[ANPPOM-Lista] Fake News - o próximo alvo somos nós

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Dom Nov 4 16:55:30 -02 2018

Paulo,

Embora as relações entre executivo, legislativo e judiciário tenham-se
tornado acentuadamente promíscuas, em especial com a designação do
super-ministro da Justiça e Segurança Pública (cf. Valter Caldana,
"Relações incestuosas", http://bit.ly/2OnlWlR), o STF proferiu, no dia 31
de outubro, uma decisão unânime a favor da liberdade de cátedra:

https://bit.ly/2Q9453L

No Congresso, PDT, PCdoB e PSB articulam uma "frente democrática" sem o PT,
este a maior bancada na Câmara:

https://bit.ly/2zqStlr

O PSoL aumentou de seis para dez deputados sua participação na Câmara:

https://bit.ly/2RuBKVY

Sobre a alterações da composição da  Câmara, veja, por favor:

https://glo.bo/2Nuuvux

Calcula-se que venha a ocorrer uma migração em massa de deputados para a
sigla do futuro governo em função da chamada cláusula de barreira. Desse
modo, é provável que o PSL, hoje com 52 representantes eleitos, ultrapasse
o PT, hoje com 56.

Cito aqui apenas siglas de esquerda e centro-esquerda porque são aquelas
cujas trajetórias tenho acompanhado. E tenho a impressão de que sejam as
mais suscetíveis ao problema, embora não tenha conhecimento das propostas
de cada deputado. Também não sei se a soma dos representantes da esquerda e
centro-esquerda, aparentemente um tanto dividida em função da contestação
da hegemonia petista (inclusive pelo PCdoB), dá a maioria qualificada
necessária às emendas constitucionais, ou mesmo a maioria simples. Ao
verificar agora, constatei que a soma de representantes de PT, PSB, PDT,
PSoL e PCdoB dá uns meros 135 deputados numa Câmara de 512.

Abraço,

Carlos

Obrigado Carlos

--