From marcosholler em yahoo.com.br Sun Sep 2 10:55:32 2018 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Sun, 2 Sep 2018 13:55:32 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Opus v. 24 n. 2 References: <39377871.2189032.1535896532892.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <39377871.2189032.1535896532892@mail.yahoo.com> Caro(a)s membros da lista, Informo que já está online o último número da Opus (maio-agosto/2018), publicado durante o XXVIII Congresso da ANPPOM em Manaus. A revista pode ser acessada no seguinte link: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/view/45.O vídeo do editorial pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=l1u9VYEAAag&feature=youtu.be. Desejo a todo(a)s uma excelente leitura! Abçs Marcos Holler From etearroyo em gmail.com Wed Sep 5 14:40:11 2018 From: etearroyo em gmail.com (Margarete Arroyo) Date: Wed, 5 Sep 2018 14:40:11 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_Processo_Seletivo_ingresso_2019-?= =?utf-8?q?MESTRADO_E_DOUTORADO_EM_M=C3=9ASICA_UNESP?= In-Reply-To: References: Message-ID: *UNESP - MESTRADO E DOUTORADO EM MÚSICA* *Processo Seletivo para ingresso em 2019 * Inscrições: de 1 de agosto a 14 de setembro de 2018. http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/ processo-seletivo/inscricao/ Edital para Mestrado: 25 vagas http://www.ia.unesp.br/Home/Pos-graduacao/Stricto-Musica/ edital-mestrado-musica-2019.pdf Edital para Doutorado: 16 vagas http://www.ia.unesp.br/Home/Pos-graduacao/Stricto-Musica/ edital-doutorado-musica-2019.pdf Visite nosso site: http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/ *MÚSICA: processos, práticas e teorizações em diálogos * *Linha de Pesquisa - Música, Epistemologia e Cultura* Análise Musical Cognição Musical Educação Musical Estética Musicologia Teoria Musical *Linha de Pesquisa - Criação musical: Composição e Performance* Composição Performance (Contrabaixo, Viola, Órgão, Percussão, Piano, violão) Docentes orientadores: http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/corpo-docente/ Dissertações e Teses defendidas http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/dissertacoes/ Livros publicados de formados em nosso Programa de Pós-Graduação http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---musica/apresentacao/ Bolsas CAPES DS ? Inscrições anuais Mais informações: marroyo em ia.unesp.br posgraduacao em ia.unesp.br (11) 3393-8558 (11) 3393-8633 From estevaoareis em gmail.com Wed Sep 5 20:44:21 2018 From: estevaoareis em gmail.com (=?UTF-8?Q?Estev=C3=A3o_Amaro_dos_Reis?=) Date: Wed, 5 Sep 2018 20:44:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Prazo_prorrogado_-_M=C3=BAsica_e_Cultur?= =?utf-8?q?a?= Message-ID: A revista ?Música e Cultura? da Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET torna público que entre 9 de julho e 10 de outubro de 2018 estará aberta a chamada de artigos para uma nova edição dedicada à América Latina, sob o título: ?Etnomusicologia na América Latina?. No último Encontro Nacional da Associação em maio de 2017, no Rio de Janeiro, constatou-se um significativo crescimento e consolidação de inúmeras iniciativas, projetos e programas latinoamericanos em etnomusicologia. Paralelamente a esse crescimento percebeu-se também o aumento de trabalhos, pesquisas e artigos de pesquisadores e estudiosos que interrelacionam abordagens teórico-metodológicas tanto do campo da música como da dança. Se esse aumento reflete uma maior consolidação do campo etnomusicológico na região, revela também sua saudável permeabilidade às investigações oriundas de outras áreas de conhecimento. Nesse sentido, a proposta de edição de um número da revista como esse perfil vai ao encontro de iniciativas similares já assumidas por fóruns internacionais, como International Council for Traditional Music-ICTM, nos quais a ABET pretende cada vez mais se fazer presente. As instruções para elaboração e envio dos originais estão disponíveis no site: www.abet.mus.br From guilherme_goldberg em hotmail.com Wed Sep 5 23:42:51 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Thu, 6 Sep 2018 02:42:51 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?Antologia_Cr=EDtica_de_Oscar_Guana?= =?iso-8859-1?q?barino?= Message-ID: Caras e caros colegas, Após 2 anos de trabalho (quase 3, na verdade), estão prontos os 4 volumes da Antologia Crítica de Oscar Guanabarino no jornal O Paiz (1884-1917)! São cerca de 1.500 páginas de escritos sobre música, mais índice onomástico com a relação de todas as pessoas citadas no material. Para viabilizarmos esse material, criamos esta vaquinha virtual, na qual suas colaborações ajudarão a disponibilizar gratuitamente (!!!) essa riquíssima fonte de pesquisa! https://www.catarse.me/antologia_critica_de_oscar_guanabarino_cbad?ref=facebook&utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=project_share_insights Desde já agradeço ao menos o compartilhamento. Abraços Guilherme Goldberg [https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/cdn.br.catarse/uploads/project/uploaded_image/83224/project_thumb_facebook_Caricatura_de_Oscar_Guanabarino_RECORTE.jpg] Antologia Crítica de Oscar Guanabarino www.catarse.me A vaquinha do Guanabarino conta com você! From guilherme_goldberg em hotmail.com Wed Sep 5 23:42:51 2018 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Thu, 6 Sep 2018 02:42:51 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?Antologia_Cr=EDtica_de_Oscar_Guana?= =?iso-8859-1?q?barino?= Message-ID: Caras e caros colegas, Após 2 anos de trabalho (quase 3, na verdade), estão prontos os 4 volumes da Antologia Crítica de Oscar Guanabarino no jornal O Paiz (1884-1917)! São cerca de 1.500 páginas de escritos sobre música, mais índice onomástico com a relação de todas as pessoas citadas no material. Para viabilizarmos esse material, criamos esta vaquinha virtual, na qual suas colaborações ajudarão a disponibilizar gratuitamente (!!!) essa riquíssima fonte de pesquisa! https://www.catarse.me/antologia_critica_de_oscar_guanabarino_cbad?ref=facebook&utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=project_share_insights Desde já agradeço ao menos o compartilhamento. Abraços Guilherme Goldberg [https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/cdn.br.catarse/uploads/project/uploaded_image/83224/project_thumb_facebook_Caricatura_de_Oscar_Guanabarino_RECORTE.jpg] Antologia Crítica de Oscar Guanabarino www.catarse.me A vaquinha do Guanabarino conta com você! From carlos.sandroni em gmail.com Mon Sep 10 09:07:44 2018 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Mon, 10 Sep 2018 09:07:44 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?=3CRevista_Argentina_de_Musicolog=C3=AD?= =?utf-8?q?a=3E?= In-Reply-To: References: Message-ID: Bom dia colegas, Repasso mensagem recebida pela lista da IASPM-América Latina. Está no ar o novo número da *Revista Argentina de Musicología*. A mensagem e o link seguem abaixo. Além de oito artigos interessantes, a revista apresenta três resenhas. Não me lembro de ter visto nenhum número de revista acadêmica brasileira de música com três ou mais resenhas. Me corrijam se eu estiver errado. Quando editei a *Claves*, do PPGM-UFPB, publiquei, infelizmente, só duas resenhas em cada um dos dois números (2013 e 2014). Três resenhas para oito artigos é uma proporção decente. A *the world of music (new series)*, no dossiê consagrado a "Ethnomusicology in Brazil" (vol.5, 2016, 1), escora *doze* resenhas para sete artigos. Não é nada de excepcional em revistas acadêmicas consagradas. Seria muito bom encontrar isso numa revista acadêmica brasileira de música. Mas pelo menos três resenhas por número, francamente, acho que é algo que somos capazes de fazer. Não pontua na Capes, mas mostra que existe um campo acadêmico que discute ideias. Em tempo: uma das resenhas publicadas por nossos colegas argentinos é de *Sonido y sentido: otra historia de la música*, a tradução castelhana do livro de Wisnik. Saudações, Carlos ---------- Forwarded message --------- From: diego madoery Date: Mon, Sep 10, 2018 at 8:30 AM Subject: [IASPM-AL 15478] Revista Argentina de Musicologia To: El Equipo editorial de la RAM informa que ya se encuentra en línea la Revista Argentina de Musicología en http://ojs.aamusicologia.org.ar Además anunciamos el número 18, primer número digital de esta nueva etapa. Esperamos que la revista siga creciendo, difundiendo las producciones musicológicas de esta región. Saludos. -- Diego Madoery Director RAM -- Diego Madoery [image: Mailtrack] Remitente notificado con Mailtrack 10/09/18 8:29:44 -- Has recibido este mensaje porque estás suscrito al grupo "IASPM-AL" de Grupos de Google. Para cancelar la suscripción a este grupo y dejar de recibir sus mensajes, envía un correo electrónico a iaspm-al+unsubscribe em googlegroups.com. Para acceder a más opciones, visita https://groups.google.com/d/optout. -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From inezbeatrizmartins em gmail.com Tue Sep 11 14:15:53 2018 From: inezbeatrizmartins em gmail.com (=?UTF-8?Q?Inez_Beatriz_Castro_Martins_Gon=C3=A7alves?=) Date: Tue, 11 Sep 2018 14:15:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?I_Simp=C3=B3sio_de_reg=C3=AAncia_e_Inte?= =?utf-8?q?rpreta=C3=A7=C3=A3o_Musical_-_Fortaleza=2C_18_a_20_de_ou?= =?utf-8?q?tubro_2018?= Message-ID: Caros colegas, O Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio de seu grupo de pesquisa em *Regência e Interpretação Musical* (IRIM) está com inscrições abertas para submissão de trabalhos no *I Simpósio de Regência e Interpretação Musical *(I SIRIM) que será realizado nos dias 18 a 20 de outubro em Fortaleza na UECE. O Simpósio tem participação conjunta das Universidades Federal do Ceará (UFC), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Federal da Paraíba (UFPB). As informações e programação completa podem ser acessadas no link: www.pesquisairim.com *Comissão organizadora:* Prof. Dr. Marcio Spartaco Nigri Landi (UECE) Profa. Dra. Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves (UECE) *Convidados:* Prof. Dr Erwin Schrader (UFC) Prof. Ms. Sandoval Moreno de Oliveira (UFPB) Prof. Dr. André Luiz Muniz Oliveira (UFRN) Doutorando Erickinson Bezerra de Lima (UFRN) Mestrando Roberto Clemente Ramos López (UFRN) *Comissão científica:* Profa. Dra. Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves (Universidade Estadual do Ceará) Prof. Dr. Ewelter de Siqueira e Rocha (Universidade Estadual do Ceará) Prof. Dr. Alfredo Jacinto Barros (Universidade Estadual do Ceará) Prof. Ms. Mário Tadeu Siqueira Barros (Universidade Estadual do Ceará) Prof. Dr. Gerardo Viana Júnior (Universidade Federal do Ceará) Prof. Dr. Filipe Ximenes Parente (Universidade Federal do Ceará) Prof. Dr. Marco Antônio Silva (Universidade Federal do Cariri) Prof, Dr. José Robson Maia de Almeida (Universidade Federal do Cariri) Prof. Dr. Márcio Mattos Aragão Madeira (Universidade Federal do Cariri) Prof. Dr. Marcelo Jardim de Campos (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Prof. Dr. José Maurício Valle Brandão (Universidade Federal da Bahia) Prof. Dr. Marcos Botelho Lage (Universidade Federal de Goiás) Profa. Dra. Adeline Annelyse Marie (Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral) Prof. Dr. Marco Antônio Toledo (Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral) From inezbeatrizmartins em gmail.com Tue Sep 11 14:15:53 2018 From: inezbeatrizmartins em gmail.com (=?UTF-8?Q?Inez_Beatriz_Castro_Martins_Gon=C3=A7alves?=) Date: Tue, 11 Sep 2018 14:15:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?I_Simp=C3=B3sio_de_reg=C3=AAncia_e_Inte?= =?utf-8?q?rpreta=C3=A7=C3=A3o_Musical_-_Fortaleza=2C_18_a_20_de_ou?= =?utf-8?q?tubro_2018?= Message-ID: Caros colegas, O Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio de seu grupo de pesquisa em *Regência e Interpretação Musical* (IRIM) está com inscrições abertas para submissão de trabalhos no *I Simpósio de Regência e Interpretação Musical *(I SIRIM) que será realizado nos dias 18 a 20 de outubro em Fortaleza na UECE. O Simpósio tem participação conjunta das Universidades Federal do Ceará (UFC), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Federal da Paraíba (UFPB). As informações e programação completa podem ser acessadas no link: www.pesquisairim.com *Comissão organizadora:* Prof. Dr. Marcio Spartaco Nigri Landi (UECE) Profa. Dra. Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves (UECE) *Convidados:* Prof. Dr Erwin Schrader (UFC) Prof. Ms. Sandoval Moreno de Oliveira (UFPB) Prof. Dr. André Luiz Muniz Oliveira (UFRN) Doutorando Erickinson Bezerra de Lima (UFRN) Mestrando Roberto Clemente Ramos López (UFRN) *Comissão científica:* Profa. Dra. Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves (Universidade Estadual do Ceará) Prof. Dr. Ewelter de Siqueira e Rocha (Universidade Estadual do Ceará) Prof. Dr. Alfredo Jacinto Barros (Universidade Estadual do Ceará) Prof. Ms. Mário Tadeu Siqueira Barros (Universidade Estadual do Ceará) Prof. Dr. Gerardo Viana Júnior (Universidade Federal do Ceará) Prof. Dr. Filipe Ximenes Parente (Universidade Federal do Ceará) Prof. Dr. Marco Antônio Silva (Universidade Federal do Cariri) Prof, Dr. José Robson Maia de Almeida (Universidade Federal do Cariri) Prof. Dr. Márcio Mattos Aragão Madeira (Universidade Federal do Cariri) Prof. Dr. Marcelo Jardim de Campos (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Prof. Dr. José Maurício Valle Brandão (Universidade Federal da Bahia) Prof. Dr. Marcos Botelho Lage (Universidade Federal de Goiás) Profa. Dra. Adeline Annelyse Marie (Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral) Prof. Dr. Marco Antônio Toledo (Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral) From mulhoa em unirio.br Wed Sep 12 10:02:11 2018 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Wed, 12 Sep 2018 10:02:11 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fulbright Brazil Visiting Scholar at IU Message-ID: O programa oferece *até 10 bolsas* destinadas a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras*.* Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em Instituições de Ensino Superior ou Centros de Pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses. ---------- Forwarded message --------- From: Leon, Javier F. > Date: ter, 11 de set de 2018 às 18:15 Subject: [LACSEM] Fulbright Brazil Visiting Scholar at IU To: sem-l em indiana.edu < sem-l em indiana.edu > Cc: lacsem em googlegroups.com < lacsem em googlegroups.com > Dear Colleagues The Indiana University Jacobs School of Music has an agreement with Fulbright Brazil to get a Brazilian music scholar to come to IU for a semester as a visiting professor. The program has been expanded to include applications from the fields of Visual Arts, Folklore, Ethnomusicology, Spanish and Portuguese, History, Anthropology, Theater, and Contemporary Dance. For this coming round of applications the preference is for people involved in the areas of jazz, Latin jazz, or other improvisation-based forms of Brazilian music, particularly if they are experienced performers.. However, all other areas will be considered. Please feel free to pass this along to any colleagues that you might know in Brazil. Due to some internal bureaucratic issues at the university level, the call for the 2019-2020 years has gone out a bit later than usual. The deadline for application is September 23 so I would be grateful if you could help spread the word. You can get further information by visiting https://fulbright.org.br/ edital/programa-professor-pesquisador-visitante-junior/ . Instructions for how to apply for the Indiana-specific grant is under ?2 ? Leia as instruções para inscrição?. Link ok: https://fulbright.org.br/edital/programa-professor-pesquisador-visitante-junior/ Many thanks, Javier Javier F. León, Director Latin American Music Center Merrill Hall, MU 118 Jacobs School of Music Indiana University Bloomington, IN 47405 Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers -- (Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação. (EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation. From maurapenna em gmail.com Wed Sep 12 12:23:24 2018 From: maurapenna em gmail.com (Maura Penna) Date: Wed, 12 Sep 2018 12:23:24 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fulbright Brazil Visiting Scholar at IU Message-ID: Repassando ---------- Forwarded message --------- From: Luis Ricardo Date: Qua, 12 de set de 2018 08:45 Subject: [Educação Musical] ENC: [LACSEM] Fulbright Brazil Visiting Scholar at IU To: etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br < etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>, professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com < professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com> ---------- Forwarded message --------- From: Leon, Javier F. > Date: ter, 11 de set de 2018 às 18:15 Subject: [LACSEM] Fulbright Brazil Visiting Scholar at IU To: sem-l em indiana.edu < sem-l em indiana.edu > Cc: lacsem em googlegroups.com < lacsem em googlegroups.com > Dear Colleagues The Indiana University Jacobs School of Music has an agreement with Fulbright Brazil to get a Brazilian music scholar to come to IU for a semester as a visiting professor. The program has been expanded to include applications from the fields of Visual Arts, Folklore, Ethnomusicology, Spanish and Portuguese, History, Anthropology, Theater, and Contemporary Dance. For this coming round of applications the preference is for people involved in the areas of jazz, Latin jazz, or other improvisation-based forms of Brazilian music, particularly if they are experienced performers. However, all other areas will be considered. Please feel free to pass this along to any colleagues that you might know in Brazil. Due to some internal bureaucratic issues at the university level, the call for the 2019-2020 years has gone out a bit later than usual. The deadline for application is September 23 so I would be grateful if you could help spread the word. A copy of the details and guidelines is attached. You can also get further information by visiting https://fulbright.org.br/edital/programa-professor-pesquisador-visitante-junior/. Instructions for how to apply for the Indiana-specific grant is under ?2 ? Leia as instruções para inscrição?. Many thanks, Javier Javier F. León, Director Latin American Music Center Merrill Hall, MU 118 Jacobs School of Music Indiana University Bloomington, IN 47405 -- You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Latin American and Caribbean Music Section - Society for Ethnomusicology" group. To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to LACSEM+unsubscribe em googlegroups.com . -- -- Você está recebendo esta mensagem porque está cadastrado no Grupo Professores de Música do Brasil - Lista de Discussões em Educação Musical. Para integrar o Grupo, solicite o seu cadastro à Moderação: professoresdemusicadobrasil em GMAIL.com Para postar mensagens, envie e-mail para professoresdemusicadobrasil em GOOGLEGROUPS.com Para obter mais informações, acesse: https://groups.google.com/forum/#!forum/professoresdemusicadobrasil --- Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores de Música do Brasil" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para professoresdemusicadobrasil+unsubscribe em googlegroups.com. Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout. From cpalombini em gmail.com Sat Sep 15 16:49:16 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 15 Sep 2018 16:49:16 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Colloque_international_=3A_Debussy=2C_s?= =?utf-8?q?on_univers=2C_son_esth=C3=A9tique=2C_les_=C3=A9chos_de_s?= =?utf-8?b?YSBtdXNpcXVlIGF1IEJyw6lzaWwsIDI54oCTMzAgamFuLiAyMDE5?= Message-ID: Colloque international : Debussy, son univers, son esthétique, les échos de sa musique au Brésil mar 29 jan 2019- mer 30 jan 2019 Date limite d'inscription: ven 15 nov 2018 comité scientifique: Danièle Pistone, présidente; Michèle Barbe (IReMus), Isaac Chueke (EMBAP/UNESPAR), Sylvie Douche (Sorbonne-Université), Roy Howat (RCM), Denis Herlin (CNRS), Véronique Alexandre Journeau (Langarts), Catherine Massip (IReMus) Responsable : Zélia Chueke Témoignant de la permanente lumière jetée par la musique de Debussy et de son importance jusqu'à nos jours, le Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes-GRMB/IReMus s?engage dans le choix d?une réflexion sur ce compositeur et son ?uvre. L'essence même de la musique de Claude Debussy, comme ce dernier par ailleurs l?affirmait, chair nue de l'émotion, séduit davantage le public de partout dans le monde. L?on prêtera une fine oreille à l'analyse, le dialogue entre les arts, la contemporanéité ainsi que, dans une approche inédite, à une mise en exergue des échos de son esthétique au Brésil. Fidèle à sa vocation, le GRMB puisera dans les registres sonnants du debussysme au Brésil. Tout débuta avec la création au grand succès à Rio, en 1908, du Prélude à l'après midi d'un faune. La propagation de la culture française au Brésil est attestée à des nombreuses reprises, qu?il s?agisse de sa musique comme témoigne la carrière d?une Magda Tagliaferro ou encore à travers les récits de Darius Milhaud lors de son séjour entre 1917 et 1919 à Rio de Janeiro. Si l?on considère, depuis longtemps, les indices des divers allers-retours et échanges entre la France et le Brésil, révélateurs d?une grande richesse et curiosité de part et d?autre, nous espérons continuer à pouvoir contribuer avec ce nouveau projet. Inspiré par les idées de base qui sont à l?origine de l?argumentaire ci présenté, les soumissions de travaux sont bienvenues jusqu?au 15 novembre 2018, à l?adresse suivante : grmb.iremus em cnrs.fr en 2 pages : (1) Résumés (entre 250 et 300 mots) ; ceux-ci seront envoyés au comité scientifique sans indication d?auteur. (2) Identification et l?institution d?appartenance doivent être indiqués dans la deuxième page. Axes de recherche: Axe 1 : Éditer, restituer, valoriser les patrimoines musicaux Axe 2 : Écrits sur la musique Axe 3 : Analyser la musique Axe 4 : Étudier les contextes historiques, culturels et sociaux Axe 5 : Représentation et réception de la musique http://www.iremus.cnrs.fr/fr/appel-communication/colloque-international-debussy-son-univers-son-esthetique-les-echos-de-sa -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Sun Sep 16 17:40:44 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sun, 16 Sep 2018 17:40:44 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?VHJhZHXDp8OjbyBlIG3DunNpY2E6IGNoYW1h?= =?utf-8?q?da_para_artigos?= Message-ID: Já estamos recebendo artigos para o número 27 do periódico Tradução em Revista (jul.-dez. 2019). O presente número ser´ dedicado à interface Tradução & Música. Espera-se receber trabalhos que abordem o tema dentro de diversas perspectivas: versionismo (em línguas orais ou não), plágio (melódico, escrito, rítmico), dublagem, legendagem e voice-over de músicas (para filmes, óperas, peças de teatro, musicais, TV, rádio, etc.). Pretende-se, assim, reunir, pela primeira vez, em um periódico brasileiro, trabalhos nesta vertente, bem como dar um maior impulso ao seu estudo acadêmico. Aceitam-se textos em português, inglês, espanhol e francês. ORGANIZADORES: Dennys Silva-Reis (UnB/POSLIT) e Daniel P.P. da Costa (UFU). Prazo para submissão de artigos (entre 3.000 e 6.000 palavras): 31 de agosto de 2019. Enviar os arquivos em .doc, .docx ou .rtf para translationmusic2.2019 em gmail.com. Os artigos aceitos deverão incluir uma folha de rosto com as seguintes informações: - quando o artigo for redigido em português, o título em português e numa das seguintes línguas estrangeiras: inglês, espanhol ou francês; - quando o artigo for redigido numa das línguas estrangeiras aceitas, o título no idioma escolhido e em português; - o(s) nome(s) do(s) autor(es); - informações sobre filiação acadêmica do(s) autor(es) e sobre divulgação anterior do mesmo texto ou de parte dele (em congressos ou eventos da área); - quando o artigo for redigido em português, um resumo em português de no máximo 90 palavras, acompanhado de sua versão em inglês, francês ou espanhol; - quando o artigo for redigido numa das línguas estrangeiras aceitas, um resumo nesta língua, de no máximo 90 palavras, acompanhado de sua tradução em português; - um resumo da formação e atividades profissionais e acadêmicas do autor consideradas relevantes para o leitor, com informação de endereço eletrônico. -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From guerreirodoamaral em gmail.com Mon Sep 17 14:07:49 2018 From: guerreirodoamaral em gmail.com (Paulo Murilo Guerreiro do Amaral) Date: Mon, 17 Sep 2018 14:07:49 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CHAMADA_DE_TRABALHOS=3A_V_Jornada_de_Et?= =?utf-8?q?nomusicologia_e_III_Col=C3=B3quio_Amaz=C3=B4nico_de_Etno?= =?utf-8?q?musicologia?= Message-ID: V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia Prezadxs, O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), lançam chamada de trabalhos para a V Jornada de Etnomusicologia e o III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, a ocorrerem de 26 a 28 de novembro de 2018, no campus I da UEPA, em Belém. As submissões encontram-se abertas de 09/09/2018 a 15/10/2018. De abrangência nacional, os eventos casados terão como conferencista convidado o Prof. Dr. Samuel Mello Araújo Júnior, do Laboratório de Etnomusicologia (UFRJ), e também contarão com a participação de Mestres da cultura popular e de pesquisadores da região e de fora da Amazônia. Maiores informações sobre os eventos, incluindo inscrição (gratuita), programação, normas e template para submissão, basta acessarem o endereço https://vjornadaeiiicoloquio.wixsite.com/vjornadaeiiicoloquio Apesar de serem eventos de Etnomusicologia, o Comitê Científico acolherá submissões em outras subáreas da Música, tendo em vista o propósito de também divulgar a produção científica em Música na região amazônica, e mesmo fora dela. Atenciosamente, Comissão organizadora *GUERREIRO DO AMARAL, Paulo Murilo* *Universidade do Estado do Pará - Uepa* *Departamento de Artes - Dart* *Prof. Adjunto/Coord. do Gemam* From edhansen_2000 em hotmail.com Tue Sep 18 22:37:17 2018 From: edhansen_2000 em hotmail.com (Edson Hansen Sant'Ana) Date: Wed, 19 Sep 2018 01:37:17 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?=5BNOVO_N=DAMERO_DO_BOLETIM=5D_da_?= =?iso-8859-1?q?Associa=E7=E3o_Brasileira_de_Teoria_e_An=E1lise_Musical_?= =?iso-8859-1?q?=28TeMA=29?= Message-ID: Ao caros colegas associados: estudantes, professores e pesquisadores da ANPPOM: Informamos que está disponível no link do site da TeMA (Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical) o boletim de set. 2018 (TeMA Informativo). http://tema.mus.br/wp-content/uploads/2018/09/TeMA-Informativo-Ano-2-n.%C2%BA-3-set.2018.pdf Esperamos que vocês tenham um ótima leitura. TeMA informativo Editores From volpe em musica.ufrj.br Tue Sep 18 23:58:45 2018 From: volpe em musica.ufrj.br (Profa. Dra. Maria Alice Volpe) Date: Tue, 18 Sep 2018 23:58:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] PRIMAVERA DOS MUSEUS: COLOQUIO NO MUSEU VILLA-LOBOS - 19 setembro 2018 Message-ID: Prezadxs colegxs, Gostaria de convidá-lxs para as atividades do dia 19 de setembro de 2018 (4af) no Museu Villa-Lobos, vinculada à 12ª Primavera dos Museus, conforme a programação a seguir: 11h - visita guiada à exposição Uirapuru - o Pássaro Encantado da Amazônia (curadoria: Maria Alice Volpe) 11:30h - visita guiada à biblioteca do Museu Villa-Lobos 14h-17:30h - COLÓQUIO UIRAPURU - O PÁSSARO ENCANTADO DA AMAZÔNIA 14:00 - Palestra ?O teclado como fonte de inspiração?, com o maestro, membro da Academia Brasileira de Música e especialista na obra sinfônica de Villa-Lobos, Roberto Duarte. 15:00 - Palestra ?As metamorfoses do poema sinfônico ?Tédio de Alvorada? no balé ?Uirapuru?, com o musicólogo e membro da Academia Brasileira de Música, Manoel Corrêa do Lago e o maestro e professor Dr. Guilherme Bernstein. 16:00 - Bate-papo sobre a exposição ?Uirapuru - O pássaro encantado da Amazônia? com a musicóloga, membro da Academia Brasileira de Música e professora Drª. Maria Alice Volpe, da Escola de Música da UFRJ. Haverá uma lista de presença para ser assinada para fins de certificado de atividade complementar. MUSEU VILLA-LOBOS R. Sorocaba, 200 - Botafogo, Rio de Janeiro Atenciosamente, -- *Profa. Dra. Maria Alice Volpe Universidade Federal do Rio de Janeiro* From cpalombini em gmail.com Wed Sep 19 08:48:52 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 19 Sep 2018 08:48:52 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Becas_de_Excelencia_del_Gobierno_de_M?= =?utf-8?q?=C3=A9xico_para_Extranjeros?= Message-ID: On behalf of the Ministry of Foreign Affairs, the Mexican Agency for International Development Cooperation (AMEXCID) invites foreign citizens who are interested in studying for a specialization, master?s degree or doctorate, conducting graduate or postdoctoral research, or taking part in an undergraduate or graduate-level academic mobility program, to participate in the 2019 Mexican Government Scholarship Program for International Students. The scholarships are offered to more than 180 countries through a series of bilateral conventions, multilateral programs and special agreements. More than 70 Mexican institutions participate and all offer academic programs registered with the National Council for Science and Technology (CONACYT) as National Quality Graduate Programs. These programs demonstrate the progress made by Mexico in the sciences and humanities. By offering Mexican government scholarships for international students, Mexico strengthens its role as an actor with global responsibility and renews its commitment to cooperation programs that help create highly-skilled human capital. The presence in Mexico of international students, academics and scientists helps build permanent bridges of dialogue that enrich the long-term foreign policy agenda through contributions of exceptional value for the country and its partners abroad. In addition, the Mexican institutions and academic community benefit from the increased internationalization. Thank you for choosing Mexico as your educational destination! https://www.gob.mx/amexcid/acciones-y-programas/becas-para-extranjeros-29785 -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From ptsalles em usp.br Wed Sep 19 18:09:59 2018 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Wed, 19 Sep 2018 18:09:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?IV_Simp=C3=B3sio_Villa-Lobos=2C_chamada?= =?utf-8?q?_de_trabalhos?= Message-ID: Prezadxs colegas da ANPPOM: Está aberta a chamada de trabalhos para o IV Simpósio Villa-Lobos, a ser realizado dias 10 a 12 de dezembro de 2018 na USP. A data-limite para envio de trabalhos é 26 de outubro. Maiores informações no site do IV SVL: http://paineira.usp.br/simposiov Abraço a todxs, *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From davidonato em gmail.com Wed Sep 19 20:18:35 2018 From: davidonato em gmail.com (Davi Donato) Date: Wed, 19 Sep 2018 20:18:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_CFP_=28deadline_oct_1=29_Sonolog?= =?utf-8?q?ia_2019_-_International_Conference_on_Sound_Studies=2C_S?= =?utf-8?q?=C3=A3o_Paulo=2C_Brazil?= In-Reply-To: References: Message-ID: Caros colegas, estamos na reta final para a submissão de resumos para o Sonologia 2019 - International Conference on Sound Studies, cujo prazo se encerra em 1º de outubro. Aproveitamos para divulgar nossos keynotes já confirmados: Jonathan Sterne (McGill University, Canadá) e Susan Campos-Fonseca (Universidad de Costa Rica). Para acessar a chamada e outras informações visite nosso site: http://www2.eca.usp.br/sonologia/2019/ O Sonologia 2019 ocorrerá entre 9 e 12 de abril de 2019, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC em São Paulo. Aguardamos sua submissão e pedimos que repassem a possíveis interessados. atenciosamente, Davi Donato Comissão Organizadora - Sonologia 2019 - NuSom-USP From cpalombini em gmail.com Thu Sep 20 12:35:31 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 20 Sep 2018 12:35:31 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] "CFP: Locating Heavy Metal Music and Culture" Message-ID: *4th ISMMS biennial international Conference, 17-20 June 2019 ?Locating Heavy Metal Music and Culture?* Five years have passed since the inception of the ISMMS (International Society for Metal Music Studies), an international association that has been triggering a new dynamic of collective research on hard rock, heavy metal and metal within the humanities and social sciences. It was officially launched during the first conference on ?Heavy Metal and Popular Culture ? at Bowling Green State University (Ohio, USA) in April 2013. This founding event which was followed in 2015 by the ?Modern Heavy Metal: markets, practices and cultures ? at the Aalto University School of Business in Helsinki (Finland) and in 2017 by the ?Boundaries and Ties: the Place of Music Communities ? conference at the University of Victoria (British Columbia, Canada). Within that time span, academic research and events dedicated to metal studies (books, scholarly journal issues, conferences, and workshops) have multiplied all around the globe ? a process confirmed by the creation in 2013 of *Metal Music Studies* (Intellect Books)[4] , an interdisciplinary research journal. Following the United States, Finland and Canada, France will thus be hosting the 2019 edition of this reference metal studies conference. After years of prosperous research and study, and six years after the birth of the ISMMS, the time has come to review knowledge on metal music and culture. With ?*Locating* *metal*? as our core theme, we wish to discuss situated analyses, stemming from fieldwork or corpus studies. Locations and positions can be understood in the proper sense, that of the geography, the territories or the physical spaces and places of metal practices, communities and scenes, as well as in the figurative sense, as social space. the 1980s, the first studies on heavy metal described the genre via ideal types (and sometimes, stereotypes), and concluded that in practical and symbolic terms, this electric guitar-based music was ? in general ? appreciated by young, working class, ?white?, Western, heterosexual men, brought up within a Judeo-Christian environment, who lived in the suburbs of major cities. These first analyses served as milestones, but have been qualified or deconstructed since, with heavy metal?s considerable evolutions since the early days, as well as with the assertion of a great variety of metal identities: indeed, the genre has always been appreciated by a broad array of people from diverse social and cultural backgrounds, although it may not appear to be so within public space. Thus, as metal music aged and its many subgenres propagated all over the world, the fans? perspectives on gender, race, class, North/South relations, sexual identities or religious beliefs were questioned anew. http://www.francemetalstudies.org/call-for-papers/ -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Sat Sep 22 07:42:41 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 22 Sep 2018 07:42:41 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: Italian libretti in Vienna during the seventeenth and eighteenth centuries Message-ID: During the so-called Baroque era, the Habsburg emperors stimulated an extraordinary production of Italian texts for music, in terms of quantity and quality. For this reason Vienna was, for at least two centuries, a leading centre of music on Italian texts: drammi per musica and sepolcri, but also cantatas, oratori, serenate and rappresentazioni sacre. Librettists from all over Italy established their careers in Vienna and adapted their own styles to the local poetic and dramatic taste, with particular attention to the function their works were to achieve in the Viennese cultural and political context. Authors such as Niccolò Minato, Apostolo Zeno, Pietro Metastasio, and Lorenzo Da Ponte contributed to the establishment of the ideal grandeur that the Holy Roman emperors wanted to disseminate all over Europe, and through their poetic and dramaturgical choices they developed the public confirmation of the Habsburg power in both sacred and secular contexts. Thanks to a number of publications and critical editions devoted to the Italian librettists? works from the seventeenth century on, the attention towards the librettos has progressively increased. The International conference I libretti italiani a Vienna tra Sei e Settecento aims at stimulating and renewing the debate on this topic. The features and the functions of these literary and musical witnesses of the operatic Italian Viennese milieu will be at the core of the conference. We welcome proposals in every field related to the Viennese oriented libretto studies as individual papers (20 minutes long, with 10 minutes for discussion). Proposals must be submitted as a Word file (.pdf is not accepted), and must include the following information: ? paper title; ? abstract (max. 350 words) ? e-mail address; ? short bio (max. 150 words) The official languages of the conference are Italian, German and English. Proposals must be sent to the email address librettitaliani.ifr em univie.ac.atby 30 November, 2018, and will be evaluated before 20 December, 2018, at the latest (website https://romanistik.univie.ac.at/forschung/call-for-papers/call-for-papers-detail/news/i-libretti-italiani-a-vienna-tra-sei-e-settecento/ ). Accommodation costs, lunches and coffee breaks will be covered by the conference. Peer-reviewed contributions will be published by the Viennese Böhlau-Verlag, in a volume scheduled to appear in 2020. Committee: Prof. Alfred Noe Dr Adriana De Feo Dr Nicola Usula -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From mawoliveira em yahoo.com.br Mon Sep 24 21:50:58 2018 From: mawoliveira em yahoo.com.br (=?UTF-8?Q?M=C3=A1rio_Andr=C3=A9_Wanderley_Oliveira?=) Date: Mon, 24 Sep 2018 21:50:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Processo Seletivo - PPGMus/UFRN In-Reply-To: References: Message-ID: Caros(as) colegas, Estão abertas, até o dia *22 de outubro de 2018*, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Música do Rio Grande do Norte (PPGMus/UFRN). São 15 vagas para o Mestrado Acadêmico em Música, com entrada no primeiro semestre de 2019. As vagas serão distribuídas, de acordo com a disponibilidade dos(as) professores(as) orientadores(as), entre as duas linhas de pesquisa do Programa: 1) Processos e dimensões da formação em Música e 2) Processos e dimensões da produção artística. Para a Linha 1, poderão ser submetidos projetos sobre formação musical em diversos contextos, contemplando práticas e saberes relacionados ao ensino e aprendizagem da música na atualidade. Para a Linha 2, poderão ser submetidos projetos sobre a produção artística dos séculos XX e XXI, contemplando a criação musical, a técnica e a formação de intérpretes (Violoncelo, Piano, Regência, Composição, Música de Câmara, Violão, Violino, Percussão e/ou Bateria, Trompa ou Trompete). A seleção será realizada em duas etapas eliminatórias. Na Etapa I, serão analisados os pré-projetos de pesquisa e os currículos Lattes de todos(as) os(as) candidatos(as), bem como os materiais audiovisuais enviados pelos(as) candidatos(as) da Linha 2. Na Etapa II, os(as) candidatos(as) aprovados(as) na Etapa I realizarão as demais provas da seleção -- descritas detalhadamente no Edital (link) e no Manual do Candidato (link) . Segue o cronograma: CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO Período para inscrições 01/09/2018 a *22/10/2018* Publicação dos resultados da Etapa I 01/11/2018 Período para interpor recurso 01/11/2018 a 05/11/2018 Realização da Etapa II 26/11/2018 a 30/11/2018 Publicação dos resultados da Etapa II 05/12/2018 Período para interpor recurso 05/12/2018 a 07/12/2018 Homologação do resultado pelo Colegiado do PPGMus 11/12/2018 Republicação após homologação do colegiado 12/12/2018 Matrícula (online) 01 /02/2019 Início das aulas 11/02/2019 Mais informações no site: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto Por gentileza, ajudem-nos na divulgação. Saudações cordiais, Mário André W. Oliveira PPGMus/UFRN From cpalombini em gmail.com Mon Sep 24 23:54:39 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 24 Sep 2018 23:54:39 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] ARSC Research Grants Program 2019 Message-ID: The Outreach Committee of the Association for Recorded Sound Collections (ARSC) posts the following message. --- ARSC RESEARCH GRANTS PROGRAM --- --- APPLICATION DEADLINE: February 28, 2019 --- The ARSC Research Grants Program supports scholarship and publication in the fields of sound recording research and audio preservation. (This program is separate from the ARSC Preservation Grants Program, which encourages and supports the preservation of historically significant sound recordings of Western Art Music.) Project categories eligible for consideration include: discography, bibliography, historical studies of the sound recording industry and its products, and any other subject likely to increase the public's understanding and appreciation of the lasting importance of recorded sound. ARSC encourages applications from individuals whose research forms part of an academic program at the master's or doctoral level. ARSC members and non-members alike are eligible for grants in amounts up to $1000. Grant funds can be used to underwrite clerical, editorial, and travel expenses. Funds may not be used to purchase capital equipment or recordings, to create recordings (including field recordings), to perform operations on sound recordings, to reimburse applicants for work already performed, or to support projects that form part of a paid job. Grant recipients must submit documentation of their expenses before reimbursement. All grant funds must be disbursed within eighteen months of the grant award. Grant recipients are required to submit brief descriptions of their projects for publication by ARSC, and are encouraged to submit articles about their projects, for possible publication in the Newsletter or Journal. Research Grant Applications shall include: -- a summary of the project (one page maximum), with samples of the work, if possible; -- a budget covering the entire project, highlighting the expenses the ARSC Grant will cover (one page maximum); -- a curriculum vitae; and -- an indication of the prospects for publication or other public dissemination of the project results. Applications may be sent as an e-mail attachment to Grants Committee Chair Suzanne Flandreau: arscgrants em aol.com Applications must be received by February 28, 2019. The current Research Grant guidelines can be viewed at: http://www.arsc-audio.org/committees/researchgrants.html Questions about the Research Grants Program should be directed to Suzanne Flandreau at: arscgrants em aol.com The Association for Recorded Sound Collections is a nonprofit organization dedicated to the preservation and study of sound recordings -- in all genres of music and speech, in all formats, and from all periods. ARSC is unique in bringing together private individuals and institutional professionals -- everyone with a serious interest in recorded sound. -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From ptsalles em usp.br Tue Sep 25 18:18:02 2018 From: ptsalles em usp.br (Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles) Date: Tue, 25 Sep 2018 18:18:02 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?chamada_de_trabalhos_revistam=C3=BAsica?= =?utf-8?b?IChVU1Ap?= Message-ID: Prezadxs colegas da ANPPOM, Venho divulgar a chamada de trabalhos para o Dossiê temático: Bicentenário de Clara Schumann: a atuação e visibilidade da mulher na música latino-americana. Edição coordenada por Eliana Monteiro da Silva. revistamúsica, v. 19, n. 1 (julho de 2019) data-limite para envio de trabalhos: 19/05/2019. idiomas: português, espanhol ou inglês https://www.revistas.usp.br/revistamusica/about/submissions *No bicentenário de Clara Schumann (1819-2019), * *uma reflexão sobre a atuação e a visibilidade das mulheres no âmbito da música erudita latino-americana* Eliana Monteiro da Silva Editora convidada Clara Josephine Wieck, tornada Schumann pelo casamento com o compositor romântico Robert Schumann, foi das poucas crianc?as-prodi?gio que asseguraram fama e reconhecimento como virtuosas do piano por toda a vida. Como compositora, porém, sua atuação não alcançou as mesmas proporções, apesar de suas peças terem agradado não somente ao público, mas, também, a grandes mestres de seu tempo ? como Félix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Franz Liszt e Johannes Brahms, além de seu próprio marido [1] <#_ftn1>. A insegurança relatada em seus diários, aliada à necessidade de se sustentar e aos filhos após a viuvez - o que fazia com os rendimentos dos concertos e não com a venda de suas partituras - explicam, em parte, o pequeno número de composições de seu catálogo[2] <#_ftn2>. Mas estas não são as principais causas do desencorajamento que inibe, ainda no século XXI, as mulheres de adentrar o ramo da composição na chamada música clássica ou erudita: a ausência de registro sobre a contribuição da maioria delas ao repertório ocidental, seja em publicações, em gravações ou em apresentações ao vivo, faz com que a composição feita por mulheres fique restrita aos eventos temáticos, que raramente ultrapassam o mês de março, dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Sendo assim, a escassez de modelos incide sobre as sucessivas gerações, transformando a profissionalização da compositora num ato quase heroico e de pura militância. Entretanto, elas persistem. A composição não é a única vertente em que as mulheres não se veem representadas e estimuladas a se profissionalizar no campo musical. Da docência universitária à regência, principalmente instrumental, é visível o restrito número de musicistas do gênero feminino, embora tenha aumentado nas últimas décadas. Na América Latina, o preconceito contra mulheres em esferas de poder tende a ser maior, devido, por um lado, à presença de religiões de cunho patriarcal, que defendem a imagem da mulher como ?modelo primordial da humanidade?[3] <#_ftn3>, cuja pureza não deve ser contaminada por ambições fora da esfera doméstica e privada, e, por outro, pelo colonialismo - que, em si, pressupõe hierarquias e protecionismos não só de gênero como também de raça e classe. Vale dizer que, já em 1987, a França lançava programas de inserção de mulheres na formação profissional e no emprego (ORTIZ, *apud *MANASSEIN, 1995, p. 149)[4] <#_ftn4>, fato praticamente ignorado pelos países do nosso continente. Inspirada pelo bicentenário de Clara Schumann, por pesquisas como a realizada por Ashley Fure em 2016 para comemorar os 70 anos dos Cursos de Férias de Darmstadt, na Alemanha - em que foi quantificada a presença de mulheres em diversas áreas do evento nas edições anuais[5] <#_ftn5> -, por encontros temáticos como ?Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13º Women?s Worlds Congress? (2017), ?III Coloquio Ibermúsicas sobre investigación musical: Música y mujer en Iberoamerica? (2017), ?Simpósio A produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas a partir de uma perspectiva decolonial? (ANPPOM, 2018), entre outros, bem como pela atuação de grupos militantes pela maior visibilidade da mulher na música, tais como rede ?Sonora - músicas e feminismos?, ?Asociación mujeres en la música?, ?Feminoise Latinoamérica?, para citar alguns, a *Revista Música* convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para um dossiê sobre conquistas e dificuldades da mulher na música de concerto da América Latina, estendendo-se às demais formas de apresentação como arte sonora, música eletroacústica, instalações e outras vertentes. Serão bem vindas reflexões sobre aspectos específicos do protagonismo da mulher nos diversos níveis do ensino de música, entre os quais sugerimos: 1) a presença de obras compostas por mulheres em programas e repertórios de conjuntos estáveis como coros e orquestras; 2) estudos qualitativos e quantitativos sobre a produção musical de mulheres em contextos determinados; 3) análises musicais de suas composições; 4) estilos mais atraentes ao gênero feminino; 5) atuação das mulheres no registro musicológico de suas pares; 6) mulheres musicistas no contexto racial e social; 8) outros desdobramentos do tema principal. O recorte no panorama da América Latina contribui também para o maior conhecimento da realidade musical e cultural de nossos vizinhos e companheiros de história. Com esta iniciativa, a *Revista Música* se abre ainda mais à diversidade e pluralidade que compõe a cultura ocidental, em especial a latino-americana. Uma musicologia que ignora a produção de mulheres em tantos países pode apenas apresentar uma versão parcial de sua história e de seu patrimônio cultural, o que, a duzentos anos do nascimento de Clara Schumann, é no mínimo inaceitável. BIBLIOGRAFIA MONTEIRO DA SILVA, Eliana Maria de Almeida. *Clara Schumann: compositora x mulher de compositor.* Dissertação (Mestrado), 2008. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-234006/pt-br.php. Acesso em 13/9/2018. MONTEIRO DA SILVA, Eliana. Música erudita e cognição social: assim se cria um patrimônio universal. In: Rio de Janeiro: *Anais do VI SIMCAM*, 2010. pp. 567 a 579. ______. *Clara Schumann: compositora x mulher de compositor. *São Paulo: Ficções Editora, 2011. ______. Menina não entra? Reflexões sobre a hegemonia masculina na música erudita ocidental. *In: Anais Eletrônicos do 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. *2017. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=605. Acesso em 13/9/2018. ORTIZ, Laure. Antilogie de l?égalité des chances. *In: *MANASSEIN, Michel (Dir.). *De **l?égalité des sexes. *Paris: Centre National de Documentation Pédagogique, 1995. pp. 147 a 166. ------------------------------ [1] <#_ftnref1> MONTEIRO DA SILVA, 2008, p. 9. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-234006/pt-br.php. Acesso em 13/9/2018. [2] <#_ftnref2> Clara é autora de 24 opus e algumas peças sem numeração. Para mais detalhes, vide MONTEIRO DA SILVA, 2011, pp. 62 a 65. [3] <#_ftnref3> ROUSSEAU, *apud *MONTEIRO DA SILVA, 2010, p. 569. [4] <#_ftnref4> ?Sous l?impulsion du secrétariat d?État aux Droits des femmes, de nombreux programmes ont été engagés, eux aussi à la charnière de la formation et de l?emploi : programme expérimental d?insertion (7.000 femmes concernées en 1987), programmes locaux d?insertion pour les femmes adultes de petit niveau de qualification, actions de formation pour les mères isolées, bilan-formation pour les mères de familie, opérations pilotes d?insertion des femmes dans les grands chantiers, comme en Savoie, à l?occasion des Jeux Olympiques d?Albertville ». [5] <#_ftnref5> ?Em 2016, o Curso de Férias de Darmstadt, na Alemanha, fez um movimento para avaliar os 70 anos de atividade do evento anual que participou da mudança de paradigmas da música erudita no período pós Segunda Guerra Mundial. Com apoio do Goethe Institute, arquivos dos cursos foram examinados em busca daquilo que *não constava* das edições dos mesmos ? e não do que efetivamente constava. De olho nas estatísticas, Ashley Fure montou uma tabela comparativa entre homens e mulheres segundo os itens composições apresentadas, autores participantes, professores convidados e prêmios oferecidos. E constatou o que já imaginava: entre os anos 1946 e 2014 apenas 7% das composições apresentadas eram da autoria de mulheres ? 334 contra 4.750. Mesmo entre os compositores mais tocados e suas colegas mais frequentes havia uma discrepância enorme. Enquanto John Cage teve 88 obras apresentadas, Younghi Pagh-Paan teve 18? (MONTEIRO DA SILVA, 2017). *Paulo de Tarso Salles* Professor Associado *Departamento de Música ECA/USP* http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ *Editor da Revista Música (USP)* https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 From ms.eliana em usp.br Tue Sep 25 20:12:19 2018 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Tue, 25 Sep 2018 20:12:19 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?chamada_de_trabalhos_revistam=C3=BAsica?= =?utf-8?b?IChVU1Ap?= In-Reply-To: References: Message-ID: Uma verdadeira honra participar da edição da Revista Música com este dossiê temático! Obrigada Paulo de Tarso pelo convite! Reforço aqui a necessidade de publicarmos artigos sobre as mais diversas formas de contribuição das mulheres à música latino-americana! Mãos à obra colegas, vai ser uma linda edição! Grande abraço Eliana Em ter, 25 de set de 2018 às 18:18, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles < ptsalles em usp.br> escreveu: > Prezadxs colegas da ANPPOM, > > Venho divulgar a chamada de trabalhos para o Dossiê temático: Bicentenário > de Clara Schumann: a atuação e visibilidade da mulher na música > latino-americana. Edição coordenada por Eliana Monteiro da Silva. > > revistamúsica, v. 19, n. 1 (julho de 2019) > data-limite para envio de trabalhos: 19/05/2019. > idiomas: português, espanhol ou inglês > https://www.revistas.usp.br/revistamusica/about/submissions > > *No bicentenário de Clara Schumann (1819-2019), * > > *uma reflexão sobre a atuação e a visibilidade das mulheres no âmbito da > música erudita latino-americana* > > > > Eliana Monteiro da Silva > > Editora convidada > > Clara Josephine Wieck, tornada Schumann pelo casamento com o > compositor romântico Robert Schumann, foi das poucas crianc?as-prodi?gio > que asseguraram fama e reconhecimento como virtuosas do piano por toda a > vida. Como compositora, porém, sua atuação não alcançou as mesmas > proporções, apesar de suas peças terem agradado não somente ao público, > mas, também, a grandes mestres de seu tempo ? como Félix Mendelssohn, > Frédéric Chopin, Franz Liszt e Johannes Brahms, além de seu próprio marido > [1] <#_ftn1>. A insegurança relatada em seus diários, aliada à necessidade > de se sustentar e aos filhos após a viuvez - o que fazia com os rendimentos > dos concertos e não com a venda de suas partituras - explicam, em parte, o > pequeno número de composições de seu catálogo[2] <#_ftn2>. Mas estas não > são as principais causas do desencorajamento que inibe, ainda no século > XXI, as mulheres de adentrar o ramo da composição na chamada música > clássica ou erudita: a ausência de registro sobre a contribuição da maioria > delas ao repertório ocidental, seja em publicações, em gravações ou em > apresentações ao vivo, faz com que a composição feita por mulheres fique > restrita aos eventos temáticos, que raramente ultrapassam o mês de março, > dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Sendo assim, a escassez de modelos > incide sobre as sucessivas gerações, transformando a profissionalização da > compositora num ato quase heroico e de pura militância. Entretanto, elas > persistem. > > A composição não é a única vertente em que as mulheres não se > veem representadas e estimuladas a se profissionalizar no campo musical. Da > docência universitária à regência, principalmente instrumental, é visível o > restrito número de musicistas do gênero feminino, embora tenha aumentado > nas últimas décadas. Na América Latina, o preconceito contra mulheres em > esferas de poder tende a ser maior, devido, por um lado, à presença de > religiões de cunho patriarcal, que defendem a imagem da mulher como ?modelo > primordial da humanidade?[3] <#_ftn3>, cuja pureza não deve ser contaminada > por ambições fora da esfera doméstica e privada, e, por outro, pelo > colonialismo - que, em si, pressupõe hierarquias e protecionismos não só de > gênero como também de raça e classe. Vale dizer que, já em 1987, a França > lançava programas de inserção de mulheres na formação profissional e no > emprego (ORTIZ, *apud *MANASSEIN, 1995, p. 149)[4] <#_ftn4>, fato > praticamente ignorado pelos países do nosso continente. > > Inspirada pelo bicentenário de Clara Schumann, por pesquisas > como a realizada por Ashley Fure em 2016 para comemorar os 70 anos dos > Cursos > de Férias de Darmstadt, na Alemanha - em que foi quantificada a presença de > mulheres em diversas áreas do evento nas edições anuais[5] <#_ftn5> -, por > encontros temáticos como ?Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13º > Women?s Worlds Congress? (2017), ?III Coloquio Ibermúsicas sobre > investigación musical: Música y mujer en Iberoamerica? (2017), ?Simpósio A > produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas > a partir de uma perspectiva decolonial? (ANPPOM, 2018), entre outros, bem > como pela atuação de grupos militantes pela maior visibilidade da mulher na > música, tais como rede ?Sonora - músicas e feminismos?, ?Asociación mujeres > en la música?, ?Feminoise Latinoamérica?, para citar alguns, a *Revista > Música* convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para um > dossiê sobre conquistas e dificuldades da mulher na música de concerto da > América Latina, estendendo-se às demais formas de apresentação como arte > sonora, música eletroacústica, instalações e outras vertentes. Serão bem > vindas reflexões sobre aspectos específicos do protagonismo da mulher nos > diversos níveis do ensino de música, entre os quais sugerimos: 1) a > presença de obras compostas por mulheres em programas e repertórios de > conjuntos estáveis como coros e orquestras; 2) estudos qualitativos e > quantitativos sobre a produção musical de mulheres em contextos > determinados; 3) análises musicais de suas composições; 4) estilos mais > atraentes ao gênero feminino; 5) atuação das mulheres no registro > musicológico de suas pares; 6) mulheres musicistas no contexto racial e > social; 8) outros desdobramentos do tema principal. O recorte no panorama > da América Latina contribui também para o maior conhecimento da realidade > musical e cultural de nossos vizinhos e companheiros de história. > > Com esta iniciativa, a *Revista Música* se abre ainda mais à > diversidade e pluralidade que compõe a cultura ocidental, em especial a > latino-americana. Uma musicologia que ignora a produção de mulheres em > tantos países pode apenas apresentar uma versão parcial de sua história e > de seu patrimônio cultural, o que, a duzentos anos do nascimento de Clara > Schumann, é no mínimo inaceitável. > > > > BIBLIOGRAFIA > > MONTEIRO DA SILVA, Eliana Maria de Almeida. *Clara Schumann: compositora x > mulher de compositor.* Dissertação (Mestrado), 2008. São Paulo: > Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: > > http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-234006/pt-br.php > . > Acesso em 13/9/2018. > > MONTEIRO DA SILVA, Eliana. Música erudita e cognição social: assim se cria > um patrimônio universal. In: Rio de Janeiro: *Anais do VI SIMCAM*, 2010. > pp. 567 a 579. > > ______. *Clara Schumann: compositora x mulher de compositor. *São Paulo: > Ficções Editora, 2011. > > ______. Menina não entra? Reflexões sobre a hegemonia masculina na música > erudita ocidental. *In: Anais Eletrônicos do 13º Mundos de Mulheres & > Fazendo Gênero 11. *2017. Disponível em: > http://www.fazendogenero.ufsc.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=605. Acesso em > 13/9/2018. > > ORTIZ, Laure. Antilogie de l?égalité des chances. *In: *MANASSEIN, Michel > (Dir.). *De **l?égalité des sexes. *Paris: Centre National de Documentation > Pédagogique, 1995. pp. 147 a 166. > > ------------------------------ > > [1] <#_ftnref1> MONTEIRO DA SILVA, 2008, p. 9. Disponível em: > > http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-234006/pt-br.php > . > Acesso em 13/9/2018. > > [2] <#_ftnref2> Clara é autora de 24 opus e algumas peças sem numeração. > Para mais detalhes, vide MONTEIRO DA SILVA, 2011, pp. 62 a 65. > > [3] <#_ftnref3> ROUSSEAU, *apud *MONTEIRO DA SILVA, 2010, p. 569. > > [4] <#_ftnref4> ?Sous l?impulsion du secrétariat d?État aux Droits des > femmes, de nombreux programmes ont été engagés, eux aussi à la charnière de > la formation et de l?emploi : programme expérimental d?insertion (7.000 > femmes concernées en 1987), programmes locaux d?insertion pour les femmes > adultes de petit niveau de qualification, actions de formation pour les > mères isolées, bilan-formation pour les mères de familie, opérations > pilotes d?insertion des femmes dans les grands chantiers, comme en Savoie, > à l?occasion des Jeux Olympiques d?Albertville ». > > [5] <#_ftnref5> ?Em 2016, o Curso de Férias de Darmstadt, na Alemanha, fez > um movimento para avaliar os 70 anos de atividade do evento anual que > participou da mudança de paradigmas da música erudita no período pós > Segunda Guerra Mundial. Com apoio do Goethe Institute, arquivos dos cursos > foram examinados em busca daquilo que *não constava* das edições dos mesmos > ? e não do que efetivamente constava. De olho nas estatísticas, Ashley Fure > montou uma tabela comparativa entre homens e mulheres segundo os itens > composições apresentadas, autores participantes, professores convidados e > prêmios oferecidos. E constatou o que já imaginava: entre os anos 1946 e > 2014 apenas 7% das composições apresentadas eram da autoria de mulheres ? > 334 contra 4.750. Mesmo entre os compositores mais tocados e suas colegas > mais frequentes havia uma discrepância enorme. Enquanto John Cage teve 88 > obras apresentadas, Younghi Pagh-Paan teve 18? (MONTEIRO DA SILVA, 2017). > > > *Paulo de Tarso Salles* > Professor Associado > *Departamento de Música ECA/USP* > http://www3.eca.usp.br/?q=node/230 > *Coordenador do Simpósio Villa-Lobos (USP)* > http://9qtrmpbsu2v.webhostusp.sti.usp.br/ > *Editor da Revista Música (USP)* > https://www.revistas.usp.br/revistamusica/issue/view/9223 > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte ? Não são > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS. > From jamannis em unicamp.br Wed Sep 26 20:32:25 2018 From: jamannis em unicamp.br (=?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Augusto_Mannis?=) Date: Wed, 26 Sep 2018 20:32:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] USO IMPROPRIO Message-ID: Aberta a convocatória para comunicações e proposições artísticas da nova edição do Seminário Uso Impróprio [image: UI 2018 - Imagem Chamada para Trabalhos.png] USO IMPRÓPRIO Seminário em Estudos Contemporâneos das Artes - UFF 11 a 13 de dezembro 2018 Museu de Arte Contemporânea de Niterói *Prezados, * *O Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF) abre sua chamada de trabalhos para o Seminário Uso Impróprio que ocorrerá em dezembro.* *Na contramão de um uso pretensamente responsável de meios e modos de produção da arte, autorizado e orientado por êxitos passados, irrompe um outro uso, impertinente, inconveniente, impróprio. Dele disparam linhas de fuga para além das margens do uso apropriado, transgredindo seus protocolos por considerá-los portadores insuficientes de questões estéticas e éticas que lhes desafiam. São gritos, urros que distorcem o sinal puro da convenção em ruído bruto, despejando de forma violenta e inconveniente cargas de energia e signos que o uso "apropriado" dos meios de expressão artística não dão mais conta de transmitir.* *Em torno desses gritos e urros, uma enorme gama de projetos, proposições, reflexões e obras vêm se articulando na construção de novos cenários para as artes em articulação com o campo social. O USO IMPRÓPRIO: Seminário em Estudos Contemporâneos das Artes - 2018 se propõe a acolher e a estimular essas proposições e reflexões como parte ativa de um processo vigoroso de debates no tempo presente.* *O Comitê Artístico e Científico receberá comunicações de trabalhos (artigos e relatos de pesquisa) e proposições artísticas de todo o país. As **inscrições poderão ser enviadas até o dia 22 de outubro.* *A convocatória nacional está disponível no site: https://usoimproprio.wixsite.com/usoimproprio2018 * *Comissão Organizadora* *Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - PPGCA* *Universidade Federal Fluminense - UFF* *VISITE:* *Site PPGCA/UFF - **http://www.artes.uff.br/ * *Site Seminário Uso Impróprio - **https://usoimproprio.wixsite.com/usoimproprio2018 * From marcosholler em yahoo.com.br Thu Sep 27 08:24:57 2018 From: marcosholler em yahoo.com.br (Marcos Holler) Date: Thu, 27 Sep 2018 11:24:57 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Pesquisa_em_M=C3=BAsica_no_Brasil_-_vol?= =?utf-8?b?LiA3?= References: <656672147.240152.1538047497396.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <656672147.240152.1538047497396@mail.yahoo.com> Prezad em s membros da lista, Informo que acaba de ser publicado mais um volume da série Pesquisa em Música no Brasil, com o título Aplicações em Música Ubíqua, organizado por Damián Keller e Maria Helena de Lima. Uma breve descrição da obra está transcrita abaixo, e o texto completo pode ser acessado na Plataforma de Publicações da ANPPOM (http://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb).Boa leitura a todos! Abçs Marcos Holler Aplicações em Música Ubíqua Como novo campo de pesquisa multidisciplinar, a música ubíqua (ubimus) trata de aspectos da criatividade que, especialmente nos últimos anos, têm gerado comportamentos e demandas com impacto intenso nas dimensões sociais e humanas das práticas artísticas. A pesquisa em música ubíqua está fortemente vinculada aos avanços teóricos de modelagem dos processos criativos e aos avanços metodológicos no suporte a manifestações criativas em condições adversas para a criação musical. Dessa forma, a música ubíqua vai além das questões técnicas, e portanto não constitui um fenômeno limitado à tecnologia. O volume Aplicações em Música Ubíqua dá destaque para três aspectos da iniciativa ubimus: 1. a formulação e a validação de modelos do fazer criativo, baseados em cognição ecológica; 2. o desenvolvimento de estratégias de suporte material e social para viabilizar as manifestações musicais cotidianas aplicando as perspectivas centradas em fatores humanos; 3. a aplicação de técnicas de design de interação na procura de soluções para o suporte à criatividade em condições adversas para o fazer musical.Diversas facetas e abordagens vêm ampliando os campos de ação em ubimus. Uma dessas abordagens constitui a investigação de formas sociais de fazer música por não músicos, incluindo as modalidades de ouvir e compartilhar, visando a transformação dos consumidores em produtores ativos de conteúdo musical. Com o intuito de ampliar a abrangência das práticas musicais, a proposta ubimus visa: 1. Maior disponibilidade para as atividades criativas ? o suporte tecnológico fornecido pela infraestrutura pervasiva permite fazer música em qualquer lugar. 2. Novas oportunidades para exercer a criatividade a qualquer hora: assim como os espaços, os tempos se ampliam através de técnicas de suporte assíncrono e através da troca via comunidades de prática. 3. Aumento do potencial criativo, independentemente do seu conhecimento, motricidade, formação ou idade, qualquer pessoa pode ter acesso à criação musical (e em pesquisas recentes, também atenta-se para o engajamento criativo, impulsionando aspectos relacionados ao bem-estar nos contextos cotidianos).Aplicações em Música Ubíqua traz resultados recentes da pesquisa ubimus com foco em quatro áreas: 1. Desenvolvimento do suporte para as práticas criativas; 2. Aplicações em contextos educacionais; 3. Aplicações em contextos cotidianos; 4. Aplicações em contextos artísticos. O volume constitui uma contribuição significativa para um campo em rápida expansão. From ana.carol.couto em gmail.com Thu Sep 27 09:06:07 2018 From: ana.carol.couto em gmail.com (Carolina Couto) Date: Thu, 27 Sep 2018 09:06:07 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Saberes_em_Pauta_-_3=C2=BA_v=C3=ADdeo?= Message-ID: Olá a todos, bom dia! Escrevo para divulgar nosso 3º vídeo do canal Saberes em Pauta. Aqui segue o link:https://www.youtube.com/watch?v=6cFKrXMacxI O vídeo #3 apresenta as ideias de Ben Kotzee sobre o uso da expertise como critério para auxiliar a elaboração de currículos profissionais. O canal, para quem não conhece, é um projeto de Extensão desenvolvido no Departamento de Música da Ufpe, que tem por objetivo divulgar a literatura produzida por diversas áreas sobre conhecimentos e suas diferentes epistemes. Ele pode se tornar um espaço pra gente que é da música refletir e discutir sobre nossos currículos, nossas práticas e nossos processos de ensino e aprendizagem. Quem desejar saber mais e ter acesso aos textos que serão trabalhados, escreva para o email do projeto: saberesempautaufpe em gmail.com Abraços! Ana Carolina Couto -- Depto de Música Universidade Federal de Pernambuco (81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp From cpalombini em gmail.com Thu Sep 27 10:07:59 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 27 Sep 2018 10:07:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] ARSC Conference 2019: Portland, Oregon, May 8-11, 2019 Message-ID: The Outreach Committee of the Association for Recorded Sound Collections (ARSC) posts the following message. --- SAVE THE DATES: 2019 ARSC CONFERENCE, PORTLAND, OREGON --- The 53rd annual ARSC Conference will be held May 8-11, 2019, in Portland, Oregon. The conference programs will take place at The Benson Hotel, an historic hotel in downtown Portland, which is within striking distance of several of the city's many record stores and Powell's City of Books. Join us for presentations on sound recording topics, including recording artists, record labels, radio, recording technologies, record collecting, audio archives, copyright issues, and preservation practices. The conference will include a pre-conference workshop and offer affordable, one-day registrations. Have expertise in record collecting or the recorded sound of the region? Consider presenting! More information will be posted at: http://www.arsc-audio.org/conference.html Questions regarding the conference should be directed to Brenda Nelson-Strauss, ARSC Conference Manager, at bnelsons em indiana.edu The Association for Recorded Sound Collections is a nonprofit organization dedicated to the preservation and study of sound recordings -- in all genres of music and speech, in all formats, and from all periods. ARSC is unique in bringing together private individuals and institutional professionals -- everyone with a serious interest in recorded sound. -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From cpalombini em gmail.com Sun Sep 30 19:09:31 2018 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sun, 30 Sep 2018 19:09:31 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] CFP: Music and Democracy: beyond Metaphors and Idealization Message-ID: CALL FOR PAPERS Music and Democracy: beyond Metaphors and Idealization 21 June 2019 University of Huddersfield Convened by Igor Contreras Zubillaga (British Academy Postdoctoral Fellow, University of Huddersfield) and Robert Adlington (University of Huddersfield) Keynote speaker: Esteban Buch (CRAL/EHESS, Paris) Democracy has been and ideal for musicians throughout the twentieth century and into the twenty-first. Musicians working in fields including modern composition, jazz, improvisation, orchestral social inclusion projects, and online networked performance have been drawn to democracy as a metaphor and ideal for legitimising their practice. How are we to understand such appeals to the concept of democracy, in the musical field? Although the concept of democracy tends spontaneously to arouse approval and adherence, consideration should be given to the great diversity of uses that have been made of it (and continue to be made nowadays), the multiplicity of forms of democracy, and the historicity of democratic systems. These complex facets of democracy became especially apparent in the political context of transition to democracy after an authoritarian regime, leading to a struggle between different ?ideas? of democracy. Therefore, a careful scrutiny of what ?democratic? means and a close analysis of the relations being produced, for whom, and why, seem necessary in each particular case. Building upon the conference ?Finding Democracy in Music?, held at the University of Huddersfield in September 2017, this study day ? the first one of a series of three ? aims to interrogate what Georgina Born has termed ?the experimental and novel socialities, imagined communities and social and institutional conditions summoned into being? by ?democratic? forms of music-making. What is the nature of a ?democratic ideal? in music (or art-making more widely)? What is achieved, politically, by rethinking the way in which music is made? When does such rethinking affect the wider domain of social relations, and when does it not? If democratic music-making can help with the wider democratisation of social life, how does it do so? When and how is ?democratic? music more than just a metaphor? We invite proposals from scholars working in any discipline for papers exploring these and related questions in relation to any musical practice. Papers will be 30-minutes in length with 15 minutes of discussion time, to enable the fullest exchange. Please submit proposals (250-300 words) to I.ContrerasZubillaga(at)hud.ac.ukby the deadline Thursday 31 January 2019. The programme will be announced in early March. https://musicdemocracystudydays.wordpress.com -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) professor de musicologia ufmg professor permanente ppgm-unirio From davidonato em gmail.com Sun Sep 30 20:03:50 2018 From: davidonato em gmail.com (Davi Donato) Date: Sun, 30 Sep 2018 20:03:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Deadline Extended - Sonologia 2019: I/O - Call for abstracts Message-ID: Dear colleagues, The deadline for abstract submissions to Sonologia 2019: I/O ? International Conference on Sound Studies has been extended to November 1st, 2018. The conference will take place between April 9-12, 2019 at São Paulo, Brazil. Confirmed keynote speakers are Jonathan Sterne (McGill University) and Susan Campos-Fonseca (Universidad de Costa Rica). More information: http://www2.eca.usp.br/sonologia/2019/ Best regards, Davi Donato Organizing Committee ? Sonologia 2019 ? NuSom-USP