[ANPPOM-Lista] Revista Brasileira de Musica: chamada para dossiê LaMuT 30 anos - Relações entre Criação Musical e Tecnologia prorrogada

Orlando Scarpa orlandoscarpa em gmail.com
Quinta Abril 24 10:16:40 -03 2025


PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO E
DEPOIMENTOS PARA O V. 36 N. 1 (2025): *16 DE MAIO DE 2025*



*Chamada de trabalhos – Dossiê temático*

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e o Conselho Editorial
da *Revista
Brasileira de Música* anunciam a chamada de trabalhos para o dossiê
temático *LaMuT 30 anos: Relações entre Criação Musical e Tecnologia* de
seu v. 36, n. 1 (2025), com curadoria dos editores convidados Orlando
Scarpa Neto, Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao Programa de
Pós-Graduação em Música da UFRJ e Docente do Departamento de Composição da
Escola de Música, e Rodrigo Cicchelli, Professor Titular do Departamento de
Composição da Escola de Música, Docente Permanente do Programa de
Pós-Graduação em Música da UFRJ e Coordenador do  Laboratório de Música e
Tecnologia (LaMuT) da UFRJ. A chamada para o dossiê temático é dirigida a
pesquisadores, docentes e discentes de Pós-Graduação das áreas de música e
afins.



Dossiê temático *LaMuT 30 anos: Relações entre Criação Musical e Tecnologia*

Fundado em 1995 por Marisa Resende e Rodolfo Caesar, o Laboratório de
Música e Tecnologia (LaMuT) da Escola de Música da UFRJ completa 30 anos em
2025. Ao longo dessas três décadas, o laboratório tem sido um espaço
central para pesquisas e produções no campo da música eletroacústica e
áreas afins. No entanto, as relações entre música e tecnologia mudaram
significativamente nesse período. Tecnologias que antes eram restritas a
gêneros experimentais da música eletrônica e eletroacústica passaram a ser
amplamente empregadas no audiovisual e na música popular, deixando o nicho
especializado para se tornarem parte do cotidiano sonoro contemporâneo.
Diante desse cenário, esta chamada convida à reflexão sobre as diversas
interseções entre criação musical e tecnologia nos últimos 30 anos. O
dossiê temático propõe portanto os seguintes tópicos preferenciais (mas não
exclusivos):

– Agenda da tecnologia musical no Brasil: passado e presente

– Análise e discussão de obras ligadas ao Laboratório de Música e
Tecnologia (LaMuT)

– Arqueologias eletroacústicas

– Criação musical em tempos de inteligência artificial

– Criação musical como metodologia de pesquisa

– Eletroacústica como sensibilidade de escuta

– Estúdios universitários de tecnologia musical e seu impacto na pesquisa
contemporânea em música e em sonologia

– Interseções entre criação musical e arte sonora

– Música eletroacústica brasileira

– Música eletroacústica e suas tecnologias como instrumento de
transformação social

– Música, tecnologia e o espírito “faça-você-mesmo”

– Relações entre música e tecnologia no Sul Global

As contribuições, na forma de artigos completos em português, inglês ou
espanhol, devem ser originais e inéditas (não serão aceitas versões ou
ampliações de trabalhos publicados anteriormente), e adequar-se às diretrizes
para autores e condições para submissão
<https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/about/submissions#authorGuidelines>
da *Revista Brasileira de Música*, com submissão através da plataforma OJS
<https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/submission/> da revista. O prazo
para submissão de trabalhos para este dossiê temático encerra-se em 12 de
abril de 2025.



*Chamada de trabalhos – Depoimentos*

Adicionalmente, a chamada contempla uma seção dedicada à história do
Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) da UFRJ, visando reunir relatos
de ex-alunos e colaboradores sobre como sua experiência no laboratório
impactou suas trajetórias artísticas e acadêmicas. As contribuições, na
forma de textos de 250 a 500 palavras, em português, inglês ou espanhol,
devem ser originais e inéditas, e as submissões encaminhada à seção
“homenagem” da *Revista Brasileira de Música* através da plataforma OJS
<https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/submission/> da revista. O prazo
para submissão de depoimentos encerra-se em 12 de abril de 2025.


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L