From mmttos em gmail.com Tue Nov 5 09:38:30 2024 From: mmttos em gmail.com (Marcio Mattos) Date: Tue, 5 Nov 2024 09:38:30 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Preenchimento_do_Curr=C3=ADculo_Lattes?= Message-ID: Bom dia. Devido a questões relacionadas à pontuação do Currículo Lattes aqui na Universidade em que trabalho surgiram algumas dúvidas relativas ao preenchimento do Lattes. Caso alguém tenha alguma dica e possa ajudar, eu agradeço. O campo TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTO, no lattes, pede informações que não encontro em alguns eventos. O próprio Lattes informa que devem ser preenchidos ISSN, Volume e Página Inicial. Se não me engano, na página da ANPPOM tem apenas o ISSN (1983-5973), mas não informa nem o volume e nem as páginas da publicação. Na página da ABEM tem o ISSN (2526-5857), o volume, mas também não tem páginas. Já na página da ABET, um bom exemplo parece-me o do X ENABET [ https://www.even3.com.br/anais/xenabet/], onde temos a FICHA CATALOGRÁFICA pronta, com o ISBN, o modelo de citação, e, como tem um arquivo completo com o os ANAIS, é possível saber as páginas. Estou citando Anppom, Abet e Abem como importantes associações, mas creio que o mesmo problema acontece em outros eventos. *Dr. MARCIO MATTOS ARAGÃO MADEIRA ::.* *Universidade Federal do Cariri - UFCA* Juazeiro do Norte / Ceará / Brasil. *Professor do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes - IISCA* *Curso de Música - Licenciatura* Coordenador Institucional da Residência Pedagógica UFCA / CAPES Líder do CEMUC - Centro de Estudos Musicais do Cariri Currículo: http://lattes.cnpq.br/9123168174926243 *Grupo de Pesquisa CEMUC:* www.cemuc.com.br *Pessoal:* www.marciomattos.com.br *Facebook**:* @marciomattosoficial *Instagram**:* mmttos *Skype**:* mmttos From guisauer em gmail.com Tue Nov 5 20:24:50 2024 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Tue, 5 Nov 2024 20:24:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RndkOiBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgIlRlb3Jp?= =?utf-8?q?as_estrangeiras_no_Brasil=3A_migra=C3=A7=C3=A3o=2C_encul?= =?utf-8?b?dHVyYcOnw6NvIGUgYWN1bHR1cmHDp8OjbyI=?= In-Reply-To: References: Message-ID: Prezados, boa noite, Peço que divulguem na lista da ANPPOM o lançamento do livro comemorativo dos 10 anos da TeMA. Quem elaborou e assina a mensagem é o Gabriel Navia, editor da TeMA. Obrigado desde já, Guilherme Sauerbronn _________________________________________ Caros membros da lista, No último dia 19 de outubro, durante o V Congresso da TeMA, foi lançado o livro *Teorias estrangeiras no Brasil: migração, enculturação e aculturação*, em comemoração dos 10 anos da associação. Nas palavras da profa. Ilza Nogueira, idealizadora e organizadora do projeto, neste volume, "observa-se a migração de teorias estrangeiras no Brasil, em processos de enculturação e aculturação. Considera-se tanto a produção analítica quanto a produção composicional sistematizada num período aproximado de 44 anos, que corresponde ao desenvolvimento da pós-graduação em Música no Brasil e, consequentemente, da institucionalização da pesquisa em Música entre nós. Constituímos, para cada teoria estrangeira que consideramos desenvolvida no Brasil em termos da aquisição de uma determinada identidade cultural, sua história entre nós. Neste sentido, identificamos teorias tonais e pós-tonais, teorias dedicadas à forma, à textura, à sonologia, à cognição e performance da música. Traçamos o caminho percorrido desde sua introdução no Brasil, considerando como e onde aqui aportaram, como evoluíram seus protagonistas individuais, institucionais e grupos de pesquisa. Com este livro, pretendemos demonstrar o desenvolvimento da pesquisa em Teoria da Música no Brasil, estimular o conhecimento dessa produção e seu uso no âmbito acadêmico da Música, bem como revelar a importância da atuação da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical ? TeMA em seus 10 anos de existência (2014?2024)". O livro encontra-se disponível no site da TeMA e o download é gratuito por meio do seguinte link: https://tema.mus.br/novo/storage/pubs/TeoriasEstrangeirasNoBrasil-TeMA.pdf. *Sumário* *Teorias de Arnold Schoenberg no Brasil* Norton Dudeque *Teoria schenkeriana no Brasil* Guilherme Sauerbronn de Barros Cristina Capparelli Gerling *Teorias da forma musical no Brasil* Gabriel H. B. Navia *A teoria dos conjuntos no Brasil: uma visão historiográfica* Ilza Nogueira Maria Lúcia Pascoal *A teoria dos contornos musicais* Marcos Sampaio *Teorias da textura musical no Brasil* Pauxy Gentil-Nunes *Sonologia no Brasil: um painel histórico* Didier Guigue Charles de Paiva Santana *O caminho para a teoria em Cognição Musical no Brasil* Marcos Nogueira *A performance na música erudita: uma teorização decolonial sobre o corpo a partir do Brasil* Catarina Domenici Saudações cordiais, Gabriel Navia Editor da TeMA tema.mus.br From guisauer em gmail.com Tue Nov 5 20:24:50 2024 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Tue, 5 Nov 2024 20:24:50 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?RndkOiBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgIlRlb3Jp?= =?utf-8?q?as_estrangeiras_no_Brasil=3A_migra=C3=A7=C3=A3o=2C_encul?= =?utf-8?b?dHVyYcOnw6NvIGUgYWN1bHR1cmHDp8OjbyI=?= In-Reply-To: References: Message-ID: Prezados, boa noite, Peço que divulguem na lista da ANPPOM o lançamento do livro comemorativo dos 10 anos da TeMA. Quem elaborou e assina a mensagem é o Gabriel Navia, editor da TeMA. Obrigado desde já, Guilherme Sauerbronn _________________________________________ Caros membros da lista, No último dia 19 de outubro, durante o V Congresso da TeMA, foi lançado o livro *Teorias estrangeiras no Brasil: migração, enculturação e aculturação*, em comemoração dos 10 anos da associação. Nas palavras da profa. Ilza Nogueira, idealizadora e organizadora do projeto, neste volume, "observa-se a migração de teorias estrangeiras no Brasil, em processos de enculturação e aculturação. Considera-se tanto a produção analítica quanto a produção composicional sistematizada num período aproximado de 44 anos, que corresponde ao desenvolvimento da pós-graduação em Música no Brasil e, consequentemente, da institucionalização da pesquisa em Música entre nós. Constituímos, para cada teoria estrangeira que consideramos desenvolvida no Brasil em termos da aquisição de uma determinada identidade cultural, sua história entre nós. Neste sentido, identificamos teorias tonais e pós-tonais, teorias dedicadas à forma, à textura, à sonologia, à cognição e performance da música. Traçamos o caminho percorrido desde sua introdução no Brasil, considerando como e onde aqui aportaram, como evoluíram seus protagonistas individuais, institucionais e grupos de pesquisa. Com este livro, pretendemos demonstrar o desenvolvimento da pesquisa em Teoria da Música no Brasil, estimular o conhecimento dessa produção e seu uso no âmbito acadêmico da Música, bem como revelar a importância da atuação da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical ? TeMA em seus 10 anos de existência (2014?2024)". O livro encontra-se disponível no site da TeMA e o download é gratuito por meio do seguinte link: https://tema.mus.br/novo/storage/pubs/TeoriasEstrangeirasNoBrasil-TeMA.pdf. *Sumário* *Teorias de Arnold Schoenberg no Brasil* Norton Dudeque *Teoria schenkeriana no Brasil* Guilherme Sauerbronn de Barros Cristina Capparelli Gerling *Teorias da forma musical no Brasil* Gabriel H. B. Navia *A teoria dos conjuntos no Brasil: uma visão historiográfica* Ilza Nogueira Maria Lúcia Pascoal *A teoria dos contornos musicais* Marcos Sampaio *Teorias da textura musical no Brasil* Pauxy Gentil-Nunes *Sonologia no Brasil: um painel histórico* Didier Guigue Charles de Paiva Santana *O caminho para a teoria em Cognição Musical no Brasil* Marcos Nogueira *A performance na música erudita: uma teorização decolonial sobre o corpo a partir do Brasil* Catarina Domenici Saudações cordiais, Gabriel Navia Editor da TeMA tema.mus.br From mulhoa1 em gmail.com Mon Nov 18 18:35:01 2024 From: mulhoa1 em gmail.com (=?UTF-8?Q?Martha_Ulh=C3=B4a?=) Date: Mon, 18 Nov 2024 18:35:01 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Novo_prazo_de_submiss=C3=A3o_-_Chamada_?= =?utf-8?q?Universal?= Message-ID: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/chamada-universal-2024-aceita-submissoes-de-propostas-ate-30-01 Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From mulhoa em unirio.br Tue Nov 19 15:58:28 2024 From: mulhoa em unirio.br (=?UTF-8?Q?Martha_Tupinamb=C3=A1_de_Ulhoa?=) Date: Tue, 19 Nov 2024 15:58:28 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Preenchimento_do_Curr=C3=ADculo_Lattes_?= =?utf-8?q?=28Marcio_Mattos=29?= Message-ID: Boa tarde Marcio. Em volume você pode colocar v. 1 ou o número do congresso [se não colocar nada não tem problema] Página inicial = 1 [ao continuar o preenchimento é solicitada a página final.] Ex. meus: Repensando a música popular no Brasil: a noção de popular no século XIX. In: XXXII Congresso da ANPPOM, 2022, Natal. Anais do XXXII Congresso da ANPPOM. Brasília: ANPPOM, 2022. v. 32. p. 1-10. Música de entretenimento no Rio de Janeiro oitocentista. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. XXIX Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2019. p. 1-8. ========= Martha Tupinambá de Ulhôa PPGM - UNIRIO - PROPAP +55 21 2287-3775 / celular/WhatsApp: +55 21 99993-3775 http://orcid.org/0000-0002-6886-1267 http://lattes.cnpq.br/5378800627543781 https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers https://www.researchgate.net/profile/Martha_Ulhoa/publications From cpalombini em gmail.com Wed Nov 20 15:31:15 2024 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Wed, 20 Nov 2024 15:31:15 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Call_for_Papers=3A_=E2=80=9CFans_=26_Fa?= =?utf-8?b?bmRvbXPigJ0gKFZvbHVtZSAhKQ==?= Message-ID: Argument Celebrity, as a product of collective consumption by admirers called ?fans? (Lilti, 2014), appears as early as the 18th century, with figures spanning the fields of literature, thought, or theater; revolutionary figures can also become celebrities. Fandom developed in the 19th century, with the phenomena of sports journalism and theater enthusiasts, before expanding to the film press (Heinich, 2012). But the term fan, like its archetypal figure (the Elvis or Beatles ?groupie? at concerts) and the phenomenon itself, seem to have particularly taken hold in the field of music, with the emergence of rock and pop, presleymania and then beatlesmania. The first research on fans was carried out on cinema and music (Morin, 1972; Pouchelle, 1983) in France, and in the English-speaking world, with the work of R. Cooper (1968) on beatlemania, or J. Fiske (1989) on pop music fans, for example. However, work on music fans is a blind spot academic work on fans, especially in France. While such academic work does exist, it remains relatively rare and is mainly based on case studies. Examples include M. C. Pouchelle on Claude François fans, C. Le Bart (2000) on Beatles fans, G. Segré on Presley fans and rituals, J. Dalbavie, (2012) on Brassens fans, M. Duphil, (2017) or F. Ribac, (2017) on Madonna fans; more recently, E. Nesti (2021), has worked on Dolcenera fans, A. Alessandrin and M. Toulze (2024), on Mylène Farmer fans and E. Edwards-Grossi (2020) on Morrissey?s Latino fans. There are many more studies on fans of music and singers beyond our borders, but they are hardly hegemonic. Examples include J. Fiske?s (1991) work on the reception of Madonna, D. Cavicchi (1998) on Springsteen fans, E. Doss (1999) on Elvis fans, C. B. Fried (2003) on rap and heavy metal fans, and M. Hills (2007) on Michael Jackson fans, as well as M. Duffett?s (2013) recent work. Studies of music fans are still overshadowed film and television (Jenkins, 1992, Becon-Smith, 1992) as well as TV series, particularly in the field of cultural studies. While many studies have been published beyond France, we would like to highlight the work of D. Pasquier (1999) on fans of *Hélène et les garçons*, P. Le Guern (2002) on the series *Le Prisonnier*(*The Prisoner*), A.-S. Béliard (2009) on fans of *Prison Break*, and M. Bourdaa (2012) on fans of *Battlestar Galatica*. This is also du to the extension of the notion to a whole range of objects and fandoms focused on Harry Potter (François, 2009), Walt Disney (Breda), or musical events such as the Eurovision (Le Guern, 2007; Pointazeau, 2019), video games (Jenkins, 2006, Crawford, 2011), manga and cosplay (Nouhet-Roseman, 2005), Lego toys (Antorini, Muñiz Jr and Askildsen, 2012). The relegation of our objet ? music fans ? has resulted in the undermining of certain issues, such as music fan recruitment spaces, fans and social class, working-class or rural fans, or a detour via the religious (initiated by the work of Pouchelle or Morin, which was submitted to harsh criticism and quickly ignored within the field of fan studies). Questions of participatory culture, content re-appropriation, creative activity (fan art, cosplay, fan fiction, wikis, fansubbing, remixing, mashups), work production, transformative works, ?cultural and social activism? (Bourdaa, 2021), now seem much more investigated. As do questions of gender, sexual identities (Bourdaa & Alessandrin, 2017), fans in the age of digital convergence (Booth, 2010; Jenkins 2013), civic engagement and activism (Bourdaa, 2015). This also means that certain categories of fans ? those with lower levels of education, from working-class backgrounds ? have disappeared from research and analysis, as have analyses of class, family interactions? For this call for contributions, this issue aims to bring together works, texts, analyses and studies on fans of music, singers and music groups, focusing on several themes: A historical look A historical look at music fans. In this way, we can examine not only the history of certain fan groups, magazines and conventions, but also the history of these works on music fans, and in particular on singers and bands. A methodological reflection A methodological reflection on the conditions for an ethnography of fans, or on being a fan and studying fans (the research position and relationships to the ?aca-fan? object (Jenkins, Christofari, Guitton, 2015), applied to the musical universe. Conversely, the encounter with otherness (the distant object), issues of distance and contempt can be studied. Finally, we feel it is important to consider the possibilities and conditions of quantitative research on fandoms: how can we establish a sociological snapshot of a population of music fans? From this perspective, an epistemological reflection could look at how music fans are considered in the public domain or in scholarly literature, on a continuum between the legitimation and the disqualification of their practices. More classically, we could in this issue of *Volume!* question music as an ?illegitimate? object of research, and the effects of such positions on the production of studies. Fan trajectories Becoming a fan: paths, careers, trajectories. Within music fandom, or in a life trajectory, what does the status of ?fan? do to the fan(s)? In this respect, a cross-analysis of ?emotions?, ?memories? and ?fan cultures? would be justified. Being a fan is also a matter of practice, of gestures and cultures: what practices, codes, conventions, norms and beliefs do they have and resort to? Another aspect of fan practices relates to questions of community, sociability, identification, identity or belonging. Just as the question of the intersectionality of fan studies and studies on ?race?, sexuality or gender, we can investigate the question of the social, psychological and imaginary links that are woven in these practices and communities. At a time when fan studies are asserting their object as an actor and not just as a passive consumer orspectator, we will also question reception, creations and participatory cultures, as well as the benefits (symbolic, materialprofits, skills, resources) for fans. We also invite contributors to propose their studies of fan engagement (militant, promotional, professional) in the wake of the many works on participatory culture, co-creation activities, productions andfan militant engagement (Fiske, Bourdaa, 2020). *Submission procedures & timetable* - *Proposals for articles* (3,000 characters, spaces included), accompanied by a title, a maximum of 5 bibliographical references and a brief presentation of the author, should be sent before *31 January 2025 *to the following address: *gabriel.segre em parisnanterre.fr **.* - *Authors will be notified of the acceptance or rejection of their proposal* by *30 March 2025*. - They will then be able to *submit their article by 30 July 2025.* Final contributions should not exceed *40,000 characters* (spaces included). They should follow the journal?s instructions for authors . - They will undergo the *Volume!*?s *double-blind peer review procedure*: *acceptance of abstracts does not imply acceptance of the final version of the article*. *Contacts* - *Gabriel Segré* : gabriel.segre em parisnanterre.fr - *Arnaud Alessandrin* : arnaud.alessandrin em gmail.com - *Christophe Apprill*: christophe.apprill em orange.fr Alessandrin, A., 2017, « ?Who run the world? Girls!? Beyoncé, pop féminisme et fandom », dans Alessandrin, A. et Bourdaa, M. (dir.), *Fan et genre studies : la rencontre*, Téraèdre. Anderson, T., 2012, ?Still kissing their posters goodnight: Female fandom and the politics of popular music ?, *Participations. Journal of Audience & Reception Studies*, vol. 9. Becon-Smith, C., 1992, *Enterprising Women: Television Fandom and the Creation of Popular Myth*, University of Pennsylvania Press. Béliard, A.-S., 2009/1, ?Pseudos, avatars et bannières : la mise en scène des fans. Étude d?un forum de fans de la série télévisée *Prison Break* (enquête) », *ENS Cachan | Terrains & travaux*, no 15, p. 191-212. Bennet, L., 2012, ?Music Fandom Online: R.E.M. fans in pursuit of the ultimate first listen ?, *New Media & Society*, 14(5). Berman, G., Lapidos, M., Bernstein, S., 2008, *« We?re Going to See the Beatles! » : An Oral History of Beatlemania as Told by the Fans Who Were There*, Solana Beach, CA: Santa Monica Press. Booth, P., 2010, *Digital Fandom. New Media Studies*, New York, Peter Lang. Bourdaa, M., 2012, « ?Taking a break from all your worries? : *Battlestar Galactica* et les nouvelles pratiques télévisuelles des fans », *Questions de communication* [En ligne], 22, mis en ligne le 31 décembre 2014. Bourdaa, M., 2020, « Quand les publics fans deviennent co-créateurs des séries télévisées », *Effeuillage*, vol. 9, no 1, p. 15-19. Bourdaa, M., 2019, « Les fans, ces publics si spécifiques. Définition et méthodologie pour le chercheur », *Belphégor* [En ligne], 17. Brooker, W., 2002, *Using the Force: Creativity, Community and Star Wars Fans*, New York, London, Continuum. Cherry, B., 2002, ?Screaming for release: femininity and horror film fandom in Britain ?, dans Chibnall, S., Petley, J. (dir.), *British Horror Cinema*, Routledge, p. 42?57. Collier, N., Lamadue, C., Wooten, H. R., 2009, « *Buffy the Vampire Slayer* and *Xena: Warrior Princess*: Reception of the Texts by a Sample of Lesbian Fans and Website Users », *Journal of Homosexuality*, 56(5), p. 575?609. Cooper, R., 1968, *Beatlesmania: An Adolescent Contra-Culture*, MA Diss, McGill University. Costel, O., 1993, « Des jeunes en quête d?identité : Michael Jackson et ses fans de Bucarest », *Civilisations* [En ligne], 42-2, mis en ligne le 1er décembre 1996, URL : journals.openedition.org/civilisations/2396. Couldry, N., 2007, « On the Set of *The Sopranos*: ?Inside? a Fan?s Construction of Nearness », dans Gray, J., Harrington, C. L., Sandvoss, C. (dir.), *Fandom : Identities and Communities in a Mediated World*, New York, New York University Press, p. 139?148. Crawford, W., 2011, *Video Gamers*, Abingdon, Routledge. Dalbavie, J., 2012, « Entre patrimoine et mémoire collective, la tombe de Georges Brassens », *Questions de communication*, 22, p. 103-121. DeAngelis, M., 2001, *Gay Fandom and Crossover Stardom: James Dean, Mel Gibson, and Keanu Reeves*, Durham, Duke University Press. Doss, E., 1999, *Elvis Culture: Fan, Face and Image*, University of Kansas Press, Kansas. Duffett, M., 2011, « Elvis Presley and Susan Boyle: Bodies of Controversy », *Journal of Popular Music Studies*, 23(2), p. 166-188. Duffett, M., 2013, *Understanding Fandom. An Introduction to the Study of Media Fan Culture*, New York, London, Bloomsbury. Duphil, M., 2017, « Fan de Madonna : d?une ethnographie réflexive à une sociologie des affects », *Me, myself and I and Madonna*, consulté le 12 juillet 2024 à l?adresse https://madonnaethno.hypotheses.org/1. Edwards-Grossi, E., ?Mexican Blood, American Heart: l?entrepreneuriat de soi et le culte DIY des fans latinos de Morrissey à Los Angeles ?, *Volume!*, 16:2-17:1, p. 225?241. Fiske, J., 1992, ?The cultural economy of fandom ?, dans Lewis, L. A. (dir.), *The Adoring Audience: Fan Culture and Popular Media*, Londres, Routledge, p. 30?49. Fiske, J., 1991, ?Madonna ?, dans *Reading the Popular*, Londres, Routledge, p. 95?114. Fiske, J., 1989, *Understanding Popular Culture*, Londres, Routledge. François, S., 2009, « Fanf(r)ictions. Tensions identitaires et relationnelles chez les auteurs de récits de fans », *Réseaux*, vol. 153, no 27, p. 157-190. Fried, C. B., 2003, « Stereotypes of Music Fans: Are Rap and Heavy Metal Fans a Danger to Themselves or Others? », *Journal of Media Psychology*, 8(3), publication en ligne le 1er septembre. Guedj, P., 2012, « Freaks on this Side. Notes pour une analyse anthropologique des communautés de fans de Prince en France ? », *Parcours anthropologiques*, no 8, p. 79-96. Hebdige, D., 1979, *Subculture : The Meaning of Style*, Londres, Routledge. Heinich, N., 2012, *De la célébrité. Excellence et singularité en régime médiatique*, Paris, Gallimard. Hills, M., 2007, « Michael Jackson Fans on Trial? Documenting Emotivism and Fandom in *Wacko about Jacko* ?, *Social Semiotics*, 17(4). Hills, M., 2002, *Fan Cultures*, Londres, Routledge. Jenkins, H., 1992, *Textual Poachers: Television Fans & Participatory Culture*, Londres, Routledge. Jenkins, H., 2008, « La Filk et la construction sociale de la communauté des fans de science-fiction », dans Glevarec, H., Macé, É., Maigret, É. (dir.), *Cultural Studies. Anthologie*, Paris, A. Colin/Institut national de l?audiovisuel, p. 212-222. Jenkins, H., 2006, *Fans, Bloggers, and Gamers: Exploring Participatory Culture*, New York et Londres, New York University Press. Jensen, J., 1992, ?Fandom as Pathology: The Consequences of Characterization ?, dans Lewis, L. A. (dir.), *The Adoring Audience: Fan Culture and Popular Media*, Londres, Routledge. Jeong, I. H., 2013, « Mon prince charmant parle coréen : les fans de K-Pop en France et Lituanie », *Sociétés*, no 122, p. 85-94. Lavery, H. A., Cartwright, M. (dir.), 1996, *Deny All Knowledge: Reading the X-Files (Television and Popular Culture)*, Syracuse, Syracuse University Press. Le Bart, C., Ambroise, J.-C., 2000, *Les fans des Beatles. Sociologie d?une passion*, Rennes, Presses Universitaires de Rennes. Le Guern, P., 2002, « En être ou pas. Le fan club de la série *Le Prisonnier*, une enquête par observation », dans Le Guern, P. (dir.), *Les cultes médiatiques. Culture fan et ?uvres cultes*, Rennes, PUR, p. 177-215. Le Guern, P., 2007, « Aimer l?Eurovision, une faute de goût ? Une approche sociologique du fan-club français de l?Eurovision », *Réseaux*, vol. 25, no 141-142, p. 231-265. Lilti, A., 2014, *Figures publiques. L?invention de la célébrité (1750-1850)*, Paris, Fayard. Lizé, W., 2009, « La réception de la musique comme activité collective. Enquête ethnographique auprès des jazzophiles de premier rang », dans Pecqueux, A., Roueff, O. (dir.), *Ecologie sociale de l?oreille. Enquête de sciences sociales sur l?expérience musicale*, Paris, Éditions de l?EHESS. Nesti, E., 2021, *Fans et idoles ? quand chacun tient l?autre. Pour une anthropologie des affects : enquête sur un attachement corporel et numérique*, Antoine Hennion et Carlo Capello (dirs.), Université Sorbonne Nouvelle-Paris III, Universita Degli Studi Di Torino. Nouhet-Roseman, J., 2005, « Mangamania et cosplay », *Adolescence*, 2005/3, no 53, p. 659-668. Pasquier, D., 1999, *La culture des sentiments. L?expérience télévisuelle des adolescentes*, Paris, Éd. La Maison des sciences de l?homme. Pearsons, P., 1991, *Batman and His Audience: The Dialectic of Culture*, dans Pearson, R., Uricchio, W. (dirs.), *The Many Lives of The Batman: Critical Approaches to a Superhero and His Media*, Routledge Revivals. Pontoizeau, A., 2019, ?L?Eurovision en France : concours de reconquête du public aux airs de soft power ?, *Effeuillage*, vol. 8, no. 1, p. 20?27. Pouchelle, M.-C., 1983, « Sentiments religieux et show-business : Claude François, objet de dévotion populaire », dans Schmitt, J.-C. (dir.), *Les Saints et les stars*, Beauchesne, p. 276-300. Ribac, F., 2017, « Justify Madonna? Star, fans et genre », dans Bourdaa, M., Alessandrin, A. (dirs.), *Fan et Gender Studies, la rencontre*, Téraèdre, p. 37-52. Segré, G., 2003, *Le culte Presley*, « Sociologie d?Aujourd?hui », Paris, Presses Universitaires de France. Segré, G., 2007, *Au nom du King. Elvis, les fans et l?ethnologue*, Montreuil, Aux lieux d?être. Segré, G., 2014, *Fan de? Sociologie des nouveaux cultes contemporains*, Paris, Armand Colin. Stevenson, N., 2009, « Talking to Bowie fans: Masculinity, Ambivalence, and Cultural Citizenship », *European Journal of Cultural Studies*, no 12, p. 79-98. Thomas, L., O?Shea, T. (dirs.), 2010, *Chicks Dig Time Lords: A Celebration of Doctor Who by the Women Who Love It*, Des Moines, Mad Norwegian Press. Tulloch, J., Jenkins, H. (dirs.), 1995, *Science Fiction Audiences: Watching Doctor Who and Star Trek*, Londres et New York, Routledge, p. 144?172. Turner, K. (dir.), 1993, *I Dream of Madonna: Women?s Dreams of the Goddess of Pop*, San Francisco, Collins. Zittoun, T., 2008, ?La musique pour changer la vie. Usages de connaissances, dynamiques de reconnaissance », *Education et sociétés*, no 22, p. 43-55. -- carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas mn ufrj