Atenciosamente, Teresa Mateiro e Guilherme Sauerbronn de Barros Editores da Revista Orfeu ? PPGMUS/UDESC From alex.za.al em gmail.com Wed Jul 11 08:18:21 2018 From: alex.za.al em gmail.com (Alexandre Zamith) Date: Wed, 11 Jul 2018 08:18:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?PROCESSO_SELETIVO_-_PPG-M=C3=9ASICA_IA/?= =?utf-8?q?UNICAMP?= Message-ID: Caras e caros associados, o PPG-Música do Instituto de Artes da Unicamp publicou seu Edital para o próximo processo seletivo a alunos regulares para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado no primeiro semestre de 2019. https://www.iar.unicamp.br/pos-graduacao-em-musica/edital-de-selecao Agradeço se puderem colaborar na divulgação. Abraços Alexandre From alex.za.al em gmail.com Wed Jul 11 08:18:21 2018 From: alex.za.al em gmail.com (Alexandre Zamith) Date: Wed, 11 Jul 2018 08:18:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?PROCESSO_SELETIVO_-_PPG-M=C3=9ASICA_IA/?= =?utf-8?q?UNICAMP?= Message-ID: Caras e caros associados, o PPG-Música do Instituto de Artes da Unicamp publicou seu Edital para o próximo processo seletivo a alunos regulares para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado no primeiro semestre de 2019. https://www.iar.unicamp.br/pos-graduacao-em-musica/edital-de-selecao Agradeço se puderem colaborar na divulgação. Abraços Alexandre From mulhoa em unirio.br Sat Jul 14 12:32:04 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Sat, 14 Jul 2018 12:32:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?SW5zY3Jpw6fDtWVzIGF0w6kgMzEgZGUganVs?= =?utf-8?q?ho_-_XX_IASPM_-_Turns_and_Revolutions_in_Popular_Music_S?= =?utf-8?q?tudies?= Message-ID: *Turns and Revolutions in Popular Music Studies* XX Biennial IASPM Conference School of Music, The Australian National University Canberra, Australia, 24?28 June 2019 CFP em http://www.iaspm.net/cfp-xx-biennial-iaspm-conference-canberra-australia-24-28-june-2019/#more-3427 Abs, Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From jorlandoalves2006 em gmail.com Tue Jul 17 10:41:57 2018 From: jorlandoalves2006 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Orlando_Alves?=) Date: Tue, 17 Jul 2018 10:41:57 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Prorroga=C3=A7=C3=A3o_do_prazo_para_sub?= =?utf-8?q?miss=C3=A3o_de_trabalhos_para_o_3o_Encontro_do_TeMA?= Message-ID: Prezados colegas associados da ANPPOM, A submissão de trabalhos para III Encontro da TeMA (Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical), que será realizado em João Pessoa de 03 a 05/10, foi prorrogada até o domingo, dia 29/07. Os trabalhos deverão ser enviados pelo link: http://tema.mus.br/eventos/index.php/encontros/03-2018 Os trabalhos já submetidos terão essa oportunidade do reenvio dentro do novo prazo. Abraço a todos! J. Orlando Alves PPGM/DEMUS/UFPB From fenerich em gmail.com Tue Jul 17 13:11:14 2018 From: fenerich em gmail.com (Ale Fenerich) Date: Tue, 17 Jul 2018 13:11:14 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?divulga=C3=A7=C3=A3o_de_disciplina_no_P?= =?utf-8?q?PGM_-_Unirio?= Message-ID: Olá a todxs, Gostaria de divulgar uma disciplina que oferecerei na pós-graduação da música da Unirio, aberta para alunos ouvintes, matriculados ou não. Disciplina: Escuta, caminhadas e criação em música e arte sonora ( nome oficial: Semina?rios em Processos Criativos em Mu?sica I) PPGM - Unirio Horário: Terças-feiras das 9 às 12h Sala Guerra-Peixe, Instituto Villa-Lobos Unirio Av. Pasteur, 436 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240 Inscrições: Tel: 21-2542-2554 secensinoppgm em unirio.br para não-alunos do PPGM-Unirio, inscrições de 26/07 a 02/08 Segue abaixo sua descrição: Escuta, caminhadas e criação em música e arte sonora proponente: prof. Alexandre Sperandéo Fenerich A disciplina abordará trabalhos musicais e sonoros que busquem no espaço público e na caminhada suas estratégias de criação. Pretende recolher uma bibliografia que tome a questão da errância na geografia, nas artes e na literatura, enfatizando suas decorrências na ideia de uma escuta disponível às confluências entre exterior/interior de lugares, códigos artístico-musicais ou contextos sociais. Abordará portanto algumas práticas artísticas ligadas ao tema, como as flanâncias, as deambulações surrealistas ou as derivas situacionistas (para se utilizar de uma tipologia proposta em Jacques, 2014), a gravação de campo e a paisagem sonora, certas propostas da música eletroacústica e da música experimental e alguns trabalhos recentes que têm na ação direta do caminhar e na escuta seus motes principais. Finalmente, se abrirá para a discussão e realização de proposições musicais e artísticas de seus participantes. Bibliografia: ATTALI, Jacques. Noise: The Political Economy of Music. Minneapolis: University of Minnessota Press, 2006. BERENSTEIN, Paola. Elogio aos Errantes. Salvador: UDUFBA, 2014. BLESSER, Barry & SALTER, Linda-ruth. Spaces speak, are you listening? - experiencing aural architecture. Cambridge: The MIT Press, 2007. BORN, Georgina (ed). 2013. Music, Sound and Space: Transformations of Public and Private Experience. Cambridge University Press. CACCURI, Vivian. Silent-walk. Disponi?vel em: http://viviancaccuri.net/Silent-Walk, acesso em 01/04/2018. CAESAR, Rodolfo. Círculos Ceifados. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. CARDIFF, Janet & MILLER, G. Bures. Alter Bahnhof Video Walk. In: http://www.cardiffmiller.com/artworks/walks/bahnhof.html, acesso em 03/06/2018. CARERI, Francesco. Caminhar e Parar. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2017. CARERI, Francesco. Walkscapes - o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013. CAVARERO, Adriana.Vozes plurais: filosofia da expressa?o vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. CHION, Michel. Le Promeneur écoutant: essais d'acoulogie. Paris: Édition Plume, 1993. CHION, Michel. Le Son. Paris: Armand Colin, 2010. FELD, Steve. 2004. Doing anthropology in sound. American Ethnologist, Volume 31 Number 4. FERRARI, Luc & CAUX, Jacqueline. Presque Rien avec Luc Ferrari. Paris: E?ditions Main d'Oeuvre, 2002. GOTTSCHALK, Jennie. Experimental music since 1970. New York: Bloomsbury, 2016. JOSEPH, Branden W. ?John Cage and the Architecture of Silence? Em: October. Vol. 81, 1997. Boston: The MIT Press, 1997. KIM-COHEN , Seth. In the Blink of an Ear ? toward an non-cochlear sound art. New York: Continuum, 2009. KOPENAWA, Davi & ALBRET, Bruce. Entrevista concedida por Davi Kopenawa a Bruce Albert. Disponi?vel em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/yanomami/2224, acesso em 23/05/2013. KOPENAWA, Davi & ALBRET, Bruce. A Queda do Ce?u: palavras de um xama? yanomami. Sa?o Paulo: Companhia das Letras, 2015. LABELLE, Brandon. Acoustic Territories: sound cultures and everyday life. New York: Bloomsbury, 2010. LELY, John & SAUNDERS, James. Word Events: Perspectives on Verbal Notation. New York: Continuum, 2012. LOCKWOOD, Annea. ?bayou-borne? inStill listening Pauline Oliveros. Disponi?vel em http://stilllisteningoliveros.com/bayou-borne/ - acesso em 02/04/2018. MEDEIROS, Va?nia.Conversas sobre Metafi?ficas Canibais. Disponi?vel em http://cargocollective.com/conspireedicoes/Conversas-sobre-Metafisicas-Canibais ? a c e s s o e m 01/04/2018. N E U H A U S , M a x .Listen. D i s p o n i? v e l e m http://www.max- neuhaus.info/soundworks/vectors/walks/LISTEN/ - acesso em 01/04/2018. REBELO, Pedro & VELLOSO, Rodrigo C. ?Participatory sonic arts: the Som de Maré project ? towards a socially engaged art in the everyday?. In: Emmerson, Simon (org.). The Routledge research companion to eletronic music: reaching out with technology. New York: Routledge, 2018. SANTOS, Milton. Técnica Espaço Tempo ? Globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hugitec, 1994. SANTOS, Milton. Elogio da Lentidão. São Paulo: Folha de São Paulo, 11 mar 2001. SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: Editora da Unesp, 1997. SCHAUB, Mirjam. Janet Cardiff ? the walk book. Viena: Thyssen-Bornemisza Art Contemporary, 2005. SCHROEDER, Franziska. (2016). Museum City - Improvisation and the narratives of space. Organised Sound, 21(3), 249?259 SOLNIT, Rebeca. A História do Caminhar. São Paulo: Martins Fontes, 2016. -- ------------------------------------------ Alexandre Sperandéo Fenerich prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO Editor da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música http://soundcloud.com/ale_fenerich http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm n-1.art.br http://soundcloud.com/n-1-1 (55 21) 9973-91266 From cpalombini em gmail.com Thu Jul 19 21:28:45 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 19 Jul 2018 21:28:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: Hegemony and Music Message-ID: Call for Papers - Hegemony and Music Association of Ethnomusicology ETHNOMUSICOLOGY JOURNAL Hegemony and Music (Year II Issue III) Call for Papers Editor: Assoc. Prof. Dr. Okan Murat Öztürk (Ankara Music and Fine Arts University Musicology Department) Deadline for Article Submissions: December 31, 2018 Hegemony has two faces. There is domination and oppression on the one side, compliance and obedience on the other. Hegemony, in every field from the scale of individual, concept or attitude to international relations, and also from science, technology, culture, art and philosophy to global politics and economics, is a living phenomenon. It is almost impossible to escape from hegemony; it has a nature and a function that does not accept any gap. In every situation and condition, hegemony is a phenomenon that can be felt, seen, heard, and perceived, even if it is not fully explicable by its complete meaning, scope and function. For this reason, it is possible to observe hegemony in scholarly researches; to analyze through various indicators, and to understand how it works. It is true that there are mutual and strong relations between hegemony and music at every period of history. The various styles, genres, tendencies, attitudes and feelings that emerge in music, together with the components such as identity and belonging, constitute very important indicators in terms of hegemony studies as a fact. In other words, there is the possibility to analyze hegemony and even the struggles and relations of power in establishing it, through music. In this sense, music and the concepts, fields, phenomena and processes that were shaped around it provide a great deal of material to the hegemony studies. Hence, hegemony and music constitute an independent area of investigation and research. In this issue, Etnomüzikoloji Journal deals with the subject of hegemony through the field of music. This volume which will have a multidisciplinary content within ethnomusicology focuses on how hegemony uses music and how hegemony can be established and operated through music. For article writing rules: http://www.etnomuzikoloji.org/sureli_yayinlar For manuscript submission and further questions regarding the issue: okan_murat_ozturk em hotmail.com For technical questions or information: info em etnomuzikoloji.org - etnomuzikolojidernegi em gmail.com http://etnomuzikoloji.org/EN/call-for-papers-hegemony-and-music em d16 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From mulhoa1 em gmail.com Thu Jul 19 21:56:46 2018 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Thu, 19 Jul 2018 21:56:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_para_=E2=80=9CEstudando_o_Samba?= =?utf-8?q?=E2=80=9D=2E_Estudos_transdisciplinares_sobre_os_sambas_?= =?utf-8?q?da_Bahia_e_do_Brasil=2E?= Message-ID: Chamada prorrogada ate 31 de agosto 2018: http://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint Volume 8, nº. 2 - ?Estudando o Samba?. Estudos transdisciplinares sobre os sambas da Bahia e do Brasil. obrigada Katharina From biacyrinom em gmail.com Tue Jul 24 15:38:48 2018 From: biacyrinom em gmail.com (Bia Cyrino) Date: Tue, 24 Jul 2018 15:38:48 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?2=C2=AA_Jornada_de_Investiga=C3=A7?= =?utf-8?q?=C3=A3o_em_M=C3=BAsica_Latino_Americana_=28UNILA=29_-_Di?= =?utf-8?b?dnVsZ2HDp8Ojbw==?= Message-ID: Atenção, pesquisadores, professores e estudantes de Música e áreas afins! Ainda não conhecem a Universidade Federal da Integração Latino-americana? Olha aí uma boa oportunidade! Entre os dias 19 e 22 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu - PR, será realizada a 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana cujo tema será ?A canção na América Latina?. A programação incluirá comunicações, mesas-redondas, conferências, oficinas e concertos. O Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana (NUPEMLA-UNILA), promotor e organizador da Jornada, convida a todos a submeterem seus trabalhos para o evento! LINK PARA SUBMISSÕES: Entre 14 de junho e 31 de julho, no link abaixo: https://sig.unila.edu.br/event?/public/evento/JORNADASMUSICA Convidados confirmados: Prof. Dr. Sergio Molina, Prof. Dr. Achille Picchi, Prof.Dr Christian Spencer, Prof. Dr. Walter Garcia, Kristoff Silva, Livia Nestrovski e Fred Ferreira. Venham trocar experiências e saberes, conhecer uma universidade única e ainda aproveitar sua estadia na tríplice fronteira Brasil - Argentina - Paraguay! Facebook: @jornadasunila Contato: jornadasunila em gmail.com *Bia Cyrino* *Professora do Curso de Música - Universidade da Integração Latino-Americana* *(45)91176785* From dianasantiago.br em gmail.com Tue Jul 24 19:59:58 2018 From: dianasantiago.br em gmail.com (Diana Santiago) Date: Tue, 24 Jul 2018 19:59:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?lan=C3=A7amento_de_livro?= Message-ID: Caros colegas, Comunico o lançamento do livro "Prática musical, memória e linguagem", organizado por mim e publicado pela Editora da UFBA em junho passado. Maiores informações em http://www.edufba.ufba.br/2018/05/paralaxe-4-pratica-musical-memoria-e-linguagem Agradeço a divulgação. Cordialmente, -- Diana Santiago From guilherme_goldberg em hotmail.com Fri Jul 27 15:11:41 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Fri, 27 Jul 2018 18:11:41 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?CFP_-_II_Simp=F3sio_Internacional_?= =?iso-8859-1?q?M=FAsica_e_Cr=EDtica?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos, Informo que até o próximo dia 30 de julho, estarão abertas as submissões de trabalhos para o II Simpósio Internacional Música e Crítica, que ocorrerá na cidade de Pelotas (RS), em 22 e 23 de outubro deste ano. As submissões devem ser feitas no formato de artigo completo, onde propõe-se discutir a crítica musical periodista no Brasil e Argentina. Na ocasião, teremos como convidadas as professoras Vera Wolkowicz (University of Cambridge); Silvia Glocer (Universidad de Buenos Aires); Andrea Adour (UFRJ), Monica Vermes (UFES) e Zélia Chueke (UFPR). Mais informações, incluindo o template para submissões, no blog do evento https://simposiomusicaecritica.wordpress.com/ e em nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/musicaecritica/) Prof. Dr. Guilherme Goldberg Coordenação Geral From guilherme_goldberg em hotmail.com Fri Jul 27 15:11:41 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Fri, 27 Jul 2018 18:11:41 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?CFP_-_II_Simp=F3sio_Internacional_?= =?iso-8859-1?q?M=FAsica_e_Cr=EDtica?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos, Informo que até o próximo dia 30 de julho, estarão abertas as submissões de trabalhos para o II Simpósio Internacional Música e Crítica, que ocorrerá na cidade de Pelotas (RS), em 22 e 23 de outubro deste ano. As submissões devem ser feitas no formato de artigo completo, onde propõe-se discutir a crítica musical periodista no Brasil e Argentina. Na ocasião, teremos como convidadas as professoras Vera Wolkowicz (University of Cambridge); Silvia Glocer (Universidad de Buenos Aires); Andrea Adour (UFRJ), Monica Vermes (UFES) e Zélia Chueke (UFPR). Mais informações, incluindo o template para submissões, no blog do evento https://simposiomusicaecritica.wordpress.com/ e em nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/musicaecritica/) Prof. Dr. Guilherme Goldberg Coordenação Geral From guilherme_goldberg em hotmail.com Tue Jul 31 14:35:11 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Tue, 31 Jul 2018 17:35:11 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?CFP_-_Prorroga=E7=E3o_de_prazo_par?= =?iso-8859-1?q?a_submiss=F5es?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos, Informamos que o prazo para submissões de trabalhos para o II Simpósio Internacional Música e Crítica, que ocorrerá na cidade de Pelotas (RS), em 22 e 23 de outubro deste ano, foi prorrogado até o dia 15 de agosto. As submissões devem ser feitas no formato de artigo completo, onde propõe-se discutir a crítica musical periodista no Brasil e Argentina. Na ocasião, teremos como convidadas as professoras Vera Wolkowicz (University of Cambridge); Silvia Glocer (Universidad de Buenos Aires); Andrea Adour (UFRJ), Monica Vermes (UFES) e Zélia Chueke (UFPR). Mais informações, incluindo o template para submissões, no blog do evento https://simposiomusicaecritica.wordpress.com/ e em nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/musicaecritica/) Prof. Dr. Guilherme Goldberg Coordenação Geral From guilherme_goldberg em hotmail.com Tue Jul 31 14:35:11 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Tue, 31 Jul 2018 17:35:11 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?CFP_-_Prorroga=E7=E3o_de_prazo_par?= =?iso-8859-1?q?a_submiss=F5es?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos, Informamos que o prazo para submissões de trabalhos para o II Simpósio Internacional Música e Crítica, que ocorrerá na cidade de Pelotas (RS), em 22 e 23 de outubro deste ano, foi prorrogado até o dia 15 de agosto. As submissões devem ser feitas no formato de artigo completo, onde propõe-se discutir a crítica musical periodista no Brasil e Argentina. Na ocasião, teremos como convidadas as professoras Vera Wolkowicz (University of Cambridge); Silvia Glocer (Universidad de Buenos Aires); Andrea Adour (UFRJ), Monica Vermes (UFES) e Zélia Chueke (UFPR). Mais informações, incluindo o template para submissões, no blog do evento https://simposiomusicaecritica.wordpress.com/ e em nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/musicaecritica/) Prof. Dr. Guilherme Goldberg Coordenação Geral