[ANPPOM-Lista] Chamada - ST (Anppom) "A produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas a partir de uma perspectiva decolonial"

Camila Durães Zerbinatti camiladuze em gmail.com
Sex Mar 2 13:43:07 BRT 2018

Olá Eliana,

Que bonito isso!
É verdade: é muito importante mesmo - e fundamental - valorizarmos,
reconhecermos, visibilizarmos e audibilizarmos as tantas e diferentes
pessoas, grupos, ações, movimentos e apoios que contribuíram para a
construção dessa importante e necessária conquista, principalmente, no
caminho da busca por não-reprodução de tantas colonialidades que marcam
prejudicial e injustificavelmente o mundo da música, assim como nossa
sociedade, na reprodução de isolamentos/ invisibilizações/ silenciamentos/
subalternizações e exclusões de diversos tipos.

Esse ST, assim como a existência de uma chamada para STs na ANPPOM, é parte
de um longo caminho de construção coletiva, que contou com muitas e
diferentes pessoas, ações, movimentos, apoios e grupos, tanto do campo de
música e gênero no Brasil, como de outros campos também. A própria ANPPOM
foi aberta e sensível à diversos tipos de sugestões, contribuições e
pedidos, relacionados aos mais diversos temas - não só às questões de
gênero e música - que circularam aqui na lista no segundo semestre de 2018
em uma conversa iniciada na lista, se não me engano, pela professora Martha
Ulhôa, logo depois do último congresso.

Estamos trabalhando na historicização de mais essa conquista, como de
tantas outras, que felizmente têm acontecido, mesmo em tempos tão difíceis.
E você, Eliana, também é parte importante e fundamental de tudo isso, tanto
com o que tens feito e produzido, artística/ acadêmica / socialmente, desde
há tanto tempo já (um trabalho lapidado há mais de 10 anos! ou mais!, mesmo
em contextos muitas vezes hostis), como tantas outras pessoas (várias!),
como com teu apoio para o pedido que ajudou na abertura de STs nos
congressos da ANPPOM!

É tempo de resistência, como sempre, mas talvez hoje mais do que sempre.
Que bom podemos encontrar formas de resistir juntas/os/es, onde, quando e
como é possível, momento à momento.

Abraços feministas,

Saudações,
Camila.