From marcosholler em yahoo.com.br Tue May 1 17:04:51 2018 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Tue, 1 May 2018 20:04:51 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Link para a Opus References: <521261155.2996408.1525205091691.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <521261155.2996408.1525205091691@mail.yahoo.com> Car em s membros da lista, Corrigindo o email anterior, o link para a Opus é . Abçs Marcos From whvalent em terra.com.br Wed May 2 12:00:46 2018 From: whvalent em terra.com.br (whvalent em terra.com.br) Date: Wed, 2 May 2018 12:00:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?14=BA_Encontro_Internacional_de_M?= =?iso-8859-1?q?=FAsica_e_M=EDdia_=28S=E3o_Paulo=2C_11-13/09/2018?= =?iso-8859-1?q?=29?= Message-ID: <000601d3e226$5fdb2b70$1f918250$@terra.com.br> Caros colegas, Com muita satisfação, anunciamos a chamada de trabalhos para o 14º Encontro. Informações e inscrições na página: https://www.doity.com.br/14encontromusimid/ agradeço a divulgação! Grata, Heloísa From ms.eliana em usp.br Thu May 3 13:01:35 2018 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Thu, 3 May 2018 13:01:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?14=C2=BA_Encontro_Internacional_de_M?= =?utf-8?b?w7pzaWNhIGUgTcOtZGlhIChTw6NvIFBhdWxvLCAxMS0xMy8wOS8yMDE4?= =?utf-8?q?=29?= In-Reply-To: <000601d3e226$5fdb2b70$1f918250$@terra.com.br> References: <000601d3e226$5fdb2b70$1f918250$@terra.com.br> Message-ID: Parabens Heloisa e equipe organizadora do Musimid! Trabalho de fôlego, sempre com criatividade! Abraços Eliana Monteiro da Silva (ECA-USP-Sonora) Em quarta-feira, 2 de maio de 2018, escreveu: > > > Caros colegas, > > Com muita satisfação, anunciamos a chamada de trabalhos para o 14º > Encontro. > Informações e inscrições na página: > > > https://www.doity.com.br/14encontromusimid/ > > agradeço a divulgação! > > Grata, Heloísa > > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From mulhoa em unirio.br Fri May 4 12:23:04 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Fri, 4 May 2018 12:23:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Itens_interessantes_da_lista_da_IASPM-AL?= =?utf-8?q?_-_pesquisa_art=C3=ADstica?= Message-ID: composition is not research https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/S0040298214000989 MUSICAL PERFORMANCES ARE (NOT) ARTISTIC RESEARCH *Marcel Cobussen* http://revistas.ua.pt/index.php/impar/article/view/7170/5991 Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From marcosholler em yahoo.com.br Fri May 4 18:06:57 2018 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Fri, 4 May 2018 21:06:57 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?XXVIII_Congr_da_ANPPOM_-_submiss=C3=B5es?= =?utf-8?q?_art=C3=ADsticas?= References: <718699603.1124.1525468017297.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <718699603.1124.1525468017297@mail.yahoo.com> Car em s membros da lista, Lembro a tod em s que o prazo final para submissão de propostas de comunicação-recital e comunicação-difusão para o XXVIII Congresso da ANPPOM é o dia 7 de maio, próxima segunda feira.A submissão deve ser feita exclusivamente pelo sistema do congresso (http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/28anppom/manaus2018), o texto da chamada pode ser obtido na página da ANPPOM (https://anppom.com.br/congressos-anppom-e-anais/). Abçs Marcos Holler From nogueira.ilza em gmail.com Fri May 4 22:24:15 2018 From: nogueira.ilza em gmail.com (Ilza Nogueira) Date: Fri, 4 May 2018 22:24:15 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Chamado ao III Encontro da TeMA Message-ID: Aos associados da ANPPOM, Comunicamos que já se encontra disponível ao público a página do III ENCONTRO DA TEMA: http://tema.mus.br/eventos/index.php/encontros/03-2018. O evento estará hospedado no Departamento de Música da UFPB, ocorrendo em em João Pessoa, no período de 3 A 5 DE OUTUBRO. As *SUBMISSÕES* de trabalhos estarão abertas até o dia 14 DE JULHO. O tema - "MÚSICA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E ANALíTICAS" - acolhe 5 modalidades: Perspectivas sistemáticas em teoria e análise musical Perspectivas cognitivas em teoria e análise musical Perspectivas interdisciplinares em teoria e análise musical Perspectivas culturais em teoria e análise musical Perspectivas tecnológicas em teoria e análise musical Anexamos o "Chamado" e o cartaz, agradecendo a divulgação no âmbito de seus contatos acadêmicos. Cordialmente, Diretoria da TeMA -- Diretoria Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA http://tema.mus.br From guilherme_goldberg em hotmail.com Sun May 6 20:07:53 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Sun, 6 May 2018 23:07:53 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?XII_Encontro_de_Musicologia_Hist?= =?windows-1252?q?=F3rica?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos colegas, Informo que, no período de 07 a 27 de maio de 2018, estarão abertas as submissões de trabalhos para o XII Encontro de Musicologia Histórica, que ocorrerá em Juiz de Fora (MG), em 19 e 20 de julho deste ano. As submissões devem ser feitas no formato de artigo completo, onde propõe-se discutir ?Identidades musicais brasileiras: da colônia à Belle Époque?. Mais informações, incluindo o template para submissões, no site http://www.promusicaufjf.com.br/emh/ Saudações Prof. Dr. Guilherme Goldberg Coordenação Científica XII EMH From guilherme_goldberg em hotmail.com Sun May 6 20:07:53 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Sun, 6 May 2018 23:07:53 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?XII_Encontro_de_Musicologia_Hist?= =?windows-1252?q?=F3rica?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos colegas, Informo que, no período de 07 a 27 de maio de 2018, estarão abertas as submissões de trabalhos para o XII Encontro de Musicologia Histórica, que ocorrerá em Juiz de Fora (MG), em 19 e 20 de julho deste ano. As submissões devem ser feitas no formato de artigo completo, onde propõe-se discutir ?Identidades musicais brasileiras: da colônia à Belle Époque?. Mais informações, incluindo o template para submissões, no site http://www.promusicaufjf.com.br/emh/ Saudações Prof. Dr. Guilherme Goldberg Coordenação Científica XII EMH From apacheco em musica.ufrj.br Mon May 7 11:03:53 2018 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Mon, 7 May 2018 11:03:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Final de prazo para propostas para Congresso Internacional Caravelas Message-ID: Caras e caros: Bom dia! Venho lembrar que esta semana,* no dia 13 de maio*, acaba o prazo para o envio de propostas de trabalho para o *Congresso Internacional "Musicologia Transatlância": um momento para reflexão*, marcando assim seus 10 anos de atividades do Caravelas! Informações completas em: http://caravelas.com.pt/Chamada_Congresso_10_anos.pdf Ou na página do evento: http://caravelas.com.pt/Congresso_internacional_musicologia_transatlantica. html Cumprimentos -- Alberto Pacheco Prof. Adjunto Escola de Música da UFRJ From guilherme_goldberg em hotmail.com Mon May 7 12:39:48 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Mon, 7 May 2018 15:39:48 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?II_Simp=F3sio_Internacional_M=FAsic?= =?iso-8859-1?q?a_e_Cr=EDtica?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos, Informo que, no período de 01 de julho a 10 de agosto de 2018, estarão abertas as submissões de trabalhos para o II Simpósio Internacional Música e Crítica, que ocorrerá na cidade de Pelotas (RS), em 22 e 23 de outubro deste ano. As submissões devem ser feitas no formato de artigo completo, onde propõe-se discutir a crítica musical periodista no Brasil e Argentina. Na ocasião, teremos como convidadas as professoras Vera Wolkowicz (University of Cambridge); Silvia Glocer (Universidad de Buenos Aires); Andrea Adour (UFRJ), Monica Vermes (UFES) e Zélia Chueke (UFPR). Mais informações, incluindo o template para submissões, no blog do evento https://simposiomusicaecritica.wordpress.com/ e em nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/musicaecritica/) Prof. Dr. Guilherme Goldberg Coordenação From alicelumi em gmail.com Mon May 7 20:26:29 2018 From: alicelumi em gmail.com (Alice Lumi Satomi) Date: Mon, 7 May 2018 20:26:29 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?violoncelada_de_Peir=C3=B3polis?= Message-ID: A II violoncelada de Peirópolis organizada por Kayami (meu filho) teve um imprevisto. O principal patrocinador não pôde contribuir e mesmo reduzindo os gastos precisam da quantia exibida em https://www.kickante.com.br/camp?/ii-violoncelada-peiropolis . A campanha vai até o dia 30, mas eles precisam dessa ajuda o quanto antes. A educação da arte no país está ameaçada e iniciativas como essa devem resistir. Contamos com sua ajuda e sensibilidade. -- Alice Lumi Satomi UFPB - Universidade Federal da Paraíba Depto. de Educação Musical Programa de Pós-Graduação em Música (etnomusicologia) From zchuekepiano em ufpr.br Fri May 11 14:25:53 2018 From: zchuekepiano em ufpr.br (Zelia Maria Marques Chueke) Date: Fri, 11 May 2018 14:25:53 -0300 (BRT) Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Volume 2018 Newsletter In-Reply-To: References: <08C8E494-726B-4406-8492-AB6DEA0705F2@hotmail.com> Message-ID: <351668106.14958313.1526059553072.JavaMail.zimbra@ufpr.br> Encaminhando aos interessados.... Saudações, Zélia Chueke Associate Professor , UFPR Head of Grupo de Estudos e Prática da Música dos séculos XX e XXI, CNPq (www.musica20e21.ufpr.br) Head of IEMTP (www.iemtp.ufpr.br) Convention UFPR/Université Paris-Sorbonne Membre Associé, IReMus/CNRS, Sorbonne Université, BnF, MCC Responsable du GRMB/IreMus (http://www.iremus.cnrs.fr/fr/programme-de-recherche/groupe-de-recherche-musiquesbresiliennes ) ----- Mensagem encaminhada ----- De: "Jedediah S" Para: newsletter-volume em groups.openedition.org Enviadas: Terça-feira, 8 de maio de 2018 12:59:38 Assunto: Volume 2018 Newsletter Hello all, apologies for cross-posting. To unsubscribe , please simply answer with ?unsubscribe? in the subject box, using my personal address , not the list?s (which won?t transfer your request), or use the following address: https://groups.openedition.org/sympa/info/newsletter-volume . We are happy to announce the publication of The French Journal of Popular Music Studies , ?Watching Music: Music Video Cultures? n° 14-2 April 2018 ? 292 pages ? Format: 21 x 21 cm ? ISBN: 978-2-913169-44-9 ? Languages: French / English ? 19 euros With the support of the Philharmonie de Paris, the MSH Paris Nord and the Cemti (Paris 8) Available on Cairn: https://www.cairn.info/revue-volume-2018-1.htm and very shortly on RILM Abtracts with Full Text . Buy / subscribe: http://www.lespressesdureel.com/ouvrage.php?id=6432&menu= or, via paypal: http://www.seteun.net/spip.php?article275 Subscription with the popular music magazine Audimat: http://revue-audimat.fr/abonnement/ Presentation >From yéyé Scopitones and French chanson to Beyoncé?s visual album and Michel Gondry?s work for Björk, via Rage Against the Machine?s agit-prop, and dance in Mali and India, this 28 th issue of Volume! proposes a rich review of recent research on music videos. Today a ubiquitous phenomenon, music videos have played a crucial role in the evolution of music creation, distribution and consumption. With a postscript by Will Straw and more than fifteen contributions, this special issue analyzes the content, materiality and meaning of animated musical images. Table of contents Marc Kaiser et Michael Spanu , « On n?écoute que des clips ! » Penser la mise en tension médiatique de la musique à l?image » (open access) Histoire et industries Will Straw , Le clip vidéo et ses contextes : musiques populaires et postmodernité dans les années 1980 Audrey Orillard , Le scopitone est-il un ancêtre du clip ? Carol Vernallis , L??uvre débordante de Beyoncé ; ou l?histoire et l?avenir du clip musical Epistémologie et esthétique Warren Buckland , The Unnatural and Impossible Storyworlds of Michel Gondry?s Music Videos: The ? ?Mise en Abyme? ? of ?Bachelorette? (English version: open access ) Antoine Gaudin , Le clip comme forme d?expression musico-visuelle : pour une esthétique de la relation musique-images Julien Péquignot , Clip et discours : pragmatique de l?énonciation Jérôme Rossi , « L?homme au bouquet de fleurs » de Maxime Le Forestier : le clip comme approfondissement de la chanson Imaginaires culturels et politiques Elina Djebbari , Vidéochoréomorphose : danses et vidéo-clips au Mali Florence Nowak , Les clips de musique régionale indienne, dreamcatchers d?une économie de l?attention Maxime Boidy , Corps, gestes, interpellations. Iconographie politique du format clip Tribunes David Buxton et Marc Kaiser , La vidéo musicale comme « marchandise échouée » . Un entretien avec David Buxton Henry Keazor , Portable Music Videos? Music Video Aesthetics for Handheld Devices (English version: open access ) Fabian Holt , Music Festival Video: A ?Media Events? Perspective on Music in Mediated Life (English version: open access ) Postface Will Straw , ?Music Video in its Contexts: 30 Years Later (English version: open access ) And many tribunes, book reviews, etc. Contacts Editorial board: equipe em seteun.net Diffusion / distribution: Les presses du réel ? Tél. 03 80 30 75 23 ? Fax 03 80 30 59 74 info em lespressesdureel.com / www.lespressesdureel.com/editeur.php?id=192&menu=2 Institutional subscriptions: EBSCO | volume em fr.ebsco.com | 01 40 96 47 00 Individual subscriptions: beatrice.ratrema em seteun.net | 09 52 85 88 12 Éditions Mélanie Seteun : editions em seteun.net You can also buy our issues and books via paypal here: http://www.seteun.net/spip.php?article275 To unsubscribe : https://groups.openedition.org/sympa/info/newsletter-volume We will only be sending you two or three emails per year. If you wish to unsubscribe, please enter your email address here: https://groups.openedition.org/sympa/sigrequest/newsletter-volume From ericaunicentro em gmail.com Fri May 11 20:12:17 2018 From: ericaunicentro em gmail.com (=?UTF-8?B?w4lyaWNhIEdvbWVz?=) Date: Fri, 11 May 2018 20:12:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_PEDIDO_DE_APOIO_CONTRA_A_CENSURA_?= =?utf-8?q?E_LIBERDADE_DE_EXPRESS=C3=83O_LITER=C3=81RIA?= In-Reply-To: References: Message-ID: *PEDIDO DE APOIO CONTRA A CENSURA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO LITERÁRIA* *Quem sou?* Meu nome é *Norbert Heinz*. Sou escritor de literatura infantil e contador de histórias de Guarapuava, PR. Tenho 30 anos, dos quais *11 anos* dedicados à carreira literária. Meu trabalho é escrever, editar e publicar livros, além de visitar escolas levando contação de histórias, oficinas e feiras de livros. Meus livros passam por avaliação de profissionais gabaritados, os quais prestam consultoria e auxiliam na correção linguística/pedagógica. Tenho esta preocupação de envolver vários profissionais na construção dos meus livros com o intuito de melhorar a qualidade e evoluir como escritor. Sempre que visito uma escola, seja no meu município ou em outro, apresento os livros com antecedência à equipe pedagógica responsável, num gesto de transparência e confiança no material desenvolvido. Para mais informações, acesse meu portfólio completo AQUI . *O que aconteceu?* Em comemoração ao dia do livro (18/04) fui convidado pela Casa da Cultura de Guarapuava (localizada na R. Alcione Bastos, 211 - Alto da XV, 85065-020 ) para fazer contação de histórias no dia 20/04 (sexta-feira). Como sempre, não cobrei cachê. O que pedi foi a liberação para comercializar os meus livros (a compra não era obrigatória). Enviei com antecedência a tabela de preços com descontos de mais de 50% para que os preços ficassem acessíveis aos alunos (os quais foram avisados na escola). Compareci na Casa da Cultura às 13:30 onde contei histórias para 135 alunos do terceiro ano da Escola Municipal Padre Estanislau Cebula e 24 alunos do quarto ano do Magistério do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. Após a contação, abri para vendas e autógrafos. Vendi 34 livros, autografei alguns e fiquei de passar na escola autografar o restante na semana seguinte. No mesmo dia 20/04 após as 18 horas recebi uma ligação de uma funcionária da Casa da Cultura. Ela perguntava qual era o conteúdo de um dos livros vendidos e relatou que uma mãe havia denunciado na ouvidoria por *apologia à ideologia de gênero *e que a secretária estava em São Paulo e precisava de uma justificativa para retornar para a mãe em questão. Eu disse que tudo estava bem, pois o livro havia passado pela equipe pedagógica do município. Como havia combinado com a equipe da Casa da Cultura para acompanhá-la nas escolas na semana seguinte, fui informado que as atividades foram suspensas. Segunda-feira dia 23/04 fui até a ouvidoria da prefeitura. Nada constava lá. Então fui até a Secretaria de Educação e fui informado que a denúncia foi feita diretamente na Secretaria... A responsável pela equipe pedagógica me recebeu e questionou se o livro havia realmente sido liberado e que os meus livros precisariam passar novamente por uma avaliação. Possuo um ofício liberando os livros do ano de 2016, o qual eu pedi antes de imprimir os exemplares na gráfica. Nenhum livro que levei nas escolas deixei de comunicar a equipe pedagógica da Secretaria de Educação. Para saber mais sobre minhas visitas nas escolas, acesse minha página AQUI . *Quais são as minhas reivindicações?* Sempre tive um profundo respeito pela Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava, assim como pelo Departamento de Cultura. Há muitos anos desenvolvo atividades e conto com a parceria deles. Nunca fui indicado por contatos e sempre precisei mostrar serviço para conquistar meu espaço. O que me causou estranhamento foi questionarem meu trabalho, assim como meus livros e minha conduta. O fato de me suspenderem das atividades e de não apresentarem a denúncia por escrito também me parece algo incomum. Até agora, sou o *único prejudicado* e* injustamente acusado*. Quero uma resposta clara e que a pessoa que denunciou seja identificada e *responda judicialmente pelo fato*. E mais, quero que a Secretaria se comprometa em não prejudicar minha carreira diante desse fato infundado e isolado. Quero continuar meu trabalho com transparência e sem censura, levando literatura para todas as escolas que sempre me recebem com muito carinho e admiração. *Como você pode ajudar?* Este e-mail foi encaminhado para diversas pessoas, das quais algumas conhecem meu trabalho e o livro Amor é Amor. Peço que encaminhem para outros contatos que possam ajudar. *Para quem ainda não conhece o livro citado, pode acessar o PDF gratuitamente* AQUI . Também fiz um* vídeo* onde conto a história do livro. Clique AQUI para acessar meu canal. *Estou pedindo apoio!* Você pode enviar uma carta repudiando a denúncia e a censura do livro e do meu trabalho. A carta pode ser individual ou coletiva (o modelo a ser seguido é livre) e deve ser encaminhada (assinada, de preferência) diretamente no meu e-mail escritor.norbert em gmail.com. Reunirei as cartas juntamente com uma notificação para apresentar minhas reivindicações. Seu apoio é de extrema importância! Se não puder enviar uma carta, compartilhe com seus contatos que já será de grande valia. Um grande abraço! -- ______________________________ AVISO: A informação contida neste e-mail, bem como em qualquer de seus anexos, é CONFIDENCIAL e destinada ao uso exclusivo do destinatário acima referido(s), podendo conter informações sigilosas e/ou legalmente protegidas. O uso não autorizado ou a divulgação do seu conteúdo são proibidos e passíveis de ações e indenizações judiciais cabíveis. Caso você não seja o destinatário desta mensagem, informamos que qualquer divulgação, distribuição ou cópia deste e-mail e/ou de qualquer de seus anexos é absolutamente proibida. Solicitamos que o remetente seja comunicado imediatamente, respondendo esta mensagem, e que o original desta mensagem e de seus anexos, bem como toda e qualquer cópia e/ou impressão realizada a partir destes, sejam permanentemente apagados e/ou destruídos. WARNING: The information in this email, and any its annexes, is CONFIDENTIAL and is intended only for use of the addressee above may contain legally privileged and/or secret information. Unauthorized use or dissemination of its content are prohibited and may be liable to legal procedures and compensation. If you are not the addressee of this message, please note that any dissemination, distribution or copying of this email and/or any attachments thereto, is strictly prohibited. We request that the sender immediately notify answering this message, and that the original of this message and its attachments, and any and all copies and/or printout from these, are permanently deleted and/or destroyed. -- * Érica Dias Gomes* Chefe do Departamento de Arte Professora de música - DEART UNICENTRO / Guarapuava - PR From correamarcioguedes em gmail.com Sat May 12 12:59:35 2018 From: correamarcioguedes em gmail.com (Marcio Guedes Correa) Date: Sat, 12 May 2018 12:59:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?V_Encontro_Nacional_de_Pesquisadores_em_?= =?utf-8?q?Filosofia_da_M=C3=BAsica_e_Congresso_Internacional_?= =?utf-8?b?4oCcSW50ZXJjw6JtYmlvcyBOb3J0ZS1TdWw6IGNvbGFib3Jhw6fDtWVz?= =?utf-8?b?LCB0ZW5zw7VlcywgaGlicmlkYcOnw7Vlc+KAnSw=?= Message-ID: Caríssimas e caríssimos colegas, Informo as inscrições para os V Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música e Congresso Internacional ?Intercâmbios Norte-Sul: colaborações, tensões, hibridações?, os quais ocorrerão entre 19 e 21 de setembro de 2018 no Instituto de Artes da UNESP, foram prorrogadas até o dia 10 de junho de 2018. Os formulários de inscrição e resumo poderão ser acessados no site: https://enpfim.wordpress.com/ Para demais informações, envie um email para : conferencecriticism2018 em ia.unesp.br Muito obrigada Lia Tomás Comitê organizador UNESP ? Instituto de Artes Profa. Livre-Docente Lia Tomás DeMusica: Laboratório de Estudos em Estética Musical e Filosofia da Música UNESP-Instituto de Artes emails: liatomas em uol.com.br-liatomas@ia.unesp.br Tels: (11)99205 3465 - (11) 3393 9513 (UNESP direto) From alvaroguitar em gmail.com Thu May 17 23:11:17 2018 From: alvaroguitar em gmail.com (Alvaro Henrique) Date: Thu, 17 May 2018 23:11:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Lan=C3=A7amentos_2017-2018_=28apenas_m?= =?utf-8?q?=C3=BAsica_cl=C3=A1ssica=29_-_CALL_FOR_RECORDINGS?= Message-ID: Apresento um programa de música clássica na Rádio Cultura Fm 100,9 em Brasília. É uma rádio generalista, na qual o público está tendo os primeiros contatos com a música clássica. Ouça programas anteriores em https://soundcloud.com/alvarohenrique/sets/bravo Anualmente, gosto de ceder espaço para novos lançamentos de música clássica. Caso você tenha algum trabalho que foi lançado nos últimos 18 meses, e tem interesse em vê-lo divulgado num programa da rádio pública do DF, por favor entre em contato conosco. Abraço, Alvaro Henrique www.alvarohenrique.com.br +55(61) 9 9977 0535 (mobile/ celular & whatsapp) From agcotta em gmail.com Fri May 18 11:59:47 2018 From: agcotta em gmail.com (=?UTF-8?Q?Andr=C3=A9_Guerra_Cotta?=) Date: Fri, 18 May 2018 11:59:47 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?UFF_-_Processo_Seletivo_-_M=C3=BAsica_e_?= =?utf-8?q?Produ=C3=A7=C3=A3o_Cultural?= Message-ID: PROCESSO SELETIVO PROFESSOR(A) SUBSTITUTO(A) - MÚSICA E PRODUÇÃO CULTURAL Por favor, ajudem-nos a divulgar, a quem interessar possa, que estaremos realizando um Processo Seletivo Simplificado para PROFESSOR(A) SUBSTITUTO(A) para a área de MÚSICA E PRODUÇÃO CULTURAL no Departamento de Artes e Estudos Culturais/RAE, Bacharelado em Produção Cultural, Campus de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense/UFF. O Processo Seletivo ocorrerá em meados de junho deste ano, com uma vaga para Professor(a) Substituto(a) por 12 meses, dois semestres letivos, no nível de PROFESSOR(A) ADJUNTO(A)/40 Horas, exigindo, assim, Doutorado defendido. O Salário aproximado é de R$5.000,00, com carga horária semanal de 12h/aula. O Edital sairá nas próximas duas semanas, mas podemos adiantar aqui alguns dados para a divulgação, porque teremos pouco tempo para divulgação e realização do processo seletivo, por se tratar de ano eleitoral: I - Área de Conhecimento do Processo Seletivo: Grande Área: ARTES / MÚSICA Área de conhecimento: MÚSICA E PRODUÇÃO CULTURAL II - Classe de equivalência na Carreira do Magistério Federal e Regime de Trabalho: a classe equivale à de Professor Adjunto do Magistério Superior, exigindo-se grau de Doutor. III - Pré-requisitos de Graus e Títulos dos Candidatos: Graduação em: Música (especialidade: Música e Produção Cultural; Musicologia; Composição); Antropologia (especialidade: Antropologia e Música); História (especialidade: História e Música), Literatura (especialidade: Literatura e Música); Produção Cultural (especialidade: Música e Produção Cultural). Doutorado em: Música, Antropologia, Literatura, História, Doutorados Interdisciplinares em Artes, Doutorados Interdisciplinares em Humanidades e Sociais. Mais informações, em breve, no endereço . Agradecemos a divulgação! From agcotta em gmail.com Fri May 18 11:59:47 2018 From: agcotta em gmail.com (=?UTF-8?Q?Andr=C3=A9_Guerra_Cotta?=) Date: Fri, 18 May 2018 11:59:47 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?UFF_-_Processo_Seletivo_-_M=C3=BAsica_e_?= =?utf-8?q?Produ=C3=A7=C3=A3o_Cultural?= Message-ID: PROCESSO SELETIVO PROFESSOR(A) SUBSTITUTO(A) - MÚSICA E PRODUÇÃO CULTURAL Por favor, ajudem-nos a divulgar, a quem interessar possa, que estaremos realizando um Processo Seletivo Simplificado para PROFESSOR(A) SUBSTITUTO(A) para a área de MÚSICA E PRODUÇÃO CULTURAL no Departamento de Artes e Estudos Culturais/RAE, Bacharelado em Produção Cultural, Campus de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense/UFF. O Processo Seletivo ocorrerá em meados de junho deste ano, com uma vaga para Professor(a) Substituto(a) por 12 meses, dois semestres letivos, no nível de PROFESSOR(A) ADJUNTO(A)/40 Horas, exigindo, assim, Doutorado defendido. O Salário aproximado é de R$5.000,00, com carga horária semanal de 12h/aula. O Edital sairá nas próximas duas semanas, mas podemos adiantar aqui alguns dados para a divulgação, porque teremos pouco tempo para divulgação e realização do processo seletivo, por se tratar de ano eleitoral: I - Área de Conhecimento do Processo Seletivo: Grande Área: ARTES / MÚSICA Área de conhecimento: MÚSICA E PRODUÇÃO CULTURAL II - Classe de equivalência na Carreira do Magistério Federal e Regime de Trabalho: a classe equivale à de Professor Adjunto do Magistério Superior, exigindo-se grau de Doutor. III - Pré-requisitos de Graus e Títulos dos Candidatos: Graduação em: Música (especialidade: Música e Produção Cultural; Musicologia; Composição); Antropologia (especialidade: Antropologia e Música); História (especialidade: História e Música), Literatura (especialidade: Literatura e Música); Produção Cultural (especialidade: Música e Produção Cultural). Doutorado em: Música, Antropologia, Literatura, História, Doutorados Interdisciplinares em Artes, Doutorados Interdisciplinares em Humanidades e Sociais. Mais informações, em breve, no endereço . Agradecemos a divulgação! From cpalombini em gmail.com Sun May 20 16:32:38 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sun, 20 May 2018 16:32:38 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?pedido_de_apoio_para_rec=C3=A9m-doutor_n?= =?utf-8?q?o_site_catarse?= Message-ID: Olá, Jorge Vergara, cuja tese de doutorado sobre homofobia, racismo e misoginia na recepção da obra de Mário de Andrade orientei no PPGM-UNIRIO, abriu esse pedido de apoio no Catarse para poder ao menos deslocar-se e realizar concursos fora da cidade do Rio de Janeiro, já que, finda a bolsa e sem emprego, está em sérias dificuldade. Quem possa e queira, por favor, colabore. goo.gl/xebxRJ ?A versão final da tese está disponível em https://www.academia.edu/36565227 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg From mcamara em usp.br Mon May 21 18:56:54 2018 From: mcamara em usp.br (Marcos Camara de Castro) Date: Mon, 21 May 2018 18:56:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Novo_fasc=C3=ADculo_da_Revista_da_Tulha!?= Message-ID: Caros colegas e amigos, Agradecemos a divulgação do Vol. 3, n. 2 da Revista da Tulha, que acaba de ser publicado. Este fascículo contém um Dossiê Olivier Toni, nosso mestre. O link é https://www.revistas.usp.br/revistadatulha Abraços, Marcos -- Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro Chefe do Departamento de Música Editor da Revista da Tulha Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (16) 33159060 http://orcid.org/0000-0002-3059-9144 http://portal.ffclrp.usp.br/pagpessoal/ http://lattes.cnpq.br/8866596468646798 http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397 http://www.revistas.usp.br/revistadatulha http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/ From mulhoa1 em gmail.com Fri May 25 11:58:09 2018 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Fri, 25 May 2018 11:58:09 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: cfp: IASPM 2019 Biennial Conference, Canberra 24-28 June 2019 In-Reply-To: <46B0A494-EC84-471A-87E6-2576FC3D2E52@musiikkiarkisto.fi> References: <46B0A494-EC84-471A-87E6-2576FC3D2E52@musiikkiarkisto.fi> Message-ID: *Turns and Revolutions in Popular Music Studies* XX Biennial IASPM Conference School of Music, The Australian National University Canberra, Australia, 24?28 June 2019 *Call for Presentations* As certain songsters and songstresses have noted, seasons turn, turn, turn, even if you are talking about a revolution. While global warming alters seasonal cycles with the aid of neoliberal and (pseudo)socialist forms of capitalism, and waves of societal turmoil follow each other with varying degrees of authoritarianism in different parts of the world, popular music studies remains committed to critical enquiry of music of the masses, the everyday, a variety of subcultures, the megastars, all with their revolutionary potential. Faced with the increasing worldwide austerity in the humanities and social sciences, caused by short-sighted research funding policies that purportedly aim at revolutionary technological and business innovations, popular music studies also struggles with its future directions. Whither popular music studies and where to turn? Popular music studies in its institutional form is approaching the end of its youthful years, and IASPM will celebrate its twentieth biennial conference in Canberra. This provides also an opportunity to turn to the past and reconsider what may be learned from the twists and shouts of the previous decades. How have recent affective, neomaterialist, performative, post-humanist, spatial, transnational and visual turns, among others, affected popular music studies, and what might the emergent or future disciplinary turns be? Or to what extent do the turns and revolutions within popular music studies signal an excessive neoliberal belief in constant innovation that implies a lack of thorough investigation of the field?s intellectual history? How are the politics of higher education changing the field?s history of critical research and challenging its civic agenda? To address these issues, as well as any other questions and topics related to the past, present and future turns and revolutions of popular music studies, the International Association for the Study of Popular Music invites proposals for the twentieth biennial conference, to be held at the School of Music at the Australian National University in Canberra 24?28 June 2019. The general theme of the conference is divided into six interrelated streams: a) *Temporal turns and revolutions*. In recent years there has been a pronounced interest in popular music as cultural heritage. Alongside issues of heritagisation, this stream accommodates topics relating to nostalgia, history, historiography and futurology alike, and any other aspect involving temporal relations within popular music studies. b) *Spatial turns and revolutions*. As popular music studies is a global field of enquiry, debates emerge concerning the key geographical loci of its knowledge production. This stream welcomes discussion on the centrality of Western conceptualisations of popular music and their challenges, including the variety of centre?periphery relations, ?locals? versus ?newcomers?, migration and displacement. Furthermore, how are issues of space and place dealt with in the field, including such liminal circumstances as festivals? c) *Technological turns and revolutions*. Media studies approaches constitute a dominant strand of popular music studies, and in addition to issues of media, mediation, mediatisation, et cetera, this stream invites topics that address all dimensions of popular music and technology, whether conceived as practical technical solutions or more abstract logic behind the use of various tools and techniques. A particularly relevant theme in this stream is the presence of technological elements in all stages of the music industry, from production to consumption, and how they blur the lines between live, recorded and streamed music experiences. Additionally, how is technology inspiring aesthetic choices, also in terms of post-digital backlash? d) *Political turns and revolutions*. Popular music studies, however defined, is intimately associated with questions of power relations and hence with politics. In an age of global migration, extremist populism, global warming and #metoo, the politics of popular music are implicated in issues of racism, ecological activism and gender and sexual discrimination in particular. Presentations focussing on identity, intersectionality, and more generally, inclusivity are especially welcome, as well as those that address the socio-historical shifts in protest music, however conceived. e) *Theoretical turns and revolutions*. How has the inherent interdisciplinary nature of the field evolved during the last decades? How have ?popular? and ?music? been ? and continue to be ? understood in the field, and how is their ?study? or ?analysis? conceived? Furthermore, how are the theoretical and methodological choices that popular music scholars make today likely to affect the field?s ?health and wellbeing? in the future? Of particular relevance here are topics that deal with conceptual curves and conflicts within popular music studies, whether stemming from feminism, Marxism, postcolonialism, semiotics, music analysis, or any strand of music theory in its broadest sense. f) *Affective turns and revolutions*. Issues of feeling, emotion and pleasure have been central in the study of popular music, in part because of the importance granted to forms of stardom and fandom. Alongside such questions, this stream tackles additional aspects of affective attunements and alliances within popular music and its scholarly investigation. *Academic Committee* Pablo Alabarces, Emilia Barna, Sam de Boise, Giacomo Bottà, Diego García Peinazo, Elsa Grassy, Florian Heesch, Sarah Hill, Fabian Holt, Nadine Hubbs, Laura Jordán González, Pil Ho Kim, Serge Lacasse, Kristin McGee, Isabella Pek, Rosa Reitsamer (co-chair), Geoff Stahl (co-chair). *Local Organising Committee* Samantha Bennett (chair), Catherine Hoad, Di Hughes, Stephen Loy, Bonnie McConnell, Pat O?Grady, Georgia Pike, Julie Rickwood, Geoff Stahl, Catherine Strong, Aleisha Ward, Samuel Whiting, Kirsten Zemke. *Abstracts* There will be four options: panels (of 3 or 4 presenters), individual papers, film/video presentations, or poster sessions. *Panels* Proposals of organized panels are strongly recommended (two-hour long sessions with four papers, or three papers and a discussant). Each session should leave at least 30 minutes for discussion or for comments by a discussant immediately following the presentations. The panel organizer should submit the panel abstract and all individual abstracts (200 words each) in one document, with a full list of participant names and email addresses. Where an independently submitted abstract appears to fit a panel, the Academic Committee may suggest the addition of a panellist. *Papers* We invite abstracts of no longer than 200 words, including five keywords for programming purposes and an optional list of references (max 10). Individual paper presentations are 20 minutes long to be followed by 10 minutes of discussion. *Film/video session* Recently completed films introduced by their author and discussed by conference participants may be proposed. Submit a 200-word abstract including titles, subjects, and formats, and indicate the duration of the proposed films/videos and introduction/discussion. *Poster session* A space where presenters can exhibit posters will be provided. A 200-word abstract by the poster?s author, including five keywords for programming purposes, must be submitted. *Submission* Please email your abstract no later than* 31 July 2018*, as a doc/odt/rtf attachment to . Please name the file with your surname (eg. Ciccone.docx). The following format should be used: ? Name, affiliation and contact email address ? Type of presentation (select one from: panel, individual paper, film/video, poster) ? Stream (select preferably one but not more than two from: Temporal/Spatial/Technological/Political/Theoretical/Affective Turns and Revolutions) ? Title of presentation ? Abstract (200 words maximum; in the case of panels, include a general abstract followed by individual abstracts, in total 1000 words maximum) ? Five keywords ? Bio (80 words maximum; in case of panels, bios of all participants) Abstracts will be accepted in English, IASPM?s official language. Papers in all other languages are allowed, if accompanied by a visual presentation in English. Letters of acceptance will be sent by 30 September 2018. Each participant must be a member of IASPM: www.iaspm.net/how-to-join. Each participant may present only one paper at the Conference, but may also preside over a panel or serve as a discussant. The conference organisers look forward to receiving your submissions! With kindest regards IASPM Executive Committee: Julio Mendivil, Chair Jacopo Conti Marta García Quin?ones Antti-Ville Kärjä Kimi Kärki Sílvia Martínez Ann Werner From volpe em musica.ufrj.br Fri May 25 16:26:50 2018 From: volpe em musica.ufrj.br (Profa. Dra. Maria Alice Volpe) Date: Fri, 25 May 2018 16:26:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Chamada de Propostas MUSICA, UNIVERSIDADE DE SOCIALIZACAO DO CONHECIMENTO - IX SIM-UFRJ 2018 Message-ID: *IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ* *?Música, Universidade e Socialização do Conhecimento?* *Escola de Música / Programa de Pós-Graduação em Música* *Rio de Janeiro, 13 e 17 de agosto de 2018* *CHAMADA DE PROPOSTAS* A Escola de Música e seu Programa de Pós-Graduação em Música anunciam a realização do IX Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 13 a 17 de agosto de 2018 e convidam para a submissão de propostas. O IX SIM_UFRJ ?Música, Universidade e Socialização do Conhecimento? celebra os 170 anos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a primeira instituição de ensino de música no Brasil, e promove amplo debate sobre os desafios da área, incluindo a trajetória histórica da área de Música nos diversos níveis de ensino, suas projeções nos diversos espaços sociais e as perspectivas para a formação de novos perfis profissionais, sendo de especial interesse deste Simpósio apreciar estudos de caso do Brasil e da Ibero América. O evento propõe os seguintes tópicos: - história do ensino musical no Brasil e na Ibero América - música e multidisciplinaridade / interdisciplinaridade / transdisciplinaridade - dinâmicas de ensino e aprendizagem - música e políticas de inclusão - desafios para a formação profissional - espaços e expectativas de atuação profissional - música e mercado - instituições musicais - patrimônio e acervos - conhecimento e poder - estratégias discursivas na relação entre arte, cultura e ciência - políticas científicas e culturais - gestão cultural - socialização de conhecimento por meio de projetos colaborativos As propostas selecionadas serão publicadas nos Anais em formato eletrônico, disponibilizados gratuitamente no site da Escola de Música da UFRJ e repositórios eletrônicos de publicações acadêmico-científicas. *CRONOGRAMA* Prazo para submissão das propostas: 30 de junho de 2018 Divulgação do resultado das propostas aprovadas: 10 de julho de 2018 Realização do evento: 13 a 17 de agosto de 2018 *Comissão Organizadora* Maria José Chevitarese (UFRJ), presidente Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ) Maria Alice Volpe (UFRJ) Marcelo Jardim (UFRJ) Beth Villela (UFRJ) Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ) Ivette Céspedes Gomes (UFRJ) Rafaela Theodoro da Fonseca (UFRJ) *Comissão Científica* Maria Alice Volpe (UFRJ), presidente Andrea Adour da Câmara (UFRJ), coordenadora das submissões Alberto Pacheco (UFRJ) André Cardoso (UFRJ) Antonio Augusto (UFRJ) Thelma Sydenstricker Álvares (UFRJ) Edilson Vicente de Lima (UFOP) Luis Merino Montero (Universidad de Chile) *Curso de Extensão* Maria Alice Volpe, coordenadora Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII), coordenador pedagógico *Núcleo Pedagógico * Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII) Anna Cristina Cardozo Fonseca (CPII) João Miguel Bellard Freire (UFRJ) *Núcleo de Integração Acadêmica entre Graduação e Pós-graduação* Tiago dos Santos de Souza (UFRJ) Silviane Paiva de Noronha (UFRJ) Rafaela Theodoro da Fonseca (UFRJ) Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ) Local do evento: Edifício Ventura Corporate Towers Av. República do Chile, 330 ?Torre Leste ? 21º andar ? Centro - Rio de Janeiro ? RJ ? Brasil 20031-170 *NORMAS DE SUBMISSÃO* 1. As propostas devem ser enviadas até 30 de junho de 2018 para o e-mail sim em musica.ufrj.br e endereçadas à presidente da Comissão Científica, conforme instruções a seguir. 2. As propostas devem ser inéditas e enfocar questões relacionadas ao tema do SIM_UFRJ2018. 3. As propostas podem ser apresentadas em uma das seguintes modalidades: - Comunicação de pesquisa - Ensaio crítico - Relato de experiência - Estudo de caso 4. As propostas nas modalidades Comunicação de Pesquisa e Ensaio Crítico devem conter os seguintes elementos: nome do(s) autor(es), afiliação institucional, título do trabalho, resumo expandido (até 1.000 palavras), referências bibliográficas, breve currículo do(s) autor(es) (até 150 palavras) e endereço eletrônico. 5. As propostas nas modalidades Relato de Experiência e Estudo de Caso devem conter os seguintes elementos: nome do(s) autor(es), afiliação institucional, título do trabalho, resumo (até 350 palavras), referências bibliográficas, material audiovisual (se for o caso), breve currículo do(s) autor(es) (até 150 palavras) e endereço eletrônico. 6. Os idiomas aceitos são português, espanhol e inglês. As propostas em português ou espanhol deverão incluir também em inglês os seguintes elementos: título do trabalho, resumo e breve currículo dos autores. Adota-se as normas de redação acadêmica da ABNT e sistema (autor-data). 7. Cada comunicação terá a duração de 15 minutos para apresentação do trabalho. 8. As propostas devem ser enviadas com as seguintes informações no corpo da mensagem: *Dados dos autores:* *1º autor (nome em publicações): ___________________________________* *Endereço completo: _____________________________________________* *Telefone: (___) ____________ * *E-mail: ______________________________* *2º autor (nome em publicações): ___________________________________* *Endereço completo: _____________________________________________* *Telefone: (___) ____________ * *E-mail: ______________________________* As propostas devem seguir o modelo abaixo e ser enviadas como arquivo eletrônico anexo, editorado em Microsoft Word ou em Rich Text Format. O arquivo em formato *.doc, *.docx ou *.rtf deve ser nomeado . 9. Será aprovada apenas uma proposta por autor (principal e individual), sendo possível mais propostas em co-autoria (autor secundário ou orientador). 10. Ao enviar a proposta os autores declaram-se cientes das normas de submissão e participação no evento e, no caso de aprovação da proposta pela Comissão Científica, autorizam a editoria do SIM_UFRJ2018 a publicá-la em formato impresso e digital no sítio eletrônico da instituição e distribuí-la em repositórios de publicações acadêmico-científicas. Todas as propostas obterão a confirmação de recebimento por e-mail, ressalvando-se que não implique em aprovação, a qual será anunciada oportunamente. Para maiores esclarecimentos sobre submissão, contate Andrea Adour pelo e-mail andreaadour em musica.ufrj.br. Informações adicionais sobre a programação do evento e acomodações serão disponibilizadas no site da Escola de Música da UFRJ http://www.musica.ufrj.br e no site do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php. *SUBMISSÃO DE PROPOSTA AO IX SIM_UFRJ 2018* Nome do(a) Primeiro(a) Autor(a) Afiliação Institucional endereço eletrônico Nome do(a) Segundo(a) Autor(a), se houver Afiliação Institucional endereço eletrônico *MODALIDADE: * ( ) Comunicação de pesquisa ( ) Ensaio crítico ( ) Relato de experiência ( ) Estudo de caso *Título da proposta em português ou espanhol (até 20 palavras): em negrito, fonte Times New Roman, 12, centralizado* *Resumo* Resumo expandido (até 1.000 palavras) ou resumo (até 350 palavras) em português ou espanhol de. Fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,0; alinhamento justificado; margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm. *Title of the paper in English (up to 20 words): bold, Times New Roman, size 12, center* *Abstract* Extended abstract (up to 1,000 words) or abstract (up to 350 words) in English. Times New Roman, type size 12; 1.0 line spacing; justified alignment; 3 cm for all margins. *Referências / References* Ao final do trabalho, incluir até 5 referências (bibliográficas, sites, documentação histórica, registros audio-visuais etc.), conforme as normas ABNT, sistema autor-data. A critério do autor, documentação histórica, registros etnográficos e material audiovisual podem ser listados separados. Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,0; alinhamento justificado; margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm. *Breve Currículo do(a/s) Autor(e/a/s)* NOME DO AUTOR seguido de sinopse da atuação profissional e formação acadêmica, com até 150 palavras, na seguinte ordem: afiliação institucional, titulação (da mais alta para a mais baixa), outras informações relevantes e principais publicações (editora ou periódico, ano). Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples, justificado. Todas as informações no mesmo parágrafo, cada item separado por ponto final. *Short Bio(s) of the author(s)* AUTHOR?S NAME followed by a short biografical note informing the author(s)?s professional activities and academic training, up to 150 words in the following order: institutional affiliation, title (from highest to lowest), other relevant information and main publications (journal or publisher, year). Times New Roman, type size 10; 1.0 line spacing; 3 cm for all margins; justified alignment. All information in the same paragraph, each item separated by dot. *** *Profa. Dra. Maria Alice VolpeUniversidade Federal do Rio de JaneiroEscola de MúsicaPrograma de Pós-graduação em Música da UFRJ* *Edifício Ventura Corporate TowersAv. República do Chile, 330 ?Torre Leste ? 21º andar ? Centro - Rio de Janeiro ? RJ ? Brasil 20031-170* *http://www.musica.ufrj.br * From guilherme_goldberg em hotmail.com Sat May 26 21:41:25 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Sun, 27 May 2018 00:41:25 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?CFP=3A_XII_Encontro_de_Musicologia_?= =?iso-8859-1?q?Hist=F3rica?= In-Reply-To: References: Message-ID: Caríssimas e caríssimos colegas, Informo que o período de submissões de trabalhos para o XII Encontro de Musicologia Histórica foi prorrogado para 10 de junho de 2018. Mais informações, incluindo o template para submissões, no site http://www.promusicaufjf.com.br/emh/ Saudações Prof. Dr. Guilherme Goldberg Coordenação Científica XII EMH From mulhoa em unirio.br Sun May 27 13:27:51 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Sun, 27 May 2018 13:27:51 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: The Organ in the Global Baroque Message-ID: *Conference-Concert Festival: The Organ in the Global Baroque (in honor of the late Jacques van Oortmerssen)* Cornell University, Ithaca NY, in collaboration with the Westfield Center for Historical Keyboard Studies September 6-8, 2018 The baroque organ was an artifact of global culture produced by international networks of artists, artisans, traders, and adventurers. Organs of the Hanseatic League, built at the nexus of trade routes that reached around the world, incorporated materials from across the oceans: Cornish tin, tropical woods, gold and silver. Even as their distinctive material characteristics contributed to the invisible mechanisms that converted air into sound, these instruments lavishly displayed the wealth accrued through global trade by the communities that owned them. But organs themselves were also instruments of trade: the organs of the Brebos brothers found their way from Flanders to Spain, and those of Arp Schnitger from Hamburg to Brazil. In the cathedrals of the New World, indigenous artisans collaborated on *conquistador* organs that sounded out the meeting of colonizer and colonized. And if organs built between the 16th and the 18th centuries embodied and participated in global musical and material networks, so too did the ?baroque organ? in the 20th century, with the creation?especially in Asia?of landmark instruments built in historically informed styles that fostered new organ cultures. This conference is conceived in honor of the late Jacques van Oortmerssen, whose cosmopolitan organ class in Amsterdam embodied internationalism. We invite papers that reflect in imaginative ways on the organ in the global baroque, then and now. Topics might include (but are not limited to) organ building and trade networks, organists and travel, global materials and musical technologies, colonialism, organs and the material exploitation of the natural world, the organ trade in Asia and South America, and the baroque organ in today?s world. The conference committee welcomes paper proposals for 25-minute presentations. We particularly welcome proposals from younger scholars, and hope to make some funding assistance available for travel to the conference for current students. Abstracts of c. 300 words should be sent to info em westfield.org Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From liatomas em uol.com.br Mon May 28 15:28:20 2018 From: liatomas em uol.com.br (=?iso-8859-1?Q?Lia_Tom=E1s?=) Date: Mon, 28 May 2018 15:28:20 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?V_Encontro_Nacional_Filosofia_da_M?= =?iso-8859-1?q?=FAsica_-_Cong=2E_INtern=2E_=22Interc=E2mbios_Norte?= =?iso-8859-1?q?-Sul=22?= Message-ID: <000001d3f6b1$a89b9850$f9d2c8f0$@com.br> Caríssimas e caríssimos colegas, Informo que as submissões para o V Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música e Cong. Internacional "Intercâmbios Norte-Sul" é 10 de junho de 2018. Mais informações, incluindo a ficha de submissões, no site https://enpfim.wordpress.com/ e no email: conferencecriticism2018 em ia.unesp.br Saudações Lia Tomás Coordenação Científica ________________________________________ anppom-l em listas.unicamp.br Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. From whvalent em terra.com.br Tue May 29 11:24:26 2018 From: whvalent em terra.com.br (whvalent em terra.com.br) Date: Tue, 29 May 2018 11:24:26 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?14=BA_Encontro_Internacional_de_M?= =?iso-8859-1?q?=FAsica_e_M=EDdia=3A_prorrogamos_o_prazo_para_envio?= =?iso-8859-1?q?_de_resumos!?= Message-ID: <00db01d3f758$c31321b0$49396510$@terra.com.br> caros colegas, atendendo a solicitações, estendemos o prazo! Envie até 10/06 seu trabalho para o 14º Encontro Internacional de Música e Mídia, que tem como tema "Os lugares da música", em três áreas temáticas instigantes: "Estéticas composicionais e modos de escuta", "Música, culturas e territórios", "Projetos urbanísticos, arquitetônicos e poéticas criativas". inscrições e informações: www.doity.com.br/14encontromusimid. agradeço a divulgação! abraços, Heloísa From apacheco em musica.ufrj.br Tue May 29 11:41:59 2018 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Tue, 29 May 2018 11:41:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Chamada Newsletter Caravelas Message-ID: Caras e caros: Venho mais uma vez pedir por informações a serem divulgadas na Newsletter Caravelas (publicações, eventos, chamadas de trabalho, gravações,resenhas, etc). O prazo para o envio é até o dia 05 de junho próximo. A publicação está prevista para o dia 15 do mesmo mês. As edições anteriores da Newsletter podem ser vistas em: http://www.caravelas.com.pt/newsletter.html Agradeço pela boa vontade. Cumprimentos -- Alberto Pacheco Prof. Adjunto Escola de Música da UFRJ From mmarcusmota em gmail.com Thu May 31 08:32:43 2018 From: mmarcusmota em gmail.com (marcus mota) Date: Thu, 31 May 2018 08:32:43 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Revista Dramatugias Message-ID: Acaba de ser publicado o n.7 da Revista Dramaturgias, do Laboratório de Dramaturgia da Universidade de Brasília. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/index EIs o sumário: REVISTA DRAMATURGIAS 7 Apresentação *Dossiê* Apresentação dossiê Tereza V. R. Barbosa, Ana Maria Chiarini, Anna Palma ?SCANNASURICE? DI ENZO MOSCATO: Un esempio di plurilinguismo del teatro italiano Anna Mosca A tradução do Ciclope de Eurípides a partir da dramaturgia Vanessa Ribeiro Brandão Variedades linguísticas na tradução da comédia antiga: Sobre as variadas formas de rir da diferença Rafael Guimarães Tavares da Silva Tradução, dramaturgia e ética: o caso das traduções brasileiras de Tutta casa, letto e chiesa, de Franca Rame e Dario Fo Amanda Bruno de Mello POR UMA TEORIA DA TRADUÇÃO DO TEATRO PARA A CENA CONTEMPORÂNEA Andreza Caetano Discussões sobre a tradução de Lettre aux acteurs de Valère Novarina Maria da Glória Magalhães dos Reis POÉTICA DE UMA DRAMATURGIA HÍBRIDA: DA TRADUÇÃO CULTURAL À TRANSTEXTUALIDADE Vinícius da Silva Lírio TRADUZIR ÓPERAS PARA O PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PRÁTICAS E METODOLÓGICAS. QUESTÕES DE ACESSIBILIDADE e Produção. Janette Dornellas *Documenta* Teatro e Tradução: Experiências no Laboratório de Dramaturgia Marcus Mota Vestida de Mar. Espetáculo e Traduções Marcus Mota *Huguianas* Trabalho Hugo Rodas *Textos e Versões* Sativri Tradução: Carlos Alberto da Fonseca Natyasastra. Capítulo Terceiro Tradução: Carlos Alberto da Fonseca O Caminho Solitário, de Arthur Schnitzler Tradução de Anabela Mendes A música e a encenação, de Adolphe Appia. Parte 5. Tradução de Flávio Café O adivinho da Aldeia, de Jean-Jacques Rousseau Tradução de Mércia Pinto Barbeiro de Sevilha Tradução e Adaptação: Janette Dornellas e Francisco Frias *Ideias e Críticas* Un ?a solo? per violino di Jean-Baptiste Lully in una vanitas di Simon Renard de Saint-André (Parigi, 1614? ? ivi, 1677)* Fabrizio Longo ?Burning Socrates? School down with Aristophanes: Learning and teaching under Clouds? Christos-Thomas Kechagias, Georgia Papaioannou e Alexandros-Stamatios Antoniou *Orchesis* La Grèce antique connaissait déjà la Break Dance! Marie-Hélène Delavaud-Roux *Musicografias* Suíte Orquestral Heliodoriana Marcus Mota From agcotta em gmail.com Tue May 29 14:21:17 2018 From: agcotta em gmail.com (=?UTF-8?Q?Andr=C3=A9_Guerra_Cotta?=) Date: Tue, 29 May 2018 14:21:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: URGENTE: Concursos para Professores Substitutos (RAE-UFF) Message-ID: Prezados(as) colegas, Por favor, ajudem-nos a divulgar! Urgente: prazos de inscrição se encerram em breve. Provas em junho de 2018. - MÚSICA E PRODUÇÃO CULTURAL Edital 160/2018 D.O. 28/05/2018 (https://bit.ly/2ITU7nd) - ARTE E PENSAMENTO Edital 155/2018 D.O. 25/05/2018 (https://bit.ly/2Jhe0Ef) Agradecemos! André Guerra Cotta ---------- Mensagem encaminhada ---------- De: Edilberto Jose De Macedo Fonseca Data: 29 de maio de 2018 13:10 Assunto: [professores-procult] Concursos Professores Substitutos Para: professores-procult em googlegroups.com, RAE UFF Cc: Marília de Almeida Gama , Romano Bruni < romanbruni em gmail.com>, Gabriela Alves , Armindha Freire , renata bolsista orixi < renatacabral2 em gmail.com> Colegas, Pedimos a gentileza de divulgarem em suas respectivas listas os concursos em aberto para professor substituto do RAE nas áreas de: - ARTE E PENSAMENTO Edital 155/2018 D.O. 25/05/2018 (https://bit.ly/2Jhe0Ef) - MÚSICA E PRODUÇÃO CULTURAL Edital 160/2018 D.O. 28/05/2018 (https://bit.ly/2ITU7nd) Atenciosamente Edilberto José de Macedo Fonseca Professor Adjunto - SIAPE 1835466 Chefe do Departamento de Artes e Estudos Culturais/RAE- CURO Universidade Federal Fluminense/UFF. http://lattes.cnpq.br/7535268960481202 -- Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores-Procult" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para professores-procult+unsubscribe em googlegroups.com. Para postar nesse grupo, envie um e-mail para professores-procult@ googlegroups.com. Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.