From luciana.cqsouza em ufpe.br Mon Dec 16 09:14:48 2024 From: luciana.cqsouza em ufpe.br (LUCIANA CAMARA QUEIROZ DE SOUZA) Date: Mon, 16 Dec 2024 09:14:48 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] PRORROGADA Chamada II EMUFPE Message-ID: Prezadas, prezados, bom dia! Prorrogamos até o dia 22 de dezembro de 2024 a chamada de trabalhos para o II Encontro de Musicologia da UFPE O Departamento de Música (DeMus) e o Programa de Pós-graduação em Música (PPGMúsica) da UFPE convidam pesquisadoras e pesquisadores a enviar propostas para a segunda edição do EMUFPE, a ser realizado de 21 a 23 de maio de 2025 *em formato híbrido.* O tema do encontro será: As músicas do/no Nordeste brasileiro - manifestações e diálogos inter-regionais Com este tema procuramos ampliar e aprofundar os diversos níveis de diálogo e interação entre as mais diversas manifestações musicais do/no Nordeste brasileiro com outras regiões do Brasil e do mundo. Listamos abaixo alguns tópicos relacionados ao tema. A lista não é definitiva, serve para dar uma ideia de propostas possíveis. - Músicas/manifestações musicais de artistas nordestinos dentro e fora do Nordeste - Músicas/manifestações musicais de diferentes origens encontradas no Nordeste - Gêneros/ritmos/manifestações musicais tradicionalmente associadas ao Nordeste e sua presença em outras partes do Brasil e do mundo - Instrumentos musicais e suas relações com o Nordeste - Arquivos musicais nordestinos e seus (possíveis) diálogos com arquivos fora do Nordeste - Pesquisas em música de fora do (ou alheias ao) Nordeste que permitam interações com os processos de investigação acadêmica nordestinos - Reflexões sobre o desequilíbrio quantitativo entre os processos de investigação musicológica no Brasil, sobretudo se comparados às ações operadas nas regiões Norte e Nordeste - O trabalho do Pe. Jaime Cavalcanti Diniz e suas consequências para pesquisas futuras Para ver a chamada completa e submeter um resumo acesse: https://indico.cern.ch/e/IIEMUFPE Com um abraço, Luciana Câmara Comissão Organizadora do II EMUFPE Luciana Câmara Cravista, musicóloga Professora de cravo e baixo contínuo Departamento de Música - UFPE Avenida da Arquitetura, S/n - Campus Universitário Recife - Pernambuco - Brasil CEP 50740-550 From ediassuncao em hotmail.com Tue Dec 17 14:07:39 2024 From: ediassuncao em hotmail.com (Edilson Rocha) Date: Tue, 17 Dec 2024 17:07:39 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?iso-8859-1?q?Edital_Professor_Visitante_-_Educa?= =?iso-8859-1?q?=E7=E3o_Musical_-_UFSJ?= Message-ID: Saudações caros todos/as Está em andamento o edital para Prof. Doutor Visitante para o curso de Pós-graduação/graduação em Música da UFSJ na área de Educação Musical. Inscrições de 13/01 a 07/02/2025 O edital se encontra na página de concursos da UFSJ, CTAN - PSV 001/2024 Atenciosamente From guisauer em gmail.com Fri Dec 20 13:46:29 2024 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Fri, 20 Dec 2024 13:46:29 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CHAMADA_DE_TRABALHOS_-_Revista_ORFEU_-_?= =?utf-8?b?RG9zc2nDqiBNw5pTSUNBUyBERSBCT1JEQSAodi4xMCwgbi4yLCAyMDI1?= =?utf-8?q?=29?= In-Reply-To: References: Message-ID: Prezadas e prezados colegas, *A Revista ORFEU anuncia o lançamento da chamada de trabalhos para o Dossiê: Músicas de Borda ? Propostas para pensar a noção de centro e a periferia no campo da música contemporânea na academia , coordenado pelos editores convidados Daniel Quaranta (UNIRIO) e Flora Holderbaum (UDESC).* *Submissões até 30 de março de 2025.* _____________________________________ Convidamos pesquisadores/as e compositores/as a submeterem artigos para o nosso próximo dossiê, intitulado Músicas de Borda. Com o objetivo de criar um campo de pesquisa que mapeie e reflita sobre a produção de música experimental e eletroacústica latino-americana, e assim construir um acervo de bibliografias e materiais fonográficos disponíveis para as universidades, pretende-se promover uma integração regional e congregar visões e propostas artísticas que contribuam para reconstruir o olhar e a escuta sobre essas produções. Nesse sentido, esse dossiê forma parte de uma série de atividades que o grupo de pesquisa ?Música Contemporâneas de Bordas. Formas de habitar o tempo no sul global? vem desenvolvendo através da publicação do livro ?Seminários Dispersos em Criação Musical. Primeiras Conversas? (apoio Faperj, edital editoração 2023) e publicado em 2024. O conceito de "borda" abrange o concreto, o simbólico e o social. Pensar em termos de borda em sua dupla acepção é considerar a fronteira que é, evidentemente, uma borda, uma linha ou um muro que delimita e separa duas coisas. Mas "borda" também funciona no sentido metafórico do termo, ou seja, como algo que está, de alguma forma, afastado do centro. Veiculado como uma zona de indefinição, que pode ser tanto geográfica e física quanto simbólica, o ato de estar na borda é também estar em um lugar de potencial "desbordamento" ou transbordamento, de contágio, travessia e fronteira. A dimensão simbólica e histórica, assim como as condições materiais para sustentar certa estabilidade e senso comum, costumam estar atravessadas por algum tipo de disputa. As invasões começam pelas bordas e pelas fronteiras, mas também os intercâmbios e as conexões. ?Come-se pelas bordas? e a pele é a borda de contato com o outro. O lado de cá ou o lado de lá de uma borda está definido pela dinâmica de encontros, identificações e intercâmbios expressados; no caso da música, naquilo que chamamos de ?cena?. Uma borda nos define no sentido de lugar e ao mesmo tempo nos limita, mas, também nos contém. É aquilo que não é facilmente identificado e por diversas formas, é invisível e inaudível, todavia, se revela pelo contraste com o centro momentâneo, o modelo padrão e hegemônico. É algo que corta e separa territórios, línguas, pessoas e ideias, é também, limite de um tecido, de um bordado, algo que se afinca no concreto e no simbólico. Contornar a borda de uma pesquisa na composição experimental e eletroacústica na América Latina é tornar visíveis e audíveis compositoras e compositores em programas de concertos, bases de dados de pesquisa e currículos acadêmicos. Nesse sentido, o dossiê busca articular um transbordamento da realidade atual de escassez de repertório e referências históricas nesse campo, destacando a necessidade de sistematização e visibilidade dessas produções para incluir outras narrativas e enunciações nos espaços acadêmicos e culturais. A proposta também enfatiza o papel de intercâmbios culturais e a valorização da diversidade, enfrentando disparidades de gênero e representação. Este dossiê é um convite para repensar a noção de borda no mapeamento da produção musical experimental e eletroacústica no Brasil inserido em uma trama complexa de pensamento Latino-americano, propondo uma cartografia musical e acadêmica que inclua vozes e narrativas até então relegadas. Convidamos, então, autores e autoras a refletir sobre a criação de redes de colaboração, a promoção de espaços de formação, a valorização da produção artística na nossa região, através dos estudos de caso, cartografias, entrevistas com artistas, que busquem problematizar a criação e a análise musical neste campo e como a possibilidade de enunciação das minorias se manifestam as estruturas universitárias e culturais. __________________________________________________________________ *Diretrizes para autores(as)* *Além de artigos originais, incentiva-se também a submissão de traduções de textos-chave nas temáticas delineadas, desde que sejam providenciadas as devidas autorizações de publicação. Os trabalhos devem ter entre 6.000 e 12.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências. Podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português. As diretrizes para autores estão disponíveis no seguinte link: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions Pesquisadoras e pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad-hoc e a versão final do documento deverá seguir as orientações e comentários sugeridos no processo de revisão. Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê: 30 de março de 2025 Profa. Dra. Teresa Mateiro Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Editores da Revista ORFEU From guisauer em gmail.com Fri Dec 20 13:46:29 2024 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Fri, 20 Dec 2024 13:46:29 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?CHAMADA_DE_TRABALHOS_-_Revista_ORFEU_-_?= =?utf-8?b?RG9zc2nDqiBNw5pTSUNBUyBERSBCT1JEQSAodi4xMCwgbi4yLCAyMDI1?= =?utf-8?q?=29?= In-Reply-To: References: Message-ID: Prezadas e prezados colegas, *A Revista ORFEU anuncia o lançamento da chamada de trabalhos para o Dossiê: Músicas de Borda ? Propostas para pensar a noção de centro e a periferia no campo da música contemporânea na academia , coordenado pelos editores convidados Daniel Quaranta (UNIRIO) e Flora Holderbaum (UDESC).* *Submissões até 30 de março de 2025.* _____________________________________ Convidamos pesquisadores/as e compositores/as a submeterem artigos para o nosso próximo dossiê, intitulado Músicas de Borda. Com o objetivo de criar um campo de pesquisa que mapeie e reflita sobre a produção de música experimental e eletroacústica latino-americana, e assim construir um acervo de bibliografias e materiais fonográficos disponíveis para as universidades, pretende-se promover uma integração regional e congregar visões e propostas artísticas que contribuam para reconstruir o olhar e a escuta sobre essas produções. Nesse sentido, esse dossiê forma parte de uma série de atividades que o grupo de pesquisa ?Música Contemporâneas de Bordas. Formas de habitar o tempo no sul global? vem desenvolvendo através da publicação do livro ?Seminários Dispersos em Criação Musical. Primeiras Conversas? (apoio Faperj, edital editoração 2023) e publicado em 2024. O conceito de "borda" abrange o concreto, o simbólico e o social. Pensar em termos de borda em sua dupla acepção é considerar a fronteira que é, evidentemente, uma borda, uma linha ou um muro que delimita e separa duas coisas. Mas "borda" também funciona no sentido metafórico do termo, ou seja, como algo que está, de alguma forma, afastado do centro. Veiculado como uma zona de indefinição, que pode ser tanto geográfica e física quanto simbólica, o ato de estar na borda é também estar em um lugar de potencial "desbordamento" ou transbordamento, de contágio, travessia e fronteira. A dimensão simbólica e histórica, assim como as condições materiais para sustentar certa estabilidade e senso comum, costumam estar atravessadas por algum tipo de disputa. As invasões começam pelas bordas e pelas fronteiras, mas também os intercâmbios e as conexões. ?Come-se pelas bordas? e a pele é a borda de contato com o outro. O lado de cá ou o lado de lá de uma borda está definido pela dinâmica de encontros, identificações e intercâmbios expressados; no caso da música, naquilo que chamamos de ?cena?. Uma borda nos define no sentido de lugar e ao mesmo tempo nos limita, mas, também nos contém. É aquilo que não é facilmente identificado e por diversas formas, é invisível e inaudível, todavia, se revela pelo contraste com o centro momentâneo, o modelo padrão e hegemônico. É algo que corta e separa territórios, línguas, pessoas e ideias, é também, limite de um tecido, de um bordado, algo que se afinca no concreto e no simbólico. Contornar a borda de uma pesquisa na composição experimental e eletroacústica na América Latina é tornar visíveis e audíveis compositoras e compositores em programas de concertos, bases de dados de pesquisa e currículos acadêmicos. Nesse sentido, o dossiê busca articular um transbordamento da realidade atual de escassez de repertório e referências históricas nesse campo, destacando a necessidade de sistematização e visibilidade dessas produções para incluir outras narrativas e enunciações nos espaços acadêmicos e culturais. A proposta também enfatiza o papel de intercâmbios culturais e a valorização da diversidade, enfrentando disparidades de gênero e representação. Este dossiê é um convite para repensar a noção de borda no mapeamento da produção musical experimental e eletroacústica no Brasil inserido em uma trama complexa de pensamento Latino-americano, propondo uma cartografia musical e acadêmica que inclua vozes e narrativas até então relegadas. Convidamos, então, autores e autoras a refletir sobre a criação de redes de colaboração, a promoção de espaços de formação, a valorização da produção artística na nossa região, através dos estudos de caso, cartografias, entrevistas com artistas, que busquem problematizar a criação e a análise musical neste campo e como a possibilidade de enunciação das minorias se manifestam as estruturas universitárias e culturais. __________________________________________________________________ *Diretrizes para autores(as)* *Além de artigos originais, incentiva-se também a submissão de traduções de textos-chave nas temáticas delineadas, desde que sejam providenciadas as devidas autorizações de publicação. Os trabalhos devem ter entre 6.000 e 12.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências. Podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português. As diretrizes para autores estão disponíveis no seguinte link: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions Pesquisadoras e pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad-hoc e a versão final do documento deverá seguir as orientações e comentários sugeridos no processo de revisão. Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê: 30 de março de 2025 Profa. Dra. Teresa Mateiro Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros Editores da Revista ORFEU From vivibk em gmail.com Sat Dec 21 21:59:52 2024 From: vivibk em gmail.com (Viviane Beineke) Date: Sat, 21 Dec 2024 21:59:52 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Processo Seletivo PPGMUS/UDESC Message-ID: Aluno(a) Regular 2025 O Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) torna público o Edital de Seleção de alunos(as) regulares para os Cursos de MESTRADO e de DOUTORADO em MÚSICA, com ingresso em 2025/2. Estarão abertas, de 17 de fevereiro a 09 de março de 2025, as inscrições para preenchimento de até 10 vagas do Curso de Mestrado em Música e de até 10 vagas do Curso de Doutorado em Música, sendo 6 vagas para ações afirmativas no Mestrado e 6 vagas para ações afirmativas no Doutorado, nas seguintes linhas de pesquisa: (1) Educação Musical e (2) Musicologia e Processos Criativos. Maiores informações: https://www.udesc.br/ceart/ppgmus/processos_seletivos/2025 -- *Profa. Dra. Viviane Beineke* Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Departamento de Música - Centro de Artes Grupos de Pesquisa Inventa - Educação Musical e MusE - Música e Educação Bolsista PQ2 CNPQ lattes.cnpq.br/9045119393767806 http://udesc.academia.edu/VivianeBeineke *https://www.udesc.br/ceart/ppgmus * From mulhoa1 em gmail.com Sun Dec 29 15:31:34 2024 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Sun, 29 Dec 2024 15:31:34 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Popular Music in Brazil Message-ID: Carxs membros da ANPPOM Para quem quiser, o livro de bolso Popular Music in Brazil está disponível para download até 1º de janeiro. Tupinambá de Ulhôa, M., Marchi, L. D., & Pereira Torres Borges, R. (2024). *Popular Music in Brazil: Identity, Genres and Industry*. Cambridge: Cambridge University Press. https://www.cambridge.org/core/elements/popular-music-in-brazil/944FD0EA19C12E695D9DF9E33CA80B97?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=copy_link&utm_source=bookmark Feliz Ano Novo para todos! Abs, Mt Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications