From fabiomusica_fe em yahoo.com.br Mon Mar 10 12:09:46 2025 From: fabiomusica_fe em yahoo.com.br (fabio henrique ribeiro) Date: Mon, 10 Mar 2025 15:09:46 +0000 (UTC) Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?PPGM_-_Edital_de_sele=C3=A7=C3=A3o_para?= =?utf-8?q?_mestrado_e_doutorado_em_m=C3=BAsica?= References: <900060037.2223689.1741619386100.ref@mail.yahoo.com> Message-ID: <900060037.2223689.1741619386100@mail.yahoo.com> Prezados/as colegas, Estão abertos o Editais de Seleção para os cursos de mestrado e doutorado em música do PPGM/UFPB. Solicitamos a gentileza de divulgar para as pessoas interessadas.  Os editais podem ser acessados no site do PPGM:https://www.ufpb.br/ppgm/contents/menu/processo-de-selecao Cordialmente, Fábio H. G. RibeiroCoordenador do Programa de Pós-Graduação em MúsicaUniversidade Federal da Paraíba From guisauer em gmail.com Mon Mar 10 21:36:59 2025 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Mon, 10 Mar 2025 21:36:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: VI Encontro da TeMA: Chamada de Trabalhos In-Reply-To: <885d35d0-db8a-4b09-97f4-8e4888f479e4@tema.mus.br> References: <885d35d0-db8a-4b09-97f4-8e4888f479e4@tema.mus.br> Message-ID: Prezadas e prezados colegas, A Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) convida todos os interessados a submeterem propostas de comunicação para o *VI Encontro da TeMA* que será realizado em modo híbrido (presencial e virtual) entre os dias *18 e 21 de agosto de 2025* na UDESC em Florianópolis, Santa Catarina. A temática do evento, *?Produção de conhecimento em Música: relevância da Teoria e Análise Musical e de suas intersecções com a Prática?*, visa fomentar discussões de cunho epistemológico e reflete a expectativa de que os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores em Teoria e Análise Musical alcancem o almejado impacto e relevância para a área, gerando inovações pedagógicas, técnicas e artísticas. Encorajamos o envio de propostas vinculadas ao tema do Encontro, especificamente, ou à área de Teoria e Análise em geral. O prazo para a submissão de propostas é *03 de maio de 2025.* A chamada completa pode ser acessada através do site: https://tema.mus.br/novo/vi-encontro-da-tema/ -- Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical https://tema.mus.br/ From guisauer em gmail.com Mon Mar 10 21:36:59 2025 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Mon, 10 Mar 2025 21:36:59 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: VI Encontro da TeMA: Chamada de Trabalhos In-Reply-To: <885d35d0-db8a-4b09-97f4-8e4888f479e4@tema.mus.br> References: <885d35d0-db8a-4b09-97f4-8e4888f479e4@tema.mus.br> Message-ID: Prezadas e prezados colegas, A Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) convida todos os interessados a submeterem propostas de comunicação para o *VI Encontro da TeMA* que será realizado em modo híbrido (presencial e virtual) entre os dias *18 e 21 de agosto de 2025* na UDESC em Florianópolis, Santa Catarina. A temática do evento, *?Produção de conhecimento em Música: relevância da Teoria e Análise Musical e de suas intersecções com a Prática?*, visa fomentar discussões de cunho epistemológico e reflete a expectativa de que os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores em Teoria e Análise Musical alcancem o almejado impacto e relevância para a área, gerando inovações pedagógicas, técnicas e artísticas. Encorajamos o envio de propostas vinculadas ao tema do Encontro, especificamente, ou à área de Teoria e Análise em geral. O prazo para a submissão de propostas é *03 de maio de 2025.* A chamada completa pode ser acessada através do site: https://tema.mus.br/novo/vi-encontro-da-tema/ -- Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical https://tema.mus.br/ From rafaeldasilvanoleto em gmail.com Thu Mar 13 19:17:25 2025 From: rafaeldasilvanoleto em gmail.com (Rafael Noleto) Date: Thu, 13 Mar 2025 19:17:25 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?GT=3A_Antropologia_e_Artes_Perform?= =?utf-8?b?w6F0aWNhczogbcO6c2ljYSwgZGFuw6dhLCB0ZWF0cm8gZSBwZXJmb3Jt?= =?utf-8?q?ance_em_contextos_etnogr=C3=A1ficos_-_RAM_2025_-_Salvado?= =?utf-8?b?ciAoQmFoaWEp?= Message-ID: Prezados/as colegas, É com muita alegria que convidamos vocês a submeterem trabalhos à *XV Reunião de Antropologia do Mercosul*, que ocorrerá em Salvador (Bahia - Brasil) entre os dias 04 e 08 de agosto de 2025. Convidamos, especialmente, ao envio de submissões para o *GT 032 ? Antropologia e Artes Performáticas: música, dança, teatro e performance em contextos etnográficos*, coordenado por Rafael da Silva Noleto (UFPEL), Deise Montardo (UFAM) e Silvia Citro (UBA/CONICET). *O período de submissões de trabalhos vai de 13/03/2025 a 07/04/2025*. Mais informações sobre o GT estão disponíveis abaixo: GT 032: Antropologia e Artes Performáticas: música, dança, teatro e performance em contextos etnográficos Coordenador(a) *Rafael da Silva Noleto (UFPEL), Deise Lucy Oliveira Montardo (UFAM), Silvia Viviana Citro (Univ de Buenos Aires CONICET)* *Descrição:* O que a música, a dança, a performance e o teatro podem legar à produção do conhecimento antropológico? Sabe-se que as formas expressivas sempre tiveram, na história da Antropologia, um espaço de discussão que possibilitou o entendimento de algumas das principais temáticas constituintes da disciplina tais como mito, rito, cosmologia, parentesco, socialidade, noções de cultura, relações políticas, relações raciais, relações de gênero, concepções de sexualidade e, por fim, categorias de pensamento produzidas e colocadas em circulação pelos mais diferentes povos através de suas práticas musicais e performáticas. Este grupo de trabalho tem como objetivo reunir pesquisas em que a interface entre Antropologia, Música, Dança, Performance e/ou Teatro seja o foco central dos interesses etnográficos de pesquisadores/as oriundos/as dos campos da Antropologia, Etnomusicologia, Dança e Artes Cênicas. Pretende-se contemplar pesquisas sobre contextos diversos em que essas artes performáticas sejam abordadas juntas ou separadamente, mas sempre sob um enfoque etnográfico e alinhadas a temáticas de interesse antropológico. São bem-vindas pesquisas desenvolvidas em contextos tradicionais, rurais, urbanos, religiosos, rituais, artísticos, festivos, políticos e de formação educacional nos quais a música, o som, o movimento, o gesto e a palavra em ação sejam elementos de problematização da constituição do mundo e das relações sociais que o conformam. Informações sobre inscrições, cronograma do evento e descrição completa de todas as atividades podem ser encontradas neste link: https://www.ram2025.sinteseeventos.com.br/site/capa Esperamos vocês! Atenciosamente, Prof. Dr. Rafael da Silva Noleto Antropólogo, Professor, Cantor e Compositor Currículo Lattes Ouça minhas canções no Spotify Página Institucional - UFPEL Docente do Bacharelado em Ciências Musicais (UFPEL) Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPEL) r afael.noleto em ufpel.edu.br From presidencia em anppom.org.br Wed Mar 19 16:01:15 2025 From: presidencia em anppom.org.br (=?UTF-8?Q?Presid=C3=AAncia_ANPPOM?=) Date: Wed, 19 Mar 2025 16:01:15 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Grupos_de_Trabalho_=28GTs=29?= =?utf-8?b?IGUgU2ltcMOzc2lvcyBUZW3DoXRpY29zIChTVHMp?= Message-ID: Divulgamos a Chamada de Grupos de Trabalho (GTs) e Simpósios Temáticos (STs) para o XXXV Congresso da ANPPOM (link na bio). O prazo final para submissão de propostas é dia 10 de abril de 2025. Chamada completa: https://bit.ly/4226ymI Logo após o encerramento desta chamada, divulgaremos a Chamada de Comunicações e Pôsteres e a Chamada de Trabalhos Artísticos, de acordo com o seguinte cronograma: divulgação das chamadas, 12 de abril; submissão de propostas, de 15 de abril a 01 de julho. A gente se encontra, em breve, em Campo Grande -- *Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz* - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) - President of the National Society for Research and Graduate Programs in Music - Brazil (ANPPOM) - Site: https://anppom.org.br/ - Instagram: https://www.instagram.com/anppom/ - Página do Facebook: https://www.facebook.com/anppompagina - Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/anppom/ - Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmRe2h-Y7BQdBIIWDwnX4ag - Lista de discussão: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l From musicoyargentino em gmail.com Mon Mar 17 08:20:01 2025 From: musicoyargentino em gmail.com (Dr. K) Date: Mon, 17 Mar 2025 06:20:01 -0500 Subject: [ANPPOM-Lista] representante CNPq In-Reply-To: References: Message-ID: Prezada Heloísa, bom dia. Nossa atual representante gentilmente fez uma enquete informal entre os pesquisadores A e B. Temos uma lista tríplice: > três pessoas generosamente se predispuseram a aceitar a nomeação caso sejam indicadas, a saber: Didier Guigue, Jusamara Souza e Samuel Araújo. A motivação para adotar um nome dessa lista é viabilizar nossa representação efetiva no CA, com um(a) representante titular. (Na gestão anterior, música não teve titularidade). Um outro item que discutimos foi a falta de alinhamento entre pareceres e o tópico de pesquisa. Especialmente para os que estamos em estados nos quais a FAP local não apoia projetos da nossa área, esse alinhamento faz a diferença entre conseguir dar andamento ao trabalho ou se dedicar à leitura da obra de Samuel Beckett. Abraços, Damián ------------------------------ > > Message: 2 > Date: Mon, 24 Feb 2025 12:28:00 -0300 (BRT) > From: Heloísa e Wagner Valente > To: "ANPPOM lista (novo)" > Subject: [ANPPOM-Lista] representante CNPq > Message-ID: <2028113026.190642.1740410880792 em webmailaz.terra.com.br> > Content-Type: text/plain; charset=UTF-8 > > bom dia! > > recebi mensagem avisando que haverá renovação do CA do CNPq. > gostaria de saber se alguém desta Associação está se candidatando. > boa semana, > Heloísa > > Heloísa de A. Duarte Valente Profª Titular Programa de Pós-Graduação em > Comunicação - UNIP > > MusiMid -Centro de Estudos em Música e Mídia/ Revista MusiMid > > www.musimid.mus.br/ www.revistamusimid.com.br > From guisauer em gmail.com Mon Mar 17 14:19:09 2025 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Mon, 17 Mar 2025 14:19:09 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] Fwd: Musica Theorica - Chamada v. 10.1 (lembrete) In-Reply-To: References: Message-ID: Caros, Escrevo para informar que a revista *Musica Theorica *(A2) está com a chamada aberta para o v. 10.1 até 20 de abril. A MT aceita trabalhos em português, espanhol e inglês sobre teoria e análise musical, área central da revista, e suas ramificações em outras áreas do conhecimento. As submissões devem seguir as diretrizes estabelecidas na página da revista ( http://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/about/submissions ) e podem ser realizadas online (preferivelmente) ou, se necessário, por e-mail ao editor (gabrielbianconavia em gmail.com). Aproveito para convidar todos a visitarem a página da revista ( https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/) e conhecerem nosso último número (v. 9.2), publicado no fim de 2024, que inclui o dossiê "Schoenberg 150 anos". Segue abaixo o sumário da publicação com links para os artigos. Saudações cordiais, Gabriel Navia Editor-chefe da revista Musica Theorica *Revista Musica Theorica - v. 9, n. 2 (dezembro, 2024) * *Editorial* Editorial Norton Dudeque, Gabriel Navia *Dossiê* *A crítica que não ouve A recepção da obra de Arnold Schoenberg no Brasil dos anos 1930 * Gabriel Fernandes Xavier *O dodecafonismo como um conceito musical De Schoenberg ao Movimento Música Viva * Juliane Larsen *Arnold Schoenberg e o paradoxo de sua Klavierstück Op. 33a Um processo bloomsiano de desleitura da forma sonata * Marcus Bittencourt, Cemy Queiroz Diniz Junior *Schoenberg, Suite Op. 25, Präludium Um estudo de propriedades intervalares, encadeamentos por semitom e distribuição estatística. * Ricardo Mazzini Bordini, Marcos da Silva Sampaio *Monotonalidade e tonalidade expandida Teorização e aplicação analítica em duas canções tonais de Schoenberg * Norton Dudeque *Artigos* *Planejamento composicional a partir de paradigmas arquetípicos * Liduino Jose Pitombeira de Oliveira *Tipologias de hibridismo no desenvolvimento de sistemas composicionais * Ana Miccolis *A racionalidade das métricas irracionais * Antenor Ferreira Correa *Exploração de ambiguidades harmônicas por meio do comentário composicional Um estudo sobre Masque, de Scriabin * Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira, Max Packer *Análise musical do Capricho Polonês (1949) para violino solo de Grazyna Bacewicz * Nathália Gidali, Adriana Lopes da Cunha Moreira, Eliane Tokeshi From paulo.castagna em unesp.br Mon Mar 24 10:46:14 2025 From: paulo.castagna em unesp.br (Paulo Augusto Castagna) Date: Mon, 24 Mar 2025 10:46:14 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?b?Q29sZcOnw6NvIG11c2ljb2dyw6FmaWNhIGRv?= =?utf-8?q?_Conservat=C3=B3rio_Dram=C3=A1tico_e_Musical_de_S=C3=A3o?= =?utf-8?q?_Paulo?= In-Reply-To: References: Message-ID: Colegas, Comunico a conclusão do projeto de inventariação da seção processada da coleção musicográfica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (instituição que funcionou de 1906 a 2006). Não se trata da totalidade do acervo histórico do CDMSP, mas cerca da metade, pois a outra parte foi recebida muito depois da primeira e ainda encontra-se encaixotada no Centro de Documentação e Memória da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Por outro lado, a seção ainda não processada contém pouca documentação desse tipo e estimamos que a seção que inventariamos represente cerca de 80 a 90% de toda a coleção musicográfica do CDMSP. Muitas outras ações são necessárias nesse acervo, a começar pela inventariação da seção ainda não processada, mas a pesquisa presencial na seção processada já está autorizada desde julho de 2024, quando foi inaugurada a sala de Conservação e Pesquisa do Centro de Documentação e Memória. O inventário contém 18.700 itens descritos e, por enquanto, a pesquisa pode ser feita a partir do arquivo Excel que produzimos, mas em breve o Núcleo de Acervo e Pesquisa da FTMSP irá transferir os dados para a base InPatrimonium usada para os acervos históricos da instituição. Convido quem estiver na cidade de São Paulo para a solenidade presencial de encerramento do projeto, em 27 de março de 2025 (quinta-feira) das 19:00 às 21:00 horas na Sala do Conservatório da Praça das Artes (Av. São João, 281), na qual também serão interpretadas obras para piano solo e para canto e piano de João Gomes de Araújo (1846-1946) representadas no acervo, a cargo de discentes do Instituto de Artes da UNESP, sob a coordenação das professoras Danieli Longo Benedetti e Rosana Lamosa. Para reservar é só entrar em https://www.theatromunicipal.org.br/evento/encontro-com-o-acervo-a-colecao-musicografica-do-conservatorio-dramatico-e-musical-de-sao-paulo/ e preencher o formulário em "Participação gratuita, mediante reserva via formulário ? ACESSE AQUI". Por razões internas a instituição não fará a transmissão online do evento, mas tentaremos gravar as apresentações musicais e disponibilizar posteriormente pelo canal da UNESP. Mas indico o vídeo sobre o projeto feito pela TV Unesp no ano passado: https://youtu.be/fNA9yB5e_xI?si=-3FtR2lKe4auE8ri Abraços, Paulo Castagna https://paulocastagna.com/ paulo.castagna em unesp.br From iazzetta em usp.br Sat Mar 29 09:41:48 2025 From: iazzetta em usp.br (Fernando Iazzetta) Date: Sat, 29 Mar 2025 09:41:48 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?Chamada_de_Trabalhos_-_Dossi=C3=AA_Tem?= =?utf-8?q?=C3=A1tico=3A_Reverbera=C3=A7=C3=B5es_do_som_em_outras_a?= =?utf-8?q?rtes?= Message-ID: Chamada de Trabalhos - Revista Música https://revistas.usp.br/revistamusica/ DOSSIÊ TEMÁTICO: Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis *Editoras Convidadas: Ana Luisa Fridman (Departamento de Música-USP) e Liliane Benetti (Departamento de Artes Visuais-USP)* Vol. 25, N. 1, 2025 Prazo para submissão de trabalhos: 10 de maio de 2025 A Revista Música da USP convida a todas/es/os a contribuírem com o dossiê Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis. Serão aceitos trabalhos de pesquisa (artigos, ensaios, resenhas e traduções) que apontem para a colaboração, saberes e diálogos que nascem da integração da música com outras artes. Os trabalhos podem abarcar relações diversas entre as artes, tendo por foco principal as transformações conceituais, históricas, formativas e artísticas que derivam das conversas entre a música e as demais áreas de artes, tais como as artes visuais, as artes sonoras, o teatro, o cinema, a dança e a literatura. Serão aceitas apenas submissões diretamente relacionadas ao tema "Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis?. Abaixo sugerimos algumas linhas temáticas para enquadramento dos trabalhos, os quais poderão se relacionar com mais de uma linha apresentada: - Música e Artes Visuais: relações conceituais e confluências entre movimentos de vanguarda, contaminações entre a arte e a vida pela expansão de materiais visuais e sonoros. - Música e Dança: estudos sobre a corporeidade, fisicalidade e tecnologia, iniciativas artísticas e formativas da atualidade. - Música e Teatro: transformações das sonoridades da cena sob perspectivas históricas, iniciativas contemporâneas a partir do teatro musical e decolonialidades sonoras em cena. - Música e Literatura: estudos sobre a poesia, sobre a canção e demais expressões que envolvam a literatura e suas permeabilidades com o fazer musical. - Música e Cinema: aspectos históricos e técnicos sobre a construção de trilhas sonoras, gravação e produção musical para cinema e sonoridades do cinema nacional. - Música e materiais de expressão: repetição, colagem, acaso e improviso em diálogo entre as artes. - Empréstimos e ressonâncias: confluências entre música e outras artes na experiência brasileira. - Arte sonora: articulações entre escutas, espaços e sonoridades. https://revistas.usp.br/revistamusica/ -- Fernando Iazzetta Departamento de Música - ECA/USP NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia From guisauer em gmail.com Sat Mar 29 17:17:03 2025 From: guisauer em gmail.com (Guilherme Sauerbronn) Date: Sat, 29 Mar 2025 17:17:03 -0300 Subject: [ANPPOM-Lista] =?utf-8?q?PRORROGADA_a_CHAMADA_DE_TRABALHOS_-_Rev?= =?utf-8?q?ista_ORFEU_-_Dossi=C3=AA_M=C3=9ASICAS_DE_BORDA_=28v=2E10?= =?utf-8?b?LCBuLjIsIDIwMjUp?= In-Reply-To: References: Message-ID: > *A Revista ORFEU anuncia a > PRORROGAÇÃO da chamada de trabalhos para o Dossiê: Músicas de Borda ? > Propostas para pensar a noção de centro e a periferia no campo da música > contemporânea na academia > , coordenado pelos > editores convidados Daniel Quaranta > (UNIRIO) e > Flora Holderbaum (UDESC).* > > *Submissões até 30 de abril de 2025.* > _____________________________________ > > Convidamos pesquisadores/as e compositores/as a submeterem artigos para o > nosso próximo dossiê, intitulado Músicas de Borda. Com o objetivo de criar > um campo de pesquisa que mapeie e reflita sobre a produção de música > experimental e eletroacústica latino-americana, e assim construir um acervo > de bibliografias e materiais fonográficos disponíveis para as > universidades, pretende-se promover uma integração regional e congregar > visões e propostas artísticas que contribuam para reconstruir o olhar e a > escuta sobre essas produções. Nesse sentido, esse dossiê forma parte de uma > série de atividades que o grupo de pesquisa ?Música Contemporâneas de > Bordas. Formas de habitar o tempo no sul global? vem desenvolvendo através > da publicação do livro ?Seminários Dispersos em Criação Musical. Primeiras > Conversas? (apoio Faperj, edital editoração 2023) e publicado em 2024. > O conceito de "borda" abrange o concreto, o simbólico e o social. Pensar > em termos de borda em sua dupla acepção é considerar a fronteira que é, > evidentemente, uma borda, uma linha ou um muro que delimita e separa duas > coisas. Mas "borda" também funciona no sentido metafórico do termo, ou > seja, como algo que está, de alguma forma, afastado do centro. Veiculado > como uma zona de indefinição, que pode ser tanto geográfica e física quanto > simbólica, o ato de estar na borda é também estar em um lugar de potencial > "desbordamento" ou transbordamento, de contágio, travessia e fronteira. A > dimensão simbólica e histórica, assim como as condições materiais para > sustentar certa estabilidade e senso comum, costumam estar atravessadas por > algum tipo de disputa. As invasões começam pelas bordas e pelas fronteiras, > mas também os intercâmbios e as conexões. ?Come-se pelas bordas? e a pele é > a borda de contato com o outro. O lado de cá ou o lado de lá de uma borda > está definido pela dinâmica de encontros, identificações e intercâmbios > expressados; no caso da música, naquilo que chamamos de ?cena?. Uma borda > nos define no sentido de lugar e ao mesmo tempo nos limita, mas, também nos > contém. É aquilo que não é facilmente identificado e por diversas formas, é > invisível e inaudível, todavia, se revela pelo contraste com o centro > momentâneo, o modelo padrão e hegemônico. É algo que corta e separa > territórios, línguas, pessoas e ideias, é também, limite de um tecido, de > um bordado, algo que se afinca no concreto e no simbólico. > Contornar a borda de uma pesquisa na composição experimental e > eletroacústica na América Latina é tornar visíveis e audíveis compositoras > e compositores em programas de concertos, bases de dados de pesquisa e > currículos acadêmicos. Nesse sentido, o dossiê busca articular um > transbordamento da realidade atual de escassez de repertório e referências > históricas nesse campo, destacando a necessidade de sistematização e > visibilidade dessas produções para incluir outras narrativas e enunciações > nos espaços acadêmicos e culturais. A proposta também enfatiza o papel de > intercâmbios culturais e a valorização da diversidade, enfrentando > disparidades de gênero e representação. > Este dossiê é um convite para repensar a noção de borda no mapeamento da > produção musical experimental e eletroacústica no Brasil inserido em uma > trama complexa de pensamento Latino-americano, propondo uma cartografia > musical e acadêmica que inclua vozes e narrativas até então relegadas. > Convidamos, então, autores e autoras a refletir sobre a criação de redes > de colaboração, a promoção de espaços de formação, a valorização da > produção artística na nossa região, através dos estudos de caso, > cartografias, entrevistas com artistas, que busquem problematizar a criação > e a análise musical neste campo e como a possibilidade de enunciação das > minorias se manifestam as estruturas universitárias e culturais. > __________________________________________________________________ > > *Diretrizes para autores(as)* > > *Além de artigos originais, incentiva-se também a submissão de traduções > de textos-chave nas temáticas delineadas, desde que sejam providenciadas as > devidas autorizações de publicação. > > Os trabalhos devem ter entre 6.000 e 12.000 palavras, incluindo título, > resumo, palavras-chave e referências. Podem ser escritos em inglês, > espanhol ou em português. As diretrizes para autores estão disponíveis no > seguinte link: > > https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions > > Pesquisadoras e pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos > documentos enviados. Os trabalhos submetidos serão avaliados por > pareceristas ad-hoc e a versão final do documento deverá seguir as > orientações e comentários sugeridos no processo de revisão. > > Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê: 30 de abril de 2025 > > Profa. Dra. Teresa Mateiro > Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros > Editores da Revista ORFEU >