[ANPPOM-Lista] <Revista Argentina de Musicología>

Carlos Sandroni carlos.sandroni em gmail.com
Seg Set 10 09:07:44 BRT 2018

Bom dia colegas,
Repasso mensagem recebida pela lista da IASPM-América Latina. Está no ar o
novo número da *Revista Argentina de Musicología*. A mensagem e o link
seguem abaixo.
Além de oito artigos interessantes, a revista apresenta três resenhas.
Não me lembro de ter visto nenhum número de revista acadêmica brasileira de
música com três ou mais resenhas. Me corrijam se eu estiver errado. Quando
editei a *Claves*, do PPGM-UFPB, publiquei, infelizmente, só duas resenhas
em cada um dos dois números (2013 e 2014).
Três resenhas para oito artigos é uma proporção decente.
A *the world of music (new series)*, no dossiê consagrado a
"Ethnomusicology in Brazil"  (vol.5, 2016, 1), escora *doze* resenhas para
sete artigos. Não é nada de excepcional em revistas acadêmicas consagradas.
Seria muito bom encontrar isso numa revista acadêmica brasileira de música.
Mas pelo menos três resenhas por número, francamente, acho que é algo que
somos capazes de fazer. Não pontua na Capes, mas mostra que existe um campo
acadêmico que discute ideias.
Em tempo: uma das resenhas publicadas por nossos colegas argentinos é
de *Sonido
y sentido: otra historia de la música*, a tradução castelhana do livro de
Wisnik.
Saudações,
Carlos