From carlos.sandroni em gmail.com Mon Jul 1 14:10:54 2024 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Mon, 1 Jul 2024 14:10:54 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Acesso ao Oxford Music Online Message-ID: Olá colegas! Mais uma vez, não consigo acessar a Oxford Music Online (Grove) pelo Portal da Capes. Está assim de uns dias pra cá. Vocês estão conseguindo?? Abraços, Carlos -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From publicacoes em anppom.org.br Thu Jul 4 12:40:34 2024 From: publicacoes em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Diretoria_de_Publica=C3=A7=C3=B5es_ANPPOM?=) Date: Thu, 4 Jul 2024 12:40:34 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Lembrete_sobre_o_prazo_para_submiss?= =?utf-8?q?=C3=A3o_de_artigos_para_os_dossi=C3=AAs_tem=C3=A1ticos?= Message-ID: Caras e caros colegas, Esta mensagem é um lembrete de que a data final para envio de manuscritos para os dossiês temáticos da Anppom que estão com chamada aberta é 10/7/2024. Mande seu artigo e divulgue em suas redes: *Pedagogias, Estéticas e Vocalidades dos Cantos Populares Brasileiros *organizado pelos editores convidados Mateus Vinicius Corusse (FASM-SP), Regina Machado (Unicamp), Thais dos Guimarães Alvim Nunes (UFSCar) e Ricardo Lima (UFRN). Acesse a chamada completa: https://bit.ly/3VucIuo *?Ainda guardo renitente um velho cravo para mim??: a música no Brasil e em Portugal em tempos de ditadura e sua repercussão na atualidade*, organizado pelos editores convidados Guilhermina Lopes (CESEM - Universidade Nova de Lisboa), Fernando de Oliveira Magre (Faculdade de Música do Espírito Santo) e Ana Cláudia de Assis (Universidade Federal de Minas Gerais). Acesse a chamada completa: https://bit.ly/3IR6Wv6 Cordialmente, Mónica *Dra. Mónica Vermes* - Diretora de Publicações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - *Director of Publications* of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Opus: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/index - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From mulhoa em unirio.br Thu Jul 4 19:57:30 2024 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Thu, 4 Jul 2024 19:57:30 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Grove Music Online Message-ID: Prezado Carlos, Após meses sem conseguir via Chrome ou Microsoft Edge, conseguir o acesso usando o Firefox Mozila. Boa sorte, Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO - PROPAP +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://orcid.org/0000-0002-6886-1267 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From rafaeldasilvanoleto em gmail.com Thu Jul 4 19:04:06 2024 From: rafaeldasilvanoleto em gmail.com (Rafael Noleto) Date: Thu, 4 Jul 2024 19:04:06 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Edital_11/2024_-_Concurso_P=C3=BAblico_?= =?utf-8?q?UFPEL_-_Prof=2E_Efetivo_-_Bacharelados_em_M=C3=BAsica?= Message-ID: Prezados/as colegas, Segue em anexo o Edital nº 11/2024 referente a concurso público para professor/a efetivo/a na UFPEL. As vagas disponíveis são: - *Música* (Graduação em Licenciatura *ou* Bacharelado em Música *com* Doutorado em Música) - 1 vaga. 40h DE - *Composição Musical* (Graduação em Música *com* Doutorado em Composição Musical *ou* Processos Criativos *ou* Criação Musical *ou* Criação e Formação *ou* Criação Sonora) - 1 vaga. 40h DE. Ambas as vagas acima são para atuação nos Bacharelados em Música da UFPEL. Maiores detalhes no edital em anexo. Se possível, divulguem às possíveis pessoas interessadas. Obrigado. Atenciosamente, Prof. Dr. Rafael Noleto Cantor, Compositor, Professor e Antropólogo Ouça minhas canções no Spotify Currículo Lattes Docente do Bacharelado em Ciências Musicais (UFPEL) Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPEL) r afael.noleto em ufpel.edu.br From cpalombini em gmail.com Thu Jul 4 23:38:55 2024 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 4 Jul 2024 23:38:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Acesso ao Oxford Music Online In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Carlos! Como está? Só hoje vi sua mensagem, desculpe! Sim, tentei agora e está normal, nenhum problema de acesso. Abraço, Carlos Le lun. 1 juil. 2024 à 18:03, Carlos Sandroni a écrit : Olá colegas! > > Mais uma vez, não consigo acessar a Oxford Music Online (Grove) pelo Portal > da Capes. Está assim de uns dias pra cá. Vocês estão conseguindo?? > Abraços, > Carlos -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas museu nacional ufrj 2023?24 From guilherme_goldberg em hotmail.com Fri Jul 5 15:24:18 2024 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Fri, 5 Jul 2024 18:24:18 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?CFP_=96_VIII_Simp=F3sio_Internac?= =?windows-1252?q?ional_M=FAsica_e_Cr=EDtica_=96_PT_e_ES?= Message-ID: Caros e caras colegas, Conto com a sua colaboração na divulgação do VIII Simpósio Internacional Música e Crítica. O Centro de Artes da UFPel e o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anunciam a realização do VIII Simpósio Internacional Música e Crítica, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024, em formato presencial. No entanto, em virtude das consequências da catástrofe climática que se abateu sobre o Estado do Rio Grande do Sul, não estão descartadas eventuais participações virtuais. Neste ano, o objetivo é abordar o atual estado das pesquisas sobre ?música e/nos periódicos? no espaço ibero-americano. Para tal, o VIII Simpósio Internacional Música e Crítica planeja contar com os painéis do Grupo de Trabalho Música e Periódicos da Associação Regional para a América Latina e o Caribe, da Sociedade Internacional de Musicologia (GTMP-ARLAC/IMS), do Grupo Música y Prensa da Sociedade Española de Musicologia (SEdeM), e do Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CESEM ? FCSH/NOVA). Além destes grupos de pesquisa, convidamos pesquisadores e pesquisadoras independentes a enviarem trabalhos sobre temas de seus interesses, vinculados a pesquisas que utilizem periódicos como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros). Serão aceitas submissões na modalidade de comunicações orais. A data limite para o envio das propostas é o dia 15 de agosto de 2024, e devem ser enviadas pelo e-mail musicaecritica em gmail.com, com o assunto ?Submissão?. Não há taxa de inscrição. As submissões devem seguir o modelo encontrado em https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/normas-para-submissao/, de acordo com a seguinte orientação: * Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês. * Os trabalhos devem ser originais e inéditos. * As submissões podem ser individuais ou em * Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão para comunicações * As comunicações orais terão 20 minutos de exposição. Em breve, mais informações. __________ El Centro de Artes de la UFPel y el Grupo de Investigación Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anuncian la realización del VIII Simposio Internacional Música y Crítica, entre los días 29 y 31 de octubre de 2024, en formato presencial. Sin embargo, debido a las consecuencias de la catástrofe climática que se abate sobre el Estado do Rio Grande do Sul, no se descartan eventuales participaciones virtuales. Este año, el objetivo es abordar el estado actual de la investigación sobre ?música y/en publicaciones periódicas? en el espacio iberoamericano. Para ello, el VIII Simposio Internacional Música y Crítica planea contar con paneles del Grupo de Trabajo «Música y periódicos de la Asociación Regional para la América Latina y el Caribe» de la Sociedad Internacional de Musicologia (GTMP-ARLAC/IMS), del Grupo de Música y Prensa de la Sociedad Española de Musicología (SEdeM), y del Núcleo de Estudios en Música y Prensa del Centro de Estudios de Sociología y Estética Musical, de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanas de la Universidad Nova de Lisboa (CESEM ? FCSH/NOVA). Además de estos grupos de investigación, invitamos a investigadores e investigadoras a presentar trabajos sobre temas de interés vinculados al empleo de las publicaciones periódicas como fuente de análisis (revistas, periódicos, semanarios, entre otros). Se aceptarán presentaciones en modalidad de comunicación oral. La fecha límite para el envío de propuestas es el 15 de agosto de 2024, y deberán ser enviadas por correo electrónico a musicaecritica em gmail.com, con el asunto ?Envío?. No hay cuota de inscripción. Los envíos deben seguir el modelo que se encuentra disponible en https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/normas-para-submissao/, de acuerdo con las siguientes orientaciones: * Se aceptan los siguientes idiomas: portugués, español e inglés. * Los textos deben ser originales e inéditos. * Las propuestas pueden ser individuales o en coautoría. * Cada autor(a) podrá enviar una única propuesta de comunicación oral. * Las comunicaciones orales tendrán 20 minutos de exposición. Más información en breve. Atenciosamente, Guilherme Goldberg From guilherme_goldberg em hotmail.com Fri Jul 5 15:24:18 2024 From: guilherme_goldberg em hotmail.com (Guilherme Goldberg) Date: Fri, 5 Jul 2024 18:24:18 +0000 Subject: [ANPPOM-Lista] =?windows-1252?q?CFP_=96_VIII_Simp=F3sio_Internac?= =?windows-1252?q?ional_M=FAsica_e_Cr=EDtica_=96_PT_e_ES?= Message-ID: Caros e caras colegas, Conto com a sua colaboração na divulgação do VIII Simpósio Internacional Música e Crítica. O Centro de Artes da UFPel e o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anunciam a realização do VIII Simpósio Internacional Música e Crítica, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024, em formato presencial. No entanto, em virtude das consequências da catástrofe climática que se abateu sobre o Estado do Rio Grande do Sul, não estão descartadas eventuais participações virtuais. Neste ano, o objetivo é abordar o atual estado das pesquisas sobre ?música e/nos periódicos? no espaço ibero-americano. Para tal, o VIII Simpósio Internacional Música e Crítica planeja contar com os painéis do Grupo de Trabalho Música e Periódicos da Associação Regional para a América Latina e o Caribe, da Sociedade Internacional de Musicologia (GTMP-ARLAC/IMS), do Grupo Música y Prensa da Sociedade Española de Musicologia (SEdeM), e do Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CESEM ? FCSH/NOVA). Além destes grupos de pesquisa, convidamos pesquisadores e pesquisadoras independentes a enviarem trabalhos sobre temas de seus interesses, vinculados a pesquisas que utilizem periódicos como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros). Serão aceitas submissões na modalidade de comunicações orais. A data limite para o envio das propostas é o dia 15 de agosto de 2024, e devem ser enviadas pelo e-mail musicaecritica em gmail.com, com o assunto ?Submissão?. Não há taxa de inscrição. As submissões devem seguir o modelo encontrado em https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/normas-para-submissao/, de acordo com a seguinte orientação: * Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês. * Os trabalhos devem ser originais e inéditos. * As submissões podem ser individuais ou em * Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão para comunicações * As comunicações orais terão 20 minutos de exposição. Em breve, mais informações. __________ El Centro de Artes de la UFPel y el Grupo de Investigación Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anuncian la realización del VIII Simposio Internacional Música y Crítica, entre los días 29 y 31 de octubre de 2024, en formato presencial. Sin embargo, debido a las consecuencias de la catástrofe climática que se abate sobre el Estado do Rio Grande do Sul, no se descartan eventuales participaciones virtuales. Este año, el objetivo es abordar el estado actual de la investigación sobre ?música y/en publicaciones periódicas? en el espacio iberoamericano. Para ello, el VIII Simposio Internacional Música y Crítica planea contar con paneles del Grupo de Trabajo «Música y periódicos de la Asociación Regional para la América Latina y el Caribe» de la Sociedad Internacional de Musicologia (GTMP-ARLAC/IMS), del Grupo de Música y Prensa de la Sociedad Española de Musicología (SEdeM), y del Núcleo de Estudios en Música y Prensa del Centro de Estudios de Sociología y Estética Musical, de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanas de la Universidad Nova de Lisboa (CESEM ? FCSH/NOVA). Además de estos grupos de investigación, invitamos a investigadores e investigadoras a presentar trabajos sobre temas de interés vinculados al empleo de las publicaciones periódicas como fuente de análisis (revistas, periódicos, semanarios, entre otros). Se aceptarán presentaciones en modalidad de comunicación oral. La fecha límite para el envío de propuestas es el 15 de agosto de 2024, y deberán ser enviadas por correo electrónico a musicaecritica em gmail.com, con el asunto ?Envío?. No hay cuota de inscripción. Los envíos deben seguir el modelo que se encuentra disponible en https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/normas-para-submissao/, de acuerdo con las siguientes orientaciones: * Se aceptan los siguientes idiomas: portugués, español e inglés. * Los textos deben ser originales e inéditos. * Las propuestas pueden ser individuales o en coautoría. * Cada autor(a) podrá enviar una única propuesta de comunicación oral. * Las comunicaciones orales tendrán 20 minutos de exposición. Más información en breve. Atenciosamente, Guilherme Goldberg From carlos.sandroni em gmail.com Sat Jul 6 11:01:35 2024 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Sat, 6 Jul 2024 11:01:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Acesso ao Oxford Music Online In-Reply-To: References: Message-ID: Obrigado, Carlos! Mas o fato é que não estou conseguindo... Talvez seja algum problema no meu computador. Abraços! Carlos Em qui., 4 de jul. de 2024 às 23:39, Carlos Palombini escreveu: > > Olá, Carlos! > Como está? > Só hoje vi sua mensagem, desculpe! > Sim, tentei agora e está normal, nenhum problema de acesso. > Abraço, > Carlos > > Le lun. 1 juil. 2024 à 18:03, Carlos Sandroni > a écrit : > > Olá colegas! >> >> Mais uma vez, não consigo acessar a Oxford Music Online (Grove) pelo >> Portal >> da Capes. Está assim de uns dias pra cá. Vocês estão conseguindo?? >> Abraços, >> Carlos > > > -- > > carlos palombini, ph.d. (dunelm) > > pv-faperj ppgas museu nacional ufrj 2023?24 > > -- "We can change the world, and all it takes is the right word choice, syntax, and who knows how many drafts". "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus quantas revisões". Joni B. Cole Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE From cpalombini em gmail.com Sat Jul 6 13:04:44 2024 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 6 Jul 2024 13:04:44 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Acesso ao Oxford Music Online In-Reply-To: References: Message-ID: Carlos, eu acesso pela intranet da UFMG. Não sei como você acessa aí. Se for pelo portal da UFPE, o problema pode estar no portal ou em seu acesso ao portal, se bem que, nesse caso, não seria apenas o Oxford o afetado. Se precisar de algum verbete específico, me mande mensagem privada, por favor. Abraço carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas ufrj 2023?2024 Em sáb., 6 de jul. de 2024 às 11:01, Carlos Sandroni < carlos.sandroni em gmail.com> escreveu: > Obrigado, Carlos! > Mas o fato é que não estou conseguindo... Talvez seja algum problema no > meu computador. > Abraços! > Carlos > > Em qui., 4 de jul. de 2024 às 23:39, Carlos Palombini < > cpalombini em gmail.com> escreveu: > >> >> Olá, Carlos! >> Como está? >> Só hoje vi sua mensagem, desculpe! >> Sim, tentei agora e está normal, nenhum problema de acesso. >> Abraço, >> Carlos >> >> Le lun. 1 juil. 2024 à 18:03, Carlos Sandroni >> a écrit : >> >> Olá colegas! >>> >>> Mais uma vez, não consigo acessar a Oxford Music Online (Grove) pelo >>> Portal >>> da Capes. Está assim de uns dias pra cá. Vocês estão conseguindo?? >>> Abraços, >>> Carlos >> >> >> -- >> >> carlos palombini, ph.d. (dunelm) >> >> pv-faperj ppgas museu nacional ufrj 2023?24 >> >> > > -- > "We can change the world, and all it takes is the right word choice, > syntax, and who knows how many drafts". > "Podemos mudar o mundo com palavras bem escolhidas, sintaxe, e sabe Deus > quantas revisões". > Joni B. Cole > > > Carlos Sandroni > Departamento de Música, UFPE > Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE > From cpalombini em gmail.com Sat Jul 6 18:14:31 2024 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sat, 6 Jul 2024 18:14:31 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] SOS Message-ID: Olá! Soube com algum retardo, através de um colaborador, que o projeto USP-Fapesp de tradução e publicação online do Solfège de l'objet sonore, de 1967, foi concluído e está na rede: https://www.tramausp.com.br/_trabalhos/001solfege Trata-se da série de gravações preparadas por François Bayle, Beatriz Ferreyra e Guy Reibel para ilustrar sonoramente o Traité des objets musicaux, de 1966, com texto e narração de Schaeffer. Esse trabalho foi relançado em cassete em 1983, quando Michel Chion publicou seu Guide des objets sonores. Posteriormente, em 1998 e 2005, ocorreram relançamentos sucessivos em CD. https://www.discogs.com/pt_BR/master/177888-Pierre-Schaeffer-Guy-Reibel-Solf%C3%A8ge-De-LObjet-Sonore Tomei conhecimento dessas gravações no início dos anos 1980, quando, antes de ir estudar com Koellreutter em Tatuí (como diz New Order em 'Ultraviolence', em 1983, 'everybody makes mistakes, even me'), frequentei o apartamento de Conrado Silva, na Cândido Espinheira, em Perdizes: na época, uma espécie de salon da vanguarda paulistana de orientação cageana (foi lá que li Pour les Oiseaux e conheci meu grande amigo Luiz de Bragança). Depois, comprei as fitas, junto com o livro de Chion, e, finalmente, a segunda edição em CD. Passado mais de meio século de seu lançamento, essas gravações continuam a exercer seu impacto sobre as concepções de sonoridade e musicalidade de quem se dê ao trabalho de escutá-las. Possuí também?e ainda possuo, em algum lugar?uma coleção de traduções por assim dizer domésticas realizadas no Brasil, entre elas a de Maria Lúcia Pascoal (dessa tenho certeza, do tempo de minhas residências no IA e no IFCH Unicamp), de Rodolfo Caesar (creio), de Antonio Sousa Dias (tenho certeza) e talvez de Conrado Silva. A presente tradução, acredito, leve em conta esses trabalhos, já que se atribui a Adriana Lopes Moreira, António de Sousa Dias, Maria Lúcia Pascoal, Rodolfo Caesar e Augusto Piccinin. Fico feliz com a realização e lamento que não exista disponível nada parecido em língua francesa. Conrado Silva identificou muito bem a relevância do trabalho de Schaeffer para o Brasil no artigo 'Música eletroacústica na América Latina', na Revista Art 13, de 1985. É curioso como, aqui, a música concreta foi quase mainstream, na medida em que formou inúmeros de nossos principais compositores, de Reginaldo (de) Carvalho a Rodolfo Caesar (assim, de cabeça). De nossa parte, no PPGAS-UFRJ, Adriana Facina, Igor Reyner e eu estamos empenhados em levar o pensamento de Schaeffer além dos círculos da música eletroacústica e aplicá-lo à análise do rap, do trap e do funk carioca. Schaeffer, que detestou a house dos anos 1980, certamente não aprovaria, mas, então, ele renegou o próprio projeto do Tratado e disse não haver música além do dó-ré-mi (a que Cage deu a resposta lendária). Para nós, esse trabalho de tradução e publicação online é de enorme utilidade. Em nome de colaboradores, alunos e orientandos, agradeço. Abraços, Carlos -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas museu nacional ufrj 2023?2024 From cpalombini em gmail.com Mon Jul 8 10:57:11 2024 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 8 Jul 2024 10:57:11 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] SOS In-Reply-To: References: Message-ID: Obrigado, Samuel! Aproveito para dizer que estamos muito felizes em ter seu orientando como aluno no curso que se encerra esta semana. A participação dele nas discussões é meia aula dada. Abraço Le sam. 6 juil. 2024 à 18:36, Samuel Araujo a écrit : -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas museu nacional ufrj 2023?2024 From fabiomusica_fe em yahoo.com.br Tue Jul 9 13:10:57 2024 From: fabiomusica_fe em yahoo.com.br (fabio henrique ribeiro) Date: Tue, 9 Jul 2024 16:10:57 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Solicita=C3=A7=C3=A3o_aos_pareceristas_?= =?utf-8?q?da_Anppom?= References: <1920202731.2770589.1720541457283.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1920202731.2770589.1720541457283@mail.yahoo.com> Caros/as colegas, A Comissão Científica do XXXIV Congresso da Anppom, em virtude do processo de avaliação de trabalhos para o evento, solicita que os/as associados/as cadastrados/as como pareceristas verifiquem se há solicitações de avaliações em suas caixas entrada e spam em seus endereços de e-mail, bem como o próprio sistema OCS (pois seu e-mail cadastrado pode não estar atualizado).  Agradecemos a colaboração de vocês neste importante processo. Cordialmente,  Fábio Ribeiro Coordenador da Comissão Científica do XXXIV Congresso da Anppom From missionariojose em gmail.com Wed Jul 10 11:13:49 2024 From: missionariojose em gmail.com (missionario jose) Date: Wed, 10 Jul 2024 11:13:49 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] SOS In-Reply-To: References: Message-ID: Que massa! Fico feliz de ver este trabalho pronto. O narrador foi o Lawrence Shum, lembrei que ele me falou deste projeto à época da gravação, numa outra vida em que eu trabalhava com música pra publicidade e jogos digitais (cabe aqui a mesma citação do New Order :) ). Abraço grande Z From joanaholanda10 em yahoo.com.br Wed Jul 10 13:47:03 2024 From: joanaholanda10 em yahoo.com.br (Joana Holanda) Date: Wed, 10 Jul 2024 16:47:03 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] SOS References: <916292595.636359.1720630023091.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <916292595.636359.1720630023091@mail.yahoo.com> Mensagem a pedido da professora Adriana Lopes Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] SOS De: adrimauricio em uol.com.br Enviado em: 10 de julho de 2024 16:56 Para: cpalombini em gmail.com, anppom-l em listas.unicamp.br, etnomusicologiabr em googlegroups.com Prezado Carlos Palombini e colegas, Palombini, agradeço-lhe pela lembrança e apresentação desse trabalho que realizei em 2017-2018 com apoio da Fapesp. Ao ser finalizado, o trabalho foi divulgado em um artigo publicado nos anais do congresso da Anppom de 2018, no congresso do Porto em Portugal em 2019 etc., e neste ano na conferência junto à TeMA. No ano passado disponibilizei todos os meus artigos via Academia.edu e ResearchGate.com. O site que você generosamente divulgou é do Grupo de Pesquisa TRAMA, que fundei e coordeno, voltado a estudos em análise musical. Na ocasião da realização dessa pesquisa, com a autorização do GRM e com base em comparações das traduções de Maria Lúcia Pascoal, Rodolfo Caesar e António Dias, bem como nos idiomas originalmente editados, traduzi e gravei o Solfège de Schaeffer em português do Brasil. A gravação contou com o trabalho de um narrador profissional, doutor em semiótica sob orientação do Fernando Iazzetta, em um estúdio voltado à gravação de voz. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos. Abraços! Adriana Lopes da Cunha MoreiraProfessora Associada, Teoria e Análise Musical Joana Holanda Escola de Música da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://joanaholanda.com.br/ From alex.za.al em gmail.com Wed Jul 10 14:23:40 2024 From: alex.za.al em gmail.com (Alexandre Zamith) Date: Wed, 10 Jul 2024 14:23:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Abertura_de_inscri=C3=A7=C3=A3o_para_co?= =?utf-8?q?ncurso_de_Trompa_-_Unicamp?= Message-ID: A quem interessar: edital do Concurso Público 17-P-21230/2021 (Carreira MA, trompa), pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, cujo prazo para inscrição se inicia em 10/07/2024 https://www.sg.unicamp.br/concursos/?status=&titulo=&unidade=&processo=17-p-21230-2021 Att From rodolfo.caesar em gmail.com Wed Jul 10 15:55:02 2024 From: rodolfo.caesar em gmail.com (Rodolfo Caesar) Date: Wed, 10 Jul 2024 15:55:02 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] SOS In-Reply-To: References: Message-ID: Olás! Que bom, o relançamento do SOS! Parabéns gerais! Carlos, acho que vc deve estar com todas as traduções. Entendi que você gostaria de ter acesso ao texto no francês original? Tenho o encarte da primeira edição (em vinil), faltando-me os três LPs, que troquei por cópias em CD (que o tempo estragou). Nesse encarte, o texto vem também em inglês e alemão. Junto com o "À la recherche?", é o texto que mais aprecio em Schaeffer, tanto pelas demonstrações sonoras quanto pelas tiradas irônicas. Se/quando precisar?. Adoraria saber mais sobre Schaeffer e o house. Sempre achei que seu arrependimento - supervalorizando sua própria importância no processo - visasse o que derivou da música concreta: a música eletroacústica. Lembro bem de uma palestra dele, no CBM, no Rio, em 1987 - apreciadíssima entre nossos conservadores - cujo conteúdo contra a música concreta era feroz. Pelo que entendo, ele teria preferido que 'sua' música não transpusesse alguns moldes modernistas. Daí a repulsa contra o 'anecdotisme' e daí também a saída (involuntária?) de Luc Ferrari, do GRM. Enfim: nada disso diminui o interesse pela obra de PS! E viva o oportuníssimo SOS! abraços! Rodolfo On Wed, 10 Jul 2024 at 09:07 Carlos Palombini wrote: > Olá! > > Soube com algum retardo, através de um colaborador, que o projeto > USP-Fapesp de tradução e publicação online do Solfège de l'objet sonore, de > 1967, foi concluído e está na rede: > > https://www.tramausp.com.br/_trabalhos/001solfege > > Trata-se da série de gravações preparadas por François Bayle, Beatriz > Ferreyra e Guy Reibel para ilustrar sonoramente o Traité des objets > musicaux, de 1966, com texto e narração de Schaeffer. Esse trabalho foi > relançado em cassete em 1983, quando Michel Chion publicou seu Guide des > objets sonores. Posteriormente, em 1998 e 2005, ocorreram relançamentos > sucessivos em CD. > > > https://www.discogs.com/pt_BR/master/177888-Pierre-Schaeffer-Guy-Reibel-Solf%C3%A8ge-De-LObjet-Sonore > > Tomei conhecimento dessas gravações no início dos anos 1980, quando, antes > de ir estudar com Koellreutter em Tatuí (como diz New Order em > 'Ultraviolence', em 1983, 'everybody makes mistakes, even me'), frequentei > o apartamento de Conrado Silva, na Cândido Espinheira, em Perdizes: na > época, uma espécie de salon da vanguarda paulistana de orientação > cageana (foi lá que li Pour les Oiseaux e conheci meu grande amigo Luiz de > Bragança). Depois, comprei as fitas, junto com o livro de Chion, e, > finalmente, a segunda edição em CD. Passado mais de meio século de seu > lançamento, essas gravações continuam a exercer seu impacto sobre as > concepções de sonoridade e musicalidade de quem se dê ao trabalho de > escutá-las. > > Possuí também?e ainda possuo, em algum lugar?uma coleção de traduções por > assim dizer domésticas realizadas no Brasil, entre elas a de Maria Lúcia > Pascoal (dessa tenho certeza, do tempo de minhas residências no IA e no > IFCH Unicamp), de Rodolfo Caesar (creio), de Antonio Sousa Dias (tenho > certeza) e talvez de Conrado Silva. A presente tradução, acredito, leve em > conta esses trabalhos, já que se atribui a Adriana Lopes Moreira, António > de Sousa Dias, Maria Lúcia Pascoal, Rodolfo Caesar e Augusto Piccinin. > > Fico feliz com a realização e lamento que não exista disponível nada > parecido em língua francesa. Conrado Silva identificou muito bem a > relevância do trabalho de Schaeffer para o Brasil no artigo 'Música > eletroacústica na América Latina', na Revista Art 13, de 1985. É curioso > como, aqui, a música concreta foi quase mainstream, na medida em que formou > inúmeros de nossos principais compositores, de Reginaldo (de) Carvalho a > Rodolfo Caesar (assim, de cabeça). > > De nossa parte, no PPGAS-UFRJ, Adriana Facina, Igor Reyner e eu estamos > empenhados em levar o pensamento de Schaeffer além dos círculos da música > eletroacústica e aplicá-lo à análise do rap, do trap e do funk carioca. > Schaeffer, que detestou a house dos anos 1980, certamente não aprovaria, > mas, então, ele renegou o próprio projeto do Tratado e disse não haver > música além do dó-ré-mi (a que Cage deu a resposta lendária). Para nós, > esse trabalho de tradução e publicação online é de enorme utilidade. > > Em nome de colaboradores, alunos e orientandos, agradeço. > > Abraços, > > Carlos > > -- > > carlos palombini, ph.d. (dunelm) > > pv-faperj ppgas museu nacional ufrj 2023?2024 > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From somba.guilherme em gmail.com Wed Jul 10 16:10:35 2024 From: somba.guilherme em gmail.com (Guilherme Castro) Date: Wed, 10 Jul 2024 16:10:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] SOS In-Reply-To: References: Message-ID: Parabéns aos envolvidos! Belo Trabalho! Em qua., 10 de jul. de 2024 às 13:48, missionario jose < missionariojose em gmail.com> escreveu: > Que massa! Fico feliz de ver este trabalho pronto. O narrador foi o > Lawrence Shum, lembrei que ele me falou deste projeto à época da gravação, > numa outra vida em que eu trabalhava com música pra publicidade e jogos > digitais (cabe aqui a mesma citação do New Order :) ). > > Abraço grande > > Z > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Thu Jul 11 18:04:55 2024 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 11 Jul 2024 18:04:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] SOS In-Reply-To: References: Message-ID: Duda, Obrigado pela mensagem e pela questão das retratações de Schaeffer. Queria mesmo falar sobre isso. Sim, tenho as gravações em fita e em CD do Solfejo, bem como fotocópias do livreto dos LPs de 1967. Meu lamento era por esse trabalho não estar disponível na rede em seu idioma original. As traduções publicadas, primeiro em alemão e inglês, depois em inglês e espanhol, me parecem bem decepcionantes. Falo especialmente da inglesa, que incorre em falhas básicas de idiomatismo, para não falar de conceitos. Acho extraordinário que o GRM se permita lançar traduções com esse grau de amadorismo. Do GRM, aliás, como dizia Ismael Silva, 'nem é bom falar'. No prefácio da tradução inglesa do *Tratado*, 'The Treatise on Musical Objects and the GRM', Teruggi faz um escarcéu da tradução que o GRM achou para a *trame* de Schaeffer: *weft*. Em 1993, bem antes de 2017, portanto, eu havia traduzido trame por *thread*. Teruggi nem me cita nem se dá ao trabalho de explicar porque *thread* possa ser inadequado. Mas o GRM precisa levar a coisa adiante e vão levando. John Dack fez semelhante: em uma comunicação de algum congresso cuja memória nem a Internet guardou, ele gasta parágrafos para explicar como chegou, através de peripécias mil, a termos aos quais eu já havia chegado bem antes delr, sem me citar, naturalmente. Enfim, o problema é mais deles do que meu. Chamo isso de pseudo-erudição ou fake-scholarship. Isso me traz à memória um evento notável, a Anppom de outubro 1999 em Salvador, e de uma pessoa notável lá presente, Régis Duprat, que, por sinal, como lembra nossa colega Maria Alice Volpe, está de aniversário hoje. Em sua conferência, Duprat citou a ideia de que 'na música contemporânea cada obra define o sistema individual para seus propósitos estéticos' e atribuiu-a, 'salvo melhor juízo', a Ilza Nogueira. Não me contive e pedi a palavra ao final da palestra: 'Professor Duprat, o senhor me desculpe, mas essa ideia não é de Ilza Nogueira.' E ele: 'eu sei, é de Umberto Eco, está no livro tal, página tal!' Grande figura a do Professor Duprat, incapaz de colocar a política adiante da ciência! Tivesse-nos servido de exemplo! Ato contínuo, a Doutora Carole Gubernikoff alça a voz em protesto: 'Como o senhor fala em Musicologia brasileira e não cita a mim, não cita Carlos Palombini?' Queria enfiar-me embaixo da poltrona enquanto dizia: 'eu não conheço essa mulher!'. E la nave va, dispersar as cinzas de Edmea Tetua. Como se diz hoje em dia: 'Sigamos!' Vamos ao que interessa: as retratações de Schaeffer. Em 1983 ele publicou seu terceiro romance, *Prélude, choral et fugue*. O livro revive a fase mais dolorosa de sua existência: derrota militar, êxodo, Ocupação, Vichy, perda da primeira esposa (que ele jamais superou), exílio em Marselha, Resistência e Liberação. Jacqueline Schaeffer, psicanalista, com quem por um ano passei todos os meus domingos no apartamento da Rue des Petits Champs (entre o Palais Royal e o Palais Richelieu), me disse: em psicanálise se assume que rememorar seja um passo para a superação e a cura, porém foi diferente com Schaeffer, e o livro marcou o início de processo de declínio que levou ao mal de Alzheimer. A negação da música concreta é parte desse processo. Eu não o filiaria ao 'modernismo', ou, mais precisamente, ao que a crítica norte-americana chama hoje de alto-modernismo, cujos representantes exemplares seriam Boulez, Stockhausen e seus êmulos. O filiaria, sim, ao romantismo literário alemão e à ideia de música pura, que pode ser matriz desse alto-modernismo, mas dele não depende. Isso é dado fundamental de todo o trabalho dele e antecede em muito os anos de decadência. O Solfejo é, sem dúvida, um projeto falho enquanto sistema. Por isso mesmo, ano passado demos um curso, Adriana Facina, Igor Reyner e eu, chamado 'Descritores de Som para uso de Cientistas Sociais: Sistemas e Vocabulários', cuja ideia era separar os descritores de som do Solfejo e da Cantometria (de Lomax), a meu ver úteis, de seus sistema de pensamento falhos. A ideia de descritores me veio do estudo da degustação de vinhos, que também procura identificar e nomear percepções através de descritores. Por fim, algo *serendipitous* e, talvez, o mais interessante da história. Esta manhã, ao trabalhar num relatório de pesquisa, precisei de um substantivo que descrevesse o passo que me levaria em cerca de dez minutos do Bar do Lula, na esquina das Estradas do Atalaia e da Ititioca, em Pendotiba, até a Travessa Padre José Euger, 400 metros adiante, onde se inicia o Capim Melado. Pensei em flanar, mas esse verbo não dispõe de substantivo (flanagem?); pensei em 'passo de terceira-idade', mas achei gracioso em demasia. Ocorreu-me então procurar por uma classificação de trotes de cavalos, e descobri que cavalos têm não apenas andaduras como passo, trote, marcha e galope, mas também que existem pelo menos quatro trotes, segundo o Chat GPT: de trabalho, sentado, alongado e reunido. Vi os vídeos e pude constatar que essas andaduras são incrivelmente distintas umas das outras. Cheguei à conclusão de que que 400 metros de ladeira em dez minutos não caracterizariam trote, mas passo, e chamei meu passo na Ititioca de tranco: no tranco! O que tudo isso tem a ver com Schaeffer? Lembro que há anos atrás, em uma lista da qual há muito não participo, você propôs andadura para traduzir a *allure* de Schaeffer. Descobri hoje que você estava absolutamente certo: a equitação fornece um modelo altamente codificado de *allures*/andaduras. Abraços e obrigado pela paciência e atenção. Le mer. 10 juil. 2024 à 15:55, Rodolfo Caesar a écrit : Que bom, o relançamento do SOS! Parabéns gerais! > From rodolfo.caesar em gmail.com Fri Jul 12 12:30:15 2024 From: rodolfo.caesar em gmail.com (Rodolfo Caesar) Date: Fri, 12 Jul 2024 12:30:15 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] SOS In-Reply-To: References: Message-ID: Olás, Que legal, Carlos, você e todas essas informações do legado do PS! E é, para mim, motivo de alegria podermos estimular o interesse pelo conteúdo. Adoraria se pudéssemos papear sobre tudo isso. Quem sabe, um dia você venha até aqui no mato nos visitar! Está para ser publicado, pela editora Numa, em agosto, um livrinho meu, no qual homenageio Schaeffer da maneira como aprendi com ele: pondo tudo em questão, inclusive o próprio. Homenagem presto ainda ao GRM, que, até com carinho, me acolheu naquela época tormentosa dos Setenta. O GRM, assim como o IVL do Reginaldo Carvalho, considero-os minha alma mater, também daí minha gratidão imensa. Ah, a andadura da 'allure': sempre preferi manter no francês, acreditando que os poucos interessados poderiam formar a noção por si próprios. Mas é do Silvio Ferraz a tradução definitiva: "é o Tchan", por razões que posso explicar no privado. Abraços! Duda/Rodolfo On Thu, Jul 11, 2024 at 6:05?PM Carlos Palombini wrote: > Duda, > > Obrigado pela mensagem e pela questão das retratações de Schaeffer. Queria > mesmo falar sobre isso. > > Sim, tenho as gravações em fita e em CD do Solfejo, bem como fotocópias do > livreto dos LPs de 1967. Meu lamento era por esse trabalho não estar > disponível na rede em seu idioma original. As traduções publicadas, > primeiro em alemão e inglês, depois em inglês e espanhol, me parecem bem > decepcionantes. Falo especialmente da inglesa, que incorre em falhas > básicas de idiomatismo, para não falar de conceitos. Acho extraordinário > que o GRM se permita lançar traduções com esse grau de amadorismo. Do GRM, > aliás, como dizia Ismael Silva, 'nem é bom falar'. No prefácio da tradução > inglesa do *Tratado*, 'The Treatise on Musical Objects and the GRM', > Teruggi faz um escarcéu da tradução que o GRM achou para a *trame* de > Schaeffer: *weft*. Em 1993, bem antes de 2017, portanto, eu havia > traduzido trame por *thread*. Teruggi nem me cita nem se dá ao trabalho > de explicar porque *thread* possa ser inadequado. Mas o GRM precisa levar > a coisa adiante e vão levando. John Dack fez semelhante: em uma comunicação > de algum congresso cuja memória nem a Internet guardou, ele gasta > parágrafos para explicar como chegou, através de peripécias mil, a termos > aos quais eu já havia chegado bem antes delr, sem me citar, naturalmente. > Enfim, o problema é mais deles do que meu. Chamo isso de pseudo-erudição ou > fake-scholarship. > > Isso me traz à memória um evento notável, a Anppom de outubro 1999 em > Salvador, e de uma pessoa notável lá presente, Régis Duprat, que, por > sinal, como lembra nossa colega Maria Alice Volpe, está de aniversário > hoje. Em sua conferência, Duprat citou a ideia de que 'na música > contemporânea cada obra define o sistema individual para seus propósitos > estéticos' e atribuiu-a, 'salvo melhor juízo', a Ilza Nogueira. Não me > contive e pedi a palavra ao final da palestra: 'Professor Duprat, o senhor > me desculpe, mas essa ideia não é de Ilza Nogueira.' E ele: 'eu sei, é de > Umberto Eco, está no livro tal, página tal!' Grande figura a do Professor > Duprat, incapaz de colocar a política adiante da ciência! Tivesse-nos > servido de exemplo! Ato contínuo, a Doutora Carole Gubernikoff alça a voz > em protesto: 'Como o senhor fala em Musicologia brasileira e não cita a > mim, não cita Carlos Palombini?' Queria enfiar-me embaixo da poltrona > enquanto dizia: 'eu não conheço essa mulher!'. E la nave va, dispersar as > cinzas de Edmea Tetua. Como se diz hoje em dia: 'Sigamos!' > > Vamos ao que interessa: as retratações de Schaeffer. Em 1983 ele publicou > seu terceiro romance, *Prélude, choral et fugue*. O livro revive a fase > mais dolorosa de sua existência: derrota militar, êxodo, Ocupação, Vichy, > perda da primeira esposa (que ele jamais superou), exílio em Marselha, > Resistência e Liberação. Jacqueline Schaeffer, psicanalista, com quem por > um ano passei todos os meus domingos no apartamento da Rue des Petits > Champs (entre o Palais Royal e o Palais Richelieu), me disse: em > psicanálise se assume que rememorar seja um passo para a superação e a > cura, porém foi diferente com Schaeffer, e o livro marcou o início de > processo de declínio que levou ao mal de Alzheimer. A negação da música > concreta é parte desse processo. Eu não o filiaria ao 'modernismo', ou, > mais precisamente, ao que a crítica norte-americana chama hoje de > alto-modernismo, cujos representantes exemplares seriam Boulez, Stockhausen > e seus êmulos. O filiaria, sim, ao romantismo literário alemão e à ideia de > música pura, que pode ser matriz desse alto-modernismo, mas dele não > depende. Isso é dado fundamental de todo o trabalho dele e antecede em > muito os anos de decadência. O Solfejo é, sem dúvida, um projeto falho > enquanto sistema. Por isso mesmo, ano passado demos um curso, Adriana > Facina, Igor Reyner e eu, chamado 'Descritores de Som para uso de > Cientistas Sociais: Sistemas e Vocabulários', cuja ideia era separar os > descritores de som do Solfejo e da Cantometria (de Lomax), a meu ver úteis, > de seus sistema de pensamento falhos. A ideia de descritores me veio do > estudo da degustação de vinhos, que também procura identificar e nomear > percepções através de descritores. > > Por fim, algo *serendipitous* e, talvez, o mais interessante da história. > Esta manhã, ao trabalhar num relatório de pesquisa, precisei de um > substantivo que descrevesse o passo que me levaria em cerca de dez minutos > do Bar do Lula, na esquina das Estradas do Atalaia e da Ititioca, em > Pendotiba, até a Travessa Padre José Euger, 400 metros adiante, onde se > inicia o Capim Melado. Pensei em flanar, mas esse verbo não dispõe de > substantivo (flanagem?); pensei em 'passo de terceira-idade', mas achei > gracioso em demasia. Ocorreu-me então procurar por uma classificação de > trotes de cavalos, e descobri que cavalos têm não apenas andaduras como > passo, trote, marcha e galope, mas também que existem pelo menos quatro > trotes, segundo o Chat GPT: de trabalho, sentado, alongado e reunido. Vi os > vídeos e pude constatar que essas andaduras são incrivelmente distintas > umas das outras. Cheguei à conclusão de que que 400 metros de ladeira em > dez minutos não caracterizariam trote, mas passo, e chamei meu passo na > Ititioca de tranco: no tranco! O que tudo isso tem a ver com Schaeffer? > Lembro que há anos atrás, em uma lista da qual há muito não participo, você > propôs andadura para traduzir a *allure* de Schaeffer. Descobri hoje que > você estava absolutamente certo: a equitação fornece um modelo altamente > codificado de *allures*/andaduras. > > Abraços e obrigado pela paciência e atenção. > > Le mer. 10 juil. 2024 à 15:55, Rodolfo Caesar > a écrit : > > Que bom, o relançamento do SOS! Parabéns gerais! >> > From alex.za.al em gmail.com Fri Jul 19 16:54:55 2024 From: alex.za.al em gmail.com (Alexandre Zamith) Date: Fri, 19 Jul 2024 16:54:55 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?cHJvcnJvZ2HDp8OjbyBkZSBpbnNjcmnDp8Oj?= =?utf-8?q?o_para_concurso_emergencial_para_as_=C3=A1reas_de_compos?= =?utf-8?b?acOnw6NvIGUgYW7DoWxpc2UgVW5pY2FtcA==?= Message-ID: Boa tarde, solicito divulgação: prorrogação de inscrição para concurso emergencial para as áreas de composição e análise Unicamp: https://www.sg.unicamp.br/concursos/?status=&titulo=&unidade=&processo=17-p-05744-2024 Abraços Alexandre Zamith Unicamp Unicamp From joanaholanda10 em yahoo.com.br Sat Jul 20 10:40:55 2024 From: joanaholanda10 em yahoo.com.br (Joana Holanda) Date: Sat, 20 Jul 2024 13:40:55 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Edital para professor substituto - Piano/EMUFRN References: <920245822.406840.1721482855538.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <920245822.406840.1721482855538@mail.yahoo.com> Caríssimos(as), Por favor divulguem o concurso para professor substituto de piano da EMUFRN EDITAL_N_053_2024.pdf - Google Drive Joana Holanda Escola de Música da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://joanaholanda.com.br/ From martacastellobranco em yahoo.com.br Sat Jul 20 15:02:05 2024 From: martacastellobranco em yahoo.com.br (Marta Castello Branco) Date: Sat, 20 Jul 2024 18:02:05 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] Credenciamento de docentes PPG UFJF References: <1385036056.382948.1721498525873.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <1385036056.382948.1721498525873@mail.yahoo.com> Caros colegas, O programa de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com edital aberto para credenciamento de professores na linha de Música e Artes Sonoras. A candidatura inclui o envio do CV Lattes e de um formulário disponível no link abaixo. O prazo de envio é 01/09. Não é necessário ser professor da UFJF, ou residir na cidade para atuar no programa. https://www2.ufjf.br/ppgacl/2024/07/19/edital-para-credenciamento-de-docentes-na-linha-de-pesquisa-em-musica-e-artes-sonoras-do-ppgacl-iad-ufjf-2024/ Cordialmente, Marta Castello Branco From martabrietzke em usp.br Sun Jul 21 19:10:45 2024 From: martabrietzke em usp.br (Marta Macedo Brietzke) Date: Sun, 21 Jul 2024 19:10:45 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Festival Irradia 2024 recebe obras de radioarte e artes sonoras Message-ID: O *Festival Irradia * está recebendo, até o dia *31 de julho de 2024*, obras de radioarte para transmissão em outubro de 2024. As peças sonoras vão compor programação especial veiculada na Rádio Universitária FM 107,9, em Fortaleza-CE, e na Rádio Universitária FM 104,7, em Vitória-ES. A radioarte é uma prática criativa que explora o potencial do rádio como meio para a arte, com ênfase na experimentação. Em sua segunda edição, o Festival Irradia aceita peças de radioarte, incluindo paisagem sonora, arte acústica, poesia sonora/fonética, propostas inovadoras para programas de rádio, rádio documentário e rádio drama, e outros experimentos com sons de diversas naturezas. A curadoria do evento é formada por Marina Mapurunga (UFRB), Ajít?nà Marco Scarassatti (UFMG), Yuri Bruscky (Uniaeso/PE), Thaís Aragão (UFC) e Pedro Marra (UFES). O festival busca oferecer ao público a oportunidade de apreciar a produção em arte sonora pensada para transmissão via rádio, apresentando uma diversidade de trabalhos produzidos por artistas de todo o Brasil e também do Exterior. A iniciativa é resultado de parceria entre projetos de extensão desenvolvidos nas emissoras ligadas à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário disponível em https://forms.gle/ZDuUPmvJFe3kbVkQ6. *Critérios de Seleção* - ? Cada participante pode enviar até 02 (duas) obras de sua autoria (incluindo co-autoria), sendo necessário realizar uma inscrição por obra; - ? Cada obra deve ter duração máxima de 60 (sessenta) minutos; - ? Não serão aceitos álbuns como obra única; - ? Não serão aceitas inscrições de obras já inscritas na edição passada; - ? Cada áudio deve ser enviado em um só arquivo, em alta qualidade (em caso de MP3: 44.1kHz, mínimo de 256kbps); - ? O arquivo deve estar disponível para download por meio de link válido e permanente em serviços como SoundCloud, Google Drive, Dropbox, OneDrive etc. Não utilize serviços de armazenamento temporário, como WeTransfer; - ? As obras não precisam ser inéditas; - ? As obras devem ter sido produzidas a partir do ano de 2020; - ? Em caso de trabalhos produzidos para veiculação em outras emissoras ou eventos, solicitamos que os créditos sejam atualizados para se dirigir à audiência do Festival Irradia e/ou das emissoras transmissoras do evento (Rádio Universitária FM 107,9 de Fortaleza e Rádio Universitária FM 104,7 de Vitória). O anúncio dos trabalhos selecionados será feito no mês de setembro, por meio dos sites da Rádio Universitária FM 107,9 ( www.radiouniversitariafm.com.br) e do Festival Irradia ( www.irradiafestival.com). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail irradiafestival em gmail.com. *Cronograma - Festival Irradia**Lançamento da chamada de trabalhos: 20.06.2024**Encerramento das inscrições: 31.07.2024 [prorrogação]**Anúncio da seleção: Setembro de 2024**Festival Irradia: Outubro de 2024* *Convocatoria en español - Open Call in English : * https://www.radiouniversitariafm.com.br/sintonize/festival-irradia-2024-convocatoria-open-call-espanol-english/ From apacheco em musica.ufrj.br Tue Jul 23 08:17:24 2024 From: apacheco em musica.ufrj.br (Alberto Pacheco) Date: Tue, 23 Jul 2024 12:17:24 +0100 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?III_Congresso_Internacional_=22A_L?= =?utf-8?b?w61uZ3VhIFBvcnR1Z3Vlc2EgZW0gTcO6c2ljYTogQ2Ftw7VlcywgNTAw?= =?utf-8?q?_anos=22?= Message-ID: Caras e caros colegas Espero que estejam bem. O Caravelas tem o prazer de anunciar a realização do* III Congresso Internacional "A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos"*. Abaixo, transcrevo a chamada de trabalhos (PDF), que estará aberta até o dia 15 de setembro impreterivelmente. Mais informações sobre o evento podem ser vistas em nosso site: https://nucleocaravelas.wixsite.com/meusite *CHAMADA DE ARTIGOS* *III Congresso Internacional* *?A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos?* Lisboa, 13 a 15 de fevereiro de 2025 Caravelas, CESEM NOVA-FCSH É inquestionável e notória a importância de Luís de Camões para o desenvolvimento da língua e da literatura portuguesas. Após 500 anos do nascimento do poeta, sua obra continua hoje viva e festejada em toda comunidade lusófona. Diante disso, o Governo Português oficializou dois anos de celebrações pelo seu quincentenário, a partir de 10 de junho de 2024. O Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - CESEM, não poderia ficar à parte dessas comemorações. Afinal, a obra e a vida de Camões foram visitadas e festejadas por vários compositores portugueses e brasileiros, o que deu origem ao mais variado repertório, que vai desde canções até o repertório sinfônico, passando pelos gêneros dramáticos e sacros. Esta produção musical, para além de confirmar a importância do poeta e de contribuir para que ele alcançasse o estatuto de verdadeiro herói nacional em ambos os países, colaborou para a disseminação e memoração de sua produção literária. Portanto, o Caravelas vai dedicar a Luís de Camões a terceira edição do *Congresso Internacional ?A Língua Portuguesa em Música?*, a ter lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2025. Sendo assim, a Comissão Organizadora do evento vem convidar a comunidade a enviar propostas de comunicação que se enquadrem nos seguintes temas específicos, ou gerais: Específicos: · A música e a obra de Camões · Textos de Camões postos em música · Camões como inspiração para composição musical · As celebrações musicais dedicadas a Camões Gerais: · O património musical em português · Desafios de interpretação repertório em português · A Pronúncia do Português cantado e suas variantes geográficas, sociais e históricas. · Repertório em versão portuguesa: a questão da tradução · As relações da língua portuguesa com os projetos musicais nacionalistas As propostas deverão ser enviadas para o e-mail congressonucleocaravelas em gmail.com, impreterivelmente até o dia 15 de setembro de 2024, no seguinte formato: *Nome completo do proponente* *E-mail* *Filiação institucional* *Título* *Resumo expandido *(de 600 a 1200 palavras) *Palavras-chave* (até 5) *Nota biográfica* (até 150 palavras) Os proponentes receberão uma mensagem de resposta até o dia 13 de outubro e deverão confirmar sua participação até o dia 15 de dezembro, através do pagamento de inscrição no valor de 50 Euros. As comunicações aprovadas serão apresentadas presencialmente ? duração de até 20 minutos, seguidas de 10 minutos de discussão ? e terão seus resumos expandidos publicados nas Atas do evento. Mais informações sobre o Congresso poderão ser vistas na página eletrônica do Caravelas em: https://nucleocaravelas.wixsite.com/meusite Saudações -- Alberto Pacheco Professor Auxiliar, Coordenador do Doutoramento em Artes Musicais Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Caravelas Departamento de Ciências Musicais IN2PAST Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa From claytonmamedes em gmail.com Sun Jul 28 10:54:53 2024 From: claytonmamedes em gmail.com (Clayton Mamedes) Date: Sun, 28 Jul 2024 10:54:53 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?Q29uY3Vyc286IENyaWHDp8OjbyBlIHByb2R1?= =?utf-8?q?=C3=A7=C3=A3o_musical_aplicada_a_audiovisual=2C_multimeios_e_m?= =?utf-8?q?=C3=ADdias_digitais?= Message-ID: <0155D918-E802-4BD0-B890-48DF38B2B8E6@gmail.com> Prezados, bom dia! Gostaria de divulgar a reabertura do concurso do Departamento de Artes da UFPR para a vaga de Criação e produção musical aplicada a audiovisual, multimeios e mídias digitais. O cargo é efetivo, 40h em regime DE. Mais detalhes em: https://sacod.ufpr.br/concursos/deartes1/criacao-e-producao-musical-aplicada-a-audiovisual-multimeios-e-midias-digitais-reabertura/ Agradeço se puderem compartilhar em suas redes de contatos. Atenciosamente, Clayton Mamedes