From h203621 em dac.unicamp.br Tue Apr 8 15:59:58 2025 From: h203621 em dac.unicamp.br (Heriberto Cavalcante Porto Filho) Date: Tue, 8 Apr 2025 15:59:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Abertas_as_inscri=C3=A7=C3=B5es_para_Co?= =?utf-8?q?ncurso_para_professor_efetivo_de_Canto_Coral_e_T=C3=A9cn?= =?utf-8?q?ica_Vocal_na_Universidade_Estadual_do_Cear=C3=A1_=28UECE?= =?utf-8?q?=29?= In-Reply-To: References: Message-ID: Prezados, Comunicamos a realização do Concurso para professor efetivo de* Canto Coral e Técnica Vocal na Universidade Estadual do Ceará (UECE)* e pedimos ampla divulgação. As inscrições se encontram abertas até dia 19/05 www.uece.br Titulação: Graduação em Música e Mestrado ou doutorado em Música ou Artes ou Educação ou Fonoaudiologia EDITAL Nº03/2025-FUNECE, 13 DE JANEIRO DE 2025 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR ASSISTENTE DA CARREIRA DE DOCÊNCIA SUPERIOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Principais datas previstas no cronograma: 03 a 07/04 ? Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição *03/04 a 19/05 ? Período para inscrição* 12/06 ? Divulgação dos locais e horários de prova 15/06 ? Aplicação da Prova Discursiva/Dissertativa da 1ª Fase Para ver os cronogramas e outras informações do concurso para professor adjunto ou assistente, acesse www.uece.br https://www.uece.br/noticias/novo-concurso-publico-vai-ofertar-53-vagas-para-professor-da-uece/ Não contém vírus.www.avast.com <#m_70285256871102453_m_5572508925437583324_m_8398482393734032897_DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2> From lucnoda em gmail.com Wed Apr 16 16:38:58 2025 From: lucnoda em gmail.com (Luciana Noda) Date: Wed, 16 Apr 2025 16:38:58 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?9o_Encontro_Internacional_de_Piano_Cont?= =?utf-8?q?empor=C3=A2neo?= Message-ID: Saudações a todos e todas! A Comissão Organizadora do 9o Encontro Internacional de Piano Contemporâneo tem o prazer de convidar a todos para participarem deste evento itinerante, idealizado pela pianista e pesquisadora Ana Claudia Assis (UFMG). No ano de 2025 o evento será realizado na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, nos dias 29, 30 e 31 de outubro. A temática do evento desta edição será ?Mulheres na Música Contemporânea?. Na ocasião, prestaremos uma homenagem a José Alberto Kaplan, falecido há 16 anos. As pianistas confirmadas para se apresentarem e participarem de Mesas-Redondas são Andree-Ann Deschenes (Algoma University), Karin Fernandes (EMESP) e Lídia Bazarian (Camerata Aberta). Contaremos com Helena Marinho (Universidade de Aveiro) para a Conferência de Abertura e com José Henrique Martins (UFPB) na Conferência em homenagem a Kaplan. Dentre as novidades desta edição, destacamos a I Mostra Toy Piano Brasil, que insere o piano de brinquedo na vanguarda da música de concerto, reconhecendo sua relevância desde a composição da ?Suite for Toy Piano? (1948) de John Cage. O intuito da Mostra é estimular a inovação, diversidade, igualdade e inclusão nas práticas de música de concerto no Brasil e na América Latina. Uma conferência com Antonietta Loffredo (Università di Bologna) sobre o piano de brinquedo e suas potencialidades expressivas acontecerá na Sessão Toy Piano Brasil, no dia 31 de outubro. A Chamada de Trabalhos para o 9o Encontro Internacional de Piano Contemporâneo já foi divulgada (PDF em anexo ) e terá submissões abertas de 14 de junho de 2025 a 20 de julho de 2025. Categorias de Submissão de Trabalhos: a) Comunicações de Pesquisa (20 minutos): trabalhos resultantes de investigações concluídas ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes.A submissão deve incluir um resumo de até 250 palavras. As comunicações terão duração máxima de 20 minutos e serão aceitas propostas em português, espanhol e inglês. b) Recitais-Palestra (30 minutos): trabalhos de pesquisa artística, submissões com um resumo de até 250 palavras que inclua o tema do recital, o programa das obras a serem apresentadas e um link para gravação de 7 a 10 minutos de um excerto do programa. Os Recitais-Palestra terão duração máxima de 30 minutos, aceitando propostas em português, espanhol e inglês. Contamos com a participação de vocês! Cordialmente, Luciana Noda Presidente da Comissão Organizadora do 9o Encontro Internacional de Piano Contemporâneo Comissão Organizadora do 9o Encontro Internacional de Piano Contemporâneo Luciana Noda (UFPB) - Presidente Ana Cláudia Assis (UFMG) Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA) Marcílio Onofre (UFPB) José Henrique Martins (UFPB) Comissão Organizadora da I Mostra Toy Piano Brasil Cláudio Thompson (OSES) Késia Decoté (Universitet i Bergen, Noruega) Luciana Noda (UFPB) Tayná Lorenção (UDESC) Dr. Luciana Noda Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3468339107575304 https://www.youtube.com/user/lucnoda/videos From lucnoda em gmail.com Wed Apr 16 16:42:26 2025 From: lucnoda em gmail.com (Luciana Noda) Date: Wed, 16 Apr 2025 16:42:26 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?9o_Encontro_Internacional_de_Piano_Cont?= =?utf-8?q?empor=C3=A2neo?= In-Reply-To: References: Message-ID: Dr. Luciana Noda Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3468339107575304 https://www.youtube.com/user/lucnoda/videos Em qua., 16 de abr. de 2025 às 16:38, Luciana Noda escreveu: > Saudações a todos e todas! > > A Comissão Organizadora do 9o Encontro Internacional de Piano > Contemporâneo tem o prazer de convidar a todos para participarem deste > evento itinerante, idealizado pela pianista e pesquisadora Ana Claudia > Assis (UFMG). No ano de 2025 o evento será realizado na Universidade > Federal da Paraíba, em João Pessoa, nos dias 29, 30 e 31 de outubro. > > A temática do evento desta edição será ?Mulheres na Música Contemporânea?. > Na ocasião, prestaremos uma homenagem a José Alberto Kaplan, falecido há 16 > anos. > > As pianistas confirmadas para se apresentarem e participarem de > Mesas-Redondas são Andree-Ann Deschenes (Algoma University), Karin > Fernandes (EMESP) e Lídia Bazarian (Camerata Aberta). Contaremos com Helena > Marinho (Universidade de Aveiro) para a Conferência de Abertura e com José > Henrique Martins (UFPB) na Conferência em homenagem a Kaplan. > > Dentre as novidades desta edição, destacamos a I Mostra Toy Piano Brasil, > que insere o piano de brinquedo na vanguarda da música de concerto, > reconhecendo sua relevância desde a composição da ?Suite for Toy Piano? > (1948) de John Cage. O intuito da Mostra é estimular a inovação, > diversidade, igualdade e inclusão nas práticas de música de concerto no > Brasil e na América Latina. Uma conferência com Antonietta Loffredo > (Università di Bologna) sobre o piano de brinquedo e suas potencialidades > expressivas acontecerá na Sessão Toy Piano Brasil, no dia 31 de outubro. > A Chamada de Trabalhos para o 9o Encontro Internacional de Piano > Contemporâneo já foi divulgada (PDF em anexo ) e terá submissões abertas de > 14 de junho de 2025 a 20 de julho de 2025. > > Categorias de Submissão de Trabalhos: > > a) Comunicações de Pesquisa (20 minutos): trabalhos resultantes de > investigações concluídas ou em andamento, desde que apresentem resultados > parciais consistentes.A submissão deve incluir um resumo de até 250 > palavras. As comunicações terão duração máxima de 20 minutos e serão > aceitas propostas em português, espanhol e inglês. > > b) Recitais-Palestra (30 minutos): trabalhos de pesquisa artística, > submissões com um resumo de até 250 palavras que inclua o tema do recital, > o programa das obras a serem apresentadas e um link para gravação de 7 a 10 > minutos de um excerto do programa. Os Recitais-Palestra terão duração > máxima de 30 minutos, aceitando propostas em português, espanhol e inglês. > > Contamos com a participação de vocês! > > Cordialmente, > > Luciana Noda > > Presidente da Comissão Organizadora do 9o Encontro Internacional de Piano > Contemporâneo > > > Comissão Organizadora do 9o Encontro Internacional de Piano Contemporâneo > > Luciana Noda (UFPB) - Presidente > > Ana Cláudia Assis (UFMG) > > Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA) > > Marcílio Onofre (UFPB) > > José Henrique Martins (UFPB) > > > Comissão Organizadora da I Mostra Toy Piano Brasil > > Cláudio Thompson (OSES) > > Késia Decoté (Universitet i Bergen, Noruega) > > Luciana Noda (UFPB) > > Tayná Lorenção (UDESC) > > > Dr. Luciana Noda > Universidade Federal da Paraíba > Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB > > > Curriculo Lattes: > http://lattes.cnpq.br/3468339107575304 > > https://www.youtube.com/user/lucnoda/videos > From fcperera em gmail.com Wed Apr 23 17:12:35 2025 From: fcperera em gmail.com (Fernando Cardoso) Date: Wed, 23 Apr 2025 17:12:35 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Curso Palestrina 500 anos: Vida e Obra em Perspectiva - 6 a 27/05/2025. Message-ID: Olá caros colegas Venho divulgar curso ONLINE que ministrarei em homenagem aos *500 anos de nascimento de Palestrina*. Agradeço de puderem divulgar entre seus alunos. Detalhes a seguir. Grato! Prof. Fernando Cardoso Pereira (UNESP/UNISANTANNA - SÃO PAULO) - - - - - - - Um curso para conhecer Palestrina, o maior nome da música Renascentista, e conhecer a música polifônica que deu origem ao Barroco! PALESTRINA 500 ANOS: VIDA E OBRA EM PERSPECTIVA pelo Prof. Dr. FERNANDO CARDOSO O curso acontecerá no modo ?Live Class? (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema. OBJETIVO Ampliar o acesso do público à música renascentista, tendo em foco o compositor Giovanni Pierluigi da Palestrina, na ocasião dos 500 anos de seu nascimento. A expectativa é a de sensibilizar o público pela audição de gravações de grupos renomados como Tallis Scholars, Hilliard Ensemble, Concerto Italiano e The Sixteen, entre outros, embasada em comentários adequados ao público leigo. CRONOGRAMA: 06 de maio de 2025 Aula 1: Cronologia ? Vida e da obra de Palestrina e seu legado histórico. Contextualização: compositores que influenciaram Palestrina. Escuta dirigida do moteto Sicut servus e da Missa Papae Marcelli, por grupos como Stile Antico, VOCES8, The Marian Consort e Dresdner Kammerchor Consort. 13 de maio de 2025 Aula 2: Madrigali ? Contexto das publicações exclusivas ou em coletâneas de madrigais seculares e sacros de Palestrina, em Roma e em Veneza. Escuta dirigida de madrigais em versão original para vozes ou em versão instrumental ornamentada, como: Già fu chi m?ebbe cara; Ion son ferito; Vestiva i colli; Se non fusse il pensier; e Novella aurora, com os grupos como RossoPorpora, Vox Luminis, Serikon, Fuoco Cenere, Concerto Italiano, e Martinu Voices. 20 de maio de 2025 Aula 3: Motettorum ? Aspectos do gênero ?moteto? no Renascimento e as contribuições de Palestrina para seu desenvolvimento. Escuta dirigida dos motetos a quatro vozes (Super flumina Babylonis), a cinco (Sicut lilium inter spinas, Ave Maria, Nigra sum), a seis (Viri Galilaei), e a oito vozes (Surge, illuminare), com grupos como The Marian Consort, Byrd Ensemble, The Hilliard Ensemble, Cappella Pratensis, Magnum Mysterium Ensemble e VOCES8. 27 de maio de 2025 Aula 4: Missarum ? As missas de Palestrina e suas técnicas de composição, com foco na Missa Paródia e Missa Tenor. Escuta dirigida das missas Ut Re Mi Fa Sol La, O magnum mysterium, Già fu chi m?ebbe cara, Nigra sum e Viri Galilaei, com grupos como Netherlands Kamerkoor, The Sixteen, Cappella Ammersee, Tallis Scholars e Westminster Cathedral Choir. Fernando Cardoso é músico, pesquisador e cravista atuante no Brasil e no exterior (Boston Early Music Festival, 2019). Doutor em Musicologia pela UNESP, realizou pós-doutorado na Boston University (2018-2019) e na USP (2020-2021), com foco em análise de música antiga. A partir de 2022 tornou-se professor dos cursos de Música da UNESP e da UniSant?Anna, sendo também professor de piano nas escolas Companhia das Cordas e Conservatório Santa Cecília. Período: 06, 13, 20 e 27 de maio de 2025 (terças-feiras) Horário: Das 17 às 19 horas Valor: R$ 210,00 Carga horária: 08 h Inscrições: mfatima em museuartesacra.org.br ? prazo para inscrição 03 de maio de 2025 Informações: (11) 3322-5393 Whatsapp: +55 (11) 99466-6662 CERTIFICADO https://museuartesacra.org.br/palestrina-500-anos-vida-e-obra-em-perspectiva/ *Fernando Cardoso Pereira* *Cravista, Musicólogo* *fcperera em gmail.com * +55-11-98159-4334 +55-11-3722-3775 From orlandoscarpa em gmail.com Thu Apr 24 10:16:40 2025 From: orlandoscarpa em gmail.com (Orlando Scarpa) Date: Thu, 24 Apr 2025 10:16:40 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Revista_Brasileira_de_Musica=3A_chamada?= =?utf-8?q?_para_dossi=C3=AA_LaMuT_30_anos_-_Rela=C3=A7=C3=B5es_ent?= =?utf-8?q?re_Cria=C3=A7=C3=A3o_Musical_e_Tecnologia_prorrogada?= Message-ID: PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO E DEPOIMENTOS PARA O V. 36 N. 1 (2025): *16 DE MAIO DE 2025* *Chamada de trabalhos ? Dossiê temático* O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e o Conselho Editorial da *Revista Brasileira de Música* anunciam a chamada de trabalhos para o dossiê temático *LaMuT 30 anos: Relações entre Criação Musical e Tecnologia* de seu v. 36, n. 1 (2025), com curadoria dos editores convidados Orlando Scarpa Neto, Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e Docente do Departamento de Composição da Escola de Música, e Rodrigo Cicchelli, Professor Titular do Departamento de Composição da Escola de Música, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e Coordenador do Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) da UFRJ. A chamada para o dossiê temático é dirigida a pesquisadores, docentes e discentes de Pós-Graduação das áreas de música e afins. Dossiê temático *LaMuT 30 anos: Relações entre Criação Musical e Tecnologia* Fundado em 1995 por Marisa Resende e Rodolfo Caesar, o Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) da Escola de Música da UFRJ completa 30 anos em 2025. Ao longo dessas três décadas, o laboratório tem sido um espaço central para pesquisas e produções no campo da música eletroacústica e áreas afins. No entanto, as relações entre música e tecnologia mudaram significativamente nesse período. Tecnologias que antes eram restritas a gêneros experimentais da música eletrônica e eletroacústica passaram a ser amplamente empregadas no audiovisual e na música popular, deixando o nicho especializado para se tornarem parte do cotidiano sonoro contemporâneo. Diante desse cenário, esta chamada convida à reflexão sobre as diversas interseções entre criação musical e tecnologia nos últimos 30 anos. O dossiê temático propõe portanto os seguintes tópicos preferenciais (mas não exclusivos): ? Agenda da tecnologia musical no Brasil: passado e presente ? Análise e discussão de obras ligadas ao Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) ? Arqueologias eletroacústicas ? Criação musical em tempos de inteligência artificial ? Criação musical como metodologia de pesquisa ? Eletroacústica como sensibilidade de escuta ? Estúdios universitários de tecnologia musical e seu impacto na pesquisa contemporânea em música e em sonologia ? Interseções entre criação musical e arte sonora ? Música eletroacústica brasileira ? Música eletroacústica e suas tecnologias como instrumento de transformação social ? Música, tecnologia e o espírito ?faça-você-mesmo? ? Relações entre música e tecnologia no Sul Global As contribuições, na forma de artigos completos em português, inglês ou espanhol, devem ser originais e inéditas (não serão aceitas versões ou ampliações de trabalhos publicados anteriormente), e adequar-se às diretrizes para autores e condições para submissão da *Revista Brasileira de Música*, com submissão através da plataforma OJS da revista. O prazo para submissão de trabalhos para este dossiê temático encerra-se em 12 de abril de 2025. *Chamada de trabalhos ? Depoimentos* Adicionalmente, a chamada contempla uma seção dedicada à história do Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) da UFRJ, visando reunir relatos de ex-alunos e colaboradores sobre como sua experiência no laboratório impactou suas trajetórias artísticas e acadêmicas. As contribuições, na forma de textos de 250 a 500 palavras, em português, inglês ou espanhol, devem ser originais e inéditas, e as submissões encaminhada à seção ?homenagem? da *Revista Brasileira de Música* através da plataforma OJS da revista. O prazo para submissão de depoimentos encerra-se em 12 de abril de 2025. From guisauer em gmail.com Fri Apr 25 08:28:15 2025 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Fri, 25 Apr 2025 08:28:15 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Fwd=3A_VI_Encontro_da_TeMA_-_chamada_de?= =?utf-8?q?_trabalhos_prorrogada_at=C3=A9_18/05/2025?= In-Reply-To: References: Message-ID: A TeMA - Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - convida todos os interessados a submeterem propostas de comunicação para o *VI Encontro da TeMA* que será realizado em modo híbrido (presencial e virtual) entre os dias *18 e 21 de agosto de 2025* na UDESC em Florianópolis, Santa Catarina. A temática do evento, *?Produção de conhecimento em Música: relevância da Teoria e Análise Musical e de suas intersecções com a Prática?*, visa fomentar discussões de cunho epistemológico e reflete a expectativa de que os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores em Teoria e Análise Musical alcancem o almejado impacto e relevância para a área, gerando inovações pedagógicas, técnicas e artísticas. Encorajamos o envio de propostas vinculadas ao tema do Encontro, especificamente, ou à área de Teoria e Análise em geral. O novo prazo para a submissão de propostas é *18 de maio de 2025.* A chamada completa pode ser acessada através do site: https://tema.mus.br/novo/vi-encontro-da-tema/ O envio de propostas pode ser realizado através do formulário a seguir: https://forms.gle/R9B6LEU9HtuXgDYDA -- Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical https://tema.mus.br/ From micaelant em gmail.com Mon Apr 28 08:00:08 2025 From: micaelant em gmail.com (Micael Antunes) Date: Mon, 28 Apr 2025 13:00:08 +0200 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?SBCM_2025_=E2=80=93_Call_for_Contributi?= =?utf-8?q?ons?= Message-ID: Dear Colleagues, The 19th Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2025) invites the submission of papers and artistic works that explore the intersection of computing and music. The conference will be held from September 15 to 17, 2025, at the Convention Center ? CDC ? UNICAMP. For more details on submission guidelines and the review process, please visit the conference website: https://sbcm2025.nics.unicamp.br/ Important deadlines: - Submission Deadline: May 31, 2025 - Notification of Acceptance: July 14, 2025 - Camera-ready Submission: August 18, 2025 Submission Categories: Full Papers: Submissions must present original research on technical or musical topics and may be between 6 and 8 pages in length. All papers will undergo a double-blind peer-review process. Accepted papers must be presented orally at the conference, and both the written submission and the presentation must be in English. The event proceedings will have an ISBN and DOIs assigned to each paper. Contributions are welcome in, but not limited to, the following tracks: Machine Learning, Artificial Intelligence, and Music Information Retrieval; Software Development for Musical Applications; Computational Musicology; Musical Cognition and Computer Music; Real-Time Musical Systems for Improvisation and Telematic Performance; Machine Listening and Musical Creation; Audio Signal Processing, Sound Analysis, and Digital Audio Effects; Physical Modeling and Sound Synthesis; and Sound Spatialization and Immersive Environments. Selected papers will be invited to submit an extended version for the Brazilian Journal Musica Hodie. The selected papers will be required to follow the journal guidelines, available at https://revistas.ufg.br/musica/about/submissions#authorGuidelines. Short Papers: This category provides a platform for presenting ongoing research, artistic projects, lab reports, and experimental approaches that explore the intersection between computing and music. Submissions are open to individuals, research groups, collectives, or academic and artistic initiatives. Papers should objectively present technical, artistic or propositional work, outline the methods used in its development, and/or articulate its relevance to the scope of the conference?especially regarding the intersections between computing, music, and other artistic or technological practices. Short papers could be written in Portuguese, English or Spanish and will be presented in a poster session. Performances and Artistic Works: Works that explore the intersections of computing, music, and other artistic and technological forms. An accompanying short paper (up to 4 pages) discussing possible methods used in developing the work, and/or a motivation of how it relates to the conference scope should be submitted along with the artistic work proposals. The 2025 SBCM Committee would like to strongly encourage the diversity in research and artistic submissions including and encouraging the participation of women, peripheral artists, black men and black women artists, LGBTQIAPN+ and even more. SBCM is a biennial event organized by the Computer Music Interest Group (CECM) of the Brazilian Computer Society (SBC). Check our archive! This archive contains links to all previous editions of the event, providing access to the full digital content made available in each year, including the electronic proceedings: http://compmus.ime.usp.br/sbcm/ We look forward to your contributions! Best regards, SBCM 2025 Organizing Committee [Apologies for cross-posting] [Do help us spread the word as the deadline is approaching] -- Micael Antunes Postdoctoral Researcher Aix-Marseille Univ., CNRS, PRISM, LIS, InCIAM -- Micael Antunes Postdoctoral Researcher Aix-Marseille Univ., CNRS, PRISM, LIS, InCIAM From fernandomagre em gmail.com Mon Apr 28 09:26:27 2025 From: fernandomagre em gmail.com (Fernando Magre) Date: Mon, 28 Apr 2025 09:26:27 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?21=C2=BA_Encontro_MusiMid?= Message-ID: Prezados/as colegas, Temos a alegria de divulgar o 21º Encontro Internacional de Música e Mídia (MusiMid), que neste ano traz o tema: "A sociedade do cansaço... A música como droga?". O encontro ocorrerá presencialmente na cidade de Santos/SP, entre os dias 17 e 19 de setembro. A chamada completa pode ser vista no site: https://doity.com.br/21encontromusimid Datas importantes: Chamada para trabalhos: 1º de abril a 16 de junho Resultado da seleção: 30 de junho Envio dos trabalhos completos: de 04 a 29 de agosto. Encontro: 17 a 19 de setembro Pedimos ampla divulgação. Cordialmente, Fernando Magre -- Prof. Dr. Fernando de Oliveira Magre Professor Titular de Musicologia Histórica - Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo (FAMES) Professor Colaborador - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Pesquisador - Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) Coordenador do Laboratório de Estudos em Musicologia e História Contemporânea (LEMUHC) http://lattes.cnpq.br/1498625137838487 https://fames.academia.edu/FernandoMagre https://www.instagram.com/lemuhc.fames/ From cpalombini em gmail.com Fri Apr 25 21:21:46 2025 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Fri, 25 Apr 2025 21:21:46 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Cartas da SFA e Sobrac em apoio a Leonardo Fuks Message-ID: Assunto: apoio à Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) e ao Prof. Leonardo Fuks em seu pedido de esclarecimentos à justiça brasileira Tendo tomado conhecimento dos elementos que a Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) reuniu sobre as semelhanças encontradas entre o livro "A acústica musical em palavras e sons" de Florivaldo Menezes e o livro em inglês "The musician's guide to acoustics" de Murray Campbell e Clive Greated, a Sociedade Francesa de Acústica (SFA) espera que a justiça brasileira reconheça as fortes semelhanças entre as duas obras e que, portanto, as declarações do Prof. Leonardo Fuks não sejam difamatórias. A SFA apoia, portanto, as ações tomadas por sua sociedade co-irmã, a SOBRAC, neste caso. A Sociedade Francesa de Acústica, instituição que conta com 816 membros, lembra que vários colegas brasileiros fizeram estudos superiores na França e foram ou são membros da SFA. É por isso que ela se sente investida da missão de apoiar a SOBRAC. Paris, 19 de abril de 2025 Para todos os fins de direito Jean-Dominique Polack Presidente da SFA Processo Sobre Livro de Acústica São objetivos da SOBRAC apoiar a pesquisa, o intercâmbio e a difusão do conhecimento científico e aplicado, sempre de forma ética e íntegra. Atualmente, a SOBRAC acompanha com preocupação um processo judicial relacionado a um livro de acústica, cuja segunda edição foi publicada em 2014. Segundo informações contidas no processo, que é de acesso público, foi feita uma denúncia de indícios de fraude na obra, com evidências de que diversos trechos foram traduzidos sem a devida citação de fonte e que quase uma centena de figuras e gráficos foram reproduzidos a partir de livros estrangeiros, sem autorização prévia e sem citação adequada. O processo revela que houve problemas ligados à primeira edição, visto que os detentores dos direitos relativos às imagens foram indenizados pelo uso indevido das mesmas. Documentos contidos no processo demonstram que a entidade que financiou a primeira edição declarou que a editora retiraria do mercado a primeira edição, pelos problemas apontados pelo especialista em acústica que a denunciou. Pareceres de membros fundadores da SOBRAC, juntados ao processo, confirmam a presença de problemas no livro, além de citarem graves erros e afirmativas que contradizem o conhecimento científico. Esses erros, presentes na primeira edição, continuam na segunda, que se mostra praticamente idêntica à primeira. Embora não seja parte do processo, a SOBRAC aguarda um julgamento justo, uma vez que o processo contém decisões sobre a inexistência de indícios de fraude, proferidas sem a realização de uma perícia técnica oficial, contrastando com a opinião de reconhecidos especialistas em acústica. ? carlos palombini, ph.d. (dunelm) pv-faperj ppgas/mn ufrj 2023?2025 From rodolfo.caesar em gmail.com Mon Apr 28 11:15:02 2025 From: rodolfo.caesar em gmail.com (Rodolfo Caesar) Date: Mon, 28 Apr 2025 11:15:02 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Cartas da SFA e Sobrac em apoio a Leonardo Fuks In-Reply-To: References: Message-ID: Pois então! Será que não chegou a hora de nossa associação se debruçar sobre esse assunto, por mais espinhoso que seja? Abs, Rodolfo Caesar On Mon, 28 Apr 2025 at 11:05 Carlos Palombini wrote: > Assunto: apoio à Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) e ao Prof. > Leonardo Fuks em seu pedido de esclarecimentos à justiça brasileira > > Tendo tomado conhecimento dos elementos que a Sociedade Brasileira de > Acústica (SOBRAC) reuniu sobre as semelhanças encontradas entre o livro "A > acústica musical em palavras e sons" de Florivaldo Menezes e o livro em > inglês "The musician's guide to acoustics" de Murray Campbell e Clive > Greated, a Sociedade Francesa de Acústica (SFA) espera que a justiça > brasileira reconheça as fortes semelhanças entre as duas obras e que, > portanto, as declarações do Prof. Leonardo Fuks não sejam difamatórias. A > SFA apoia, portanto, as ações tomadas por sua sociedade co-irmã, a SOBRAC, > neste caso. > > A Sociedade Francesa de Acústica, instituição que conta com 816 membros, > lembra que vários colegas brasileiros fizeram estudos superiores na França > e foram ou são membros da SFA. É por isso que ela se sente investida da > missão de apoiar a SOBRAC. > > Paris, 19 de abril de 2025 > > Para todos os fins de direito > > Jean-Dominique Polack > > Presidente da SFA > > Processo Sobre Livro de Acústica > > São objetivos da SOBRAC apoiar a pesquisa, o intercâmbio e a difusão do > conhecimento científico e aplicado, sempre de forma ética e íntegra. > Atualmente, a SOBRAC acompanha com preocupação um processo judicial > relacionado a um livro de acústica, cuja segunda edição foi publicada em > 2014. > > Segundo informações contidas no processo, que é de acesso público, foi > feita uma denúncia de indícios de fraude na obra, com evidências de que > diversos trechos foram traduzidos sem a devida citação de fonte e que quase > uma centena de figuras e gráficos foram reproduzidos a partir de livros > estrangeiros, sem autorização prévia e sem citação adequada. > > O processo revela que houve problemas ligados à primeira edição, visto que > os detentores dos direitos relativos às imagens foram indenizados pelo uso > indevido das mesmas. > > Documentos contidos no processo demonstram que a entidade que financiou a > primeira edição declarou que a editora retiraria do mercado a primeira > edição, pelos problemas apontados pelo especialista em acústica que a > denunciou. > > Pareceres de membros fundadores da SOBRAC, juntados ao processo, confirmam > a presença de problemas no livro, além de citarem graves erros e > afirmativas que contradizem o conhecimento científico. > > Esses erros, presentes na primeira edição, continuam na segunda, que se > mostra praticamente idêntica à primeira. > > Embora não seja parte do processo, a SOBRAC aguarda um julgamento justo, > uma vez que o processo contém decisões sobre a inexistência de indícios de > fraude, proferidas sem a realização de uma perícia técnica oficial, > contrastando com a opinião de reconhecidos especialistas em acústica. > > ? > > carlos palombini, ph.d. (dunelm) > > pv-faperj ppgas/mn ufrj 2023?2025 > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From cpalombini em gmail.com Tue Apr 29 17:31:21 2025 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 29 Apr 2025 17:31:21 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Cartas da SFA e Sobrac em apoio a Leonardo Fuks In-Reply-To: References: Message-ID: Olá, Rodolfo Acho que não preciso explicitar minha posição. A suposta vítima já me ameaçou de processo de forma curiosíssima. Enviou à primeira revista eletrônica de música de uma universidade federal, a REM, uma solicitação de remoção de resenha minha de livro seu, pois estaria para me processar. A revista removeu a publicação, analisou o caso e reinseriu-a. Nesse ínterim, ele atingiu seu objetivo declarado: fazer com que qualquer busca a seu nome no Google oferecesse como primeiro resultado a dita resenha. Ela já havia sido publicada numa revista norte-americana, à qual o dito cujo deu-se ao trabalho de responder com uma carta de protesto, a repetir argumentos do mesmo calibre dos que encontramos no processo: que ele era o tal, que eu era um invejoso, um pobre de espírito, et cetera e tal. Recomendo vivamente a leitura desse documento, quando mais não seja para apreciar a evolução estilística de seu autor. À época, escrevi ao editor do CMJ para informá-lo de que não responderia à crítica. Curtis Roads respondeu-me: 'É boa política não responder a críticas'. Sábio conselho, que esqueci de transmitir ao iminente pesquisador. Abraço, Carlos Palombini -- pv-fapemig, ppgas mn/ufrj, 2023?2025 Em seg., 28 de abr. de 2025 às 11:15, Rodolfo Caesar < rodolfo.caesar em gmail.com> escreveu: Pois então! Será que não chegou a hora de nossa associação se debruçar > sobre esse assunto, por mais espinhoso que seja? > From rodolfo.caesar em gmail.com Wed Apr 30 12:54:23 2025 From: rodolfo.caesar em gmail.com (Rodolfo Caesar) Date: Wed, 30 Apr 2025 12:54:23 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Cartas da SFA e Sobrac em apoio a Leonardo Fuks In-Reply-To: References: Message-ID: Pois é, Carlos! De novo: como é que seu artigo poderia ter sido vazado antes da publicação?! Vivemos num loop em feedback, com entropia... Passando hoje pela Rua Prof. Moraes, uma das artérias do trânsito em BH, asfaltada sobre um rio tragado pela cidade, vi um prédio, já velho, construído sobre a demolição de algumas daquelas casas inaugurais. Li que o triste imóvel se chama Palais de Versailles. Deu uma tristeza!... Abraços, Rodolfo Caesar On Tue, Apr 29, 2025 at 5:31?PM Carlos Palombini wrote: > > Olá, Rodolfo > > Acho que não preciso explicitar minha posição. > > A suposta vítima já me ameaçou de processo de forma curiosíssima. Enviou à > primeira revista eletrônica de música de uma universidade federal, a REM, > uma solicitação de remoção de resenha minha de livro seu, pois estaria para > me processar. A revista removeu a publicação, analisou o caso e > reinseriu-a. Nesse ínterim, ele atingiu seu objetivo declarado: fazer com > que qualquer busca a seu nome no Google oferecesse como primeiro resultado > a dita resenha. Ela já havia sido publicada numa revista norte-americana, à > qual o dito cujo deu-se ao trabalho de responder com uma carta de protesto, > a repetir argumentos do mesmo calibre dos que encontramos no processo: que > ele era o tal, que eu era um invejoso, um pobre de espírito, et cetera e > tal. Recomendo vivamente a leitura desse documento, quando mais não seja > para apreciar a evolução estilística de seu autor. À época, escrevi ao > editor do CMJ para informá-lo de que não responderia à crítica. Curtis > Roads respondeu-me: 'É boa política não responder a críticas'. > > Sábio conselho, que esqueci de transmitir ao iminente pesquisador. > > Abraço, > > Carlos Palombini > -- > pv-fapemig, ppgas mn/ufrj, 2023?2025 > > Em seg., 28 de abr. de 2025 às 11:15, Rodolfo Caesar < > rodolfo.caesar em gmail.com> escreveu: > > Pois então! Será que não chegou a hora de nossa associação se debruçar >> sobre esse assunto, por mais espinhoso que seja? >> >