[ANPPOM-Lista] Data prorrogada - Dossiê Temático: ARRANJO. Revista DEBATES - UNIRIO
David Ganc
davidganc em gmail.com
Quarta Agosto 6 17:14:04 -03 2025
Alô!
Foi prorrogado para 31/08/25 o prazo para submissão de trabalhos para a Revista
DEBATES, Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música – Centro de Letras
e Artes / UNIRIO, no *Dossiê temático ARRANJO:* História, Técnica,
Pedagogia e Transformações Contemporâneas.
https://seer.unirio.br/revistadebates
Notem que para este número, a Revista só aceitará trabalhos vinculados ao tema
do dossiê.
Abraços,
David Ganc – Editor Convidado
Luciana Requião – Editora da Revista DEBATES
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Chamada de Trabalhos - Revista DEBATES
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música – CLA / UNIRIO
https://seer.unirio.br/revistadebates
DOSSIÊ TEMÁTICO:
*ARRANJO:* História, Técnica, Pedagogia e Transformações Contemporâneas
*Editor Convidado: David Ganc (UNIRIO)
Prazo prorrogado para submissão de trabalhos: 31 de Agosto de 2025
A Revista DEBATES da UNIRIO convida a todas/es/os a contribuírem com o
DOSSIÊ TEMÁTICO *ARRANJO*
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O ato de arranjar uma música constitui-se como um processo criativo que
opera em um espectro amplo, abrangendo desde interlocuções informais entre
músicos de um pequeno conjunto até complexas estruturas prescritas com
rigor para formações maiores. Em certos contextos, o arranjo estabelece uma
relação tão intrínseca com a composição que, para o ouvinte, torna-se
indistinguível o que é criação original do compositor e o que é intervenção
do arranjador. Desta forma, o que seria a função de “vestir” a música pode
tomar outras proporções, amalgamando a atividade de compor com a de
arranjar, em prol da obra resultante. O arranjador, dependendo do grau de
liberdade que lhe é atribuído, pode interferir em diversos parâmetros
estruturais da obra, como: instrumentação, gênero, forma, rearmonização,
criação de introdução, “especial”, *coda*, escolha da tonalidade,
modulações, estrutura musical com abertura de seção para improvisação. O
arranjador exerce um papel determinante para o resultado final da obra.
Entre os subtemas sugerimos, a título de exemplo:
- Histórico da relação arranjador / compositor;
- Levantamento musical/biográfico de arranjadores icônicos e seu legado;
- Possíveis definições do que caracteriza uma escola brasileira de
arranjo;
- Análises críticas da interferência do arranjador no resultado final da
obra, com a opção de uso de estudo de caso;
- Liberdade criativa X restrições comerciais;
- Adequação do arranjo ao gênero musical utilizado, com suas
idiossincrasias;
- O arranjador no estúdio de gravação. Dificuldades, limites,
alternativas e soluções no ato da realização do arranjo, no momento de sua
materialização;
- Processo diacrônico do arranjo, do início do século XX a nossos
dias. Trajetória,
escolas e transformações;
- Revisão, levantamento e análise da literatura de manuais nacionais
e/ou estrangeiros;
- Levantamento da pedagogia do arranjo nas universidades brasileiras,
desde sua implementação, desenvolvimento e situação atual;
- Relação arranjo e tecnologias atuais: expansão do conceito de
arranjador além do seu papel histórico e tradicional do profissional que
escreve música formalmente; o arranjador como manipulador sonoro; novas
possibilidades criativas ao se utilizar programas de computador que
empregam sons pré-fabricados (*samples*) em, por exemplo, trilhas
sonoras para audiovisual e pesquisa de linguagem;
- Levantamento e análise de acervos de arranjos de determinada
instituição e/ou de arranjadores;
- Investigação do papel do arranjo e do arranjador na cadeia musical
hoje: transformações ocorridas neste início do século XXI; arranjo na era
digital; novas ferramentas; novas linguagens;
- Do manuscrito ao digital: análise do uso de *softwares* de escrita
musical e sua interferência no processo criativo de um arranjo;
- Aspectos positivos e negativos do uso de Inteligência Artificial como
ferramenta em um arranjo; questionamentos éticos e estéticos.
Além destas sugestões, convidamos as/os autora(e)s a submeter textos que
extrapolem estes direcionamentos conquanto pertinentes à temática do dossiê.
Organização do dossiê:
David Ganc – editor convidado
Prazo prorrogado para submissões: 31 de agosto de 2025
As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas
conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões).
Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês.
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http://www.davidganc.com
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