From paulo.castagna em unesp.br Tue Aug 5 20:44:17 2025 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Tue, 5 Aug 2025 20:44:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Pr=C3=AAmio_Otto_Mayer-Serra_para_a_Pes?= =?utf-8?q?quisa_em_M=C3=BAsica?= In-Reply-To: References: Message-ID: Colegas, A pedido do Rogério Budasz, da Universidade da Califórnia em Riverside, encaminho a mensagem abaixo, sobre o Prêmio Otto Mayer-Serra para a Pesquisa em Música. Abraços, Paulo Castagna https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br _____________________________________________________________________ CHAMADA DE TRABALHOS Prêmio Otto Mayer-Serra para a Pesquisa em Música A Universidade da Califórnia em Riverside e o Centro para a Música Ibérica e Latino-Americana (CILAM) abrem uma chamada de trabalhos para o Prêmio Otto Mayer-Serra, outorgado anualmente ao melhor trabalho inédito sobre qualquer aspecto da música ibérica ou latino-americana. Prêmios Dois prêmios serão concedidos: Primeiro Lugar US$ 1.500; Segundo Lugar US$ 750. Haverá também Menção Honrosa, mas sem prêmio monetário. Os dois ensaios vencedores serão publicados no Diagonal: Revista de Música Ibero-Americana, http://escholarship.org/uc/diagonal, um jornal online avaliado por pares e publicado pelo Centro para a Música Ibérica e Latino-Americana da Universidade da Califórnia em Riverside. Elegibilidade Todos os pesquisadores interessados são convidados a participar, sem limite de idade, nacionalidade, ou local de residência. Seleção Os vencedores serão selecionados por um comitê de avaliadores externos, nomeados pelo CILAM. Os nomes dos membros serão divulgados assim que o comitê tenha sido constituído. A decisão do comitê será final e não sujeita a apelação. No caso de nenhum trabalho ser considerado de qualidade suficiente, o prêmio poderá não ser outorgado. O comitê poderá desqualificar qualquer participante que não comprir os requisitos estabelecidos nesta chamada. Inscrição A inscrição deverá contemplar os seguintes aspectos: 1. Autores deverão enviar seus trabalhos em formato doc ou pdf, anexados a um email dirigido a Walter Clark (walter.clark em ucr.edu). O trabalho deverá ter uma extensão máxima de 10,000 palavras, incluindo referências, bibliografia e apêndices. O texto deverá ser redigido integralmente em espaçamento duplo. 2. A fim de permitir a avaliação anônima dos trabalhos, o nome do(a) autor(a) deverá aparecer apenas na página de rosto, que conterá também o título completo e informações para contato. Na medida do possível, os autores devem evitar identificar-se no manuscrito (página inicial, cabeçalho, notas) ou no próprio arquivo digital (i.e., menu Propriedades). 3. O trabalho deverá ser inédito e escrito em Espanhol ou Português. Caso seja selecionado, o trabalho será publicado no mesmo idioma. Data-limite: 15 de Dezembro de 2025. Os vencedores serão anunciados até 16 de Fevereiro de 2026. Após notificados, os autores selecionados deverão submeter os exemplos musicais em qualidade padrão para publicação (TIFF, 300dpi) e o texto em formato doc Word. Quando necessária, a obtenção das permissões de publicação de imagens e excertos musicais ficará a cargo dos autores. O Prêmio Internacional Otto Mayer-Serra de Pesquisa em Música foi estabelecido em 2008 por Instrumenta Oaxaca, Governo do Estado de Oaxaca, Fundação para as Letras Mexicanas, Coordenação de Difusão Cultural UNAM, Instituto Nacional de Belas Artes e a revista Pauta. Ele é financiado pelo Colégio de Humanidades, Artes e Ciências Sociais da UCR. From paulo.castagna em unesp.br Tue Aug 5 20:44:17 2025 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Tue, 5 Aug 2025 20:44:17 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Pr=C3=AAmio_Otto_Mayer-Serra_para_a_Pes?= =?utf-8?q?quisa_em_M=C3=BAsica?= In-Reply-To: References: Message-ID: Colegas, A pedido do Rogério Budasz, da Universidade da Califórnia em Riverside, encaminho a mensagem abaixo, sobre o Prêmio Otto Mayer-Serra para a Pesquisa em Música. Abraços, Paulo Castagna https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br _____________________________________________________________________ CHAMADA DE TRABALHOS Prêmio Otto Mayer-Serra para a Pesquisa em Música A Universidade da Califórnia em Riverside e o Centro para a Música Ibérica e Latino-Americana (CILAM) abrem uma chamada de trabalhos para o Prêmio Otto Mayer-Serra, outorgado anualmente ao melhor trabalho inédito sobre qualquer aspecto da música ibérica ou latino-americana. Prêmios Dois prêmios serão concedidos: Primeiro Lugar US$ 1.500; Segundo Lugar US$ 750. Haverá também Menção Honrosa, mas sem prêmio monetário. Os dois ensaios vencedores serão publicados no Diagonal: Revista de Música Ibero-Americana, http://escholarship.org/uc/diagonal, um jornal online avaliado por pares e publicado pelo Centro para a Música Ibérica e Latino-Americana da Universidade da Califórnia em Riverside. Elegibilidade Todos os pesquisadores interessados são convidados a participar, sem limite de idade, nacionalidade, ou local de residência. Seleção Os vencedores serão selecionados por um comitê de avaliadores externos, nomeados pelo CILAM. Os nomes dos membros serão divulgados assim que o comitê tenha sido constituído. A decisão do comitê será final e não sujeita a apelação. No caso de nenhum trabalho ser considerado de qualidade suficiente, o prêmio poderá não ser outorgado. O comitê poderá desqualificar qualquer participante que não comprir os requisitos estabelecidos nesta chamada. Inscrição A inscrição deverá contemplar os seguintes aspectos: 1. Autores deverão enviar seus trabalhos em formato doc ou pdf, anexados a um email dirigido a Walter Clark (walter.clark em ucr.edu). O trabalho deverá ter uma extensão máxima de 10,000 palavras, incluindo referências, bibliografia e apêndices. O texto deverá ser redigido integralmente em espaçamento duplo. 2. A fim de permitir a avaliação anônima dos trabalhos, o nome do(a) autor(a) deverá aparecer apenas na página de rosto, que conterá também o título completo e informações para contato. Na medida do possível, os autores devem evitar identificar-se no manuscrito (página inicial, cabeçalho, notas) ou no próprio arquivo digital (i.e., menu Propriedades). 3. O trabalho deverá ser inédito e escrito em Espanhol ou Português. Caso seja selecionado, o trabalho será publicado no mesmo idioma. Data-limite: 15 de Dezembro de 2025. Os vencedores serão anunciados até 16 de Fevereiro de 2026. Após notificados, os autores selecionados deverão submeter os exemplos musicais em qualidade padrão para publicação (TIFF, 300dpi) e o texto em formato doc Word. Quando necessária, a obtenção das permissões de publicação de imagens e excertos musicais ficará a cargo dos autores. O Prêmio Internacional Otto Mayer-Serra de Pesquisa em Música foi estabelecido em 2008 por Instrumenta Oaxaca, Governo do Estado de Oaxaca, Fundação para as Letras Mexicanas, Coordenação de Difusão Cultural UNAM, Instituto Nacional de Belas Artes e a revista Pauta. Ele é financiado pelo Colégio de Humanidades, Artes e Ciências Sociais da UCR. From rodolfo.caesar em gmail.com Wed Aug 6 12:21:30 2025 From: rodolfo.caesar em gmail.com (Rodolfo Caesar) Date: Wed, 6 Aug 2025 12:21:30 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] lembrete Message-ID: Para pensarmos juntos: https://www.adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/arquivo/80-atual/5868-docente-denuncia-plagio-e-enfrenta-saga-kafkaniana abraços, Rodolfo Caesar From davidganc em gmail.com Wed Aug 6 17:14:04 2025 From: davidganc em gmail.com (David Ganc) Date: Wed, 6 Aug 2025 17:14:04 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Data_prorrogada_-_Dossi=C3=AA_Tem=C3=A1?= =?utf-8?q?tico=3A_ARRANJO=2E_Revista_DEBATES_-_UNIRIO?= Message-ID: Alô! Foi prorrogado para 31/08/25 o prazo para submissão de trabalhos para a Revista DEBATES, Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música ? Centro de Letras e Artes / UNIRIO, no *Dossiê temático ARRANJO:* História, Técnica, Pedagogia e Transformações Contemporâneas. https://seer.unirio.br/revistadebates Notem que para este número, a Revista só aceitará trabalhos vinculados ao tema do dossiê. Abraços, David Ganc ? Editor Convidado Luciana Requião ? Editora da Revista DEBATES ========================================================= Chamada de Trabalhos - Revista DEBATES Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música ? CLA / UNIRIO https://seer.unirio.br/revistadebates DOSSIÊ TEMÁTICO: *ARRANJO:* História, Técnica, Pedagogia e Transformações Contemporâneas *Editor Convidado: David Ganc (UNIRIO) Prazo prorrogado para submissão de trabalhos: 31 de Agosto de 2025 A Revista DEBATES da UNIRIO convida a todas/es/os a contribuírem com o DOSSIÊ TEMÁTICO *ARRANJO* ------------------------------------------------------------------------------------------------- O ato de arranjar uma música constitui-se como um processo criativo que opera em um espectro amplo, abrangendo desde interlocuções informais entre músicos de um pequeno conjunto até complexas estruturas prescritas com rigor para formações maiores. Em certos contextos, o arranjo estabelece uma relação tão intrínseca com a composição que, para o ouvinte, torna-se indistinguível o que é criação original do compositor e o que é intervenção do arranjador. Desta forma, o que seria a função de ?vestir? a música pode tomar outras proporções, amalgamando a atividade de compor com a de arranjar, em prol da obra resultante. O arranjador, dependendo do grau de liberdade que lhe é atribuído, pode interferir em diversos parâmetros estruturais da obra, como: instrumentação, gênero, forma, rearmonização, criação de introdução, ?especial?, *coda*, escolha da tonalidade, modulações, estrutura musical com abertura de seção para improvisação. O arranjador exerce um papel determinante para o resultado final da obra. Entre os subtemas sugerimos, a título de exemplo: - Histórico da relação arranjador / compositor; - Levantamento musical/biográfico de arranjadores icônicos e seu legado; - Possíveis definições do que caracteriza uma escola brasileira de arranjo; - Análises críticas da interferência do arranjador no resultado final da obra, com a opção de uso de estudo de caso; - Liberdade criativa X restrições comerciais; - Adequação do arranjo ao gênero musical utilizado, com suas idiossincrasias; - O arranjador no estúdio de gravação. Dificuldades, limites, alternativas e soluções no ato da realização do arranjo, no momento de sua materialização; - Processo diacrônico do arranjo, do início do século XX a nossos dias. Trajetória, escolas e transformações; - Revisão, levantamento e análise da literatura de manuais nacionais e/ou estrangeiros; - Levantamento da pedagogia do arranjo nas universidades brasileiras, desde sua implementação, desenvolvimento e situação atual; - Relação arranjo e tecnologias atuais: expansão do conceito de arranjador além do seu papel histórico e tradicional do profissional que escreve música formalmente; o arranjador como manipulador sonoro; novas possibilidades criativas ao se utilizar programas de computador que empregam sons pré-fabricados (*samples*) em, por exemplo, trilhas sonoras para audiovisual e pesquisa de linguagem; - Levantamento e análise de acervos de arranjos de determinada instituição e/ou de arranjadores; - Investigação do papel do arranjo e do arranjador na cadeia musical hoje: transformações ocorridas neste início do século XXI; arranjo na era digital; novas ferramentas; novas linguagens; - Do manuscrito ao digital: análise do uso de *softwares* de escrita musical e sua interferência no processo criativo de um arranjo; - Aspectos positivos e negativos do uso de Inteligência Artificial como ferramenta em um arranjo; questionamentos éticos e estéticos. Além destas sugestões, convidamos as/os autora(e)s a submeter textos que extrapolem estes direcionamentos conquanto pertinentes à temática do dossiê. Organização do dossiê: David Ganc ? editor convidado Prazo prorrogado para submissões: 31 de agosto de 2025 As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões). Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês. -- ****************************** http://www.davidganc.com From mvermes em gmail.com Mon Aug 11 06:47:49 2025 From: mvermes em gmail.com (Monica Vermes) Date: Mon, 11 Aug 2025 06:47:49 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Carlos Palombini Message-ID: Com profunda tristeza informo à comunidade da ANPPOM a morte da Carlos Palombini ontem (10/8/2025) em Belo Horizonte. Para além de suas valiosas e múltiplas contribuições à pesquisa e pós-graduação em música, era para mim um amigo querido, como para muitos de nós. Hoje é um dia triste. Profa. Dra. Mónica Vermes mvermes em gmail.com viviana.vermes em ufes.br (+5527) 99909-2503 Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Centro de Artes Departamento de Teoria da Arte e Música Programa de Pós-graduação em Letras Diretora de Publicações - Anppom Editora-chefe da Revista Opus From cristina-wolffenbuttel em uergs.edu.br Mon Aug 11 22:15:10 2025 From: cristina-wolffenbuttel em uergs.edu.br (=?UTF-8?Q?Cristina_Rolim_Wolffenb=C3=BCttel?=) Date: Mon, 11 Aug 2025 22:15:10 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Carlos Palombini In-Reply-To: References: Message-ID: Meus sinceros sentimentos! Com certeza, uma perda para nós. Que descanse em paz! www.uergs.edu.br Prof.ª Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel Professora Adjunta do Curso de Graduação em Música: Licenciatura Coordenadora da Especialização em Educação Musical Líder dos Grupos de Pesquisa Grupem e ArtCIEd/CNPq Pesquisadora do Comitê Interdisciplinar de Assessoramento/FAPERGS Produtividade em Pesquisa CNPq 2 + 55 51 99809-2393 cristina-wolffenbuttel em uergs.edu.br Currículo Lattes Unidade Montenegro: Rua Capitão Porfírio, 2141. Bairro Centro - Montenegro/RS. Em seg., 11 de ago. de 2025 às 22:10, Monica Vermes escreveu: > Com profunda tristeza informo à comunidade da ANPPOM a morte da Carlos > Palombini ontem (10/8/2025) em Belo Horizonte. > Para além de suas valiosas e múltiplas contribuições à pesquisa e > pós-graduação em música, era para mim um amigo querido, como para muitos de > nós. Hoje é um dia triste. > > > Profa. Dra. Mónica Vermes > mvermes em gmail.com > viviana.vermes em ufes.br > (+5527) 99909-2503 > > Universidade Federal do Espírito Santo - UFES > Centro de Artes > Departamento de Teoria da Arte e Música > Programa de Pós-graduação em Letras > > Diretora de Publicações - Anppom > Editora-chefe da Revista Opus > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From ms.eliana em usp.br Mon Aug 11 23:27:08 2025 From: ms.eliana em usp.br (Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva) Date: Mon, 11 Aug 2025 23:27:08 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Carlos Palombini In-Reply-To: References: Message-ID: Que tristeza, Monica e colegas. Meus sentimentos Abraço Eliana Monteiro da Silva Em seg., 11 de ago. de 2025 às 22:10, Monica Vermes escreveu: > Com profunda tristeza informo à comunidade da ANPPOM a morte da Carlos > Palombini ontem (10/8/2025) em Belo Horizonte. > Para além de suas valiosas e múltiplas contribuições à pesquisa e > pós-graduação em música, era para mim um amigo querido, como para muitos de > nós. Hoje é um dia triste. > > > Profa. Dra. Mónica Vermes > mvermes em gmail.com > viviana.vermes em ufes.br > (+5527) 99909-2503 > > Universidade Federal do Espírito Santo - UFES > Centro de Artes > Departamento de Teoria da Arte e Música > Programa de Pós-graduação em Letras > > Diretora de Publicações - Anppom > Editora-chefe da Revista Opus > ________________________________________ > anppom-l em listas.unicamp.br > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de > Pesquisa e Pós-Graduação em Música > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > > Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo > Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens > contendo ANEXOS. > From isis.biazioli em gmail.com Tue Aug 12 12:50:59 2025 From: isis.biazioli em gmail.com (=?UTF-8?Q?=C3=8Dsis_Biazioli?=) Date: Tue, 12 Aug 2025 12:50:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Divulga=C3=A7=C3=A3o_de_chamada_de_trab?= =?utf-8?q?alho_do_Simposio_Internacional_Forma_Musical?= Message-ID: Prezado, Gostaria de pedir a divulgação da seguinte chama de trabalhos na lista da Anppom. É com enorme alegria que o Prof Mario Videira e eu, Isis Biazioli de Oliveira ? pós-doutoranda na ECA/USP, lançamos a Chamada de Trabalhos para o *Simpósio Internacional Forma Musical: análise, teoria e performance*. A programação contará com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, mesas-redondas, recitais e sessões de comunicações (prioritariamente presenciais). O evento acontecerá entre os dias *29 e 31 de outubro de 202*5 na Escola de Comunicações e Artes da USP. Os interessados em integrar as sessões de comunicações deverão enviar Resumos de 500 a 1000 palavras (excluindo Título, Palavras-chave e Referências Bibliográficas) e documento complementar em PDF com figuras, exemplos musicais, tabelas e gráficos acompanhados de legenda explicativa, caso necessário. As propostas serão recebidas até dia *08 de setembro de 2025* e deverão ser submetidas via formulário disponível em: https://forms.gle/qQFPUApK5PxRSNU5A Convidamos toda a comunidade acadêmica a contribuir com suas pesquisas! Atenciosamente, Prof Dr. Mario Videira Vice-diretor da ECA/USP Isis Biazioli de Oliveira Bolsista de pós-doutorado pela CAPES na ECA/USP From musicoyargentino em gmail.com Sat Aug 16 16:16:36 2025 From: musicoyargentino em gmail.com (Dr. K) Date: Sat, 16 Aug 2025 16:16:36 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Carlos Palombini In-Reply-To: References: Message-ID: Triste notícia, Mónica! Tive pouco contato com ele. Mas dou valor à sua contribuição na pesquisa em música popular. Talvez dê para descrever seu trabalho como contracorrente, muito necessário para o avanço das ideias. É uma perda significativa para a comunidade musical brasileira. Abraços, Damián Prof. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller Full Professor, Amazon Center for Music Research (NAP) Federal University of Acre, Rio Branco, AC, Brazil Federal University of Paraíba, João Pessoa, PB, Brazil www.capassokellertinajero.com https://lnk.to/tocoymevoy --- > Com profunda tristeza informo à comunidade da ANPPOM a morte da Carlos Palombini ontem (10/8/2025) em Belo Horizonte. Para além de suas valiosas e múltiplas contribuições à pesquisa e pós-graduação em música, era para mim um amigo querido, como para muitos de nós. Hoje é um dia triste. Profa. Dra. Mónica Vermes